Sebastião Santos (Bidão) anunciou o PCD grande e independente que corre sozinho para ser poder em São Tomé e Príncipe

O PCD já não precisa de muletas, ou talvez, as muletas é que já não precisam do PCD, porque o partido cresceu, ficou grande e independente para batalhar sozinho pelo poder. Sebastião Santos, membro fundador do PCD quando entregou a candidatura do partido às eleições autárquicas e regionais, disse que acabou o processo, em que o PCD dava boleias a outros para ser poder.

O PCD, que ganhou as eleições autárquicas de 2006 em coligação com o MDFM-PL, domina 4 câmaras distritais de São Tomé, nomeadamente Caué, Cantagalo, Lobata e Água Grande que envolve a capital. Os presidentes das quatro autarquias são membros da direcção do PCD.

Quase 4 anos com presença forte na condução de comunidades que representam, cerca de 80% do território são-tomense, o PCD pretende reforçar o exercício do poder local. Para as eleições de Julho próximo concorre a todas as câmaras distritais em São Tomé.  Vai lutar pela revalidação do mandato em 4 câmaras distritais, e pela conquista de outras duas, nomeadamente Lembá(MLSTP-PSD) e Mé – Zochi(MDFM-PL).

Batalha político-eleitoral, que desta vez o partido quer ganhar sozinho. «Como nós sempre dissemos e vocês puderam testemunhar e ver. É a candidatura do PCD a essas eleições. Não se trata de uma candidatura de forma coligada. É única e vamos concorrer as eleições sozinhos. Acabou este processo, através do qual os outros vinham a nossa boleia», declarou Sebastião Santos, mais conhecido no país por Bidão.

O PCD que desde 2002 tem concorrido as eleições em coligação com o MDFM-PL de Fradique de Menezes, tendo o povo permitido a tal coligação fazer história em 2006, com vitórias em todos os actos eleitorais, está agora mais forte. «É um partido grande, e seria incompreensível se o PCD não concorresse as eleições a nível nacional», realçou Sebastião Santos.

PCD vai concorrer as eleições regionais na ilha do Príncipe, posicionando-se assim como adversário da UMPP de José Cassandra. Note-se que a UMPP congrega no seu seio militantes de todas as forças políticas da chamada família da mudança, excluindo o MLSTP/PSD.

Aliás o antigo secretário do governo regional do Príncipe para o sector institucional, actualmente ministro do Trabalho, Solidariedade, Comunicação Social e Desporto, Carlos Gomes, é um dos homens do PCD que integrava a UMPP.

Abel Veiga

  1. img
    Pidão Responder

    Até tenho uma grande admiração pelo SRº
    ,senhor é aquele militante convicto que mesmo na gravana periódo de muitas pulgas não salta como mtos outros da nossa praça e lhe aconselho a manter esta postura, tenho grande admiração pelo senhor pela forma q o sr. coloca as sua questões e a a defende. O problema é que o senhor esta associado a MULHER MAIS VADIA DO PAÍS(PCD)e quem convive com VADIA tb
    VADIO que deita com cão levanta com pulga.

    O Srº tem toda razão de dizer que o PCD já criou condições, estas condições vieram dos sucessivos casamento com o MDFM/PL que por duas vezes vos tirou da miséria casando convosco convecido
    que o casamento seria p durar e q estariam juntos na doença e na pobreza, tornaram visível e ricos pediram divórcio, o seu partido PCD é como aquelas mulheres que não tem sentimento, que n gostam do seu marido, gosta sim é de dinheiro, o PCD sempre foi um dos partidos mais pobre deste país, por isso
    casou várias vezes para hoje ter cara lavada.O sr. Cosme Rita desviou cerca de UM MLIHÃO DE DÓLARES e foi chorar na TVS acompanhado da sua esposa(que redículo),este dinheiro tb serviu
    para compra das viaturas, o sr Delfim Neves meu colega do liceu que na altura até vendia o seu fardamento militar, cresceu bastante em vários aspectos principalmente no ramo comercial, por isso é que foi um dos q esteve a frente do negócio da STP TRANDING no intuito de ganhar algum para o seu partido, por esta razão é que ele é o homem mais forte do PCD. O sr BIDÂO como não consegue fundos p seu partido é pobre como eu e a ENCO foi
    privatizada,serviu de portava – vós para
    divulgar o poder financeiro do seu partido VADIA , claro tem q fazer alguma coisa.Sr BIDÃO, qual será o cargo que o seu partido irão dar ao PULGA TOMÈ VELA?
    Não seria melhor q lhe dissesse que devia ter a postura do grande Adelino Izidro, este sim é um verdadeiro camarada, disse q n abandona o seu partido por nada deste mundo.

    • img
      tagarela Responder

      Porquê esse comentário depreciativo em relação à mulheres? O que elas têm a ver com o partido referido? Não se pode esquecer que é do ventre de uma mulher que a humanidade foi trazida ao mundo.
      Viva STP!!!

    • img
      Alberto Nascimento Responder

      PCD é nao tem honra.
      No entanto, o senhor n esteve bem ao usar o termo “mulher”. Como eu terei alegado “VADIA” é o termo.
      PCD é triste,… infeliz.

    • img
      alberto Responder

      Num pais de estado de diretito democratico, podemos identificar um partido pela sua filosofia. Em Sao Tomé NAO!

      Normalmente o MLSTP é de cariz socialista, o que se pode chamar um partido da esquerda, em que defende o social em detrimento do capital. Que privilegia a intervençao do estado na economia e é contra a reglementaçao da economia pelo mercado.
      As grandes politicas dos partidos da esquerda é de inspiraçao Keynesiana.

      Os partidos ditos da direito é o oposto e é de inspiraçao liberalista de Adam Smish, Ricardo Hecksher Olin e Samuelson…

      No entanto em STP nao se vê esta separaçao!!!

      Observa-se uma “putaria” de partidos da esquerda com o da direita e vice versa.

      O que guia hoje um partido ja nao sao as convicçoes as ideias mas sim vinganças pessoais, intrigas, ciumes, inveja, band gang,sociedade cecreta…

      é triste e vergonhoso Sao Tomé.

      O BIDAO falou das intrigas e ganancia pessoal do PCD e projecto para STP ? Nenhum!!!

    • img
      Tome Nado Responder

      Bidao, voce e um cara de lata,sem vergonha! Voce ainda tem cara de vir dizer que ja nao precisa de muletas? O PCD prostitui-se e acumulou tanto dinheiro sujo da STP trading, da DOCA, da ENCO, etc, etc. Onde e que viram tanto dinheiro para comprar tantas viaturas. Porque e que voce nao ajudou o hospital central nesta miseria de agua? Aonde esta o sr Dr Furtunato Pires com o seu tribunal de faz de contas? Aonde esta o sr Procurador Raposo? Bidao, voce e os seus colegas do partido mafioso devem ser investigados e levados a justica.

  2. img
    CL. Gafanhoto Responder

    Olha agora querro saber dos senhores o que vai ser dos que são do PCD e que apoiavam o atual Governo, sera que o Chivé eo Veriato tambem vao se ariscar nessa, a meninha tambem e outros tantos q são agora directores das repartições regionais, olham pensam bem q este Bidão é quadro da ENCO E TEM DIPLOMA Universitario mas vcs cairão pr fundo do poço pensem ,pensem vao la e apoiam o tozé pq se ele ganha as eleições vcs mesmo sem cartyeira ,nem bagagem para ostentarem os cargos q ocupam poderam ficar e serem levados ao colo colo.fui ja não esta ca quem falou ….Passôôôõô

  3. img
    carlos Responder

    O PCD é um partido forte,e vai vencer as eleições porque é um partido de progreço e rumo ao desenvolvimento de S.Tomé e Príncipe.
    Força PCD.

  4. img
    LUIS Responder

    O Bidão é um grande camarada do PCD,por isso vou de acordo com aquilo que ele refiriu “Não se trata de uma candidatura de forma coligada. É única e vamos concorrer as eleições sozinhos. Acabou este processo, através do qual os outros vinham a nossa boleia”
    FORÇA PCD.

  5. img
    gato selvagem Responder

    Desde quando este partido é grande ? Os grandes partidos não se medem por número de votos, mas sim pela doutrina…. fuiiiii

  6. img
    MIGUEL Responder

    A PIOR COISA QUE O PCD FEZ FOI TER COLIGADO COM O MDFM/PL,mas agora tou de acordo com a dirreção do PCD vai concorrer sosinho e vai vencer.
    Acabou este processo, através do qual os outros vinham a nossa boleia

  7. img
    maito Responder

    viva o PCD.

  8. img
    felipe Responder

    o PCD é um partido forte e vai concorrer sosinho e vao vencer.

  9. img
    Alberto Nascimento Responder

    Desde que PCD coliga com qqr outro partido opositor independentemente dos “planos” e faz cair por varias vezes o governo sem pensar nas consequencias para as familias santomenses o Bidão devia ter antecipado estas declarações para 1 de abril.

  10. img
    Klincatá sa ca teté Responder

    O PCD é grande partido. É o rosto da mudança e outra forma de fazer politica em São Tomé e principe.
    No seio do PCD há gente muito honesta e trabalhadora, gente que põe a sua vida contra qualquer forma de alienação. Para o PCD a única forma de vencer o subdesenvolvimento e ganhar o futuro é apostar no conhecimento e novas tecnologias. O PCD não contra a propriedade privada o PCD quer ver todos São Tomenses com uma condiçaõ de vida melhor. O PCD não importa a origem das pessoas, STP(Somos Todos Sao tomenses)

    • img
      Manga san Dano Responder

      Até da vergonha dizer k o PCD tem gentes honestas.Por acaso kem são os verdadeiros politicos do PCD? Estes se encontrão no esconderijo a comerem nas mãos dos larápios, k se escondem atráz das imunidades fugindo a justiça, fazem coligações falças para sakearem o bolo,assim fizerão com o melado e depois com o lussífer,alima de má fé, ocoli sê sangue.Já têm o suficiente e por isso já podem cantar de galo. Quanto a este senhor (o bidão) eu tb tenho alguma repito alguma admiração para com ele,pela sua frontalidade, tanto ele como o Chico. Mas na verdade na verdade os tipos deseludirão a população de ribamato k lhes viu nascer.Non dumu êê naiê.

  11. img
    Lenisio Nazaré Responder

    venho aproveitar esta oportunidade para desmentir um determinado grupo que está em campanha e diz que todos os meses envia para os estudantes bolseiro cerca de cem euros mensal. É pura mentira. Muitos estudantes que vieram de bolsa a partir deste grupo não recebe um vintém. se não fosse os familiares e a propria escola a dar um subsídio esses mesmos estudantes estriam passar fome. Façam campanha sim mas uma campanha sem mentiras… limpa.

  12. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    ….pois é!!!!……até um dia……todo o homem tem o seu preço……diga-me qual é o seu……se não haverá coligação!!!!!

    ….isto tudo é uma brincadeira….

  13. img
    pinto Responder

    temos que ter paciencia e o pais que temos , quem sabe qualquer dia isso mude de repente

  14. img
    Apollo III Responder

    Bidao é um graande camarada! PCD, nao é um partido pequeno, mas ninguem tem dúvidas que quem vai ganhar estas eleicoes é o nosso maior. O nosso maoior é o MLSTP/PSD. Mas depois vamos dar uma boleia ao PCD, convidando-os a formar o governo conosco. Viva o MLSTP/PSD. Em Africa, na America, na Asia, na Europa, seremos sempre MLSTP/PSD até que as morte nos leve desta para o melhor. E quando chegar-mos ao ceu, iremos continuar MLSTP/PSD. Um bem haja!

  15. img
    Paul Cruz Responder

    Forca PCD, nos estamos de bracos abertos pra vos ajudar, chega de traicao dos Trovoadas e Fradiques.
    Como sabemos PCD e o arbitro do povo, o partido que sempre quis o bem do povo mas infelizmente sempre foi traido mas agora eu gostaria que o partido mostrasse que venho pra ficar. Obrigado

  16. img
    tu podes saltar, tu podes pular... Responder

    Toda gente sabe que o veriato nunca votou no PCD, ele é um militante hipocrita, apenas finge ser de PCD mas vota no MLSTP…só mesmo no principe, bando de militantes sem reputação…
    fuiiiiiiiiiiiiii

  17. img
    Gilberto Responder

    Agora é um partido grande! Isso é que é! Vêem como as coisas funcionam, depois de vários “assaltos” coligados agora cada um já está abastecido, o suficiente, para irem a arena de caça votos munidos de todo o esplendor e beldade sozinhos!

    O que me entristece é que não se tem um tribunal eleitoral ou um organismo competente para esclarecer ao povo a fonte de “riqueza” desses partidos.

    É inadmissível vivermos num país onde um trabalhador comum mesmo coligado não consegue satisfazer as suas necessidades básicas diárias, em termos de alimentação, vestuários, transporte, etc. Já os partidos políticos de uma hora para outra, apesar de toda a instabilidade política que se vive, nessa época de pré-campanha apresentam a gregos e troianos aquisições “milionárias” para a caça de votos!
    Enfim… Mas, tudo tem um começo e tem um fim. Um dia, teremos bons exemplos nessas ilhas!

  18. img
    João Ceita Responder

    O PCD vai vencer estas eleições. O Delfim Neves é um grande Homem. Se em São Tomé tivemos varios Delfim Neves, o pais estaria muito melhor e longe. O Homem tem iniciativa, capacidade de trabalho e é um grande empreendedor. É um Homem que faz coisas e realiza, contrariamente a este que vosses chamam de dr. Patrice. Ele é um grande preguisoso, oportunista e gosta de boa vida. Não fez nada em São Tomé. Vocês conhecem na Cidade de São Tomé ou no Principe o escritório, ou empresa do do doutorzinho Patrice ou uma outra coisa qualquer? NADA….Os Homens se medem pela capacidade de realizar obras e não em função dos apelidos ( trovoada) e de pequenos expedientes eleitorais para ganhar dinheiro para em proveito próprio. Todos sabem que o tal Patrice só está em São Tomé, porque ele só consegue aparecer nas vesperas da eleições para ir extorquir dinheiro no estrangeiro em nome do povo. Abaixo os preguisosos. VIVA DELFIM NEVES. VIVA PCD

    • img
      Justiça Responder

      Sr. João Ceita,

      em que planeta o sr. vive??? Aterrise, pise no chão!!!

    • img
      Adriano Lamartine Responder

      Sr Joao Ceita o senhor perdeu uma oportunidade de ouro para estar calado porque o senhor cai no ridiculo quando defende o Delfim Neves. Delfim Neves é um um incompetente, corrupto e amendrontado. O caso STP Trading fala por si. Va para o site http://www.stpnews.net/portugues
      veja ai um artigo sobre o Delfim Neves e talvez o senhor mude de opniao. eu nao tenho nenhuma preferencia partidaria mas é minha opniao pessoal e o artigo nesse parece-me que faz todo o sentido.

  19. img
    juvenal andrade Responder

    VIVA O PCD. Com esse partido o proprio pais vai a banca rota. STP TRADING, PASSEIOS, DOCA, ARROZ DO POVO, etc,etc,etc. Vadios, Xulos e Parazitas do Poder. Que diabo os carregue pro fundo inferno. Miseraveis e sem escrupulos. Pergunte a esse PCD quanto receberam para votarem a favor da M. de Censura do MLSTP contra o gov.Patrice
    Trovoada? S.TOME PODEROSO ha de fazer justica. AMEN

  20. img
    G. Soares Responder

    É preciso estar mesmo convicto das alternacias politicas e evidenciar com o verdadeiro objectivo da governaçao.

  21. img
    ela Responder

    querido juvenal,acho k o que esta a te encomodar ñ é PCD mais sim a dôr do cotùvelo,por saberes que o PCD de hoje ja ñ é o mesmo de hontem,portanto dôia a kem dùêr o PCD ja ganhou.somos o maior

  22. img
    Sum Mé Papagué Responder

    Um cidadão atento,deve reconhecer nesse partido, um partido calculista, estudioso, de um intelecto extraordinário, sério, não obstante alguma arrogância… em alguns dos seus membros (uma minoria insignificante).Corrupção…,francamente não está provado qualquer caso flagrante de corrupção no seio do PCD, no meu ponto de vista.Minha gente! Sejamos sérios e justos.

    Como independente que sou, gostaria de pedir ao PCD que se dedicasse um pouco às questões do Príncpe, se passar a fazê-lo, levará de lá, no futuro, muitos e muitos votos. Fuiiiii….e até a próxima.

  23. img
    Alberto Nascimento Responder

    PCD ==> PanCaDa

  24. img
    quequa Responder

    esse bidão vive bem com a Enco… ele tem a mania que fala barato…fui…

  25. img
    Sun Megingo Responder

    O PCD eh o unico partido de respeito. Tem uma forma muito elegante de fazer politica eh muito elegante. Eh o unico partido que ate entao na nossa republica tem mostrado ser do povo, pelo povo, e do povo conforme diz o tres principios da Democracia. Na Camara Distrital de Cantagalo o partido fez muito, enquanto o ADI la esteve com sr. Venancio que so sabia era eh passar cale nos postes da cidade de Santana quando la se aproximava a festa de Santana Grande. Com isso tudo, e por isso, o PCD vai arrazar no Cantagalo. Cantagalo eh do PCD. Mas quem nao sabe disso. Da mesma forma, o PCD vai arrazar no Me-Zochi e tb no Principe. O PCD rejeitou Levy Nazare e chamou-lhe de pato-bravo. Forca PCD!VIVA PCD!
    ……………..É única e vamos concorrer as eleições sozinhos. Acabou este processo, através do qual os outros vinham a nossa boleia….. ahahah! Essa eu topei!

  26. img
    Adriano Lamartine Responder

    O meu comentario é sempre cortado pelo moderador e portanto sem ter nada de ofensivo. é no minimo incomprensivel sabendo que este espaço é para dar opnioes.

  27. img
    Mé Chinhó Responder

    vamos meter agua no Bidão, agua do rio agua grande.

  28. img
    Emilio Pontes Responder

    PCD só ganhará em Lembá se o Sr. Manuel Martins e Posser da Costa estiverem a dormir.

    • img
      jaka doxi Responder

      O problema é que tanto Posser como Manuel Martins estão fartos da corrupção instalada no seio do MLSTP/PSD.
      Disse.

      • img
        António Veiga Costa Responder

        pOSSER FARTO DA CORRUPÇÃO?

        eh soh parar de bater ochapeu p o Nino Monteiro e o Delfim Neves.
        Na hora de ganha o dele junto c eles ele que.

  29. img
    João Ceita Responder

    Senhor Lamartine, até parece que o o senhor tem um sobrenome comprometedor, “LAMARTINE” que me faz pensar os compradores de escravo no seculo XVI nas costas da Africa. Cá em São Tomé e Principe, os furos já receberam a carta da aforia e de liebrdade total há muito tempo.
    Volto a repetir, DELFIM NEVES é um grande trabalhador, inteligente e muito capaz. O teu dr Patrice ( com uma licenciatura duvidosa, aondou pela Romenia de Chessescu, portugal e frança e não fez lá grandes estudos universitários) e nunca fez nada em São Tomé. NUNCA TRABALHOU. Basta ver, como é que esse Patrice que é oriundo de uma familia católica, numa população de 99% de cristãos e o rapaz no mais descarado oportunismo converteu-se ao islamismo, para ir sacar dinheiro nos paises mulçumanos e do golfo. É pena que o BUSCH já não está no poder no USA. Mas, um dia o FBI vai divulgar a lista, como tem vindo a fazer com algumas figuras proeminentes da Guiné e de Moçambique.

    • img
      Adriano Lamartine Responder

      O senhor Joao Ceita aparenta ter algum conhecimento mas o senhor acaba por se contradizer.
      1° O senhor nao pode fazer juizo baseado no nome ou no sobrenome de pessoas. A isso chama-se descriminaçao. Os paises europeus mais desenvolvidos lutam contra isso pois alguém com nome “esquisito” tem dificuldades em progredir por causa disso, e até é motivo para justiça.

      2° O senhor fala-me de Patrice Trovoada como meu director. Eu deixei claro que nao tenho nenhuma inclinaçao partidaria. Nao tenho nenhum tipo de simpatia por politico X ou Y. A minha simpatia é ganha por politicos carismaticos que obram para o bem estar e o progresso de Sao Tomé e Principe. Para sua informação, por horas não vejo politicos que a mereça.
      3° Ao contrario, da ideia exposta no 2° ponto, Delfim Neves é um politico (e ha muito mais do mesmo género na nossa praça) que provou ser um corrupto e incompetente. De inteligencia vejo pouco nele. De esperteza tem muito pois é assim que conseguiu chegar ao pdoer, sem formação mas com esperteza e um circulo de amigos que lhe “deram a mão”. Os escandalos em que esta envolvido revela isso sim uma falta de inteligencia e um apetite desmedido em busca de riqueza e que em termos de politica chama-se “corrupção”.

      P.S. Mesmo que não tenha nenhum tipo de admiração por Patrice Trovoda, quero dizer-lhe que O PT ou quem quer que seja é livre de escolher a sua inclinação religiosa independentemente de Sao Tomé ter 99% de catolicos. Essa afirmação foi infeliz. Não ponho em causa a sua inteligencia, mas para proxima traga argumentos mais solido.

  30. img
    Arlindo-filho da terra Responder

    VIVA PCD,
    Praia Brasil já dá para nossos miudos da canoagem brilhar no mundo fora, levar o nome do pais alem fronteira.
    Os Ministros do PCD são os mais dinamicos em qualquer Governo.
    Bidão vamos vencer.

  31. img
    hugo Lima Responder

    Ja não sei em em que partido acreditar, mais seja como for votar eu tenho que votar. entre todos talvez darei a minha credibilidade ao PCD. como disse o senhor Bidão parece ser um homem de postura a muito que vem lutando no PCD para o bém do País. Viva vamos ver.

  32. img
    ela Responder

    PCD bomù ná vlêgafá,léga ìnêm flà dà ùbuê ùn sô
    êngué mèçe quêle cá quêle kù ná meçefá cá ta dê.ganha só nóm cá ganha…………….em viva voz grito.VIVA PCD………….força pecedictas.bjos fofus

  33. img
    Rui Bolonha Responder

    ATENÇÃO:
    Os partidos políticos devem tomar a consciência do estado das coisas em São Tomé e Príncipe, chegou o momento de desmascarar a realidade, uma população cerca de 175 mil, a esperança de vida de 62,73 anos, a mortalidade infantil 54,64 por mil, prevalência de vida 1,8 por cento, necessidade básica para sobrevivência de vida é primitivo, 96 por cento da população não tem uma casa de banho fazem coco no mato, na marginal, na praia e no rio, 98,59 por cento da população não tem água em casa, 99,07 por cento de habitante não tem energia eléctrica, falta de estradas, população pobres vivem em casa de van-plega, os pescadores morrem no mar, embarcação marítima canoas e uma pesca artesanal, falta de bens de primeiras necessidades; leite, açúcar, arroz, farinha, pão, sabão, sal, etc. STOP é para PARAR! CHEGA! O próximo governo terá que apresentar um programa que garante estabilidade e desenvolvimento no país e identificar – organizar – seleccionar os projectos credíveis para bem-estar da ilha e do povo mui merecido “santomenses”. A memória da Dona Alda do Espírito Santo, ver como adorou o seu povo, ela nunca morrera porque tem uma parte dela em cada um de nós. Os políticos devem estar juntos, todos os dias a construção de uma união, fazer da terra que nos pariu um cantinho que dê gosto de viver.
    Cordiais saudações!
    OFICIAL DA MARINHA MERCANTE
    RUI BOLONHA

    • img
      Emilio Pontes Responder

      Sr. Rui Bolonha, tudo o que disse é verdade e é uma pena que assim seja em pleno século XXI, mas lá na terra não se pode dizer verdades.

      Leve Leve é melhor. Sé que Camarão que dorme onda leva.

  34. img
    Guilherme Posser Responder

    O MLSTP, pode até nao ser o Melhor partido político mundo, mas é o melhor que existe em Sao Tomé e Principe. Pelo bem da nacao, vote MLSTP. Viva o povo de Sao Tomé e Principe

    • img
      Adriano Lamartine Responder

      O senhor Posser é mesmo descarado, se quer fazer campanha, va para outro lugar ou faz um artigo, não se infiltre no espaço dedicado a comentarios porque isso so lhe deixa mal na fotografia.

    • img
      hugo Lima Responder

      Comentários infelizes.MLSTP/PSD É melhor porque…. deixaram fazer o que quiseste durante muitos anos Junto com o Seu irmão que devia estar é na cadeia.Vá praia fazer campanha para os peixes.

    • img
      Pinto Responder

      Senhor Posser acho que o sitio e improprio para campanha e para promocao do seu partido

Deixe um comentario

*