Economia

Lançamento do projecto de inseminação artificial dos Porcos

Pela primeira vez no país, foi lançado o projecto de inseminação de porcos. O projecto piloto  teve pontapé de saída na pocilga da empresa Generosa.

Foi um momento considerado ímpar na história da pecuária em São Tomé e Príncipe pelo director do projecto de apoio ao desenvolvimento da pecuária. «Vamos dar o arranque de uma técnica muito importante para o desenvolvimento da Pecuária», afirmou.

Para o governo o projecto visa contribuir para a melhoria da qualidade de produção animal em São Tomé e Príncipe. Através das técnicas de inseminação artificial, para espécies suínas e bovinas, o governo espera contribuir  significativamente para um aumento e melhoria  na qualidade da produção animal em São Tomé e Principie.

 

Para o efeito encontra-se no pais  um medico veterinário Belga, para a capacitação dos técnicos nacionais que irão dar continuidade ao projecto.

No acto do lançamento fez-se também a entrega de galinhas aos criadores de algumas comunidades da zona norte de São Tomé. O projecto é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento “BAD” conta também com a participação financeira, do governo Santomense.

Sónia Lopes

    11 comentários

11 comentários

  1. assumido

    8 de Novembro de 2012 as 12:11

    até que emfim a tecnologia de procriação esta a chegar sao tomé, embora seja so nos animais. menos mal porque do geito que anda a carruagem, n parece mas a maldita crise tambem ja se asola no mercado e na economia santomense.. vemos isso na medida em que os pobres nao teem acesso a qualquer tipo de alimentação, um kilo de carme de porco 100 mil? meu deus..porco esta em vias de extinção. tomara que esse projecto de certo pra que possa melhorar um pouco a qualidade de vida no que toca na alimentação.
    PS: mas atenção gente esses tipos de soluções sao boas e imediatas mas.. diminui esperança media de vida dos humanos. frando de duas semanas, ovos de choque iletrico, arroz sintetico (brolli), inseminação artificial aminal . enfim..sobre tudo sao respostas imediatas a crise mundial. fazer oque? bem haja

  2. Carlos Jorge da Silva

    8 de Novembro de 2012 as 17:09

    Vamos importar espermas de Ministros Americanos e Alemaes para introduzir via inseminiação artificial às mulheres do ADI para gerar uma nova casta de ministros

    • minu ye

      8 de Novembro de 2012 as 18:37

      Não insulte as pessoas, apesar de tudo a quem mereci ser respeitado.

  3. Santiago

    8 de Novembro de 2012 as 17:19

    Que comentário!!!!!!!
    Só pode ser frustração

  4. ANCA

    8 de Novembro de 2012 as 22:54

    Muito bem

    O processo de inseminação artificial, consiste no depósito artificial do espematozoide selecionado, de um Porco, ou de um Boi, um Bode no aparelho reprodutor de uma Porca, uma Vaca ou uma Cabra, de modo a fazer aumentar a produção animal, dos efectivos animais atrás referidos.

    Nesta acepção estamos a falar de aumento da quantidade dos efectivos animais.

    O aumento da qualidade, implica outros processos, que tem haver, com a selecção dos efectivos, o processo de cria, alimentação e pastagem, o peso dos efectivos, anos de idade dos animais, higiene dos animais, a vacinação e controlo das pestes, as condições climaticas, a transformação dos productos animais de acrescentar mais válias económicas, a formação dos criadores de efectivos animais, etc, etc…

    São processos que requerem, a Organização/Formação, o Planeamento, e Investimento, nos sectores Agricóla e Pecuário…

    Neste sentido, se torna urgente organizar os sectores Agricólas e Pecuários, tanto a Montante quanto a Jusante, de modo a permitir obter, ganhos de Económia de Escala, ganhos de eficiência productiva, económica e financeira.

    A avaliação, investigação, estudos, esclarecimento, á elaboração e delineamento de políticas, á elaboração de legislação adequada, para a implementação de processos de aumento de produção na sua quantidade, qualidade e sustentabilidade futura, tanto no sector Agricóla como Pécuário, é indispensável para o crescimento e desenvolvimento social, cultural, económico e financeiro do País(Território, Mar, População), na comercialização interna, no aumento da exportação, aumento do PIB, a criação de postos de Trabalho, á redução da Pobreza.

    Um exemplo, se prende com a Organização/Planeamento de inspecções Vetérinárias, Transporte, Higiene, Certificação e o Abate dos efectivos animais, aos processos de conservação dos produtos animais, pós Abate,(se têm camâras frigorificas adequadas, á temperaturas adequadas de conservação e transporte).

    Organição/Planeamento de Locais de Venda, Talhos equipados, com equipamentos de conservação dos productos animais.

    Adequação dos Locais de Criação, Reprodução dos Animais, mediante a Legislação, etc, etc.

    É preciso mais disciplina, maior rigor, melhor Organização e Planeamento, mais investimento, mais parcerias estrátegicas para o desenvolvimento, muito gosto pelo trabalho árduo, entre agentes de execução e productores.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    Bem Haja

    • ANCA

      9 de Novembro de 2012 as 0:05

      A questão da Organização, Planeamento, e Investimento;

      Deve estar subjacente á responder a perguntas;Como estas.

      O quê?

      Quem?

      Como?

      Onde?

      Quando?

      Porquê?

      Para o bem da Metodologia, através do Rigor, da Transparência, Responsabilidade, Ordem, Sentido de Estado;

      Monitorização no espaço e no tempo, das fases de Experimentação, Implementação e Conclusão.

      Pratiquemos o bem

      Pois o bem

      Fica-nos bem

      Deus abençõe São Tomé e Príncipe

  5. preta de s.t.p

    9 de Novembro de 2012 as 9:02

    A Direcção do jornal deveria ter mais cautela com os comentários é demasiado baixo que deixem passar comentarios iguais ao do Sr. Carlos Jorge da Silva, deixa o jornal sem credibilidade, é pena tipo de gente que ainda não aprendeu a dar valor ao silencio.

  6. pantufas

    9 de Novembro de 2012 as 9:19

    Até onde o telanon chegou….
    O Abel é talto anti governo q deixa passar tudo….

  7. mina di Célivi

    9 de Novembro de 2012 as 11:59

    Essa é boa!
    Até aos animais estão tirando direito de fazer sexo!

  8. João Carlos

    11 de Novembro de 2012 as 23:13

    Esse tipos de comentários deveriam ser banidos, isso é um insulto e não um comentário…
    Bem haja..

  9. O Analista e Censurador

    14 de Novembro de 2012 as 13:11

    Sobre o Projecto aguardemos que seja concretizado!…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo