Mulheres Parlamentares da CPLP reunidas em São Tomé

Esta terça feira as mulheres parlamentares da comunidade lusófona, reunidas em São Tomé nas Primeiras Jornadas da rede das mulheres parlamentares da CPLP, vão produzir uma declaração que propõe as soluções para os 8 temas que começaram a ser discutidos na segunda – feira. A problemática da descriminação das mulheres é um dos temas a que se juntam outros, como as mudanças climáticas, a violência baseada no género, e a participação da mulher na vida cívica e política. Maria das Neves ex – primeira-ministra e deputada a Assembleia Nacional pela bancada do MLSTP/PSD, é presidente da rede das mulheres parlamentares da CPLP. Segundo a Presidente a questão da degradação do meio ambiente ameaça destruir «os progressos do desenvolvimento e põe em perigo os principais objectivos da cooperação internacional para o desenvolvimento bem como os objectivos do milénio de combate a extrema pobreza e a fome até o ano de 2015».

  1. img
    tagarela Responder

    É importante que esses encontros realizem e que se discuta a problemática do género em todos os sectores laborais dos países, que haja troca de experiência… Mas o mais importante é que as resoluções adptadas possam fazer diferença em cada mulher por mais longínquo elas vivam. Que deixem do plano teórico e se vá à prática.Viva STP!!!

  2. img
    cesario verde segundo Responder

    essas lenga lengas já se discutiu e se discutem inumeras vezes e sem resultado nenhum, pois tudo isso é fantuchada daquilo que se denomina de resolucao social de conflictos.
    deviam é perguntar as nossas compatriotas dos palops que acharam dos buracos da capial, da feira grande e praca de taxis, da empresa de cimentodo presidente da republica que diante dela só tem lama e limo podre. talvez vos dessem alguma salubre ideia.

    e quanto a qustao do género em especifico, pois é uma cobardia sempre falarem disso, pois se numa festa de jovens se propuser que homens pagam 100 contos e se sugerir 25 as mulheres, elas estarao de acordo, por tanto a luta de genéro é em todos os sentidos, as mulheres devem emancipar-se nesta equidade tambem. apenas nas questoes de ordem espirituais como a cortesia, os bons modos, etc….é que o homem deve e a mulher merece aceitar essa diferenca de género, do resto, pos deviam tambem as mulheres aceitar e lutar em todas as aristas( nao só aquelas que as beneficiam, como exemplo, o pagar o valor de uma festa), pois comecando por exigir igual nisso tambem, as mulheres prosperarao!!!

    diga maria das neves, tu que já ocupaste tantos cargos publicos e tambem depauperaste o herario publico, te sentes injusticado com respeito ao género ou és mais um grande cavalo da malabarice politica corrupta ao igual que qualquer homem????
    R:……………

    • img
      "Nós por cá e a nossa Maneira" Responder

      ………..carissimo……..apesar dos pesares…..defendo estas mulheres que estão reunidas a discurtirem assuntos dos seus e dos nossos interesses…………

      ……..as mulheres….pelo menos tenhem ideias e fazem alguma coisa………… nem que seja reunirem em vão…………..

      ……tenhem um objectivo…..é a partir daí que muitas outras ideias viram…… quiça um dia…….concretizadas pelas suas filhas….netas….bisnetas…. suas sobrinhas….suas sobrinhas netas..etc….

      …..pergunto…e nós???? …em São Tomé????…….qual é o nosso caminho????…..para onde vamos???? …qual o nosso ideal?????……

      ……elas, pelo menos, estão a lutar por aquilo que acreditam, concretizavel ou não…………

      ……e nós?????….e o nosso futuro????? será que mereçemos ter um futuro igual ao dos nossos pais….. relegados a uma reforma de dbs 200 mil dobras mensais????

      ……pensemos em coisas boas….e deixemos os outros terem suas iniciativas………..

      ……viva as mulheres………..

  3. img
    hugo Lima Responder

    É de salutar esses géneros de iniciativas, porque é discutindo e trocando ideias que se resolvem problemas diversos em qualquer sociedade,tenho irma, tenho filhas,tenho primas e muito mais espero que o problema de género seja resolvido e desenvolvido para que as mesmas tenham um futuro diferente dos nossos antepassados e que a mentalidade dos homens melhorem em relação as mulheres porque afinal são elas que nos põem no mundo e o primeiro alimento vem delas. Viva as mulheres da CPLP

  4. img
    Fala verdade Responder

    Melhor maneira de comer dinheiro, e enganar-nos

Deixe um comentario

*