China vai começar a pescar nas águas nacionais

A Direcção Geral das Pescas de São Tomé e Príncipe, e o sector das pescas da província chinesa de Fuji Sam, assinaram um memorandum de entendimento que abre portas para navios de pesca chineses operarem nas águas nacionais.

O memorandum de entendimento foi assinado no início da semana no gabinete do Ministro das Finanças e da Economia Azul, Américo Ramos. O Director Geral das Pescas João Pessoa Lima e o responsável pelo departamento das pescas da província chinesa foram os subscritores do entendimento.

A delegação chinesa da província de Fuji Sam, composta por 12 membros, garantiu que o entendimento que estava a ser materializado, é resultado directo da visita que o Primeiro-ministro Patrice Trovoada efectuou a província de Fuji Sam em Abril passado, e do compromisso assumido na altura pelo Chefe do Governo são-tomense com o Governador-geral da província chinesa, em matéria de promoção do intercâmbio nível das pescas.

«Estão cá para ver a possibilidade de explorar os nossos recursos e colaborar com o país em diversas áreas como investigação e formação, áreas de intervenção inscritas no memorandum. Vão apoiar na melhoria da gestão sustentável dos recursos piscatórios», explicou o Director Geral das Pescas.

Segundo João Pessoa Lima a equipada província chinesa de Fuji Sam, é composta por empresários do sector das pescas. Já visitaram o país sobretudo as regiões que oferecem potencialidades para o desenvolvimento da pesca industrial.

Após a assinatura do memorandum de entendimento no domínio das pescas, a delegação chinesa reuniu-se com o Primeiro-ministro Patrice Trovoada.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Triste e Desolado Responder

    Agora é que vão ser elas. Quem viver verá. Este país, em menos de 10 anos, vai ter sérios problemas ao nível do controlo e sobreexploração dos seus recursos com consequências graves para as próximas gerações. Tudo isto só por causa da ignorância, má fé, corrupção, incompetência, incúria e irresponsabilidade dos nossos políticos. As praias já estão estragadas, os produtos pesqueiros já estão a diminuir de forma descontrolada, a floresta está a acabar com abate descontrolado das árvores. Agora é a frota pesqueira Chinesa que também vai entrar nas nossa águas para além da frota da U.E. e de outros países. Quem vais fiscalizar estas frotas, em termos de cumprimento de obrigações de sustentabilidade ambiental, se nós nem sequer temos condições para fazer ligação inter-ilhas em segurança. Tudo isto porque querem o dinheiro da China para fazerem umas obras aqui, outras obras acolá, e ganharem eleições. E depois disso tudo? O que é que ficará para as próximas gerações? Tudo isto é muito triste o que está a acontecer. Não sei o que restará a este país no futuro. Que Deus olhe por nós.

  2. img
    Clemilson souza Responder

    Queria ver se fosse são tomé que ia pescar nas águas chinesa ? Os chineses vão usufruir no máximo as riquezas naturais de são tomé eu tenho até pena !

  3. img
    ADEUS A ULTIMO SUBREVIVENTE Responder

    Credo é o Gigante a Pescar minha gente, não basta Milho? vem o navio com alta tecnologia a arrasar os nosso peixinhos, pescador vão morrer de fome ou desaparecer porque tem que ir mais longe pescar. Ó Patrice Trovoada, Levi, Abnildo, Jose Diogo, tenham atenção com certos Negócios. Não podemos ajoelhar muito devido pobreza. vamos leve leve. é único recurso que ainda resta é por isso que temos alguns amigo… cuidado o Patrice não é Santomense…

    • img
      Vexado Responder

      Levi está a fazer hotel, precisa de mais dinheiro para acabar a obra.
      Reparem que o Patricio não assinou nada que o comprometa.

  4. img
    EX Responder

    Essse governo de ADI como quer fazer de tudo pra ver se conseguem dinheiro da China então vão fazer todos tipo de acordo pra conseguirem financiamneto para Campanhas Politicas do ADI, vão doar toda riqueza desse país em troca de dinheiro somente para PT e seus seguidores de ADI.

  5. img
    Pedro Costa Responder

    Se o país não tem meios de controlo a estas embarcações todas, vai ser um problema. O lema é: sirvam-se.
    Como será o nosso país em breve, em termos de recursos marítimos? Será uma calamidade.
    O país tem de ter meios para poder fiscalizar, tanto faz da União Europeia bem como da China. Enfim!

  6. img
    Mé - Zemé Responder

    Por andar das coisas, já não teremos mais acesso aos recursos marítimos, pois são tantos barcos a pescar no nosso mar…essas cooperações deveriam disponibilizar uma percentagem do pescado para o mercado nacional, pelo menos 10%.

  7. img
    Tony Responder

    Acho que nem sardinha vai haver… Aqui está a cooperação da China.

    Stp não tem meios de controlo das pescas nem do mar, não é com 3 lanchas que não andam por falta de combustível e mesmo que andassem não têm a mínima hipótese de controlar seja o que for.

    Stp chegou ao mundo da globalização, mas é uma pequena aldeia para o gigante que vai comer tudo.

    Enfim fico triste, por isto é por não sermos capazes de tratar de nós.

    Fui

  8. img
    Brasileiro Responder

    Já disse em outras ocasiões, que é necessário planejamento prévio para uma exploração sustentável de vosso país, isso vale para os próprios nacionais são-tomenses, bem como estrangeiros, sob a pena de um futuro aterrador.

  9. img
    Brasileiro Responder

    É preciso planejamento ambiental, econômico e social. A maior riqueza que a nação de vocês é o meio ambiente: fauna (incluindo o ser humano) e flora. São necessários estudos complexos de pessoal qualificado, meios de fiscalização (incluindo equipamentos logísticos e de defesa e policiamento marítimo) e legislação especifica para o usufruto do mar, e ainda por cima, é necessário uma taxação (impostos) sobre a pesca em larga escala para que o dinheiro arrecado seja revertido em benefícios diretos à população.Para o bem de uma nação, essas coisas não devem ser resolvidas via canetada políticas não…

  10. img
    Machado Responder

    Camada de ladroes começando por este governo, triste mesmo a ganencia ignorencia desta gente

  11. img
    realista Responder

    Este mais um negocio sujo do governo para conseguir mais milhoes e milhoes para desviarem nosso povo esta fodido , PT esta preparar milhoes de dolares para dar banho akeles k nao lhe conhece.
    ADI EM SAO TOME MPLA EM ANGOLA VAO PERPETUAR NO PODER 40 ANOS COM esse tipo d politca

  12. img
    olivio cardoso Responder

    espero que estas actividade pescatoria vem em beneficio comum nao em beneficio pessoal

  13. img
    Rato Responder

    Ná sá ploviá di fómi, mandá nón cá cumé má cumé fá!!!

  14. img
    Nuno Miguel de Menezes Responder

    China vai começar a pescar nas águas nacionais
    Isso ‘e muito bom e peixe andala ‘e o meu peixe mais preferido em Sao Tome e Principe.
    E supermercado de Sao Tome e Principe os Hoteis a area a area de restauração devem aproveitar dessa mesma situacao.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

  15. img
    Estrangeiro Responder

    “China vai começar nas águas de STP”.
    Aqui está o verdadeira início da cooperação China (República Popular) – São Tomé e Príncipe. E nem sonhem que eles vão seguir os contratos e límites de pesca. Vão simplesmente tirar tudo que poderem. Ou São Tomé e Príncipe preparou-se para controlar os navios de pesca de China?

    • img
      Nuno Miguel Menezes Responder

      Senhor Estrangeiro

      No Estrangeiro parece a mim que tambem ‘e igual, se existir um acordo assinado e reconhecido entre Sao Tome e Principe e a Republica da China e sem haver violacao, as ambas as partes tem o seu proveito.

      O Proveito de Sao Tome e Principe , nao ‘e meter apenas o dinheiro no bolso apenas eu que fico rico e o povo de baixa classe e nivel o povo pobre que assim necessitamos dos mesmos para ganhar as elecoes ficarem sem condicoes de vida sem infrastructura esse mesmo Povo, quando falo o Povo ‘e Sao Tome e Principe incluindo a Ilha do Principe.

      Alguma coisa se Passa alguma coisa Fizeram a Sao Tome e Principe ( A Santa que la anda bem preciosa que assim ameaçam ) se nao deres o que nos queremos Sao Tome e Principe fica mais 800 anos na Pobreza o Povo e sem infrastructura.

      Nao ‘e questao de ter ciumes de outros Paises da Lingua Portuguesa, Sao Tome e Principe apenas duas Ilhas, cabo verde sao vrias Ilhas e estao mais desenvolvidos do que Sao Tome e Principe, sera por ser o Povo de Sao Tome e Principe preferem adormecer no famoso sonho princesa bela adormecida, e quando assim acordam tarde ‘e, nem a geracao dos teus filhos conseguem fazer nada, o que tem teu filho estar na Europa ou prima sua ou minha prima ou familia….

      O Governo de Sao Tome e Principe os mesmos tem que estabelecer as regras e nao se esquecam nao serem BURROS, porque do outro lado existe tambem Pessoas intelegentes, leio o que eles querem se for agradavel se aceita, se nao for agradavel ‘e fazerem como reino unido ESTAMOS FORA, MAIS NO ENANTO OS OLHOS ESTAO ABERTO PARA VEREM A REACAO DOS OUTROS POVOS MAIS E AO CHEGAR PERTO DO ANO 2019 MUDAMOS DE IDEIA FICAMOS, E ISSO ‘E VALIDO ACREDITE.

      Se chama uma psicologia de alto nivel e com essa psicologia se conhece novas historias de outros paises que nem se conhecia neste momento e outras coisas mais que as noticias apenas na TELEVISAO nos fornece a nos.

      Deixa a china Pescar tem que haver acordo e ele acordo o desenvolvimento de Sao Tome e PRINCIPE, E OS PESCADORES DE SAO TOME E PRINCIPE NAO PODEM TER INVEJA DESSA SITUACAO… NA EUROPA ‘E ASSIM EXISTE MAIS DE 1000 QUALIDADE DE PESCADORES E CADA UM CONSEGUE ESCAPAR SEM TER INVEJA feitiço .

      O bebe chora o Pai e a Mae acorda, e amanha o bebe fala vou deixar de chorar e fico com voces… e o Pai aceita sempre que o bebe fique.

      Para economia ficar em condicoes existe jogos e o jogo brexit reino unido sair ‘e valido todos a lutar e mostrar que sem reino unido consiguimos market em verde, e se Europa fica reino unido tambem, game que nao da para explicar aqui.

      Do que viver 2008 geral que assim vivemos, quem criou apenas escreveu o que escreveu, a casual se sair 60.000.00 ninguem conhecia.

      Nao ter medo ‘e necessario Sao Tome e Principe o Povo mesmo sendo Pobre jogar com Pouco o que tem, se ‘e gasoline que assim a Europa necessita olha vos dou por free para pagar a minha divida ate um periodo de tempo, e o carro da uniao europeia necessita mesmos despesa e free todos nos aceitamos, conclusao garantia necessario assim fazer….

      Divida todo o Pis tem e bem grande, aqui no reino unido em Segundo milhares de numero assim 999.999.999.999.999 em divida.

      e milhares de numero assim 888.888.888.888.888 em lucros como limpa o Po, criacao e psicologia que assim o Povo de Sao Tome e Principe Nao conhece.

      Nuno Menezes
      Reino Unido, England

      Foreign Mr

      It seems to me that it is also the same, if there is a signed and recognized agreement between Sao Tome and Principe and the Republic of China, and without rape, both parties have their advantage.

      The Benefit of Sao Tome and Principe, not only put the money in the pocket but I who get rich and the people of low class and level the poor people that we need of the same to win the elections are without conditions of life without infrastructure Even People, when I speak the People ‘and Sao Tome and Principe including Principe Island.

      Something Happens Something Has Been Made Sao Tome and Principe (The Santa who walks it very precious that so threaten) if you do not give what we want Sao Tome and Principe is 800 more years in Poverty the People and without infrastructure.

      It is not a question of being jealous of other Portuguese speaking countries, Sao Tome and Principe only two islands, green cape are several islands and are more developed than Sao Tome and Principe, it will be because the People of Sao Tome and Principe prefer to fall asleep In the famous sleepy princess sleep beautiful, and when so wake up late ‘and neither the generation of your children can do anything, what has your son be in Europe or cousin his or my cousin or family ….

      The Government of Sao Tome and Principe has to establish the rules, and they do not forget that they are not DONORS, because on the other side there are also intelligent people, I read what they want if it is agreeable if it is acceptable, if it is not pleasant, and do as United kingdom WE ARE OUT, MORE IN THE MOVEMENT THE EYES ARE OPEN TO SEE THE REACTION OF THE OTHER PEOPLE MORE AND ON THE ARRIVAL NEAR THE YEAR 2019 CHANGE OF IDEAS WE STOP, AND THAT ‘IS VALID AND BELIEVE.

      It is called a high level psychology and with this psychology we know new stories from other countries that we did not know at this time and other things more than the news only on TELEVISEO provides us.

      Let China Fish there must be agreement and he agrees the development of Sao Tome and Principe, and the fishermen of Sao Tome and Principe can not be afraid of this situation … in Europe ‘AND THERE IS MORE THAN 1000 QUALITY OF FISHERMEN AND EACH ONE CAN ESCAPE WITHOUT HAVING ANYTHING.

      The baby cries Father and Mae wakes up, and tomorrow the baby speaks I will stop crying and I will stay with you … and the Father will accept whenever the baby stays.

      For economy to be in conditions there are games and the game brexit uk leave ‘and it is worth all to fight and show that without united kingdom we get market in green, and if Europe is united kingdom also, game that does not explain here.

      Than to live 2008 in general so we live, who created just wrote what he wrote, to casual if 60,000.00 came out no one knew.

      Do not be afraid ‘and is necessary Sao Tome and Principe the People even being Poor to play with Little what they have, if’ gasoline and that Europe needs looks I give you free to pay my debt until a period of time, and the car Of european union needs same expense and free all we accept, conclusion necessary guarantee so to make ….

      Divide all the Pis has and very large, here in the united kingdom in Second thousands of such number 999,999,999,999,999 in debt.

      And thousands of such numbers 888,888,888,888,888 in profits as clean the Po, creation and psychology that so the People of Sao Tome and Principe do not know.

      Nuno Menezes

  16. img
    Navegador Responder

    Bye, bye peixinhos de São Tomé…

  17. img
    Eduardo Responder

    Espero que a transformação de todo esse peiche pescado pelo chineses no nossa mar é transformado em são tomé com a iniciativa de ter empregos para os são tomenses..

  18. img
    Eduardo Responder

    se não for transformado em são tomé, vai acontecer como cacau. Se cacau transformava em são tomé a fabrica de chocolate poderia existir em são tomé até hoje.

Deixe um comentario

*