Governo norte-americano financia 8 projectos comunitários geradores de rendimento

O embaixador dos Estados Unidos em São Tomé e Príncipe, – Eric Benjaisom que assinou acordo com os representantes de 8 organizações da sociedade civil beneficiárias do financiamento, disse que o apoio norte-americano visa melhorar a qualidade de vida da população.

Trata-se do Programa Especial Anual de Auto-Assistência a favor das organizações da sociedade civil. Para 2012 o Governo norte-americano, disponibilizou 35 mil dólares para financiar projectos geradores de rendimento no seio das comunidades. Desta vez 8 organizações da sociedade civil foram beneficiárias.

A comunidade de São Paulo na roça Colónia Açoreana foi seleccionada e vai beneficiar de fundos para aquisição de equipamentos para descascar e moer café, assim como materiais para conclusão da pocilga para criação e porcos na comunidade.

As mulheres da cidade da Trindade, vão poder construir cozinha e armazém para produção de marmelada. Moradores da Vila de Bombom, também foram seleccionados na base do projecto apresentado, para compra de um triturador industrial para transformação de especiarias, nomeadamente gengibre e açafrão.

A Associação dos Jovens da Cidade de Angolares, beneficiam do fundo que vai permitir a construção de um aviário, que para além de garantir carne e ovos para a população, dará complemento financeiro aos jovens do sul de São Tomé para custear os seus estudos.

São 4 exemplos no grupo de 8 acordos que foram assinados quarta-feira entre o Governo norte-americano e as organizações da sociedade civil. «Sinceramente acredito que a intervenção das organizações da sociedade civil é a chave para um desenvolvimento sustentável a longo prazo para qualquer país», defendeu o embaixador dos Estados Unidos de América.

O diplomata dos Estados Unidos, acrescentou que só com a responsabilidade e sacrifício de pessoas individuais e cidadãos comuns, é possível construir uma nação melhor.

Por sua vez Vasco Dendê em representação de uma das ONG beneficiária, realçou o impacto que o financiamento vai ter no aumento da produção de frangos e ovos, para a sua comunidade.

O Programa Norte Americano de financiamento de projectos comunitários geradores de rendimentos, dá atenção especial, aos sectores da agricultura, pecuária, transformação de produtos, e formação profissional. Por isso a Associação dos Jovens da Vila da Ribeira Afonso, tem agora financiamento garantido para formação em carpintaria.

Abel Veiga

  1. img
    Obama Responder

    aqui esta o exemplo de uma boa cooperaçao. Ensinar a pescar e nao dar peixe!!!

    Contrario do que faz uniao europeia, japao…que nos “oferece” 2 a 3 milhoes de euros em relaçao a UE, e toneladas de arroz em relaçao ao japao, para enviarem seus arrastoes que arrastam todos os nossos peixes até mesmo as pedras de fundo do mar nao escapa!!!!

    Sem contar que tanto os 2 ou 3 milhoes, o as receitas de vendas de arroz, so servem para implementar ainda mais a corrupçao neste nosso pais (cf casos Gabinete de estao de ajudas GGA).

    Financiando a populaçao, cria se rendimento, emprego, alimentaçao, e ainda os corruptos ficam a chuchar no dedo…

  2. img
    Nós Responder

    Enquanto o Patrice Trovoada gasta milhões em viagens, o povo contenta com “ESMOLAS”. Que miséria!!!!!

    • img
      Ôssôbô Responder

      Amigo Nós! Vamos agradecer ou não o povo americano por este projecto? Será que isso é uma miséria? Tenha a consciencia por amor de Deus! Deixemos o patrice de lado e encaremos a boa vontade dos outros!

  3. img
    dPires Responder

    Muito bem! Já que o próprio Governo não ajuda, nem com mínimo…
    ATENÇÃO A AFIRMAÇÃO: “O diplomata dos Estados Unidos, acrescentou que só com a responsabilidade e sacrifício de pessoas individuais e cidadãos comuns, é possível construir uma nação melhor.” Concordo, mas…
    SERÁ QUE ELE ESTÁ QUERENDO MOSTRAR QUE TEM CONHECIMENTO DA DEBILIDADE E INABILIDADE DOS DIRIGENTES DO PAÍS, FAZENDO ESTA EXCLUSÃO DE PARTES, OU ELE APRESENTA SUBJACENTEMENTE, O MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE QUALQUER NAÇÃO?
    Agradecemos pela ajuda. Espero que estas Organizações da Sociedade Civil façam uma gestão adequada para o cumprimento do propósito da doação desses dólares, porque só assim a nação santomense caminhará para melhor. Se esperar “pró” Governo, hum, Adêuá côngô ê!

    • img
      mosssad Responder

      35 Mil para 8 projectos, acho que o governo americano esta simplesmente a tratar sao tome como uma M…A , tirar proveito da situacao do pais e dar migalhas para o pais. Infelizmente muitos estao a tomar isso como boa iniciativa, claro que sim… mas vejamos que 35 mil Dolares e 6 milhoes de euros nada a comparar.

      Sao tome tem que comecar a produzir as suas riquezas de modo que possamos no futuro ter orgulho e nao estar a ser tratados como mendigos.
      Porque o que o Governo americano esta a fazer e tratar sao tome como mendigos que se ve nas ruas de europa e america, onde se atira moedas de sentimos e 1 euro para poderem comer…
      santa paciencia para quem esta ai a defender esses Imperialistas, que se acham dono do mundo

  4. img
    Oposição da Politica no País Responder

    Um País como nosso precisa de projectos deste género, porque são pequenas coisas que transformam em grandes negócio, Portanto deveria ser governo a desenvolver

  5. img
    luisó Responder

    Credo, estão todos contentes com 35 mil dólares?
    Só os pobres…

  6. img
    luisó Responder

    caro Abel,
    para quando o artigo sobre a assinatura da cooperação da saúde para todos assinada na 3ª feira passada e que envolve portugal e STP no valor de quase 6 milhões de euros?
    é mais importante a cooperação com os EUA no valor de 35 mil dólares?

  7. img
    dPires Responder

    Caro Luisó,
    O que está presente nos comentários não é manifestação de gáudios emergentes desses 35 mil dólares, mas sim o apoio, a força e o incentivo que esta quantia poderá dar as Org. Soc. Civil para poderem trabalhar mais e produzir a riqueza do país (colectivo/povo), que por sua vez, minimiza problemas de muitos (particular). Está claro isso? Ou precisas de desenhos?

    Antes 35 mil nas mãos dessas organizações do que esses quase 6 milhões que o senhor diz, entregue nas mãos que nada fará de concreto para o país!

    Se o nosso espírito é de pobre, o seu é de ladrão.

    • img
      luisó Responder

      Caro amigo:
      o meu comentário é que sendo STP tão importante como dizem os americanos e sendo os EUA tão poderosos doar 35 mil dólares só podem ser trocos e duvido que este montante vá alterar alguma coisa no dito programa de auto-suficiência, esta é a minha opinião mas a ver vamos…
      Quanto ao programa “saúde para todos” dizer que nada fazem, o meu amigo deve estar a viver noutro País que não STP, pois toda a sociedade vê e sente no dia a dia os resultados e o ganho para estas populações na vertente da saúde que é sem dúvida o bem mais importante de todos e ainda para mais este programa está instalado em todos os distritos de STP não em um só roça. Se vive em STP falam com as gentes e tira as dúvidas todas.
      Quanto aos comentários pessoais à minha pessoa eu não vou comentar e ficam com quem os proferiu…

  8. img
    dPires Responder

    CORRECÇÃO:
    ** quem nada fará de concreto para o país.

  9. img
    Põe boca não tira Responder

    Tratando-se de uma dadiva que governo não consegue fazer, devemos todos agradecer.
    Mas pessoalmente acho que Governo Americano deve fazer mais pra STP e deoixarem de misquinhice. queremos projectos fortes estruturais geradores de riqueza e muito postos de emprego. Contentamos com pouco sim mais devemos ser tb ambiciosos e procurar mudar rostos do nosso país

  10. img
    Budo Muala Responder

    Deixemos de críticas.Pode ser um teste a capacidade administrativa e a vontade das ONGs. Vamos usar bem o pouco q iremos receber para conquistar a confiança dos outros.Maos a obra.

  11. img
    International Invest Responder

    $35.000 para 8 projectos? Por amor de Deus! Isto é o que se chama querer fazer figura com pouco dinheiro.

  12. img
    Truki Sun Dêçú Responder

    NOTÍCIA … 35.000 dólares USA, para financiar 8 projectos, dá a cada projecto 4.375 dólares. Sempre é uma ajuda, e todos os donativos são sempre bem vindos.São vários os louvores(boa ccoperação,ensinar a pescar,etc,etc)atribuídos a esta iniciativa. Há até quem a prefira, aos 2/3 milhões da UE, ou às toneladas (não Kilos) de arroz do Japão. São critérios e cada um é livre de dar a sua opinião. Mas imaginemos por momentos, (imaginemos só) quais seriam os comentários, dos ‘doutos’ opinadores, se fosse Portugal a dar estes 35.000 (dls ou euros), para 8 projectos. Quantos insultos, pragas e nomes não seriam vertidos neste site ??? Fico satisfeito por ver, que pelo menos esta ajuda, é bem aceite pela maoiria daqueles, que por norma só insultam Portugal e os Tugas.

  13. img
    Fbi Soares Responder

    Minha gente, nao basta so falar, é preciso que nos também façamos qualquer coisa e deixemos de criticar apenas.O que adianta criticarmos e nao fazermos nada, desde a independencia de Sao Tomé que nos estamos a criticar e isso até agora nao deu resultado nenhum…é verdade sim que o nosso governo nao vai bem…Mas faço uma pergunta :Tendo em conta que eles nao vao bem, se queremos mudar a naçao, quem é que vai fazer?
    Deixemos apenas de criticar e vamos também fazer qualquer coisa.. Se voce puder fazer alguma coisa por mais pequena que seje faça, a ajuda individual de cada um vai fazer toda a diferença para no final podermos ver Sao tome e Principe mudar.
    Quem ter roça, nao fuja e vem para cidade, fique mesmo la e trabalhe a sua roça, o mesmo para quem é pescador, vinhateiro etc….sao pequenas coisas que fazem a diferença.

  14. img
    Junior Responder

    Olha senhor Fbi Soares , gostei imenso da sua opinião , na verdade só conseguimos mudar stp para melhor , se cada um fizer a sua parte , temos que poupar as nossas palavras com as nossa asaçoes ou seja falar menos e fazer mais e nos santomenses gostamos de falar muito e fazer pouco por isso estamos onde estamos .

Deixe um comentario

*