Política

MDFM-PL abandona o Governo de Rafael Branco

simbolo-mdfm.jpgO Téla Nón sabe que o Primeiro-ministro Rafael Branco foi informado verbalmente pelo Presidente da República e Presidente do MDFM-PL Fradique de Menezes, sobre a decisão do partido de abandonar o Governo. Esta manhã por volta das 8 horas, um dos membros da direcção do MDFM-PL vai entregar oficialmente ao Primeiro-ministro a nota que confirma a saída dos 4 membros do MDFM-PL do governo de coligação.

Após reunião da comissão política do MLSTP/PSD na noite de quarta-feira, o Primeiro-ministro e Chefe do Governo, Rafael Branco, disse que não tinha confirmação oficial da saída do MDFM-PL do Governo. «Há notícias e eu ouvi. Aguardo que tão depressa quanto possível haja uma clarificação ou uma confirmação desta notícia. Se eventualmente essa notícia se confirmar eu poderei então fazer alusão as conversas que eu tive com no senhor Presidente da República e Chefe de Estado», afirmou Rafael Branco na sede do MLSTP/PSD.

Mas o Téla Nón sabe que o Primeiro-ministro já tinha sido informado pelo próprio Presidente do MDFM-PL e Chefe de Estado, Fradique de Menezes, sobre a decisão do MDFM-Pl de abandonar as 4 pastas ministeriais do governo de coligação, nomeadamente o Ministério da Justiça, Administração Pública e Assuntos Parlamentares, da Administração Interna, dos Recursos Naturais Energia e Meio Ambiente, e do Trabalho e Solidariedade.

Fonte segura da direcção do MDFM-PL, que esteve reunido na noite de quarta-feira na Favorita, garantiu ao Téla Nón que as 8 horas da manhã de hoje, o Secretário-geral do partido e ministro da administração Interna, Raul Cravid, fará entrega ao Primeiro-ministro da nota oficial que põe fim a presença do MDFM-PL no governo de coligação criado em Junho de 2008.

Crise governamental aberta, no entanto, o MLSTP/PSD que chefia o Governo em parceria com o PCD, goza de apoio parlamentar suficiente, um total de 31 deputados numa Assembleia Nacional de 55 assentos, para garantir a sustentabilidade do Governo até Março de 2010.

Abel Veiga

To Top