Política

Vice-Presidente da Nigéria Goodluck Jonathan, assume interinamente a presidência do país

vice-presidente-da-nigeria.bmpApós o ultimato lançado pelo Supremo Tribunal Federal ao governo, exigindo uma posição clara sobre a capacidade do Presidente Umaru Yar´Adua em continuar a dirigir os destinos do país, a partir de um hospital na Arábia Saudita, o parlamento nigeriano propôs esta terça feira que o vice-presidente Goodluck Jonathan, assumisse interinamente a presidência do país.

O vice-Presidente da Nigéria, já assumiu interinamente a presidência do país mais populoso de África. Nigéria com 150 milhões de habitantes, viu o seu Chefe de Estado, Umaru Yar´Adua, ser hospitalizado na Arábia Saudita desde 23 de Novembro de 2009.

A incerteza que tomou conta da administração central do estado, por causa da longa ausência do Chefe de Estado, provocou também várias manifestações políticas, exigindo a renúncia do Presidente eleito em 2007.

A imprensa nigeriana dá conta que na última terça – feira, as duas câmaras do parlamento nigeriano, o Senado e a câmara dos representantes, adoptaram uma resolução em que é atribuída ao vice-presidente Goodluck Jonathan, a responsabilidade de presidir interinamente os destinos do país.

O Presidente da República Umaru Yar´Adua, está hospitalizado na Arábia Saudita. Sofre de problemas cardíacos e de complicações urinárias.

Abel Veiga

To Top