00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

FMI considera satisfatória a avaliação sobre o programa económico e financeiro de São Tomé e Príncipe

Uma missão do Fundo Monetário Internacional esteve em São Tomé e Príncipe  para a primeira avaliação do Programa Económico e Financeiro. A equipa do FMI que esteve  no arquipélago durante 12 dias considerou que a implementação do programa até ao final de Dezembro de 2012 foi aceitável.

Foi de 8 a 20 de Março que o Fundo Monetário Internacional enviou para São Tomé e Príncipe uma missão chefiada por Ricardo Veloso para efectuar a primeira avaliação do programa económico e financeiro assinado com o governo São-tomense. Durante doze dias a equipa do FMI teve vários encontros com as autoridades nacionais e conclui que a implementação do programa  até final de Dezembro de 2012 foi satisfatória.

Segundo o FMI o crescimento económico no arquipélago alcançou 4 %  em 2012  apesar do ambiente internacional bastante desfavorável. Segundo o comunicado de imprensa desta instituituiçao financeira internacional São Tomé e Príncipe registou a taxa mais baixa de inflação em comparação com os últimos nove anos situando-se em 10,4% no ano passado (2012).

As reservas internacionais no banco central no final de 2012 encontravam-se num nível confortável bem acima do limite inferior a três meses de importações. O fundo monetário internacional diz ainda que as perspectivas económicas de curto prazo representam, um desafio, o crescimento económico para 2013 foi revisto em baixa de 5,5 % para 4,5 % dadas as incertezas de economia mundial e das fracas prespectivas do financiamento externo para os projectos ligados aos sectores público e privado no seu comunicado de imprensa.

O FMI salienta  que a inflação vai aumentar este ano  mas que as reservas internacionais do banco central deverão permanecer acima de três meses  de importações. Os peritos do Fundo Monetário Internacional concluíram que a politica orçamental de 2013 deve continuar a promover o crescimento sustentável e apoiar esforços no sentido de em médio prazo baixar a inflação para um nível baixo de um dígito.

Esta instituição financeira internacional espera também que as despesas orçamentais para infraestruturas e a redução da pobreza  devem ser mobilizadas através de receitas tributarias  e alfandegaria e até mesmo o agravamento da base tributaria, o FMI afirmou no seu comunicado de imprensa  que em 2012 a maioria dos bancos comerciais não registou lucros acrescentando que quase não houve crescimento do credito bancário e sublinharam ainda que os créditos mal parados aumentaram no pais.

A missão do FMI recomendou ao banco central  para monitorar a situação e pediu que houvesse uma rápida recapitalizaçao dos bancos, a missão reconheceu por outro lado o forte empenho das autoridades nacionais na correçao nas deficiências do actual enquadramento legal de combate a branqueamento de capitais nesse âmbito o FMI recomendou as autoridades a conclusão da proposta  de correcções necessárias à legislação para que seja submetida o mais rapidamente possível a assembleia nacional para o debate e aprovação.

Sónia Lopes

  1. img
    Barão de Água Ize Responder

    FMI fala verdade? FMI a preocupar-se com STP? 4% (quatro por cento) de crescimento económico em 2012? S Ricardo Veloso e a sua equipa vivessem em STP, perguntariam, mas onde estão os 4%, se nem a energia eléctria é estável? Foram visitar o “Hospital”? Onde estão os 4% nas urgências? Toda a rede viária está sem buracos? E os doentes mentais e meninos, abandonados por STP? As contas de STP que analisaram no Banco Central e no Min. Finanças, são iguais às da Grécia, isto é tiveram uns “retoques” para parecerem excelentes? Só distraido é que não vê que as conclusões do FMI são uma mistificação. Este relatório não tem a minima credibiliade.Bom, já seria se o crescimento fosse pelo menos 2% reais!!!

  2. img
    António Silva Responder

    Oxalá que realmente tudo esteja a ser feito bem na realidade. No entanto fico admirado com constantes elogios desta instituição. Num país onde reina muita corrupção, tudo que vem do estrangeiro é sempre “SIM SENHOR” e palmadinhas nas costas, fico com receio.
    Num país onde se fala muito do petróleo, dos leilões da exploração dos blocos do petróleo e as coisas demoram tanto a aparecer, não será que estamos a ser “SUGADOS” e os técnicos no terreno não vêm nada?
    Porque muitos não conseguem ver.

  3. img
    supresa Responder

    Para mim do que o FMI,diz é caricato, porque FMI é uma equipa de tolos que nem gostam de enganar o povo com informações falsas. este relatório não passa de um erro menta dos loucos do FMI porque todos os santomenses sabem o que acontece no nosso país então não adiante cria especulação e estarem ai a mostra algo que não tem nada haver com nosso país vão la engana a Portugal França Grécia e outra sena ou caraças ok. felizmente neste país tem pessoas a estudarem e aqui não tem burros si vocês enganam os nosso dirigem ou fazem negocio com eles para fazerem relatórios falsos para o povo ver que algo ta a melhor em troca de alguns montante vão a………. sabe o que é… bando de ladrões da primeira linha .

  4. img
    supresa Responder

    que relatório é este mais falso que eu já vi em toda minha vida isto mesmo é dizer FMI vai a………….., com que elementos vc usam para chegar este crescimento.. com vários estudantes a morrem de fome a 1 ano sem receberem as suas bolsa estou a falar de estudantes de cuba Brasil e sobre todo cabo verde e angola que porcaria é esta vc estão a gozar com quem afinal neste país é com os nosso dirigente ou os nosso dirigente estão a gozar com vc bando de bestas… que crescimento é este que só o FMI viu e ninguém mais neste país consegue ver será que temos catarata aguda nos olhos acho que não FMI; an já sei o que passa quando FMI chega ao nosso país ver todo bonito pk de facto os nosso dirigente metem os gajos dentro do carros e andam a esquivar buracos o eles não sente nada depois passam com eles só da marginal, colocam eles na sede da UFINEF, levam os gajo para hotel Pestana, apresentam um conta fantasma ao FMI dizendo que esta todo pago neste país não existe dividas nem com os trabalhadores nem com os estudantes todo esta bem controlado, todos isto é feito pelos especialista que os FMI formaram e porto eles também vende os peixe podre ou chega o peixe estragado ao mundo dizendo não STP esta a crescer vão la pá merda ok. este crescimento não existe ok nós estamos a pagar uma divida ao Brasil que este povo não beneficio beneficio, vamos pagar uma outra do Japão, temos estudantes no exterior a 1 sem receberem, temos médicos insatisfeitos, não temos produção ou seja não estamos a produzir nada, o indicador de desemprego aumentou, o nível de vida e dos bens alimentar subiu, e o salário nada mudou,então que indicador é este.. que vc utilizaram bandidos.. an sei da corrupção e da máfia politica né.

    uma outra questão é para os responsável deste jornal a muito comentário que não são visto não entendo o porque mais não são, então como jornalista que vc são sabem que a liberdade de expressão não é crime pk tamos a falar verdade então espero ver todos os comentários a para eu não pensar que vc tb estão ligados a esta rede de guardar informações ou de censura os comentário mais realistas espero que isto não aconteça ok. obrigado

  5. img
    zeme Almeida Responder

    Fala verdade jornal Tela-Non.Que governo esteve a testa desta governacao,com direito a estas notas positivas?S.Tome e Principe,nao foi governado sozinho?Fale um pouco do XIV governo liderado pelo Patrice Trovoada, é que tem o direito a esta nota positiva.É, ou nao é.Quem diz as verdades tem sempre um lugar.Até ao dezembro de 2012 o PAIS foi derigido por um partido e um governo,valha me Deus.Nós,alguns deste STP somos mesmos ingratos como sempre disse nos meus comentarios.Aqui neste é o seguinte,quem podem fazer, faca o que nao se pode fazer,deixe estar.Estamos lixando pra isto.Eu nunca vi um governo como este actual que só sabem é criticar.Trabalhar nada.Por favor jornal Tela-non nao ponham o comentario de parte,porque Santomense .Viva RDSTP

    • img
      rapaz de riboque Responder

      amigo ZEME ALMEIDA tens razãoeste jornal só publica os comentários que os convem quando se faz algum que toca em algum amigo pode ser o maior ladrão ou maior asassino deste pais nunca é publicado já tenho feitoalguns e nunca são publicados comem todos no mesmo prato por isso estamos metidos na lama até ao pescoço

    • img
      Toni Responder

      Gosto do seu comentário no sentido que as políticas de qualquer governo só tem resultados a médio prazo. Isto passa se em qualquer Empresa os planos de negócios duram entre 5 anos a 15 anos. De facto o anterior Governo colocou algumas medidas interessantes em pratica para a abertura ou liberalização da economia, que êh no meu entender muito importante para o desenvolvimento de STP.
      Por isso o resultado da apreciação do FMI só pode julgar o anterior executivo e não o actual, os resultados atingidos sao do ano de 2012.
      Nada mais tenho a dizer.

  6. img
    Africano Responder

    O FMI sabe perfeitamente o que quer dos paises africanos. Como é possivel dar nota positiva a um país “estagnado” miséria? Basta ver as condições do hospital, das estradas, do saneamento, dos transportes,etc….

  7. img
    E. Santos Responder

    Isto não é nenhuma novidade. Todas as instituições internacionais estavam alinhadas neste entendimento. Só o MLSTP, o PCDe o MDFM não conseguiam ver melhorias nas práticas impostas pelo XIV Governo Constitucional com vista a tirar STP do marasmo em que se encontra e daí a moção de censura para salvar a Patria. E salvaram. Sim claro…salvaram os seus bolsos. Porque o POVO continua na mizeria de sempre.
    E viva Manuel Pinto da Conta que ajudou nisso…

  8. img
    rapaz de riboque Responder

    graças a Deus parece que os grandes ladrões estão a dar treguas ao povo

  9. img
    Explicar sem Complicar Responder

    O ADI está atendo a todo auto de corrupção em todo Territorio Nacional,
    Corrupção nas Finanças do Príncipe, Um técnico de Agricultura arranjou novo emprego porque o chefe mandou.
    Recebi da Região Autónoma do Príncipe uma informação, prestada por um funcionar com larga experiência nas finanças Regional. O funcionário dá conta que o Presidente do Governo Regional instruiu os responsáveis das finanças regional para colar um ex assessor seu, nos quadros da finança sem que mesmo passasse por qualquer concurso publico. O ex assessor do Presidente Regional pelo que informaram, é técnico agrícola, trata se de António Sousa de 40 tal anos de idade conseguiu o seu novo emprego graça a cunha do Presidente do Governo Regional, a pessoa que beneficiou da cunha, é filho do atual ministro da Defesa Nacional.
    Os funcionários das finanças do Príncipe estão revoltados com essa contratação ilegal, mais todos temem falar, com medo de represaria. O imperador Tó Cassandra manda e desmanda na ilha do Príncipe.
    O explicar sem Complicar, irá acompanhar esse caso de perto. È por isso e por outras que assaltaram o poder em STP para continuarem a destruir o nosso país.

  10. img
    Amigo do Bingo... Responder

    Ultima hora.

    Gabriel Costa teve um AVC, mas nada de grave. Está sob vigilância médica. Tudo por causa da raiva.

    Lá perto da Trindade, isto é, favorita, vem noticias de que o Fulu Fulu, está zangado. As próximas horas prometem.

    • img
      Marcelino Responder

      Ainda bem que o senhor presidente mandou este governo do senhor Patrice Trovoada ir para a casa. Sinceramente!!!! Caso contrário este país estaria desgraçado. Estão a ver o que aconteceu??? Agora apanharam navios a fazerem actos ilícitos nas nossas águas. Toda a gente já suspeitava disto há muito tempo. Agora estão cá as evidências. Quando o povo dizia que existia muita coisa por explicar os senhores do ADI diziam que estava tudo bem, que não havia problemas, etc. O que é que aconteceu agora? Apanharam navios a fazere,m actos ilicitos na nossa água. Eu sempre desconfiei deste Patrice Trovoada e seus amigos. Cá está a prova de tudo isto.
      Simceramente. Quem ouvia este homem a falar nunca pensava que ele era capaz destas coisas.

      • img
        daniel coelho Responder

        quando nao tem contiudo pr falar fica de dico calado.
        enves de falar coisas sem nequiso

  11. img
    Zozé lové 2 Responder

    Pai Grande!

    Fiz serviço militar. E quando se põe militares na rua é porque a polícia não está a dar conta do recado ou há coisas piores.

    Não estamos diante de uma coisa nem a outra. Portanto, o Primeiro Ministro deve mandar os militares voltarem para o quartel general.

    Desculpa ter desviado do assunto, mas eu não tive como.

    Obrigado.

  12. img
    emigrado Responder

    “O FMI salienta que a inflação vai aumentar este ano”… isto o FMI não disse. Leia bem o comunicado do FMI, minha sra ( Sonia). O FMI disse o contrario a isso, como alias dizes no paragrafo seguinte. Leia o comunicado com atenção.

  13. img
    contribuição Responder

    Somos pobres, pedintes naturais, e mal agradecidos. Deveríamos estar todos contentes com esta avaliação porque não produzimos quase nada neste País e somos vedetas no Fla Sóooooooooooooooooooooooo.

  14. img
    Casca Pau 3 Responder

    Acrescento dizendo de que esta é uma autentica palhaçada. Qual crescimento qual qualquê.

  15. img
    o amigo Responder

    Lá está : digo repito e volto a dizer,que deus perdoe os nossos dirigentes porque eles não sabem o que dizem nem o que fazem.Se na realidade o Anjo Gabriel teve um principio de Acidente Vascular Celebral,mais nada grave, e esta sob vigilancia medica só pode ser uma anedota. ele não sabe o risco que está a correr se isto for verdade. Anjo Gabriel eu se fosse você já me tinha abalado .acredita em mim que não existe meios técnicos local que te dê garantias que está tudo bem

  16. img
    o amigo Responder

    meu caro amigo de facto os policias estarem na rua não me surpriende. Eu já estava a bastante tempo a espera. quando o Pinto Costa nomeia Ócar para Ministro de Defesa e Anjo Gabriel como Primeiro Ministro,os dois homens que deveriam estar a cumprir pena por ofensa corporal,então isto é apenas o principio.Ósca quando for necessario ele dá um tiro nos tomates de qualquer um que lhe aparece a frente . O Anjo Gabriel dá bofetada na praça pública ´quando for necessário . O Pinto da Costa assim está bem servido

    • img
      E. Santos Responder

      Sabe que eu já cheguei a pensar que Pinto da Costa deveria voltar para impor a ordem? Mas o Camarada está a fazer tudo mal, novamente.

      Começo a ficar assustado com as acções do camarada porque estão mesmo a parecer um retour ao passado.
      Quando se junta novamente todos os Pintos e Costas na cena política (Pinto da Costa, Gabriel Costa, Alcino Pinto; Elsa Pinto, o Guilherme Posser da Costa)dá ideia de que os demais são-tomenses destes partidos perderam lugar porque só se confia na família. Isto cheira a ditadura.

  17. img
    contribuição Responder

    E necessário que os Policias e os militares estejam sim na rua, para nos protegerem dos dos navios fantasmas que proliferam a nossa costa. Assim é que é SRº Ministro da Defesa, Bom trabalho!

  18. img
    Negro de STP Responder

    O único período da nossa historia depois da independência que ouve militares na Rua foi o tempo do Partido único então temos agora militares na rua isto e preocupante porque estamos de volta ao tempo da DITADURA .
    So quem sentiu na pele sabe o que isto realmente significa.
    ESTE RAPAZ QUE DA PELO NOME DE contribuição DEVE SER UM MIÚDO QUE NÃO SABE NADA DE SÃO TOME.

    Com relação a esta avaliação si há algum mérito nisto e do anterior Governo mas não deixa de ser caricato basta olhar para nível do desemprego por outro lado não produzimos nada de nada vivemos de esmola somos pedintes.

  19. img
    matuitui Responder

    Não se deve dar muita importância aos relatorios do FMI ou do BM! Essas instituíções bacarias tem uma filosofia e uma pedagogia bém definida para lidar com as questões de indoles economico e financeiros sobretudo dos estados novos de economia fragil!
    O ojectivo desse relatorio é de incentivar, criar motivações de forma implementar medidas e criar normas seguindo as suas regras!
    Esse relatorio representa um processo de aspecto mais educativo do que economico!
    É mesma coisa que um bom professor deve fazer com os encarregados de educação dos seus alunos, sobretudo aqueles que apresentam maiores dificuldades no campo cognitivo ou com deficiências no dominio psicomotor, fazendo elogios, fazendo alusões aos aspectos que apontam para evolução e crescimento, e outros aspectos positivos. Os aspectos negativos são tocados de forma superficial e com muita subtilza, mostrando caminhos e possiveis soluçãoes, numa prespectiva decriar sempre uma maior motivação e para o melhor desenpenho.
    Para concluir, esses banqueiros são como “professores” que fazem o povo de criança e o governo de papai! O Papai fica satisfeito com o relatório do professor, aperta mais o filhote com regras e normas severas e o “aperta cinto”, o professor vai fazendo o seu papel e ganhando o seu dinheiro e o aluno continua sempre “burro”!E Papai, vai continuando a fazendo o seu papel de palhaço!
    É por isso que a nossa avaliação é e será sempre satisfactoria! Até pelo menos quando mudarmos os métodos de avaliação e as instituícões que fazem essas avaliações, que devem ser insentas imparciais e sem interesse sujacentes!
    Enfim, até que o Papai deixe de fazer o papel de palhaço e reconheça a reais capacidades e as limitações do seu filho!

  20. img
    os ataques pessoais enriquecem as personalidades das pessoas e maximizam o culto da Personalidade, que se transformam em votos a favor dos atacados! Responder

    É necessário ter-se alguma prudência com os ataques sistemáticos efectuadas aos políticos que não estão no activo.
    Estes ataques permanentes não os prejudicam, antes pelo contrário, maximizam exponencialmente a sua imagem, e atraem mais admiradores, e neste caso concreto muito mais eleitores, tal qual o diabo que não obstante tanto mal dele se falar, muitos o amam e veneram a cada dia mais e mais.
    È mais ou menos assim, quanto mais fama de mulherengo um homem tiver, e continuar sendo acusado de o ser constantemente pelas mulheres que blasfemam e maldizem dele, mais mulheres se sentem atraídas por ele, a cada dia que passa, porque todas querem saber como é o tipo, o que ele tem de diferente que atrai as mulheres e assim o tipo vai navegando de ninho em ninho somando e multiplicando as boquitas.
    Observando o exemplo do parágrafo acima, facilmente se percebe que os ataques, divulgação dos escândalos e das polémicas que envolvem, os políticos só fazem atrair mais admiradores, tal qual muita gente famosa por este mundo fora, que de forma propositada e artificial provocam e montam escândalos, para promoverem a sua própria imagem, atraindo desta maneira milhões de compradores para os seus discos, livros, modas, votos, etc.
    Por isso, atacar é bom, mas tem dois lados é bom, mas também é mau, é como a noite que não existe sem o dia, ou o ying e o yang.

  21. img
    Boyo Responder

    OU QUEREM NOS ENGANAR OU CONFUNDIRAM PORQUE O CRESCIMENTO ECONOMICO FOI NO BOLSO DOS DIRIGENTES CORRUPTOS QUE EXISTEM EM ESSE PAIS DE PORCARIA. CONVERSA PARA FAZER BOI DORMIR.

  22. img
    adriano rosamonte vaz da conceição Responder

    Folha de micocó diz que de porventura a FMI constatou esta realidade,é muito boa nova portanto agora resta-nos continuar a fazer o nosso melhor,de modo a não voltar-mos a falhar tal como falhamos com o perdão da dívida que tivemos sorte há alguns anos atrás.

Deixe um comentario

*