Política

“Vou agora consultar o povo se querem que eu participo directamente na campanha eleitoral. Estou pronto a fazê-lo”

A declaração é do Presidente da República, no regresso do estrangeiro na última semana. Segundo o Chefe de Estado as acusações feitas contra si, pelo antigo Primeiro-ministro e líder do MDFM-PLTomé Vera Cruz, são um convite para que ele participe directamente na campanha para as eleições autárquicas, regional e legislativas.

Na carta de demissão de Tomé Vera do MDFM-PL e que o Téla Nón divulgou na íntegra, o Presidente da República e Presidente do MDFM-PL, Fradique de Menezes e responsabilizado pelas sucessivas crises que culminaram com a queda do Governo liderado por Tomé Vera Cruz.

Numa das passagens a carta, diz que Fradique de Menezes, tentou impor a figura de Patrice Trovoada como Primeiro-ministro em 2006, argumentando que tinha recebido tal orientação do falecido Presidente do Gabão, Omar Bongo.

Quase 30 dias ausente do país, Fradique de Menezes que regressou no último fim-de-semana, disse que as declarações contidas na carta de demissão de Tomé Vera Cruz, «são um apelo a instabilidade. Por isso tenho procurado nas minhas declarações não colaborar com essa tentativa de instabilidade. Estes actos são um convite a Fradique de Menezes para participar directamente na campanha eleitoral», afirmou o Chefe de Estado.

O Presidente da República diz que está pronto a responder a esse convite para participar directamente na campanha eleitoral para as eleições autárquicas, regional e legislativas. «É um convite. E vou agora consultar o povo se querem que eu participo directamente na campanha eleitoral. Estou pronto a fazê-lo», realçou.

O Chefe de Restado, avisou que não é preciso ele andar de quintal em quintal para ausculatr a população, sobre o seu avanço para a campanha eleitoral. «É no contacto que eu tenho diariamente com o povo. Logo que eu sair aqui do aeroporto, já vou ter esse contacto. É só olhar para o povo, a maneira como reagem quando passo, quando cumprimentam-me, o gesto que fazem, denotam qual é o sentimento que ainda nutrem pelo cidadão Fradique Menezes», explicou.

Aborrecido com as declarações contidas na carta de demissão de Tomé Vera Cruz e vde João Paulo Simão, outro membro fundador do MDFM-PL que decidiu abandonar o partido, Fradique de Menezes, avisou que «não estamos a preparar para as eleições presidenciais, mas sim as autárquicas e regionais. Agora quando se vai buscar a figura do Fradique de Menezes Presidente da República para se lançar acusações desta ou daquela natureza, tem um objectivo que é enfraquecer o Presidente Fradique de Menezes. Querem através dele atingir o MDFM_PL. Ora MDFM é um partido que tem o seu assento e tem pessoas para o defender», acrescentou.

O Primeiro-ministro Rafael Branco, que falou sobre a carta de Tomé Vera Cruz, numa intervenção política na ilha do Príncipe, também foi advertido. «Peço a todos os outros partidos políticos, e mesmo o Chefe do Governo, porque soube que houve uma declaração do senhor Presidente do MLSTP que tocou na carta do senhor Tomé Vera Cruz. Peço é que não aproveitem deste tipo de actos para fazer a sua propaganda política», pontuou.

Fradique de Menezes concluiu a sua intervenção no aeroporto internacional, confessando que «eu não escolhi Tomé Vera Cruz como Primeiro-ministro. Foi-me imposto».

Abel Veiga

101 Comments

101 Comments

  1. Mutante de Bem

    20 de Junho de 2010 at 18:43

    Fradique … n é preciso consultar o povo.
    Pra bom entendedor pouca palavra basta
    A Favorita precisa de si tas bem ai…
    Fuiiiiiiiiiii………

    • Calanca blumático

      23 de Junho de 2010 at 22:19

      Clupa bôôô! Cunfiança cu pôvo da bôô!

    • Osvaldo Neto

      24 de Junho de 2010 at 9:36

      Caro Presidente

      Eu acho que deveria ficar quieto e nao criar mais confusao. O pais tem que crescer em todas vertentes, para nos que estamos fora é muito triste ver palhaçadas deste tipo.

  2. Côntopé Dá ni Giba!

    20 de Junho de 2010 at 20:40

    Em cantagalo MDFM nao conseguira nada, nem camara nem um deputado a assembleia se quer. Acabou o tempo de boleia de coligacao. Em cantagalo so canta eh PCD. Sempre a subir. Depois do PCD eh que vem os pintistas demagogos, e chefe bandido Rafa Blanco. ADI, MDFM eh melhor desistir. Isso eh apenas conselho!!!

  3. "Nós por cá e a nossa Maneira"

    20 de Junho de 2010 at 20:50

    ….”Execelencia”…….esteja quieto no lugar onde esta….. e aproveite bem, os ultimos anos do seu mandato…………

    ….faça-mos um favor……peça conselhos aos seus conselheiros e colaboradores……antes de andar a dizer o que não deve………porque só lhe fica mal………

    • N.Capela

      23 de Junho de 2010 at 20:57

      Faco as minhas as suas palavras.
      So nao digo muito mais,proque afinal de conta trata-se da Sua Exa Chefe do Estado.Mas sinceramente e uma vergonha termos um chefe de estado com essa classe.Sr Presidente S.Tome e Principe nao e mas uma das sua fazendas nem todos os santomenses sao iguais aos seus servissais.Deixe o povo em pais.O sr nao fez, nem nunca fara nada para esse povo.Na sua cabeca so pensa em milhoes.A sua demissao esta atrasada 7 anos

  4. Raul Fernando

    20 de Junho de 2010 at 21:06

    Oh sr.Fradique! Aonde estámos? Estámos na Republica das bananas? Quem eh o sr. afinal? O sr. esqueceu do cargo que exerce? Deixa de falaças! Por sua causa temos o pais que temos, tão instavel que nem com a Italia se compara. Como chefe do Estado o sr. devia eh maze calar-se e manter uma postura cordial como homem do Estado. O sr. eh espelho do país, por isso deve usar outra linguagem. O sr. tem ou não conselheiro para assuntos de relacoes publicas? Ah, sim, é o João Cavalo, tb é outro estúpido, buro, bruto professor de Educacao Fisica em reserva que tb só tem é palha na mente. Tendo em conta a sua funcao e como representante do povo, o sr. devia eh ser neutro. Ao sair ao publico apoiar este ou aquele partido constitui materia de imoralidade governativa que da direito a ser chamado pelo tribunal constitucional para vericidade dos factos. Como Voz do Povo, eu lhe desafio a um debate televisivo mas que aquele dia não tem que se caguejar…Tá bom?!!! Vamos debater assuntos que aflige a economia do pais(desemprego, inflacao, investimentos estrangeiros no pais “comercio livre”, energia, banca,etc..), problemas socio-cultural (prostituicao, suicidio, identidade, saude, desporto, bem-estar, etc…), credibilidade e internacionalizacao do pais. Eu vou me candidatar para as elecoes presidenciais de 2011, gostava muito que o sr. participasse. Pronto a lhe desafiar.

    Viva a Voz do Povo, Viva! Viva justica! Viva! Abaixo ignorantes! Abaixo! Abaixo Velha geracao! Abaixo! Mudemos a forma de fazer politica e de pensar! Sim, mudemos!

  5. nunoy

    20 de Junho de 2010 at 22:53

    . Povo abra os olhos o senhor Fradique o que quer é ganhar dinheiro de qualquer forma vendendo o nosso país

  6. Mé Chinhó

    20 de Junho de 2010 at 23:10

    SENHOR FRADIQUE, VAI A FAVORITA QUE É MELHOR.

    Mé Chinhó
    Algures no inferno

    • Mé-Chinhô Costa Alegre

      23 de Junho de 2010 at 12:14

      Caro Director – Administrador,

      Venho escrever-lhe apenas para solicitar um esclarecimento aos leitores do Jornal Digital Téla-Nón.
      Constatei que um dos utilizadores estar a comentar com o Alcunha “Mé-Chinhó”. Como sou conhecido por este nome por ser meu nome próprio, acho que não é de bom tom aquilo que esta pessoa está a fazer, nomeadamente o uso de linguagem obscena. Por isso, agradecia que a Administração do site tomasse medidas contra este comentador.

      Os meus melhores cumprimentos,

      Mé-Chinhô Costa Alegre

    • Mé Chinhó

      23 de Junho de 2010 at 23:46

      MEU CARO, É SÓ VOCÊ QUE TEM QUE SE CHAMAR Mé Chinhó? É TAMBÉM MEU NOME. POR ISSO, BATE A BOLA BAIXA. PEÇA UMA CONSULTA NOS ARQUIVOS DO NOSSO REGISTO E VEJA QUEM É Mé Chinhó Santabarbara. NÃO ME RESPONDA ANTES DE FAZER ISSO.
      Mé Chinhó
      Algures no inferno

    • Mina tlindaje

      24 de Junho de 2010 at 10:23

      Será que tu és realmente Mé-ChinhÔ? Ou estás a fazer confusão com Sum Culiano?
      Aldrabisse!!!! Não devas envocar o santo nome daquele que colocou muitos ossos nos lugares do corpo dos santomenses!
      Sabes quem eu sou?
      O neto do Mé-Chinhô

    • Berna

      25 de Junho de 2010 at 8:26

      . Ex.ª não tem razão. O que deve fazer é manter silêncio ao invés de meter-se nessa bagunça. Pelo visto pretende subscrever o que outro Mé-Chinhô escreve. Antes de Mé-Chinhô Costa Alegre houve Mé-Chinhô e há muito mais com o mesmo nome. O Sr. não se sente ofendido; sente, sim, feliz com algumas palavras do homenzinho. No que tange à obscenidades elas devem ser eliminadas. Aliás proporia mesmo ao provedor deste site em não publicar os comentários obscenos. Não como forma de censura mas sim como forma de manter certo nível de urbanidade nos leitores.
      Quando assim for veremos que os comentários serão de melhor nível.
      Fica aqui a minha proposta.

  7. Assunção

    20 de Junho de 2010 at 23:44

    Tomé o k deveria ter feito era não corroborar ab initio com as ditas pressões ou atitudes menos dígnas do seu líder se de facto desagradado com aquele estado de coisas e ter posto o cargo a disposição para k aos nossos olhos fosse merecedor de créditos, ñ só ele como muitos, mas só o fazem quando lhes convém e muitas vezes tarde demais. Qualquer acto de corrupção, tráfico de influência ou favorecimentos, deveria ter sido anunciado e posto travão logo, se todos assim o fizessem, o nosso país estava bem melhor.
    O Sr. P.R, mais 1x está meter os pés na poça, parece k gosta de ilegalidades, então não vê k este seu apetite para a campaha +1x o deixa em maus lençois?! è k ñ é 1 questão de solicitar o povo, é 1 incompatibilidade prevista na lei fundamental. Ou então já ñ sei de nada, no pais das bananas tudo é possivel!! e ao propósito, a nossa lei fundamental ñ tem 1 artiguinho a semelhança do português a dizer o Sr. PR em termos de competência própria a mandar-lhe pronunciar-se sobre todas as emergências graves para a vida da república!? Pois, o k fez verificando-se quase ausência total de atitude por parte das autoridades acerca da falta ou desvio de água que abastece os serviços do unico hospital da capital!?, perdoem-me se ando mal informada.
    tnks.

  8. Chicodesperto

    21 de Junho de 2010 at 1:09

    Caros o que é que o nosso querido presidente estava 30 dias a fazer no estrangeiro. Ao menos que a sua estada no estrangeiro traga a curto prazo benefícios as populações. Sobretudo aquela população que não tem água nos hospitais. Senão até quando o nosso erário publico vai pagar o capricho desses senhores.

  9. ime é tortura

    21 de Junho de 2010 at 1:36

    desde quando o sr. tem contacto direto com o povo? será nas campanhas? é mt falta de vergonha por sua parte se o sr. tivesse esse contacto direto assim como diz ja deveria resolver o problema do povo(falta de água o hospital)que até hoje n fou resolvido e ainda por cima deram notícias falsas á população dizendo que ja foi resolvido, ta onde os polícias pra fazer uma “intervenção pacífica”?

    • António Veiga Costa

      21 de Junho de 2010 at 11:37

      vcs são esquisitos, apoiam o Primeiro-Ministro e cobram água no hospital do Presidente da República e do Diretor do Hospital….

    • António Veiga Costa

      23 de Junho de 2010 at 19:45

      10 avaliadores do MLSTP.

  10. cesário verde segundo

    21 de Junho de 2010 at 6:05

    senhor fradique, se tem tanta percepcao e pode auscultar á vontade ou as aspiracoes do povo apenas olhando pelos seus rostos e gestos, que poderia comentar o senhor sobre os queixumes desse mesmo povo e as reivindicacoes insatisfeitas ao longo de todo o tempo que o senhor governa?

    sem nenhuma percentagem de melhoria social, é fácil ausculta-los e adivinhar os seus pensamentos pelas suas actitudes, a fim de participar activamente na campanha, mas durante 9 anos e ao olhar pra esses mesmos rostos e gestos humanos de poberes sofredores, o senhor nao foi capaz de entrar na tomada de accao e actitude em prol da prosperidade e satisfacao das necessidades básicas populacionais?

    deixe de falar porcarias sem lógica, por favor!

  11. Beto Figueiredo

    21 de Junho de 2010 at 7:46

    Isso faz-me lembrar o Senhor Rafael Cabimba quando dizia: “Senhor presidente, nao liga esses senhores eles sao como relogio sem cabeca. Forca FRADIQUE.

    • Alberto Nascimento

      23 de Junho de 2010 at 17:18

      os leitores assassinaram o Beto Figueiredo. Lol

  12. zuchidlêtu

    21 de Junho de 2010 at 8:22

    O Sr Presidente da República pode falar sobre qualquer assunto de importância para o País e seguramente para defender a sua honra. Não pode é deixar de ser o presidente de todos os Santomenses,por isso não deve estar “metido” em lutas partidárias” nem tomar posição posição directa “envolver-se” nas campanhas autárquicas e legislativas.

  13. zuchidlêtu

    21 de Junho de 2010 at 8:37

    O apelo com a voz anónima dirige ao Sr Presidente da República, é para que promulgue a lei que permite a constituição e entrada em funcionamento do Tribunal Constitucional, com a sua definitiva composição fixada na Constituição, por ser um órgão fundamental para que questões como as da intervenção do PR numa campanha eleitoral ou do exercício dos poderes pelos órgão de soberania, em obediência à Constituição e leis, sejam “vistas” e decididas por pessoas independentes e com sólida formação e reputação para para dizer um direito de importância fundamental para a vida de uma nação civilizada, que tomem decisões transparentes, que sejam publicadas para todos as conhecerem e discutirem. Sr Presidente da República, publique a lei do TC e este Alto Tribunal, juntamente com o STJ e o Tribunal de Contas, moralizarão o nosso País. Os tribunais fiscalizam e reprimem as violações das leis e o “Povo” vigia as decisões dos tribunais, que são precisamente “ditadas” em nome do Povo.

  14. Pleto

    21 de Junho de 2010 at 8:54

    30 dias fora a fazer exactamente o qué?? O Hospital está sem água dear Presidente, és presidente de todos ou de alguns!!!! Páo, água e saúde para todos Sr.Presidente.

  15. Seja coerente PR

    21 de Junho de 2010 at 9:25

    Há que analisar se esta participação directa ou indirecta do PR na Campanha eleitoral é compatível ou não com o cargo que ocupa actualmente.A Constituição da R. STP deve ser respeitada e o PR tem um dever moral de preservar a estabilidade politica e social de um pais e não contribuir para essa instabilidade.

  16. Medeiros

    21 de Junho de 2010 at 10:13

    Sinceramente não sei o que esse Sr. ainda faz na presidência..Mais até quando vai terminar essa novela CASOS DE AMOR .

  17. tagarela

    21 de Junho de 2010 at 10:19

    Ponto prévio: Como pode um presidente, por mais incompetente que seja, ficar fora do país por um mês?Só mesmo em STP ou em países com governantes da mesma estirpe.
    Pelo menos uma vez na vida, este senhor deveria portar-se como um verdadeiro chefe de Estado e não como um arruaceiro e entrar em bate boca. Deveria manter-se superior a isso tudo e agir, no momento oportuno, até porque todos sabemos quais são os seus reais interesses. Perpetra-se no poder, como chefe de governo, e assim poder dar o golpe mortal no povo santomense.Viva STP!!!

  18. Alberto Nascimento

    21 de Junho de 2010 at 11:03

    1 mês fora da país?

  19. Manuel Jorge

    21 de Junho de 2010 at 11:04

    O que eu menos gosto desse homem, e qualquer outro, é a insegurança com que ele faz as coisas, o Sr. Fradique tem que defender as suas ideias com unhas e dentes e assumir-las porque assim se fazem os grandes homens, tem que defender as suas ideias como o Hitler assumiu as dele, como Fidel Castro assumiu as dele, como Lenine, Mao Tse Tung, Hugo Chavez e outros e não se render face as ameaças futeis. Estava a recordar de quando ele em Dezembro assumiu a presidencia do do seu partido e depois recuou. O Sr. matou o seu partido.

  20. genuino da terra

    21 de Junho de 2010 at 12:03

    Eu fui o primeiro a comentar essa palhaçada do Fradique. Mas até agora o meu comentario não aprece. Porquê?

    Genuino

  21. Dias

    21 de Junho de 2010 at 12:54

    Desculpa la mas temos ke dar uma revivavolta neste pais de forma que isso nao fike um ciclo vicioso, nao podemos admitir em ter um individou com categoria mas de viajante do que o proprio (pesidente da Republica)
    Por isso temos ke pensar bem antes de fazer porque o nosso Pais nao foi feito apenas para um grupo de indiviou e que o Senhor Fradique ja deu todo que tinha para dar….´´CHEGA´´

    • Diasporano.CV

      23 de Junho de 2010 at 18:36

      Será que Fradique deu alguma coisa a esse País ?…Deu instabilidade, suspeição, insatisfação, descrédito , injustiça… e nada mais.

  22. Mé Xuba

    21 de Junho de 2010 at 12:57

    Sinceramente, o man dike acha que ainda tem o povo na mão! Mas infelizmente o problema de São Tomé e Príncipe está no povo; porque se o povo soubesse escolher nunca teriam escolhido man dike como Presidente da República. De presidente ele o man dike não tem nada, mas não tem nada mesmo. Pra mi o país só teve 2 Presidentes: O Dr. Manuel Pinto da Costa e o Miguel Trovoada. Espero que o povo santomense seja cauteloso na escolha nas duas eleições e deêm o verdadeiro “xoté flimá” (ou um verdadeiro coretivo) no mdfm/pl nestas eleições. Sejam vigilantes e prodentes.

  23. Chicodesperto

    21 de Junho de 2010 at 13:20

    Caro Manuel Jorge lamento discordar de si o que acabou de escrever pode ser considerado de uma falácia do tipo analogia imprópria ou Falácia por Equívoco. Hitler defendeu com muita convicção as suas ideias racistas mas dai dizer que ele faz parte dos grandes homens. Acho que nem você acredita nisso. A imprensa mediática e a propaganda americana é implacável e entendo porque você escolheu Hugo Chavez e Fidel Castro e não colocou George Bush e quiçá Pinochet e Estaline. Tenho muito respeito pelo Hugo Chavez e Fidel Castro embora não partilhe da sua visão de esquerda. Não fosse o Fidel Castro talvez Nelsom Mandela apodrecia na cadeia e não teríamos tantos quadros formados no nosso pais. H Chavez que não agrada aos americanos tem dado muito protagonismo as classes desfavorecidas e humildes que durante muito tempo estavam vedados dos centro de poder e economia. portanto neste mundo existe muita manipulação temos que ouvir perguntar compreender interrogar duvidar etc para termos a informação do mundo que nos rodeia.

  24. Bili Uê

    21 de Junho de 2010 at 13:21

    “Vou agora consultar o povo se querem que eu participo directamente na campanha eleitoral” NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO!!!!!

    O sr se tornou um presidente ridicularizado pelos santomenses e pelo mundo. Está na hora de cair fora. Vamos deixar de palhaçada nesse país.

    Saudações

  25. Rui Bolonha

    21 de Junho de 2010 at 13:24

    COM TODO RESPEITO. O Sr. Fradique de Meneses é o chefe de Estado de STP e o Presidente de todos filhos daquela terra, logo na situação normal acho que a V. Excelência não deveria defender quaisquer ideais político e ou como o homem e a honra são um só, pede a sua demissão de Chefe de Estado assim terá a liberdade dos seus actos sem comprar a glória com a desgraça do seu povo.
    Mas que terra é essa que V. Ex. Está representar? Dos cegos! Onde a cegueira é a cura para defeitos ou a terra dos mortos! Em que os séculos são meses. Está enganado o povo vê e sabemos que a vida é curta passagem do tempo, cuidado assim as pessoas podem pensar que o senhor é a razão clara da merdalização do país.
    RUI BOLONHA

  26. Henry

    21 de Junho de 2010 at 13:56

    Esse senhor antes de ser presidenteprometeu que em 2 anos mudava o pais,caso não o fazia abandonava o cargo.Ja lá vão largos anos de mando e o que se vê é o pais a ir a baixo….como santola digo é sr não tem caracter para um presidente…ta sempre a viajar e nunca em beneficio de STP…yá súm bê télá pá sum fé mon súm mêcê

    • MÉ SOLO

      21 de Junho de 2010 at 17:12

      O senhor devia conhecer mais a constituição do seu país antes de andar aí a dizer …….O srº devia saber que a nossa constituição tirou poderes ao PR neste momento o PR não passa de um Corta Fitas. E o srº acha que ao retirarem poderes do PR não foi uma coisa pensada, porque estes Malabaristas e aldrabons principalmente do MLSTP e O PCD conhecem bem o srº Fradique de Menezes e tiveram medo que ele mudasse este país, tiraram o poder ao PR para que o país ficasse fertil a corrupção, ao roubo desemfreado e o povo continuar na miséria extrema. O SRº DEVIA SIM É PEDIR CONTAS A SRº RAFAEL BRANCO E LHE PERGUNTAR QUAL A PROVINIÊNCIA DOS DÓLARES Q O SEU ANTIGO SEGURANÇA ROUBOU EM SUA CASA. SE FOSSE DINHEIRO LIMPO PQ QUE N OS GUARDOU NO BANCO. AQUELE DINHEIRO ERA TEU , MEU E DE TODOS OS SANTOMENSES.

      UM DIA ESTE POVO IRÁ ABRIR OS OLHOS E PEDIR CONTAS.
      BEM HAJA.

  27. Dr.Hamilton Cabral

    21 de Junho de 2010 at 15:11

    Desculpa,senhor presidente, mas devias é estar fora da classe politica santomense porque de politica nao entendes nada. Meteste o pais numa grande instabilidade e posso afirmar que é a razão pela qual o pais não consegue atrair tantos IDE. Merci

  28. Dr.Hamilton Cabral

    21 de Junho de 2010 at 15:55

    Meu Senhor com todo respeito, São Tomé e Principe, não é teu nem meu, é do povo santomense, e em nome do povo quero dizer chega e estamos farto… de pessoas como o Senhor, que não sabem governar um pais como o nosso.

  29. cesarjesus

    21 de Junho de 2010 at 16:44

    Eu tenho ligeira sensacao que o Sr Presidente Fradique de Menezes, esqueceu das suas funcoes, so pode ser!!!
    Olha vejamos, o sr Presidente andou ausente durante 30 dias, e durante estes periodos muita coisas aconteceram no Pais…entao o sr vem mais preocupado se deve ir ou nao intervir drectamente nas campanhas para eleicoes autarquicas, regonais e legislativas!!! Isto e no minimo ridiculo. Onde anda o seu conselheiro? Deve estar de ferias tambem!!!!
    Porque temos o HOSPITAL CENTRAL sem agua putavel que e do seu conhecmento porque a agua putavel nao chega ao Hospital…e do seu conhecimento tambem do ultimo incidente no Monte Macaco! O Sr Presidente deveria sim fazer uma declaracao ao Pais das situacoes encontradas e prometer medidas imediatas,e fazer uma visita aos locais que mencionei”HOSPITAL CENTRAL E MONTE MACACO RESPECTIVAMENTE”…AI TALVEZ O SR GANHARIA ALGUMA ATENCAO DA MASSA POPULAR!
    Agora o senhor o que fez e uma declaracao no sentido de solicitar populacao se deve participar directamente nas campanhas, sabendo o senhor que o clima no Territorio Nacional esta TENSA. Permita que lhe diga como Presidente o sr deixa muito a desejar…nao sei como foi possivel eleiger um presidente com este perfil tao fragil…o sr so para, para ver populacao nas comemoracoes ou nas inauguracoes de alguns inventos, pois o sr e especialista em cortar fitas e dizr algumas barbaridades!
    Um Presidente da Republica nunca deve opinar ou participar nas eleicoes autarquicas, legislativas ou mesmo regionais… quer isto dizer que um Prisidente da Republica e um elemento neutro, nao deve opinar por nenhum partido…assim funciona na DEMOCRACIA!
    MAS O SR QUER SER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRIMEIRO MINISTRO, DONO DOS PARTIDOS, DONO DOS SANTOMENSES, DONO DE STP, ETC…OLHA, OLHA, OLHA… ONDE E QUE NOS ESTAMOS! NA REPUBLICA DOS CEGOS, ONDE SO O SR TEM OLHOS PRA VER!
    FACA UMA CONSULTA A POPULACAO PARA VERES, O INDICE DA SUA POPULARIDADE!

    FORCA POVO STP…

  30. HUGO LIMA

    21 de Junho de 2010 at 16:49

    Vai Fradik consultar o teu povo, criaste-os, deste-os boas condições de vida, emprego a fartura, boas escolas, vias de acesso vai em frente se eu lá estivesse….
    vamos é te encher a cara de tomates podres.
    .. Senta- te é na favorita e assiste e mais nada…
    o povo já foi teu, acredito.

  31. MÉ SOLO

    21 de Junho de 2010 at 16:55

    SENHOR PRESIDENTE
    TUDO ISTO N PASSA DE UMA PROVOCAÇÃO, OS SEUS ADVERSÁRIOS QUERIAM MESMO Q O SRº RESPONDE- SE ESTAS PROVOCAÇÕES. SE O SRº ACHOU BAIXO ESTAS MESMAS PROVOCAÇÕES, NÃO A DEVIA TER RESPONDIDO.ASSIM, OS SEUS ADVERSÁRIOS SAÍRAM A GANHAR.
    POR ISSO SEGUE O MEU CONSELHO:
    O HOMEM PRUDENTE NÃO DIZ TUDO QUANTO PENSA PENSA,MAS PENSA TUDO QUANTO DIZ

    • jaka doxi

      24 de Junho de 2010 at 19:48

      Mas o problema é que o Dick não pensa.
      Outros é que pensam por ele.
      O sujeiro até podia ser um bom presidente.Acontece porem que ele foi enganado desde a primeira hora pelos seus conselheiros.
      Muitos até conseguiram ter algum dinheiro a custa dele.
      Muitos aproveitaram da ordinarice do Dick e hoje estão bem e preparados para virar-lhe as costas.
      Daqui a um ano é que vamos ver quem é quem.
      Fui.

  32. HUGO LIMA

    21 de Junho de 2010 at 17:03

    Fradique de Menezes, enquanto chefe do governo nunca teve ideias tudo foi-lhe sempre imposto por isso o país desenvolveu drasticamente.

    • HUGO LIMA

      21 de Junho de 2010 at 17:08

      Coitadinho de Fradik, o povo é que sempre o enganou, é o nosso Presidente que merece um premio Nobel. sempre aceitando a imposição do outros. Diabo que levem.

  33. Miborges

    21 de Junho de 2010 at 17:25

    Deixando de lado toda a lengalenga de sua excelência, um pormenor nesse texto do Abel Veiga, chamou-me a atenção. O esteve a fazer a sua excelência, quase 30 dias fora do país?

  34. cesário verde segundo

    21 de Junho de 2010 at 17:32

    nao gostaria de perder a compustura que esse espaco merece e ofender determinadas pessoas que por aqui tambem comentam, mas honestamente e apesar de reconhecer a liberdade de expressao de cada ser humano, gostaria de apelar o seguinte: sem tiques de superioridade em ralacao com ninguém, mas a verdade é que, quem nao tem uma ideia clara e positiva para aqui explanar, melhor nao comentar, isso porque cria contraversoes e má mensagem passa aos demais, pois o nosso país anda mal e o que aqui se quer é instigar a mudanca e através dessas sátiras, crónicas e opinioes, pois, tentar fazer com que os “manda chuvas da terra” actuem e deixem o seu vil comportamento.

    queria especificamente aludir ao comentario do senhor manuel jorge. pois senhor manuel jorge, o seu argumento vem com total despropósito demonstrar o seu fanátismo cego por ideias e conductas omnipotentes embora que quem as defenda ou implante, cultiva desgraca.

    portanto pergunto-lhe e segundo o seu comentário: entao o senhor defende o nazismo que dissipou uma quantidade incontável de vidas, apenas pelo facto de que o seu lider defendeu sua conviccao e ideal até ao fim?

    o senhor concebe que em cuba, se se disser apenas, “fidel é mau”, o teu vizinho de lado te faca queixa e logo vais preso apenas por ter opiniao propria aversa ao sistema que fidel implantou e o seu irmao raul tem dado sequencia?

    que cometário mais vazio é esse caro compatriota?
    r.

    só pra dize-lo que mesmo quem defenda coisas ou tome ACTITUDES ERRÓNEAS NA VIDA, nao é crime nenhum mudar de opiniao e conducta, pois a HUMILDADE é uma das virtudes de maior excelencia do ser humano.

    portanto, tanto o senhor manuel bem como os líderes e governantes santomenses se a tivessem, pois de certo que um pouco melhor a nossa terra estaria.

    honestamente e sem querer ofende-lo.

  35. fulufulo

    21 de Junho de 2010 at 17:33

    Antes de abandonar o poder o Fradique vai ter que apresentar todos os donativos que recebeu em nome do povo de STP. Se não, a esquerda naionalista, liderada pelo senhor Francisco Pires não lhe vai deixar em paz, apos o cargo. Seria melhor el renunciar o mandato já. O Palacio criou capim e esta cheio de cabras, porcos, javalis, cobras pretas, etc

  36. manuel fernandes da trindade

    21 de Junho de 2010 at 17:54

    meu caro genuino da terra, nem vai aparecer? você n percebeu ainda esta tentativa de censura a opiniões q n seguem a linha editorial pré-estabelecido?

    • Mé Chinhó

      21 de Junho de 2010 at 23:00

      O SENHOR AINDA TA AQUI? É MELHOR DESISTIR.
      Mé Chinhó
      Algures no inferno

  37. Alberto Nascimento

    21 de Junho de 2010 at 17:59

    muita conversa e na época balnear (eleiçoes) acabam por votar neles. banhistas!

  38. Moreno

    21 de Junho de 2010 at 18:08

    a mim me surpreende muito como um chefe de estado reage de imediato a declaracoes de um cidadao neste caso de um outro politico tambem e nao reage tambem da mesma forma ao problema que aflige o pais e que de certa maneira e gravissimo que e a falta de agua no hospital central.è patetico …. nao brinquem com o povo por favor

  39. tu podes saltar, tu podes pular...

    21 de Junho de 2010 at 18:35

    Eu ainda recordo que o Sr. Presidente numa cooperaão com a China Tawan prometeu que São Tmé seria um piqueno Tawan, propri Tawm tambem contribui para que stomé ficasse nessas condições…
    fuiiiii..

  40. Chicodesperto

    21 de Junho de 2010 at 18:35

    Caro cesário verde segundo subscrevo a tua opinião sobre o personagem de ma memória o miserável Hitler.
    Agora em relação ao Fidel castro não entendi muito bem a sua afirmação se puder explicar melhor agradeço. Disseste ”O SENHOR CONCEBE QUE EM CUBA, SE SE DISSER APENAS, “FIDEL É MAU”, O TEU VIZINHO DE LADO TE FACA QUEIXA E LOGO VAIS PRESO APENAS POR TER OPINIAO PROPRIA AVERSA AO SISTEMA QUE FIDEL IMPLANTOU E O SEU IRMAO RAUL TEM DADO SEQUENCIA?” fiquei sem saber o teu posicionamento em relação ao Fidel Castro.
    Peço desculpa por ter escrito em letras maiúsculas porque não é possível negrito nem itálico e para diferenciar as minhas afirmações e a do Cesário verde recori as maiúsculas uma vez desculpas.

  41. ZUMBAKUÊ/JOFERLY

    21 de Junho de 2010 at 20:00

    Quando oiço ou vejo as intervenções do presidente de S.tomé e Príncipe, várias ideias se me ocorrem.
    Será que ele está isolado do mundo ou não está atento ao que se passa no mundo dito civilizado. Como é possível que o presidente de um país, vem a comunicação social fazer declarações como se não tivesse “expert” (conselheiros)afim de lhe orientar nas suas afirmações? Digníssimo, fique no seu canto, faça uma análise da situação de S.tomé e Príncipe e não enverede por caminhos sinuosos. Seja de uma vez por todas o “PRESIDENTE DE TODOS OS SÃOTOMENSES” e não o presidente de alguns clubes e de algumas regiões autónomas, que o srº bem sabe quem são.
    Não esquecer que ainda está em pleno exercício das suas funções como chefe de ESTADO, não um desestabilizador social.
    Faça uma introspecção. Afinal S.TOMÉ E PRÍNCIPE NÃO É A REPUBLICA DOS CUCUS.
    Fuiiii

  42. Mané Petema

    21 de Junho de 2010 at 20:53

    “Nguê tamém yó ké mina pikina toma kinté mon mon”! Ainda em STP a cúpula vê em viajar como um ato luxuoso! Presidente ficar fora do país quase 1 mês? Tá de Férias? Ou Licença médica? Se a pesquisa fosse feita pela Internet ou por telefone, teríamos concerteza um dado especifico o quão popular é esse senhor do “POVO”.

  43. fiáfluta

    21 de Junho de 2010 at 21:46

    Meu deus do cèu, presidente da República.Sem palavras.Mas eu conheço pessoas que lutaram,insultaram-se,contaram histórias do arco da velha para ter Fradique no poder. Tomaram banho com muita àgua (dólares)e agora? Nos proximos dias eleições. Vejam lá quem vão escolher. Para 2011 ouitro perigo a espreita. Mais um aventureiro vem ai. Doi a quem doer mais S:tomé e Principe foi paiz com Pinto da costa. E se ele é mesmo amigo dos santomenses que concora para por ordem que muitos chamam de ditadura.

    Desde as ultimas eleições e sucessivos governos que não existem relações internacionais. Apenas negócios estrangeiros e com um visinho com quem não nos identificamos culturalmente.

    Os nossos politicos ……

    • jaka doxi

      25 de Junho de 2010 at 21:34

      O senhor”folha de fruta” é um grande estratega.
      Andou a tomar muito banho na ditadura e agora está a rezar para que o dito cujo apareça de novo.
      Não me parece que no regime democrático o tal de Pinto da Costa esteja com vontade de governar.Até porque a realidade é bem diferente daquela que ele esteve habituado.
      Vejam só:
      Se o senhor Pinto da Costa já nem consegue dar uma surra ao MAN RAFA,como é que ele vai conseguir colocar o país na linha.
      Até porque tenho informação de que no mlstp/psd de hoje há muita gente que já nem quer ouvir falar do dito cujo.
      Pelo que tenho estado a acompanhar na comunicação social o único guerreiro no mlstp/psd é o Sr Adelino Izidro.

    • fiáfluta

      26 de Junho de 2010 at 11:44

      Senhor jaka Doce, eu para lhe responder teria que saber qual é a sua idade. Eu não vivo na ilha a mais de 25 anos. Trabalho fora vou lá constantemente. Vivo numa sociedade com regras.

    • jaka doxi

      29 de Junho de 2010 at 18:25

      Meu caro “folha de fruta” talvez por viver muitos anos fora do país ainda acredita que o “Pintinho” vai conseguir dar a volta a situação.
      Se ainda é militante do MLSTP/PSD aconselho-o a falar com os camaradas do partido para obter mais e melhor informação do que se passa.
      E por último não preciso de saber a sua idade para debater assuntos de São Tomé e Príncipe,democraticamente consigo.
      Por causa desta ideia sua é que o país ficou como está.
      Abraços.

  44. E BURRO SOU EU....

    21 de Junho de 2010 at 22:32

    Senhor Abel, estamos fartos da sua censura deixa-nos falar por amor de Deus. Já estou a ficar farto de si. Abaixo a censura…. Viva desabafo… Temos o direito de falar, já nos tiraram direito a água no hospital, de medicamento,de bolsa de estudo,emprego etc. E senhor agora quer nos tirar a palavra!!!? Deus é grande, o senhor manda com tempo e Deus manda para sempre.

    • Téla Nón

      22 de Junho de 2010 at 11:50

      Por favor consultem na página ACERCA as regras de ética deste espaço comentário antes de enviarem os comentários. Certamente entenderá porque é que o seu comentário não foi publicado. Pode vser interpretado como censura, mas normas são normas…

  45. li2

    22 de Junho de 2010 at 10:11

    hahahahah essa da mesmo prara rir,essa ideia inpensada do sr Fradique,ele quer mesmo fazer essa pergunta aos saotomenses?
    ummmmmh,porque n olha ele para os seus “grandes feitos” do passado? Certamente que la estao as respostas de que ele precisa!!!

  46. gato selvagem

    22 de Junho de 2010 at 10:27

    Too late to be real….

  47. amor a terra

    22 de Junho de 2010 at 10:42

    mas que vergonha,,um presidente a dizer isso,,

  48. amor a terra

    22 de Junho de 2010 at 10:51

    sua excelencia com todo o respeito,, tu tens q consultar o seu conselheiro, sobre muitas coisas antes de falar algo, caso contrario, vais fazer o seu pais muita vergonha,tu es presidente e n podes andar por ai a dizer coisas dessas <<E vou agora consultar o povo se querem que eu participo directamente na campanha eleitoral. Estou pronto a fazê-lo».mas que vergonha.

  49. lvingada

    22 de Junho de 2010 at 11:24

    Seria bom,caso fosse possivel.Opovo iria saber muita coisa que passa nesse pais(mt falcatrua)

  50. Klincata sa ca tete

    22 de Junho de 2010 at 14:47

    Os chefes dos estados, são pessoas carismaticas, figuras que mereciam da parte do povo todo o respeito e consideração. Acontece porém, que ser presidente é ser estadista, ser o exemplo, ser o arbitro, ter postura e guardião da constituição da república. Geralmente quando deixam a presidência, o povo sente a falta, sente um vazio, sente sem tripas sem coração. Estes atributos do chefe de estado, são referência para outros estados falhados. E, quando assim é, são chamados para organizações internacionais, outros postos para darem ao mundo um pouco do seu saber e da sua destreza.
    Ainda o FM, Excelencia, tem tempo para corrigir a sua imagem, tem tempo. faça um esforço. Mas procura alianças fraudulentas.
    Bolo

  51. João

    22 de Junho de 2010 at 18:52

    A culpa é do jornalista que perdeu seu tempo ouvindo coisas do cidadão Fradique. porque, sinceramente, um Presidente não fala assim.
    Efectivamente, a minha tristeza reside também na nossa comunicação social. Atenção. O ex-PM e líder do MDFM fez várias acusações ao actual lider do MDFM que é també, chefe do Estado. Pergunto-vos: o que perguntaram acerca do assunto? É verdade que o Bongo disse ao Fradique para nomear patrice? É verdade que, A, B…Z?

  52. Tudo Vale

    22 de Junho de 2010 at 19:06

    Que venha para a campanha que estamos a espera dele. Temos umas boas perguntas para lhe fazer cuja resposta o povo precisa saber. O empreiteiro da Praia das conchas quer ouvir o povo . Que venha. Dinheiro do 30 mil barris de petróleo precisamos saber, 500 mil dólares de Emolve e os bois precisamos saber, dinheiro de venda de Feira de Ponto para os Líbios juntamente com Patrício Trovoada precisamos saber.Só são ponta do Iceberg. Veremos se ele terá peito para aguentar. Venha meu Dik, mas tome muitos comprimidos antes

    • António Veiga Costa

      23 de Junho de 2010 at 20:07

      esse é o país dos empreiteiros. E o empreiteiro-mor do campo do milho? 15 casas???

  53. J.B Superfino

    22 de Junho de 2010 at 19:16

    Sinceramente que tenho procurado entender ateh hoje qual o cargo,funcao para o qual o senhor Fradique foi eleito.Esta minha incompreensao se tem agudizada perante as barbaridades e atropelos cometidos por esse senhor durante 9 anos.Chego a pensar as vezes se este senhor Fradique eh Presidente de algum grupo teatral/cultural porque as suas atitudes,pensamentos,expressoes etc apenas o identifica como tal.Senhor Fradique ira consultar o povo para ver se pode ou nao participar das campanhas eletorais?Que rediculo esse seu pensamento.Afinal o senhor eh Presidente de Favorita,de Compras de Cacau,de Importacao de Cimento ou Presidente da Republica de S.Tome e Principe? Inacreditavel que em 9 anos ainda nao conseguiu destinguir deveres e direitos das suas funcoes.Supunho que seja por sua muita arrogancia ou por pessimos Acessores e Conselheiros que o rodeia. Por favor senhor Fradique poupa-nos com os seus rediculos a todo nivel porque estamos cansados tanto de olhos,de ouvidos e da mente.Depois de uma actitude redicula de um Presidente da Republica permanecer ausente do pais por 30 dias o senhor regressa na mesma ao seu rediculo dizendo que ira consultar o povo.O povo sinceramente senhor Fradique,desejar saber ou estar informado por exemplo o motivo da sua longa ausencia e quanto custou o erario publico essas suas ferias no exterior,enquanto o Ze povinho esta cada dia mais e mais na miseria. Sera que o senhor ja solicitou ao Governo a razao do absoluto silencio em relacao ao caso da falta de agua no hospital? A Constituicao lhe confere esse direito e nao se solicitar ao povo se deve participar em campanhas eleitorais e muito de um partido e tao pouco ser presidente como tem acontecido.
    Sinceramente senhor Fradique de palhacadas ja estamos fartos e cansado,por favor nos deixe viver. Fui

  54. N'gumba

    22 de Junho de 2010 at 19:50

    é preciso corragem e muita auto-estima para dizer uma coisa dessa…
    Depois de tudoi, ou melhor nada que o “Dik” fez para o nosso posso…
    se eu tivesse poder…

  55. Helves santola

    22 de Junho de 2010 at 21:35

    Nossa senhora, negócio ta quente! Eu sou muito burro mesmo!!

  56. Helves santola

    22 de Junho de 2010 at 21:35

    A minha pergunta é: Esse país tem remédio?

  57. ZUMBAKUÊ/JOFERLY

    22 de Junho de 2010 at 22:37

    PS- quando me refiro á regiões autónomas e a clubes, nada tem a ver com casos de s.tomé e principe. Mas sim presidentes de cetas regiões autonómas e clubes de países que falam a língua portuguesa.

  58. Moreno

    23 de Junho de 2010 at 7:19

    Ficaria de certa maneira contente se o sr.Fredique pronunciasse essas palavras quando regressou ao pais – “vou resolver de imediato o problema do desvio da agua para as residencias do campo do milho que originou a falta de agua no hospital central”

  59. MÉ SOLO

    23 de Junho de 2010 at 8:37

    Meus Caros Leitores do Tela Non,

    O srº Fradique de Menezes apesar de tdo que achamos dele e tem dito, não deixa de ser O Presidente da República e de todos os Santomenses e merece todo o nosso respeito. Será que é ele o maior culpado do estado do país? Será que é por causa dele q não existe água no hospital Central, Será q a nossa constituição lhe dar poderes fazer mais? OS VERDADEIROS CULPADOS DE TDO ISTO UM DIA SERÃO JULGADOS PELOS MALES Q TÊM CAUSADO A ESTE POVO QUE ESTA CANSADO DE SOFRER.
    Porquê que qd o governo da Guiné Equatorial quiz construir a estrada da zona Sul a custo zero os corruputos não deixaram e hoje a mesma estrada vai ser construída a custo de 25 Mil USD, este dinheiro daria para por água no hospital e em outros locais que em pleno séc.21 a população ainda bebem água do rio. O hospital central n tem água mas foram exibidos carros novos p campanha. Convenhamos e sejamos sérios qd queremos julgar e atribuir responsabilidades aos outros.

    • cesarjesus

      23 de Junho de 2010 at 22:16

      Saudacoes sr Me Solo!!!
      O presidente da Repuplica deve sim intervir nao directamente, mas procurar explicacoes perante o Governo na pessoa do Sr. Primeiro Ministro!
      Tambem o Presidente da Republica nao fica fora das responsabilidades da actual situacao do Pais!
      Se o Presidente Fradique de Menezes nao fez nenhum Exclarecimento a Populacao das Situacoes do Hospital Central, ele tem la os seus motivos, ou esta com rabo preso!
      Quanto a questao da oferta da Guine Equatorial em construir a estrada gratuitamente foi bem recusada, porque na Politica quem da quer sempre algo em troca, ou esta a procura de algo em proveito proprio!

      Forca Povo STP….

  60. M&M

    23 de Junho de 2010 at 8:49

    Srª. Fradique!…
    Não necessita solicitar o Povo. Aconselho-lhe a tomar já esta posição. é que o proprio povo está a espera desta oportunidade para lavar o tutano de sua excelência, está intupido.

  61. tiago

    23 de Junho de 2010 at 10:10

    pepe lima fla bocume jeboza dessa piquena pam cumete sa cua cussa tela se niuwa goveno saca bi muda tela sefa, povo de santome cu plincipe sa mo pannela saca quema ne basso soe…sum caba ple da conha batasso ni jelo povo cu sum futa fe mansom cue MDFM/PL mole desae…

  62. Liberdade de imprensa Vs Liberdade de Expressão

    23 de Junho de 2010 at 10:26

    Actualmente, meus caros, os cidadãos estão de olhos fito na situação santomense, atenta aos jogos Políticos de bastidores. Não vale a pena publicar os comentários agradáveis e criar obstáculos aos comentário que de algum modo podem causar “frenesim” aos nossos políticos, ou pessoas que de algum modo estejam ligadas directamente ou indirectamente com certas individualidades. Há que ser imparcial senhor moderador ou se esta a tomar partido relativamente a alguém que assuma isso publicamente.

    • Téla Nón

      23 de Junho de 2010 at 15:37

      Por favor leia com atenção as regras de ética inscritas na página ACERCA. Ficará completamente esclarecido.

  63. Dote Maduque

    23 de Junho de 2010 at 11:57

    Sr. Presidente, a culpa não é sua, mas sim do ****** que lhe foi buscar na favorita, e entregou-te os destinos deste pais, oh meu caro para e veja quanto mal já causas-te a esta nação,e o peor ou igual V.Ex., são os seus seguidores João Cavalo e Raúl Cravid…Até quando???

  64. jose soares de barros

    23 de Junho de 2010 at 17:06

    Boa tarde meus leitores S. Tomé e

  65. jose soares de barros

    23 de Junho de 2010 at 17:45

    Caros leitores S.Tomé e Princípe encontra-se numa encruzalhada terível, estamos á ser governados por individuos sem competência que nada mais fazem do que lançar a confusão ao seu belo prazer no sentido de tirar proveito,da pobreza e ignorância do nosso povo.
    Como é possível um individuo com responsablidade vem dizer em público que vai consultar o povo para participar na campanha eleitoral sabendo ele que é ilegal por outro lado este Senhor sabe que é garante da constituição para qualquer tipo de embróglio que possa surgir.
    Convido ao povo a pensar e repensar na forma de escolher quem nos possa governar,votar com consciência não enverdando por receber ofertas que não vai resolver o seu problema durante a sua curta vida nesta terra.
    A Sr Fradique peço-lhe como cidadão utilize a sua capacidade de arbitro de modo a solucionar o problema da água canalizada para hospital de uma vez para sempre sem interferência do terceiro.
    Ao meu povo peço-vos mais uma vez que vote com consiência não esqueça do futuro dos vossos filhos, porque votar para receber coisas fúteis não interssa mesmo ao diabo.
    Os vossos descendentes é a garantia do futuro de S.Tomé, individuos com formação académica que possa tirar o país deste fosso.

  66. Pedro Sousa

    24 de Junho de 2010 at 0:46

    O que tenho a dizer é seguinte:

    Senhor Drº Manuel Pinto da Costa, por favor volte!O senhor está perdoado.

    Quanto a Fradique, sem comentario!..
    Viva STP.

    • Raul Fernando

      24 de Junho de 2010 at 16:25

      O sr. Pinto nao eh doutorado. Doutorou em que universidade? Queres mais 15 anos de ditadura? Com Pinto nunca terias essa liberdade de aqui vir expressar e deixar comentarios…Viva democracia! Viva! Viva Telanon! Viva! Obrigado sr. Abel Veiga. O sr. tem feito muito em prol da democracia de STP. Que Deus esteja sempre ao seu lado!!!

  67. J&B

    24 de Junho de 2010 at 7:43

    Camaradas, porquè toda esta admiraçao, juizos precipitados e todos escandalizados?! Ludwig Andreas Feuerbach filósofo alemão da esquerda, referindo-se ao homem,concebe-o como aquilo que come, isto é,a situação material em que o homem vive é que o cria. A Vossa Excelencia, com todo respeito, é fruto do seu condicionalismo històrico, sociològico e psico-somatico. Dele nao podeis esperar o diferente! Serà que nao conheciamos este “filho da terra”, a sua biografia, a sua història? O que somos chamados a fazer como povo é o dito, como se diz na Igreja Catòlica, exame de consciència e arrependermo-nos dos nossos pecado-erros como eleitores, nunca mais voltar a eleger um individuo semelhante. Para o bem da Naçao! J&B

  68. MARAJÁ

    24 de Junho de 2010 at 8:34

    Só mesmo em STP…

  69. culamenga

    24 de Junho de 2010 at 9:50

    O Sr devia primeiramente antes de consultar o Povo ver o estado que esta o SEU PALACIO DO POVO que lastima que vergonha……..nem isso o Sr conseguiu fazer.
    U Presidente que em vez de ir ao Palacio vai todos os dias a Obra… o sr por a caso tem ouvido o que o Povo tem gritado quando passa o seu Jeep???? PROCURA OUVIR E IMPORTANTE….

    • jaka doxi

      25 de Junho de 2010 at 21:39

      É verdade culamenga.
      Você tem razão e merece recebr um prémio do cidadão atento.

  70. fulufulo

    24 de Junho de 2010 at 11:21

    O maior culpado é o senhor Miguel Trovoada. Ele é que nos deixou essa herança desgraçada de Fradique e ele esta a passear pelo mundo fora, com as suas meninas, aliais sobrinhas.

  71. cesário verde segundo

    24 de Junho de 2010 at 12:15

    apenas gostaria de dar mais um achegue gramatical. caso o tópico desta noticia, que segundo alude as palavras do próprio presidente da república, caso as mesmas se referem as suas próprias palavras eludidas e aqui mentadas, pois gostaria de dizer ao senhor fradique de menezes que:

    tendo em conta que se trata de uma oracao condicional, e se subordina a condicao ou a uma hipótese nao acedida ou nao eludida no seu diálogo, pois, deveria ser:”…vou consultar o povo, se querem que eu participe(PARTICIPE), e nao participo, nas eleicoes.

    ps: é só uma ajuda caro presidente, errar podemos todos, e nao obstante, filho de portugués é o senhor. eu sou preto completo de Africa.

    • FM2010

      25 de Junho de 2010 at 11:33

      Aahaha,afinal tb cometeste erros ortográficos demasiadamente meu menino!!! Vá rever isso……….

    • Hedilberto Segundo

      28 de Junho de 2010 at 22:43

      OI Cesario verde segundo, desculpe ser inconveniente, pois venho desta forma lhe pedir k altere o seu ultimo nome (segundo), pois eu Hedilberto Segundo neto do falecido Carlos Segundo ja fui catalogado por varias vezes no msn como sendo o (Cesario verde segundo), a nao ser k sejas parente meu, podes manter o nome, agradeço a compreensão.

  72. Carpe Diem

    24 de Junho de 2010 at 20:20

    Sun Fradique, deixa disso, o Sr tinha uma frase na campanha eleitoral muito curiosa que nunca mais saiu minha mente “o povo põe, o povo tira..”..senhor quer isso mesmo? “nao preciso da presidência para viver”..nós acreditamos nisso..mas garanto, com ou sem o Sr MDFM é ZERO, partido que respira corrupção..mas enfim..livre a alma, se ainda vai a tempo..VIVA STP

  73. Edson Costa

    25 de Junho de 2010 at 10:34

    Consulatar o povo? Serà sò para isso q serve o povo santomense? Quando hà campanhas eleitorais o povo tem valor depois da campanha o povo jà não é consultado para nada! Jà agora, desde quando a constituição nacional permite a participação activa do Presidente da Repùblica nas campanhas eleitorais?

  74. Edson Costa

    25 de Junho de 2010 at 10:41

    Ainda me recordo e bem da rimeira frase proferida por este individuo no primeiro dia em q começou a exercer as funções de Presidente da Repùblica “em um ano vou mudar o STP”. Foi aos 3 de setembro de 2001, eu ainda era uma criaça, pois sò tinha 12 anos, mas acreditava imenso que esta pessoa fizesse algo pelo nosso paìs. A verdade é q hoje tenho hoje tenho 21 anos e ainda não consegui entender o que fez o sr Fradique para o desenvolvimento do nosso querido S.Tomé!

  75. Isaú de Carvalho

    30 de Junho de 2010 at 9:27

    Para fzer ukê mas?
    Ainda n chega!!!!!!!!!tem mel né
    Para enganar população é isso….
    eu komo tu sentia vergonha….

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top