China vai começar a pescar nas águas nacionais

A Direcção Geral das Pescas de São Tomé e Príncipe, e o sector das pescas da província chinesa de Fuji Sam, assinaram um memorandum de entendimento que abre portas para navios de pesca chineses operarem nas águas nacionais.

O memorandum de entendimento foi assinado no início da semana no gabinete do Ministro das Finanças e da Economia Azul, Américo Ramos. O Director Geral das Pescas João Pessoa Lima e o responsável pelo departamento das pescas da província chinesa foram os subscritores do entendimento.

A delegação chinesa da província de Fuji Sam, composta por 12 membros, garantiu que o entendimento que estava a ser materializado, é resultado directo da visita que o Primeiro-ministro Patrice Trovoada efectuou a província de Fuji Sam em Abril passado, e do compromisso assumido na altura pelo Chefe do Governo são-tomense com o Governador-geral da província chinesa, em matéria de promoção do intercâmbio nível das pescas.

«Estão cá para ver a possibilidade de explorar os nossos recursos e colaborar com o país em diversas áreas como investigação e formação, áreas de intervenção inscritas no memorandum. Vão apoiar na melhoria da gestão sustentável dos recursos piscatórios», explicou o Director Geral das Pescas.

Segundo João Pessoa Lima a equipada província chinesa de Fuji Sam, é composta por empresários do sector das pescas. Já visitaram o país sobretudo as regiões que oferecem potencialidades para o desenvolvimento da pesca industrial.

Após a assinatura do memorandum de entendimento no domínio das pescas, a delegação chinesa reuniu-se com o Primeiro-ministro Patrice Trovoada.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Triste e Desolado Responder

    Agora é que vão ser elas. Quem viver verá. Este país, em menos de 10 anos, vai ter sérios problemas ao nível do controlo e sobreexploração dos seus recursos com consequências graves para as próximas gerações. Tudo isto só por causa da ignorância, má fé, corrupção, incompetência, incúria e irresponsabilidade dos nossos políticos. As praias já estão estragadas, os produtos pesqueiros já estão a diminuir de forma descontrolada, a floresta está a acabar com abate descontrolado das árvores. Agora é a frota pesqueira Chinesa que também vai entrar nas nossa águas para além da frota da U.E. e de outros países. Quem vais fiscalizar estas frotas, em termos de cumprimento de obrigações de sustentabilidade ambiental, se nós nem sequer temos condições para fazer ligação inter-ilhas em segurança. Tudo isto porque querem o dinheiro da China para fazerem umas obras aqui, outras obras acolá, e ganharem eleições. E depois disso tudo? O que é que ficará para as próximas gerações? Tudo isto é muito triste o que está a acontecer. Não sei o que restará a este país no futuro. Que Deus olhe por nós.

  2. img
    Clemilson souza Responder

    Queria ver se fosse são tomé que ia pescar nas águas chinesa ? Os chineses vão usufruir no máximo as riquezas naturais de são tomé eu tenho até pena !

  3. img
    ADEUS A ULTIMO SUBREVIVENTE Responder

    Credo é o Gigante a Pescar minha gente, não basta Milho? vem o navio com alta tecnologia a arrasar os nosso peixinhos, pescador vão morrer de fome ou desaparecer porque tem que ir mais longe pescar. Ó Patrice Trovoada, Levi, Abnildo, Jose Diogo, tenham atenção com certos Negócios. Não podemos ajoelhar muito devido pobreza. vamos leve leve. é único recurso que ainda resta é por isso que temos alguns amigo… cuidado o Patrice não é Santomense…

    • img
      Vexado Responder

      Levi está a fazer hotel, precisa de mais dinheiro para acabar a obra.
      Reparem que o Patricio não assinou nada que o comprometa.

  4. img
    EX Responder

    Essse governo de ADI como quer fazer de tudo pra ver se conseguem dinheiro da China então vão fazer todos tipo de acordo pra conseguirem financiamneto para Campanhas Politicas do ADI, vão doar toda riqueza desse país em troca de dinheiro somente para PT e seus seguidores de ADI.

  5. img
    Pedro Costa Responder

    Se o país não tem meios de controlo a estas embarcações todas, vai ser um problema. O lema é: sirvam-se.
    Como será o nosso país em breve, em termos de recursos marítimos? Será uma calamidade.
    O país tem de ter meios para poder fiscalizar, tanto faz da União Europeia bem como da China. Enfim!

  6. img
    Mé - Zemé Responder

    Por andar das coisas, já não teremos mais acesso aos recursos marítimos, pois são tantos barcos a pescar no nosso mar…essas cooperações deveriam disponibilizar uma percentagem do pescado para o mercado nacional, pelo menos 10%.

  7. img
    Tony Responder

    Acho que nem sardinha vai haver… Aqui está a cooperação da China.

    Stp não tem meios de controlo das pescas nem do mar, não é com 3 lanchas que não andam por falta de combustível e mesmo que andassem não têm a mínima hipótese de controlar seja o que for.

    Stp chegou ao mundo da globalização, mas é uma pequena aldeia para o gigante que vai comer tudo.

    Enfim fico triste, por isto é por não sermos capazes de tratar de nós.

    Fui

  8. img
    Brasileiro Responder

    Já disse em outras ocasiões, que é necessário planejamento prévio para uma exploração sustentável de vosso país, isso vale para os próprios nacionais são-tomenses, bem como estrangeiros, sob a pena de um futuro aterrador.

  9. img
    Brasileiro Responder

    É preciso planejamento ambiental, econômico e social. A maior riqueza que a nação de vocês é o meio ambiente: fauna (incluindo o ser humano) e flora. São necessários estudos complexos de pessoal qualificado, meios de fiscalização (incluindo equipamentos logísticos e de defesa e policiamento marítimo) e legislação especifica para o usufruto do mar, e ainda por cima, é necessário uma taxação (impostos) sobre a pesca em larga escala para que o dinheiro arrecado seja revertido em benefícios diretos à população.Para o bem de uma nação, essas coisas não devem ser resolvidas via canetada políticas não…

  10. img
    Machado Responder

    Camada de ladroes começando por este governo, triste mesmo a ganencia ignorencia desta gente

  11. img
    realista Responder

    Este mais um negocio sujo do governo para conseguir mais milhoes e milhoes para desviarem nosso povo esta fodido , PT esta preparar milhoes de dolares para dar banho akeles k nao lhe conhece.
    ADI EM SAO TOME MPLA EM ANGOLA VAO PERPETUAR NO PODER 40 ANOS COM esse tipo d politca

  12. img
    olivio cardoso Responder

    espero que estas actividade pescatoria vem em beneficio comum nao em beneficio pessoal

Deixe um comentario

*