Política

MDFM –PL actuou em São Marçal

O partido de inspiração do Presidente da República, preferiu os arredores da capital São Tomé, mais concretamente a zona de São Marçal, para realizar mais uma ronda de apresentação dos candidatos as eleições autárquicas.

João Costa Alegre, v ice-Presidente do partido prometeu reforma profunda no sistema judiciário do país. «MDFM está apostado em acabar com essa brincadeira, em que existe duas justiças. Uma para o povo e outra para os grandes senhores», referiu João Costa Alegre.

Ainda no palco de São Marçal com boa assistência do público, o vice-presidente do MDFM-PL, criticou o facto dos deputados fugirem da justiça sob capa da imunidade parlamentar.

O Primeiro-ministro Rafael Branco, também foi alvo dos ataques do MDFM-PL. Segundo João Costa Alegre, quando ele tinha 10 anos, já Rafael Branco era ministro em São Tomé e Príncipe. «Em 1975 já ele era ministro. Foi ministro da educação, o homem foi ministro de toda coisa menos ministro da saúde. Ele tirou o Tomé Vera Cruz, o Patrice Trovoada, para ocupar o cargo. No entanto nada ele está a fazer», declarou.

As acções do MDFM-PL, estão a ser acompanhadas por músicos nacionais, nomeadamente o GAPA, que veio de Portugal para animar a festa eleitoral do partido liberal de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

    25 comentários

25 comentários

  1. ``Amí sá mi mé

    12 de Julho de 2010 as 19:08

    Acredito no deenvolvimento de STP mas vamos para com campanha de “atirar pedra pra outro” apena tenta demonstrar ao povo o projecto que tens para STP o povo ja esta cansado deste tipo de campanha ,no minimo respeita o povo ……………………………………………………………….

    • Armando P.

      14 de Julho de 2010 as 12:18

      Concordo contigo, compatriota. Vamos perguntar a esse senhor pau mandado do Fradique que projectos têm para STP. Em vez de estar sempre a falar mal dos outros, apresentem soluções e ideias.E vamos tb perguntar porque que não fizeram nada quando tinham a Presidencia da Republica, o governo e as 5 camaras distritais do Pais.Justiça para todos?! Se houvesse justiça no País, o Proprio Fradique seria destituido e preso quando disse que comprou deputados do ADI. E agora vem com essa conversa de fazer o boi dormir. Vai arranjar um trabalho serio e honesto, oh senhor cavalo.

  2. j.g.c.s.jhunior

    12 de Julho de 2010 as 20:14

    …vão mais é lamber prato sujo…
    ….pelo menos tente explicar ao povo o que andaram a fazer quando ainda lá estavam coligados com o PCD….
    em vez disso tentam enganar o pobre povo que já é (e sabem e por isso aproveitam)incapaz de se libertar dos laços da pobrezas em que voces o lançaram…
    ………SUMU êêê, DÊCÊ WÊ PIA SANTOMÉ NOM, E BILA LIVLA NOM DE MOM DINEM CÉ QUE SKA GOLO NOM DE DONOTCHA……

  3. Oldayr salgueiro

    12 de Julho de 2010 as 20:48

    olha minha gente deixa de critica e mostra sulução para pais vc tb mundou de partiido como se fosse camisola, olha aonde vc começou na jota piomeiro aonde vc esta agora calma rapaz faz campanha sem falar do outro. mostra a povo oque vc pode fazer como 1º ministro se ganhar eleição isso que conta .felicidades

  4. Marques

    12 de Julho de 2010 as 21:53

    gapa so faz bem em ganhar o dinheiro dele…n sou deste partido mas prefiro ver o gapa k é santomense e cantor a ganhar dinheiro do k kayshas,to semedos,kalibrados,loony johnson,nelson freitas…k n têm nada a ver com o pais….sera k o garrido,joao seria foram convidados?se foram tao a ganhar o msm k outros estrangeiros?lollll

  5. Moreno

    13 de Julho de 2010 as 9:20

    Acho que este senhor joao costa alegre nao e politico, e mais um taxista, por muito respeito que tenho a essa classe de profisionais.para mim o senhor joao anda a fazer fretes.

  6. Abel Martins

    13 de Julho de 2010 as 9:53

    viva MDFM se Deus quiser a jusica sera feita pra com MDFM em voltar a estar no governo.

    • Mé Súbà

      13 de Julho de 2010 as 11:45

      Caro Abel Martins!!!!
      Por favor, sejamos sérios, um país não pode ser governado como se fosse uma empresa familiar, em que as pessoas são colocadas e vão brincando e, abandonam quando as coisas se complicam. De seguida, terá que ser chamada alguém que de facto entende de gestão.

      Em suma, penso que o povo não tem a memória assim tão curta. Desde a 2ª República, nenhum outro partido teve a sorte que teve o MDFM/PL, ganhar as elições presidenciais, legislativas e autarquicas. A questão que se coloca é… o que foi feito?
      Resposta simples: NADA, ALÉM DE TEREM ABANDONADO O PAÍS.

      Devemos ter muito cuidado, sobretudo pelo facto de estarmos claramente perante grupo de pessoas pouco sérias, … sim sobretudo pelo último comportamento pouco responsável, sair do governo e, na semana seguinte começar a criticar de forma tão infantil.
      Conclusão: Tão já não devem voltar a por lá os pés.

  7. cesarjesus

    13 de Julho de 2010 as 10:47

    Pois agora e hora de prometer e gastar muito dinheiro nas eleicoes…depois de sairem vencedores ja nao havera verbas para prometido, e tudo vai continuar na mesma!!! Critica, promete mais e mais…nao se esquecam que o povo santomense ja sabem reivindicar das promessas nao compridas…pois na hora de verdade ninguem da a cara!!!

    Forca Povo STP…

  8. Ezequiel Vicente Fernandes

    13 de Julho de 2010 as 11:00

    Meu amigo Abel Martins, quem tirou de poder MDFM/PL? Sejamos honestos connoscos mesmos, nao basta sermos de uma força politica para passarmos ao lado de tudo que fazem, o país é nosso e nao so dos dirigentes politicos, com estes comportamentos é que eles estão sempre a nos enrolar, MDFM/PCD esta coligação queixa-se de quem? Conseguiram o poder, até deputados doutros partidos conseguiram «comprar» precisaram de quê pra governar? A verdade é que a vontade de properidade pessoal e partidaria por parte dos nossos governantes esta acima de todo o interesse nacional por isso temos este governo de vergonha neste momento. tra´ram o o povo um dia hao de ver a traição, quem o POVO escolheu nao é MDFM/PCD/ADI nem MDFM/PCD/MLSTP emuito menos MLSTP/PCD.um dia tudo isto vai acabar. Viva este povo que tanto sofre «um Kg de açucar 25 mil Dobras»
    Até um dia

  9. rafael preto

    13 de Julho de 2010 as 11:48

    realmente, penso que este partido nao foi mto feliz qd escolheram o seu presidente, c certeza ele tem perfil pra qualquer outra coisa mais politica nao

  10. Mé Súbà

    13 de Julho de 2010 as 11:57

    MDFM –PL actuou em São Marçal

    Diria sim, o MDFM-PL mostrou-se em S. Marçal, tendo forçado as pessoas a terem que sair de casa, já que suspenderam o fornecimento de energia, situação que normalmente n acontece em festas de zona.
    MDFM-PL, contratou grupos culturais e os colocou todos no mesmo espaço, o espaço do COMÍCIO, em plena festa de zona.
    Um claro insulto à população de S. Marçal e erredores. Como se não bastasse, o Sr. João CAVALO sempre a criticar, critíca tanto mas, até então nada mostrou, pelo menos no tocante a projectos para o país, nas ideias claras que tem o partido, numa altura que poucos meses restam ao presidente da República a frente dos destinos do país, numa altura em que também as guerras intestinais assolam o interior do partido. Francamente João Costa Alegre falta-lhe alguma concentração, alguma leitura e, acima de tudo algum respeito pela população que se disponibiliza o seu tempo para o ouvir.

    … outra coisa, as pessoas vão, obviamente, continuar a “comer” o resto do dinheiro que vai distribuindo na zona de circunscrição n.º5 mas, elas já sabem como agir na hora de fazer a cruz.

  11. maria chora muito

    13 de Julho de 2010 as 12:18

    O MDFM ( movimento de defesa de Fradique de Menezes) vai desaparecer depois dessas eleições. O Fradique vai mandar fechar as portas da sede do partido e mandar para o desemprego o João Cavalo, Maria Tomé ( essa nem falar sabe/não tem noção de nada) mas quer ser ministra. QUA LI!!! e outros incompetentes. A casa deverá ser devolvida ao Tribunal que padece com espaço para albergar os seus serviços.

  12. maria chora muito

    13 de Julho de 2010 as 12:22

    Maria Tomé é a mulata que esta na foto. Não sabe absolutamente nada e quer ser ministra. É uma das marias que existe no país das maravilhas.

  13. maria chora muito

    13 de Julho de 2010 as 12:30

    Ola gente, a casa era do Tribunal e a Maria ALice ( uma outra maria) entregou mediante um alto esquema que lhe é peculiar a casa ao seu sobrinho por afinidade. Sabem quem é? É o tal bronco de Fradique, que quer criar colonatos de São Tomenses no estrangeiro. Ele até teve a ousadia e o atrevimento de dizer que falou com alguns chefes de Estados. Ele com isso quer submeter os santomenses a escravatura moderna no deserto de sara.

  14. Emilio Pontes

    13 de Julho de 2010 as 12:56

    Caros Compatriotas,

    Antes de mais, aproveito a opotunidade para desejar-vos boas festas de 12 de Julho dia da conquista da dignidade e identidade do homem santomense.

    Agradeço que alguem me explique de forma sábia e séria o que é isto de colonias de comunidades santomense no estrangeiro.

    Em Angola estima-se de forma global existirem mais de 25000 santomense, em Portugal deve andar em 15000, no gabão não estou certo mas deve andar em 20000.

    Concluímos assim que temos mais ou menos 70000 mil santomenses pelo mundo se incluirmos países como Cabo Verde, Guiné Eguatorial, Moçambique, Espanha, Belgica,Alemanha, Africa di Sul, Dinamarca,Canad+a, Estados unidos,Macau,Autralia, Eis União Soviética,Polonia,França, etc.

    Esta na moda para justificar o nosso erros com exemplos dos cavoverdianos.

    Já repararam como trabalham para as comunidades. E as comunidades para o país. Acham que isso monta-se de dia para noite,

    Há uma forte diplomacia por tràz de todo esse sucesso. Nós andamos a viajar todos os dias para disbloquear coisas mas resultados sempre negativo.

    Olhem bem para nossas comunidades, são pobres. Que comunidade foram comtempladas com o orçamento geral do estado.

    Em nove anos do consulado do PR não conseguir resolver um dos caminhos para famosa colónia santomense no estrangeiro que é a supreção de vistos.

    Outrossim, colónias forma-se com invertimento forte e com gente com formação profissional devidamente reconhecidos.

    Que politicas e acordos foram emplementadas neste sentido até agora. Formamos muitos, mas a maioria é Jurista, economista, Médicos, Jornalista, agronomos.

    Se tivesse na agênda de cada governo independentemente da côr da camisola, por ano formação profissional por objectivos e tendo na base disso acordos com os vizinhos ok.

    Os nosso vizinhos produzem petroleo, ouro, Gás, possuem industrias cervejeiras, ceramicas, cimenteiras, posuem companihas de aviação, e instalaram-se nesses países muita multinacionais que percisas de gente a altura do desafio. Não temos gente preparada para se oferecer a estes mercados. A lingua é outro problema.

    Não foi feito. Olha para as organizações internacionais quantos santomenses estão lá, como foram para lá parar.

    Quantos? Tenhem o carinho do estado tendo conseguido estar lá por seus próprios meios, mérito e competências.

    Nada. Em suma acho que deve ser conversa de fim de mandato.

    Para concluir, acho que o PR não sabe quantos quantos homens bem formados existem nas nossa comunidades com esse tipo de fornação e não.

    Quantos tiveram oportunidade de fazer uma formação junto duma Sonamgol(Angola),NPIC(Nigéria), GALP (Portugal), Petrobras( Brasil), Na Noroega, etc. Não sei mas acho que nenhum.

    Sabeis o que vamos ter dentro de pouco tempo por falta de politicas do gênero, muitas colonias de americanos, noroegueses, nigerianos, angolanos,brasileiros, portugueses, etc.

    Viva STP

    Lutemos pela por uma melhor integração dos santomenses.

  15. Emilio Pontes

    13 de Julho de 2010 as 12:57

    Lutemos por uma melhor integração dos santomenses. (queria dizer)

  16. Emilio Pontes

    13 de Julho de 2010 as 13:18

    Posso falar,

    João, nós os dois tinhamos a mesma idade. Não lutes contra o vento. Impossível será.

    O meu reparo.

    Muitos de nós depois da independência tinhamos 10 anos, hoje temos somando aos anos da vitória de 1975 X.

    Restam cinco anos para reforma. Sabes qual é a riqueza do santomense depois dos cinquenta?

    A saber,

    Prata nos cabelos, ouro nos dentes, pedra nos rins, açucar no sangue, chumbo nos pés, ferro nas artculações e uma fonte inesgotável de gás natural.

    Um abraço

  17. Olhar Crítico

    13 de Julho de 2010 as 13:29

    Me junto ao j.g.c.s.jhunior,SUMU Ê BILI WÊ POVO CÉ…..

  18. Deco

    13 de Julho de 2010 as 16:26

    Ser politico ñ é esbanjar dinheiro iludindo o lindo povo pobre e humilde da nossa terra .Parem com burice e falta de respeito para com o povo,parem com o golpe banho pq (dar um filho banho ãos 7 anos de idade e voltar a dalo quando ele tiver 10 anos ñ é uma vergonha pra eli mas sim paara os seus pais).força S T P DEUS é pai .

  19. Mé Súbà

    14 de Julho de 2010 as 9:31

    Bom dia!!!!

    Enfim, quero apenas pedir encarecidamente ao Sr. João Cavalo para retirar das mãos de elementos sem licença de condução, as viaturas alugadas pois, t~em constituído perigo público.

    Ao menos nos brinde, por breves instantes, com algum sentido de responsabilidade cívica.

    Senhor Comandante Geral, por favor peça que sejam fiscalizados os motoristas das viaturas de campanha que têm circulado nas nossas estradas.

    É uma pena ter que usar este canal para o divulgar. Acreditem amigos a situação é gritante.
    Example:
    S. Marçal – foi alugado um jeep Toyota verde e entregue a um grupo onde nenhum dos ocupantes está habilitado para a condução e, aproveitaram a via pública para aprender a dominar a viatura.
    .. como consequência, constantes tentativas de acidentes naquela zona.

    Pergunto, é esse o sentido de responsabilidade que a “actuação na zona de S. Marçal” deixou como facto prático?

    FUI mas, …. voltarei logo que possível.

  20. coinsciencia

    14 de Julho de 2010 as 9:41

    O meu apelo vai para todos partidos politicos, que pensem em S.Tomé e Príncipe, á esse povo sofrido,lutando para conseguir um pouco de água para suas necessidades básicas, pelo menos água. Hoje vemos as nossas mulheres com problemas de fungos nos pés, nos braços fruto de lavagem de roupas nas valas contaminadas por tudo quanto é imundisse. Em pleno século em que estamos, não conseguimos ainda uma inergia de qualidade, a escuridão é o nosso pão nosso, o lamento do dia tornou a nossa prece, o descontentamento, a raiva e revolta é ó nosso salmo.
    Esquecem a critica, os ataques, os insultos que nada vos dignificam mas sim vos humilham perante os olhos do povo sofredor.
    Termino deixando uma parte do salmo 63 que diz:O poder a Deus pertence e só a ele também pertence a misericordia, ele irá retribuir a cada um de vós segundo as vossas obras, tarde ou cedo hão de pagar em nome de jesus.

    • coinsciencia

      14 de Julho de 2010 as 12:06

      o eu objectivo é que todos os partidos trabalhem unidos para um S.Tomé e Príncipe melhor e em armonia com irmãos.

  21. Nascimento

    15 de Julho de 2010 as 16:45

    desculpa la mas STP ja nao precisa dos imcpoitentes voçes ganhamram e nao conseguiram dar provas por isso vao ficar em casa quando ganhar esperiencia voçes voltam…..

    O senhor joao Cavalo disculpa em te dizer isso de politico o senhor nao tem nada ,o presidente de comitee olinpico que o senhor é ainda nao deste prova quanto mas meter n na politica seria bom o senhor praticar mas o atelismo de modo a estar em forma

  22. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    28 de Julho de 2010 as 8:10

    MFDM/PL,QUE ACTUA-SE DE CAUÊ A LEMBÁ ATE PAGUÊ DANDO BANHOS,MAS QUANTO MAIS FOR MENOS VOTOS TERÃO NO DIA 1 DE AGOSTO…ACREDITO DESTA DEVES QUE O POVO JA NÃO VAI NAS TRETA,PORTANTO… FORÇA NÃO A CORRUPÇÃO JA BASTA…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo