Economia

Investimento estrangeiro direto em África atinge máximo histórico

CAPE-TOWN, South-Africa, June 26, 2015/ — Apesar de os números do investimento estrangeiro direto (IED) terem caído 8,4% em 2014, o investimento de capital em África subiu até aos 128 mil milhões de dólares, um aumento de 136% relativamente ao ano passado, segundo o recém-divulgado Africa Attractiveness Survey (Inquérito Sobre a Atratividade de África) para 2015 da EY, e o investimento médio aumentou para os 174,5 milhões por projeto, comparativamente aos 67,8 milhões de 2013.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/dhl_logo2.jpg

Photo Charles Brewer: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/charles-brewer-1.jpg (Charles Brewer, Managing Director for DHL Express Sub-Saharan Africa)

Charles Brewer, Diretor-Geral da DHL Express da África Subsariana (ASS) (http://www.dpdhl.com), diz que os dados são positivos para as perspetivas do continente, destacando que o IED na região está a ser estimulado por alguns negócios de vulto, em vez de por muitos negócios de menor escala.

“A perceção do investimento em África é tradicionalmente negativa, aliada ao medo do desconhecido. Porém, em 2014, os investidores tradicionais voltaram a sua atenção para o continente, atraídos pelo forte crescimento macroeconómico e perspetivas para o futuro, melhoria do ambiente empresarial, ascensão da classe consumidora, abundância dos recursos naturais e desenvolvimento de infraestruturas. Estes fatores resultaram num investimento global de capital e na criação de emprego, que atingiram máximos históricos no continente durante o ano de 2014.

Brewer diz que a eficiência das infraestruturas é essencial para garantir o funcionamento eficaz do continente. Atualmente, o subdesenvolvimento das infraestruturas aumentam os custos logísticos, estimando-se que os custos da cadeia de abastecimento sejam até nove vezes mais dispendiosos em África, em comparação com outras regiões do mundo.”

“Com o aumento do IED e a continuação do crescimento macroeconómico, acredito que África poderá ser um centro de poder económico no futuro. A região oferece várias oportunidades por explorar e apresenta um grande potencial de crescimento.”

Brewer diz que é por esta razão que a DHL Express continua a ver a ASS como uma das áreas de crescimento mais importante para os negócios a nível global e, portanto, continuará a investir significativamente na região.

“A DHL Express continua a investir significativamente no plano ‘Lift The Platform’ para a ASS, com o objetivo de expandir a sua capacidade e dar resposta ao crescimento contínuo em todos os mercados. Para este fim, planeamos investir milhões de euros na ASS em 2015. Os principais projetos em curso incluem melhoramentos nas instalações e nos sistemas de gestão de remessas na África do Sul, Quénia, Uganda, Congo, Ruanda, Angola, Zimbabué e Botswana. Mais tarde neste ano, iniciaremos os melhoramentos planeados no Gana, Nigéria, Etiópia, Benim, Camarões, República da Guiné, Gabão, Tanzânia, Maurícia e Costa do Marfim.”

“Além dos melhoramentos nas instalações, estão marcados para este ano vários melhoramentos a nível tecnológico e da frota, juntamente com programas de desenvolvimento para colaboradores e PME.”

“Continuar a aposta e o investimento em infraestruturas líderes de mercado ajudará a ligar África ao resto do mundo e a criar mais oportunidades para as empresas africanas, permitindo-lhes negociar além-fronteiras e com novos mercados de destino. A DHL Express está empenhada não só em ligar os outros países a África, um dos maiores territórios propícios ao crescimento, mas também em colocar o mundo à disposição de África,” conclui Brewer.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Deutsche Post DHL.

Contacto para os meios de comunicação social:

Megan Collinicos

Diretora: Publicidade e Relações Públicas, África Subsariana

DHL Express

Tel.: +27 21 409 3613 Telemóvel: +27 76 411 8570

megan.collinicos@dhl.com

 

DHL – A empresa de logística para o mundo

 

A DHL (http://www.dpdhl.com) é a marca líder mundial na indústria logística. A família de divisões da DHL oferece um portefólio de serviços de logística sem rival, desde a entrega nacional e internacional de encomendas, expresso internacional, transporte rodoviário, aéreo e marítimo até gestão de cadeias de abastecimento industrial. Com mais de 325 000 colaboradores em mais de 220 países e territórios por todo o mundo, ligamos pessoas e negócios de forma segura e fiável, permitindo fluxos comerciais globais. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em expansão, incluindo comércio eletrónico, tecnologia, ciências da vida e saúde, energia, ramo automóvel e comércio a retalho, um compromisso assumido com a responsabilidade social corporativa e uma presença sem rival nos mercados em desenvolvimento, a DHL está decididamente posicionada como “A empresa de logística para o mundo”.

A DHL faz parte do Deutsche Post DHL Group. O Grupo gerou receitas superiores a 56 mil milhões de euros em 2014.

Para obter mais informações: www.dpdhl.com

Imagens de stock disponíveis em: http://www.dpdhl.com/en/media_relations/media_library.html

SOURCE 

Deutsche Post DHL

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top