Política

José Bandeira eleito Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça

O Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe é composto por três Juízes, sendo um deles Presidente, no caso Silvestre Leite. Aberta uma vaga, após a retirada de Bartolomeu Amado Vaz para a reforma, a Assembleia Nacional reuniu-se terça – feira para eleger o novo Juiz para o Supremo Tribunal de Justiça.

Na lista dos concorrentes que chegou a mesa da Assembleia Nacional, constavam os nomes dos Juízes José Bandeira, Manuel Silva Gomes Cravid, e Frederico da Glória, todos juízes do Tribunal da Primeira Instância.

Após votação, processo que foi antecedido por alguma polémica entre os deputados, que contestavam a modalidade de votação, José Bandeira saiu vencedor com 43 votos a favor.  Silva Gomes Cravid, o juiz instrutor do processo do escândalo financeiro da STP-Trading, foi o mais sacrificado pelos deputados. Nenhum deputado votou a favor do Juiz do caso STP-Trading, mas no entanto 27 deles decidiram colocar uma cruz no quadrado que indicava voto contra Manuel Silva Gomes Cravid.

Uma demonstração clara que o juiz em causa não goza da simpatia dos deputados. Note-se que nos últimos tempos, Manuel Silva Gomes Cravid, tem liderado julgamentos de casos de colarinho branco.

No entanto o novo Juiz do Supremo Tribunal de Justiça eleito pela Assembleia Nacional, tem um longo historial de trabalho no sistema Judicial. José Bandeira, formado em direito na ex-união soviética, foi durante vários anos director da Polícia de Investigação Criminal. Função que desempenhou em simultâneo com a de professor de direito no Liceu Nacional.

Aliás José Bandeira está na origem da criação da Polícia de Investigação Criminal. Os primeiros quadros da instituição policial, foram seleccionados pelo então director.

Mais tarde passou a ser juiz de direito do tribunal da primeira instância.

Abel Veiga

    20 comentários

20 comentários

  1. cesario verde segundo

    19 de Maio de 2010 as 6:05

    bom advogado e bom professor. em sintese é tudo!

  2. Filho de Deus

    19 de Maio de 2010 as 11:17

    BEM AXO QUE A ESCOLHA NÃO É MAL MAS AQUE SE TER O RESPEITOS POR OUTROS E PELOS TABALHOS QUE CADA UM DESEMPENHA PORQUE O SILVA CRAVID NÃO PEDIO PARA LHE DAREM OS PROSSEÇO QUE INCLUEN OS CRIMES DE CULARINHO BRANCO, ATÉ PORQUE, ESTE PROCESSOS SÃO ENTREGUES A MUITOS OUTROS MAS TODOS APRESENTAM IMPOSSIBILITADO ALGANTO TER LAÇOS PARENTESTO COM ESTE OU AQUELE IMPLICADO NO CASO.
    FORÇA SILVA CVRAVD
    FALHOU COMEU,
    OLHA E TENS ALGUNS DELES NAS TUAS MÃOS AINDA FAZ LEMBRAR

  3. saotomense

    19 de Maio de 2010 as 12:20

    Acho isso tudo uma palhaçada, so porque um juíz demarcou-se dos corruptos dos deputados, foi sacrificado, o Silva é que deveria ser escolhido. Não julgo que o Bandeira seja a pessoa ideal.
    Fuiiii

  4. Núsia

    19 de Maio de 2010 as 15:08

    Não pensam que intimidaram o Profess. Silva Gomes com estes votos Contra, muito pelo contrário lhe deram força e muita força para levar este país sempre em Justiça.

    Professor Silva ainda chegarás muito longe…

    Força…

  5. R.Barros

    19 de Maio de 2010 as 18:16

    Acho Felicitações a novo juiz conselheiro José Bandeira, pela nomeação, espero que execute bem o seu cargo e muita coragem, o que mais precisamos neste pais é de homens determinadamente correcto neste sector como é o da justiça.Manuel Silva Gomes Cravid, provou mais uma vez ser um osso duro na garganta de muito deputados, que julgo eu não conseguiram escoder a sua raiva perante um eximio profissional, e espero que continue a fazer o seu trabalho. Afinal pode-se mudar alguma coisa sem se recorrer a violência mas sim respeitar a constituição.

  6. Pedro

    19 de Maio de 2010 as 19:05

    http://cascagoloso.gofreeserve.com

    Isso sim é coisa séria.

    Fuiiiiiiiiiiii

  7. Abreu

    20 de Maio de 2010 as 9:27

    Isso é uma palhaçada…

    Quero ver até que ponto vai chegar o Bandeira.

  8. Teixeira

    20 de Maio de 2010 as 15:34

    Antes de mais felicito o Juiz Bandeira pela nomeação. No entanto podemos observar que em S.Tomé muitas coisas andam mal, quem faz o bem é penalizado e quem faz o mal é exaltado. vivemos numa sociedade com alguns individuos duvidosos e que nada fazem pela nação.

    Basta de tanta corrupção e de má gestão dos bens públicos.

    Força Juiz Silva continue a fazer o seu trabalho porque tem mérito e espero que os outros reconheçam e façam a sua parte.

  9. Lima

    20 de Maio de 2010 as 16:24

    Prof. Silva, esta é uma victória pra si. Se pensam q o Prof. Bandeira é mole aí se enganaram, este também é duro. Felicitações ao Dr. José Bandeira. Os deputados provaram q não querem pessoas sérias no lugar certo. È assim q querem desenvolvimento desse país. Viva a corrupção….

  10. ela

    20 de Maio de 2010 as 18:59

    minhas felicitações,é mesmo assim isto ñ é propriedade de ninguém, s.tomé diz piquina,piquina cadângué,ozé sa jimû amanhã sa gibô okêi jocas

  11. jaka doxi

    20 de Maio de 2010 as 20:54

    Este lugar sempre foi ocupado por aqueles que defendem os corruptos.A maioria do MLSTP.
    Agora é a vez do PCD ocupar a cadeira para também defender os seus.
    Pena é que os bons profissionais nunca ocupam estes cargos.
    O futuro a Deus pertence.
    Fuiiiii.

  12. Apolo

    21 de Maio de 2010 as 18:00

    Não é por mal mas acho que o ” Filho de Deus” deve rever o seu português! Não percebi nada do que escreveu!

  13. N.CAPELA(BIRMINGHAM)

    21 de Maio de 2010 as 18:16

    oxa-la seja a pessoa certa no lugar certo.e que trate de fazer a justica dos politicos e governantes da mesma forma que faz a ze povinho

    • Um sá bloxido

      23 de Maio de 2010 as 11:55

      A penalisação sofrida pelo juiz silva é mais uma prova para que o povo veja a vontade que os políticos têm em sirvir este povo.Os depotados da assembleia afastaram o cortinado preto que sempre os encobriu as suas desavergonhices.Com estes votos contra vieram dizer:Aquele que atravessar o nosso caminho é logo derrubado.Caríssimo compatriota Silva! nunca, mas nunca se sinta derrubado. O senhor perdeu para meia duzia de ladrões ,currrrrruptos,impiedosos malfeitores devaços(ajudem-me porque não encontro mais adjectivos)mas gahou para milhares de compatriotas humildes que lutam dia e noite para ver este S.Tomé poderoso mais justo.Mas também quero felicitar o Juiz Bandeira pela victória e espero que no exercicio da sua função, seja o mais proficional possível.Povo abra vista

  14. José Valente

    23 de Maio de 2010 as 17:02

    Apraz-me muito poder felicitar o meu prezado amigo Dr. José Bandeira pela eleição para o seu novo alto cargo, daqui, de Portugal, lhe desejando as maiores felicidades e os maiores êxitos no seu desempenho.

  15. G. Soares

    23 de Maio de 2010 as 17:16

    Desejo apenas que o novo Juiz Conselheiro eleito exerça com isençao as tarefas indicadas e estaja ciente que é o país(Sao Tomé e principe) que fica a ganhar e nao os politicos. Muita sorte Dr. J. Bandeira, força

  16. Carlos Semedo

    24 de Maio de 2010 as 9:09

    Ao Sr Juiz Conselheiro José Bandeira, os meus votos de felicitações. A eleição de um Juiz para as altas funções na Suprema Magistratura Judicial da Nação, é sempre um Bom Augúrio. Prova sempre que existem homens de valor, e n`guê di Téla Nón, o que perde em nada se diminui, também se valoriza como candidato que foi e pelo
    mérito e coragem do seu percurso de Magistrado. Apesar de Críticas e Elogios, acho Bom, porque o Povo está atento ao que se faz e passa na Justiça e a Justiça deve sempre “responder” perante o Povo. O que não pode ser admitido é que se insulte. O Insultado não é atingido, por ser um Homem Superior, e que tem o reconhecimento do Povo que está representado na Assembleia Nacional que o Elegeu. os que insultam é que perdem, fica-lhes mal. Merece o Conselheiro Bandeira, que lhe desejemos boa sorte e vida longa, para cumprir o seu mandato e para desempenhar as Altas Funções. Felicitações Senhor Juiz Conselheiro do STJ.

  17. bebe chorão

    24 de Maio de 2010 as 18:09

    finalmente o STJ de STP está formado em banda só falta o cantor monteiro que chegará lá em breve (cenas do proximo capitulo). O Presidente – toca
    Bandeira- bailarino
    Alice bate as palmas aguardando pelo vocalista famoso.
    Brincadeira só vistos… homens de Dto Internacional e Relações Internacionais a falarem de artes juridicas–boa palhaçada a todos que esperam pela justa justiça??????????.

  18. jaka doxi

    4 de Junho de 2010 as 18:45

    NB)Esta noticia é do jornal “O Parvo”
    Leia e percebam o que está em causa.
    Abraços.

    Segue a noticia:
    A eleição polémica de José Bandeira a Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça pela Assembleia Nacional sofre mais um revés. O Conselho Superior Judiciário (CSJ), que deve empossar o juiz, acaba por deliberar em não empossar José Bandeira enquanto não for decidido pelos recursos apresentados contra a sua eleição.

    A deliberação do Conselho Superior Judiciário, segundo soube “O Parvo, foi unânime enquanto perdurar os contenciosos sobre a anulação do acto eleitoral do juiz na Assembleia Nacional e sobre a suspensão da executoriedade do processo daquela eleição. A decisão do CSJ de ontem a tarde já terá dado entrada na Assembleia Nacional.

    Fica assim tudo pendente para a tomada de posse do novo juiz conselheiro. Resta agora esperar pelas decisões que saírem das instâncias superiores da magistratura. Se houve erros de procedimentos ou de interpretação dos diplomas, a melhor novidade seria saber preservar o bom nome do sistema judiciário, impedindo a abertura de outros precedentes que uma decisão destas pode vir a causar.

  19. morena alves

    4 de Novembro de 2010 as 10:09

    As minhas felicitações Dr Bendeira! Penso que foi feita justiça. Nada tenho contra o jovem Dr Silva, pelo contrario, gosto dele e relaciono-me bem com ele, mas sejamos adultos, ele necessita de mais trabalho de mais rodagem, de mais luta e amanhã quando for escolhido e quem sabe eleito, ninguém terá o que dizer ou contrariar, por isso aconselho-o a continuar a lutar e a realizar o seu trabalho com esmero profissionalismo e determinação que amanhã será outro dia!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo