Política

Deputado Adelino Izidro abre apenas uma ponta do véu da cumplicidade política com Rafael Branco no derrube de dois governos em 2008

O feitiço voltou-se contra o feiticeiro. Adelino Izidro deputado do MLSTP/PSD e braço direito de Rafael Branco na orquestração de acções políticas de terra queimada, e que provocaram a queda de dois governos em 2008, até a ascensão do líder da oposição ao cargo de primeiro-ministro, já começou a desvendar segredos escondidos no passado.

No púlpito do parlamento onde no passado várias vezes, desferiu ataques violentos contra sobretudo o governo da coligação MDFM-PCD, até o derrube deste, Adelino Izidro agora de costas viradas com o Primeiro-ministro Rafael Branco, decidiu abrir uma pontinha do véu. «A quando do Governo do MDFM-PCD, eu aqui deste púlpito fiz muitas denúncias de corrupção, porque eu não comungava com a forma como se geria os bens públicos. E eu nunca fiz isso sozinho. Fiz devidamente orientado e estudado pelo actual líder do MLSTP, e primeiro-ministro Joaquim Rafael Branco. Eu nunca fiz aqui nenhuma denúncia seja contra quem quer que seja, que o doutor Joaquim Rafael Branco não desse autorização para fazer», declarou.

O feitiço daquela altura surtiu efeito. Adelino Izidro e Jorge Amado, este último actual embaixador de São Tomé e Príncipe em Taiwan foram os valorosos soldados da luta do MLSTP/PSD de Rafaelo Branco que negava querer ser governo antes das eleições. «Na vida tudo é fácil comprar e negociar, mas a minha dignidade como tal não negoceio, a algum tempo fui a praça pública, a semelhança daquilo que eu fazia no passado, denunciei todo um conjunto de actos de corrupção, praticados pelo Doutor Carlos Tiny e o Primeiro-ministro Rafael Branco, porque achei que tenho uma imagem e dignidade a defender», reforçou o deputado.

Dentre as denúncias de corrupção feitas por Adelino Izidro, contra o primeiro-ministro e o governo, o destaque vai para o negócio de compra e venda da ENCO pela Sonangol. Um processo, que ganhou dimensão mais grave quando o tribunal de contas, veio confirmar que efectivamente parte dos 22 milhões de dólares resultantes da venda da ENCO, ou seja, mais de 900 mil dólares não entraram nos cofres do estado.

Talvez porque está a ser acusado de estar ao serviço de outras forças politicas para prejudicar o seu próprio partido o MLSTP/PSD, através das denúncias de corrupção, Adelino Izidro, disse que nunca deixará de ser militante social-democrata. «Quero dizer aos militantes e ao povo que não obstante estar suspenso da direcção do MLSTP, continuo a ser militante do MLSTP, porque de lá ninguém me tira. Jamais sairei e jamais irei para nenhum outro partido. Não sou como aqueles que recebem dinheiro dos outros partidos. Quando denunciei a corrupção, não o fiz financiado por ninguém. Porque andam a dizer que há partidos políticos que me pagaram 50 mil dólares. Eu não faço isso por encomenda, mas sim por dignidade própria», sublinhou.

Adelino Izidro sabe que a sua intervenção no plenário da Assembleia Nacional, era de despedida. «Não vou estar na lista dos deputados para a próxima legislatura, porque eu entrei em rota de colisão com o actual primeiro-ministro Rafael Branco. Com os corruptos eu não alio. Eu vou ficar como militante do MLSTP. Eu pertenço ao MLSTP de Carlos Graça, de Fortunato Pires, de Posser da Costa e de Pinto da Costa. O MLSTP de Rafael Branco é para se esquecer», repisou.

Porque o ministro dos negócios estrangeiros e cooperação, Carlos Tiny, anunciou o projecto de criação de uma escola de formação superior em medicina no país com apoio financeiro da Venezuela, Adelino Izidro membro do partido do ministro, contesta e alerta para o perigo de surgir mais casos. «O hospital central não trem seringa para fazer uma injecção. O hospital central não tem água, e não tem medicamentos. Os enfermeiros não podem falar porque estão coarctados. E nós estamos preocupados com uma escola de medicina. Porque não convencer a Venezuela para construir um hospital de referência, para apetrechar o hospital central com meios de diagnóstico?», interrogou, para depois acrescentar que «Venezuela é alguma coisa que cheira mais a corrupção. Uma escola de medicina vai ser um elefante branco. Porque não temos massa crítica. Mas como envolve dinheiro de Venezuela, claro. E tinha que ser mesmo Carlos Tiny. É mais um negócio de Carlos Tiny», concluiu.

Note-se que recentemente o deputado Adelino Izidro, escreveu uma carta ao Presidente da República onde reforça as acusações de corrupção feitas contra o Primeiro-ministro e o ministro dos negócios estrangeiros e cooperação. Na carta Adelino Izidro diz que está a ser perseguido e pressionado por causa das denúncias de corrupção que tem feito. No entanto responsabiliza Rafael Branco e Carlos Tiny por qualquer coisa que lhe possa acontecer, e que ponha em causa a sua integridade física.

Abel Veiga

    68 comentários

68 comentários

  1. cesario verde segundo

    19 de Maio de 2010 as 6:00

    é mesmo assim rapazito, se tudo aquilo que dizes é por dignidade propria. mereces o meu aplauso!!! clap, clap, clap….

  2. Valentim

    19 de Maio de 2010 as 8:49

    Muito bem Srº. Adilino Izidro temos que acabar com está corrupção em S.tomé e Príncipe, todos deveriam fazer como Srº., falar verdade é disto que a População Santomense precisa saber, saber quem é quem neste território.

  3. Jacinto

    19 de Maio de 2010 as 9:11

    Soube-se desde sempre, que Sr. Rafael Branco é uma “raposa velha”. Quis sempre o poder, por isso fez tudo que acho que tinha que fazer para derrubar o Sr. Tomé Vera Crus e o Dr. Patrice Trovoada do poder. Esperemos que as instituições competentes façam o seu trabalho no sentido de se apurar as responsabilidades.

  4. Abreu

    19 de Maio de 2010 as 9:55

    Isso mostra a sua dignidade, merece a nossa atenção.
    muitos deveriam fazer o mesmo.

    Obrigado

  5. Xnove

    19 de Maio de 2010 as 10:04

    Boa, é assim que se fala, a ser verdade go on guy, denuncie que estamos numa democracia e ponhe a sua vida a salvo tbm, pq se nao pretendes fazer parte da corrupçao podes crer que vais incomodar muitos que gostam de tal ato…este MLSTP ja nao é a mesma coisa.

  6. Queixada

    19 de Maio de 2010 as 10:52

    Congratulo com a coragem deste Homem, para denunciar os actos de corrrrupção que vem assolando a nossa terra que é de todos nos e não de uma duzia de malfeitores.

  7. Jorge Jose Da Mata

    19 de Maio de 2010 as 11:44

    Boa Dr Adelino. Coragem e abre o olho. Dentro do partido inferno cheira. Falta a parte dos terrenos do sr Alcino Pinto e outros supercorruptos.

  8. saotomense

    19 de Maio de 2010 as 12:30

    Força Dr. Adelino, apesar de tudo faz bem denunciar, o senhor ganha mais uns pontos junto ao povo….. Defenda sempre os bons ideais…..Estamos consigo

  9. edgar (london)

    19 de Maio de 2010 as 12:40

    ja dizia o Victor Hugo ” quanto mais conheco o homem mais gosto de animais” viva o A. Izidro

  10. lufi

    19 de Maio de 2010 as 12:45

    ISSO AI SR. ADLINO TEM QUE FALAR PRA ACABAR COM ESSE LADROES ESSE E CURRUPTOS SO SENHOR PDOE FALR PK POVO NAO TEM COMO FALR DOU SENHOR MOIOR FORÇA PRA DENUNCIA ESSES LADROES TODOS ELS TENHEM QUE SAIR DE POLITICA

  11. Falta de caracter

    19 de Maio de 2010 as 13:23

    O deputado Adelino Izidro diz que faz isso por caracter proprio. Não acredito que seja caracter mais sim despeito, porque se teria caracter não se uniria ao Dr. Rafael Branco no passado a fazer algo que hoje diz não ser correcto. Quém tem caracter e diginidade propria a mantem sempre. Não passa que um oportunista.
    Da vergonha como ainda continuam com esse tipo de atitudes no parlamento.

    • line

      26 de Agosto de 2011 as 23:31

      se eu fosse a se, eu calava a boca e sabe o porqûê, pk voce ñ sabe quais foram os motivos pra o Sr. A.I estar ao lado do R.Branco antes. seja mais inteligente a pensar e a tirar coisas da boca

  12. Filho de Deus

    19 de Maio de 2010 as 14:23

    AXO QUE ESTE HOMEM DE NOME ADELINO, ESTÁ A FASER ALGO JOGO QUE NÃO SABEMOS, OU SEJA TALVEIS QUER ANDAR EM CORDA BÁMBÁ DE UM LADO PARA OUTRO COMO FASEM OS CHAMADOS « CHICO »

  13. mariana salvaterra

    19 de Maio de 2010 as 14:25

    “cheque and balance” Um elemento antes de representar o povo,o seu carácter,e a sua conta bancária no interior e no exterior e o seu “curriculum vitae”,tem que se passar a pente fino!..Isto se faz em todo o país civilizado!..e dai o poder lesgislativo indenpente tem a autoridade de verificar o bom termo dos casos de conflitos de interesses e roubos ,se o servidor possuir mais do que o salário que lhe for pago, é claro que ele esteja a roubar e a lei tem que actuar,nao ninguém acima da lei!.. Olha que o mundo está atento desses nossos de infantilismos e querelas, e distraccoes .em vez
    de unirmos nos deveres sagrados da pátria na irradicacao do analfabetismo, e do atrazo colonial…habitacoes condignas,latrinas,agua potável.uma agricultura diversificada etc etc. 30 anos independencia golpes de estados e contra golpes todo tipo de distracoes e desmando,olha cá fora eles dizem que querem tirar-nos a peróla!.. uniao progresso e vigilancia!..há escolas de mercenário bob denard tem os seus seguidores e eles estao atentos!…atencao eu vivo num pais nordico ouvi a falar de s.tomé!..do paraíso…podiamos fazer disso o nosso monaco!…vigilancia e maturidade africa desperta!..filhos meus.

  14. Gil

    19 de Maio de 2010 as 15:15

    Política é política, só posso dizer o seguinte, o único homem justo que habitou a face da terra foi o nosso Senhor Jesus Cristo.
    Os políticos são-tomenses vão começar a ganhar vergonha, quando um ou dois deles, falo desses “peixes grandes” forem condenados e ficarem encarcerados durante o bom tempo. Pois, enquanto reinar a impunidade continuarão, ao contrário de vergonha, felizes nesse “paraíso” de roubalheira…
    De qualquer forma, força Sr Adelino Izidro. O que dá pena de assistir, é que as denúncias nunca passam disso. Apenas para refrescar, como ficou o caso dos 5 milhões cedidos pelo Brasil!? E olha que isso foi um passado recente… Enfim…

    • Miacouto Pedroso

      20 de Maio de 2010 as 0:15

      Meu caro Gil , os 5 milhoes cedido pelo Brasil , simplesmente ficaram pra serem colocados nas costas do povo santomense uma vez mais como sempre. Desde que STP tornou-se independente que Rafael e Dr Carlos Tiny fazem parte das decisões de país e até agora nada mudou , é so robalheira e nada mais, sumiram com 5 milhoes , sumiram com verba da enco , superfaturaram o navio principe, tudo isso em menos de dois anos , e que mais vão fazer?
      Só esses senhores acerebrais ainda não entenderam que a mentalidade do povo esta mudando.Pena que ao tirararmos ladrões acabamos colocando ladrões, porq se não vejamos:
      Oque seria esse PCD? partido de uma maioria sem escrupulos onde só pensam em poder?
      E oque seria esses deputados do ADI , que recebem propinas pra levantarem dedo?
      Uma vergonha

  15. jorge

    19 de Maio de 2010 as 15:52

    E MA NADA!

    FORÇA QUE A VERDADE VEM DE CIMA!

  16. R.Barros

    19 de Maio de 2010 as 17:52

    Irónia irónia, é ver que o senhor hoje esta contra o lider do seu partido, o que me passa pela cabeça, é o seguinte será que foi lhe negado algum pedido por parte do primeiro-ministro? ou será que apresentou, ou melhor dizendo, expôs este caso de corrupção apenas por vingança ou amor a pátria? Outrora foi o seu mentor e o senhor levianamente o obdeceu, ajudou na queda de um partido ou seja na queda daquele que seria o mais justo, tendo em conta as eleições o nosso primeiro ministro(segundo o senhor devido” quando do Governo do MDFM-PCD, eu aqui deste púlpito fiz muitas denúncias de corrupção, porque eu não comungava com a forma como se geria os bens públicos”). Mas como o nosso pequeno mundo esta sempre a dar volta sentiu a mão pesada de quem outra ora o fez carinho. O seu comportamento é indigno para a profissão que exerce, pois deveria ser éticamente exemplar, deveria pensar e obedecer o que a maioria quis e não naquilo que convinha os seus interesses. Agora terá arranjar soluções. Contudo é o próprio pinto da costa quem dá o máximo apoio ao presidente do seu partido.

  17. Pedro

    19 de Maio de 2010 as 18:55

    Isso é uma zanga de comadres! Não dará em nada minha gente.

    Fuiiiiiiiiiiiii

  18. Idalecio Jesus

    19 de Maio de 2010 as 20:24

    Tomará o nosso povo possa responder da melhor forma esses atos delapidatórios.
    Tomará os nossos pais primos e tios estejam atentos a isso tudo.
    Tomará essa inercia que sempre norteou esse povo com esse leve leve possa ser extinguido esse ano.
    Tomará Rafael Branco e Carlos Tiny não apareçam nunca mais.
    Tomara alguns dirigentes do PCD estejam mais comprometidos com o bem estar desse povo e desenvolvimento sustentavel desse povo do que meramente estar no governo.
    Tomará os nosso pais e o povo de STP se lembre que os vossos filhos primos e vizinhos estão no BRAZIL E QUE DESDE QUE RAFAEL BRANCO É CHEFE DE GOVERNO SÓ RECEMOS BOLSA UMA UNICA VEZ o seja cerca de um ano que não recebemos bolsa isso é um feito HISTÓRICO.
    Tomará pessoas com responsabilidades e que entendam alguma coisa possa aparecer esse ano e fazer alguma coisa por esse povo.
    TOMARÁ 150 mil possas possa não mais significar muito em termos de planejamento.
    TOMARÁ aja homens com cerebro nesse proximo governo e que possam ser expurgado de uma vez por todos esses senhores que desavergonhadamente assumiram o poder ao gritos que que na verdade so vieram para vender a enco sem concurso em mais uma manobra , comprar um navio super facturado, prometer isso e aquilo aos recem formados como coloca-los em mercados estrageiros, e por fim ficamos vendo o navio aos trancos e baranco encalhando aqui e acolá.
    VIVA A DEMOCRACIA e a LIBERDADE DE EXPRESSAO .
    O vosso tempo esta chegando ao fim.

  19. simao amaral fernandes da costa tebus

    19 de Maio de 2010 as 21:36

    Já temos quem denuncie; falta alguém q tome medidas

  20. simao amaral fernandes da costa tebus

    19 de Maio de 2010 as 21:50

    de onde proveio à riqueza desses senhores?
    porquê q n declaram ao tribunal os bens q têm antes de assumir as responsabilidades?
    porquê q os tribunais n investigam essas riquezas?

  21. N.CAPELA(BIRMINGHAM)

    19 de Maio de 2010 as 22:53

    Meus queridos compatriotas,depois de tudo o que ja aconteceu(actos de corrupcao)neste nosso rico e miseravel S.T.P,nem sei se devo aplaudir e louvar ou criticar e condenar esse acto do Dr Adelino Isidro.
    A verdade porem e que todos esses politicos deveriam ser expurgados e insenerados da arena politica santomense desde as suas primeiras geracooes ate as ultimas de forma que nao contaminacem as geracoes vindouras

  22. ALEX SACA PAPO

    19 de Maio de 2010 as 23:52

    NÃO FAÇO A MINIMA IDEIA DE QUEM ESTEJA CERTO OU ERRADO, MAS UMA COISA TENHO CERTEZA: QUE O BARCO VAI AFUNDAR E MUITOS ‘GANDUS’ VÃO A PIQUE.

  23. Edson Costa

    20 de Maio de 2010 as 2:04

    Mais uma vez estamos todos a assistir a mais um episòdio triste da politica santomense. Eu pergunto, o que fez o tribunal de contas perante este vergonhoso acto de corrupção na ENCO? Tomou algumas medidas? Quais? Jà apuraram os factos? Quem é culpado (a)? Jà foi punido? Meus senhores este bla bla bla, é a conversa de sempre que em nada darà! O paìs nunca mudarà enquanto estiver a ser governado por estes pseudo-politicos, que sò pensam em abocanhar o bem comum!

  24. Edson Costa

    20 de Maio de 2010 as 2:11

    Ainda ninguém me explicou a razão pela qual este personagem se voltou contra o seu lìder (Rafael Branco). Serà q sò agora descubriu que ele é corrupto? E quando andaram este tempo todo unidos com a sede do poder durante o governo do senhor Tomé Vera Cruz, não havia corrupção?Senhor A.Izidro, como santomense fico feliz e grato com a sua coragem em querer defender a coisa publica, mas algo me diz que esta història està muito mal contada. Por favor revela a verde completa e total ao povo!

  25. gino

    20 de Maio de 2010 as 7:24

    hey cara e verdade o man rafa e camalioa perigosso, sabes que ele foi dos primeiros grupos de M ele passau naquelas escolas de Man Pela Man M, man FRELA, nao viste como que ele consegui derroubar o Mn PAT? o man Teny E SO BLA BLA, ele vai na boleia, lhe levam porque o gaujo e bom nas apresentacao de projectos em Pawer Point, por isso lhe deram o tacho dos foreing Business,mas e isso o pUTO aDELINO i ZIDRO PARECE SER o chiwawa, mas como nao conseguei ter o wysky DESTA VEZ SO LHE DEREM FRUTA PAO COM OSSO DE PEIXE VOADOR ELE REVOLTOU( WYSKY, COMIDA ESPECIAL DOS CAES)DO MOLADOO, os grupos de man RAFA ameacaram o buddy dele O QUINTAS, ja viram? os dois sao BUDDYS, QUINTAS IZIDRO

  26. Carlinho Tiny

    20 de Maio de 2010 as 7:30

    Feitiço virou contra feiticeiro……..viva IZIDRO

  27. Santola

    20 de Maio de 2010 as 8:12

    muito bem Sr. Adelino Izidro. Temos que acabar com corrupçao na nossa Terra só assim poderemos crescer e desenvolver mais. Tenha cuidado com a sua vida pois ela está mesmo em perigo.Se todos os politicos fossem como o Sr. talvez isto nao estaria assim.

  28. fidelito

    20 de Maio de 2010 as 8:28

    É mesmo assim meu mano. Denuncia esses “manos que têm mais que 500.000 dolares em casa.
    Mas, não será porque o meu mano não teve aval do “outro” para “o tal projecto” que rendia comissão de um milhão????
    FALA CLARO!!!
    fidelito

  29. Filho de Deus

    20 de Maio de 2010 as 9:12

    ÓÓÓÓ SE FOSSE EU TAMBÉM FARIA O MESMO ENTÃO EU SOU ADVOGAODO E ESTOU NO PARTIDO BÛÉ DE TEMPO OU SEJA DESDE DE TEMPO MISCÔCÔ, E QUEREM UM ADVOGADO PARA TRACTAR DESTE NEGÓCIO E VÃO CHAMAR OUTRO ADVOGADO LA DO OUTRO LADO SÓ PORQUE É FILHO SÔ MINIS…. EU CHATEIO SIM BUÉ DE DINHEIRO QUE EU PODERIA GANHAR COM ESTE NEGÓCIO E DAVA PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DAS MINHAS CABRAS QUE FORAM ENVENADAS HÁ UNS ANITOS ATRÁS.

  30. Carlitos

    20 de Maio de 2010 as 9:43

    Não sei se lhe posso chamar de Dr. ou não mas algo falta por explicar nessa parte. Falou muito bem como cidadão nacional preocupado com as malandrices que no passado também contribui para sua evolução. Não entendo porque so agora as denúncias justamente quando a seçção parlamentar está na sua fase final. De qualquer modo enquando o tribunal deste país não funcionar frases amargas do amor não correspondido serão sempre houvidas. A menos de meses tb o eis ministro de ordem interna após a separação letigiosa tb acusou o maridão de ter arrebentado e desviado o/os computadores da comissão eleitoral. Caro amigo, foi bom ter alertado mas este povo esta amarado a maldade.

  31. Suraya Azevedo

    20 de Maio de 2010 as 10:09

    O Senhor Adelino Izidro não passa de um oportunista, maior corrupto que os tribunais conheceram, compra todos, todos nós sabemos como ele ganha processos, comprando uns e outros. O senhor Adelino Izidro está zangado por tiram-lhe o tapete de baixo dos pés. Ele não estará na lista dos deputados do MLSTP. Assim já não terá imunidade diplomática, e agora? Se a justiça de STP começar a funcionar ela irá parar a cadeia. Ele está a ficar maluco! Está na falência. Ninguém também reconhece-te como advogado. Ele é sim, o maior corrupto, pois sendo um advogado deveria ter integridade profissional e carácter, não dependo do Presidente do seu Partido. Todos nós sabemos que o senhor tem medo da própria corrupção que andou a semear nos tribunais, na polícia e demais instituições. Cresça Senhor Adelino Izidro. Deixe de ser um um bebé chorão.

    Suraya

  32. Gervasio Moniz

    20 de Maio de 2010 as 11:02

    Imagem e dignidade a defender! O senhor está a brincar! Um corrupto como o senhor quer chamar ao PM de corrupto? Apresente provas que ele é realmente. Você está zangado porque o PM não dá confiança a um advogado corrupto como o senhor. Vivemos num mundo de tecnologia muito avançada, vê lá do que está a falar, pode ser é que acha provas que o senhor é que é o maior corrupto ainda do que o PM. Vê lá se o tesouro diz-lhe algo? Pense antes de falar! Não comece a falar demais. O senhor fez algo de muito grave! Lembra-se?

    O PM tirou-lhe a chupeta! Porquê que quando tiram a chupeta aos dirigentes do MLSTP eles choram? Não consegues ganhar a vida como advogado honesto! Se não existisse o MLSTP? Ias morrer de fome. O Guno Tiny é superdotado! Aceite isso! Ele poderá trabalhar em qualquer parte do mundo e ganhar muito dinheiro. O senhor Adelino Izidro nem conseguiria trabalhar como limpador de sanitas em parte nenhuma do mundo! O senhor Adelino Izidro, só pode mesmo sobreviver na sombra do MLSTP. Vai trabalhar e ganhe a vida honestamente sem ter de subornar ou servir de partidos políticos.

  33. CL. Gafanhoto

    20 de Maio de 2010 as 11:04

    Esse car é maluco porque nao denunciou o dr Rafa antes ou no moento em que ele te te pediu apoio para derrubar o governo do T.V.C E DO Dr.P.E.T e so agora o faz este é mas pau mandado malandra ha que ter caracter se o diz que faz pelo bem do pvo nao acho faz mas é malandrice pela tua profissao toma juizo

  34. Amadeu Tavares

    20 de Maio de 2010 as 11:20

    Carissímo Dr. Izidro cuidado!
    Não se olhe muito no espelho!
    Se não vai se deparar com tudo que falou dos outros
    olhando p/sí.
    O que se passa em STP? NÃO CHORES MUITO? ANDE APARECER UM PRESIDENTE DO MLSTP TANTO CORRUPTO COMO TÚ. NESTE MOMENTO DIZES QUE ESSE É CORRUPTO, O LADRÃO E O FEITECEIRO ANDAM JUNTOS! SÓ QUE NÃO ACREDITO QUE ESSE É TÃO CORRUPTO COMO DIZES? PROJECTO DE ENERGIAAAAAAA

  35. Idalecio de ceita Stock

    20 de Maio de 2010 as 11:25

    Vale a pena tarde que nunca , que a esses corruptos do Rafael , Tiny e mesmo este Isidro tenha os seus tempos contados .Uma quadrilha de sanguissuga e saqueador do pouco que temos .Saem do poder e de lugar a outros , Bandido , Gatunos chega de saquear o cofre dos santomenses .Assinado .Stock

  36. Suraya Azevedo

    20 de Maio de 2010 as 11:26

    VOCÊS DO TELA NON NAO SÃO SERIOS. SÓ ESTANDO PUBLICANDO TUDO A FAVOR DO ADELINO. SEJAM SÉRIOS! VOCES NAO PASSAM DE UNS AMADORES! JORNALISTAS! PUBLIQUEM AS OUTRAS MENSAGENS?

  37. Manuel Amaral

    20 de Maio de 2010 as 11:51

    Advogado ADELINO IZIDRO DEVERIA SER denunciado pelo Ministério Público por negociar venda de decisões judiciais favoráveis AOS SEUS CLIENTES.
    Força Dr. Rafael, o senhor está em bom caminho. O Adelino está perdido! Um dia desses ele saiará a rua correndo!

  38. Adazilza Costa

    20 de Maio de 2010 as 12:06

    Adelino Izidro é corrupto e desonesto. É uma pena que a justiça não funciona em STP. Se funcionasse, o Sr. estaria na cadeia.
    Dr. Rafael, siga em frente. Os seus adversários têm muitos ciumes. Estão perdidos. Estão todos fora do comboio. Perderam o comboio, estão desalojados.

  39. Melissa Abrantes

    20 de Maio de 2010 as 12:19

    ADELINO! CORRUPTO COM CARA DE ANJO!
    Dr. Rafael, muita força, muita coragem para aguentar esses malfeitores. O Senhor tem estado a trabalhar para o bem do povo de São Tomé. Esse pilantra e os seus têm medo da sua victoria.
    Acredite, o Adelino ficou doído.
    Força, a victoria é sua!!

    • joão

      21 de Maio de 2010 as 9:48

      O DR. ADILINO ISIDRO TEM TODA A RAZÃO.
      O ACTUAL PRIMEIRO MINISTRO NÃO TEM MORAL PARA SER PRIMEIRO MINISTRO NEM FALAR CORRECTAMENTE ELE SABE.
      Durante tempo que andou na governação não fez nada de jeito o Rafael branco é um grande currupto.
      POR ISSO FORÇA ADILINO ISIDRO,O POVO ESTÁ CONTGO ES UM JURISTA COM GRANDE EXPERIÊNCIA E INTILIGENCIA E UM GRANDE INTELECTUAL.

      • Melissa Abrantes

        21 de Maio de 2010 as 12:20

        Ah!Ah!Ah!
        Jurisa? Inteligente? Intelectual?
        Que brincadeira de mau gosto!

  40. Jessica Laura

    20 de Maio de 2010 as 14:48

    Adelino! Desespero! Desesperado!
    Caro colegas, façamos uma cotização para o nosso colega. O MLSTP do Rafael tirou-lhes as calças, e parece que ele tem dificulidades financeiras. Acho que o Rafael deve dar-lhe algum, o mesmo que têm feito com alguns militantes carentes.
    Adelino, por favor cresça! Não envergonhes a nossa classe. Oh Posser onde andas! Metes o Adelino, venha socorrer o teu pupilo!

    • LUIS

      21 de Maio de 2010 as 9:51

      fORCA DR.ADILINO ISIDRO.
      SÃO TOMÉ PRECISA DE HOMEM PRAGMATICO PARA GOVERNAR E PRAGMATISMO É O QUE RAFAEL NÃO TEM.
      ELE NÃO TEM VIVACIDADE É DEBIL MENTALMENTE.

  41. Lima

    20 de Maio de 2010 as 15:41

    Caros leitores, embora o Sr. Adelino seja corrupto igual ao Rafael e outros q andam a solta em busca de vida fácil, uma coisa é certa; a denuncia dele sobre actos de corrupção na enco, teve ou não actos de corrupção? Faltou ou não dinheiro no cofre do estado? É preciso entendermos q qualquer advogado deve defender o seu cliente usando toda a sua inteligência. Se o tribunal estava/está fragilizado não é por culpa dele. Portanto se o filho diz q na familha(MLSTP) existem corruptos e a familia(partido)não reage. então Quem cala concente. E melhor não metemos agua na fervura porq o Adelino se ele ficar chateado com benditas palavras de corrupção ditas coisa sai a baille com docs. comprovativos. Cuidado,cuidado e muito cuidado com essas manipulações.

  42. Negão

    20 de Maio de 2010 as 16:29

    Epa, olhá lá como falas Adelino, então estás a vestir a carapuça que durante muito tempo andaste pôr nas outras pessoas? Vocês do MLSTP/PSD não têm dignidade nmoral alguma pra falar em corrupção já que foram voçês que praticaram os atos mais infames da história de STP, aliás diga-se de passagem a classe política Santomense como um todo, onde já se viu um deputado exercer concomitantemente as funções de Advogado? Só mesmo em STP.

  43. Jorge

    20 de Maio de 2010 as 17:25

    Fala sério neh!!!!
    O advogado das causas perdidas pode ter alguma razão nisso td mas, podia ter acrescentado as merdas k andou fazendo durante td esse tempo; td ladrão conhece os seus colegas, pois dormem de dia e trabalham de noite kuando o vento da gravana se faz sentir pior ainda.
    Por isso ha k averiguar td essa denuncia feita e aproveitar a oportunidade desse cara ai ñ ser + deputado para engaiolar-lo.
    FORÇA JUSTIÇA SANTOMENSE!!!!!!!

  44. Adriano Lamartine

    21 de Maio de 2010 as 5:38

    O sr Gervasio Moniz critica ao sr Izidiro por ter denuciado a corrupção que todos sabemos que existe. Segundo o sr Gervasio Moniz Guno Tiny é um superdotado que pode trabalhar em qualquer parte do mundo e nao o Adelino Izidro, o Guno Tiny sera o novo Albert Estein, ou talvez o novo Rabelais
    No comentario da Suraya Azevedo e do Gervasio Moniz, vê-se vontade de criticar por pura leviandade, nada de objectivo. Seriam vocês mandatados por esses srs para tecer tais criticas e a Suraya criticando o Tela-Non por publicar coisas a favor do Adelino Izidro. Desde logo se o Tela-Non (simplesmente um dos poucos jornais de qualidade que temos) estivesse na optica de publicar coisas a favor de pessoa X, ou Y, o seu comentario nao passaria porque o moderador o teria cortado pela raiz!

    • Suraya Azevedo

      21 de Maio de 2010 as 12:10

      Não ando a mando de ninguém. A verdade deve ser dita. Também deves ser um dos incompetentes cá da terra igual ao Adelino. Só quem é cego é que não vê o que esse governo tem feito de bom. Talvez aspiravas ser um Ministro ou director e não és. O Dr. Rafael Branco nasceu no País errado. O Guno é um Advogado Excelente. Você deve ser um profissional medíocre como os da laia do Adelino.

      A história dirá quem é Rafael Branco. Quanto ao Guno Tiny, os milhões que ele arrecadará dos seus clientes internacionais será suficiente para calar a boca dos invejosos como tu e o Adelino. Enquanto isso, ficas cá em STP, pois só poderás é mesmo limpar o chão na Europa. O Guno é inteligente. Aceite isso! Tens é ciumes, nunca chegarás onde ele chegou. Deus fará a justiça um dia, e veremos.

      • Adriano Lamartine

        21 de Maio de 2010 as 15:21

        uma vez mais erraste o alvo! Eu nao sou adepto do sr Izidro, mas Rafael Branco é o que todos sabemos. Eu sou contra a corrupçao, e isso é uma pratica provada em Sao Tomé tanto pelo sr Rafael Branco como pelos Tiny(s). Eu não tenciono chegar lugar nenhum, e nem quero ser comparado ao Guno Tiny o Rafael Branco. Mas como dizes um dia veremos. E antes de criticar em todos os sentidos sem argumentos validos(queres impor teu ponto de vista) deverias procurar informar-te. Talvez estejas na Europa e não limpes o chão! Podes sentir-te orgulhosa por isso. Mas limpar chão é um trabalho como outro qualquer outro, e faltas ao respeito à pessoas com dignidade que trabalham esforçadamente, mesmo nao tendo acções na EdP ou no BP talvez com dinheiro do povo!(se sao estes investidores internacionais de quem tu “falas”)

  45. Amilcar Fernandes

    21 de Maio de 2010 as 9:05

    Adelino Izidro!
    Piraste de vez mesmo!
    Onde andam os teus amigos? Tu és um grande corrupto que utiliza vias de intimidação para fazer medo as pessoas. Conte o que tens feito em Monte Macau. Tirando terras dos outros, cortando arvores e ameaçando a população com armas de fogo! Fazes tudo isto porque o glorioso MLSTP/PSD te deu imunidade.
    O teu problema com STP Trading é porque tens macas com o Delfim Neves e queres-te vingar.
    O teu problema com o Presidente do MLSTP é porque ele sabe que és um corrupto.
    Que mais dizer dele! Fabricas histórias sobre ele. Ele sempre vira a outra face.
    Ele tem uma visão para STP. Vocês têm é medo, pois o vosso ciclo de influencia está se perdendo. Os advogados incompetentes como os Senhor vão deixar de ter clientes. Precisamos de pessoas competentes na nossa justiça.
    Deixe de choramingar! Trabalhe honestamente! Que exemplo tens dado aos nossos filhos, aos teus? Queres que os teus filhos sejam também malfeitores como tu? Não consegues aguentar a casa?

    Cuidado, com o que tens feito. A ordem dos Advogados deveria impedir que exerces a profissão. Infelizmente, o órgão tem carências.
    Força Dr. Rafael

  46. vandino gomes

    21 de Maio de 2010 as 11:43

    eu apenas acho que vocês políticos com a vossa miserável maneira de lidarem com o desempanho das vossas funções estão a influenciar negativamente o progresso de cada cidadão em S.Tomé e sobretudo dos que formam para serem futuros dirigentes!

  47. Amilcar Fernandes

    21 de Maio de 2010 as 12:01

    You are full of crap! This is a show off!
    You want to make people from STP believe that you are self-righteous just because you live in USA.
    What do you over there! Clean toilets at Macdonald?
    Return to STP and work for the development of the country instead of writing about class action law suit!
    Grow up!
    What is April 12, 1975 anyway?

  48. Leopoldo Francisco Mariano (Pompilio)

    21 de Maio de 2010 as 12:44

    Malta se formos a ver todo esse pessoal são farinha do mesmo saco. Que se faça justiça porque STP é quem sofre com toda essa situação que se está a passar. Que sejam denunciados, julgados e condenados se for caso, porque ha mais gente com capacidade para gerir o país, deixemos de saudosismos e nos prendamos a estes homens porque eles ja estão aí ha bastante tempo. Eram políticos, agora mudaram e agora adquiriram o estatuto de ladrões, corruptos, tudo de que tem influenciado negativamente a sociedade Santomense. Fora e cadeia aos gajos que ha mais gente com capacidade para tocar a nossa canoa para frente rumo ao progresso de um S.tomé e Príncipe. UNIDOS VENCEREMOS

  49. mariana salvaterra

    21 de Maio de 2010 as 15:28

    gostaria de saber se os governantes pagam taxas? ,pois o corpo directivo do pais sabem quanto tem os politicos da Europa,os meios da emprensa publicou os vencimento do presiente Omaba,pois ele teve um dobro do salário devido o sucesso da venda dos seus dois livros que sao:”The audacity of Hope” e Dreams from My Father” a vida dos politicos é passado a pente fino,porque nao criar uma comissao independente? que se encarregue de supervisar as financas do pais. O presidente Barack Obama disse ter sómente quatro fatos antes de ser presidente,talvéz alguém poderá sentir inspirado. Por fim este estado desmando.Aqui na europa eles abusam de dizem que a nossa terra é “banana repúblik” 35 anos um país que nao conheceu a guerra sagrenta onde os portugueses nao faziam réfens todo negro era massacrado e degolado, aí Angola mocambique e guiné bissau vamos honrar o sangue dos herois para por a nossa ilha em ordem.

  50. Hug Boss

    21 de Maio de 2010 as 18:35

    Até que ponto chegamos. força Adelino se bem que acho que também és corrupto mas pelo menos alguma coisa fizeste é mesmo assim.Antes tarde do que nunca. Mas tenta se controlar pareces um cão que perdeu o osso. Aqui se faz Aqui se paga. Água de Rafa e Tiny ta no fogo.

  51. Bragança

    21 de Maio de 2010 as 22:03

    Que vergonha tenho eu daquilo que é a politica no meu amado são tomé!!!!
    Estou ausente do país ja a uns anos por motivo de estudo, mas há assuntos que é impossível ficar indiferente.
    Este senhor que faz a denuncia do tal acto de corrupção, apesar de estar no ramo da justiça não sei se era a pessoa mais indicada para faze-lo. Mas eu acho bem que denunciem este actos, se estes forem em prol da população e não para tirar proveito próprio que é o que mais se parece.
    Meus senhores sejamos dignos e honestos. Gostaria de saber se durante a vossa formação académica não aprenderam algo relacionado com a “ÉTICA”? O plenário em são tomé a muito tempo que não se faz politica mas sim politiquisse. Será que foi para isso que o povo santomense vos elegeu? Ou será que ja se esqueceram que é a democrácia que reina em são tomé e princípe? Ou poir ainda, será que ja se esqueceram do conceito “democrácia”? Bem como muitos de voz se formaram em paíes em que não era a democrácia o regime politico reinante, podiam não saber o seu significado. Mas com os desvios todos praticados por vós a nação santomense, agradeceria que investissem nas vossas formações e informações para o melhor de são tomé e princípe.
    Nós ja estamos fartos disso, ja estamos cansados, queremos politicas a sério. Discutam a miséria em que voces nos colocam, ajudem-nos a acreditar que é possível um são tomé melhor.
    Peço imensas desculpas se feri susceptibilidade de alguém mas não foi com essa intenção que fiz o comentário. Só queria é espelhar o sentimento de milhares de jovens que como eu tem uma enorme perocupação com o seu futuro quase que incerto com o andar das coisas.

    • EuMesmo

      25 de Maio de 2010 as 13:59

      Nem pareces estudante… tantos erros ortograficos (acentuado agudamente no ‘gra’ )… aconselho vivamente que leias mais. Espero que nao sejas dislexico. Todavia, estou de acordo com o teor do teu comentario (acentuado agudamente no ‘ta’)

      • Povinho

        27 de Maio de 2010 as 3:39

        EuMesmo–da cara! Os teus erros, por enquanto, são quatro:
        Ortográficos
        Comentários
        Não
        Disléxico

        Alguém encontrou mais erros do EuMesmo?

        Hipocrisia? Ataques de risos.

      • Bragança

        28 de Maio de 2010 as 8:39

        já agora aconselho-o o mesmo, e agadeço imenso a sua sugestão porque só se deixa de aprender quando o véu da morte nos cobrir o rosto. E espero que seja mais útil da próxima comentando aquilo que realmente interessa a nossa pobre nação.
        Pela próxima não me trate por “tu”, uma vez que não o conheço de lado nenhum e não temos intimidade para o tal.
        Obrigado

  52. Flavio Moniz

    22 de Maio de 2010 as 8:56

    DEpois de tudo ler, quiz fazer um comentario.
    Mas depois de muito reflectir, vi que so uma coisa a dizer…Que pais é esse, chamado SAO Tomé e Principe??? Onde estamos???

  53. MORENO

    23 de Maio de 2010 as 11:52

    ISTO E TUDO UM CIRCO E OS ARTISTAS SAO OS CIFROES

    • EuMesmo

      25 de Maio de 2010 as 14:01

      Nem mais!

  54. Edgar Faustino

    31 de Maio de 2010 as 15:26

    Há uns tempos atras li o Ensaio sobre a cegueira, livro de Saramago, Nobel da Literatura que criava uma situação onde os eleitores numas determinadas eleições, e os que foram votar, votaram em branco.Foram convocadas novas eleições e a tregédia repetiu-se.
    Nalguns paises de Africa, Europa, América e Asia dever-se-ia criar uma nova consciência política que num acto eleitoral se materializa-se umas eleições em que os eleitores votassem em branco.
    Talvez dessa forma os políticos tivessem mais respeito por aqueles que os elegem.
    Saudações Edgar

  55. Diógenes de Oliveira

    22 de Julho de 2010 as 15:18

    Caros,

    Penso que, independentemente de alguém ser ou não corrupto, mas entretanto tendo denuciado algo na praça pública, deverá ser como é obvio, aberto um processo de inquérito.
    Mas digo isto, partindo de principio que STP é um país democrático.. e se não fico por aí.

    Obrigado

  56. Boca do Mundo

    24 de Agosto de 2010 as 10:06

    Bom trabalho do Sr Deputado e Advogado Adelino.
    Digo bom trabalho porque o mlstp sempre protegeu estes fruto de corrupção e hoje o feitiço virou contra o feiticeiro.
    Este espectáculo não teria lugar no Plenário da Ass. Nacional se o mlstp pusesse em vigor as leis aprovada pela Ass. Nac. Refiro-me as leis de incompatibilidades com a função do advogado (artigo 19º do estatuto dos deputados e alínea a) do n.1 do artigo 49 do estatuto da ordem dos advogados). De facto, esses malandros aprovam a lei, juram cumprir e fazer cumprir a constituição da república e as leis, mas são eles mesmo a violador das leis. Bem feito a Rafael Branco e Carlos Tiny e todo o mlstp. Bem feito como essas acusações contribuíram para o partido perder as eleições a favor de ADI.
    Agora os camaradas terão que ficar em oposição. Os camaradas do mlstp têm que ficar em oposição como ADI ficou durante todos esses tempos e o resultado está em vista.
    O povo está cansado de falsas promessas, por isso deixa governar quem o povo escolhe. É usual dizermos que a vitória do ADI é a vontade do povo.
    Sempre tive dúvida que o mlstp ganhasse as eleições, visto que muitas má fama estava a volta do seu líder máximo, na qual ele simplesmente ignorou e não deu volta a solução.
    Bem feito.
    Bom trabalho Adelino, mas põe-te a pau. Um homem não pode de forma alguma meter com muita gente porque ele poderá acabar mal.

  57. Anticorrupto

    15 de Maio de 2011 as 11:41

    A denúncia feita por Adelino Izidro deve ser aplaudida, mas não devemos nos esquecer que ele também pertence ao grupo dos corruptos. A leitura que faço dessa denúncia é simples. Certamente Adelino Izidro sentiu-se excluído de todo o processo e daí vingou-se. Todos sabemos dos negócios escuros que existem no nosso país, da falta de honestidade dos nossos políticos, da corrupção vergonhosa e da impunidade e da incapacidade dos tribunais em resolver os casos de corrupção nos últimos tempos. Como são-tomense, isso me preocupa. O futuro de são-tomé é incerto…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo