Política

Ministro dos transportes e comunicações garante que um barco para assegurar a ligação entre as ilhas chega ao arquipélago antes do fim do ano

O Ministbarcos.jpgro Benjamim Vera Cruz, anunciou que o governo já tem nas mãos cerca de 650 mil dólares para comprar um navio. A embarcação já está identificada, e já nesta semana seguem para a Grécia técnicos nacionais para avaliar a qualidade do primeiro navio a ser comprado pelo estado são-tomense desde a independência nacional.

A morte de mais são-tomenses, na travessia do mar entre as duas ilhas, faz acelerar o processo de compra de um barco para assegurar a ligação marítima. O Ministro das Infra-estruturas, transportes e comunicações, explicou que o actual governo conseguiu retirar verbas de outros projectos para financiar a compra do barco. «É um navio de segunda mão. Nesse momento há uma disponibilidade de 650 mil dólares para o efeito. Acredito que antes do final de Dezembro o navio estará no país», assegurou o ministro.

O ministro que explicou os vários contratempos que impossibilitaram a compra do navio desde o governo de Tomé Vera Cruz, precisou que o navio será adquirido na Grécia, e que a nova embarcação encomendada tem autonomia para navegar até São Tomé.

Técnicos nacionais ligados a indústria naval vão seguir esta semana para Atenas, a fim de avaliar a qualidade do navio que se espera venha a dar se  gurança a travessia marítima entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe.

Abel Veiga

To Top