Presidente da UNITEL promete investimento sustentado para alavancar a economia nacional

Formação de jovens são-tomenses através da criação de um centro de formação técnica, é uma das acções que a UNITEL vai desenvolver no país. Isabel dos Santos, uma das mulheres mais ricas de África, visitou São Tomé e ficou conquistada pela beleza da ilha. É presidente da empresa de telecomunicações que vai concorrer com a CST.

Considerada como mulher mais rica do continente africano, a filha do Presidente de Angola, visitou São Tomé tendo sido recebida pelo Primeiro ministro Gabriel Costa e pelo Presidente Manuel Pinto da Costa.

Encontros que serviram para a Presidente da empresa angolana de telecomunicações UNITEL, falar do projecto de investimento previsto para São Tomé e Príncipe. O Estado são-tomense já concedeu a UNITEL licença para operar no mercado nacional, como a segunda operadora de telecomunicações.  «Os principais pontos que discutimos foi o nosso investimento cá, e sobretudo a formação de jovens em tecnologia, engenharia e gestores, também a criação de empregos para os jovens são-tomenses, estaremos na possibilidade de o fazer muito brevemente», declarou Isabel dos Santos, a saída do encontro com o Presidente da República, na quarta – feira.

A Presidente da UNITEL pretende promover acções sociais, que fomentem a economia e dêem lucros a sua empresa. «Vamos construir instalações, vamos construir um centro de formação técnica, vamos criar centros de apoio, queremos trabalhar com as empresas locais, criar empregos dentro da comunidade e ter pequenas empresas são-tomenses a trabalhar connosco neste investimento», pontuou.

Preferiu não avançar o valor do investimento a ser feito, porque «estamos a finalizar os dados, mas tão logo temos o número, anunciamos», frisou.

Promoção do desporto é uma das valências da UNITEL. Por isso a Presidente da empresa, visitou o centro de estágios de São Tomé, onde funciona a escola de futebol nacional com cerca de 200 alunos. «Achamos que o desporto e a cultura são actividades importantes, que completam a actividade económica que a empresa desenvolve», precisou um dos responsáveis da UNITEL.

Gustavo Clemente seleccionador nacional e professor da escola de futebol, realçou a importância da visita de Isabel dos Santos. «Não é todos os dias que podemos receber uma das pessoas mais importantes no circuito dos negócios em África. Foi imenso orgulho para mim e a minha academia receber esta visita», declarou.

Resultado da visita da liderança da UNITEL, a escola de futebol vai receber alguns equipamentos desportivos.

A ilha de São Tomé, já conquistou a considerada mulher mais rica de África. « Gostaria de regressar. O país é muito bonito, tem um potencial turístico fantástico, as praias muito belas, os montes muito bonitos, acho que é um dos países mais bonitos que já visitei até hoje», sublinhou.

Ilhas maravilhosas de São Tomé e Príncipe, conquistam investidores, para promover o seu progresso.

Abel Veiga

  1. img
    Desgraçado Responder

    Seja benvindo o investimento, agradecemos pela iniciativa, vale a pena investir na africa em vez de investir na europa, porque europeu para não pagarem a divida fazem contigo e o eduardo dos santos aquilo que fizeram com kadafi.

    • img
      Toni Responder

      Caro as empresas da Princesa facturam na Europa mais de 1000 milhões de euros. Por acaso tens algo em África que se compare. A sede em Lisboa ao lado do estádio de Alvalade e 5 x maior que a sede do bistp.
      Ainda bem que a Unitel vem para Stp, mas não e atras dos lucros, porque não há , e um mercado muito reduzido, e somente para a internacionalização da Unitel e favores do Governo de Angola.
      A DNA Isabel dos Santos vive muito bem em Portugal e UK , com negócios nos principais Bancos e Empresas e Stp foi o Pai que mandou vir até aqui.

      • img
        sun sun sun Responder

        Nao posso ser sinico em nao concordar com a coerencia objectiva do teu comentário. é a pura verdade. mas que seja benvinda assim mesmo, nos trocos que possa espalhar á minha terra, e infelizmente aos meus corruptos governantes também, sr. Isabel.

        • img
          Toni Responder

          Claro que êh bem vindo o investimento e a capacidade do Cdadao poder escolher, mas a realidade êh a realidade do mundo financeiro

      • img
        SaideBaixo Responder

        Meus caros os empresários de topo não torram dinheiro! A Unitel vem para ganhar mercado, e fazer lucro. Voçes estão apenas a pensar nas telecomunicações! Mas há muito para ganhar com o cabo de fibra optica. Atraves do backup de dados, armazanagem de servidores etc! Têm de abrir os olhos e ver que há potencial e zonas de investimento em STP passiveis de gerar lucros!

        • img
          Toni Responder

          Caro a fibra óptica pertence e foi financiada pela PT , tem como objectivo criar em STP um hub para a África Austral.

      • img
        bccruz Responder

        Lamento mas descordo contigo, pois com a globalização de mercados e internacionalização da economia é mister a descentralização pois o risco a longo prazo é menor e disso a Isabel dos Santos entende ,ela é uma otima investidora , eu não entendo o teu lado critico pois só temos a ganhar…

  2. img
    jose pedro Responder

    É disso que se espera dos nossos governantes, atrair mas com coisas concretas investimentos para País… Parabéns senhor Presidente, continue assim e não dê importância ao que dizem os outros, afinal de contas o que Povo quero é viver bem e não de eleições antecipadas…..

  3. img
    alvaro lopes Responder

    Boa tarde sr presidente da república DR Manuel PInto da Costa, espero bem que peça e que confirma ao povo que pediu a filha do seu amigo José Eduardo dos Santos alguns milhares de dólares para se fazer as eleições autarquicas e regionais e ajudar a financiar o OGE – 2013 de São Tomé e Príncipe porque somos todos parcos em pedir.

    • img
      Toni Responder

      Grande pedido, pela democracia….

  4. img
    Africano Responder

    Ó “Tela Non”, sejam mais profissionais, olha quantas vezes usaram a sigla “UNITEL” neste artigo. Assim o jornal torna-se banal!

  5. img
    E. Santos Responder

    Isabel dos Santos é empresária, uma mulher de visão, uma gestora.Ela exige resultados.
    Não pensem os abutres deste país que lhe vão enganar com as artemanhas de sempre para comer dinheiro e não fazer nenhum. Ela não é doadora.

  6. img
    Joao Batepa Responder

    ele tem que devolver o dinheiro as crianças Angolanas que têm fome e precisam de sair da miseria. parem de lamber botas a esta mulher por causa do dinheiro sujo dela.

  7. img
    Gisele Campos Responder

    Isto é definitivamente uma excelente notícia para os são-tomenses. Que traga emprego e boas comunicações para todos!

  8. img
    morcego Responder

    Que haja concorrência no País, para o bem de todos.

  9. img
    luisó Responder

    Queriam o dinheiro angolano por isso venderam-se á UNITEL da isabel filhinha do presidente, porque só assim o tipo vai gastar algum em STP.
    Continuem a lamber botas a esta gente tal como o faziam aos camaradas de leste e depois viu-se o que se viu.
    Esta gente vai cair e ser julgada pelos angolanos um dia e depois os angolanos vão dizer que o problema é nosso.
    Roubam o dinheiro ao povo para fazer os seus negócios privados.
    Um dia vai acabar e ficarão na prisão.

  10. img
    hioster vaz Responder

    Só para corrigir o Abel: conquistam e não conuistam. De resto acho muito bom este principio desde que sejamos honestos

    obrigado

  11. img
    Barão de Água Izé Responder

    Apesar de ser uma figura estranha ao ostentar tanto poder financeiro que não foi obtido pelo trabalho nem pelo estudo pessoal, os investimentos que possa trazer são bem vindos. A questão ética e moral que está subjacente à sua obediência e ligação ao poder politico, caberá principalmente ao povo Angolano, analisar e decidir. Angola pode dar um contribubo decisivo à Economia de STP. Bastaria apenas investir em turismo de qualidade.

  12. img
    Telavive Responder

    Eu particularmente faço como S. Tomé. Ver para crer. E em S.Tomé já em nada acredito.

  13. img
    Leopaldo Responder

    Pessoal. O Orgão Regulador AGER tem a suas instalações agora no Bairro do Hospital…na terra batida fora do alcance da população…. Parece que o Conselho de Administração quer esconder algo!!!!

  14. img
    ferpenapandopo Responder

    A SRA.ISABEL DOS SANTOS NUNCA TINHA VISITADO A TERRA DO SEU PAIZINHO E AVOS??
    PARECE IMPOSSIVEL SE EU FOSSE SANTOMENSE FICARIA MUITO INDIGNADO.

    • img
      SaideBaixo Responder

      Quantos nacionais já foram ao Príncipe? Então também devias ficar indignado! Há circunstâncias que nem sempre permitem conhecer o próprio país porque ficar chateado quando outros não conhecem países vizinhos!

      • img
        ferpenapandopo Responder

        SR.”SAI DE BAIXO” O QUE EU QUERO DIZER COM INDIGNAÇÃO,E QUE A SRA SO FOI A S.TOME POR INTERESSE,DE OUTRA FORMA DE CERTEZA NÃO IRIA POR AI OS SEUS PEZINHOS,PERCEBEU????

  15. img
    Bota Responder

    Todos atrapalhados com a vinda da Sr filha do PR de Angola o patrão do poder.

  16. img
    minus Responder

    pois e, pois e, pois e,uma enxurrada de disparates envolvendo She and He,que mal ha em se ser escandalosamente rico(a) e querer investir no nosso minusculo STP? diria que quanto a mim, nao aponto o dedo quem me coloca sapatos nos pes, pao na boca e dinheiro na carteira, desde que nao me obrigue a vandalizar sabe-se la quem. falando da miseria e dos miseraveis, eles estao em quase toda parte( com excessao na lua )e simplesmente um ato de covardia acusar um (a) empresario (a) bem sucedido (a), so porque de onde ele (a) vem a pobresa abunda,quem foi que disse que eles sao os causadores que prove! esse tipo de pensamentos e ideias cavernicolas, so pode partir de mentes dementes e perturbadas pelos muitos e sucessivos fracassos de uma vida pouco ou nada abencoada, mas nao e desculpa pra lancar pedras a mulher ou ao senhor… passemos agora pras enormes conquistas que serao alcancadas nos dominios da economia e das telecomunicacoes…

  17. img
    carpinteiro Responder

    Camaradas, não esqueçam do Príncipe.
    O Pais é S.T.P., não queremos muito, queremos criar mais posto do trabalho.

  18. img
    Jujú de cajú Responder

    Já há muito que um presidente não visita STP.

    Essa senhora chegou S.Tomé e teve a cobertura em direto na Rádio Nacional. Tanta graxa não sei por quê.

    Pinto por favor, mantenha a dignidade dessa nação e desse povo.

  19. img
    zeme Almeida Responder

    A senhora Isabel Santos nao tem dinheiro para dar ninguem,ela vem simplesmente fazer o seu negocio com objetivo de consolidar ainda mais a sua fortuna.Sei que alguns sanguesugas e corruptos da nossa praca,já estao de olhos arregalhados e dentes afiados para tirarem algum dividendo desta magnata Africana.Acho que voces devem estar enganados que esta conhece e bem como gerir a sua fortuna.Ela está no mercado Portugueses,o seu dinheiro só sao para seu negócios.Dé cá toma lá.

  20. img
    Jujú de cajú Responder

    Silvério Amorim fez cobertura antes mesmo do avião pousar na pista, durante a estada e até a subida da senhora pro bordo.

  21. img
    Vane Responder

    O povo de STP precisa acreditar em sí próprio, plantar, colher, reciclar, criar…
    Avante STP!
    Amo esse país e lamento por ser tão mal administrado!

  22. img
    Cassuma-Sofredor Responder

    Estou congratulado com ineciativa e que seja permanente sempre em S.tomé como um dos pilares auxiliar para o desenvolvimento de S.Tomé & Príncipe! Eu conheço a matéria vem dar tudo semelhante ao CST-portugal = Unitel-angola isto porque tudo segue um monopólio de que o Estado cobra uma parte de acção como cobra do CST a diferença só vai estar no nome da compannha. É verdade que o custo não vai ser inferior ao que CST aplica mas o povo quer a independecia e fora de exploração por CST na qualidade de unica Companhia. Bem vindo UNITEL com se se algumas regalias de bonus. Obrigado ISABEL DOS SANTOS-Mulher mais rica de África e Solidária com o seu povo irmão S.Tomé & Príncipe.

  23. img
    lima raquistone Responder

    Seja Bem Vindo Angola… a Africa está em bom caminho!!! Povo irmão Angolano unimo-nos para que aja verdadeiro desenvolvimento AFRICANO.

  24. img
    Africano Responder

    Os santomenses são especialistas em “Engraxar”! Ela vem, investe com o dinheiro do povo angolano para ter o máximo de lucro possível e oferece umas camisolas a seleção nacional e os santomenses acham isso o máximo e batem palmas. Que tristeza!

    • img
      minus Responder

      essa coisa de nacionalidades e o que de fato embaraca as mentes ja pouco brilhantes, afinal quem e o Angolano, quem e o santomense? o dinheiro nao e nem do Angolano nem do santomense ou seja la quem se queixa, mas sim daqueles que dao no duro pra conquistar terreno e patamares nesta vida. saberiam falar com modos, se tivessem certeza de como os Angolanos na sua maioria esmagadora desperdica suas miseras existencia no gargalo de um bordel e nas curvas do alcool(sexo em abundancia e cerveja a fartar),porem, uns poucos comeram o pao que o diabo amassou e na primeira oportunidade apegaram-se ao seu desejo de alma… nao se trata de quem manda e obedece ou se por acaso ha falcatruas na gestao dos bens publicos,a sra nao meteu as maos em bolsas alheias, deu no duro com alguns apoios e nao desperdicou qualquer luz no fundo do tunel. o imperio que ela criou continuara a prover le good life pra todos aqueles desprovidos de um sarcasmo e ego doentio, alem do facto de quererem alcancar maiores e melhores perpectivas em seus projetos. se nao topar com essa realidade agora, algum dia tera de engolir a forca que nao existe governos e sociedades perfeitas, e necessario que haja tais disparidades que por sua vez atraem comentarios nada digestivos…e inutil lutar contra quem nao se pode ver ou tocar. se nao os podes vencer ( que e obvio ) junta-te a eles!!!

  25. img
    Zumbakuê Responder

    Finalmente estamos a desenvolver acordos e parcerias, com objectivos de desenvolver as nossas ilhas. Fico muito satisfeito, pela iniciativa. Chegou à hora de aproveitarmos as oportunidades. É bom para todos nós.Esta senhora tem feito bons investimentos na europa. Espero que seja bem aproveitado e ela tem capacidade de implementar muito mais para a nossa ilha.
    Bem haja.

  26. img
    mé pó feladu Responder

    viva concorrencia

  27. img
    para rir ou chorar Responder

    TODOS COMENTÁRIOS-PALHAÇOS neste Fórum do Téla-Nón,vem de GENTES do ADI.

    Viva as boas relações ANGOLA/S.TOMÉ E PRÌNCIPE.

  28. img
    nilton carvalho Responder

    tudo que vem sera benvindo,mas depende como vem,quanto ao caso de concorencia o pais bem precisa e e bom que a unitel faca frente a CST porque esta ja fez o povo de sao tome tudo que tinha que fazer,so nao nao intend porque que falam de negocios em sao tome mas nunca falam de principe,sera que la nao precisa de investimento?so queria ver e se a Isabel dos santos dicesse que o seu interesse seria investir na ilha do principe??imaginam a confusao que iria acontecer em sao tome com os senhores maos leves.

  29. img
    malebobo Responder

    ó gente cegas de poder, e ambição de dinheiro deixam de ser mendigo, voces um dia pagaram por toda essa maldade de vender stp. a angola

  30. img
    fernando Responder

    espero essa companhia telefonica seja bem vindo ao nosso maravilhoso país de nome stp

  31. img
    vida de surpresa Responder

    Seja bem vindo o investimento, agradecemos pela iniciativa, vale a pena investir em São Tomé e príncipe,pois é deste pontos que provem o desenvolvimento, podemos observar… nestes últimos anos a o Continente Africano tem se chegado a ponto Positivo , digo em termo de alguns Países irmão e creio que São Tomé e Príncipe tem muito potencial pra tal, e pra que isso aconteça também é necessário o empenho de cada cidadão.

  32. img
    Gustavo P. Responder

    Formação de jovens e desenvolvimento do país? Gosto! Isabel dos Santos é uma mulher de visão. São boas notícias par todos os Santomenses!

  33. img
    vida de surpresa Responder

    olha Sr Gustavo P, a formação dos Jovens também é um ponto de desenvolvimento para o nosso São Tomé e Príncipe.
    Quanto mais pessoal formado no Pais é uma valia,digo isto porque sou um homem que que esta fora do berço que me viu nascer, e como jovem que sou.
    Ora, a minha Pergunta é esta…. será que os nossos responsáveis governamentais estão a executar pelo futuro da camada vindouras?

  34. img
    bccruz Responder

    Esta é uma otima noticia. Fim do monopolio e portanto mais concorrencia no mercado de telecomunicação, mais emprego e como é evidente isto só é benefico para São- Tomé , independentemente da origem dos seus recursos a Isabel dos Santos é uma mulher inteligente e empreendedora e isso meus caros é de louvar. Na minha opnião e recomendo o nosso governo devia aproveitar a deixa e investir mais na area turistica e como a propria Isabel frisou , São-tomé é lindo mas isso não basta é necessário aproveitar o que a natureza nos deu e trabalhar nesse aspeto sobretudo ao nivel das infraestrutura.UMA COISA é CERTA São- tomé precisa de desenvolver e todo investimento viável é bem-vindo.

  35. img
    Isaldo Pontes Responder

    Bem-aventurada é a nação. . .

    “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.” Salmo 33:12

    Nos últimos dias temos visto manifestações em várias partes do Mundo. Estamos orar e pedir a Deus que cuide do nosso povo.

    Vendo o que está acontecer fome pobreza extrema cada dia , lembramos que o problema real é o coração do homem. Vivemos em um mundo corrompido pelo pecado, e infelizmente parece que vai de mal a pior. Ao estudarmos as profecias bíblicas vemos que a tendência é piorar realmente. O que nos traz alegria é saber que este mundo é passageiro, que a alegria verdadeira está na eternidade com Cristo.

    Enquanto estamos aqui precisamos compartilhar a verdade do Evangelho. Somente Cristo pode salvar e transformar o coração do homem. Desejamos o melhor para o nosso Tomé e Príncipe e para o mundo. A humanidade precisa de Jesus! Somente com Ele o Tomé e o mundo podem ser transformados.

    Deus lhe abençoe!
    Tomé e Príncipe e o povo Santomense

Deixe um comentario

*