Supremo Tribunal de Justiça fez o sorteio dos partidos concorrentes as eleições legislativas de 1 de Agosto

Os 11 partidos políticos concorrentes as eleições legislativas já estão ordenados no boletim de voto. O sorteio realizado terça – feira pelo Supremo Tribunal de Justiça, colocou o Partido da Convergência Democrata(PCD), de Albertino Bragança na cabeça da lista do boletim de voto. A União dos Democratas para Cidadania e Desenvolvimento (UDD), composta por dissidentes da ADI, vem logo a seguir. Na terceira posição ficou o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe Partido Social Democrata(MLSTP/PSD), do Primeiro Ministro Rafael Branco. Acção Democrática Independentes de Patrice Trovoada é o quarto partido no boletim de voto. Movimento Democrático Força da Mudança – Partido Liberal(MDFM-PL), do Presidente Fradique de Menezes está na quinta posição. A lista comprida conta ainda com a Confederação Democrática Nacional de Hamilton Vaz, depois seguem-se a Frente Democrática Cristã de Arlécio Costa, o Movimento Socialista de Gilberto Gil Umbelina na oitava posição. O Movimento Nacional da Sociedade Civil de Aurélio Silva é o nono partido do boletim de voto, a Coligação Democrática da Oposição(CODO), de Neves e Silva décimo e por fim a União Nacional para Democracia e Progresso de Paixão Lima.

Notícias relacionadas

  1. img
    Moreno Responder

    Ha 27 anos que nao vou a STP mas conheco bem a minha terra. aproximadamente 1000km quadrados uma densidade populacional de 160.000 habitantes.11 partidos concorrem a eleicoes.agora pergunto uma coisa. porque tantos politicos?contribuiriam mais se dedicassem ao trabalho, com os conhecimentos que teem. muitos “doutores” muitos profissionais que nao importa agora mencionar os ramos de actividade trataria mais beneficio ao pais se dedicassem ao trabalho e nao refugiassem nesta maldita coisa que se chama “politica”.STP nao necessita tantos politicos ,mas sim de “bracos ” que produzam que desenvolvam o pais de conhecimentos de accoes.ha muito para ser feito.

    • img
      Oracle Paul Responder

      27 anos e ainda tens coragem de vir ca falar da terra. Por motivos de doenças não podes la ir ou tas-te nas tintas?

      Deixa de Bôbo!!!!

      • img
        Mé-Chinhô Costa Alegre Responder

        Oracle!

        Lá vem os preconceitos.

        O Moreno tem razão- Eu também acho que a política tem muitas vantagens para certas pessoas. Eu já tinha escrito isso em Dezembro no Yahoo Groups.
        O facto há pessoas que podiam fazer muito por STP fora da política, principalmente porque teem conhecimento ou dinheiro.

      • img
        Oracle Paul Responder

        Claro que o moreno tem toda razão! Eu apenas achei estranho o fato de tar 27 anos fora do país.

        Senhor Moreno, se cada partido fosse uma empresa de prestação de serviços organizada eles teriam mais lucro do que apostar na politica. qualquer jovem quer ser empresario em STP e o problema é que a empresa é o estado. Sabe, 60% dos licenciados (chamados quadros, hojem em dia) estão activamente num partido ou a tentar entrar nele. Imaginemos se tivesses condiçoes para criar algumas PMEs com o apoio do estado. Ha muitos cranios em STP, mesmo no Liceu Naical.

    • img
      Ossôbô Responder

      Claro…
      Também posso ir ao google e pesquisar informações sobre STP. Uma coisa é ler noticias, e outra coisa é ter contacto directo com a realidade.Como santomense que és, deverias deslocar-se a stp ao menos para passar ferias.Estamos a precisar do seu braço por cá. Se calhar já tens outa nacionalidade.

      • img
        moreno Responder

        Carissimo ossobo talvez eu que nao va ai ha 27 anos a patria contribua mas do que o ilustre que esta permanente ai no terreno.estar presente nao significa ser mais patriota ou mais contributivo para a nacao.cada um de nos temos as nossas razoes.e rematando a sua duvida devo confirmar lhe que sim que tenho outra nacionalidade sim e verdade mas que nao me tira em nada o que nutro por STP.muitas vezes por uma questao de margem de manobras temos que fazer opcoes e decidir.mas isso para mim e um pormenor sem importancia e devo dizer lhe que nao tenho vergonha de ter nascido em STP muito pelo contrario me orgulho muito e tambem nao tenho vergonha de ter a nacionalidade que tenho hoje.neste momento o importante para mim e e meu desejo que o povo de STP esteja bem , tenha uma vida digna tenha progressos , tenha saude , agua canalizada , tenha alimentacao , tenho os requisitos basicos de sobrevivencia tenha orgulho do seu pais e nada mais .que tenha um bom 12 de julho que disfrute do dia que e uma data muito importante , muito nobre e que as coisas mudem um pouco . um abraco

  2. img
    fiáfluta Responder

    Onze partidos para as eleições legislativas com oitenta mil eleitores!

    Há uma cadeira nas universidades que ajuda a entender isso. A cadeira de estatistica. Será que os nossos partidos fazem esses cálculos antes de lançarem as eleições?

    Olhem para os resultados anteriores. Por distritos quantos votaram por partidos. Que resultados tiveram cada um deles. Não tenham dúvidas que 25% dos eleitores não vão votar. Até porque as pessoas em quem eles se reviam saltaram para outros partidos. O que faz com que eles andem neste momento diambulando por todos os comícios sem norte (os 25% sem certeza de nada).

    Os tradicionais MLSTP,PCD;ADI e MDFM juntos ficam uma média de 47% dos votantes.

    Doze porcente (12%)entre os partidecos e votos nulos.

    Escrevam que nenhum partido terá maioria absoluta.

    Adiento já que o proximo governo será coligado entre MLSTP,PCD e o ADI e com outra grande maka, quem será o primeiro Ministro.

  3. img
    Oracle Paul Responder

    PCD estara no governo.
    vão coligar com um “inimigo” qualquer.

    Voces têm que perceber que apenas ha 2 partidos hoje em dia.

    MLSTP e ADI+Fradique.

    PCD estara coligado com um desses lados para reforçar a liderença.
    O governo sera MLSTP-PCD ou ADI-Fradique-PCD.
    Apesar do escandalo todo do partido do Fradique, eles darão mais banho.
    Mas não fiquem surpresos se verem uma coligação dos 4 partidos. ISTO É NEGOCIO.

    • img
      fiáfluta Responder

      Tudo esta em aberto. Matemáticamente é assim que estão as coisas.

      Estão criadas condições para ninguem ficar de fora.

      Você foi mais longe. Bem análizado.

    • img
      Oracle Paul Responder

      Senhor fiáfluta, se cada partido fosse uma empresa de prestação de serviços bem organizada eles teriam mais lucro do que apostar na politica. qualquer jovem quer ser empresario em STP e o problema é que a empresa é o estao.

  4. img
    Mario Pinto Responder

    O NEGOCIO MAIS RENTAVEL AQUI EM STP
    PODERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
    FUI

  5. img
    Mario Pinto Responder

    ESPERO QUE DEPOIS SE QUALQUER P. NAO ELEGER PELO MENO 1 DEPUTADO QUE A PROXIMA ASSEMBLEIA CRIE UMA LEI PARA REGULAR PROXIMAS ELEICOES.

    FUI

  6. img
    Faustino Responder

    Sou a favor da democracia e da liberdade de expressao, mas nao exageremos.Tantos partidos politicos so mostra a desuniao que reina na nossa sociedade.Todos querem governar, mas trabalhar esta quieto, mas vale poucos e bons do que muitos sem rumo.

    Ate breve.

  7. img
    João gonçalves Responder

    Isto é mesmo caricato pois se em tempos ido das últimas eleições vimos como foram os resultados, desta feita pergunta-se aonde está o raciocíonio destes que dizem ser defensores da causa nobre que é o povo Sãotomense?A resposta para essa questão é muito simples, pois mais uma vez os Sãotomenses não sabem efectivamente o que querem para a Nação, senão vejamos, da última eleição veja só o feiasco que deu, pois neste emaranhado quadro conheceu-se uma sucessão de 1ºministros e sucessivos governos, daí que levamos a levantar a hipótese de que verdadeiramente os Sãotomenses estão verdadeiramente desnorteados.Em primeiro lugar o facto deste reportório de Partidos e Partidecos vai dar o azo para que se volte a dar ênfase ao fenónemo Banho, depois para que o processo eleitoral em si ser fustigado de vícios como os que ocorreram da última vez,em que os resultados não foram devidamente bem escrutinados, pois em certos círculos eleitorais ou circunscrições passaram coisas incríveis como são:o nº de votantes foram superiores ao nº de eleitores inscritos nos respectivos cadernos eleitorais da respectiva circunscrição ou círculo eleitoral a que estes estão inscritos, isto porque dentro das máquinas partidárias não foram feitas essas pineiras após a publicação dos resultados preliminares, pois dava azo para interposição dum recurso junto ao tribunal constituicional, e sabem porquê a então coligação MDFM-PL/PCD, foram os maiores mentores desta fraude, por isso temeram a reconstituição dos factos no respectivo Tribunal com a famosa operação Relâmpago encabeçado pelo então Ministro da Defesa Oscar sousa, e tudo isso vem na esteira daquilo que deveria ser feito pelos membros da mesa antes da divulgação dos resultados parciais, pois que, como se explica que numa mesa de votos onde existe 557 eleitores inscritos e com capacidade eleitoral, e dentre eles votam cerca de 356, e os restantes eleitores não votaram, ou seja 201 não votaram, e quando se faz o apuramento aparecem mais de 135 votos para além do nºdos inscritos nesta mesa dessa circunscrição ou círculo eleitoral, isso faz acreditar que esses 135 votos há mais foram introduzidos na urna a mando e a cegeira dos membros da mesa,isso são factos e que alguns perítos nesta matéria poderam verificar em diversas circunscrições do país no seu todo, o que explica que funcionou nessa altura um duque de Copas ao invés do duque de Paus, tudo isto leva a crer que se tem que fazer um trabalho mais sério junto das Comissões Eleitorais Nacional e Distritais para que caso destes não votem a suceder, e que deve-se expurgar dos cadernos eleitorais todos os nº de ordem e de códigos dos eleitores que não votaram para se ter o resultado palpáveis do acto sob pena de alguém ser responsabilizado pelas fraudes daí resultantes.Notem que o caso estava a gerar polémicas graves e que iria originar a anulação de todo o processo pois as provas eram e são tão evidentes, que se tinha que orquestrar uma saída volante para o factto, logo exolica-se a razão de ser o assalto ao Tribunal Constituicional para os devidos efeitos, e as pessoas sabem e bem do seu envolvimento na tamanha e fraudulenta eleições de 2005/2006.
    Por isso meus caros amigos ou 8 ou 80, se efectivamente estiverem os diferentes Partidos e os seus respectivos Mandatários a dormirem ao relento, vai acontecer a mesma coisa de das últimas eleições, pois o comportamento de certos sectores de alguns Partidos Políticos indiciam que estes actos voltem a repetir-se, logo é preciso descernir as coisas duma forma transparente para que não haja as mesmas ocorrências,e conhecemos todos a capacidade mentoras dessas acções por parte dos partidos em coligação no Poder momentaneamente.Estas são as primeiras das lições que se deve ter em consideração para que se entre na corrida ao poder em conjunto com os malabaristas do cenário político em S.tomé, portanto que se acordem e que estejam atentos as manobras de quem quer a todo custo manter no poder com actos pouco subtil.Era tão bom que para essas eleições cada circunscrição ou círculo eleitoral tivesse o seu código eleitoral próprio nos boletins de votos para mostrar que ainda há outra faceta da história para ser explicada e esclarecida,pois que os boletins de votos estranhos a essa circunscrição,círculo, ou mesa de voto deveriam ser tratados em instância própria sob a responsabilização dos membros desta respectiva mesa de voto, de modo a acabarmos de uma vez para sempre com fraudes encomendadas e bem como o fenómeno Banho, e aí sim não haveria a necessidade de tantos quantos Partidos Políticos existentes nesse micro-estado Sãotomense, a lição é assim estudada e entendida, para o bem da Democracia.

    • img
      jaka doxi Responder

      Meus caros.
      Tudo isto não passa de uma farsa.
      Relembro aquí apenas o desabafo de um “kota”meu grande amigo que morreu triste e desiludido com a governação do nosso São Tomé e Príncipe.
      Ele dizia o seguinte:
      “Em São Tomé e príncipe quase tudo é falso…Fradique é falso,Rafael Branco é falso,Deputados são falsos,Ministros e Directores são falsos,barco príncipe é falso,os projectos são falsos e o povo vai aprendendo a ser falso para sobreviver”.
      Fui.

    • img
      PATRICIO E FODIDO Responder

      Joao estudas te no sistema socialista de Fidel Castro ou tu nao sabes comentar num jornal? Amigo tenta resume isso, porki os comentarios tambem sao importante por isso tenta facilitar os leitores.

  8. img
    RS Responder

    Se fossem extintos os partidos que não atingem uma certa percentagem, ou numero de votos e os critérios para a formação de um novo partido fossem mais exigentes, o numero de partidos seria bem mais baixo. Penso que para a realidade Santomense entre 3 a 4 partidos seria mais do que suficiente para cobrir todas as tendências ideológicas.

  9. img
    cubano Responder

    Ola gente. O maior defeito em STP reside no desconhecimento da lei.Em STP existe uma lei dos partidos politicos. Lei 8/90, que prevê no seu artigo 12º as diversas modalidades de extinsão dos partidos politicos. Dentre elas, consiste na verificação pelo Supremo Tribunal de que o numero de associados ou militantes é inferior a dezuntos e cinquenta. Também o ST decreta a dissolução quando o partido emprega metodos subversivos ou violentos conduz ipso jure a sua dissolução. Ora, como estamos no pais de fazer de conta ninguem faz NADA, portanto assiste-se a proliferação de partidos, porque dá dinheiro.A politica é que esta a dar.Basta ver os rapazes da geração de desesperança. Compete o STJ verificar os resultados obtidos pelos partidos concorrentes as eleições de 2006 e aqueles que não tiveram mais de 250 votos são extintos e não podem concorrer as eleições. Como também, aqueles menteros dos golpes de Estados fantoches seriam todos extintos. foça LEITE toma esta decisão, pelo menos uma na tua vida.

  10. img
    fiáfluta Responder

    Caros irmãos.

    Esta aberto inscrição na nossa nova faculdade para licenciatura seguinte,

    Curso de deputado

    Curso de Ministro

    Curso de Director de projectos

    Curso de conselheiro para presidente

    Curso para presidente de conselhos de administração eternos

    Curso de presidente de cêmaras distritais

    Curso de acessores de Ministros

    Endereço; cauê, cantagalo,mazoxi,lobata,paguê,agua grande,e cantagalo.

    Condições de entrada, 4ª classe, ser membro de qualquer partido, experiência em bate porta para dar povo banho.

    Com a formação concluida a nossa faculdade garante emprego de quatro em quatro anos. Eleições legislativas e presidenciais.

    Incrições abertas. Contacte-nos em qualquer kispá de s.tomé.

    • img
      jaka doxi Responder

      Muito lindo o comentário de “fiáfluta”.
      São Tomé e príncipe não merece isso mas é o que estamos a ver todos os dias.
      Abraços.

  11. img
    adilson Responder

    diante de tudo isso, faz-me simplesmente lembrar um verso do entao poeta portugues”Antonio Aleixo” MIL DOUTRINAS PARA UM SO PADRE, PORQUE NAO FAZER DAS MIL DOUTRINAS, UMA SO DOUTRINA GRANDE?”

    SIM, PARA QUE TANTO PARTIDO, SE O INTUIDO E TRABALHAR EM PRO DE SAO TOME E PRINCIPE? NAO SERIA MELHOR SE SE UNISSEM E FIZESSEM DE TODOS ESSES PARTIDOS UMA SO FRENTE PARA MELHOR DO LINDO SAOTME?

  12. img
    Armindo Fonseca Dos Santos Responder

    O poder é tão doce que até então êxiste em STP 11 partidos político,um país tão pequeno com área de quase 1000 km2 com uma população de 160000 habitante.Meus senhores tenham vergonha,não criam mais partidos político ,isto só leva a rivalidade entre os santomenses

  13. img
    PATRICIO E FODIDO Responder

    Como dizia o Victor Hugo “quanto mais conheco o homem mais gosto de animais” se um dia declararem a Guine Bissau como um ESTADO FALHADO tenho eu a certeza que um ano depois SPT ganha o mesmo destintivo, ganansiosos de….isso mesmo. obgdo.

  14. img
    DAVILA DOTE MADUQUE Responder

    MEUS CAROS, ANTES DE TUDO, É DE LOUVAR A INICIATIVA DO COLECTIVO DO TELA NON, MAS CREIO QUE DEVERIAMOS APROVEITAR ESTE ESPAÇO PARA ENREQUEÇER MAIS O NOSSO SER COMO SANTOMENSE, FAÇAMOS CRITICAS CONSTRUCTIVAS, OU SEJA EM MUITOS CASOS DEIXA-SE ENTEDER QUE ESTE POVO DEIXOU DE SONHAR, DE ACREDITAR, E É NOSSO DEVER FAZER RENASCER NOS SANTOMENSES O VALOR E ORGULHO POR SER SANTOLA, AOS CAMARADAS DA DIASPORA, QUE MUITAS VEZES SO SERVEM PARA CRITICAR, LHES ACONSELHO A TEREM UM POUCO MAIS DE SENTIDO PATRIOTA, NÃO BASTA ESTAR FORA PARA SE ESQUEÇER A PATRIA QUE NOS VIU NASCER E QUE HOJE PRECISA DO BRAÇO POTENTE DE TODOS NÓS, OS EMIGRANTES CABOVERDIANOS CONSTITUEM UMA Mais-valia NA DIFICIL TAREFA DE DAR UM NOVO ROSTRO A CV, ENTÃO CAMARADAS, SE NÃO SOMOS CAPAZES DE FAZER, ENTÃO EMITEMOS, DEIXEM AS VOÇAS LUTAS VIRTUAIS QUE TÊM TRATADO DE LEVAR NA INTERNET, E VENHAM CÁ VER COMO É A LUTA NO TERRENO.
    ATENTAMENTE TENHO SEGUIDO OS PROJECTOS DOS PROGRAMAS DOS PARTIDOS POLITICOS, NÃO SOU SIMPATIZANTE DO MLSTP, MAS MEUS SENHORES, VEJO O PROGRAMA DO MLSTP MAIS ACABADO, MAIS BEM ELABORADO QUE OS DEMAIS PARTIDOS, O ADI QUE PARA MIM PODERIA SOPRENDER COM ALGO ACEITAVEL, TROUXE-NOS COISAS MUITO ABSTRATAS, O PCD, SÓ DESCOMPOSTURA-SE IMITANDO TUDO O QUE FAZ O MLSTP/PSD, O MDFM/PL, MUITAS VEZES SEGUI O CAMINHO DO PCD IMITANDO O MLSTP E QUANDO NÃO, SEGUI AS IDEIAS LOUCAS DO SEU DONO…NO MEU PONTO DE VISTA O MLSTP TEM UM PROGRAMA MAIS AMBICIOSO QUE AS DEMAIS FORÇAS POLITICAS, ESPERO QUE TENHAM POSSIBILIDADES DE MATERIALIZA-LO…

    • img
      fiáfluta Responder

      Quem lhe disse que todos que aqui escrevem estão na diápora.

      Espectativas e esperanças perdidas. se eu vivesse fora de S,tomé não teria razões para reformar-me e ir morrer na minha terra.

      Meu carro compatriota o sonho de um povo (santomense) esta resumido em mitos, verdades e factos.

      Tenho 50 anos dei tudo de mim desde os 15 anos por esta pátria. O meu melhor sangue acabou.

      Sabe qual será a minha reforma? Um pequeno exemplo não tenho casa própia, falta água,energia,medicamentos e o mais grave as três refeições basicas em condições.

      Vai me dizer há fruta,banana,matabala,farinha,etc. Ok, até podia cultivar, mas aonde se aqui onde vivo tudo foi assaltado pelos senhores.

      Quem é da cidade tomou e pôr guarda. Os da roça foram para cidade como pedintes nas bombas, mercados, a porta do hospital, etc.

      Bua cu mali nho ne.

    • img
      jaka doxi Responder

      Meu caro “Davila”você parece que vive num outro planeta ou anda a brincar com coisa séria.
      Qual programa qual quê?
      Se os programas dos partidos resolvessem o problema São Tomé e príncipe estariamos no céu.
      O problema é que nesta fase todos os partidos politicos elaboram belos programas. E você mais do que ninguem sabe que o MLSTP-PSD é perito em elaborar programas que não dão em nada e só fazem aumentar a corrupção.Alias o programa do mlstp é uma cópia do programa do mpla.sabias?
      E não pense que a maioria das pessoas que manifestam o seu desagrado perante o que acontece no país reside no estrangeiro.
      Eu proprio vivo aquí e subscrevo as palavras do senhor “fiáfluta”
      Só espero que durante está campanha estes corruptos não cruzem o meu caminho.
      Só eu saberei o que os farei.
      Fui.

    • img
      Moreno Responder

      CARO SENHOR:estar na diaspora nao altera o sentimento de patriotismo que se tem pela terra.a mim me surpreende muito o senhor que me parece ser alguem com muita visao do certo e do errado de fe a programas do mlstp. amigo meu esse partido praticamente esta no poder dedsde a independencia.que sao 35 anos que ja e um largo tempo. Progessos? muitos? nao.elementos basicos de sobrevivencia ? a 100%? nao.corupacao? muita? sim. sabe uma coisa meu carissimo os politicos de STP quase de uma forma geral fazem a a sua politica como os macacos – sempre cocando para dentro

  15. img
    Ciosmy Power Responder

    Eu acho que são demasiados os partidos políticos para tão pequeno STP, são muitos a procura do pouquinho que resta para escuar.

  16. img
    Eu não!!! Responder

    Agora pude chegar a conclusão que nem toda as pessoas são do bem…Como exemplo, podemos pegar o caso da ilha do Principe. O Damião Vaz D´almeida apoderou-se do príncipe durante 11 anos e sem ser eleito, apenas indigitado pelo Partido MLSTP/PSD, o pior partido dos últimos tempos. Como se não bastasse ainda destruir tudo naquela ilha, denxando-a completamente aruinada…Com a nova governaão pode-se perceber que muitas coisas mudaram e, nem toda gente está interessado a fazer o que é bom, O José Cassandra tem sido um Polito exemplar, em menos de 3 anos mostrou que o principe pracisava de gente serio, alguem com competencia e não alguem sobmisso ao seu partido, como era o caso de damião que fazia apenas o que MLSTP/PS mandava. Por isso eu acredito que com esta eleição os sãotomense vão poder escolher pessoa certa para comandar essa nação, nesse mesmo seio dos corruptos existem pessoas virtuosas, agora é preciso saber quem as são…Abaixo Corrupção em STP, abaixo todos aquele que ja governram que que nada fizeram, a baixo MLSTP/PSD, abaixo PCD…viva STP!!!!!!!!!!!
    Fui

  17. img
    Lima Responder

    Amigos estamos perante uma eleição de onze Empresas digo partidos num mercado concorrencial. Por um lado esta a procura e por outro a oferta. Vejamos; na Europa verga-se pelo Bloco esquerda ou direita. Bem: Ja temos partido trabalhista; logo teremos 5 partidos que formam bloco esquerda e outros 5 pertencentes a bloco Direita. Simplificariamos os trabalhos nos boletins de voto, sobretudo para menos alfabetizados. Numa situação de contenção de despesa, poderia diminuir custos significativamente. Para proxima eleição pensemos no assunto….. se não chegaremos 20 ou + partidos políticos.

    • img
      tagarela Responder

      Bloco? Que bloco? Aglutinação em blocos pressupõe que os partidos tenham uma ideologia com inclinação a esquerda direita ou centro, pelo menos, o que não se verifica em STP, na minha opinião.Viva STP!!!

  18. img
    Medeiros Responder

    Ler as noticias de STP
    é entra em depressão…
    é um holocausto esse pandemonio que assistimos varias anos na nossa ilha !!
    Mais que queria perceber porque que envez de os partidos politicos envestirem coisas de luxo na campanha :
    Poeque que não constroem estradas ? reparam hospital ? metem água nas localidades que tem falta ??
    Ser santomense preocupado com o futuro é viver frustrado seja a onde estiveres.

  19. img
    DAVILA DOTE MADUQUE Responder

    CAMARADA FIÁFLUTA, TALVES TENHA SIDO MAL INTERPRETADO, NÃO QUIS EM MOMENTO NENHUM DIZER QUE TODOS OS AQUI PASSAM ESTÃO NA DIÁSPORA, APENAS QUIS EXORTAR AOS DA DIÁSPORA, QUE AS COISAS MUITAS VEZES NÃO É TÃO LINEAR COMO PENSAMOS QUANDO ESTAMOS FORA, FALO POR EXPERIENCIA PROPIA, PASSEI SETE ANOS FORA, E ENQUANTO ESTIVE FORA VIA A FORMA COMO AS OUTRAS NACIONALIDADE SE ORGULHAVAM AO FALAR DOS SEUS PAÍSES, A FORMA ARDUA COMO TRABALHAVAM PARA NO FINAL DE CADA JORNADA INVESTIREM NOS SEUS REPECTIVOS PAÍSES, MESMO QUE FOSSE POUCO…
    É MOMENTO DE CRIAR-MOS UM PONTO DE RUPTURA, QUE VIREMOS DE PÁGINA NO NOSSO STP!

  20. img
    QUINTINO Responder

    NO MEU ENTENDER ENQUANTO CIDADÃO NACIONAL. É PÔR UM BASTA NISSO TUDO; PARTIDO QUE NÃO TIVER UMA CERTA PERCENTAGEM NESSES ELEIÇÕES DEVE DESAPARECER NA CENA POLITICA, TUDO ISSO VEM IDENTIFICAR- NOS QUEM SOMOS;INDIVIDUALISTA, OPORTUNISTA, INVEJOSO E SEM PODER DE DISTINÇÃO. VEM DIVIDIR PAÍS, DIVIDIR SOCIEDADE,
    SE ALGUEM QUIZER SER POLITICO OU QUER CONTRIBUIR PARA O BEM ESTA DOS SANTOMENSES, NÃO É NECESSÁRIO CRIAR PARTIDO, ELE PODE INTEGRAR EM QUALQUER PARTIDO,E DAR A SUA COTA PARTE…

    POSSO DAR EXEMPLO DE UM CASO DE VARIO PARTIDO E FALTA DE CONHECIMENTO POLITICO
    A FESTA DAS OMSTP(Organização das Mulher de S.tome e Principe)ESTA ORGANIZAÇÃO NÃO É DO MLSTP, MAS HJ É O QUE SE VIVE…EXISTE N CASOS…………………..

  21. img
    lvingada Responder

    Tambem estou de acordo.Há exagero de Partidos politicos.Demasiado lideres.O tribunal tem de pôr cobro a isto.Talvez uma caução para ser candidato,e no final,quem não tiver(x)números de votos,perderá o dinheiro e será sancionado(exclusão para as próximas eleicões).

  22. img
    Oldayr salgueiro Responder

    Desculpa mais é facto real esse pais pequeno que é deveria ter no maximo 2 á 3 partido já que foi criado outro a muito por Presidente isso chega a ser algo precupante como ganha um presidente logo cria um partido para defender a sua loucura e enteresse ai só deveria ter cmo partido MLSTP-PSD E PCD isso foram criado com outros fim embora também nao justificarem partidado que são , dois chega pra 180 á 200 mil habitantes .

  23. img
    Aguiar Responder

    Meus carros primos, como si diz em São Tomé, as coisas estão no ciclo vicioso isto nunca vai mudar pelo menos até essa geração de pessoas desaparecerem na face da terra. Eu já tenho vinte cinco anos e já estive em São Tomé e vi como são as eleições. Por tanto confesso que todas as vezes que votei votei gosando, porque votava sempre no partido mais fraco ” Geração Esperança por exemplo” foi um partido fraco e já desapareceu. e lembro ter votado em Nilo Guimarães nas Presidenciais pk sabia que não ganhava nada.
    Conclusão: Eu como santomense que estudei sei que os partidos politicos santomense não têm capacidade para convencer eleitor porque não fazem obras. e não vi obras que me conveceram portanto não dou voto. E nunca darei um partido o meu que já esteve no poder e que teve tempo de mostrar compêtencia. O povo precisa de partido que faça obras e depois partem para eleição não é promenter depois arquivar promesas e recolher tudo que gastou na campanha a dar banho. Obrigado.

    • img
      MRCSTP Responder

      Concordamos plenamente contigo, “primo” Aguiar…

Deixe um comentario

*