CMA-CGM não conseguiu acordo para a sua recapitalização

A empresa que tem acordo com o Estado são-tomense para construir porto em águas profundas em Fernão Dias, ainda não conseguiu acordo com o fundo soberano francês, para a sua recapitalização. No entanto o Primeiro Ministro Patrice Trovoada prometeu ao país, que as obras do porto iniciam este ano.

O Chefe do Governo são-tomense, Patrice Trovoada, arrisca-se a falhar mais uma vez, nas promessas que faz ao país. Prometeu que três grandes projectos iriam arrancar até o final do ano 2012. O ano que o Primeiro Ministro disse ser também aquele em que o país iria arrancar. Uma das promessas tem a ver com o início até o final do ano das obras de construção do porto em águas profundas.

No entanto a imprensa francesa especializada em assuntos financeiros e económicos, indica que a empresa CMA-CGM, tem uma dívida avaliada em 3 biliões de dólares, e precisa urgentemente de dinheiro fresco. Por isso há vários meses que está a negociar com o Fundo Estratégico de Investimento, um departamento do tesouro francês, com vista a sua recapitalização.

Segundo a imprensa francesa especializada em assuntos económicos, a injecção do fundo soberano francês na empresa da família Saadé, implicará a cedência pelo grupo privado de qualquer coisa como 6% do seu capital social, a troco de uma injecção de 150 milhões de dólares.

As negociações da semana passada não produziram consenso entre as partes, diz a imprensa francesa. No jogo de cintura para vencer a crise financeira, a empresa francesa terá negociado com a sua congénere da China, “China International Maritime Containers” , o frete de 10 porta contentores para realizar as suas operações. Ao mesmo tempo o grupo chinês China Merchants, ligado a China International Containers, está a negociar com a CMA – CGM a aquisição de 49% do capital social da sua filial, Terminal Link.

Muito negócio em jogo, que poderá obrigar o Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe, a fazer muitas contas e contactos, para evitar o desconforto antes de Dezembro próximo, de mais uma promessa falhada.

Abel Veiga

  1. img
    Féde ká Dóxi Responder

    Ê sá kaká!!!!!!
    Agora é Rússia. Vamos ver

  2. img
    ZE PEDRO Responder

    O Primeiro Ministro irá pagar nas urnas pelos seus pecados, pois o modelo de governação que ele tem implementado não se ajusta à realidade são-tomense, por outro lado não se admite que o senhor Primeiro Ministro faça anúncios de projectos sem ter a certeza de que os mesmos serão materializados o que tem causado grandes decepções aos são-tomenses`, tudo isso para não falar da arrogância com que o Primeiro Ministro tem governado, por isso a resposta deve-lhe ser dada nas urnas,… pode demorar ( mais 2 anos) mas acontecerá….

    • img
      suasuá Responder

      Votei no ADI,mais ja estou farto.Mais nenhum dois anos.Oposição por favor põe esses malamdros todos na rua;estaria a fazer um grande favor ao povo santomense.
      Ruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuua com ADIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  3. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Vamos ver qual a atitude do governo relativamente a este processo, visto que stp sai lesado.
    À n ser que alguém saia a lucrar.

  4. img
    Revoltado Com Partido que Votei Responder

    Patrice está perdido… Mandou Américo Ramos para Correia do Norte um país ditatorial para ir a procura de dinheiro. Patrice és a minha decepção. Estou triste.
    Agora inventou orçamento do cidadão, porquê?
    Porque teme o chumbo do orçamento, logo se a oposição chumbar OGE ele vai dizer ao povo que, o orçamento que povo fez, os deputados chumbaram.
    Patrice maldita foi a hora que sai da minha casa para votar em si e a tua empresa ADI!

    Com ADI só um grupo de 10 gajos mt bem identificados é que estão a comer e a lamber os dedos.

    Um país como STP vai se meter com Correia do Norte?

  5. img
    Vocês por lá Responder

    Antes era Terminal Link.(…)
    Agora é com a Máfia Russa.

  6. img
    Sensa Comissário Responder

    Caros…
    Vim por este meio expandir o que muito sinto com esta história do leve-leve:
    Nas constatações detectadas na Presidência Aberta, em que “talvez” seja de uma mais-valia, na perspetiva que o Presidente da República tenha um contacto mais direto com os problemas que afligem o País e, principalmente a camada Pobre desse ainda “nosso” País… constatamos que o Presidente da República tocou fundo na urgente necessidade de uma REFORMA da Justiça.
    Senhores!!!
    O nosso País vive muito do leve-leve, e isso não faz andar ninguém para o desenvolvimento, e pior é que o leve-leve, leva tempo, e faz adormecer…
    Aqueles que tiram vantagens do leve-leve, meus senhores… já levaram muito deste Sistema Corrupto, e vive absorvendo ainda mais dele, por isso, gostam do leve-leve.
    Já notaram que o Sistema Judiciário desse País, para muitos funcionamentos?!
    Já deram conta que a nossa Assembleia Nacional, pouco faz em prol desse País?
    São dois lugares chaves, que numa contribuição eficiente seria engrandecedor no Sistema de Execução para o desenvolvimento deste ainda “nosso” País.
    Vamos Unirmos para melhor do nosso Lema “UNIDADE – DISCIPLINA – TRABALHO”
    Sensa Comissário
    Voltarei!!!
    BEM HAJA STP

  7. img
    Lede di alame ça ua Responder

    Devemos acabar com a constituicao, incluindo todos aqueles que a elaboraram, talvez avancemos assim, nao ha regras, nem responsabilidades no pais, sao tome esta governado, apartir do chamano “segunda republica ” como um barco sem comandante. Isso tem que chagar ao fim…Chegou a hora do povo tracar o seu rumo, para um futuro melhor, nao ha necessidade para o povo, as nossas criancas continuarem a sofre, sempre numa esperanca moribunda, enquanto uma parte de ladroes continuam, a cada dia que passa, a tornarem mais ricos, a custa do rico pais e do povo humildo que tem…

  8. img
    Ze das Quinas Responder

    Resultado é mais uma machadada na nossa esperança.

  9. img
    carlos rodrigues Responder

    Qual é a funçaõ do primeiro ministro ,sera q ele esta la para anuciar inicio das das obra, ……………………………..desta vez é a russia vamos la ver o q da neste tipo de parceria ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,falou-se muito do navio q la esteve ,e do envolvimento do senhor Patricio trovoada ,,,,,,,,,,,onde é q ja se viu este senhor naõ e nato de santome nem taõ pouco de principe e mais um estrangueiro q esta a governa o pais povos de s t p tenha mais cuidado com isso ,este senhor quer q o noss pais volta da sua maneira para mandar e desmadar——–……….,,,,,,,,,,,,,,,,,ja se vé q esta na altura de tesmos olhos aberto,sera q o pais naõ tem pessoas capaz de envestigar as empresa q tem ou naõ condisoes para poder assumir uma obra de grande vergadura ,e q até isso ,voçês tenhen q tér ajuda de outro pais,vamos fazer as coisas com comsiencia para q td nós passamos sair vitorioso nas dificulidades,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,Patricio se es santomense vai a televisaõ como foste dizer q vas processar o M L S T P esplicar como se chama aquela parte do meio da palmeira que da o andim ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,povos humilde sempre seremos e zela pela nossa humildade

  10. img
    Dlima Responder

    So kero fazer lembrar o autor desta nótício, o Sr Abel Viegas, k este projecto de porto em águas profundas vem do tempo do MLSTP, k o PM apenas deu segmento…
    A campanha política ja acabou, por isso, um pouco de bom senso e honestidade é no mínimo exigível na função k exerce.

    Publiquem sff.

    • img
      Jacinto Novaes Responder

      Sr. Abel Veiga, francamente.
      Este jornal já não é o que era. Eu não me recordo de tanta parcialidade na informação por parte deste “jornal” na altura em que o ADI estava na oposição. O Dr. Paterice Trovoada deve ter feito algo de muito mal ao Sr. Abel Veiga.

      Eu até o admirava, Sr. Abel. Mas, depois de ler aqui varias noticias em que destaca o Dr. Patrice Trovoada, passei achá-lo um jonalista de baixo nível. Não normal que o Sr. Abel, por algo pessoal que deve ter com o Dr. Patrice Trovoada, possa se esquecer da inparcialidade, isenção, transparência na informação. Sr. Abel Veiga, seja profissional.

  11. img
    Elnis Responder

    Tem que deixar de fazer politca e pensar no povo,temos que rezar que os negocios saiam bem para CMA-CGM poque o que esta em jogo não é PM sim para todo STP, vamos unir-nos para um bem social.

Deixe um comentario

*