Economia

Porto em águas profundas de Fernão Dias pode ser realidade dentro de 5 anos

Garantia de Farid Salem Director da empresa francesa Terminal Link, após reunião na última sexta feira com o Primeiro Ministro Patrice Trovoada. Avaliado em 500 milhões de dólares, o futuro porto, será segundo Farid Salem, construído pela empresa brasileira Odebrecht.

Terminal Link, é filial da terceira maior transportadora mundial de contentores a CMA – CGM. Um grupo francês que no ano 2008 assinou acordo com o Estado são-tomense, para construção do porto em águas profundas na zona de Fernão Dias, nordeste da ilha de São Tomé.

As obras que deveriam inicia no ano 2009, ficaram adiadas sine die, por causa da crise financeira internacional que afectou os cofres da CMA-CGM. Farid Salim, reconhece o atraso provocado pela crise financeira, mas garante que o problema de financiamento já está ultrapassado. «O aspecto financeiro foi realmente um obstáculo, por causa da crise financeira e económica mundial. Mas já não é o caso. É isso que vimos anunciar ao senhor Primeiro Ministro, que o aspecto financeiro está a ser resolvido», declarou o responsável da Terminal Link, no átrio do gabinete do Primeiro Ministro.

O mais tardar até 2017, Fernão Dias terá uma plataforma portuária para servir São Tomé e sobretudo a região do Golfo da Guiné. «Em termos de data em que a execução da obra será real, eu diria 2016 à 2017», assegurou.

A companhia francesa, anunciou também que contratou a empresa brasileira de construção civil, a Odebrech, para realizar os trabalhos em Fernão Dias. «Actualmente estamos ligados ao grande construtor mundial de infra-estruturas, que é a empresa brasileira, ODEBRECHT portanto estamos a dar um grande passo em diante com vista a execução deste projecto», pontuou Farid Salem.

A terminal Link, diz que realizou estudos técnicos e marítimos, na zona de Fernão Dias, e que a fórmula de financiamento já está elaborada. Elemento que segundo Faid Salem, vai dominar a reunião técnica com o Governo nos próximos dias.

Abel Veiga

    29 comentários

29 comentários

  1. Carlos Minimal

    12 de Maio de 2012 as 15:28

    Isto é só campanha. O que povo quer saber é quando ou a data exacta em que vai iniciar as obras, isso sim.
    Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  2. mosssad

    12 de Maio de 2012 as 17:04

    a campanha esta a comecar muito cedo….vamos ver para crer como diz sao tome

    • Picador de Gelo

      12 de Maio de 2012 as 17:13

      Outra vez este anúncio???? Acha vergonha, minha gente. Isto já cansa.

  3. Nora

    12 de Maio de 2012 as 18:15

    Será que este Farid Salem é mesmo Director da Terminal Link. É que nos ultimos tempos o Sr. Patrice Trovoada tem usado os seus amigos da máfia a virem a STP, apresentar-se com investidor só para engajar o Povo. Porque é só isso mesmo que ele sabe fazer. Só fala e não se vê nada. Concordo que já esta ele a fazer campanhã, mas povo viu que mudança não resultou pela positiva. Fez sim uma inversão fomos mais atrás ainda. Povo diz bastou…

  4. Ôssôbô

    12 de Maio de 2012 as 18:21

    Um porto de águas profundas é sempre bem vindo à S. Tomé e Príncipe.
    Seja como for é bom fazer para que os santomenses vejam realmente que as coisas não estão somente no papel.
    Boa iniciativa!! Sejamos realistas!!

    • mosssad

      12 de Maio de 2012 as 20:32

      acredita acredita… esse projecto ja vai no papel a mais de 20 anos

      • Analista Maritimo

        13 de Maio de 2012 as 2:34

        Colomba

        Vai para a sucata, que seria o lugar dela, caso não existisse gente cega

      • agua viva

        14 de Maio de 2012 as 8:33

        sr. Mossad, desculpa mas a expressão ( a mais ) escreve-se “há mais”, não leve a mal. continua a dar o seu contributo neste espaço.

  5. Colomba

    12 de Maio de 2012 as 21:01

    E a “plataforma flutuante” de Taiwan em que ponto é que fica e qual vai ser a sua serventia?

  6. Sonhador

    12 de Maio de 2012 as 22:28

    Nem só da REALIDADE vive o homem; de SONHOS também!…continuem a sonhar, sonhar e sonhar.

  7. luisó

    12 de Maio de 2012 as 23:33

    dança, dança….
    quer dizer que já passei?

  8. Cuba-STP

    13 de Maio de 2012 as 4:00

    Oque me interessa neste momento é saber quando que o ministerio da Educaçao vai pagar-nos as bolsas em atraso.Este governo promete aos residentes no pais,promete os estudantes no exterior.Na pratica-teorica só fica este portugues-franco da sua excelencia.Credo é Patrice,da-nos o nosso dinheiro senhor ministro.Estamos a passar muito mal mesmo aqui em Cuba.Desculpa por erros no primeiro comentario,é que demasiado arroz com feijao aguado todos os e acompanhado de picadillo MDM ,ja me tem descontrolado a mente.

  9. C & C

    13 de Maio de 2012 as 9:30

    Tudo já projecto… tudo já plano!!!!! Sum patrice povô ná cá comê projecto fam ééé´´e.

  10. rapaz de riboque

    13 de Maio de 2012 as 9:36

    esperemos para ver queira Deus que seje desta.

  11. paparazzi

    13 de Maio de 2012 as 11:51

    sinceramente eu nao entendo este governo sempre a mentir o povo eu nao consigo entender que nao explicam ao povo quando e que o projecto do porto de aguas profundas vai comecar quanto tempo durara e so enganar dizendo em 2017 sera que nao falta mais nada explicar ajudem me por favor

  12. Fijaltao

    13 de Maio de 2012 as 15:02

    Uma boa forma de empregabilidade de nacionais dentro e fora do país! Com a crise internacional, muitos quadros do país estão na Europa a espera do arranque desta e doutras infraestruturas anunciadas e sem prazos de início! O que nos resta dizer ao governo é: Bla-bla-Bla, não nos interessa, o que nos interessa é acção e projecto de vida para benefício de todos. O viajar durante 20 ou 30 dias ou 50 anos para resolver problemas do país está fora da moda no mundo da cibernética, ciberconferência, videoconferência etc… uma mão cheia de modernas tecnologias de informação visando proteger as nossas míseras economias com viagens desnecessárias.Ou há acordos ou não há acordos! Se alguém não os sabe negociar e se alguém depois de negociados não os sabe implementar; dê lugar aos outros que gostam de acção e não de morosidade em reuniões, hotéis, almoços, jantares e outras mordomias e luvas de mau carácter!que muito tem influenciado a corrupção e levado a não implementação de muitos acordos a favor dos povos!Esperemos que muito brevemente este projecto e outros comecem a arrancar no país para sairmos da letargia e inesperança quanto ao futuro!

  13. Aristides Barros

    14 de Maio de 2012 as 8:12

    Esperemos que a Terminal Link tenha na verdade encontrado financiamento para o arranque das obras.É um projecto estruturante para o país e que seja bem vindo.Se foi o próprio empresário que fez esta declaração podemos considerar que ela é mais credivel.

  14. Bruno

    14 de Maio de 2012 as 8:57

    Os Politicos Santomenses são como fralda deve ser trocados constantimente.

  15. Estrangeiro

    14 de Maio de 2012 as 9:15

    E vao construir junto com o maior centro comercial da Africa, e ate com uma autestrada que liga Sao Tome e Principe, directamente…

  16. Ed Correia

    14 de Maio de 2012 as 9:29

    A verdade (visto de fora) é que o mundo está cada vez mais complicado sem direcção. A verdade é que São Tomé tem uma visão e um lider que fala uma linguagem que o mundo entende. Deixem-no fazer o trabalho de colocar STP no mapa mundo.

    • Picador de Gelo

      14 de Maio de 2012 as 10:37

      Senhor Ed Correia, brincadeira tem hora! O povo não é um brinquedo com o qual se pode andar a brincar. Se O Patrice quer brincar com algum brinquedo ele tem condições para comprar qualquer um, por mais caro que seja, e passar a vida a brincar com ele. É direito que ele tem e toda a gente tem. Mas pegar num povo inteiro e começar a brincar com o povo é de muito mau gosto e pode ter consequências imprevisíveis. Ele pode perfeitamente ir para uma destas lojas comprar qualquer brinquedo dele, desde carros, aviões, chupetas, vibradores, pistola de água e outros brinquedos e passar a vida dele a brincar. Isto não tem nada de mal. Mas pensar que o povo é um brinquedo que ele pode usar e deitar fora pode sair-lhe muito caro.

  17. The Politics

    14 de Maio de 2012 as 13:49

    Mais um bleff

  18. dPires

    14 de Maio de 2012 as 14:01

    I have a dream…

    É terrivelmente notável, a situação em que o país se encontra desde a declaração da independência. Este é sim um facto muito preocupante para o povo, principalmente para aqueles que sonham e ver o seu país «no mapa do mundo». É frustrante depositar confiança numa quadrilha de inábeis, mas o pior é que temos que acreditar nalguma coisa.

    Em qualquer tipo de país, salvo os seus regimes políticos, o povo quer sempre ver projectos frutíferos em escassos períodos de tempo, mas temos que por na cabeça que nem tudo se pode fazer num dia, numa semana, num mês, num ano … nem todas as plantas produzem frutos nas mesmas épocas. É certo que ninguém tem feito muito, enquanto dirigente de S.T.P, mas alguma coisa já fizeram. Eu não apoio nenhum partido político santomense, nem estrangeiro, claro, mas como saberemos se um ministro é bom se nunca o deixamos cumprir o seu mandato?

    Eu acredito desde já que isso não passa de uma campanha, sim, porque o mandato do governo actual findar-se-à antes de 2017 e tendo desde já um cama bem preparada, seria muito fácil fazer o povo dormir e bisar o mandato. Agora pensem comigo, «Se criticamos e tirarmos Cunúno, quem é que vamos colocar no lugar? O Chum? Será que este fará o melhor?». Não podemos ficar parados a espera de solução enquanto vão nos roubando e espalhando corrupção no país, mas também não podemos sair por aí ensandecidos e falar tudo o que almejamos. Quem quer ver fruto tem que esperar a planta crescer.

    Este porto será importante e abrirá as portas do desenvolvimento para o país, se o seu projecto vier um dia a ser concretizado, claro. Até lá, áwa wê só ê!!

  19. Mina Tela

    14 de Maio de 2012 as 23:23

    Olha si o problema de financiamento ja esta ultrapassado poe mao na massa… queremos ver empresa a montar estaleiros …. nao demolir as coisas k nos custou caro pra fazer camapnha…. Patrice Djabo ca leva bo…
    fuii

  20. pantufas

    15 de Maio de 2012 as 9:03

    Meus camaradas do MLSTP,tenham paciencia,resolvam primeiros os problemas internos.Os do PCD,tenham calma q voçês nunca chegarão ao popder sósinhos.

  21. Engenheiro( LISBOA)

    17 de Maio de 2012 as 12:15

    Eu gostaria que isso tornasse realidade e de facto haja quadros técnico a altura ( Engenheiros Civis, Engenheiros de Ambiente; Sociólogos, economistas;Juristas e sociedade Civil organizada) para acompanhar todo o desenvolvimento do projecto.
    Mas, for apenas intenção desse governo…
    De boas intenções está o inferno cheio.

  22. eliseu

    18 de Maio de 2012 as 16:44

    mas todo o momento falando sempre na mesma historia. o povo ja esta cansado com esses palavreado. saem de teoria pra pratica meus senhores. que tipo de carteira encontra see este projecto. se for uma carteira de ferro, que meta fogo nesta carteira .
    Pais tao pequeno e cheios de incopetentes…..

  23. Sujatecla

    1 de Junho de 2012 as 11:50

    Desculpem la isso mas, vocês deveriam ser mais inteligentes. Tantos comentarios que nao servem para nada. O porto de aguas profundas pode certo ser bénéfico para Sao Tomé mas ha outras prioridades. Deveriamos mas é criticar os ditos projectos e outras trapalhadas que simplemente servem de meios a (digamos em linguagem foro) encher os bolsos dos nossos (i)responsaveis maximos. Esses ditos projectos deveriam ser convertidos em soluçoes praticas e palpaveis na luta contra pobreza e miséria em que vive o povo santomense. Deixemos de projectos e que estes Merdissimos dirigentes sejam francos e honestos (primeiro com eles proprios).

  24. Bom Samaritano

    15 de Outubro de 2012 as 10:10

    Não me meto, todos falam mais eu não. Já falei, e volto a falar este mundo por mais que pede mundança ela nunca vai chega, sabes porquê? nenhum homem nem mulher nem o nenhum governo deste país ou outro vai mudar esta situação. Vamos trabalhar e formar e confiar sempre em Deus que todo vai dar certo. Só ele é a soloção para todos os problemas.tudo depende de cada um de nós. Não esquece deste ditado QUE DIZ ” FÉ EM DEUS, AMOR AO TRABALHO.essa são dois passos para um vencedor. fui………

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo