Política

ADI propõe ao eleitorado 4 eixos para lançar o país na estrada do desenvolvimento

O manifesto eleitoral do partido ADI apresentado ao país na última semana, tem quatro eixos fundamentais. O líder Patrice Trovoada, avisou que é preciso coragem para implementar as medidas reformadoras. «Temos que tomar decisões», declarou o secretário-geral da ADI.

Dotar o país de dirigentes políticos mais credíveis para uma melhor governação. É o primeiro eixo do programa eleitoral da ADI. Para isso o partido propõe banir todas as formas de acesso aos cargos baseado nas crenças e nas ideologias.

Um eixo que dá atenção especial, a luta contra a corrupção. A redefinida da grelha salarial na função pública é uma prioridade. «Permitindo efectivamente que os funcionários públicos possam ser pessoas cuja remuneração permita a solução dos seus problemas como forma de resolver os seus problemas», salientou o militante da ADI, Agostinho Fernandes, que apresentou o programa eleitoral.

O segundo eixo tem como título, “Mais crescimento económico para maior justiça social”. Luta contra a pobreza e crescimento económico através da boa governação, é o caminho segundo a ADI, para alcançar tal objectivo.

“Mais organização e mais coesão nacionais para uma melhor inserção no processo da globalização”, é o terceiro eixo do manifesto eleitoral.  A questão da autoridade do estado, constitui o quarto eixo. “Mais autoridade do Estado”.

Para execução do programa eleitoral, a ADI define uma estratégia designada “Mobilizar para Mudar”. Segundo Agostinho Fernandes, a ADI pretende promover uma intensa campanha de mobilização dos são-tomenses e dos parceiros internacionais para mudar o país. «Nós não vamos conseguir mudar São Tomé e Príncipe sem coragem. Temos que tomar decisões. Reformar implica priorizar, e priorizar implica sacrifícios», declarou o Secretário Geral da ADI, Patrice Trovoada.

O líder do partido, acredita que o país dispõe de recursos, nomeadamente humanos para para mudar o rumo dos acontecimentos. «É preciso associar toda gente a esse processo, acabar com a exclusão, definir regras e acho que o que se vai passar em 2010, é realmente a abertura de uma nova era. Nós hoje ao contrário de alguns anos atrás, a Adi está pronto para governar e mudar São Tomé e Príncipe», sublinhou.

Promoção de valores da identidade são-tomense, e outros que dignificam qualquer sociedade, é uma questão de honra. «Vamos ter que dar alguma importância a valores que foram abandonados. A família, a poupança, acordar cedo, permanecer até tarde no serviço, dialogar, estender a mão, e olhar para quem mais sofre», pontuou Patrice Trovoada.

Ao contrário do que o Téla Nón tinha referenciado no artigo anterior, e de forma errada, a ADI conseguiu eleger nas eleições legislativas de 2006 11 deputados a Assembleia Nacional, e não 14.

Abel Veiga

    29 comentários

29 comentários

  1. Helder Pinto

    5 de Julho de 2010 as 4:54

    Isto assim no papel e muito bonito, executar na pratica e mais deficil
    Viva STP

  2. Flavio Moniz

    5 de Julho de 2010 as 8:33

    Acho esta estratégia polica, muito aéria, temos que ter coisas mais concretas, coisas objectivas acima de tudo

  3. Alberto Nascimento

    5 de Julho de 2010 as 10:06

    Fico surpreso. Ao menos pensaram sobre o assunto e têm planos. Mas garanto-vos que em STP para atingirem o eleitorado tem de ser com promessas tipo á MLSTP.

    Eu tive a ler sobre MLSTP e eram apenas promessas descabidas para o povo ignorante.
    Toda gente sabe que MLSTP vai permanecer no poder a não ser que haja uma aglutinação da escumalha ADI-PCD-FradiqueM.

    Meus caros, v6 10% que podem ter o olho no monitor ja têm muito e entedem que isto tudo é fachada tanto deste lado como dos outros 30. O resto dos Santomenses 90% nao sabem o que é o monitor, infelizmente são ignorantes e é o “banho” que os motiva e é nas promessas que votarão.

    pardon mon portuguese!

  4. Leopardo

    5 de Julho de 2010 as 10:10

    FORÇA ADI … vcs vão longe… podem contar com o meu voto….

  5. Leopardo

    5 de Julho de 2010 as 10:12

    Sou de MLSTP … mas dessa vez irei dar o ADI meu voto ….

    • jaka doxi

      5 de Julho de 2010 as 17:08

      Meu caro leopardo parece ser de todos os partidos.Bandido.

      • peter

        17 de Agosto de 2010 as 9:30

        ele nao e bandido, ele viu a realidade da familia mudanca, e voce o que que estas a esperas? ven conosco mudar a terra mano.

  6. fernando

    5 de Julho de 2010 as 11:10

    E se o ADI não o fizer, não cumprir estas promessas, como poder-se-á cobrá-lo. Não, não diga depois que não tinha dinheiro, por isso não cumpriu ou que os outros não o deixaram fazer…Bili uê pôvô!

    • peter

      17 de Agosto de 2010 as 9:32

      voce que deve abrir vista, o dinheiro nao e tudo, nos como santolas temos que comencar a acordar cedo e dormir tarde para cumprir mos com os nossos dever de cidadao pronto.

  7. QUINTINO

    5 de Julho de 2010 as 11:32

    FORÇA PATRICE CONTINUA O SEU CAMINHO, MAS NÃO SE ESQUEÇA COMO EU HAVIA REFERIDO ANTES….. MUITO CUIDADO COM PATO BRAVO DA POLITICA SANTOMENSES ” NA DEMOCRACIA ALTERNANCIA TAMBEM É JUSTIÇA QUE OS PERPECTUADORES DO MLSTP/PSD E PCD NÃO DEFENDEM,A JUVENTUDE ESTA JUNTO DO ADI, E VAMOS DAR BENEFICIO DE DUVIDA A TI PATRICE TROVOADA,QUEM ESTA COM ELES SÃO OS DEVEDORES DOS BENS PUBLICO, FILHOS, AMIGOS, CAMARADAS, PORQUE TÊM MEDO DA JUSTIÇA.porque somos todos santomenses

    Obrigado Abel Viegas

  8. Mé Xuba

    5 de Julho de 2010 as 14:54

    Força ADI, que Deus faça concretizar as vossas prtetenções…

  9. "Nós por cá e a nossa Maneira"

    5 de Julho de 2010 as 17:55

    …..esperemos que assim seja…porque porque estamos, sinceramente cansados….

  10. Pedro Sousa

    5 de Julho de 2010 as 21:34

    Patrice, vou votar em si, mais por favor não faça como o teu pai, trabalho muito e tira o nosso país desta situação. Por exemplo: um aeroporto de nivel de aeroporto da praia(Cabo verde), reparação da estrada que liga o aeroporto a cidade de ST um aerorto com mais condições na ilha de principe, escolas profissionais, mudar a nossa cidade, modernizar as nossas escola com equipamentos infomaticos, reformar a nossa educação,emprego par jovens sem olhar para sobre nome de cada jovens porque somos todos de STP, apostar no turismo, reparar o nossos hospitais. Por favor não me decepcione, eu e meus familiares vamos lhe dar o beneficio da duvida. Depois de tudo vamos ter muito orgulho em si, porque as pessoas podem ser bem reconhecidas pelo bem que pratica, e acaba com esse deixa andar que vai dando cabo de nosso país.

  11. Marques

    5 de Julho de 2010 as 22:09

    gostaria de saber nome das pessoas k fazem parte das listas de deputados e de posiveis governantes de cada partido…p ver se encontro nomes de alguns jovens licenciados nos ultimos 5 anos

  12. fiáfluta

    5 de Julho de 2010 as 22:49

    Para sabermos quais são os crediveis publica a lista dos não crediveis ou seja corruptos.

    Os processos andam ai. Mata cobra mostra o pau. Quero vêr.

  13. fiáfluta

    5 de Julho de 2010 as 22:51

    Se publicares a lista vamos te dar a maioria que pedistes.

    Quero vêr. Anda la bangão.

  14. Carlos Santana

    5 de Julho de 2010 as 23:59

    Antes de mais gostaria de saber o que o senhor Patrice Trovoada faz para viver. Que profissão o homem tem que lhe permite dispor de tanto dinheiro para levar a vida de luxo que todos sabemos, já que nem um negocio ou empresa o homem tem.

    Depois, gostaria de saber, como é que alguém que nessas eleições lançou uma campanha descarada de compra de militantes, sobretudo jovens quadros, vai combater a corrupcção no País.
    O senhor ja esteve no poder e só não ficou lá mais tempo porque o seu programa e o seu orçamento nem conseguiram convencer os parceiros de coligação.
    Acha que consegue mudar o País com apenas 4 eixos chaves? Isso é pura demagogia e é gozar com o povo. Voçes tiveram é preguiça e falta de capacidade para apresentar um programa eleitoral como deve ser e não conseguiram passar do ponto 4.

    • A VOZ DO CEITA

      6 de Julho de 2010 as 9:15

      OH SR CALADO SANTANICO

      ACREDITO QUE SR É DO MLSTP/PSD DO QUIM RAFEIROS OU DO PCD, ESSES CONJUNTO DE PESSOAS PREGUIÇOSA A PROCURA DE VIDA FACIL

      O MLSTP E PCD JA NOS MOSTROU 100% QUEM ELES SÃO ……

      SR CALADO VEJAM O NOSSO PAIS COMO ESTÃO QUEM GOVERNOU OU CONTINUA SUJAR O MESMO NO EXTERIOR É ADI DE PATRICE ? ACHO QU NAO ?

      COMO NAO CONHEÇES ALGUEM NAO CRUZCIFICAR MAS SIM TENTAR INTENDER OU BEM DIZER ESTUDAR O MESMO “ADI DO PATRICE ”

      NAO QUERO O DIZER PARA ACEITAR SR CALADO SANTANICO

      AO TERMNAL QUERO FRIZAR AQUI QUE NAO SOU SIMPATIZANTE DE NENHUM PARTIDO POLITICO DE STP MAS SIM SOU SIMPATIZANTE DE BEM ESTAR DO MEU PAÍS QUE É STP

    • A VOZ DO CEITA

      6 de Julho de 2010 as 9:32

      OH SR CALADO SANTANICO

      ACREDITO QUE SR É DO MLSTP/PSD DO QUIM RAFEIROS OU DO PCD, ESSES CONJUNTO DE PESSOAS PREGUIÇOSA A PROCURA DE VIDA FACIL

      O MLSTP E PCD JA NOS MOSTROU 100% QUEM ELES SÃO EM FRENTE DO DISTINO DESTE PAIS….

      SR CALADO VEJAM O NOSSO PAIS COMO ESTÃO QUEM GOVERNOU OU CONTINUA SUJAR O MESMO NO EXTERIOR É ADI DE PATRICE ? ACHO QUE NAO ?

      QUANTAS PROMESSAS O PCD FEZ NO ELEIÇÃO DE 1990 ?
      R: MUITAS

      QUANTAS CUMPRIRAM ?
      R: NENHUMA

      QUANTAS PROMESSAS O MLSTP FEZ NO ELEIÇÃO DE 1994 ATÉ DATA PRESENTE ?
      R: MUITAS

      QUANTAS CUMPRIRAM ?
      R: NENHUMA

      A DIFERENÇA ENTRE PCD E MLSTP DO QUIM É SÓ NO NOME É QUE UM É M OUTRO É P O HABITO E CUSTUME É MESMO (MLSTP/PSD E PCD/GR )

      COMO NAO CONHEÇES ALGUEM NAO CRUZCIFICAR MAS SIM TENTAR INTENDER OU BEM DIZER ESTUDAR O MESMO “ADI DO PATRICE ”

      NAO QUERO O DIZER PARA ACEITAR SR CALADO SANTANICO

      AO TERMNAL QUERO FRIZAR AQUI QUE NAO SOU SIMPATIZANTE DE NENHUM PARTIDO POLITICO DE STP MAS SIM SOU SIMPATIZANTE DE BEM ESTAR DO MEU PAÍS QUE É STP

    • meymadra

      6 de Julho de 2010 as 10:54

      O Sr. deve estar cego ou desorientado porque vê que os ADI sem fazer muito estar cativando os jovens quadros, eu sou um exemplo disso e não recebi nada do ADI, recebi sim, o programa eleitoral, si isso é comprar, não sei.
      4 eixos, lê isso e certamente o Sr entendera porque os jovens querem o ADI. o Sr tem medo porque vai acabar o tempo dos favores e dos seus vícios.

    • Laura

      6 de Julho de 2010 as 20:14

      Pergunta a Rafael o que ele faz para ter tanto dinheiro, e dar vida de luxo aos seus filho enquntos outros morrem de fome…

  15. Mario Pinto

    6 de Julho de 2010 as 8:55

    VAMOS TIRAR VAMOS POR ATE ENCONTRAR.
    PORQUE SAO TODOS FARINHA DO MESMO TACHO.

    FUI

  16. Hiostrelino Vaz (H. V)

    6 de Julho de 2010 as 10:42

    Ou talves esses partidos so conseguem governar com existencia de cacau confrme era nas epocas passada como a do Pinto Da Costa. Talves isso explica essas palavras acima (Reformar implica priorizar priorizar implica sacrificios SO PODE SER O ESSE O VERDADEIRO SIGNIFICADO DESSA CANTIGA

  17. Pedro Sousa

    6 de Julho de 2010 as 11:35

    Patrice eu vou votar em si mais quando la estiveres por favor acabe com isto:

    Filho de fulano colocado no banco central por causa do sobre nome que tem, filho do outro no projecto, filho de Tiny (Ministro de negocio estrangeiro) em Angola a tratar das fezadas do pai na empresa sonangol, filhos de mister Rafael Branco, um foi colocado na embaixada em Portugal a subir e descer sem fazer nada, outra o pai exerceu influencias e foi colocada na TAP em STP, Barbosa director da Enco, a mais de 15 anos no cargo nenhum jovem tem acesso para trabalhar naquela empresa.
    Albertino Bragança recebi salário na CST sem por lá os pés, é só cunhas, Barbosa da Enco viaja que se farta, comprou casa em Portugal na amadora a pronto pagamento através de um fulano da sonangol. Dê conta dessas injustiças por amor de Deus… Viva STP; STP Sempre.

  18. Santos José

    6 de Julho de 2010 as 12:25

    Espero que o Doutor Patricio tenha muita coragem e coloboração da maioria para implementar ordens e respeito neste País. Gostaria de conhecer os possiveis candidatos ao cargo do primeiro Ministro dos outros Partidos que concorem as eleições. Que Deus abençoa este País.

  19. Nelson Alamô

    6 de Julho de 2010 as 17:38

    Acredito que é desta vez, que o D.Patrice possa ter o apoio dos cidadãos sãotomenses, uma vez que nos seus 3 meses de mandato demostrou a competência que muito que lá foram durante anos não o fez, espero que o senhor tenha pessoas serias a sua volta, pessoas capaz de fazer algo em prol do desenvolvimento do pais, uma vez que os que mais sofrem com a má governação é o povo como dizem os (piquenos), desde de já dou o meu voto de confiança, para um s.t.p melhor.
    Os meus maiores cumprimentos.

  20. fidelito

    8 de Julho de 2010 as 8:15

    Pois é….
    quatro eixos de governação…
    …Aumento de salário dos funcionários publicos…. ISTO É LATA!
    Com que recurso o sr Trovoada FILHO pretende aumentar salários?
    O sr. sabe quanto é que o país produz, exporta e arrecada como receitas anualmente?
    O sr. sabe quanto é o défice comercial de STP?
    O sr. sabe quanto é o défice orçamental?
    O sr. sabe qual é o índice de produtividade DO TRABALHO deste nosso querido país?
    AUMENTAR SALÁRIO… É SÓ LATA!
    SE O CONSEGUIR DENTRE OUTRAS COISAS COMO IMPOR A CULTURA DO TRABALHO, PODERÁ CONTAR COMIGO!

  21. J. A

    4 de Agosto de 2010 as 7:21

    Caro Patrice, é bom que controles os bens do estado e principalmente nos sectores onde proliferam acordos e parcerias onde os técnicos ganham dólares e que são de outros partidos politicos,

  22. adilson

    5 de Agosto de 2010 as 13:03

    Boa tarde a todos,
    So gostaria que o Sr Trovoada Filho esclarecesse o que entenede por ficar no serviço até tarde. Que as coisas sejan definidas sobretudo e que as pessoas sejam responsaveis de acordo a lei do trabalho e em prol de São tomé e Principe. Ficar no serviço até tarde não quer dizer nada si os objetivos não estão definidos.
    Obrigado,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo