00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Primeiro centro Comercial de STP foi inaugurado

O empreendimento construído com capital privado da República Popular da China, foi inaugurado e nesta primeira fase dá emprego a 70 são-tomenses. As lojas que fazem parte do Centro Comercial deverão ser abertas nos próximos tempos e vão elevar o número de empregos para mais de 200.  O projecto de operadores privados da China, foi lançado em julho do ano 2014. Passou por várias peripécias, mas chegou ao fim.

Construção de centros comerciais na ilha de São Tomé, marcou acção política dos governos dos últimos anos. Em março do ano 2012, o país recebeu a notícia de que vai ter o maior centro comercial da África Central. Notícia dada aos são-tomenses pelo então Primeiro Ministro Patrice Trovoada após uma tournée internacional, que teve escala nos Emiratos Árabes Unidos.

Na altura foi anunciado que um grupo privado dos Emiratos Árabes Unidos, estaria a fazer estudos para instalar o maior centro comercial da África Central no território são-tomense.  «Eles já estão a fazer alguns estudos para depois negociarmos o contrato definitivo. Mas tudo leva a crer que se chegarmos ao contrato definitivo ainda este ano as obras devem arrancar», garantiu o Primeiro-ministro em 26 de Março de 2012.

.De concreto São Tomé e Príncipe, viu o seu primeiro centro comercial a ser inaugurado na última semana e pelas mãos de operadores privados chineses. 

Num mercado liberal, a concorrência é salutar, e pode ser que no quadro da agenda de transformação do país em curso, tudo é possível. Pode ser que o maior centro comercial da África Central, venha a nascer em São Tomé pelas mãos dos Emiratos Árabes Unidos.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Martelo da Justiça Responder

    Construção em São Tomé do maior Centro Comercial da África Central?? Tenho muitas dúvidas!!. Tantas promessas desse Primeiro Ministro que ainda não vi nada. Com todas as dificuldades e as imperfeições que se reconhece, o Centro Comercial dos Chineses já é uma realidade. Para já com a criação de um numero considerado de emprego para jovens e outras vantagens para a economia nacional.
    Foi pena este Governo de ADI não ter permitido a continuação dos grandes projetos do governo de Gabriel Costa apadrinhado por Pinto da Costa. Como estão lembrados, houve tentativa deste Governo para bloquear este Centro Comercial que o Senhor Ministro inaugurou agora com pompa e circunstância.

  2. img
    Carlos Correia junior Responder

    A intenção inicial era e é boa. Mas este Governo meteu a sua colherada no negocio, sobretudo o PT que agora é camba do chinês, e agora está ai esta obra vergonlhosa. Acabamento horrível, ocupação do espaço pouco racional, organização dos produtos medíocre.
    Nem sequer lembraram de limpar devidamente a vidraça.
    Resumindo e concluindo este Centro Comercial, parece um grande Armazém de Cacau no coração da cidade.
    Estragaram a estrada e deixaram-na como está?
    Não sei onde andava o Ministro das Obras Públicas e a sua instituição.
    Péssimo, muito péssimo

  3. img
    explicar sem complicar Responder

    ADI – DESAVERGONHADOS.
    Fizeram tanto,impedindo a construção deste centro.Soltaram Palaies, Motoqueiros ANDIM MÉDIA na rua com a Jornalista dei-a gela TÂMARA ÁGUAS para impedir a construção deste centro.
    Agora pegaram nas próprias mãos e DERAM BOFETADA NA PRÓPRIA CARA.
    ADI com Arlindo Ramos, Kiney etc fora lá com cara de sem vergonha INSIGURAR O CENTRO COMERCIAL QUE NÃO QUERIAM,porque queriam e não não tinham recebido LUVAS nas mãos dos chineses.

  4. img
    Nuno Miguel De Menezes Responder

    In Europe such as Portugal Within Mall Box ATM there, I hope that this center exists commercial payment by credit card and ATM cash too.
    It does not hurt Visa Card Just be internal system only works in Sao Tome and Principe.
    Later maybe My Card Gold goes running in Sao Tome and Principe.

    Na Europa Como Por Exemplo Portugal Dentro de Centro Comercial existe Caixa de Multibanco, Espero eu que neste centro commercial existe Pagamento com Cartao de Credito e tambem caixa de Multibanco.
    Nao Faz mal cartao Visa Seja apenas sistema Interno, apenas funciona em sao Tome e Principe.
    Mais Tarde quem sabe O meu Cartao Gold passa funcionar em Sao Tome e Principe.

    Nuno Menezes
    ( Lincoln, Reino Unido)

    • img
      Eu Responder

      Não sabe português, está a querer falar Inglês. Sinceramente.

    • img
      rapaz de Riboque Responder

      não sejas idiota escreve em português não mostres que es mais esperto do que os outros cara de burro comes os assentos todos vai aprender a escrever portugues

  5. img
    precisamos de pessoas serias Responder

    Sinto-me furioso com com assunto em epígrafe.Porque todos nós temos nossas máquinas do tempo. Algumas nos levam para trás, são chamadas de memórias. Outras nos levam para frente, são chamadas sonhos. Pronto quem ainda não sabe que vivemos de sonho e no sonho.
    Assim Começa o DUBAI.

  6. img
    Madiba Responder

    Centro Comercial de S.T.P. vai empregar 70 santomenses!Quantos postos de trabalho não vai aquele armazém destruir em S. Tomé? Nosso país precisa realmente deste tipo de investimentos? Isto vai mesmo combater a pobreza? Vai mesmo diminuir o desemprego? Vai aumentar o nosso PIB-Produto interno bruto? Vai equilibrar a nossa balança comercial? Onde estavam os economistas aquando da assinatura deste terrível acordo de vender comida e restos de décima quinta mão, num armazém que na Europa nem os porcos rejeitavam? Mas que porcaria é esta de Centro Comercial? Nós os santomenses somos pequeno e pobres mas merecíamos outro tratamento. Mas como é que pega num país entrega um punhado de estrangeiros para que façam dele o que lhes apetece? São libaneses, nigerianos e agora chineses! Onde vamos chegar com esta política de importação exacerbada? E o próprio edifício que é uma autêntica sujeira? Na China faz-se assim?

  7. img
    precisamos de pessoas serias Responder

    Quando vi isso no mesmo momento SORRI com uma vista e CHOREI com outra…

  8. img
    Ralph Responder

    Em inglês, temos uma expressão para descrever este tipo de construção – um elefante branco. O que quer dizer algo grande e caro pelo qual pouca gente quer ou usa. Estes edifícios tendem a parecer ideias boas aos políticos da altura e dão oportunidades fotográficas mas logo acabam por se tornarem inúteis. Espero que isto não seja a verdade neste caso.

  9. img
    Jorge Trabulo Marques Responder

    Ao menos podia ter sido escolhido outro local – Ao lado de uma das mais antigas igrejas, e numa zona história, se não é uma barbaridade, anda lá próximo, pois creio que foi uma opção de mau gosto – Em Portugal, temos os centros históricos das principais cidades, transformadas em autênticos bazares chineses – Agora, também de libaneses e indianos – E. STP vai pelo mesmo caminho: – Dizia-se que a globalização iria trazer mais oportunidades de negócios ao ocidente, mas passou-se precisamente o fenómeno contrário: as fábricas europeias foram deslocalizadas para a China e India, onde a mão-de-obra é paga ao nível da tigela de arroz, e, os artigos ali produzidos passaram depois a ser escoados e vendidos através de milhares de lojas orientais na Europa, África e no resto do Mundo – O recém-eleito candidato republicano, Donald Trump, diz que quer pôr um travão nessa balbúrdia – Longe de admirar o seu perfil mas penso que nisso, tem toda a razão – A liberalização do comércio, apenas favoreceu os países asiáticos e, naturalmente, os ocidentais que jogam com eles
    Ter bem presente o que se passou em Portugal: primeiro com a moda dos Centros Comerciais, agora com a multiplicação dos bazares e centros comerciais orientais –Mais desemprego e miséria – Belmiro diz que sem mão-de-obra barata «não há emprego para ninguém» – Em Portugal, os Continentes da Sonaes e as grandes Lojas dos Pingos doces, arrebentaram com o pequeno comércio e transformaram o Belmiro de Azevedo e o Alexandre dos Santos, nos homens mais ricos de Portugal – Em São Tomé, dizem que o 1º Centro Comercial, vai criar 200 postos de trabalho mas alguns milhares de pequenos comerciantes, vão ficar sem trabalho – Ricos mais ricos e pobres mais pobres – E depois não se estranhe que as pessoas vão roubar para sobreviver Filosofia capitalista, é a de promover o açambarcamento e não o desenvolvimento; servindo-se da mão de obra escrava

Deixe um comentario

*