Política

Líder da Bancada parlamentar do MLSTP/PSD nomeado embaixador de São Tomé e Príncipe em Taiwan

Jorge Amajorge-amado.jpgdo, uma das vozes políticas que mais agitou o parlamento são-tomense nesta legislatura, sobretudo quando o seu partido era oposição, é doravante novo embaixador de São Tomé e Príncipe em Taiwan. O decreto presidencial emitido na noite de segunda-feira, indicou o veterinário de profissão formado na antiga União Soviética como novo embaixador, e exonerou Ladislau d´Almeida que vinha ocupando o cargo em Taipé há mais de 5 anos.

O decreto do Chefe de Estado Fradique de Menezes, justifica a nomeação de Jorge Amado como novo embaixador de São Tomé e Príncipe em Taiwan, como uma necessidade de imprimir rotatividade nas representações diplomáticas.

Ladislau d´Almeida, antigo assessor diplomático de dois presidentes, nomeadamente Miguel Trovoada e Fradique de Menezes, exercia a função de embaixador em Taiwan há mais de 5 anos. Foi o segundo embaixador que São Tomé e Príncipe nomeou desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países em 1997. O primeiro diplomata são-tomense em Taipé foi Ovídeo Pequeno, ex- Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, actualmente representante diplomático do país nos Estados Unidos de América e Brasil.

O terceiro é Jorge Amado. Um político desconhecido no mundo da diplomacia. Foi director da pecuária, ministro da agricultura e pescas, e nos últimos anos líder da bancada parlamentar do MLSTP/PSD. Foi o homem que mais combateu pelo MLSTP/PSD no parlamento conquistando duas vitórias consecutivas, a morte dos governos de Tomé Vera Cruz e de Patrice Trovoada.

A voz de Jorge Amado foi sem dúvidas a mais ouvida na arena parlamentar. Só calou quando o seu partido passou a governar o país, em Junho de 2008. Acabou por não ser indicado como ministro da agricultura no governo de Rafael Branco. Fez a travessia do deserto no parlamento, e agora o país vai sentir saudades da sua voz, da sua política renhida, dos ataques pessoais, dos momentos em que por pouco chegava a vias de facto com outros colegas deputados no hemiciclo parlamentar.

Doravante é diplomata numa ilha formosa, bem longe de São Tomé, Taiwan.

Abel Veiga

To Top