Política

Ali Bongo, presidente eleito do Gabão visita São Tomé

ali-bongo.jpgAli Bongo(na foto), filho do defunto presidente Houmar Bongo, chega esta tarde ao aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe, para visita de algumas horas. O chefe de estado são-tomense, Fradique de Menezes que recebe o presidente eleito do Gabão no aeroporto internacional, deverá ser convidado para participar na cerimónia de investidura do seu homólogo. Segundo fonte da presidência da república, o reforço das relações entre os dois vizinhos estará no centro da reunião, bem como a situação a política a nível da sub-região africana. Ali Bongo, visita São Tomé e Príncipe num momento em que prosseguem os protestos da oposição gabonesa contra a sua eleição. Esta segunda – feira a união dos candidatos derrotados segundo os resultados eleitorais, puseram em marcha um movimento designado “Cidade Morta”.

Uma paralisação do país que vai demorar 3 dias, ou seja até a próxima quarta-feira. Jean Eyéghé Ndong, um dos canditados as eleições que falou para a agência France Presse na qualidade de porta voz do grupo, anunciou o movimento Cidade Morta, que segundo ele visa protestar contra o banho de sangue realizado pelas forças de defesa e segurança do Gabão contra as manifestações da oposição que eclodiram no início de Setembro após a publicação dos resultados que deram a Ali Bongo 42% dos votos expressos nas urnas. 

Segundo a oposição mais de 15 pessoas foram abatidas pelas forças de defesa e segurança, sobretudo na capital económica Port – Gentil. O goveno fala em 3 mortos.

Segundo a AFP(Agência France Presse), o grupo da oposição anunciopu na última sexta – feira, que vai recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça do Gabão , para denunciar graves irregularidades no acto eleitoral, com destaque para três círculos eleitorais. 

A constituição política gabonesa diz que o Presidente da República é eleito por maioria simples, excluindo assim a possibilidade de realização da segunda volta das eleições.

Nas eleições presidenciais de 30 de Agosto último, Ali Bongo arrecadou cerca de 41,73% dos votos, contra 25,88% do antigo ministro do interior André Mba Obame, e 25,22% de Pierre Mamboundou, este último tradicional opositor do defunto presidente Houmar Bongo.

Abel Veiga

To Top