Política

Nigéria tem novo governo

cenigeria.jpg30 dias depois de ter assumido a direcção do país, devido a doença prolongada do Chefe de Estado eleito Umaru Yar’Adua, em 2007, o vice-Presidente da Nigéria Goodluck Jonathan decidiu criar um novo governo. O novo executivo empossado esta semana conta com 38 membros.

O presidente eleito Umaru Yar’Adua, regressou a Nigéria em Fevereiro último após dois meses de tratamento na Arábia Saudita, mas continua muito debilitado e incapaz de exercer o cargo de Presidente da República. O vice-presidente Goodluck Jonathan é o homem forte do país mais populoso do continente africano.

Para vincar o seu poder, Presidente Interino da Nigéria, demitiu o governo criado por Umaru Yar’Adua, tendo submetido ao senado uma nova lista governamental com 38 membros. A imprensa nigeriana informou no início da semana que a lista do novo governo foi aprovada pelo senado o que permitiu ao Presidente Interino dar imediatamente posse ao novo executivo.

A imprensa nigeriana adianta que apenas 14 membros do anterior governo, foram reconduzidos. Analistas nigerianos consideram a remodelação do executivo como uma demonstração de força do Presidente Goodluck Jonathan, afastando assim do poder os seus contestatários, ou melhor, os membros do governo que contestam a sua ascensão a presidência em substituição do Chefe de Estado Umaru Yar´Adua.

Com 150 milhões de habitantes, Nigéria é o oitavo maior produtor mundial de petróleo. O novo governo tem a missão de conduzir os destinos do país até p primeiro semestre de 2011, altura em que deverão ser realizadas as eleições presidenciais.

Abel Veiga   

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top