ADI concorre as eleições autárquicas e promete apoiar candidaturas independentes para o poder local

O partido que oficializou, esta quarta – feira junto ao Supremo Tribunal de Justiça, a sua candidatura as eleições autárquicas de 25 de Julho próximo, diz que vai disputar o poder em todos os distritos de São Tomé. Quanto as eleições regionais dá todo apoio a UMPP. Segundo Levy Nazaré, mandatário da candidatura da ADI, o partido pretende também apoiar candidaturas de cidadãos independentes idóneos e que inspiram confiança no seio das comunidades.

O poder local é um dos principais pilares do estado de direito democrático e do desenvolvimento das populações. Está mais próximo das populações e o partido ADI que desde o advento da democracia pluralista só teve a sorte de dirigir a câmara de Cantagalo, isso antes das eleições de 2006, pretende desta vez conquistar todo o poder local em São Tomé.

Para além de figuras do partido, que serão apresentadas como candidatas quer apostar também em cidadãos independentes de competência reconhecida para dirigir as câmaras distritais. «Vamos candidatar com algumas pessoas da ADI, mas também o partido abre oportunidades as pessoas independentes da sociedade civil desde que os círculos eleitorais aceitem esta candidatura o ADI dá todo apoio. Porque para o partido o importante é que o poder local esteja perto das pessoas e resolva os problemas das comunidades», referiu Levy Nazaré, após a entrega da candidatura do partido ao supremo tribunal de justiça.

ADI, diz que não apresenta candidatura para as eleições regionais na ilha do Príncipe, porque o poder regional está em boas mãos e assim deve continuar. «O partido decidiu concorrer em todos os distritos do país, excepto a região autónoma, onde o partido não vai concorrer as eleições regionais. Vamos dar todo apoio a UMPP», assegurou o mandatário da ADI.

O partido liderado por Patrice Trovoada, manifesta-se confiante quanto ao desfecho da corrida eleitoral que vai começar de forma oficial no dia 11 de Julho. «ADI concorre a essas eleições para vencer. E esperamos que povo de São Tomé e Príncipe conceda-nos essa oportunidade de mostrar que este país tem futuro, tem outras pessoas que querem governar, querem mostrar que o nosso país não é como muitos pensam, mas é um país de futuro», argumentou o jovem jurista, que recentemente abraçou os ideais da ADI.

Abel Veiga

  1. img
    RC Responder

    “tem outras pessoas que querem governar” diz:Levy Nazaré
    sinceramente ki gostei dessa frase porque disse o ki lhe vem no espirito.
    kem sabe um dia tb irei kerer fazer o mesmo”kerer governar”
    tao todos com fome de poder.
    DROES

    • img
      veloso españa Responder

      fico triste de sa saber que levy caio tao baixo,cuando conhecí a ese jovem,acabava de chegar de portugal estudande de direito e tambem pofessor de historia no liceu nacional un jovem dinámico com uma mente ampliada(com uma idade cronologicamente menor q a mental)como diz o ditado santomense cuá cu buá na cá tadafa.em sao tomé todo mundo quer ser cantor todo mundo quer ser político a mia pergunta é;temos capacidadespara para tal?si estudaste direito deverias te esforsar para lutar para o desenvolvimento da nossa justiça q é corrupta y precaria nao contribuindo com os que aproveitarao seu passo pelo governo de sao tomé para dilapidar o poco q temos,nos santomense principalmente os jovens deveriamos por de parte esa natureza humana de avarentos e anciosos de poder e aplicar un velho ditado que diz(prefero morrer de pé que viver toda vida ajuelhado).

  2. img
    certeza Responder

    Quanta cara de Pau, caro Levy!! Você veio do curso aranjou um programa na RNSTP onde voce e seus amigos criticavam todos policos, tudo estava mal. Depois voce aproximou-se do MLSTP, mais concretamente do Rafael Branco. Havia promessas de tachos se ele chegasse a liderança do partido. Mas o Pinto não o deixou na altura. Então veio a geração esperança!! Tanto quanto seio, esse partido ainda existe legalmente! O partido que era a unica esperança porque todos os outros partidos eram formados por bandidos.Parafrasiando o proprio Levy.
    Agora o ADI já não é mau!!! Como é que o jornal parvo os apelidou, paraquedistas?

    Fui!!

    • img
      Mafili Responder

      é mesmo muita cara de pau.
      esses jovens que mandavam muita boca, chamavam corruptos a todos, hoje estão no mesmo caminho.
      so querem poder os sem vergonha.
      por acaso são mesmo geração esperança….mas do roubo e da ganância.
      tenho dito

  3. img
    Zovirax Responder

    A política como meio de sucesso fácil!
    Tanto a informação, assim como a foto publicada consubstanciam um casamento sem amor e ladeado de interesses variados. Um dia, numa conversa com um mais velho da terra, fiquei a saber que, para se ser bem sucedido na vida em STP era necessário abraçar as causas políticas. Fiquei também a saber, que estas causas políticas não se sustentam no bem-estar do povo e da nação, mas sim nos interesses particulares de um conjunto de figuras que se apelidam de políticos.
    Ora bem, o senhor mandatário da candidatura da ADI, quando regressou à STP, após a conclusão do seu estudo em Portugal, foi um dos fundadores de um partido chamado “Geração Esperança”. A Geração Esperança apresentou-se como um partido de jovens quadros santomenses, demarcando-se completamente da velha guarda e dos vários governos, que nada ou muito pouco fizeram para o desenvolvimento de STP. Os líderes da Geração Esperança fizeram duras criticas contra a geração da velha guarda e prometeram fazer o melhor para mudar o país. Por ironia do destino, este partido político ao tentar salvar á pátria STP deparou-se com dificuldades de várias ordens, e consequentemente bateu-se no fundo (desmembrou-se). Hoje, o senhor fundador da Geração esperança é mandatário da Geração da velha guarda.
    Este facto ilustra bem que os fins justificam os meios! Pois, ser político a qualquer custo é um caminho para o sucesso na vida. O velho ditado elucida-nos de que, “um peixe bom no meio de peixes podres, o bom tendem a apodrecer-se”. O senhor Geração Esperança afinal revê-se nas convicções do ADI e nos seus valores? Ou não? Se sim, o futuro de STP pode estar em causa. Certamente muitos jovens quadros de STP tomarão o seu exemplo como boa prática, para se safar na vida a política é o caminho indicado, mais fácil e promissor!

    • img
      tagarela Responder

      Com pezar, se me permite, faço das suas as minhas palavras.Viva STP!!!

  4. img
    Alberto Nascimento Responder

    bla bla bla…
    banho banho banho…
    e STP sempre sempre a cair!

    com esses o poder viria dos criminosos Africanos! prefiro votar no Diabo.

  5. img
    gato selvagem Responder

    Força Levy continua que assim é que deve ser, não dê houvidos ao que os outros dizem, morrem é de ciúmes, que façam o mesmo, há muito gente que ainda acredita em ti, portanto ignore os fundamentalistas que dizem coisas infundadas só para te dinigrir, tu es jovem e tens convicção, isto é o mais importante…….fuiiii

  6. img
    O.Costa Responder

    Política deve ser feita com convicção e para resolver os problemas das pessoas. Durante todos estes anos não vi nenhum político da nossa praça defender o povo e o bem cumum, bem pelo contrário tentam resolver os seus problemas particulares.
    Os novos quadros que regressaram podiam ajudar o País em vários domínios sem ser necessáriamente na política.
    Não acredito nestes potenciais políticos, uma vez que não revelam convicções, possuem interesses ocultos e não me parecem preocupados com os problemas do povo e do País. O que querem é chegar ao poder e delapidar ainda mais o País, são piores do que os outros que já lá passaram. É preciso responsabilizar todos aqueles que contribuiram para empobrecer as nossas ilhas.

  7. img
    O.Costa Responder

    em vez de bem cumum é bem comum.

  8. img
    Gilberto Responder

    É muita pena assistir-se que o único meio de safar-se no país é alistar-se a um determinado partido político. Enfim… Então a agricultura, a pesca, o empreendedorismo individual, o comércio, inovação tecnológica, etc., estão condenados, com essa forma de pensar e agir dos nossos quadros!!

    • img
      lôçôô, lôçôô Responder

      Esse Levy (Arrogante preguisoso.), não é quadro nenhum, é sim um grande quadriculado que STP viu nascer. Mais de 10 anos para fazer um curso de 5 anos haja paciência.
      Mais como ter vida fácil em STP é sinónimo de ser Ministro logo ia está Levy pronto. Vai trabalhar jovem. Quer é “massa” de povo STP.

      • img
        Alberto Nascimento Responder

        10 anos? sério?
        poxa vida!

    • img
      Alberto Nascimento Responder

      epa Gilberto tu es o homem certo.
      força! eu cada vez que converso com um jovem de STP os miudos só pensam nisso. querem todos um cargo politico! só vejo macaquinhos…

      • img
        meymadra Responder

        pelo menos eles regressam a sua terra e mal ou bem dao seu humulde contrubuto.
        vejo que a maioria dos que falam têm pior comportamento, si nao, porque nao estao no pais?
        sentar em frente de um computador e mandar bocas é facil, venham ca fazer isso.
        ja estou farto de voces imigrantes que so dizem saotomenses a frente de um computador, mostram que o sao realmente e vem ajudar a vossa terra.

        • img
          E BURRO SOU EU... Responder

          meymadra,eu cada vez fico parvo com certos cometario, ainda bem que existe imigrantes si não vocês já estariam a morrer de fome. Somos nós que mandomos divisa para país para equibrar a nossa economia, os que lá estão,~vão almoçar e já nem voltam para trabalho chamas isso ajudar o país? Ficam o dia todos sem fazer nenhum e noite começam a trabalhar para receber horas isso é ajuda? Esteja é calada/o, tais farto dos imigrante? Deves ser uma dessas que não deram visto para sair do país.

  9. img
    cesarjesus Responder

    …com 14 Geeps e muito facil angrariar independentes ou mesmo pessoas idoneas para vosso elenco politico…e bonito ouvir de um partido politico dizer que o nosso Pais tem Futuro…mas nao se esqueca que “UM AGENTE POLITICO DE PADRAO DE INTELIGENCIA NORMAL PERCEBE QUE TEM DE TRATAR O PAIS DE FORMA IGUAL”…infelizmente nao e o que acontece em STP!!!porque existem determinadas Zonas em STP que deveriam boicotar eleicoes de forma a darem ouvidos as suas reevindicacoes!!! Temos problema de abastecimentos de energia, temos o Hospital Central com serios problemas desde abastecimento de agua ate a infra-estrutura da mesma, temos o Cais do Principe sem um Grua a cinco meses, a nossa cidade parece k foi esquecida para embelezamento, edificios abandonados e em ruinas…temos nas salas de aulas uma media de 75 alunos!!! O k vejo antes do incio da campanha Politica os principais partidos a investirem em grande…SAO CARTAZES POR TUDO QUANTO E LADO, GEEPS E MOTORIZADAS EM GRANDES NUMEROS E MAIS K ESTA PRA VIR!!!Sera que nao poderiam ter a mesma dinamica para arranjar 1/3 desta verba, que resolveria as principais carrencias que mencionei!!! Nao e com banho que se faz politica…tornou-se um habito que pode custar muito caro aos partidos que os praticam!!!Fazem uma politica com Idoneidade e com amor a Patria, fazem promessas do vosso alcance sem receio k poderao ser avaiados, pois demonstraram o vosso poder de fazer algo pelo pais dentro das vossas possibilidades…nao prometer o impossivel…quem promete impossivel gera instabilidade no PAIS!!! Pois ja existem partidos a fazerem dividas de grade escalas de forma a ganharem eleicoes… contando com a certeza k vao ganhar eleicoes…!!! DEUS TENHA PIEDADE DO POVO DE SAO TOME E PRINCIPE!

    FORCA POVO STP…

  10. img
    juvenal andrade Responder

    Ai Levy, Levy, Levy… ve-la onde estas a meter? Cuidado com as promessas. Tive muita fe em ti na nossa GERACAO ESPERANCA. O que? O Partido afundou? Tens explicacoes pra nossa geracao?
    Queremos te ver aqui em Londres, aqui e que esta a dar. Abraco Juvenal

  11. img
    quequa Responder

    É SO OPORTUNISMO…

  12. img
    Voz do povo Responder

    Voz do Povo ja chegou!

    Tanto o ADI como o pato-bravo-paraquedista Levy Nazare ambos perderam credibilidade moral ao aceitar a sua adesao no partido. E o Pato-bravo-paraquedista Levy Nazare ira se arrepender. Anos atras era do MLSTP, dias atras era da geracao esperanca. Tu devias maze eh entrar num partido serio e nao o ADI, tao pouco como MDFM. Ah, afinal tambem sabes carregar mala de guitos nao eh? Depois vais te arrepender. Vai trabalhar Levy e deixe de se apresentar como Pato-bravo porque assim estas a manchar a tua imagem de um jurista que comecou a ganhar espaco. Por favor, abandone o ADI! Depois vais ver, nao falo muito!

    Fui…………….

  13. img
    Nascimento Responder

    Que coisa MLSTP……….. de Novo? quer melhorar? quer dar emprego?, quer desenvolver o país,mas uma vez, ou não quer deixar a oportunidade do Petroleo pra outro?
    sem vergonha vcs são.Mas têm razão o povo quer assim…………………………

  14. img
    João Ceita Responder

    Coitado do LEVY NAZARÈ. Vocé está a ser ingénio e você vai ser utilizado de forma vergonhosa pelo Patrice. Mais valeria que continuasses a sonhar com a teu partido GERAÇÃO ESPERANÇA.

  15. img
    hugo Lima Responder

    Os partidos todos perderam credibilidade, nós continuamos a votar porque não temos outra alternativa. para se criticar tem k se votar. Tinha esperança em Geração Esperança o que tens a dizer sobre isso Levy ja mataste a geração esperança e com certeza vais puxar alguns colegas teus mais chegados. Viva corupção,não gostaria de ser pessimista mais STP jamais saíra do marrasmo em que se encontra. só com Cristo

  16. img
    Apollo III Responder

    Viva o nosso MLSTP/PSD. Forca Levy! Comemos dinheiro ao Patrice Trovoada, mas continuamos a votar o MLSTP/PSD até a morte. Quem sentir inveja, que como cola.
    Abraco

  17. img
    Rui Bolonha Responder

    ATENÇÃO:
    Os partidos políticos devem tomar a consciência do estado das coisas em São Tomé e Príncipe, chegou o momento de desmascarar a realidade, uma população cerca de 175 mil, a esperança de vida de 62,73 anos, a mortalidade infantil 54,64 por mil, prevalência de vida 1,8 por cento, necessidade básica para sobrevivência de vida é primitivo, 96 por cento da população não tem uma casa de banho fazem coco no mato, na marginal, na praia e no rio, 98,59 por cento da população não tem água em casa, 99,07 por cento de habitante não tem energia eléctrica, falta de estradas, população pobres vivem em casa de van-plega, os pescadores morrem no mar, embarcação marítima canoas e uma pesca artesanal, falta de bens de primeiras necessidades; leite, açúcar, arroz, farinha, pão, sabão, sal, etc. STOP é para PARAR! CHEGA! O próximo governo terá que apresentar um programa que garante estabilidade e desenvolvimento no país e identificar – organizar – seleccionar os projectos credíveis para bem-estar da ilha e do povo mui merecido “santomenses”. A memória da Dona Alda do Espírito Santo, ver como adorou o seu povo, ela nunca morrera porque tem uma parte dela em cada um de nós. Os políticos devem estar juntos, todos os dias a construção de uma união, fazer da terra que nos pariu um cantinho que dê gosto de viver.
    Cordiais saudações!
    OFICIAL DA MARINHA MERCANTE
    RUI BOLONHA

  18. img
    A Responder

    O menino Levy nazare Pato-Bravo precisa de grana, pois tem muitas dividas. Deixem o miudo em paz!
    OPORTUNISTA AO QUADRADO!

  19. img
    A Responder

    Por tua causa ja nao vou votar no meu partido ADI.

  20. img
    alice das maravilhas Responder

    VIVA O LEVY NAZARÉ. ELE QUER SAFAR VIDA DELE. SÃO TOME FICOU ASSIM, TODOS ESTÃO A SAFAR!!!! VOCES NAÕ VIRAM A CONFUSÃO COM A TOMADA DE POSSE DO JUIZ BANDEIRA! O LEITE , PRESIDENTE DO STJ, UM GRANDE COMPLEXADO, ATE DIZ QUE É PROFESSOR DE DIREITO. CLARO NESTA UNIVERSIDADE DO AGOST RITA , O MAIOR SAFADOR DO STP , MAIIS COM GRANDE AGILIDADE MENTAAL . O LEITE ,
    LEVOU A QUEST\AODA POSSE AO CONSELHO. PORQUÊ E PARA FAZER O QUEÊ? ! SO PARA BLOQUEAR. O ADVOGADO EDMAR CARVALHO , CUNHADO DA MAO DA ALICE TEM RAZÃO. O LEITE TEM QUE DAR POSSE AO BANDEIRA E PONTO FINAL E NÃO FICAR REFEM DO PRIMO AAA, DO MEU COLEGA DA ESCOLA DOS OFICIAIS DE JUSTICA EM BRAZIL E DO TAL ADELINO E DO MEU CAMARADA PAULINO, PARA UTILIZAR A LINGUGEM DO PADRE NETO,SOB PENA DE SER DESTITUIDO PLE ASSEMBLEIA NACIONAL..
    SENHOR LEITE VOC~E NÃO PODE FICAR A SAFAR TODA A TUA VIDA . O OLEGARIO TINY NOMEOU-TE PGR E VOCE TRAIOU O TEU AMIGO DO PCD (OMEM DA LOJA DOS VINTES) E AGORA VAI VIVENDO DAS MORDONIAS E TOCANDO BANDOLIM ( VIAGENS, SALARIOS, EMOLUMENTOS). ESTAS A SAFAR!!!

  21. img
    peter Responder

    deixem la o outro, forca levy, cada um tem a sua escolha a fazer, e por isso que ate hoje continuamos com um pais vergonhoso,o forro sabe muito, se ele ficou 5 ou 10, ou 50 anos para se formar isso nada tem a ver com voces.
    voces que fizeram 1 ano no curso de 40 anos , o que que estao a fazer pra o povo?
    viva levy viva ADI FORCA eu vou sempre te apoiar como meu caro e GRANDE AMIGO,LEVY
    PLACIDO PETER

  22. img
    hugo Lima Responder

    Pois é Placido como teu grande amigo que é o Levy devias e refrescar a memória dele, em ajuda-lo em fortalecer a Geração Esperança. e não dando o força para se afundar ou um dia afogar o povo como tem feito os nossos governantes.
    Quanto ao tempo de formação isso realmente ninguém tem nada a ver o importante é que se formou até então era visto com credibilidade. Se as pessoas estão comentando umas é porque ficam triste outras e por assim que se entra nesses partidos perdem-se logo esquecem o objectivo as vezes. Desculpe se falei algo desagradável mas é o que penso e acho que devem fazer os bons amigos contudo o teu apoio a ele seja neste ou noutro partido a desisão é tua. Viva os Santomenses

  23. img
    Odair Baía Responder

    Muitos dos comentários críticos nesta coluna, não tem razão de ser, mas, respeito-as. Todos nós temos direito à exprimir de forma livre e sem reserva às opiniões.
    O facto do Levy aparecer agora ao lado do Partido ADI isto é um direito que lhe assiste. No passado ele deu a cara por um outro Partido Geração Esperança, mas, tal como na nossa vida privada quando a coisa não vai bem entre marido e mulher existe a dissolução e cada um segue a sua vida. Este exemplo aplica a vida política, o facto de no passado a pessoa pertencer a um partido político não quererá dizer que este vínculo seja vitalício ou deva sê-lo. Por isso não me choca este tipo de mudança. Longe vai o tempo em que a ingenuidade e a hipocrisia devam fazer parte daqueles que queiram participar na Rés Pública. Não é pecado nem é de conotar negativamente a mudança dos militantes para partidos diferentes.
    Quanto ao caso do Partido Geração Esperança, este foi extinto ou caminha para este fim e por isso mesmo não resta ao Levy militar num outro partido se de facto ambiciona o poder.
    Sou da opinião que qualquer cidadão que queira de forma pacífica, séria e honesta trazer ao público a sua vontade de exercer o poder deve fazê-lo.
    Se o actual Presidente dos EUA desse ouvidos aos status quo hoje não seria Presidente.

    • img
      lôçôô, lôçôô Responder

      Odair, tudo do que disseste não é novidade para ninguém. O que as pessoas criticam não é forma mais sim a substancia. Vou fazer uma pergunta, em STP não há mais dada para fazer, sem ser politica? Se as coisas correram mal é motivo suficiente para associar aos corruptos? Sabendo que são essas mesmas pessoas que senhor Levy andava a criticar dia e noite, mesmo quando andávamos no corredor da faculdade de direito. Santa paciência o que ele quer todos nós sabemos ( safar vida). Agora não vem com palavras linda porque não és mais educado que os outros. Critica-se e pronto…

  24. img
    DEUS ABENÇOA STP Responder

    QUE DEUS POSSA ABENÇOAR OS NOSSOS DIRIGENTES SÃO OS MEUS MAIORES DESEJOS PARA DESENVOLVIMENTO DO NOSSO PAIS . FORCA PARA TODOS . ATE BREVE

Deixe um comentario

*