Bancos avisam quem utiliza ATMs e POS tem que pagar pelo serviço

Um comunicado da Associação São-tomense dos Bancos, enviado ara o Téla Nón, esclarece a opinião pública sobre os custos da utilização dos meios electrónicos de pagamento. o serviço. O BISTP é a primeira instituição bancária que começou a aplicar a decisão tomada em unanimidade por todos os bancos que operam no mercado financeiro são-tomense.

Leia o comunicado na íntegra - COMUNICADO_DA ASSOCIACÃO SÃOTOMENSE_DE_BANCOS

Notícias relacionadas

  1. img
    carlos Tiny Responder

    Não tenho que concordar ou discordar desta vossa decisão, porque é um poder discricionário que vos assiste. No entanto, já questiono a cobrança anual…porque se vão cobrar pela utilização dos meios no acto de operações nas caixas já não justifica voltar a cobrar anualmente…acaba por ser uma dupla cobrança pelo mesmo serviço, o que é ilegal, injusto e usurento. Carlos Tiny

  2. img
    tristeza Responder

    Acredito que cliente nehum quer usar esses serviços sem pagar nada …no entanto nao vejo razão para tal declaracao.
    Agora pergunto o valor descontado anualmente se refere a que taxa se nao ao uso do serviço?

  3. img
    Cobra branca Responder

    É uma vergonha. Voce entrega seu dinhero, eles ganham com o teu dinhero e depois cobram por pegar teu dinhero. Só vao conseguir que muitos atiremos todo o dinhero y levemos para casa.

  4. img
    manuel Responder

    isso é um roubo de grande proporção. já pagamos pela manutenção das conta o banco ganha com nosso depósitos, os extratos, catão dobra 24 etc. hoje você com trezentas mil dobras não podes pedir cheque avulsos e levantar algum dinheiro, e mais.É triste. Esses pormenores não foram tido em conta.. Grandes economista. Com esse tipo de taxas qual é interesse de um funcionário que tem um salário mínimo em ter uma conta banco?
    Isso é resultado de muitos economista que temos e o estado em que o país se encontra

  5. img
    FÉDÉ KÁ DOXI Responder

    Estou de pleno acordo com a cobrança de serviços prestados. Só não concordo é com os montantes atribuídos. O.O limite de levantamento na caixa automática é de 3.000.000,00. Se quiser levantar este montante, às vezes tenho que fazer 3 operações ( custo: 15.750,00) Isso é justo. Multiplique iso por 52 semanas, o mínimo, quanto dá? Quero fazer uma operação, pagando com cheque que é mais seguro. 35000,00 se fizer várias, caso de uma empresa. Isto só me leva a pensar se passo a guardar o meu dinheiro em casa a mercê do gatuno ou então sujeitar-me a esta decisão unilateral do Banco.Isto é roubo.

  6. img
    Addon Tiny da Cruz Responder

    Para falar sobre esta questao começaria por falar da taxa. « De uma forma rapida taxa é aquilo q se paga pela prestação de qualquer serviço» então si os bancos põem um serviço moderno em funcionamente para facilitar os seus clientes q podem fazer o uso de alguns serviços dos bancos a qualquer momento, q nem sempre tambem estes serviços estão disponiveis, é claro e justo q devem cobrar uma taxa por prestação destes serviços. ate aqui tudo normal e sei q os clientes concordam.
    Agora o problema será o montante a cobrar de taxa pelo esse serviço? O valor q se paga anualmente de cerca de Dbs 200 000,00 e qualquer coisa é para que fim? não se pode fazer dupla tributação sobre um mesmo serviço. Eu no meu entender deveria haver uma taxa unica q incluisse atualização do cartão e oa mesmo tempo dos serviço prestado ao cliente pela utilização dos serviços electronico. não devendo esse serviço de levantamento electronico das caixas ser nunca Dbs 5000,00( cinco mil dobras) por cada levantamento que é muito dinheiro para realidade de nosso país. Os Senhores Getores dos Bancos reflitam sobre esta materia. O banco Cental enquanto Banco dos Bancos, Banco supervisor nao pode admitir estas politicas traçadas por bancos.
    Ha uma outra questao que não vou abordar aqui de forma profunda por não ter informações seguras mas deixo só uma introdução( dizem q existem bancos que cobram 2.000 000,00 ao cliente para lhe passar uma simples declaração que comprove q o mesmo não tem qualquer obrigação para com este banco) não sei de onde enventaram isso.

  7. img
    Explicar sem complicar Responder

    Pois foi por isto que expliquei-me dias que o tal anunciado aumento de 12,8% de aumento anunciado pelo governo era apenas FANTUCHADA.
    Aumentaram de uma forma que SAI por esta via.
    OU SEJA:
    Não há aumento de salário nenhum.
    Enquanto isto o preço das mercadorias já disparam no mercado desde o anúncio pelo governo do tal AUMENTO DE SALÁRIO.
    Viva DUBAI.

  8. img
    DÊÇU TÊ WÊ CÁ BÊÊ Responder

    Eu não acho nada normal a cobrança desses valores.O estado é o cúmplice de todas essas asneiras que o bistp está a cometendo, porque o estado bancarizou o salário e o bistp determinou que você só sai de lá se pagares 100 Euros (mais de 2.500.000,00 Dbs), isto significa que quem ganha salário mínimo não tem como sair do bistp. cobra cheque 3 ou 4 vezes mais em relação aos outros bancos. cobra utilização dos serviços ATM e POS,s, isto significa não levantar dinheiro. isto é sacanagem gente. vanos fazer revolução.

  9. img
    capitalismo Responder

    só tenho uma leitura a fazer de tudo isso, está claro que o banco está a compensar a redução da taxa de juro que passou a ser de 17%. então não veem…. é tão simples quanto isso, dão com uma mão e recebem com a outra.
    e o pobre do funcionário é q trabalho condenado feito um escravo e são tão mal compensados. encontra partida, o sr. Acácio multiplica 14, já que a esposa está velha. mesmo as funcionárias do banco não são perdoadas. e ai daquelas q não forem no papo do chefe são lesadas…… que tristeza….

  10. img
    António Mascaranhas Responder

    Meus,compatriotas, é muito fácil de resolver o problema,nós estamos numa economia de mercado(capitalismo selvagem),temos duas soluções,continuar à usar o serviço ou simplesmente, deixar de usar o serviço, recorrendo à outro tipo de serviços por exemplo: emissão de cheques,pagamentos em cash(dinheiro vivo,aumentando mais a economia paralela e ao evasão fiscal), supostamente é o que o governo quer,visto que não consegue REGULAR o mercado BANCÁRIO, tendo em conta a nossa realidade económica,famílias e empresas têm que fazer boicote aos serviços, visto haver alternativas nos serviços e tanta concorrência de bancos em São Tomé e Príncipe.

  11. img
    Ralph Responder

    O que será a taxa cobrada por cada transação? Embora as situações sejam claramente diferentes, na Austrália os bancos não cobram nenhum imposto aos clientes quando levantam dinheiro de um multibanco (ATM) do seu próprio banco. É como se os bancos tratassem isso como um serviço que têm de fornecer aos seus clientes como parte do seu negócio usual. Porém, um imposto é cobrado quando alguém levanta dinheiro de um ATM de um outro banco, para cobrir as despesas incorridas. Este imposto é pequeno, no entanto, e varia entre $2 e $3 australiano por transação. As transações são também sem custo em relação aos POS, com algumas exceções. Na minha opinião, os bancos deveriam absorver quaisquer despesas associadas com estas tecnologias como o custo de propiciar o serviço que os seus clientes exigem. A conveniência pública ganhada da introdução destas tecnologias deveria compensar os bancos pelas suas despesas e, com tempo, gerar cada vez mais transações da parte do povo e, por isso, mais atividade económica.

  12. img
    É só fazer contas Responder

    Só se esqueceram de contabilizar o quanto poupam.
    Se por cada movimento que se efectua nas máquinas, o cliente tiver que ir a um balcão do banco, quantos funcionários serão necessários mais os respectivos postos de caixa?

Deixe um comentario

*