Governo e o grupo HBD assinam contrato em Março

De visita a ilha do Príncipe a testa de uma delegação composta por elementos do Banco Mundial, para conhecer “ in loco ” os problemas ilha do Príncipe, Américo Ramos Ministro das Finanças e Cooperação Internacional garantiu que “o acordo com o investidor Sul-africano, em breve, será assinado.”

Abordado por jornalistas, após o encontro com presidente do Governo Regional para apresentação do novo do representante do Banco Mundial para a região de África, Américo Ramos fez o ponto da situação sobre investimento há muito esperado pela população do Príncipe.

Já esta tudo à postos, infelizmente os atrasos devem-se ao investidor que pretende que os cinco acordos (da Sundy; paria Macaco; Paciência; Praias Boi e Uva e Ihéu Bombom) sejam assinados de uma só vez. O documento já recebeu aval do Conselho de Ministros, por isso não haverá mais impasses”. Garantiu

A evolução que as negociações ganharam nos últimos dias deixa o investidor satisfeito. Nuno Rodrigues Administrador executivo da HBD, disse ao Téla Nón que “ desta vez parece que as coisas vão acontecer”.  Rodrigues mostra-se mais confiante.

Pelos sinais estamos a receber acreditamos que, desta vez, as coisas vão acontecer. Da nossa parte, estamos prontos! Apenas que aguardamos que nos indiquem a data da assinatura do contrato” conclui.

O mês de Março é apontado, por esta via, como sendo decisivo para o processo de desenvolvimento da ilha do Príncipe, já que o investidor pretende investir, até 2019, cerca de 70 milhões de Euros na ilha.

Turismo; agricultura e formação, são áreas de intervenção do mega projecto que vai proporcionar posto de trabalho a mais de 200 pessoas na região do Príncipe.
12 Milhões euros é o montante que vai ser gasto, ainda este ano, para os projectos da extensão da pista do aeroporto regional em 1850 metros para permitir a aterragem de aviões de médio porte, bem como, Intervenção em Agro-turismo na Roça Paciência e edificação de uma Fabrica de transformação de madeira.

O Ministro das Finanças e Cooperação internacional considera que “sendo o Banco Mundial um organismo com agencias vocacionadas para investimentos é importante ter assessorias fortes quando se lida com projectos dessa envergadura”.

O investimento do “ Homem da lua” é aguardado com muita expectativa pelos residentes do Príncipe.

Teobaldo Cabral – Correspondente do Téla Nón no Príncipe

  1. img
    Herbie Teixeira Responder

    Bem Haja…!todo o investimento Estrangeiro que é de boa fé e contribui directamente para o crescimento e desenvolvimento sustentavel em STP, é benvindo.Tenho dito.

  2. img
    Taa-Sossegado Responder

    Aleluia! Aleluia!..
    depois de tantas incertezas… finalmente fez-se luz!

    Estou ansioso que este dia chegue.

    Viva o Príncipe!!

  3. img
    Maria Rosamonte(imigrante) Responder

    Espero que depois de tanto tempo de incertezas,este projecto tenha pés para andar.
    Nao se admite que varios projectos para Stomé,o aval para a realizaçao dos mesmos é rapido,e para o Principe,metam tantas dificuldades.
    Sera que nao sabem ou nao querem saber, que os preços dos bilhetes de aviao,sejam tao caros,os preços a duplicar cada dia que passa? Escolas sem cadeiras,problema de agua potavel,etc.
    Serà que alguns governantes nao veem a necessidade da realizaçao deste projecto para o bem desta populaçao tao carenciada?
    Desejo à este Grupo(HBD),muita Persistencia e Coragem
    O meu Bem HaJa
    Maria Rosamonte

  4. img
    Espirito Santo Responder

    Vamos ser cautelosos e esperar por este investimento , nao basta a assinatura. porque ja assinamos tantas e o resultado zero.

  5. img
    TRISTEZA Responder

    muito bem falado.

  6. img
    Democratico 1 Responder

    Sonhar com dias melhores na Ilha do Príncipe parece uma utopia. Não entendo, nem compreendo a tamanha morosidade quando quer se tratar algo de bom em detrimento desta sofrida Ilha, desta massacrada e pobre população. Deambulo por esta Ilha com uma tremenda mágua,vamos acordar gente do Príncipe.Odeio essa gente de S.Tomé, que gente má, já mais poderia acreditar que planeta terra pudesse conceber gente tão maldosa, gente sem virtude, bandos de hipocritas…
    A Ilha do Principe me paresse estar fora do mapa, reconhecemos alguns esforços do nosso Grande José Cassandra, este sem duvida é um homem com virtude. ” Maquiavel já dizia que para ser um bom governante é preciso ter Virtude”, mas este precisa de ter braços de ferro, o que maquiavel tambem alega, uma vez que em determinado momento é preciso o governante fazer o uso da força quando a inteligencia não funciona.
    Não se pode admitir que o preço de bilhete de passagem continuo 5 milhões. Para que serve então esse romantismo entre São Tomé e Príncipe? Se o salario base não ronda nem 3 milhões como pode ser pagar o avião para dentro do país um preço tão desonesto, afinal isso é fazer boa politica? Então acabam com esse romantismo e fica declarado que não fazemos parte do territorio Nacional.
    Um bem haja…
    Desde Príncipe

  7. img
    Anca Responder

    Em nome da Transparência, os pontos do deste, bem como de outro, acordos deve ser de conhecimento público.

    Para um maior conhecimento e avaliação público/privada.

    Bem haja

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  8. img
    Zany Canvy Responder

    Curioso é que o Acordo com a HBD está a ser demorado…enquanto que o Sr. Primeiro Ministro conseguiu numa visita de menos de uma semana vir com um acordo na algibeira para o Porto de Esprainha.

    Não é curioso?

  9. img
    Original Responder

    Me desculpem,é normal um empresário ou investidor querer tanta coisa de uma só vez?Porquê que não se dá uma parte e verificar como é que as coisas vão andando?Será que a população de Príncipe está tão desesperada para seguir esta via?Até chego a pensar que o homem do espaço está fazendo chantagem com população ou dão-me isto aquilo,e aquilo ou não quero nada.Este método não me convenceu e volto a pedir desculpas por ver a coisa desta maneira porque população precisa sim mas sem chantagem e nunca vi uma coisa desta.

  10. img
    João Bosco Menezes de Pinho Responder

    Não se iludem enquanto não houver dinheiro para alguns dos Senhores do Governo Central não haverá acordo.São Tomé está assim.

  11. img
    Lamina Responder

    Espero que tudo corra bem desde que seja para o bem da populacao que esta farta de sofrer.
    bem haja

  12. img
    BRUNO DAS NEVES Responder

    Mas que coisa, pra este em que os benefios pra ilha do principe estao a vistas, criam e estao criando bue de rodeios, e outros que nao sabemos os empactos no seu todo? Ja se falam em mundos e fundos para nossa economia, se calhar ja foi assinado!

  13. img
    Mimi Responder

    Quantos adiamentos! Haja paciência…

  14. img
    Olá Principe Responder

    Estamos anciosos mas tambem preocupados,já nos enganaram muito ,eu proprio já lutei para Tozé e não vi nada nem aeroporto ,aonde esta o novo angar para aviao,onde esta posto de abastecimento no aeroporto para avioes ,onde esta o carro de bombeiro novo,toze nos enganou, espero nao ser enganado toze se não vou vos castigar nas urnas . Pedimos a Patrice trovoada para continuar a controlar principe, porque nao temos confiança no governo regional.viva santo antonio de principe quem roubou vai pagar.

  15. img
    Coladura Responder

    Como é possível?

    Assinatura de um acordo de 200 milhões, sem qualquer projecto conhecido nas instituições competentes de STP, na sua deslocação a Suíça em menos de uma semana?

    Enquanto dentro do próprio STP, está-se a
    espera de sua assinatura no contrato do projecto de 70 milhões, já aprovado há mais de
    quatro meses!

    Permita-me Senhor PM Patrice Trovoada…

    Se não é anedota é caricato… ou então publicidade enganosa! …

    Perdão pela ousadia .

Deixe um comentario

*