Pinto da Costa regressa a vida política activa

pinto.jpgO antigo Presidente Manuel Pinto da Costa, anunciou o regresso a vida política activa, na reunião do conselho nacional do seu partido o MLSTP/PSD realizado no último fim-de-semana. Indicado como provável candidato as eleições Presidenciais de 2011, Pinto da Costa, disse que podem contar com ele para aglutinar vontades dentro e fora do MLSTP/PSD para promover mudanças e progresso em São Tomé e Príncipe.

20 Anos depois de ter deixado o Palácio Presidencial, Manuel Pinto da Costa, que dirigiu São Tomé e Príncipe nos primeiros 15 anos depois da independência nacional, anunciou que está de regresso para mais uma batalha política. «Vim para me juntar a vós porque quero reiterar a minha disponibilidade em contribuir activamente para que São Tomé e Príncipe, possa abrir janelas de oportunidades de desenvolvimento, e evitar definitivamente enormes riscos de entrar em espiral de decadência irreversível», afirmou Pinto da Costa.

Discurso cortado com aplausos intensos dos membros do conselho nacional, Pinto da Costa que já perdeu três batalhas eleitorais para a presidência da República, deu sinais claros que em 2011 o seu nome vai constar da lista dos candidatos a presidência. Para isso defendeu a aglutinação de vontades dentro e fora do MLSTP/PSD, para provocar mudanças e progresso de São Tomé e Príncipe. «Podem, contar comigo», precisou o ex-presidente da República.

Com 72 anos de idade, Pinto da Costa, está de regresso a política activa. O primeiro presidente de São Tomé e Príncipe, avisou no entanto que não tem varinha mágica para resolver os problemas do partido nem tão pouco do país. «Quero também deixar claro que não possuo alguma varinha mágica para pessoal e automaticamente mudar o MLSTP/PSD ou o país. Tanto mais que nem mesmo o título de ditador que os meus detractores tentaram atribuir-me me confere forças para um exercício político que não saberei praticar», concluiu.

Note-se que recentemente em entrevista ao programa de debates da TVS, o Primeiro Ministro e Presidente do MLSTP/PSD, Rafael Branco, disse que o partido apoiaria sem margens para dúvidas uma candidatura de Manuel Pinto da Costa a Presidência da República.

Abel Veiga

  1. img
    noda bakatxi Responder

    Escolher entre Pinto da Costa e Fradique de Menezes, é como decidir entre a morte e o coma. Vamos ver o que é que isto vai dar!!! É bom saber que o povo tem o dom da eutanásia, e os políticos o dom da ressureição. Quando é que termina este entroncamento : Pinto da Costa-Miguel Trovoada-Fradique de Menezes?

  2. img
    mina de telá nóm Responder

    Doctor Pinto da Costa com todo respeito … queri diser – te que senhor poderia abandonar a vida Politca … Pork vç ja deu o k tinha pra dar … Queremos inovação queremos mundaça …vç pensam k Santomé e Prinçipe é propriedade vossa que quando querem entra e sai e povo são bandos de ovelhas que andam na vossa trás …quero diser – te k santomenses estão de olhos aberto … esse não é aquele povo que voçes andaram a enganar … durante tanto tempo ( Doctor Pinto da Costa … Miguel dos anjos da Cunha Lisboa Trovoada …e Fradique Meneses ) ..voçes ja tomaram xeque mate …agora deixa outros Governarem … NÃO queremos vçs num poder … Senhor depois de sair da Presidençia ..desapareçeu … não ocupou nenhum cargo publico ..não abriu nenhuma Empresa pra criar posto de emprego pra Jovens santomenses … senhor não criou couperação pra abrir faculdades ..çentro de ensino profissional pra ajudar aqueles k mas neçessitam … não criaste condições pra criar novo hospital … quando abandonaste a presidençia , viraste costa pra povo santomense … agora xta a vir como salvador da patria …brincadeira né … Santomenses xtão a viver numa pobresa estrema por causa de cosçiençia dos nossos politicos …. Os meus avós sofreram ..meus Pais sofreram ..eu sou a mundaça … Abaixo pinto da costa ..abaixo impocresia …abaixo pobresa … viva inovação ..viva … trabalho

  3. img
    kwá telá Responder

    Manuel Pinto da Costa ..pork do interese a Presidençiais 2011 .. Será k ficaste pobre e queres de novo inrequeçimento façil ..ou queres mas um cargo pra teu curriculum … Achas k santomenses são um bandó de ovelhas que voçes mandam e desmandam … Senhor nada fes pra melhor do País … não criou nenhuma empresa de forma ajudar os seus irmãos santomense .. .
    Melhor abandonar vida politica pork queremos k nova geração dirija o nosso País … não queremos trovoada ..Pinto nem Fradique … vçs foram a causa do descalabro de São Tomé e Prinçipe

  4. img
    códó gincu Responder

    Por que paragens andou o senhor pinto da costa durante 20 anos após a abertura do país ao pluripartidarismo? Será que só sabe ser presidente? ou seja, terá licenciado ou doutorado em presidente “profissão que desconheço”? qual foi o seu contributo para combater os males que enfermaram e enfermam a nossa sociedade? tome juízo e vá tocar a sua guitarra para outras paragens, basta o mal que nos fez durante 15 anos de presidente omnipotente e todo poderoso cujo mandato deixou cicatrizes visíveis até hoje como a corrupção, abuso de poder, desrespeito à coisa pública, anarquia, o desleixo “deixar andar” e a impunidade sequelas consequentes do mandato pinto da costa. portanto ex.mo senhor dê meia volta e regresse ao local de onde saiu e de onde não devia ter saído nunca. bem haja o actual governo e suas medidas revolucionárias.

  5. img
    A.G Brasil Responder

    eu aconselho a senhor pinto da costa a nao se canidatar, isto pork estamos na era da mudança e senhor ja esta cansado , o melhor é deixar isso para um jovem,em santome o povo esta esperto nada de cara velha , keremos um presidente novo

  6. img
    Pedro Barreto Gomes Responder

    Estou muito satisfeito com a anuciasão do regreçe da vida pulitica do Manuel Pinto da costa porque estão sempre a dizer que ele que afundou s.tome e principe e então esta na hora de lhe darem esta unica e ultima oportunidade de concertar uo rezolver esta mizeria em que o nosso pais se encontra e se ele deichou na mizeria ele vai o tira-la da mizeia e bom que os são tomences fic a lembrar e que reelembre que o senhoa fradique nos seus 10 anos de mandato não procaria nenhuma para o nasso povo so se cuidou do seu negocio e mais nada (Acorda povo de são tome e Principe).Assinado- Kiballa– Ney…………………

  7. img
    Jose Carlos de Almeida Responder

    Outra vez?
    Este Sr. nao aprende as liçoes do passado , e preciso ter mt coragem

  8. img
    Suásuá Pires Responder

    Meus senhores, respeite a opiniaõ pública para quê que voces existem ! não para devulgar o que povo sente, então a onde vamos com toda essa timides disse e volto a repetir em poucas palavras :

    Temos que acabar com anarquia que existem no patrimonio do povo temos que acabar com imonidade de alguns, então se o ser humano tem direito porquê priva-lo do direito que tem a onde esta a imunidade do povo ? o povo esta cançado de tanta injustiça… para quê temer da verdade … Digo de fundo do coração seja bem vindo Camarada Dr. Manuel Pinto da Costa.
    Assinado, Suásua Pires

  9. img
    Diem Responder

    Meus Caros
    Chamo atenção a aspecto de credibilidade das sondagens tendo em conta a qualidade técnica e metodologia cientificá a adotar. Penso que certas individualidades deveriam ter atenção na organização e realização de sondagens, seja de que natureza for. E por outro lado, os próprios canais de comunicação e divulgação dos resultados devem conferir essa a qualidade e o rigor técnico para não porem em causa o seu prestigio e imagem. (não basta fazer notícias por fazer, há responsabilidade na verdade e no rigor). Curiosamente não vejo publicado a ficha técnica desta sondagem, publicada aqui em forma de notícias. Obrigado

  10. img
    Mendes Tavares Responder

    N. C.
    Acho que lhe conheço e bem. Para ja os sentimentos de pesar!
    O Pinto mandou encomendar viaturas, novas, lembras? O falecido Novito, Amancio, tinha uma!
    O teu velho, tinha direito? ou não?
    Nem mercadoria na loja o velho tinha para vender por causa do regime, teve que fechar a loja,Queres Pinto Outra vez? aserio?
    Nem jaca para comer era um perigo, Queres Pinto?
    Obrigado!!. nem transporte par ir a escola, tanto tempo sem liceu na vila, nem secundaria. Valeu. Se calhar odeias o candidato favorito!!!
    Depois falamos em Londres. Nem a tua rua foi calcetada 15 anos, querres Pinto???

Deixe um comentario

*