Política

Convenção Nacional do MLSTP/PSD aprovou programa eleitoral concebido em parceria com a Sociedade Civil

Ganhar Futuro, é o nome do programa eleitoral concebido pelo partido do Primeiro Ministro Rafael Branco em parceria com a sociedade Civil. Na convenção Nacional do partido realizada este fim-de-semana, o empresário João Gomes que presidiu a convenção do MLSTP/PSD, assinou com o Presidente do partido Rafael Branco, o documento que aponta pistas para viragem do ciclo económico em São Tomé e Príncipe.

Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Carlos Tiny, que apresentou o novo ciclo económico que o seu partido, o MLSTP/PSD, propõe para São Tomé e Príncipe, a convenção nacional e as reuniões distritais que a antecedeu, visaram criar consensos em torno dos problemas nacionais.

O projecto eleitoral que pretende mudar o ciclo económico de São Tomé e Príncipe, transformando o arquipélago numa placa giratória de prestação de serviços na região do golfo da Guiné, considera que o ciclo do cacau está no fim. «O ciclo do cacau está a acabar. O cacau não pode existir sozinho», garantiu Carlos Tiny.

O membro da direcção do MLSTP/PSD, divulgou alguns dados para provar a morte do ciclo do cacau. Segundo Carlos Tiny, em 1830 São Tomé e Príncipe, chegou a ser o maior produtor mundial de cacau com 30 mil toneladas. Mas em 1975 «a produção tinha caído para cerca de metade», precisou.

A queda vertiginosa prosseguiu e no ano 2000 o país produziu apenas 5 mil toneladas. Quatro anos depois a produção do cacau baixou para 2 mil e 500 toneladas. Os dados do instituto nacional de estatística, avançados pelo MLSTP/PSD, dizem ainda que no ano 2007 o país produziu apenas 2 mil e 27 toneladas de cacau.

Por tudo isso, o MLSTP/PSD, quer assumir protagonismo na mudança do ciclo económico. Propôs ao seu eleitorado e a sociedade civil, uma visão estratégica para definir o novo ciclo económico. «O MLSTP propõe que tirando partido da posição geoestratégica de São Tomé, as ilhas ligando mundos e em particular no centro do golfo da Guiné que é a região mais rica de África. O golfo da Guiné tem uma população de 200 milhões de habitantes. É das regiões em que mais se produz petróleo no mundo.5 bilhões de petróleo por dia», argumentou Carlos Tiny.

Para o MLSTP/PSD o novo ciclo económico, «será baseado na produção de bens e serviços de qualidade para a sub-região e para o mundo. Serviços como o turismo, o laser, comércio, saúde, educação, etc», afirmou Carlos Tiny.

Para conseguir tal objectivo a proposta do MLSTP/PSD, defende dentre outros aspectos a produção de mão-de-obra qualificada, novo ordenamento do território, redução das desigualdades sociais, crescimento de uma classe média, e a afirmação do empresariado nacional.

Para materialização da visão estratégica do MLSTP/PSD, o país deve conhecer investimentos na ordem de 2 a 3 mil milhões de dólares nos próximos 10 anos. «É evidente que nós os são-tomenses não estaremos em condições de acompanhar esse investimento. Será essencialmente resultado do investimento directo estrangeiro», reconheceu Carlos Tiny.

O próprio orador, acabou por colocar uma questão interessante. Como fazer tudo isto? Ele mesmo respondeu. «Primeiro é fundamental o planeamento estratégico. Significa que temos a visão. Da visão passaremos para o plano estratégico, do plano estratégico passaremos para planos a curto prazo, e depois a planos anuais e programas específicos», afirmou.

Para além de definir as metas para mudar o ciclo económico, é preciso criar infra-estruturas para dar vida ao projecto. «Precisamos desenvolver estruturas essenciais. Porto de águas profundas em Fernão Dias, Porto do Príncipe, Aeroporto Internacional de São Tomé, zonas francas, água e energia, transporte estradas etc, nova agricultura, que tem o homem no centro. A nova agricultura tem como centro do processo produtivo a melhoria das condições do homem e da mulher no campo», explicou Carlos Tiny.

O projecto eleitoral do MLSTP/PSD, coloca o petróleo no segundo plano. «Toda a estrutura de pensamento por detrás da nossa proposição, deixa deliberadamente o petróleo para o segundo plano. A nossa sociedade necessidade de alguma estruturação de modo que o petróleo não desarticule em definitivo tudo», pontuou.

A visão estratégica do MLSTP/PSD, preenche um documento que foi subscrito pelo empresário João Gomes que presidiu a convenção do último fim-de-semana. Para materialização de tudo o que está escrito no domingo são necessários 20 anos. Tempo em que certamente muitos dos actuais camaradas do MLSTP/PSD já não pertencerão ao mundo dos vivos. «Abrindo o país como nós vamos abrir, é necessário que nós garantamos que possamos continuar a ser nós dentro de 20 anos. A cultura é um elemento fundamental, é o alicerce do nosso ser», avisou Carlos Tiny.

Ideias e visões estratégicas bonitas, que no entanto não terão pernas para andar, segundo o MLSTP/PSD, se não se conseguir garantir estabilidade social, política e institucional. Carlos Tiny deu o exemplo de Cabo Verde que em 35 anos de independência conheceu apenas 3 Primeiros-ministros, enquanto São Tomé e Príncipe registou cerca de 14 primeiros-ministros no mesmo período de tempo.

No final da convenção Rafael Branco, líder do partido disse que o documento gerado pelo seu partido em parceria com os representantes da sociedade civil, «é um compromisso de futuro que queremos para São Tomé e Príncipe. Um compromisso de ambição que nós todos temos para São Tomé e Príncipe».

Abel Veiga

    73 comentários

73 comentários

  1. Democratico 1

    4 de Julho de 2010 as 21:15

    STP conheceu 14 primeiro ministro porque vcs mesmo do MLSTP/PSD sempre assaltaram o poder pertubando os outro de desempenharem as suas funções…vcs são maiores cumplice por tudo isso, agora vem nos comparar com cabo verde, nem tenhem vergonha…abri os olhos meu povo, agora que chegou as eleções querem dar discursos enganador, só pra quemnão vos conhece ou então eu que sou burro!!!

    • João Azevedo

      5 de Julho de 2010 as 23:01

      Senhor que se diz Democratico, por acaso sabe que quem demitiu a maioria desses 14 primeiros ministros e tem promovido a instabilidade no País foram os dois Presidentes que tivemos desde a instauração da democracia? Sabe que foram eles? Miguel Trovoada e Fradique de Menezes. Algum deles foi eleito com o apoio do MLSTP? Não! O que eles têm feito é contrariar a vontade do povo nas eleições lesgislativas e demitido sucessivamente os governos do MLSTP, não lhes dando tempo de implementarem o seu governo. Por isso é que o actual presidente do MLSTP, Rafael branco pede a maioria absoluta, para governar com estabilidade e para 4 anos, de forma a concretizar tudo que prometeram.

    • Cacau

      5 de Julho de 2010 as 23:19

      Por causa do Rafael Branco, nao votarei no MLSTP. Faço parte do partido, participo nas campanhas, mas só por causa de dinheiro, quando chegar o momento da verdade nao pensarei 2 vezes, votarei no ADI, quero ver esse partido com oportunidade de gerir esse Pais. Eu nao sou unico assim nesse partido, tenho muitos amigos que estão a fazer o mesmo q eu. Chamem-me o que quiserem, mas eu tenho olho aberto. Abram vcs também.

      • Bobo Menezes

        6 de Julho de 2010 as 10:14

        Olha meu caro(a)Sr(a)”Cacaua”
        A semelhança do que disseste relativamente ao MLSTP, eu diria o mesmo do ADI, também não votarei no ADI. Estou nesse partido (ADI) só para ganhar um pouco desse dinheiro fácil de origem duvidosa, que o Senhor Patrice Trovoada tem ido buscar as nossas custas, ou seja, em nome de STP para comprar consciência da população, pratica introduzida pelo Seu Pai, que foi com certeza a pior coisa que nos aconteceu (ter esse homem como Presidente da Republica)
        Quero lhe dizer que isso não é uma DINASTIA e nunca será, se depender do povo santomense. Quero louvar mais uma vez o MLSTP pela forma democrática e participativa como elaborou o seu programa eleitoral.
        É por essas e outras que se percebe a nítida diferença entre um partido realmente democrático e os Partidos que tem domo como o ADI e o MDFM. Meus parabéns ao MLSTP e “P’RA FRENTE STP” isso é queremos.

        • meymadra

          6 de Julho de 2010 as 12:33

          tão democrático que pôs na rua o Sr Adelino Isidro, por falar a verdade e assaltou o poder sem que o povo os elegesse.
          eu estive numa dessas reuniões que o Sr diz e o que vi não foi democracia, o pior cego é quem não quer ver.
          ADI é a melhor opção para STP é só ver o programa do governo.
          e pelo que tenho visto, ADI mostra o seu programa, não o utopismo que temos no seu MLSTP

          • Bobo Menezes

            7 de Julho de 2010 as 12:52

            Caro(a) “meymadra”
            Confesso ter alguma dificuldade em entender a tua INCOERÊNCIA. Responda-me o seguinte:
            1-Porque que vocês do ADI expulsaram os Senhores JULHO SILVA, HERODES ROMPÃO etc. Também foi por falta de verdade?
            2-Por que será que o DR. PATRICE TROVOADA, não segue a sugestão que o seu Pai (Miguel Trovoada) lhe deu para negociar com os antigos dirigentes do ADI hoje na UDD? Será por falta de verdade ou porque Dr. Patrice Trovoada teme concorrência ao nível da liderança? (Ops! desculpa já me tinha esquecido que o Dr. PATRICE TROVOADA segue escrupulosamente as pegadas de alguns dirigentes DITADORES e SANGUINÁRIOS, da nossa costa africana)
            3- Os dirigentes “comprados” pelo ADI estarão em condições de executar esse “Programa” quando nem se quer participaram na sua elaboração? Se eles não estão em condições de excuta-lo imagina o POVO
            4- Na sua humilde perspectiva, apresentar e discutir com o povo UM NOVO CICLO ECONÔMICO para STP é “UTOPISMO”? Tome juízo meu caro(a). ADI estás com vergonha da INCAPACIDADE revelada na elaboração do seu programa.
            Provavelmente deves ser um COITADO no ADI, e por isso, se calhar não tens conhecimento do que vou dizer: tenho informações de fontes fidedignas que o “PROGRAMA ELEITORAL” apresentado pelo ADI foi PLAGIADO, ou seja, COPIADO e traduzido de Frances para Português do programa eleitoral dum desses partidos aí da costa africana. Se quiseres mais provas dê uma vista de olhos nos aspectos gramaticais do texto.
            “P’RA FRENTE STP”
            VIVA O POVO DE STP
            VIVA MLSTP/PSD,
            ABAIXO TODA E QUALQUER TENDÊNCIA VISANDO DITADURA EM STP

        • jaka doxi

          8 de Julho de 2010 as 18:37

          Meu caro “Bobo Menezes”.
          Muitas vezes mais vale viver com a dinastia do que conviver com ditadores,corruptos e malfeitores.
          Por favor não fale daquilo que não sabe.
          abraços.

  2. Tomé Nado

    4 de Julho de 2010 as 21:51

    Francamente, esperava muito mais da convenção dum partido que governa STP há mais de 35 anos. Tudo não passa de papo furado! Sr. Carlos Tiny, pretende continuar a enganar nós os jovens esquecendo que os nossos olhos já estão muito abertos. O sr Carlos Tiny tem que continuar a falar de petroleo que da emprego aos incompetentes do seu partido MLSTP e o PCD, aviadores, historiadores incluindo o seu irmão Olegario. O sr Carlos Tiny fala de “ …Porto de águas profundas em Fernão Dias, Porto do Príncipe, Aeroporto Internacional de São Tomé, zonas francas, água e energia, transporte estradas etc, nova agricultura, que tem o homem no centro…”. Mas que homen estará no centro de tudo isso? Os mesmos corruptos como o sr que fizeram de STP as suas glebas como San Guembu. Que visão estratégica o sr Rafael e o sr Tiny têm? Os srs sim têm uma visão estragada e demagógica do que deve ser o desenvolvimento de STP. E por isso que estamos assim, sem luz, sem agua no hospital, sem arroz, sem acucar, com escandalos… E isso e que o srs querem ainda brindar-nos para os próximos 4 anos? Queremos sim estratégias que dignifiquem o homem santomense, que dê a todos os jovens possibilidade de viverem felizes, sem chantagens politicas, sem promessas e compra de consciencias contribuindo para o desenvolvimento de todos e não de meia duzias de parasitas

    • Jovem STP

      6 de Julho de 2010 as 9:16

      Senhor tomé, acha falta de visão estratégica um partido assumir claramente e com antecedência a necessidade de começar um novo ciclo económico no Pais? Acha demagogia apresentar projectos concretos para o desenvolvimento de STP e assumir que talvez seja preciso15 ou 20 anos para os implementar com rigor? Demagogia seria mentir ao povo e dizer que os problemas sérios que o País tem serão resolvidos em dois ou três anos. O MLSTP propõe fazer um plano a longo prazo e começar um trabalho de fundo, de forma a que os futuros governos tenham onde pegar, mesmo que não sejam do MLSTP, porque para eles, o que conta é o povo,

      • moreno

        13 de Julho de 2010 as 11:13

        Caro Jovem STP quantos novos ciclos economicos nao foram iniciados por este partido?por favor amigo meu….

  3. Máximo

    4 de Julho de 2010 as 22:37

    Mais conversas…

  4. manuel fernandes da trindade

    4 de Julho de 2010 as 23:00

    Essas conversas de mais de 30 anos não merecem comentários. Os papagaios de sempre.

  5. Domingos Viegas

    5 de Julho de 2010 as 0:17

    No total congratulo-me com o conjunto de ideias, repito ideias apresentadas ja que ilustra uma vontade e visão futurista. Mas infelizmente isso tudo choca-me porque não senão de uma mera intenção ja que o prorpio MLSTP-PSD, mentor de tudo isso nunca quis levar um programa dessa natureza a realidade. Este partido (ou seja, seus dirigentes) tiveram todo tempo do mundo para frazer algo palpevel com relação ao desenvolvimento de STP. Eu DOMINGOS VIEGAS, cidadão de Me-Zochi (Madalena) radicado em portugal por razões de sobrevivencio, informo-vos que ainda sou membro de carne e alma desse partido. Mas a minha militancia esta doente, está triste, e esta revoltado com clivagem de corrupção que envade este partido vindo da sua classe dirigente e que põe em causa as nossas vitorias e nossas virtudes. Mas, contudo, a luta continua, a vitoria é certa. (vitoria do povo). Ainda se lebrem da celebre frase muitas vezes pronunciadas nos comicios pelo enterno presidente PINTO DA COSTA – CONSTRUAMOS COM A NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS UMA PÁTRIA RENOVADA.
    Domingos Viegas D/V

    • fernando

      5 de Julho de 2010 as 11:24

      Desculpe-me a intromissão, mas a frase é do Dr Leonel d’Alva e não do saudoso e eterno Dr Pinto da Costa. Não ponham na boca dele coisas que na realidade não sabe dizer…Drs temos a mais, mas medicamentos eficazes, hum, hum…E só deixá-los chegar ao poder!

  6. Paracetamol 500mg

    5 de Julho de 2010 as 0:36

    Conversa para fazer boi dormir, e muita Filosofia barata. Uma legislatura tem vigência de 4 a 5 anos. Como concretizar um programa que foi feito para 10 a 20 anos em 5 anos?? ou o MLSTP pretende ganhar as eleições posteriores ou perpetuar no poder? Vê-se mesmo que este programa é um fiasco, porque se for eleita outra força politica, esta ira querer implementar a sua politica, e porque, o objectivo central é o petróleo que remeteram para o segundo plano. Para concretizar os projectos é necessário fontes de receitas, isso eles não frisaram. Como cultivar terras, se as empresas estão nas mãos dos ditos indivíduos?? para aumentar a produção agricula é fundamental reactivar as velhas roças..e não distribuir mais terras…

  7. Chicodesperto

    5 de Julho de 2010 as 2:05

    Por enquanto meus compatriotas do MLSTP são palavras nada mais do que isso. Eu como muitos santomenses anónimos tenho de ver para acreditar. É isto serve para todos os partidos da minha terra. Na caça aos votos há sempre esse entusiasmos e promessas mais depois da campanha vem a realidade que todos conhecemos uma delas é a falta de água nos hospitais e a escassez de bens

  8. Helder Pinto

    5 de Julho de 2010 as 5:21

    Ok, sr. Carlos Tiny, esqueceu-se de comparar o desenvolvimento de Cabo Verde a 35 anos de independencia com o de S.Tome e Principe. Quantos anos de atraso leva STome e Principe?

    • Cacau

      5 de Julho de 2010 as 23:06

      Passaram 35 anos, mas comparando CV com STP, acho q 35 anos nao chega. Matematicamente, STP andou p trás? Ou CV andou muito rapido? KIDALEOOOOO…

  9. Flavio Moniz

    5 de Julho de 2010 as 7:54

    De louvar é este plano, nao obstante que seja so uma estratégia politica…
    Porque para desenvolvermos este projecto, de certeza que nao sera com alguém que fez medicina, como M.N.E nem alguém que fez veterinaria, como Embaixador de STP.
    Bref, é preciso colocar cada porca no seu respectivo parafuso… Se é que me entendem!!

  10. Impossivel

    5 de Julho de 2010 as 8:05

    Isto é mais um plano para enganar o povo, nada disto irá concretizar. Seria bom que o partido MLSTP/PSD levasse uma carga de pancada e perdesse nas proximas eleições para se afastar de uma vez por todas dos bens públicos. Até breve.

  11. lambuco

    5 de Julho de 2010 as 9:33

    Olha senhores do MLSTP, vocês são demais, é uma vergonha nos comparar com cabo verde.
    Vocês estão sempre fora do País, será que não sabem ter bons exemplos, claro só pensam nos seus bolsos.

    agora que chegou as eleições vêm com essas conversas doces da mudança, é triste, é triste porque vcs deixam o povo na miséria, e quando chegam a campanha, para lhes enganar com …. só deus sabe, mas isso um dia vai mudar.

    • tagarela

      6 de Julho de 2010 as 18:04

      Carissimo.
      Sabe a razão de não podermos ser comparados a Cabo Verde, é porque à semelhança dos sucessivos governos Cabo verdianos, o povo caboverdiano( na sua maioria) é trabalhador incansável ( exemplo é que foram e são eles que trabalharam e trabalham as nossas roças enquanto ficamos a “basofiar” por aí); é um povo empreendedor que busca mais e melhores condições de vida quer internmente, quer externamente e, nesses casos, regressam e investem no país que amam profundamente. Porque amam a sua terra independentemente daquilo que ela poderia lhes oferecer, que era e ainda é pouco para quilo que almejam;Porque amam a sua cultura, a sua língua e a sua tradição;porque eles, há muito que perceberam que não vale a pena ficar de braços cruzados a espera que o Estado lhes dê tudo, se eles quiserem sobreviver naquele país árido, têm que lutar e fazer chover onde não há chuva, fazer brotar da terra onde esta está seca;Porque eles têm ambição e não cobiça e sabem que o “céu é o limite”; porque eles apostam no futuro e nas suas gentes; porque eles estabelecem parcerias e tratam os seus congéneres por tu e não estão sempre de mãos estendidas a pedir e implorar esmolas, e a agradecer desmesuradamente qualquer computador, viatura e aparelhos diversos velhos que lhes “oferecem” , num autêntico complexo de colonialismo; porque o seus governantes que saíram daquela sociedade e são filhos da terra, também fazem “caixa dois”, mas têm o brio de quererm ser os melhores e numa clara concepção da democracia e cidadania, investem um pouco no país, pois sabem que a união faz a força e sozinhos não irão a lado algum; porque não contentam com pouco, porque conseguiram, com tudo isso, apoio e reconheciemnto internacional e têm, hoje, uma parceria especial com a EU e pertencem a categoria de países de desenvolvimento médio. Porque eles criticam e fazem acontecer; porque valorizam os seus filhos e os incentivam.
      Nós somos o que somos, porque não nos posicionamos devidamente na nossa sociedade; Não temos ambição de querer melhorar de vida e da nossa comunidade e de envidar esforços para tal; porque cobiçamos o progresso dos nossos vizinhos e não miranos e seguimos os seus exemplos; porque não trabalhamos o quanto deviamos; porque os políticos que elegemos sairam e saem dessa mesma sociedade onde estamos e são o fruto dela. Ou seja, são como nós, porque são santomenses.
      O facto de reconhecermos essa situação e nos insurgirmos contra ela e querermos mudar, é um bom sinal. Podemos e vamos mudar essa maneira de pensar e agir. Acredito em STP, acredito que ainda é possível. Viva STP!!!

  12. QUINTINO

    5 de Julho de 2010 as 9:38

    ATENÇÃO MEU POVO.

    AI AI AI ………. SENHOR RAFAEL BRANCO E SUA COMUTIVA NÃO É HJE QUE STP ESTA NUMA POSIÇÃO GEOESTRATEGICA……….1º VAMOS SER SERIO BASTE DE MENTIR O POVO QUE VOCES MESMO COLOCARAM NA SITUAÇÃO DESTA, SEM PENSAR NO INVESTIR NO SABER, O CONHECIMENTO. VER POR EXEMPLO JAPÃO E TAIWAM SÃO PAISES SEM RECURSO……………………
    CARLOS TINY E RAFAEL QUANDO FALAM DE TUDO ISSO FICA MUITO BONITO MAS EXECUÇÃO ESTA FORA DE HIPOTESE, VISOT QUE VOCES SÃO OS MAIS CORRUPTOS DE STP.
    ESCANDALO FINANCEIRO DA ENCO, STP TRADING, BARCO PRINCIPE PASSEIOS DA CIDADE,ASSEMBLEIA NACIONAL REFUGIO DOS DEPUTADO CORRUPTO AINDA NÃO FORMA ESQUECIDO, FALAR DE TANTA COISA SEM ARRUMAR A CASA É TRISTE, VOCES SABEM ONDE COLOCARAM ESSE POVO É POR ISSO QUE APARECEM MAIS UMA VEZ COM PROJETOS FANTASMA QUE SEMPRE ESTEVE NO PLANO DESDE 1975 QUANDO RAFAEL BRANCO E CARLOS TINY JA ERAM DIRIGENTE DO MEU LINDO PAIS.

    Obrigado Abel viegas

  13. Leopardo

    5 de Julho de 2010 as 9:43

    Esse Discurso está ultrapassado….O Sr rafael não tem perfil nem competencia para ser lider de MLSTP nem tão pouco Governar esse Pais. Não contém com o meu voto…

  14. Alberto Nascimento

    5 de Julho de 2010 as 9:44

    Deve ser muito deficil fazer uma lista de coisas boas que podem ser feitas em São Tomé e Principe. Agora, ainda mais deficil promote-las.

    Vamos-la! falta mais uma:
    “Se ganharmos havera água no Hospital!”

  15. Leopardo

    5 de Julho de 2010 as 9:51

    VIVA ADI ….. Abaixo MLSTP

    • Eugénio costa

      5 de Julho de 2010 as 16:25

      Viva o MLSTP/PSD Pessoas com visão do futuro com saber suficiente para mudar rumo deste país.força congratulo com vosso projecto.Porquê? se o senhor Presidente Fradique de Minezes não derrubasse 7 ou 8 Primeiros Ministros,realidade era outra,mas a preputêcia falou mais alto quando não há saber. temos que assumir a consequência,

      • Moreno

        6 de Julho de 2010 as 10:53

        Caro Eugenio Costa com todo respeito pelo seu comentario, pela sua firmeza devo dizer lhe o seguinte: visao do futuro todos nos a temos. eu tenho , o sr tem e todos os sao-tomenses teem.mas que vale ter visao de futuro se nao ha outros predicativos? se nao existem valores?ha que haver bom senso, ha que haver honestidade,e sobretudo nao sermos calculistas

  16. Armindo Fonseca Dos Santos

    5 de Julho de 2010 as 10:19

    no meu ponto de vista gostaria que os políticos Santomenses deveriam prestar um bom papel na vida política do país,e não estar aí com demagógia a enganar a população.Quando um Ministro diz que temos de mudar o ciclo ,isto é meramente demagogico.Os políticos deste país irmão só fazem promessas ao povo quando estam na altura das campanhas eleitorais.

  17. fernando

    5 de Julho de 2010 as 11:18

    Engraçado ehm!
    De que planeta vieram estes senhores? Mas parafraseando mesmo o Presidente do MLSTP, temos que reconhecer que são mesmo incompetentes e que falta muita capacidade à estes falcões. Querem mostrar-nos o “doce” e depois virá o “amargo”. Como irão garantir bem-estar a estas populações, que nem no aspecto organizativo tem esperança alguma ou vislumbram luz ao fundo do túnel.Atenção, querem anunciar-nos mais enrequecimento?!!!.Com quê e como? Olho…Povo.

  18. jose raposo

    5 de Julho de 2010 as 11:27

    Pra mim isto tudo e mto trivial,sinceramente, enquantos houver esses incompetentes e corruptos a governarem , nunca havera crescimento economico, nem tao pouco melhoria de vida da populacao…o sistema esta mto viciado a corrupcao e a realidade

  19. Edson Costa

    5 de Julho de 2010 as 11:41

    Jà não hà pachorra para ouvir os progamas eleitorais destes pseudo-politicos. O povo està cansado de ouvir sempre as mesmas coisas, e eu pessoalmente acho falta de ética polìtica os senhores do MLSTP estarem a utilizarem o progama do governo para as suas campanhas! haja paciência!

  20. Moreno

    5 de Julho de 2010 as 12:00

    Isto nao passa de um disco roto. quantas vezes este partido ja falou em porto de aguas profundas ? quantas vezes ja falou na ampliacao do aeroporto? quantas vezes ja falou na promocao do turismo?esta mais que provado que para este lado nao estao virados. estao sim preocupados com outros interesses.STP e um pais pequeno nao tem muitos recursos naturais , mais tem recursos humanos para dar e vender.amigos sociais democratas como sao rotulados deixem se de enganar o povo deixem de falsas promessas , deixem de ser hipocritas, assumam o vosso fracasso, a vossa imcompetencia e ai o povo de certeza e tambem STP sairia a ganhar, passem o poder para quem realmente possa progredir , possa inovar , possa criar, possa dar ao povo uma vida digna de um ser humano.

  21. A VOZ DO CEITA

    5 de Julho de 2010 as 12:58

    Oh MLSTP/PSD….
    Oh RAFAEL BRANCO…..

    Oh CARLOS TINY “ Carlos Temido”
    Quanto tempos estão no poder ou bem dizer frente do destino deste pais ?

    R: 35ANOS

    Quantas CAMAPANHA ELEITORAL BARATA que ja vinha falar do plano ““ MLSTP/PSD PROPÕE QUE TIRANDO PARTIDO DA POSIÇÃO GEOESTRATÉGICA DE SÃO TOMÉ, AS ILHAS LIGANDO MUNDOS E EM PARTICULAR NO CENTRO DO GOLFO DA GUINÉ QUE É A REGIÃO MAIS RICA DE ÁFRICA”

    R:QUE BRINCADEIRA DE MAU GOSTO!?……. Desde da SEGUNDA ELEIÇÃO DE 1994 em que houve e foi apresentado na Comunicação Social Estatal e privada o MLSTP/PSD apresentou este projecto sociedade ou usou destas demagogia para ludibriar ao povo humilde Santomense
    Sera que esta demagogia ainda não caducaram ?

    Inventem outras “ Demagogia” porque o POVO disse;

    BASTA MLSTP/PSD do QUIM RAFEIRO BRANCO …….
    BASTA de CALADO TEMIDO ,…….
    BASTA CORRUPÇÃO …. ……
    BASTA DE VIDA FACIL ………..
    BASTA DE DEMAGOGIA ……….

    P.S. = PÔVÊ Ê BILI UÊ ……..I NÊ SUN CÊ DE MLSTP/PSD E PCD MECÊ BLICÁ CU NÔN …….MAXI I NÊ KECÊ CU SANTOMÉ CU SANTA ANTONY SA DEÇU VIVO ………. MAXI CÉDO OU MAXI TAJI INÉ CÁ BÁ PÁGÁ MALI KU I NÉ CÁ FÉ NON ……
    VIVA POVO HIMILDADE STP
    VIVA TRANSPARENCIA
    VIVA DEMOCRACIA
    VIVA DR MANUEL PINT DA COSTA
    VIVA DR CARLOS GRAÇA
    VIVA DR GUADALUPE DE CEITA
    VIVA SR ONE PIRES DOS SANTOS

  22. JorgeK

    5 de Julho de 2010 as 13:08

    digam o que quiserem todos sabemos que o MLSTP é o maior culpado por país que temos hoje! tenho dito

    • Moreno

      6 de Julho de 2010 as 10:58

      amigo meu estou de acordo consigo.de pequenino e que se torce o pepino.eles foram os mentores de tudo que e do piorio que se passa em STP e os outros simplesmente estao a dar a sequencia para que a coisa se mantenha.obrigado

  23. ATP

    5 de Julho de 2010 as 13:10

    O historial do MLSTP/PSD só fez o povo sofrer, principalmente povo das antigas empresas/roças.Sou de opinião de que o MLSTP/PSD não tem e nunca teve programa gredivel. Com o MLSTP/PSD da forma que pensam e dirigentes que têm o país não tem futuro, têm que fazer reformas profundas dentro do MLSTP/PSD, uma reforma muito dificil de acontecer porque os antigos não deixam.
    Só com PCD ou ADI nosso pais pode desenvolver,acreditem.Caso ganhar o MLSTP daqui 4 anos voltaremos a falar,a sua a minha e nossa vida ficará na mesma, mais pobre.

  24. HERLANDER

    5 de Julho de 2010 as 14:00

    Esta tudo muito bonito no papel Senhor Ministro. Até a presente o seu partido e toda a camada politica Santomense tem demonstrado “incapacidade” de conseguir executar um projecto de principio a fim (um partido começa e outro desmacha), porque um ou outro não recebeu bonificações no acordo com a empresa extrangeira por isso o projecto vai a baixo.
    Os senhores Ministros devem começar a pensar mas no pais que no seus proprios bolsos, quando começarem a fazer isso o pais andara para frente. Isso de dizer que o CICLO DO CACAU TERMINOU É ERRONEO. O que se vai fazer com as terras onde esta o cacausal?. Esta isto incluido no seu “PLANO ESTRATÉGICO”?. As outras opções de receitas devem ser o complemento para o cacau e não a eliminação do cacau. A produção tem baixado por nenhuma politica para o aumento de produção tem existido. Os senhores Ministros já não querem agricultura como fonte de receita, porque quem beneficia são os probles e não os já ricos. Por isso consideram melhor assinaturas de novos projectos para receberem seu bonos e depois tudo fica em papel e o pais continua na mesma ano tras ano. Poderia extender mais o meu comentario mais ficarei por aqui

  25. Hiostrelino Vaz (H. V)

    5 de Julho de 2010 as 16:08

    Enfim… resta me dizer apenas (Coitado do Povo Santomense, nao merecem esse sofrimento, tanto sacrificio para apenas queles que ja sao possuidore de riquezas do pais.Mas ha de chegar a hora em que poderao meter a mao na conciencia e Governarem o Pais MAS NAO SABOTAR CONFORMR ESTAO A FAZER, SEUS MALVADOS

  26. jaka doxi

    5 de Julho de 2010 as 17:03

    Desejo saber quem são os elementos da sociedade civil que participaram nesta brincadeira.
    Só mesmo man “Rafa” para tanta aldrabice.

  27. cesarjesus

    5 de Julho de 2010 as 17:13

    E certo que em 35 anos Cabo verde so teve tres Primeiros Ministros…isto nao quer dizer que em STP tambem nao poderia fazer o mesmo, caso os sucessivos dirigentes tivessem na mente o bom sentido do que e gorvernar um Pais…o que se verificou em STP e que ainda continua e a disputa de posicao perante a sociedade…e uma furia de ter mais da o que outro e acima de tudo e a furia de PODER!!!
    Nunca STP poderia ir mais longe, com os elementos Politicos que possuimos…e triste estar a escrever estas verdades, mais e um FACTO…o enriquecimento facil atraza qualquer desenvolvimento de qualquer PAIS…cria sim um grupo de ELITE, com todo poder e forcas Policiais ao seu favor, tirando assim qualquer manobra populaconal para possivel reinvindicao…caso que se constactou ultimamente em Monte Macaco…pois com o mesmo receio a Populacao teme em fazer manifestacao perante a situacao do Hospital Central!!!
    Agora temos o MLSTP/PSD com estrategica para desenvolvimento que sao necessarios 20 para sortir efeitos!!! Mais 20 anos???
    Desculpe pois por tudo aquilo que cada governantes possuiram ao longo destes anos dava para resolver mais que metade da situacao actual de STP…pois hoje temos o nosso unico Hospital com falta de agua canalizada, haja paciencia!!!
    Facam projectos, facam promessas, facam o que bem vos pretederem, so um cego ou deliquente votaria no MLSTP/PSD!!!

    Haja paciencia

    Forca Povo STP…

  28. Paracetamol 500mg

    5 de Julho de 2010 as 17:54

    Meus senhores, reparem bem na fotografia do Sr.Rafael branco, e observem bem os olhos… a expressão do seu rosto e o seu punho no ar. Espírito ele tem, mas o seu corpo esta cansado de tanta aldrabice espiritual, o corpo não aguenta mais. A idade da reforma já vinga, por isso dê espaço a outro com vontade de trabalhar e por o pais a andar para frente.

  29. mpian malimbóki

    5 de Julho de 2010 as 19:07

    povo não vai cair nas converças deles
    momento das eleições é k os grandes conhecem os pekenos
    o povo não pode deixar levar por uma garrafa de vinho,ou kuando eles vos engana com uma nota de 20,50,ou de 100 mil dobras
    porké k kuando povo estava a nessecitar eles não deram k hoje com as campanhas eles kerem comprar a vossa conciência??povo terá k saber gritar –JA BASTA DE SOFRIMENTO–

  30. Pedro Sousa

    5 de Julho de 2010 as 20:51

    A estrategia de desenvovimento que o senhor Rafaciel, tem para nós jovem de STP não é nada mais do que continuar a promover boa vida a seus familiares se não vejamos:

    Quando é senhor foi ministro das infras-estrurura com peloro da CST, colocou o seu genro como director desta empresa, bem como egerceu influencias pois a filha directora da TAP em STP.
    Quando foi ministro de negocio estrangeiro, pois filho a fazer nada na embaixada de STP em Portugal, é que ele não faz mesmo nada, tem carro com matricula da embaixada. E nós que fartamos estudar, com curso superior nada de emprego.
    Povo de STP abri os olhos vota em novas pessoas que podem fazer algo por nós, no meu caso vou dar beneficio da duvida a ADI.
    Porque o Brother patrice só ficou la 3 meses, derepente o senhor rafa e delfim lhe preparam uma cilada em nome do poder… STP não é herança desse senhores o senhor rafa já foi ministro de todas as pasta em STP, o que ele fez? Nada ou seja tratou da vida dele. Tem acções na PT tem tudo que roça em STP fez casa para todos filhos no campo de milho entre outras coisas que todos nós já sabemos…..
    Eu dou cara por tudo que digo, não escondo atraz de nomes falsos.

  31. Pedro Sousa

    5 de Julho de 2010 as 21:01

    A estrategia de desenvovimento que o senhor Rafaiel, tem para nós jovem de STP não é nada mais do que continuar a promover boa vida a seus familiares, se não vejamos:

    Quando esse senhor foi ministro das infras-estrurura com peloro da CST, colocou o seu genro como director desta empresa, bem como exerceu influências e pois a filha delegada da TAP em STP.
    Quando foi ministro de negocio estrangeiro, pois filho a fazer nada na embaixada de STP em Portugal, é que ele não faz mesmo nada, tem carro com matricula da embaixada. E nós que fartamos estudar, com curso superior nada de emprego.
    Povo de STP abri os olhos vota em novas pessoas que podem fazer algo por nós, no meu caso vou dar beneficio da duvida a ADI.
    Porque o Brother patrice só ficou la 3 meses, de repente o senhor rafa e delfim lhe preparam uma cilada em nome do poder… STP não é herança desses senhores o senhor rafa já foi ministro de todas as pasta em STP, o que ele fez? Nada ou seja tratou da vida dele. Tem acções na Portugal Telecom, tem tudo que é roça em STP, fez casa para todos filhos no campo de milho, entre outras coisas que todos nós já sabemos…..
    Eu dou a cara por tudo que digo, não escondo atras de nomes falsos.

    OBS: fiz correção

  32. Estudante

    5 de Julho de 2010 as 22:04

    S.Tomé, téla

  33. Marques

    5 de Julho de 2010 as 22:05

    e p jovem como eu o k ha de novo neste programa??n vi nada

  34. fiáfluta

    5 de Julho de 2010 as 22:11

    Vamos la vêr coisa simples,

    Querem a maioria. Publiquem os nomes dos que delapidam o país. Queremos todos saber, acho que é uma forma de combater a corrupção.

    Os processos andam ai nos tribunais. quá sê matchi.

    Os que tenhem casas com mais de quinhentos metros quadrados comos as construiram se um metro quadrado de construção ronda os 1000 dólares americanos prefazendo os 500.000,00 dólares. Onde encontraram esse valor, será fruto de subsidios que receberam para multiplas viagens ao longo dos anos, guardaram para conatruir.

    Com sálário claro que não dava para isso.

    Eu proponho abrir o jogo.

  35. Pleto

    5 de Julho de 2010 as 22:19

    O povo está cansado desses senhores que só sabem ser corruptos e desonestos. Tem que chegar um dia e dizermos basta e isto, para quê continuar a sonhar com um futuro melhor para todos se os que desgovernam comem tudo!!!
    Uwê beto meu povo.

  36. Antonio

    5 de Julho de 2010 as 22:48

    Compatriotas, é triste ver que estamos sempre a pedir dirigentes politicos com projectos, ideias e visão estrategica e quando nos aparece esse MLSTP a querer romper com o passado e a apresentar um novo horizonte para o nosso País, só vimos aqui criticar por criticar, ofender as pessoas, sem conhecer ao fundo o projecto e sem lhes dar o beneficio da duvida. Algum outro partido foi ao terreno ouvir a população? Algum outro partido convidou pessoas idoneas e independentes da sociedade civil para participar no seu programa eleitoral?para mim, esses são sinais claros da verdadeira mudança e de compromisso sério. Podem contar comigo para essa luta. Por um São Tomé e principe melhor.

    • meymadra

      6 de Julho de 2010 as 12:56

      por favor Sr. creio que nao esta em STP, porque eu estive numa reuniao dessas, o Sr rafael branco leva 2 horas a falar e depois quando queres fazer pergunta diz que ja nao ha tempo e se fazes uma pergunta realista da situaçao, nao te responde.
      e os jovens? os necessitados? o povo, onde esta? eu vi o programa do MLSTP, la so tem itens, nada de uma explicaçao resumida do que vao fazer, si o sr quer eu posso dar-le o mesmo discurso que o sr rafael branco fez em cuba em 2007, as mesmas palavras e aonde esta o resultado???
      por favor, deixa de lamber as botas desses incopetentes.
      o pais necessita de novo ar, necessita que as pessoas possam viver sem estar na politica, temos a situaçao dos motoqueiros, dos taxistas, da agricultura, essas devem ser as nossas prioridades, mas fazer-las com uma visao futurista, nao o que diz o seu partudo.

  37. Zovirax

    5 de Julho de 2010 as 23:15

    Plano Estratégico em STP? Estou para ver? Falar de um Plano Estratégico sem saber o que se trata é muito triste.Cheira até demagogia. Com a mentalidade do povo de STP e da classe política, será muito e muito dificil fazer um PE para STP e que sirva os interesses de STP. Não confundir Plano com Plano Estratégico. Antes de pensar no PE, há que pensar em Ordenar o Território. Sem ordenamento do território, falar de desenvolvimento será uma miragem. Não confundir o crescimento com investimento exogeno com o desenvolvimento.

  38. Antonio C.

    5 de Julho de 2010 as 23:44

    Caros compatriotas, estamos sempre a reclamar por políticos com projectos e ideias e com visão estratégica e quando aparece esse MLSTP a querer romper com o passado e traçar de forma objectiva novos horizontes para o nosso País, só sabemos criticar e ofender as pessoas, sem ao menos conhecer a fundo o seu programa. Algum outro partido foi ao terreno ouvir o povo para contribuir para o seu programa eleitoral? Algum outro partido convidou pessoas idóneas e independentes da sociedade civil para debater as questões de fundo? Vamos dar-lhes o benefício da dúvida e deixar que governem 4 anos, de preferência sozinhos, sem coligação, de forma a puderem mostrar serviço e depois poderemos julga-los nas urnas. Para mim, a propria ideia dessa convenção só demonstra que o MLSTP é o partido melhor organizado e mais competente para dirigir o futuro de São Tomé e Príncipe.

    • Pleto

      6 de Julho de 2010 as 8:53

      Mais 4 anos = 39 anos de penúria. Esse partido sempre governou e nada fez, por isso basta. Fora

    • fiáfluta

      6 de Julho de 2010 as 9:18

      Ouviram a diáspora.

  39. Bili Uê

    6 de Julho de 2010 as 5:17

    Se continuar como está, em 35 anos teremos as respostas para isso tudo!

    Não mais seremos um dos países mais pobres da África, mas sim o mais pobre da África e olha que a pobreza no nosso continente é de encher os olhos!

    os senhores mestrados e doutorados não têm competência pra governar uma porção de terra com 160.000 pessoas, têm competência pra fazer o quê então?

    STP não mais terá oportunidade de crescer se não colocarmos pessoas sérias na gestão do país. É agora ou nunca.

    O que a Comissão Eleitoral Nacional e os consulados têm feito para que os cidadãos santomenses na diáspora possam exercer seu direito de votar?
    Ao menos teríamos muito mais votos conscientes.

    Saudações

  40. rui medeiros

    6 de Julho de 2010 as 6:42

    Meus amigos;enquanto nao mentalizarmos que só com o desaparecimento politico desse partido alguma coisa poderá mudar estaremos a dancar sempre a mesma musica viva stp

  41. tagarela

    6 de Julho de 2010 as 10:38

    Compatriotas, ao ler os comentários postados relactivamente a matéria sobre o partido da situação e os outros partidos referidos em outros artigos, no que tange ao programa de governo, percebi que na maioria das vezes os comentários se referem ao partido em si, em que as pessoas manifestam o seu desagrado ou apoio aos tais partidos. Percebo também que não é feito, na maioria das vezes, referência e reflexão profunda sobre os programas apresentados por cada um dos tais partidos.
    Parece-me que muito mais que termos preferência por determinado partido, devemos ver o programa que apresentam e avaliar o grau de probabilidade dos mesmos serem executados e o que de bom poderá trazer a STP.
    À partida, um partido que não tenha um programa coerênte e consistente que nos apresente, caso ganhe, não fará nada, pois não terá idéias e muito menos suporte para tal.
    Creio que devemos deixar de lado as quisílias pessoais e pensar em STP e eleger não os políticos mais simpáticos, o partido cujos membros são nossos amigos, mas o partido que tem as melhores idéias para o desenvolvimento de STP ( na concepção de cada um de nós), seja ele MLSTP/PSD, ADI, PCD, MDFM/PL ou outros. Mas tão importante quanto isso, é deixar o partido vencedor governar e cumprir o seu mandato.
    As sucessivas quedas do governo e de 1º Ministro foram prejudiciais não só para STP (que regrediu) como para os partidos e membros de Governo que tiveram as suas imagens desgastadas e postos na lama. Viva STP!!!

    • MORENO

      6 de Julho de 2010 as 11:31

      Tagarelas:creio que o problema nao e quisilias pessoais. falo particularmente de mim nao vivo em STP mas tenho conhecidos em todos os partidos e inclusive a si e bem possivel que a conheco mas como nos comunicamos por pseudos nada conhece nada.o problema sao as mentalidades. porque tanto faz o partido x ou y e igual a partir do momento que governem com dignidade, fazendo coisas beneficas para o cidadao , tudo bem.outra questao que me chama atencao o seu comentario e quando fala da corencia e consistencia dos programas de cada partido.a priori todos teem programas corentes com bases muito solidas , mas dado ao que ja estamos habituados estamos sempre com duvidas.obrigado e continue com os seus comentarios que me dao muito prazer ler los e sobretudo elucidam muito . um bem haja

  42. Marilia

    6 de Julho de 2010 as 10:58

    CHEGOU A HORA de PORMOS FORA A ESSES CORRUPTOS, CHEGA, FORA.

  43. Moreno

    6 de Julho de 2010 as 11:05

    Enquanto nao aparecer gente nova , gente honest , gente criativa as coisas seguirao da mesma forma.tudo tem o seu fim. quem diria que hoje os EUA seria governado por um negro ? ninguem.seguro que um dia as coisas cambiarao aparecera pessoas com bom senso , pessoas honestas, integras que mudaram o destino do pais. que farao uma arrumacao a casa , que a justica ai falara alta.porque uma boa parte dos governantes de STP teem dividas com a justica. terao que ser julgados , presos , condenados , porque sao muitos os delitos cometidos desde 12 de julho de 1975.

  44. buta uê

    6 de Julho de 2010 as 11:10

    Meus senhores,há q mudar a mentalidade dos políticos saotomenses.Para se governar com sucesso um país pequeno ,com mercado pequeno para investidores,mas rico e fertil por natureza e uma posição estratégica bastante interessante como nosso, é preciso terem um bom sentido do estado.
    Será que é só por má fé ou também por pura ignorância e falta de visão que os saotomenses sempre governaram este nosso país seguindo sempre a mesma filosofia?,
    Como bom leitor,crítico e preocupado com o estado das coisas no meu país,aconselho a todos os políticos e a todos aqueles q pretendem um dia ocupar cargos políticos nessa nossa pequena terra a lerem com visão crítica o livro”O PODER DE PEQUENO ESTADO”e muitos outros para ganharem uma visão estragica fazerem valer os nossos trunfos tanto a nível interno como internacional.

  45. jaka,Fluta &Sousa

    6 de Julho de 2010 as 12:04

    O discurso do Drº Tiny e do Drº Rafael, juntos constituem um grande atentado a democracia. Anunciar o fim do ciclo do cacau, onde uma grande franja da nossa sociedade vÊ o sustento ou seja o seu ganha pão. Sobretudo Trabalhadores das antigas roças, gente com pouca escola, sem formação profissional…, vão fazer a partir de agora o quê?
    O futuro de São Tome e principe, passa necessariamente pela formação da nova elite. faz falta no país uma escola superior de ” Cidadania e Democracia”.
    cabo verde celebrou 35 anos de independencia. Colocou uns gigantes cartazes dizendo:
    “35º Aniversario da Independencia de Cabo Verde. Nação Vencedora”.
    12 de Julho vem ai, tbém somos nação vencedora?
    Somos sim “Nação Perdedora”
    Pinto afinal, não tem obra!! ´OH Guinho! Afinal a expressão nem é do Pinto?.
    Apenas show! Qual é o dia que vamos ter a surpresa em ouvir uma conferência no Palacio dos Congressos proferida pelo Dr Pinto da Costa?
    Um Romance, um livro de contos! Ensinamentos de economia!!
    Só Basofaria, comer e beber, passear! Passar revista aos negócios das esposas, etc. produz homem, Não é o senhor que disse: Aumentemos a produção e a produtividade? Se calhar nem é ele.
    Vamos apostar no sector primario, agricultura do cacau não pode morrer, nem de outras culturas.
    É assim que transformaram de uma noite para dia, trabalhadores do campo em empresarios agrícolas. O MLSTP deve tomar juizo. Cabo Verde está a postar na Agricultura, e os senhores conhecem bem estas ilhas. Segurança Alimentar!
    Os tecnicos do gabinete dos estudos do M. Agricultura, devem demarcar desde discurso, embora fossem do partido do Riboque.
    Resta-nos uma solução ou duas se quiserem:
    Acordo com Estados Unidos para recebermos presos de Guantánamo, dando um sinal ao mundo que nós somos humanos, ou travar uma guerra contra Estados Unidos da America.
    Certamente,não duvida que a primeira opção é a mais simples.
    A invasão das tropas ao nosso território, logo teríamos protecção da super potencia e o nosso desenvolvimento vinha de seguida. Assim seríamos um povo com sucesso toda vida mais seis meses.

  46. jaka,Fluta &Sousa

    6 de Julho de 2010 as 12:07

    Diaspora não existe!
    o Dr Abilio Neto deu um grande contributo, para o programa do Governo. Mas têm receio da Diaspora.
    A 3ª ilha nossa devia ser a Diáspora.

  47. Máximo

    6 de Julho de 2010 as 12:38

    Senhor Carlos Tiny deveria ter vergonha ao comparar STP com Cabo Verde.
    Como devia também dizer que dentre os 14 primeiro-ministros que se conheceu ao longo dos 35 anos de independência a maioria pertence ou pertenceu ao seu partido MLSTP/PS.

    Ao meu ver, precisamos de mudança nesse país, pois é inadmissível aceitar o estado em que as coisas chegaram no comando desse partido político. Vejo que tornaram STP seu quartel, ninguém mais pode governar! Todas as tentativas de outros partidos foram infrutíferas por causa desse MLSTP/PSD. Estamos em democracia e MLSTP/PSD tem que respeitar isso! Mas, não o fazem, temos o exemplo da nossa Rádio Nacional e a TVS.
    De governo em governo com roupas e rostos diferentes a bandeira sempre foi de MLSTP/PSD e raramente de outros partidos.

    Se de facto fossem um partido que respeita e escuta o povo como fazem anunciar, porquê que a situação da população do Ilhéu das Rolas está ainda por resolver; e, porquê oferecer armas a Polícia Nacional e não ao Exército?

    Em pleno século XXI é inadmissível um partido político utilizar o programa anunciado em Governo na sua campanha eleitoral.

    Pela vossa forma de agir e governar, entende-se que não querem fornecer água e energia eléctrica as populações carentes justamente para nessa época eleitoral fazerem “milagres” e enganarem as pessoas para assim continuarem no poder até que já não exista STP para os são-tomenses mas, sim para os vossos “amigos” estrangeiros e familiares (visto que já “venderam”(??) quase tudo). Senão vejamos, hoje é um Militar que dirige a empresa chave (fundamental) do país – EMAE.

    Novamente, a conversa de Zona Franca e blá blá… Estamos cansados disso! Basta olharmos para a nossa realidade. Carlos Tiny e MLSTP/PSD nem vivem em STP, pois é isso o que parece, será que ele ao falar de zonas francas e da nossa Cultura esquece que é o Governo em que o próprio faz parte é que está a entregar a localidade de Fernão Dias para um projecto “estranho” em detrimento da nossa história e Cultura!? Quero é ver se isso de águas profundas tornar realidade, como é que ficará o caso da pesca de voador “Panhá” e “Concon” que é feito naquela área.

    Acredito que STP não precisa de se tornar em um Hong Kong africano para as populações conhecerem qualidade de vida digna. Precisamos é de ter energia eléctrica, água, e etc., garantidos de modo a movimentar a economia são-tomense que é baseada na pesca e agricultura, o resto é modernismo que STP precisará de muito tempo para atingir. Por estas e outras razões, considero esse programa de MLSTP/PSD viciado e cheio de “linguiça”.

  48. jaka,Fluta &Sousa

    6 de Julho de 2010 as 16:57

    Pedido de Autorização
    Senhor Rafael Branco, Primeiro Ministro.
    Queira a vossa Excelência autorizar o seu Ministro dos Negócios Estrangeiros a Reunir com a Disaspora sempre que se desloque ao Estrangeiro!!
    Porquê que não autoriza, ou seja porquê que não verifica a agenda do seu Ministro, antes de viajar. Olha meu Caro 1º Ministro, em Cabo Verde não é assim!
    Uma vez que Cabo Verde está ajudar o nosso Governo na busca de Recursos financeiros de Luxemburgo, dinheiro de das poupanças destes Europeus, veja lá a makacada. A diáspora são tomense em Cabo Verde devia ser ouvida, pelomenos. Se é preciso autorização sua? Que Autorize um encontro, até para justificar o bolo gasto nesta estadia, que creio ser do Tesouro. O Futuro não está Perdido, Precisamos de lavagem cerebral.
    Ainda sobre o Cacau. O cacau entrou em 1882 como planta ornamental, quase 200 anos o MLSTP anunciou o seu fim de Ciclo. Muita pena!!! Acabaram com o arroz em Diogo Nunes, mesmo de verdade. Podemos plantar o Arroz ainda, a Guine tem muito arroz, de sequeiro. Um vou a Guine buscar o arroz.

  49. DILDO SANTA MARTA

    6 de Julho de 2010 as 17:03

    GOSTARIA APENSAS DE PARABENIZAR A IDEIA ACIMA CITADA POR BRANCO. IDÉIA MUITO BOA. CONTUDO PARA A IMPLEMENTAÇAO PRECISARIA DE GRANDE QAUNTIDADE DE MAO DE OBRA QUAILIFICADA DISPONÍVEL ATUALMENTE EM SAO TOMÉ E MAIS UNS TANTOS ESTUDANDO FORA DO PAÍS QUE POSSIVELMENTE VOLTARAO DENTRO DE ANOS.
    NESSAS ELEIÇOES GOSTARIA APENAS QUE PREVALECESSE O BOM CENSO ENTRE OS PARTIDOS POLÍTICOS (TEMM MUITOS EM SAO TOMÉ PARA GERIR MENOS DE DUZENTOS MIL A HABITANTES). TRABALHEMOS JUNTOS,…, MISTER OBAMA ESCOLHEU OS PRINCIPAIS ADVERSARIOS POLÍTICOS PRA TRABALHAR JUNTO A ELE.
    SAO TOMÉ É TAO PEQUENO E NAO PRECISA NEM DE MAIORIA ABSOLUTA NEM DE TANTA CONFUSAO,…, DISCUSSAO É IMPORTANTE PRA SE CHEGAR A UM PONTO DE EQUILÍBRIO. IMPORTANTE TAMBEM COMO ASSIMA CITEI É NECESSARIO TER UM BOM CENSO, AFINAL DE CONTA TODOS ESSES POLITICOS VAO MORRER, TEM-SE QUE PENSAR EM SAO TOMÉ E NAS NOSSAS GERAÇOES FUTURAS, OS FILHOS DE TODOS OS SAO TOMENSES.
    HAJA VIDA SAO TOMÉ

  50. Ponta Furada- Santa Catarina

    7 de Julho de 2010 as 18:27

    Querem os senhores exercerem o poder? Para quê??
    Trabalhar é cansado!!
    Aproveitar das oportunidades do poder para tratarem da vossa vida. O voto do povo não serve. Se o povo tivesse o poder de decisão, nunca o MLSTP seria poder nestas Ilhas, pelomenos 10 anos. Vão gerir o vosso patrimonio, que assim que fôr empossado o novo governo, tudo que foi adquirido de forma ilicita reverterá a favor do Estado. Tudo.
    Serão reavaliados todos os patrimonios e declarados ao FISCO.
    Quem tem poder para comprar um BMW de ultimo modelo, casa em França, Londres, não pode pagar como o senhor da Trindade que tem uma carinha DX, usada. Concvenhamos.

  51. DAVILA DOTE MADUQUE

    8 de Julho de 2010 as 9:05

    MEUS CAROS, ANTES DE TUDO, É DE LOUVAR A INICIATIVA DO COLECTIVO DO TELA NON, MAS CREIO QUE DEVERIAMOS APROVEITAR ESTE ESPAÇO PARA ENREQUEÇER MAIS O NOSSO SER COMO SANTOMENSE, FAÇAMOS CRITICAS CONSTRUCTIVAS, OU SEJA EM MUITOS CASOS DEIXA-SE ENTEDER QUE ESTE POVO DEIXOU DE SONHAR, DE ACREDITAR, E É NOSSO DEVER FAZER RENASCER NOS SANTOMENSES O VALOR E ORGULHO POR SER SANTOLA, AOS CAMARADAS DA DIASPORA, QUE MUITAS VEZES SO SERVEM PARA CRITICAR, LHES ACONSELHO A TEREM UM POUCO MAIS DE SENTIDO PATRIOTA, NÃO BASTA ESTAR FORA PARA SE ESQUEÇER A PATRIA QUE NOS VIU NASCER E QUE HOJE PRECISA DO BRAÇO POTENTE DE TODOS NÓS, OS EMIGRANTES CABOVERDIANOS CONSTITUEM UMA Mais-valia NA DIFICIL TAREFA DE DAR UM NOVO ROSTRO A CV, ENTÃO CAMARADAS, SE NÃO SOMOS CAPAZES DE FAZER, ENTÃO EMITEMOS, DEIXEM AS VOÇAS LUTAS VIRTUAIS QUE TÊM TRATADO DE LEVAR NA INTERNET, E VENHAM CÁ VER COMO É A LUTA NO TERRENO.
    ATENTAMENTE TENHO SEGUIDO OS PROJECTOS DOS PROGRAMAS DOS PARTIDOS POLITICOS, NÃO SOU SIMPATIZANTE DO MLSTP, MAS MEUS SENHORES, VEJO O PROGRAMA DO MLSTP MAIS ACABADO, MAIS BEM ELABORADO QUE OS DEMAIS PARTIDOS, O ADI QUE PARA MIM PODERIA SOPRENDER COM ALGO ACEITAVEL, TROUXE-NOS COISAS MUITO ABSTRATAS, O PCD, SÓ DESCOMPOSTURA-SE IMITANDO TUDO O QUE FAZ O MLSTP/PSD, O MDFM/PL, MUITAS VEZES SEGUI O CAMINHO DO PCD IMITANDO O MLSTP E QUANDO NÃO, SEGUI AS IDEIAS LOUCAS DO SEU DONO…NO MEU PONTO DE VISTA O MLSTP TEM UM PROGRAMA MAIS AMBICIOSO QUE AS DEMAIS FORÇAS POLITICAS, ESPERO QUE TENHAM POSSIBILIDADES DE MATERIALIZA-LO…

  52. Madre Deus & Blu Blu

    8 de Julho de 2010 as 10:54

    CaCau
    Felicio Mendes CANTOU:
    “Cacau é ouro é prata é nosso diamante tbém.”
    Muitos paises ricos produzem o cacau. Se vossa exceleência não sabe, fica a saber. Mas mesmo assim não abamdonaram a produção por causa de petroleo. Veja a lista dos produtores de cacau:
    Costa de Marfim, Nigeria, Gana, Brasil, malasia, Indonesia, camarões. Costa de marfim ja produziu 1milhão de toneladas em 1996, Fonte: Organização Internacional de Cacau, Londres. Por isso é que devemos apostar na qualidade e nunca desistir, porque não uma industria alimentar, pra doces , bombons, chocolate, etc.
    A formação profissional, quem iria trabalhar nestas infraestruturas anunciadas? Se calhar fazemos como a Guiné Equatorial que está recrutando mão de obra de cabo verde? Vamos pensar sangue frio, pôr os pés no chão.
    Passoooo.

  53. Madre Deus & Blu Blu

    8 de Julho de 2010 as 11:10

    Senhores leitores
    O Cacau foi introduzido em 1882, como planat ornamental, segundo os dados lidos neste jornal por um leitor, com é possivel em 1830 o país ter chegado ao produtor mundial? Algo está errado.
    Para a vossa informação, no Inicio do sec. XX, Sao Tomé e Príncipe chegou a ser primeiro produtor mundial de cacau atingindo uma produção de 36500 toneladas, record, nunca mais verificado.
    O texto deve ser corrigido imediatamente. Em 1920 passou para 19000 tonelas.
    Em 1972, passou a ser 12000 toneladas, (Santos, 1997). Portanto antes da nossa independencia.
    As causas envelhecimento das plantações, surgimento das pragas e doenças.

  54. buta uê

    9 de Julho de 2010 as 1:10

    Sr Davila Dote Maduque:
    Os santomenses na diáspora nao esqueceram nem esqucerão nunca da sua terra.Respeito as suas opiniões assim como o sr deve respeitar opiniões de todos que se expressam aqui.O sr já reparou aqui que não dormimos e estamos sempre atentos ao que se passa no nosso S.T.P.Ser patriota não significa deixar de ter opiniao ou deixar de criticar mas sim criticar e apresentar soluções ou alternativas.
    Agradecemos ao jornal Tela Non pela oportunidade que nos dá para expressarmos os nossos pensamentos para o bem da Democracia e do desenvolvimento de S.Tomé e Príncipe.Os da diáspora não pertencem o chamado “sistema” instalado no nosso país
    e vamos aproveitando as raras oportunidades como esta q este jornal nos confere para dar o nosso contributo expressando as nossas opiniões.Ninguém conseguirá nos fazer calar.
    viva S.Tomé e Principe.
    Viva jornal Tela Non.

    • jaka doxi

      10 de Julho de 2010 as 8:58

      Dissseram-me que o tal Davila Dote Maduque é Man Rafa.
      Alguem confirma?
      Fui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo