Economia

Rússia promete financiamento para construção do porto em águas profundas em S.Tomé

A garantia foi dada pelo Embaixador Russo acreditado em S.Tomé, Serguey Nenáchv, depois de audiência com o Presidente da República.
O “ namoro” entre os dois países, pode vir a aliviar STP da dívida de mais de 4 milhões de euros e por outro lado já garantiu ao país algumas bolsas de estudo no ensino superior da Federação Rússia. Os Russos que pretende dinamizar a cooperação com STP segundo o seu embaixador, ambicionam também financiar a construção do porto em águas profundas em S.Tomé «um banco de grande tamanho Russo esta a considerar a sua participação de financiamento de porto de águas profundas aqui em S.Tomé» anunciou

O diplomata Russo informou ainda o Presidente da República Manuel Pinto da Costa, do interesse de campainhas do seu país ligadas ao negócio do petróleo e gás em participar na exploração do petróleo na zona conjunta STP e Nigéria «há um interesse manifestado por algumas companhias russas de petróleo e gás nomeadamente em explorar as possibilidades de participar na exploração do petróleo em Zona Conjunta STP Nigéria e na Zona económica de STP» disse

Ainda no final de Maio próximo, uma delegação daquele país, estará em S.Tomé para efeitos de negociações. Depois de ter encontrado com o primeiro-ministro Patrice Trovoada, Serguey Nenáchv, encontrou-se também com o Presidente da República Manuel Pinto da Costa, com vista o reforço da cooperação entre a Federação Rússia e STP.

Carlos Tiny

4 Comments

4 Comments

  1. Tiberio

    12 de Abril de 2012 at 8:00

    1. «um banco de grande tamanho Russo esta a considerar a sua participação de financiamento de porto de águas profundas aqui em S.Tomé»
    1.1. Tela Non, onde esta e em que palavra do Embaixador da Russia está a PROMESSA de financiamento? Considerar a participaçao nao é prometer nada.

  2. BOTANGI

    12 de Abril de 2012 at 17:06

    Isso é verdade.Essa informação é do meu conhecimento há dois meses.Espero que isso venha concretizar-se e abrir postos de trabalho aos São Tomenses.

  3. jose sousa

    13 de Abril de 2012 at 12:22

    Caros compatriotas,

    Avancem com a cooperacao Russa, por ser um pais que nao tem tradicao de invadir ou criar instabilidade aos outros ao contrario daqueles que so trazem desgraca, atraso de vida, miseria e doencia sob o SLOGAN pregador da Demonocracia e Campanha Bombista (caso notavel da Libia) que causou a mais estupendo crime do seculo 21; Regime Change e a morta do nacionalista africano Gaddafi.
    E bom que intendam que EUA e os seus indomaveis amigos naceram com sangue imperial afim de governarem o Mundo ao seu paladar.
    Temos o tribunal internacional que uma grande farca robotezado por eles com o motivo de julgar os terceiros ou seja os considerados subalternos ou os impididos de alcancar desenvolvimento comparavel a eles.
    O Mundo ja nao como era antes.
    Portantanto, BILI UE para nao seres extraditado para Estados Unidos, como tem sido o caso dos subalternos do Mundo Arabe ou alguns paises onde os seus lideres sao considerados de bonecos dos Estados Unidos porque os seus tribunais nao tem valor nenhum!!!!
    Facam politica para o bem estar das nacoes ou do Mundo em geral.
    Esta na hora de acabar com pensamentos ou agendas destructivas.

  4. Truki Sun Dêçú

    13 de Abril de 2012 at 12:56

    Caros compatriotas:— Tem toda a razão. Não há dúvida que a Rússia é um exemplo de um País democrático. As eleições são livres (Presidente e 1º Ministro trocam de posições), nunca invadiu nenhum País, (o Afeganistão é uma invenção Americana), e na 2ª Guerra Mundial, não anexou os Estados Bálticos, Polónia etc.etc. Os Russoa só trazem benefícios e coisas boas. Os outros, que de vez em quando enviam dinheiro e bens alimentares, para ajudar S.Tomé e outros Países em dificuldade,(U.S.A.,Portugal,Japão,França,Espanha,Itália), ou são Imperialistas ou Néo-Colonialistas. Não prestam. O Kaddafi também era um exemplo de democrata. A vantagem da liberdade de imprensa é que cada um pode escrever e dizer o que quer.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top