Política

MLSTP/PSD já saiu as ruas de São Tomé

Cartazes gigantes do Partido do Primeiro Ministro Rafael Branco, já estão afixados nos pontos estratégicos da cidade de São Tomé e em toda a ilha, anunciando novos horizontes para o país. MLSTP/PSD diz «P´ra Frente STP», e promete mais 10 mil empregos.

São cartazes modernos, nunca antes vistos nas campanhas políticas em São Tomé e Príncipe. Igual só mesmo na Europa. Os custos devem ser avultados. São interrogações de muitos são-tomenses, quando deparam com os gigantescos cartazes do MLSTP/PSD. Um militante da cúpula do partido, confidenciou ao Téla Nón que «esse material é de ponta e está enquadrado nas parcerias estratégicas definidas pelo partido além – mar».

Pelo menos num dos cartazes o MLSTP/PSD indica para os são-tomenses, 5 novos horizontes, nomeadamente Porto de Águas Profundas, Novo Aeroporto do Príncipe, Modernização do Aeroporto de São Tomé, Construção do Porto do Príncipe, e o Programa Nova Agricultura.

Ao que tudo indica são obras e projectos do partido do Primeiro Ministro Rafael Branco, e que segundo o cartaz vão garantir ao país mais de 10 mil empregos.

As eleições estão marcadas para 25 de Julho (autárquicas e regionais) e as legislativas para 1 de Agosto. O MLSTP/PSD é o primeiro a sair a rua, para já indicando apenas os horizontes para São Tomé e Príncipe, sem fazer qualquer apelo ao voto.

Resta esperar para saber se algum outro partido na cena política são-tomense, terá beneficiado de apoio logístico estratégico, para competir com o MLSTP/PSD nesta fase de pré campanha eleitoral.

Abel Veiga

    31 comentários

31 comentários

  1. Mingau

    27 de Maio de 2010 as 12:23

    Essa ai ninguém deveria comentar! Como forma de protesto!

  2. pato bravo

    27 de Maio de 2010 as 13:09

    acho interessante pelos seguintes motivos:
    1. O conteúdo do cartaz, que parece-me ter uma mensagem ao povo….
    2. A modernidade do meio de transmissão da mensagem do Partido

    Por fim, acho que os dirigentes do MLSTP/PSD devem ser coerentes com as ditas mensagens e apostar numa campanha eleitoral mais pedagogica e intelectual….Quero tambem instar os outros partidos politicos a fazerem o mesmo e a comunicação social, CNE a promoverem debates politicos com os principais actores da politica nacional…
    fuiiii

  3. dos santos

    27 de Maio de 2010 as 13:14

    cartaz esta muito bonito resta saber se o partido ira conresponder os desejos. tudo kua ku ka lugi nao e ouro.

  4. edir veloso-españa

    27 de Maio de 2010 as 13:15

    Vendo tudo isto dos partidos politicos de saotome y principe encho-me de vergonha, tanto o mlstp como pcd adi etc levam cuase 30 anos no poder en saotomé y sempre estamos na mesma. cuando chaga a campanha polica sempre ha espectativas para sao tome ha (banho)etc cuando acaba a campanha segue a miseria para os pobres e ambundacias para os q sempre tiveram,senhores compatriotas será q estamos segos? o temos falta de memoria até cuando vamos deichar que esses (mufinos) nos engane?so pesso a opniao dos meos compatriotas q conciencemos,sobre tudo isto,y q possamos tentar mudar o nosso país pondo un partido novo que ainda nao conhecemos,y q os partido tipicos de sao tome,quero dizer q todos nós conhecemos nao cream q a sociedade de sao tome somos ignorantes,que podem nos enganar com uns papeis bonitos umas cuantas cervejas y pao com mantega y depois gozar de nós.espero que tomemos conciencia.estou farto de ver as nossas crianças vendendo plastico na capital,em ves de estar na escola,estou farto de ver os nossos jovens ter q emigrar por falta de recurços basicos,de ver as nossas maes vivendo de baichos dos seus maridos sofrendo todo tipo humilhaçao,para nao perder a migalha q seus maridos dao,farto de ver as nossas avós humilhadas seren chamadas bruchas por nao terem um meio de subsistencia sen ter alguém q lhes ajudem,farto de ver pessoas pasando grandes penas economicas por nao ter donde buscar,farto de ver q os nossos estudantes en cuba,brazil,mozambique,etc pasam miseria porque o governo nao ten dinheiro para eles, mas sim para os cartases y banho da campanha,farto de ver as rosas agriculas abandonadas com seus habitantes, seguramente agora recordarao deles poque ja chegou campanha politica,farto de ver a populaçao vivendo (desu so sebe)y nen ngue godo(zemesoe)temos que mudar isto demos un girro a nossa terra tirando tudo q está mal e por otra coisa diferente(viva sao tomé livre de oportunista mentirosos,demagogicos y parasitas.

    • dasneves

      31 de Maio de 2010 as 15:43

      Ó meu caro amigo, vou levar esta tua mensagem para todas as pessoas do meu bairro, para os meus amigo lá de riboque, lá no vizinho ponte graça, lá na escola, lá no meu trabalho e todos os sítios onde passarei. Meu carro, de facto, temos que questionar esta modernidade e não dizer só que trata de algo novo por parte de um partido político. Na verdade, algo de novo que chegou a STP é este espaço de comentário dos artigos neste jornal. Assim espero que São Tomé (com espada na mão) e Santo António (com manchin na mão) protejam este espaço de tela non e seus gestores. Elege a sua mensagem para merecer a minha resposta porque é isso que os cidadãos têm que transmitir aos dirigentes políticos. Lhes dizer que STP já cresceu e tem todo ano de independência e quero ser homem, o homem que alguém lhe disse enquanto criança, “SERÁS HOMEM DE AMANHA”. De facto o povo quero político sério, politico que denúncia a corrupção dentro do seu partido e não deixa de ser militante do partido. Não queremos políticos oportunistas querendo perpetuar no poder e vão saltando de partido em partido. Basta essa forma de fazer politica em STP. Por favor, trás a inovação a nosso STP para melhorar a vida do nosso povo, não trás coisas propagandista só para angariar voto e esquecer do povo. Por favor, meus maus políticos, se vocês gostam de povo, envolve os filhos do povo (os quadros recem regressado ao país) na política. Por favor deixam de governar a terra com uma só deputada na assembleia nacional – incluem mulheres e jovens na lista de candidatura a governantes. Deixem de governar o país com deputados que só sabe levantar a mão. Se eles são deputados há muito anos e o país está como está, quer dizer que não devemos votar mais neles. Por Isso acho que as instâncias devem punir quem dá banho, quem disse publicamente que pagou deputado. Vamos ser sérios, é o direito dos cidadãos saber em quem ele irá votar – Já não vamos votar nos partidos que não publicitar os nomes dos candidatos a serem eleitos.

  5. DLima

    27 de Maio de 2010 as 13:39

    É sinal de que a modernização chegou apenas para um grupo muito restrito de indivíduos, que fizeram deste país aquilo que hoje se vê (ou não se vê), enquanto a maioria lutam pela sua sobrevivência com parcos recursos…

  6. edir veloso-españa

    27 de Maio de 2010 as 13:58

    KUA KUN NGA PIGI DESO SÁ JA VOTO NUAN NGUE NA TOCA VOTAFA,NON POVO DE SANTOMÉ TOCA CHE LUA PIGI MUDANSA SELA NON BILI WE NEN DEMONO SE DE TUDO PARTIDO DE SANTOMÉ NGANA NO MUNTO ZA, NUAN NGUE NA TOCA VOTA FA PUNDA BA PIA KE CU NEN TE CARRO CU NEN TE,E CUA NON POBLE DE SANTOME TE?FOMI SÓ. CHI NO NA MUDA CUA SE FA SA NON CA MOLE INEN ANZO NO CU NETO CA NANSE BILA PASA TUDO MALE CU NON PASA PUNDA NO SCA VIVE VIDA CONTENTADO GINA NON TOMA DEPENDENCHA ANTE HOZE.POVO SELA NON FE GREVE SELA NON PROTESTÁ SELA NON BILIWE ACHIFA NO CA BI CONTA TLABE CU LI NI BOCA.ESTOU NESSE MOMENTO CONVENCIDO Q OS QUE POR VONTADE LEREN A MIAS PALAVRAS NAO FICARAO INDIFERENTE PORQUE ESSE Q ESTA FALANDO PASSO JUNTO CON A MAIORIA DE MUITOS EM SAO TOME TODA AS CONSECUENCIAS DA MA GESTAO DOS NOSSOS GOVERNOS,NAO QUERRO FORMAR UMA REBELIAO NEN MUITO MENOS SO QUERO QUE NÓS SANTOMENSES TIREMOS ESSE PANO NOS HOLHOS Y SEJAMOS MAS REALISTAS COM AS COISAS Q PASSAN NA NOSSA PEQUENA TERRA.EU RECORDEI ALGUNS ASPECTOS NEGATIVOS PARA TODO O MUNDO POR AS SUAS MAOS NA BALANSA PORQUE MUITAS PESSOAS QUANDO RECEBEN DINHEIRO BANHO E FESTA DAS CAMPANHAS ESQUECEM DE TUDO QUE PASSAM DIARIAMENTE (KUA SE SA PON OZE FOME AMANHA),E ESCREVO NA MIA LINGUA COMO PROTESTA TEMOS NÓS SANTOMENSES,MAS OS JOVENS Q VALORAR O NOSSO DIALETO. NAO ESTOU QUE TODOS SOMOS IGUAIS. DISCULPE ALGUN INCÓMODO NA MINHA LIVRE Y DEMOCRATICA ESPREÇAO.VIVA SAOTOME.

  7. Pensador

    27 de Maio de 2010 as 14:05

    Leiam ate o fim camaradas!!!
    não duvido no que eles dizem:
    porque estes tipos são uns tremendos canalhas.
    tudo o que eles estão a prometer são coisas que eles tem bloqueado para fazer o povo sentir-se sufocado e ver a eles como a única opção e haver o governo único MLSTP.. PINTO como presidente e Rafael como primeiro ministro..
    O contacto deles alem Mar ..Angola tem algum problema com outros partidos politicos? Sera que o governo angolano nao pode esquecer o que miguel trovoada fez e seguir em frente apoiando o nosso pais como um povo irmao??
    e’ bom ter cartazes bonitos e coisas inovadoras …mas para este momento que o hospital vive a crise de agua devia e’ por canos de agua novos com simbolo de MLSTP..assim demostrariam q estao interressados em ajudar e nao malgastar dinheiro em papeis e fotos bonitas..
    fui

  8. Carlos

    27 de Maio de 2010 as 14:47

    Coitados sao aqueles que suportam o sol, o pò para ganhar o seu pao de cada dia a deparar com esses cartazes. Eu quando vi um deles de longe, eu pensava que era sensibilização para fazerem cartao do eleitor, ou ainda conselhos de saùde para a estação de gravana que està a chegar. Na minha opiniao pessoal, o MLSTP PSD deveria mandar fazer tabletas de marmure com o titulo “Praça Poetisa Alda do Espirito Santo”. E julgo que alguns desses cartazes, ja davam até um bom dinheiro, até mesmo para reabilitar Sun Secreta. Afinal de conta essa Senhora conta muito para o nome MLSTP, e merece algo melhor.

  9. SOS

    27 de Maio de 2010 as 14:53

    aonde estava estes progectos
    MLSTP/PSD o povo de São Tomé e Príncipe já o conche…
    São os truques e dimagogias supremo para alcançar o poder.

    Não deixar só no momento de campnha para apresentar o projecto que nunca vai ser projectado…

    Nançê cá tái mundo mó de panela, fôgô ni cadéla.

  10. palavra

    27 de Maio de 2010 as 15:07

    Palhaços!sempre com as tangas das promeças!
    essa paka do cartaz nunca é genuina.

  11. Zé Rui

    27 de Maio de 2010 as 15:22

    Esta é mais uma forma macabra como sempre de enganar o povo.Tenho as minhas duvidas que eles (MLSTP/PSD)caso vierem a ganhar, que consolidem/realizem o que estão a enfatizar (tela publicitaria).Abre olho povo.

  12. Hug Boss

    27 de Maio de 2010 as 16:54

    Só agora Rafael? depois de tantos anos de governação em diferentes cargos é que surge novos horizontes para S.tomé e Príncipe. Pois é vem ai a campanha tens é que arranjar uma forma de enganar o povo. Eles é que se despertem. Cristo a de vir ao Mundo falar contigo e os teus isso é gozo.

  13. plúga

    27 de Maio de 2010 as 17:01

    gostei, bonito, só que vem dos fdp.
    que vêm á menos de (1)um ano vendendo está maravilha natural aos irmãos da SONANGOL, em troca de miséries dolares, que financiam coisas como esta. Imagina quanto tem o Man RAFA e seu compadre “Sum Plùga maculú” ?
    espero poder ainda tomar o último café no paìs das sete maravilhas:Agua – Grande, Mé-Zochi, Lembá, Cantagalo, Cauê; Lobata Paguê. Unbé za ê…

  14. Domingos Baessa Veiga

    27 de Maio de 2010 as 17:03

    Força Rafael, quero pedir o seguinte:Por favor não exclui os que pretendem regressar para o partido!.. é com este novo horizonte que juntos vamos construir o futuro,dar todos os santolas uma vida condigna.Nando Vaz.

    • O homem do monte

      28 de Maio de 2010 as 9:41

      Mais um palhaço!
      não tens vergonha?

  15. Raposa

    27 de Maio de 2010 as 17:42

    Eu já não confio em nenhuma politica deste país, as pessoas são rancorosas, bandos de individualista, só pensam em si mesma, eugocentricas de primeira categoria, por isso creio que os partidos politicos nenhum estariam preocupado com desenvolvimento de são tomé e príncipe…querem é tirar o proveito e o povo tão engenuo não consegue enxergar que estão semdo escravidao….
    Minha gente, abre olho, faz tempo que a escravatura foi abolida, agora somos homens livres num paí democratico…viva democracia!!!
    fuiiiiiiiii

  16. cesario verde segundo

    27 de Maio de 2010 as 18:16

    se o primeiro ministro mal se sabe expressar em condicoes, como é que fariam um cartaz aindan mais educativo?

    pois o truque no menino rafael é demonstrar um pretenso portugués simples pra demonstrar que ele é que é terra a terra.

    pra arrombar as contas do estado sim, ele é simplorissimo, como todos os demais!!!

  17. Sebedo

    27 de Maio de 2010 as 18:36

    Deveriam gastar dinheiro no apetrechamento dos aeroportos das duas ilhas, abrindo portas aos turistas.

    Deveriam melhorar as condiçoes de vida do povo e nao construir latrinas.

    Deveriam tambem construir um porto melhor

    Só pensam e no poder poque ja la estiveram mais de 20 anos e nao fizeram nada.

    Sebedo

  18. Sun Meclequeh

    27 de Maio de 2010 as 19:21

    eh comeca za-eh!!! patos-bravos, pacientes a morrerem no unico hospital por causa de agua…malvados todos!!!

  19. moreno

    27 de Maio de 2010 as 19:54

    e se nao ganha o mlstp os tais projectos nao serao feitos? acho que nestas eleicoes o povo tem que ponderar muito bem antes de votar. porque quanto a mim o que este partido esta a fazer e chantagem. em tantos anos de governacao ja tiveram tempo mais do que suficiente para fazer o que poem ai nos seus panfletos.se nao ganham o pais nao tera um porto , nao tera um aeroporto decente … por amor de Deus nao brinquemos com coisas serias…

  20. ALEX SACA PAPO

    27 de Maio de 2010 as 22:03

    Primeiro, ponham agua no hospital e depois façam campanha. Tenham vergonha na cara seus patos bravos

  21. Zovirax

    27 de Maio de 2010 as 22:44

    Certamente com andar do tempo o povo de STP vai começer a comer cartazes! Porquê não fazer do Programa Agrícola uma prioridade nacional? O combate a corrupção ficou esquecido? É muito bonito enganar o povo com porto de águas profundas, etc, pois estes projectos dependem fundamentalmente do financiamento externo. O povo ja começa a cair na armadilha do MLSTP, uma pena!!!

    • E. da Costa Lima

      27 de Maio de 2010 as 23:31

      Meus amigos,
      Na minha opinião nós é que razão. Mas eu pergunto: Todos esses partidos já estiveram no poder e não deram nada. Se não for um deles mesmos ou alguns deles juntos, quem vai dirigir São Tomé e Príncipe? Então, Eu tenho uma proposta:
      Vamos marcar um encontro no hotel Pestana, entre nós que criticamos essa gente. Criamos um partido nosso e vamos ganhar eleições. Abel Veiga fica presidente, nós os outros – ministros. Talvez a coisa pode mudar. Vamos mostrar os gajos como é que se governa um país e como é que se resolve problemas do povo. Vamos por água para todo povo, não vamos precisar de porto de aguas profundas, nada de Porto novo para Príncipe, Nada disso. Vamos governar diferente.
      Se estiverem de acordo, avisem. Mas temos que agir depressa, porque já não falta muito para eleições.

      • O homem do monte

        28 de Maio de 2010 as 9:46

        Lol
        tas a falar sério? isso visto por ti assim?
        espero que tajas a ser sarcastico! abraços

  22. "Nós por cá e a nossa Maneira"

    28 de Maio de 2010 as 1:12

    ….”pois é…pelo que me lembro…essses horizontes não são novos…ou são???

    ….” com o devido e merecido respeito por quem teve a ideia,… acho que deveriam pensar em outros horizontes… porque estes de certeza absoluta vão ficar pelos cartazes”…

    ….”antigamente os horizontes estavam em papeis, poderiam perfeitamente serem guardados numa gaveta que ninguem se importava…agora estes estão pendurados fora do alcance do povo, até mesmo dos politicos mentor da ideia….. que remedio, se essa é o nosso maneira de desnvolver o país!!!”…
    …” que pena….mas é precisar embelezar a cidade com alguma coisa…nem que seja com cartazes como estes… a cidade ganha mais vida, fica mais colorida e vistosa, os turistas ficam encantados…com os nosso horizontes”…
    ………temos que ver o lado positivo da coisa….

  23. JorgeK

    28 de Maio de 2010 as 4:47

    10 mil empregos?! lol

  24. tagarela

    28 de Maio de 2010 as 10:22

    OI gente!!! O que tem a ver a propaganda e a situação financeira de um partido com a do país? As contas do Estado não são e não devem ser geridas como se de uma instituição privada se tratasse.Todo partido político tem direito de fazer propaganda e buscar finaciamento de onde for possível legalmente. O povo acredita e vota neles se quiser.Confia no patido a que se refere a matéria, vota se não, não vota. É imprescindível que, seja qual for o partido vencedor das próximas eleições legislativas, que o deixem cumprir o mandato e podermos, no fim,avaliar o seu desempenho. É assim que se constrói democracia. Se os governos não concluem o mandato, é impossível conseguirem bom desempenho. Será que as sucessivas quedas de governo foi culpa dos partidos? Todos nós sabemos a causa. Viva STP!!!!

  25. lvingada

    28 de Maio de 2010 as 11:38

    oi?

  26. Helves Santola

    28 de Maio de 2010 as 13:54

    ……é mesmo desse geito….!
    Parabéns ao MLSTP pela iniciativa, pela estratégia, mas será que eles estão preparados para fracassar mais uma vez??? Eu faço esta pergunta porque estou a prever uma geração de são-tomenses mais maqueiros! Ainda vai sair guerra nesse nosso país, que é a única coisa que nos falta para nos igualamos aos países africanos que têm instabilidade política e social, demagogia política, corrupção, má vontade, luta por interesses passoais, miséria vs fartura, e GUERRA! Os políticos são-tomenses ainda fazem o que fazem porque sabem que a pior reacção do povo à corrupção é uma manifestaçãozinha, que a PN pode despersar num abrir e fechar de olhos……..bom, rezemos para que isso não aconteça, porque o país não tem estrutura para suportar uma GUERRA!

    • Flavio Moniz

      31 de Maio de 2010 as 9:50

      Faço minhas as tuas palavras caro colega.
      e acrescento mais, como dizia Sum fachico bêbê zawa “ca bili wê ô, lêdê d’alami sa awa êêê”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo