Economia

Cacau biológico de São Tomé e Príncipe no centro de uma conferência a ter lugar em França

A qualidade do cacau de São Tomé e Príncipe é reconhecida a nível internacional, e a sua versão biológica, está a renovar a dignificação do nome do arquipélago são-tomense no mundo. Um grande grupo francês produtor de chocolate, promove nos próximos dias, uma conferência sobre o cacau de São Tomé e Príncipe.

O Ministro da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tome e Príncipe, António Dias, inicia uma visita de 3 à 5 de Setembro à França ao convite do Presidente do grupo privado  francês Frigoulette produtor de chocolate.

Bernard Xueref, é o líder do grupo privado francês, que promove durante três dias nas regiões de Drôme e Lyon conferências sobre um comércio justo e sustentável. A presença do ministro da agricultura António Dias, vai permitir a assunpção de vários compromissos económicos e sociais, entre a Frigoulette Chocolate e a Cooperativa do Cacau Biológico de São Tomée Príncipe, CECAB.

A visita do Ministro da Agricultura, a França, tem como objectivo principal a promoção do Cacau Biológico de São Tome e Príncipe. O Téla Nón apurou que durante o evento o ministro António Dias, inaugurará um novo Centro de Exposição da Frigoulette denominado a Ilha de Chocolate. Isto no dia 5 de Setembro em Lyon.

O Presidente da Chocolateira Frigoulette, Bernard Xueref, que promove a produção do Cacau Biológico em França e outras partes do mundo, dará uma conferência de imprensa conjunta com o ministro António DIAS,  para dar todos esclarecimentos sobre a Cooperativa de Exportação de Cacau Biológico de São Tome.

Inter Mamata

9 Comments

9 Comments

  1. Jornalista Amador

    29 de Agosto de 2013 at 15:20

    Meus parabéns pelo enorme trabalho efetuado e seu reconhecimento a vista.
    Aproveito para apelar ao Sr. Ministro e toda a sua equipa, bem como todos que têm poder e decidem em STP para não se emocionarem, por que porque, por detrás desse convite pode estar um presente envenenado ( se tiverem duvidas, depois explico).
    Aproveitem também para refletir, se o cacau é reconhecido a nível internacional, porque não proporcionar meios par aumentar produção? Mas com politica de cedência de glebas não vamos lá…..

  2. madalena

    29 de Agosto de 2013 at 15:37

    Boa noticia, STP tudo pode ser considerado biológico. Esta dicotomia, biológico e não biológico atrapalha a gestão de um pequeníssimo Estado de 1001Km2.

  3. Pen Drive

    30 de Agosto de 2013 at 6:55

    Recomeçou a era de viagens para os políticos em S. Tomé e Príncipe! Enquanto isto, os funcionários públicos continuam com as mãos no queixo! E a população em geral a ver a quantidade de comida diminuir todos os dias no seu prato!

  4. Arlindo Pereira

    30 de Agosto de 2013 at 9:16

    o Ministro AD está de parabens,precisamos primeiramente manter a qualidade biologica de nossos produtos, depois promove-los.no mercado global os produtos biologicos sao procurados.nos em sao tome como nao temos possibilidade de realizar economia de escala,o nosso trunfo é na qualidade, todos nos sabemos disso, é saber aproveitar. considero que o biologico=natural.o negocio do futuro, é agroalimentar. Senhor Ministro força.

  5. JOAO ALMEIDA

    30 de Agosto de 2013 at 12:33

    O pen drive q aqui opina, deve ter muito poucos megas. Nao diz nada com nexo. Foge sempre aos temas.
    Cresce e aparece.

    • Pen Drive

      2 de Setembro de 2013 at 8:42

      Mas a quantidade de banana e peixe têm aumentados no seu prato? É provável que o senhor seja da classe dos políticos santomenses que nós todos conhecemos e tem estado a ver comida a aumentar todos os dias no seu prato!

  6. Trinta Mil

    4 de Setembro de 2013 at 14:36

    A lista dos pesticidas homologados pelo governo, pode ser uma forma boa de saber sobre a entrada destes agrotóxicos.

  7. ed

    22 de Setembro de 2013 at 22:45

    adoro são-tomé

  8. de apostolo

    2 de Fevereiro de 2014 at 11:39

    o pior para s tome e portugal,alem do brasil-sao os politicos ao serviço do imperio da banca,grandes familias muito muito ricas–que deturpam o biologico-e nos impigem produtos quimicos-que provocam cancro e baixa da imunidade-em vez do biologico-para que a populaçao trabalhadora ,morra mais cedo e nao goze a sua aposentaçao

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top