PCD apoia UMPP de José Cassandra nas eleições regionais de 25 de Julho

O partido decidiu desfazer o equívoco criado com as declarações do seu mandatário nacional Sebastião Santos, que após entrega da candidatura do partido no Supremo Tribunal de Justiça, disse que o partido iria concorrer as eleições regionais. PCD esclarece também a compra das 14 viaturas para campanha.

Com 14 jeeps no terreno na caça ao voto para as eleições de Julho e Agosto próximos, o PCD decidiu esclarecer a opinião pública sobre a origem das 14 viaturas, que custaram cerca de 300 mil euros. «Tal como outros partidos políticos da nossa praça, o PCD é também apoiado financeiramente pelos seus amigos, militantes e simpatizantes», diz o comunicado do partido liderado por Albertino Bragança.

Porque o assunto é merecedor de contestações por parte de um boletim informativo designado “O Liberal”, o partido acrescenta que «a opção de compra de viaturas é da inteira responsabilidade do PCD. Pois cada partido tem a sua preferência num horizonte de custo e benefício».

No comunicado subscrito pelo Presidente  Albertino Bragança, o PCD recorda o tempo da coligação com o MDFM-PL em 2006. «A coligação tinha alugado cerca de 120 viaturas com um custo que rondava 50 dólares por dia, por cada viatura, durante 60 dias de pré campanha e de campanha. Pelo que não é difícil fazer o cálculo e verificar que o custo de aluguer foi muito superior aos gastos hoje efectuados com a aquisição das referidas viaturas que são propriedade do PCD», frisa o comunicado.

Na corrida para o poder, o partido reconhece que no momento em que apresentou a sua candidatura as eleições autárquicas e regionais no Supremo Tribunal de Justiça, o seu mandatário Sebastião Santos, se equivocou em relação ao posicionamento do partido nas eleições regionais na ilha do Príncipe. «O mandatário nacional havia dito que o PCD irá concorrer às eleições regionais facto que estabeleceu alguma confusão, visto que o PCD não vai participar com lista separada mas sim apoiar a UMPP, liderada pelo actual Presidente do Governo Regional engenheiro José Cassandra, que foi alto dirigente do PCD e que vem fazendo um brilhante trabalho revelando elevada competência no governo da região autónoma do Príncipe», esclarece o comunicado.

Abel Veiga

  1. img
    Zozé Lové Responder

    Acham que já não vão alugar viaturas para campanha…

    Estão enganados nas contas, 14 viaturas não dará mesma cobertura que davam as ditas viaturas alugadas.

    Não atirem arreia aos olhos dos segos.

    • img
      Tomé Nado Responder

      Que engraçado! Só depois de envelhecer é que o PCD consegue tantos amigos ? O sr dr Albertino Bragança faltou a verdade quando não esclareu todo o segredo das 14 viaturas. Alias já existe um plano de destibuição das mesmas a ser executado logo após a leitura dos resultados eleitorais que é o seguinte:

      •3 viaturas ficam com o dr Abertino Bragança e já devem esta imaginar para quê…
      •1 viatura para Sr Delfim (o financiador das viaturas com o dinheiro da Doca, STP trading, passeio, espaço aereo, etc). Por ser uma viatura vulgar na nossa praça, ela será utilizada apenas para expedientes.
      •1 viatura para o Sr Cosme Rita (este tambem não precisa pois já ganhou o suficiente nas alfacatruas resultantes dos casamentos do PCD com o MDFM e o MLSTP).
      •1 viatura para o Dr C Tiny (preparando o seu regresso a casa após a derrota do MLSTP).
      •1 viatura para Tomé Vera Cruz pelo regresso a casa.
      •1 viatura para o sr Toze Cassandra (inicialmente este foi excluido do plano por ter violado as regras da mafia, alinhando-se ao ADI.
      •1 viatura para o Sr J Correia.
      •1 viatura para o Sr Bano.
      •1 viatura para os Bufalos pelos serviços prestados e a serem prestados.
      •1 viatura para os expedientes do partido.

      As 2 viaturas que restam também já tem destino certo. Elas serão vendidas para a liquidação das dividas do partido.

      Portanto não vale a pena pensares que podes conseguir uma dessas viaturas pois as contas já estão feitas.

      • img
        PATRICIO E FODIDO Responder

        ESTE PAIS JA NAO VAI LONGE. PORKI SEI SE TIVESSE UMA VIATURA PARA “TOME NADO” ELE NAO ESTARIA AKI A FAZER ESSAS CONTAS SEM LOGICA ALGUMA. E O CONTABILISTA TERMINA “..nao.. ki podes consequir uma…” KI VEGONHA. VAMOS ACABAR COM MISQUINHES E PENSAR EM DESENVOLVIMENTO DO NOSSO PEQUENO PAIS MANO!. BJS NA BUNDA E ATE UN DIA.

      • img
        Voz do POVO! Responder

        Deixe de falar besteiras….!

    • img
      victor Espirito Santo Responder

      Era so para dizer ao nosso amigo zozé Lové que cego é escrito com c enao com s .viva ditado.

  2. img
    TINTINO Responder

    ATENÇÃO : É SOMENTE PRA DIZER OS LEÕES VESTIDO PELE DE CORDEIRO ENTRE OS SANTOMENSES, VOCES TODOS TÊM RAZÃO, MALDITO POVO QUE TEMOS E MALDITA NAÇÃO QUE ESTAMOS INSERIDO. O MEUS PAIS FOSSE SERIO VOCES NÃO ESTARIAM NEM NA RUA, NEM NA TV E RNSTP FALANDO ASNEIRA.« COMPRAR 14 VIATURA POR VOLTA DE 300 MIL EUROS(SE É QUE ESTE VALOR É CERTO) COM TANTOS PROBLEMA PRA RESOLVER NO PAÍS.EU ACREDITO QUE ESTE POVO ESTA GANHANDO MATURIDADE E VOCES VÃO GASTAR DINHEIRO NAS PROXIMA ELEIÇÕES E APANHAR UM CARTÃO VERMENHO DIRECTO,
    PRECISAMOS DE REAL MUDANÇA PORQUE SOMOS TODOS SANTOMENSES.

    assinado por filho da terra, não podemos dar cara porque vocês não são politico mas sim assassino Malfeitosos perseguidor.

    Obrigado Abel Viegas………………

  3. img
    "Nós por cá e a nossa Maneira" Responder

    ……já havia dito, a quando das declarações de Sebastião dos Santos, vulgo “Bidão”……….

    ……”todo o homem tem um preço….diga-me lá qual é o seu !!!!!…….. se não haverá coligação”!!!!……..

    ……….eis à realidade……..esta frase não foi dita de animus leve………………quem conhece a historia do PCD….. certamente perceberá estas palavras…………..

    ……. uma vez vendido…..vendido ficará para sempre………………

  4. img
    tu podes saltar, tu podes pular... Responder

    Ainda sim, nada ficou esclarecido…

  5. img
    António Veiga Costa Responder

    Quanto mais se explicam mais se atrapalham. conseguiram mostrar-nos como seus “amigos, militantes e simpatizantes” estão com muito. De onde vem a capacidade financeira desses amigos, num país de miséria como o nosso? Do povo sei que não dá para sair nada.

  6. img
    cesarjesus Responder

    …E importante saber que existem formas mais economicas de fazerem campanhas politicas…14 geeps e uma forma de ofensa ao povo de STP, que vivem com menos de 2 dollares por dia…nao se deve cometer o mesmo erro que os outros cometeram ou cometem…isto leva a crer k estao no mesmo caminho…desculpa dizer que de boa vontade voces nao tem nada, estao todos a endividarem, para depois virem pagar com o dinheiro do Povo…Ninguem da nada de graca a ninguem, muito menos ao um partido Politico (PCD) que diz que a verba veio de amigos, militantes e simpatizantes!
    Meus senhores e tempo de porem os peis no chao, e levantarem a cabeca e olhrem a vossa volta…porque eu penso que os politicos nao estao a dar conta grave situacao k o povo esta a passar, e tambem nao estao a dar conta de tensao k existe dentro do territorio nacional, isto esta k nem um Barril de povoa, que podera explodir a qualquer momento…nao se esquecam k exitem armas espalhadas pelo pais fora sem controlo…temos o exemplo do ultimo incidente que vitimou um jovem!
    Quem nao tem nao esbanja…aprendam a fazer muito com pouco…nao pouco com muitos!!!Nao estamos no tempo para exibicao, mas sim de trabalhar com consciencia…a situacao actual em todo mundo e catastrofica no campo financeiro, temos k comecar a olhar por nos e nao contar com apoio exteriores de forma a evitar mal maiores…vamos trabalhar com amor a Patria STP!!!
    Abaixo exibicionistas!!!

    Forca povo STP…

  7. img
    Klincata sa ca tete Responder

    Os Partidos politicos deste solo pátrio devem pugnar sua conduta no esclarecimento, por se só este acto enobrece os dirigentes.
    Não se faz omoletes sem ovos. O Partido PCD de você leitor muito adora fez e continua a fazer diferença. O futuro não está perdido, somos uma nação vencedora.
    É uma opinião.
    Adeus.

  8. img
    A VOZ DE CEITA Responder

    Este País que MEU infelizmente também são de vocês PCD….só melhora se houve banho de sangue em vez golpe estrada como vem pratido, onde voces seus vigaristas ” PCD e MLSTP do Rafael Branco ” não vai ter oportunidade ir a TVS ou RNSTP de dar explicações barata e com malbarismo patentiado dentro de voces para falar onde saiu dinheiro para comprar JEEPs ” 300 mil euros” que o mesmo que eu acredito foi roubado de forma clasica deste Povo Humilde qué é S.TOME E PRINCIPE….

  9. img
    A VOZ DE CEITA Responder

    Desprezado Pcdista

    Este País que MEU infelizmente também são de vocês PCD….só melhora se houve BANHO DE SANGUE em vez GOLPE DE ESTRADA como vem praticado, onde voces seus vigaristas ” PCD e MLSTP do Rafael Branco ” não vai ter oportunidade ir a nenhuma Comunicaçãp Social seja ele TVS ou RNSTP ou outros dar explicações barata e com malbarismo patentiado dentro de voces para falar onde saiu dinheiro para comprar JEEPs ” 300 mil euros” que o mesmo que eu acredito foi roubado de forma clasica deste Povo Humilde qué é S.TOME E PRINCIPE….

  10. img
    Zovirax Responder

    Numa altura em o país vive uma situa calamitosa, difícil situação económica e financeira, com o povo a viver na pobreza extrema, com os hospitais sem medicamentos, um partido que gasta 300 mil euro na compra de viaturas não está de maneira nenhuma interessado no bem-estar das populações. Certamente, o PCD prestaria bom serviço a nação e o povo em geral se aplicasse este montante num programa de apoio social. Povo continua a ser sufocado e subestimado pelos políticos. Esta na consciência do povo, quem anda nos jeeps são aqueles que vivem bem e têm dinheiro. Pois quando passa um jeep, os populares fazem vénia aos senhores doutores e interrogam, não dá gente “banho”? Paga uma cerveja pelo menos, dizem eles. O povo vive amarrado a sua ignorância, alimentando o viver bem destes senhores.

  11. img
    nunoy Responder

    Penso que PCD reagiu bem. Demonstrou a organização. Se tivesse que alugar jeeps gastaria por volta do dinheiro que comprou as viaturas. Não tendo feito conseguiu viatura para campanha e para algum tempo depois da companha se as viaturas forem bem tratadas.
    optimo nota 20

    • img
      A VOZ DE CEITA Responder

      EU acho que Senhorito não é santomense ou nao é amigo de S.tome

      Acho sim que Senhor é um aproveitador a procura de dinheiro facil….

      Com todo respeito vou fazer-te duas pergunta :

      Qual é a diferença social de existe entre 1975/1990 e 1990/2010 ?

      R: 1975/1990 o governo de bem estar social do “Dr MANUEL ESPIRITO SANTOS PINTO DA COSTA” reinava boa organização social na cidade de S.TOME, saniamento basico em dia, cultural de ser e viver em S.tome ainda predominava dentro Nós Santomense, educação tinha uma qualidade aceitavel mundialmente, saude de bom era para todos…. neste constexto todo havia naquela altura em STP inimigo infiltrado ” INIMIGO DE SANTOMENSE” que é PCD e o seu aliadados e que 1990 a 1994 nos fez questão de mostra-nos a sua MALIFIOSA CAUDA ( que EU santomense e o amigo de BEM de STP consideramos que é um partido MEDIUCRE tb como tu NUNOY) em quanto que STP de 1990/2010 dos PCD e OUTROS só houve excitação no GOLPE DE ESTRADA , CURRUPÇÃO, DESORGANIZAÇÃO SOCIAL, ECONOMICA E CULTURAL, TODA CIDADE DE S.TOME TRANSFORMOU MERCADO INFORMAL…STOME E PRINCIPE E SANTOMENSE PERDEU SUA VERDADEIRA IDENTIDADE ….

      NUNOY ALGUMA VEZ JA EMIGRASTE ?

      R: SS.TOME PRINCIPE. Em Relação CAXITO-ANGOLA, S.Tome Esta Atrazo 400 Anos ,

      S.TOME PRINCIPE Relação LUANDA-ANGOLA Esta Atrazado 500 Anos,

      S.TOME PRINCIPE Relação LISBOA-PORTUGAL Esta Atrazado 550 Anos,

      S.TOME PRINCIPE Relação LONDRES-INGLATERRA Esta Atrazado 600 Anos,

      Que Vergonha estes MEDUCRES ( PCD E MLSTP de RAFAEL) nos Meteram na Cara! …..

      Numa pontuação de 0 A 20 EU e os Metade De Santomense demos NOTA 0

  12. img
    Gilberto Responder

    Isso é esclarecimento!? Desde quando que dizer: Dinheiro veio do meu amigo e simpatizante é esclarecimento!?

    Meus senhores, vocês já não estão a conviver com pessoas analfabetas!!

    Francamente, estamos em 2010, isso já não é década de 80 nem 90, deixem de brincadeira e respeitem a população! Por favor, fazem jus ao vosso “bordão” que é partido de reflexão! Não brinquem com coisa séria, o país está pobre, o mundo se encontra passando por uma crise financeira, falem a verdade!!

  13. img
    paracetamol 500mg Responder

    PCD/GR outrora um partido exemplar, hoje enredou-se no mau caminho. Para dizer que os partidos em STP são todos farinha do mesmo saco.Investem na campanha política buscando dinheiro fácil não sei a onde, ou dinheiro de actos de corrupção, para corromper a população com o dito “Banho” e não só, para que depois possam sacar do Estado milhões e milhões de euros para gastarem no Estrangeiro, já que em STP não podem gastar a boa maneira.Parece que esses partidos têm “GUGU” que caga dinheiro nessas alturas.Essas praticas demonstra a ininteligencia dos nosso dirigentes em não saberem racionar/impregnar os recursos disponíveis e dar melhor destino aos mesmos. Ao meu ver STP não tem dirigentes, mas sim “rapazes esperteza” a ocuparem cargos a qual não têm competência para ocupar, mesmo nessas associações politicas. Espero não é o mesmo que esperteza.Devia-se cortar ajuda a STP quem sabe os parasitas iriam desaparecer para sempre.

  14. img
    Cidadão Responder

    Vocês tenhem razão. Com tanto dinheiro de STP traiding, arroz do Japão, tantas falcatroas denuciadas pelo o tribunal de contas, como e que não compram 14 viaturas para as campanha políticas quando este povo passa tão mal. Resta-nos apenas saber como é que ira comportar esse povo desta vez. Olha, Santomenses, abrem os olhos, não caiem mas nestas seladas políticas.

  15. img
    coitadinho diz Responder

    Alguém terá que ter a coragem de por na cadeia estes maifiosos……, asaltaram o PCD- Grupo de Reflexão e o MLSTP de Rafa…tem o descaramento e falta de vergonha de publicamente dizer estas asneiras.deveiam e ser mortos….

  16. img
    André Santos Aurora Responder

    Viva o KAWIK SILVA ! Ele virá acabar com todas as falcatruas. Mesmo dirigindo o País sem “ink”.

    Ink = dinheiro

  17. img
    sousa Responder

    Eu, acredito que este momento, nao e momento certo para se atirar pedras e procurar culpado para a pobreza em que nosso pais infelizmente se encontra, mas sim o momento para reflectimos sobre tudo aquilo que ja foi feito e aquilo que deve ser feito, acreito cegamente que o futuro duma nacao nao depende so dos dirigentes mais, de uma nacao como uma todo, isto significa, nos como cidadaos, eles como os nossos representantes, e acredito que o respeito mutuo tambem ja seria um largo passo para o desenvolvimento socio cultural do nosso patria. Um bem haja a todos espero que nas proximas eleicoes o povo faca de forma livre e democratica a melhor escolha…

    Assinado..AYSSUSAMIRA PINTO

  18. img
    pINTO Responder

    ja Li ,reli, os comentarios acima feitos. mas eu gostaria de perguntar ,o que voces, “os chamados insatisfeitos” tem feito por bem da nossa nacao?. uma vez que voces so sabem reclamar , facam melhor . como diz o meu adorado pai, ao vilao poe lhe o pau na mao… bjos abracos, somos todos filhos da mesma nacao, nao vale a pena nos crucificarmos.

  19. img
    E BURRO SOU EU...! Responder

    Meus senhores quero vos dizer uma coisa, o Tó Zé Cassandra Presidente do Governo do Principe não é engenheiro. Eu desafio este senhor a mostrar o diploma de engenharia. Uma coisa é ter um curso tecnico-profissional feito numa escola industrial em Cuba outra coisa é ir a uma universidade ou uma escola superior de enginharia. Não podemos estar a sempre a quer passar por uma coisa que não somos; isto demonstra bem o caracter de um homem.
    Si for engenheiro mostra o diploma. Queremos ver…

  20. img
    João Ceita Responder

    Tozé cassandra, podes contar connosco. Deves continuar a fazer um bom trabalho na ilha do Príncipe e mais tarde serás o nosso candidato a Presidência da Republica de São Tomé e Principe. Força Tozé Cassandra, tu és nosso, contrariamente a esse rapaz Patrice, tu tens obra feita. Esses rapazes, têm um complexo de curso. Sobretudo, os que vêm da terra dos antigos colonos. (PORTUGAL) Os rapazes burros sofrem de um complexo arripiante. Mas, quando saltam o deserto de sara e vêm para STP são piores quadros que abunbam em São Tomé e Principe. Nem português sabem escrever. QUA LI !!!

  21. img
    coitadinho diz Responder

    joãosinho,parabéns a tua ignorância estrapulou….si o discurso de marquez de mântua do tozé casandra te convence à 60% da população aposto que não….enfim se vens da praça vermelha ….os ocidentais não tem culpa…si a sua mente está ainda colonizada…..liberta-te….

  22. img
    E BURRO SOU EU... Responder

    Diz-me uma coisa, de que lado está o Tó Zé Cassandra? Sei que assinou qualquer coisa com brother Patrice (ADI), agora os de STP trading (PCD) também diz que conta com esse populista. Tenho pena é de gente do Príncipe que agora são obrigados a votar em quem Tó Zé mandar. Temos uma outra forma de banho. Usar o Tó Zé para obrigar as pessoas votar nas gentalhas que fazem negociatas com ele. Haja paciência!!!
    Pobre veio a mundo para sofrer, pobre deixou ter opinião, é caso para dizer que vida de pobre é muito difícil sempre a fazer vontade dos ricos. Isto é compra de consciência. Novo crime. Ser poder em STP vale tudo. Enfim ……….

  23. img
    E BURRO SOU EU... Responder

    Abel deixa o meu comentario passar não quero ser censurado….OBRIGADO PELA COMPREENSÃO.

    • img
      Téla Nón Responder

      As normas de ética expostas na página ACERCA proibem comentários como os seus… infelizmente temos que respeitar as normas.

  24. img
    João Ceita Responder

    És mesmo um coitado. Não tens informação das coisas que passam em São Tomé e Principe. Vem para São Tomé, temos uma esteira à frente da cama da mãezinha para si e depois vais começar a andar na rua a contar dedo pela frustração de pensares que tu és um ocidental que bebe gengina no Rossio. Beijos

    • img
      E BURRO SOU EU Responder

      Afinal conheces Rossio? Quer dizer que já andaste por cá.
      Toca a trabalhar, e outra coisa quando sai de trabalho para almoço por favor volte para o seu posto de trabalho, não esteja no mercado o tempo todo a beber nokia, é assim que vocês confundem as pessoas que estão a ajudar STP a desenvolver…Fico por aqui e bom trabalho.

  25. img
    João Ceita Responder

    Eu duvido muito que o Tozé teria assinado qualquer coisa com esse rapaz Patrice. Tozé não precisa deste rapaz que quer ser tudo em são tome. Ele foi eleito deputado, mas nunca sentou no parlamento, Nunca apresentou um projecto de Lei. Nada!!!! SO SABE DAR DE GRANDE , MAS E UM ZERO A ESQUERDA.

  26. img
    esperança do povo Responder

    Albertino bragança um lider liberal porque nao consegui por as ordens no partido porque tambem nao tem voz seria bom o senhor ir escrever a seguunda ou 3º serie de rosa de riboqui seria melhor do que esta ai a enganar os outros.

Deixe um comentario

*