ADI anuncia que vai concorrer a todas as câmaras distritais e a nível regional apoia a UMPP de José Cassandra

Nas eleições autárquicas de 25 de Julho próximo o partido ADI vai disputar o poder nas câmaras distritais. Num comunicado de imprensa o partido liderado por Patrice Trovoada, garante todo apoio a UMPP de José Cassandra nas eleições regionais. Numa altura de pré campanha eleitoral, o ADI condena a atitude do MLSTP/PSD de avançar para a campanha eleitoral antes do prazo legal.

A condenação do ADI em relação a atitude do MLSTP/PSD tem a ver com a decisão do partido do Primeiro Ministro Rafael Branco em afixar cartazes de cunho eleitoralista em todo o país, antes mesmo da abertura oficial da campanha eleitoral. ADI diz na nota de imprensa que «manifesta a sua mais profunda indignação pela maneira disfarçada e anti-democrática como o MLSTP/PSD pretende fazer a campanha eleitoral antes dos prazos legais definidos pela lei».

O partido liderado por Patrice Trovoada, questiona sobre o futuro da aliança entre o MLSTP/PSD e o PCD. «Gostariamos é de saber se o senhor Albertino Bragança(Presidente do PCD), está disposto em continuar a coligação disfarçada entre o PCD e o MLSTP/PSD após as legislativas de Agosto», diz o comunicado.

ADI assume-se como voz do povo. «Também é do interesse geral sabermos, quando é que teremos água no hospital central de São Tomé, e quando é que o bloco cirúrgico do Príncipe em obras desde 2006 estará pronto e quando os dois únicos aeroportos do país terão sinalização luminosa nas pistas?», interroga.

Activo no terreno para organizar as suas estruturas, ADI repete que vai concorrer sozinho as eleições deste ano. Para as eleições autárquicas em São Tomé marcadas para 25 de Julho ADI garante que vai concorrer para as 6 câmaras distritais. Na ilha do Príncipe e para o sufrágio regional, dá todo apoio a UMPP de José Cassandra, actualmente no poder na ilha autónoma. «Por ser aquele que melhor defende as aspirações da Região Autónoma do Príncipe», refere a nota de imprensa.

Abel Veiga

  1. img
    Estunte da Univercidade de Guadalope Responder

    muito bem dito, eu concordo com o Sr. Trovoada!

    Agora me da banho que eu tou sujo.

    não tenha medo de ser anti-democratico.

    PALHAÇO!

  2. img
    Raposa Responder

    Senhor Patricio Trovoada pode enganar aquela população ingenua do príncipe, uma população que já não conseguem enxergar o seu norte…Coitado do Tozé Cassandra que tenta demonstrar um pouco de bom senso, mas este precisa ser mais coerente para com a população desta Ilha, não se pode admitir que uma pessoa como o senhor, eleito por unanimidade continua a trabalhar com gentes cruptas…

    • img
      Manuel Amaral Responder

      Ao Tela Non!
      Vocês estão a auto censurar-se, ou o Patrice Trovoada vos paga migalhas para não publicarem comentários contra ele!
      Publiquem a minha mensage que não tem nada de ofensivo! Deixem-ser de ser maus jornalistas, ou então deixem a profissão e vão estudar jornalismo, pois aind tem muito que aprender!

      • img
        abelveiga Responder

        Tenha um pouco de calma senhor. Está a reclamar de barriga cheia. O seu comentário foi publicado. Provavelmente queria que ele fosse publiucado instantaneamente. Mas não é possível, porque o moderador não vive com um computador a frente. Ele trabalha e o seu trabalho é no terreno. Tem que procurar notícias para publicar e neste espaço de tempo é normal que o seu comentário fique a espera da aprovação para ser publicado. Téla Nón faz jornalismo prático, talvez não seja bom jornalismo. Talvez no seu ponto de vista o bom jornalismo é o dos doutores, sentados numa secretaria a mexer com o computador. Jornalismo aqui no Téla Nón, significa trabalho, e trabalho é estar no terreno é acompanhar e viver os factos e relata-los. Momentos em que se apreende muito sobre esta profissão.

  3. img
    Manuel Amaral Responder

    Senhor PT quer-nos fazer acreditar que é o dirigente da República mais sério! Não brinques PT. Em STP não vivemos numa monarquia onde o poder é transferido por linhagem. STP é um País independente com a sua própria identidade. Os Santomeses nem são Gaboneses, nem Guiné equatorianos nem congoleses ou ainda Malianos. Nesses País governados por corruptos e

    Quero ver a cara dos quadros sem vergonha que a 4 anos queriam mudar o país, a geração esperança. Vocês deviam é ter vergonha de alguém que quer chegar ao poder porque pensa que o seu direito de nascença. O que teremos com o PT é uma ditadura militar, pois eu o conheço bem. Ele fez uma aposta a trinta e poucos anos em que ele haveria de ser o Presidente desse País e fazer dele o seu império.
    Cuidem-se, geração esperança, vocês vão ser utilizados e descartados logo que a oportunidade se apresentar. Vocês são alguns dos quadros mais competentes desse País. Apoiar o PT porquê? Têm assim tanta pressa de serem Ministros e Deputados? Vocês se arrependerão! Se acham que serem deputados vai vos permitir mudar algo no País é uma ilusão. Logo que o PT realizar os seus objectivos vocês serão descartados. Façam uma análise crítica e abandonem esse …..

    O PT se ganhar vai consolidar o seu regime ditatorial e suprimir a oposição. O país estará nas mãos de uma elite civil e militar medíocre, corrupta e perversa. Vocês serão os culpados!
    PT deixe o nosso País! Esse País não é teu, nem é dos teus antecessores e nem será dos teus descendentes.

    • img
      Eugénio Silva Responder

      VOCÊ FALA COMO SE POSSE O DONO DO PAÍS. ESTÁ A UTILIZAR O DEDO INDICADOR E ESQUECE-SE QUE OS RESTANTES ESTÃO A APONTAR PARA SÍ. AS TANTAS O PIOR DITADOR SERIA V. EXCELÊNCIA! SOMOS TODOS CIDADÃOS DO MUNDO! ELEMENTOS DO UNIVERSO…

    • img
      Pompeu Responder

      Honesta e sinceramente nao entendo a razao deste comentario sinico, repugnante e triste.O Sr. certamente faz parte desta elite de batoteiros que vao se enriquecendo as custas deste povo misero e desnorteado,pois impuseram-no na pobreza extrema onde o poder de raciocinar limita-se simplesmente em aranjar algo para encher a sua bariga e a da sua famila n importando daquilo que adquire para o jantar sendo que outras refeicoes ja n fazem parte do seu dia a dia. O PT como lhe chama tambem ‘e filho deste Pais, e julgo que necessario se torna o seu contributo pois o Sr. Manuel Amaral nao se julga o mais santomense de todos os santomenses numa altura em todos sabemos com excepcao a si que este Pais ja nao precisa de escumalhas como os da sua elite, pois acredito que o Sr. com todo o respeito seja daqueles que enquanto isso continuar assim desenquadrado tera sempre oportunidades de continuar fazendo das suas. que fique claro meu caro amigo, pessoas como tu sao falsas e desonestas com ideias marxistas e nao aponte o dedo a niguem porque acho-o infeliz.

  4. img
    plúga Responder

    boa decição na hora erada.
    o ADI em toda a Democracia salvo se a memória não me engana só geriu a câmara de Cantagalo. Agora será que vai conseguir?

  5. img
    CSK Responder

    OK

  6. img
    Melissa Abrantes Responder

    AbEL!
    ABAIXO A CENSURA! ABAIXO A CENSURA! TOMAS BANHO?

    • img
      abelveiga Responder

      Tomo banho todos os dias, com água e sabão. Água cuja factura pago a EMAE todos os meses e o sabão comprado nas lojas, a custa de muito trabalho e suor vertido dia e noite na produção de informação no Téla Nón e noutro órgão de comunicação social onde também trabalho. Banho tomo todos os dias, como fruto exclusivo do trabalho árduo, assim fui educado. Trabalho para viver com dignidade.

      • img
        EU QUERO É BANHO! Responder

        Caro Abel Veiga,
        O Senhor tem feito muito bom trabalho.
        Não perca o seu tempo com esta gente.
        Temos aqui o jornal gratuito para ver online quando nem se quer he electricidade no pais.
        O Abel oferece um espaço para comentarios a onde qualquer leitor pode exprimir suas ideias.
        Qual é a razão de estarem a trabalhar com o Abel? Este pessoal é maquiavélico.
        Um dos futuros upgrades que o Abel pode exigir a STPSoft é a possiblidade dos leitores efectuarem registos no site com um email valido. A conta seria activada atravez de um link recebido no email. Neste cenario, haveria mais controlo.
        Ha muitos ignorantes na Ilha e esta gente destroi tudo. Eles faram com que percas a paciência e canceles a ideia dos comentario.
        Bom Trabalho,
        Abraços.

        • img
          EU QUERO É BANHO! Responder

          A ideia é: apenas os registados poderam comenta-se.
          Desculpe algum spelling. Eu moro no estrangeiro e mal escrevo portgues.
          Abraços

      • img
        FS Responder

        Meu caro Abel Veiga,

        Não fica bem a um moderador estar a dar esse tipo de resposta a um leitor em concreto. Mantem a calma e faça comentarios abrangentes como uma forma de dignificar o jornal.É apenas um conselho

  7. img
    Pires Responder

    Senhor P.T.. Pork que senhor apenas da cara num momento de campanha …. goxtaria de saber o que senhor fez para santomé … tens dinheiro que nem campim … todos nós sabemos .. mas até então teu dinheiro não deu nenhum contributo para desenvolvimento do nosso País .. achas que santomenses são todos otario … num momento de eleições apareses com promessas falsa para conquistar nossos corações .. depois de eleito safa quem poder …. não quero diser que filho de peixo sai peixe … 12 de julho santomé e prinçipe fará 35 anos de indepedençia … o teu Pai Miguel dos anjos da cunha Lisboa trovoada …é um dos culpado do abismo que nosso País esta passando …. santomé cu principe sá telá de tudo nóm …bamo zunta món fesso vassola … tlaba pa télá nóm bagué …. Patriçi Trovoada ganhe juiso … e pense na outra vida … munde o teu comportamento

  8. img
    Pedro Responder

    Meu caro Abel,
    Há uma necessidade urgente em fazer uma discriminação positiva em certos comentadores nesse novo espaço.
    Saudações

  9. img
    Assunção Responder

    Abel Veiga, se me permites gostaria de aqui expressar o meu apoio pelo brilhante trabalho que nos tem brindado, e não respondas as provocações, “não vale mesmo a pena”! A ingratidão é 1 coisa muito feia, não ligues. Boa continuação.
    Meus cumprimentos.

    • img
      jaka doxi Responder

      Meu caro Abel.
      Não responda nunca os lambe botas.
      O jornal é teu e feito com o teu sacrificio.
      As pessoas que te provocam não gostam da verdade.Estão habituadas a viver a custa dos corruptos de São Tomé e Príncipe.
      Se puder não publique os comentários destes falsos profetas.
      Eles estão habituados a utilizar golpes baixos para alcançarem os seus objectivos e por isso é que o nosso São Tomé e Príncipe está cada vez pior.
      Abraços.

  10. img
    peter Responder

    mentalidade.. mentalidade do meu povo!!! porqueee???

  11. img
    cesario verde segundo Responder

    se o objectivo deste espaco é:
    1- para que haja censura, poisn ao vale ap ena comentar.

    2- se por outro lado, for para responder-se ou corrigir-se alguem com amargo de boca, tampoco vale ap ena comentar.

    3-porque ao fim e ao cabo todos comentamos e eu tambem sou um deles, mas a verdade é que comentando nos liberamos das nossas pulsoes recalcadas face á corrupcao e desta feita exercendo apenas o nosso direito e liberdade de expressao, mas nao mudaremos nem com isso(o nosso esforco de criticar) a mentalidade daqueles senhores que ali estao há anos e anos a depauperar o que devia ser do povo.

    o conceito de ministrar é o de servir, segundo o proprio Jesus Cristo deu, mas os governantes mundiais e africanos em particular, e santomenses em especifico entendem que ministrar é ser idolatrado e ter plenos poderes para cometerem impunidades e roubos.

  12. img
    moreno Responder

    quero que alguem me diga quem e este “politico” que aparece na foto junto ao patrice trovoada, obrigado

    • img
      fala Responder

      O politico que está ao lado do PT, provavelmente será candidato nas próximas eleições legislativa a lugar de Deputado a AN. A Minha Avo disse basta para ele, avo viu a foto dele e me disse que esse homem governa o país desde independência do país. Disse ainda que ele já foi primeiro ministro, já foi deputado varias vezes e actualmente ainda é deputado. Senhor patrício trovoada faz do a ADI um partido democrático. Publicite a lista dos candidatos com novos jovens talentos que angariaras votos.

      • img
        Pedro Responder

        Evaristo Carvalho é assim chamado.

    • img
      Negão Responder

      Meu caro, o político em questão chama-se Evaristo Carvalho, atualize-se.

  13. img
    ime é tortura Responder

    Abel “nunca se consegue a todo mundo agradar tu podes lutar”, então só tenho a te dizer corrrrrrrrragem e fortaleça-te em deus.

  14. img
    candongueiro Responder

    Obrigado Abel veiga , vc faz parte dos poucos jornalistas saotomenses que prestam a naçao saotomense na diaspora um trabalho de qualidade. Q Deus lhe abençoe nas suas funçoes. Vc é um bom jornalista.
    que nao tenham duvidas disso!
    Abraços

  15. img
    quintino Responder

    meus caros amigos muito cuidado esse senhor Amaral e’ uma pessoa perigosa sao pessoas antdemocrata e gosta de forma como MLSTP/PCD tem levado meu Pa’is sao pessoa que sempre viveram na boleia de pintinho de entao e resto de sangue vivido ainda continua e nao querem mudança; e vivem como pessoas antropologico, eu pergunto sem ser do Partido A ou B oU C; quem nao gostaria de mudança perante situaçao vivida actualmente por amor deus meus senhores sejamos um pouco serio neste mundo;

    nga munjhe na nhe m’e punda cua sa monchi munto;

    fachico bebe zaua

  16. img
    CJ Responder

    Eu só quero que o partido ADI e muitos outros… defendecem uma idológia política para que nós os jovens com mente aberta podecemos ter uma perpestiva do tipo de política que os dirigentes sabem fazer. Saber eles sabem pk a maioria são grandes proprietarios, comerciantes no fundo fundo sabem governar mais o orgulho de ter aquilo que outros tem ou até mais descontrolam quando vecem as eleições não sei se é por muita pressão ou não mais é a realidade. Façam isso desenvolva uma idológia política para quem quiser dar o seu contributo se alistar e trabalhar em prol do desenvolvmento.
    Desculpa só tenho 17 anos e quero ver o meu país desenvolvido só vos peço isso.

  17. img
    Mdomingos Responder

    Devemos reconhecer que somos são-tomenses,não como o senhor Amaral que aproveita este espaço para fazer a sua campanha a favor dos corruptos, dos que andam a desgovernar a terra. Um homem desse não merece consideração dos leitores e principalmente dos são-tomenses. É lamentável no pleno século XXI haja pessoas com este tipo de espírito, má fé. Deve-se recordar ao senhor e seus aliados que felizmente o Dr. Patríce Trovoada foi o Primeiro Ministro de STP durante 3 meses e deixou os são-tomenses com alguma esperança. Aqueles como os senhores que não querem o desenvolvimento do país, inviabilizaram o seu governo, aqueles que previsivelmente não iam conseguir fugir da justiça. Todos aqueles que estão contra o desenvolvimento do país, estão contra Dr. Patrice Trovoada. Muitos corruptos, preguiçosos, aqueles que têm vida fácil e não só, querem continuar a infernizar a vida da maioria dos são-tomenses. O Dr. Patrice Trovoada será o PRIMEIRO MINISTRO DE STP para dar melhor condições de vida oas São-tomenses. Mas é melhor aconselhar os seus aliados para escolas de boa governação com o Professor Dr. Patríce Trovoada, que está sempre disponível para ajudar.

  18. img
    tagarela Responder

    Se boa governação é seguir as ordens e orientações externas de países onde a democracia não existe, onde o presidencialismo e ditadura desgovernam a nação, então devemos concordar com o “Mdomingos”. Caso contrário, convém analisarmos melhor as outras opções ( infelizmente muitas para o número de população e eleitores de STP) disponíveis na senda polícita das ilhas maravilhosas do atlântico. Viva STP!!!

  19. img
    tagarela Responder

    Independentemente do partido que ganhar as próximas eleições, é importante que os vencidos façam uma oposição construtiva e deixem-no concluir o mandato. Viva STP!!!

    • img
      Assunção Responder

      Apoiado, isto sim, assim que é, espírito democrático!! Assim como o silogna da selecção portuguesa p`Mundial…LIGADOS POR SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.
      Abraços.

  20. img
    Gilberto Responder

    Esta notícia fez me reflectir sobre o que falou certa vez o economista Armindo do E. Santo no seu artigo publicado em um outro jornal são-tomense. O Sr. Armindo defendia naquele artigo que para um estado insular e tão pequeno como o nosso seria melhor para a nação que todos unissem as mãos e trabalhassem ao invés de estar-se a criar novos partidos políticos pois isso, só contribuiria para segregar e fragmentar a sociedade além de gerar e criar mais conflitos sociais como constante obstáculo no desenvolvimento da nação. Com certa razão em virtude dos factos, STP é muito pequeno para as pessoas estarem a se atacarem umas as outras para no final o país não caminhar para lado nenhum. Não sei se é pelo facto de estarmos rodeados de água salgada, nós os são-tomenses temos o hábito péssimo de olhar para a nossa própria barriga que sentarmos e unirmos para tirar o país do foço em que se encontra. Não sei explicar porquê que não nos corre nas veias o sentimento de igualdade. Que todos estamos no mesmo barco a flutuar e sem rumo no Golfo da Guiné!
    As forças políticas não conseguem entender-se para juntos trabalharem. A falta de união política e social acredito que deve ser combatida por via de diálogo entre pessoas empenhadas no desenvolvimento do país e de ficha limpa! Pessoas que não têm rabo na estrada, são organizadas e profissionalmente competentes. É tempo dos jovens são-tomenses (homens e mulheres), banirem da esfera política pessoas individualistas, sem competência alguma e que apenas querem obter determinado cargo público para assim conseguir uma viatura, viajar para determinado país, ter mais que uma mulher, etc.
    Vamos começar o diálogo com pessoas capazes de vencerem-se ao vício de entrar em politiquices e coisas sem fundamento. Acredito que em STP exista pessoas com essas características, por favor nos ajudem! Precisamos começar com um debate público, onde as pessoas possam saber e tomar conhecimento de como travar democraticamente a corrupção, o banho, a usurpação de bens públicos, etc., e desmascarar democraticamente os políticos que fazem da coisa pública seu bem privado!

    Bem haja STP!

  21. img
    M.Torres Responder

    O partido liderado por Patrice Trovoada, questiona sobre o futuro da aliança entre o MLSTP/PSD e o PCD. «Gostariamos é de saber se o senhor Albertino Bragança(Presidente do PCD), está disposto em continuar a coligação disfarçada entre o PCD e o MLSTP/PSD após as legislativas de Agosto», diz o comunicado.

    ADI assume-se como voz do povo. «Também é do interesse geral sabermos, quando é que teremos água no hospital central de São Tomé, e quando é que o bloco cirúrgico do Príncipe em obras desde 2006 estará pronto e quando os dois únicos aeroportos do país terão sinalização luminosa nas pistas?», interroga.

    Activo no terreno para organizar as suas estruturas, ADI repete que vai concorrer sozinho as eleições deste ano. Para as eleições autárquicas em São Tomé marcadas para 25 de Julho ADI garante que vai concorrer para as 6 câmaras distritais. Na ilha do Príncipe e para o sufrágio regional, dá todo apoio a UMPP de José Cassandra, actualmente no poder na ilha autónoma. «Por ser aquele que melhor defende as aspirações da Região Autónoma do Príncipe», refere a nota de imprensa.

    Patrice, Patrice, Patrice que teimosia, afinal o seu objectivo de negociar o Pais com os Santomenses dentro ainda não esqueceste.. Veja em menos de 90 dias que foste primeiro Ministro a empurões ja vinham malas que saiam por porta trazeira,negociatas com estrangeiros para alguns espaços de S.Tomé.
    As verbas destas Malas porque nao investiste em S.Tome e Principe… Será que és socio ou patrão do Rame e os outros faça algo sem pretenções de Primeiro Ministro este não é o teu Diploma.
    Trate de pelomenos concluir a fortaleza que estºa em construção para massacrar eventualmente se fores primeiro Ministro.
    Aconselho que trates de estar mais no pais,investir no ex Francisco Cabral,dar a real democracia ao seu Partido descentralizar responsabilidades demonstrar que estas a começar a ser minidemocratico, não basta aparecer nas vesperas com o dinheiro televisor comprar o nosso mulato de pantufo e o Irmão etc para que penses que esta garantido o seu rosto de pessoa normal mas coração de crocodilo…Leve calma procure outra rota e não PM. porque para esta função existem varios nomes que fariam tudo para os Santomense melhor que tu posso citar alguns: O actual Ministro de trabalho,Dr.Acacio Elba Bonfim,Dr.Olinto Daio, O Delfim Neves,Maria das Neves, Santa Tebus,Tome Vera Cruz, Celestino (Ministro de Comercio),Dr.Xavier Mendes,Norberto Costa Alegre,O Presidente de Camara de Mezoxi, O presidente de Camara de Água Grande,Evaristo Carvalho…alguns mais, mas o senhor por favor desista, desista meu carro se quizeres posso apostar, desista….

    M.Torres
    Lisboa 4/6/2010

  22. img
    Nascimento Responder

    Olá Abelveiga.

    Eu tenho visto comentários de alguns leitores reclamando a censura que tens feito.
    Dou-te força e ao mesmo tempo aconselho-te a efectivamente peneirar alguns comentários, por razões óbvias: os comentadores têm inopinadamente apresentado alguma desenvoltura nos seus comentários, isto porque, as identidades têm sido fictícias.
    Destarte, caso algum comentário venha a pôr em crise a honra e consideração devidas as pessoas, e consequentemente acarretar responsabilidades, a primeira pessoa a ser chamada seria o promotor deste espaço.
    Nascimento

  23. img
    estudante de ciencia politica Responder

    30 anos de não aceitarmos as ideias renovadoras.Nos somos uma copia imperfeita do real. A politica tambem é uma copia imperfeita dos ideiais mundiais, por isso deixam ideias renovadoras mudar o que de trinta anos nunca a fizeram.Patricio trovada tem ideias renovadoras deixam de ser hipocritas, sec XXI é o seculo de conhecimento.

  24. img
    Voz do povo Responder

    Voz do Povo chegou!

    Ola ” estudante de cienci politica”. Lendo o teu comentario da impressao de que estudaste em Cuba. Porque no te callas? Como provas que PT tem ideas renovadoras sabendo que enquanto primeiro ministro naltura ele secou EMAE consumindo cerca de 200 litros de gasoleos por dia para alimentar o gerador na sua residencia, e nem se quer foi chamado pelo Tribunal de Contas, e no final saiu com bocas. Sera que esqueceste? Ou sera que naquela altura ainda estavas na universidade em Cuba?

    Fui, forca Voz do Povo!
    Forca Abel Veigas pelo todo trabalho que tens feito em prol da democracia em STP. Nao responda nenhum comentario que achares ofensivo, pois, sao pessoas que tem inveja de ti! Aquele de muito longe a todos nas terras maravilhosas de STP! Fui………………!

  25. img
    Adriano da Silveira Danquá Responder

    olá,Abel Veiga, força no teu trabalho, não faça como estes jornalista pedintes, em que população conhece, vivendo de migalhas, dos partidos politicos

Deixe um comentario

*