Política

Aliado do MLSTP/PSD no governo contesta afixação de cartazes anunciando novos horizontes para São Tomé e Príncipe

O PCD principal aliado do MLSTP/PSD na governação do país, chamou a imprensa esta tarde para contestar a decisão do partido do primeiro-ministro Rafael Branco, em afixar cartazes nas ruas da cidade capital e dos distritos. PCD diz que a atitude do MLSTP/PSD é contrária a lei eleitoral, e não aceita que o MLSTP/PSD utilize em seu proveito eleitoral os projectos concebidos pelo estado são-tomense.

Jorge Correia, vice-presidente do PCD foi quem falou dos cartazes que o MLSTP/PSD afixou nas ruas da cidade capital e noutras regiões do país, anunciando dentre outras coisas a oferta de 10 mil postos de emprego, como resultado da implementação de 5 grandes projectos. «Entendemos que se forem cartazes publicitários em termos políticos devem ser colocados no período eleitoral, o que ainda não chegamos. Não estamos no período eleitoral. O que nos preocupa em relação a esses cartazes é a maneira como eles foram colocados por um lado, e por outro os conteúdos desses cartazes», afirmou o vice-presidente do PCD.

O partido aliado do MLSTP/PSD na governação do país, contesta o facto do seu aliado estar através dos cartazes a reivindicar para si, o sucesso da implementação de vários projectos concebidos nos últimos anos. «Entendemos que não é de bom tom, não é razoável que um partido numa altura em que não temos partido estado, chama a si os projectos, as realizações que são projectos de sucessivos governos, alguns projectos esses que já estavam numa fase quase moribunda e que no último governo do MDFM/PCD começaram a ser materializados, quase todos eles ligados ao ministério das infra-estruturas e obras públicas onde precisamente estavam ministros ligados ao PCD», enfatizou Jorge Correia.

No cartaz promocional do MLSTP/PSD, são indicados 5 grandes projectos que vão dar novos horizontes a São Tomé e Príncipe, nomeadamente a construção do Porto de Águas Profundas, Novo Aeroporto do Príncipe, Modernização do Aeroporto de São Tomé, Construção do Porto do Príncipe, e o Programa Nova Agricultura. «A nossa preocupação é efectivamente que o MLSTP deve em primeira mão, e quando quiser colocar cartazes ou qualquer outra acção publicitária deve cumprir as normas. Pois não estando no período eleitoral a afixação desses cartazes deveriam ser pagos. Para além de o lugar a ser instalado ter que merecer discussão com as câmaras», reclamou mais uma vez o PCD.

Jorge Correia, acredita que os órgãos competentes deverão agir na altura própria para fazer cumprir a lei eleitoral e a constituição da república.

Na conferência de imprensa, Delfim Neves, na qualidade de secretário-geral do partido, tomou palavra para anunciar a abertura de 29 de Maio a 1 de Julho da semana de reflexão a nível distrital e regional. Evento onde o partido vai debater com a população as ideias para o desenvolvimento do país.

Segundo Delfim Neves, no dia 4 de Julho será aberta a conferência nacional do PCD no parque popular da cidade capital. Altura em que dentre outros aspectos os militantes deverão aprovar a lista dos candidatos as eleições autárquicas, regionais e legislativas.

Asssim até antes da abertura da campanha eleitoral no dia 11 de Julho, o PCD, estará bastante activo no terreno.

Abel Veiga

    44 comentários

44 comentários

  1. Mingau

    28 de Maio de 2010 as 16:05

    Isso que é país!
    Para isso há conferência de impressa! Para hospital com falta de água, devido desvios, não há conferência e não há cobrança! É para isso que serve a sociedade organizada, como os partidos políticos!?

    • Helmer Neves

      28 de Maio de 2010 as 16:56

      …Bem visto!

      • Catarina

        28 de Maio de 2010 as 19:45

        Vejam isso:
        Em S.TOmé, Hospital do país sem água porque os Ricos extraviaram pra suas

        http://www.youtube.com/watch?v=UseGCxztRlY

        Clika no link para ver a mensagem de Humbah Aguiar

        • AM

          29 de Maio de 2010 as 22:02

          Atenção, o que o sr. Humbah Aguiar diz não é lei.

          Meus cumprimentos,

  2. carlos

    28 de Maio de 2010 as 16:06

    O MLSTP QUER ACABAR COM S.TOMÉ UM PATIDO QUE ANDOU VARIOS ANOS NA GOVERNAÇÃO NÃO FEZ NADA DE JEITO.BANDOS DE CURRUPTOS.

    O PCD É O RUMO SERTO,UM PARTIDO CONFIDENTE,QUE VAI MUDAR S.TOMÉ E DESENVOLVER.

    • Helmer Neves

      28 de Maio de 2010 as 16:56

      Ñ tenhas tanta certeza disso!

    • O homem do monte

      28 de Maio de 2010 as 19:24

      mas não são tadas cumadres?
      ha alguma diferença entre essa gente?

    • ET

      29 de Maio de 2010 as 14:08

      PCD considera-se a força da mudança mas até hoje o que é que fez??Ja sei, trouxe o Miguel Trovoada e saiu-lhes o tiro pela culatra. Abram os olhos….

    • Arlindo-filho da terra

      30 de Maio de 2010 as 22:24

      Meu caro concordo plenamente consigo, o mlstp não tem ideias inovadora para o país. Tudo de cartazes são ideias dos Ministros do PCD no governo de coligação PCD-MDFM. Tomé Vera Cruz venha para o PCD, estamos a sua espera.

  3. jaka doxi

    28 de Maio de 2010 as 16:37

    QUANDO AS CUMADRES SE ZANGAM SABEM-SE AS VERDADES.
    VAMOS ESTAR TODOS ATENTOS PORQUE A PARTIR DE HOJE E ATÉ AS ELEIÇÕES MUITA ROUPA SUJA VAI SER LAVADA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.
    E SE O POVO PERCEBER TUDO ISSO,VAI CONCERTEZA ELEGER QUEM MERECE DIRIGIR O PAÍS.

  4. Assunção

    28 de Maio de 2010 as 16:55

    Srs e Sras do MLSTP!
    As noticias que nos chegam, chegam desta forma e certamente carecemos de mais elementos, fundamentalmente a legislação para mehor reflexão. Mas a verdade é que o acto eleitoral ou seja, (as campanhas eleitorais) é um acto regulado, e nós vivemos numa sociedade com regras, e respeito por elas é tarefa para todos.
    Será k a précampanha por si só da direito a colocar cartazes!? Para quê tanta pressa, se ñ têm a mesma rapidez para levar a àgua ao nosso Hospital e punir os infratores k desviaram o percurso normal da analização? Porque ñ têm a mesma pressa em resolver o problema energético do país há décadas!?
    Meus Srs e minhas Sras, gosto mui de vois, mas tratem de nesta campanha produzir um diálogo transparente com as nossas gentes, promovam debates públicos de conteúdo, ñ decorar o que vão falar ao povo mas sintam o que dizem, acreditem 1º vois e depois peçam-nos para acreditarmos no discurso, porque acredito que mereceriamos melhor São Tomé, e temos homens e mulheres capacitadas.

    ho

  5. Helves Santola

    28 de Maio de 2010 as 17:02

    ….Meus senhores, vcs vão ser aliados nas eleições! Conversem antes de tomar qualquer decisão! Possas, custa tanto assim conversarem, convocar uma reunião para discutirem as consequências (boas e más) de qualquer coisa que façam….é a coisa mais simples de ser feita para se evitar esses escândalos, essa instabilidade política que não leva o país a lado nenhum. Eu não sei quem é mais burro! Eu que não entendo esses nossos políticos ou eles que se previnem de coisas como estas….francamente!

    Eu tenho só uma pergunta para a direcção do Tela Non e gostaria que me respondessem: Os políticos têm o conhecimento dessas críticas que se faz através do jornal digital????

    • Helves Santola

      28 de Maio de 2010 as 17:03

      * não se previnem *

      • carlos

        28 de Maio de 2010 as 17:10

        os santolas k si cuidem com Delfim Rafael franco e outras corjas

  6. carlos

    28 de Maio de 2010 as 17:05

    stomé tem coisa mas importante para conferencia de empressa não para falar de cartazez fala da estrada trabalho prostituição infantil falta de água no hospital

  7. Filho de Deus

    28 de Maio de 2010 as 17:06

    UMMMM NEVES TAMBÉM, SÓ PORQUE NÃO É TUA EMPRESA QUE FEZ ESSES CARTASES OU SEJA COMEU ESTA BOCA,VÇ JA ESTÁ A FALAR JÁ.

  8. cesar jesus

    28 de Maio de 2010 as 17:29

    DEIXEM LA OS CARTAZES…QUE CARTAZES NAO GANHAM VOTOS DE CERTEZA ABSULUTA…O POVO SABE COM K OS PARTIDOS GANHAM VOTOS!!!

  9. cesar jesus

    28 de Maio de 2010 as 19:00

    PRECISOU-SE DE PRESENCAS DE TODOS OS PARTIDOS PARA INCENTIVOS NO COMBATE AO PALUDISMO…SO UM PARTIDO DEU A CARA!!! MAS HA TEMPO PARA CONFERENCIAS DE IMPRENSA!!!…OK, ESTAMOS EM STP!

  10. cesario verde segundo

    28 de Maio de 2010 as 19:37

    ve-se a bandidagem generalizada a que este pais está sujeito há séculos, e sobretudo nos ultimo 36 anos.contudo e em sintese diria que:

    – juridicamente falando, pois é uma ilegalidade deveras o que está a suceder.

    -pessoalmente falando: pois ve-se bem a facanha que tem os politicos da nossa terra, pois como já disse outro comentador, pra questoes mais importantes como a carencia de agua no hospital nao ha chamada da comunicacao social.

    o delfin neves devia buscar uns dias pessoais tambem para reflectir e ponderar sobre quando decidirá instruir-se mais, porque sabe-se que é quase um iletrado.

    o rafael e a sua cobaia sao os mais descarados que vivem naquele pais e de facto ve-se claramente que a corrupcao e o oportunismo lhes vai a frente, pois se é uma sumula de governos e representantes de diversos partidos que interagiram na politica ao longo destes ultimos anos na concepcao de ditos e mencionados projectos, é uma tremenda cara de pau precipitar-se com todo o descaramento possivel e tentar colher os louros só pra sí, conforme está a fazer o senhor rafael.

  11. Manquele

    28 de Maio de 2010 as 20:55

    Nós os povos somos muito ingrato e burros, porquê que eu digo isso, nós elegemos um presidente e primeiro primistro é porque sabemnos que esperamos melhor deles, mais não ficamos só a discutir pela mensagem.. a melhor forma de acabar com isso que chamar imprensa e falar directamente para que eles possam entender a mensagem, o nosso país esta pessimo não é a tirar e colocar no ministro ou novo presidente que isso ira mudar, todos que entarm fazem a mesma porcaria, só vêem para vossos bolsos e o povo que se lixe.
    Em vez de contruirem escolas,”escola profissional” mercados, hospital, estradas, “passeio”.
    Estamos num país pequeno mesmo assim, voçes nao conseguem dirigir que pobreza é muito triste isso muito mesmo, até da raiva falar se São Tomé e principe para um estrangeiro dessa forma que anda o país.

  12. Zovirax

    28 de Maio de 2010 as 20:56

    Esta informação vem uma vez mais demonstrar a qualidade e a capacidade de pessoas que dirigem os destinos do povo de STP. Num momento em que o país enfrenta enormes dificuldades económicas, financeiras e sociais, uma classe política desavergonhada, mafiosa e populista, convoca uma conferência de imprensa para discutir cartazes publicitários. Só mesmo numa república das bananas é que isto acontece! Pois estão a viver a custa da miséria e desgraça do povo de STP. No dia em que STP deixar de ter uma classe política que engana o povo, ridiculariza o povo e vigariza o povo, talvez STP poderá caminhar para o desenvolvimento.

  13. Mingau

    28 de Maio de 2010 as 21:15

    Depois de vocês, acusarem que isso é ilegal! Quero é ver quem é que vai lá tirar esses cartazes!? Já que não pode! Quero ver quem é que vai colocar a mão na massa e fazer vingar a lei eleitoral!!

  14. Abreu

    28 de Maio de 2010 as 22:10

    CHAMAR IMPRENSA PARA VER CARTAZES, VOCÊS NÃO TÊM VERGONHA, POIS NÃO!!!

    PQ NÃO CHAMARAM PARA VER MISÉRIA DO PAIS, FALTA DE AGUA NO ÚNICO HOSPITAL????

  15. Candongueiro

    28 de Maio de 2010 as 22:37

    o Sr. Delfim ja se esqueceu dos passeios da cidade capital que ele nao conseguiu reabilitar? Penso q o povo ainda nao se esqueceu.

  16. Candongueiro

    28 de Maio de 2010 as 22:40

    O caso STP trading ainda nao terminou! nao se esqueçam, meu povo, se nao tiverem escolhas, nao votem para niguem!

  17. ADELINO DOS SANTOS

    29 de Maio de 2010 as 7:09

    O PCD NÃO TEM COISA MAIS IMPORTANTE PRARA SE PRECUPAR,O PAIS COM PROBLEMAS GRAVE PARA RESOLVER EU QUER SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  18. JOVEN DE DEUS

    29 de Maio de 2010 as 10:42

    Novamente uma calamidade no pais;
    grandes conflitos devido simples
    cartazes;Minha gente abrem olhos;
    Não se deixem levar por coisas misquinhas;Os nossos governantes
    sabem o que fazem;por isso muito juiso
    antes de sair de vossa casa para ir votar
    Eu conto com vosco

  19. IGLESYA PEREIRA

    29 de Maio de 2010 as 11:31

    que vergonha minha gente devido simples cartazes porq isso DELFIM? olha pra stp um pais bonito com desenv mas devido pessoas incapazes o pais ta na mizeria .Deixe de criticar os outros e trab para que stp venha desenv .Por isso vos digo antes de sairem de vossa casa pra irem votar pense bem è o nosso pais que esta em jogo minha gente!!!!!!!!!!

  20. Apollo III

    29 de Maio de 2010 as 12:32

    Meus caros,
    Queiram ou nao, em STP, o MLSTP é um partido político. O resto é palha! A prova visivel sao os patos bravos de ADI e do MDFM. Se tiver ciumes, aconselho-os a comer cola!

  21. Eddy das Neves Signo

    29 de Maio de 2010 as 14:14

    O povo santomense é um povo humilde e pacato por isso eles fazem o que mais lhes convém.
    Só existe uma solução pra São Tomé e Príncipe,no meu ponto de vista.Desde já não querendo ser radical nem pessimista mas pelo desenrolar da história,dando os factos diário é nisso que mais cedo ou mais tarde irá se transformar numa revolução profunda em todos aspectos.Não vejo e nem tão pouco tenho fé nesses senhores(as)que se intitulam serem dirigentes e políticos a mudarem de mentalidade expontâneamente de forma a serem mais sérios,humildes e sentido de responsabilidade para com o nosso povo.
    Porque com actual mentalidade sim é e será o maior inimigo de São Tomé e Príncipe,lamentavelmente!!!!!!
    Temos um país abençoado,rico em todos os aspectos,tudo pra ser país desenvolvido,com uma economia sólida sem necessidade de parte da população emigrar em busca de melhores condições de vida.
    Meus senhores(as),CHEGA,CHEGA!!!!!!!
    Porquê tanta maldade?
    Qual é o crime que esse povo cometeu pra ser julgado e castigado dessa maneira ao ponto de merrecer tanta crueldade?
    Humildade,será?
    Voçês também são filho da terra.
    Não é necessário chegarem ao ponto de destruírem o pouco que ainda resta desse povo sofrido um pouco da sua “DIGNIDADE”,porque se assim o preferirem tenho a certeza que a justiça seja ela humana ou divina será impíedosa e implacável na sua sentença.
    “De tanto chicotear um covarde humilde,um dia ele cansará e se tornará num valente impiedoso”

    Agradeço pela oportunidade neste espaço de comentar e desabafar não esqueçendo de felicitar e dar o mérito pelo seu trabalho de equipe para o jornal TÉLA NÓN.

    Eddy Signo.

  22. Arlindo-filho da terra

    29 de Maio de 2010 as 22:47

    O Partido PCD agiu bem sobre os cartazes. Acredito na intenção do Partido.Por outro lado, temos que dizer ao parcero MLSTP/PSD que as politicas economicas seguidas até agora não é a mais corretas, o nosso PIB recuou 2%,ou seja 6% em 2008 para 4% em 2009. A este ritmo os investidores não querem, torna dificil a concretização da mensagem do cartaz (ex: mais emprego)
    O PCD é um Partido patriotico;
    VIVA A DEMOCRACIA.

    Espero trocar ideias com possivel leitor desta opinião.

  23. Adolfo

    30 de Maio de 2010 as 13:30

    Que pena!
    Quando nossos irmãos santomenses estão morrendo por falta de água no hospital, esses …… andam perdendo tempo com isso. Meus caros, os politicos santomenses estão cometendo crime contra o nosso povo. Fiquei bantante triste e inconformado com uma das notícias publicada aqui neste jornal.Como é possível no nosso hospital não haver água para uma crianca de Deus tomar medicamento? Ando bastante longe da terra, mas isto tem me tirando o sono,por isso gostaria de apelar os nossos compatriotas que facamos algo. Por que não criar uma commissão de pessoas responsaveis para averiguar o custo de se reestabelecer o abastecimento de água para o nosso hospital? Eu pessoalmente não o poderei fazer porque ando fora do país, todavia estou disposto de não beber uma cerveja, comprar um maco de cigaro, ir a discoteca, ir ao cinema,etc para contribuir com um dollar, uma libra, vinte cinco mil dobras, um euro,etc. Afinal de contas “S.T.P” Somos Todos Parentes. Família não deixa família morrer de sede.

  24. Nascimento

    30 de Maio de 2010 as 14:09

    É com muita pena que observo o prostituir do intelecto no nosso país.
    Permitam-me parafrasear o grande poeta português, António Aleixo
    dizia ele:
    «Sei que pareço um ladrão,
    mas há muitos que eu conheço,
    que sem parecerem o que são,
    são aquilo que eu pareço»

    Ele dizia ainda:

    «Há tantos homens burros
    a mandarem nos homens inteligentes
    que até por vezes eu penso
    que a burrice é uma ciência»

    Estes versos são para reflexão

  25. Jose Noronha

    30 de Maio de 2010 as 14:27

    Meus senhores deixem, uma vez por todas, de tentar enganar o povo saotomense. Este maravilhoso povo merecia coisa melhor a comandar os seus destinos e nao esta corja de aldraboes e oportunistas. Chega de mentiras e artimanhas baratas que isso nao vos levara a lado nenhum, mas sim vos conduzira indiscutivelmente a caminho da perdicao e condenacao. Credo!

    Jose Alberto Noronha

  26. Raposa

    30 de Maio de 2010 as 23:37

    povo de stomé deveria dar uma hipotese a partido sem assento parlamentar, penso que essa coisa de sempre mesmo partido no poder, as coisas nunca vão tomar o rumo preciso…vale apena tentar eleger os partidos que muitas vezes consideramos nada e é la que se encontra gente, verdadeira pessoa com espirito de dirigir esta nação.

    • Dada

      31 de Maio de 2010 as 11:26

      O mais adequado seria por na cadeia todos aqueles que opoderam dos bens publicos…

  27. JANUÁRIO E SILVA JHUNIOR GONÇALVES DE CEITA

    31 de Maio de 2010 as 0:45

    esse país torna-se a cada dia que passa mais vergonhoso possivel.
    como é possivel exestir um país onde os GOVERNANTES não governam, onde OS TRABALHADORES não trabalham, onde às PESSOAS não são reconhecidas como titular de DLGs,onde tudo é uma ficção total???????
    MEM MU KU PÈ MU SÓ SA NI PADICÊÊÊÊ…
    …SUMUêêê DÊCÊ WE PIA INEM DA MU êÊê~e^..

  28. Flavio Moniz

    31 de Maio de 2010 as 9:00

    Porque nao, invez de falarem sobre isso, se pronunciam sobre o caso do Campo de Milho.
    Para isso sabem falar, mas, para coisas de maior interesse à populaçao, sao bébés que nao sabem falar…

  29. jose soares de barros

    31 de Maio de 2010 as 11:43

    Boa tarde para questões deste tipo há conferência de imprensa falta de água no hospital, desaparecimento de crianças ninguém digna-se em pronunciar nada, mas para irem ao poder com intuito de uma vez mais enganar o povo com demagogia apareceram vários inúteis.
    O povo acorda liberte de uma vez para sempre desta amarra que ja vem perpetuando vários séculos ao fio.
    Não acredite neste políticos que tem impedido o desenvolvimento da nossa mãe Pátria, só nesta altura é que aparecem para contar histórias de carrochinha.
    Quem não sabe dirigir afaste-se de modo que o barco possa seguir o seu rumo nem toda gente pode ser político, a politica é uma ciência que não é para todos,muitos são chamados e poucos são esclhidos.

  30. pinto

    31 de Maio de 2010 as 13:12

    SERA QUE OS COMENTARIOS QUE AQUI SE FAZEM NAO ATINGE A ESSES DITOS GOVERNANTES? SERA QUE QUE SAO SERES NAO DOTADOS DE SENSIBILIDADE?

  31. Doy

    1 de Junho de 2010 as 8:58

    São panela do mesmo tacho, vcx politicos de stp, tenho pena é desses meus irmãos q no momento de voto lutam por 20 mil dobras, choro todos os dias de vergonha desse meu país q poderia ser um rico país, mas como dizem vcx n pagam cá na terra mais vão pagar na morte

  32. vandino gomes

    1 de Junho de 2010 as 11:01

    não é exagero dizer que há mais notícias de conflitos políticos em S.Tomé do que benefícios desportivos por exemplo aos praticantes do desporto! tendem a perder mais tempo na luta pelo poder do que na resolução de problemas sociais, e tornam ainda mais lento o desenvolvimento intelectual da nossa sociedade…

  33. fernandes

    4 de Junho de 2010 as 10:27

    caros compatriotas
    esse país,está ir de mal para piôr.
    povo santomense levantam e abre os olhos,
    os nossos politicos são todos ladrões e mentirosos,não deixe leva por 20 mil dobras que não chege para tomar um pequeno almoço com deve ser.

  34. lisa bvcj

    8 de Junho de 2010 as 0:16

    se essa coligaçao entre MLSTP e PCD existe mesmo, eu deststei com todas as minhas forças a mesma…isso pra mim, n tem lógica nem cabimento…aposto que os cabeçudos dos partidos so estao a olhar pro proprio umbigo…o resto que se dane…pra mim isso sao estrategemas políticos…e vejam bem isso n vai dar certo…porque n minha opiniao agua e oleo n se misturam, a propria lei dqa fisica mostra nos mto bem isso…e para mim esses partidos sao como agua e oleo…ou pelo menos poderiam ser…rsrsrsrs…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo