Política

FDC desiste da candidatura independente as eleições legislativas e decide apoiar o PCD

O partido Frente Democrática Cristã de Arlécio Costa, decidiu abandonar a candidatura independente as eleições legislativas de 1 de Agosto. Segundo Arlécio Costa, dificuldades financeiras e logísticas, forçaram a decisão. No entanto a FDC não vai ficar de fora da luta pelo poder. Já está no terreno a apoiar o PCD.

A FDC diz que não tem meios financeiros para concorrer sozinha as eleições legislativas de 1 de Agosto. «Chegamos a conclusão de que é quase impossível participar nessas eleições sozinhas. Por causa dos eventos do ano passado os responsáveis da Frente foram todos presos, e os nossos bens foram vandalizados pelo estado. Não temos condições nem meios para irmos as eleições nessas condições», afirmou Arlécio Costa.

Segundo Arlécio Costa, a FDC está há vários anos na luta política. Foi aliás a primeira força política que se opôs ao regime de partido único durante os 15 primeiros anos da independência. Por isso mesmo vai continuar a batalhar na campanha para as legislativas, concentrando todo apoio a favor do PCD. «Por isso apelamos a todos os militantes da Frente Democrática Cristã a darem no dia 1 de Agosto o voto ao PCD. Pensamos que o PCD é a garantia do futuro. É um apoio incondicional. Não se trata de uma coligação, não temos qualquer acordo escrito», pontuou Arlécio Costa.

O Presidente da FDC desvalorizou a decisão de alguns membros da direcção do partido em abandonar a FDC. Segundo Arlécio Costa, o vice-presidente e outro membro da comissão política se demitiram a pedido da direcção, por não concordar com algumas acções praticadas pelos referidos membros da direcção.

Abel Veiga

    19 comentários

19 comentários

  1. JP

    20 de Julho de 2010 as 12:36

    Decisão inteligente…. estariam a ser mais inteligentes caso não apoiassem o PCD e acabassem em definitivo com a FDC

    • samuel

      8 de Abril de 2013 as 7:42

      FDD,em minha opiniao com respeito ja devia ter desistido a muinto tempo .
      ja nao tem lideranca desda perda do Max lider Manuel Afonso Santos.
      por ventura um barco andara sem que haja um capitao?

  2. tagarela

    20 de Julho de 2010 as 13:12

    A decisão de abandonar a corrida ao palácio da praça Yon gato deveria ter sido tomada antes de receberem subsídio do Estado para a campanha eleitoral.

    Quando resolveram candidatar-se não sabiam que não estavam desorganizados, sem recursos finaceiros, logística e humanas suficiente para fazer frente às poróximas campanhas eleitorais e, em caso de vitória (miragem), formar governo?
    Claro que sabiam!!! Não queriam e não abriram mão de embolsar algum dinheiro de Estado.

    Tenho dúvidas se o apoio ao PCD vá constituir alguma mais-valia a este partido e fará alguma diferença nas urnas. Viva STP!!!

  3. Jojó

    20 de Julho de 2010 as 14:33

    Os tribunais deveriam eliminar os partidos que não conseguissem ao menos um deputado. Isto se calhar daria origem a um partido que defendesse a natureza e os impactos ambientais que os grandes projectos causassem ao País ( Os verdes ). Assim até conseguiriam recursos internos e externos para sua manutenção, sem ter que recorrer aos banhos.

    Viva STP

  4. Alberto Nascimento

    20 de Julho de 2010 as 14:35

    que palhaçada!

  5. João gonçalves

    20 de Julho de 2010 as 15:25

    Enfim é dito pelo não dito.Esse partido político também não tem norte, e andam precisamente a procura dalguns incentivos financeiros para fazer a vida.É caricato saber que só agora deram por contas de que não tinham uma logística sólida para entrar nesta corrida.Há aproximadamente cinco(5)anos atrás estiveram com os padrinhos MDFM/PL e PCD para triunfarem nas eleições passadas a troco de quê, o que acabou com a prisão dos demais Dirigentes desta Elíte que só sabem viver de trocos e favores outros dalgumas figuras de Renome bem como de Partidos mais fortemente capacitados financeiramente, só espero é que não dêem porradas e maus tratos como já é prática deste partido aos elementos seus que desertaterem do casamento.Esses partidos todos já deveriam ser extintos da cena política Sãotomense, pois só vêem para criar mais instabilidade social e por isso é que se devia legislar sobre essa matéria porque o Estado não estáaí para suportar o peso do fardo do preguiçosos que nada querem fazer da vida remetendo-se em polític como negócio de sobrevivência,Em tempos idos a F.D.C para se instalar em S.tomé e Príncipe, graças a boa vontade de saber negociar do Sr.Patríce Trovoada que os conseguiu libertar da África do Sul do ex-batalhão Búfallo senão estariam perdidos na Africa de Sul sob diversas represálias, e hoje querem dar moral ao Povo indicando-o em quem votar, e como menos não bastasse aderiram a outra podre comadre.Param e reflectam sob a vossa prestação e depois tomem decisões concertadas assim evitariam o mal menor de estarem sempre a mendigar quando há matas e óbôs em S.T.P para desbravar e com têm experiências de guerrilha na selva ser-lhe-ia mais úteis em S.tomé do que estarem sempre ao reboque na busca da sopa da boca dos outros.Aonde é que viram uma agremiação desta natureza a se afirmar como partido político, qual a vossa plataforma governativa para S.T.P, talvez será a de espalhar o terror e agressão no País, por isso vão colar a Vossa comadre PCD que em nada diferem de Vós quanto aos ideais filosóficos.Acho melhor pensar as duas juntas numa outra saída mais airosa para o vosso próprio bem e existência como agremiação, pois o Povo já decidiu em quem votar e em massa nos dois actos eleitorais próximos.Melhor seria é reconciliarem com trabalho, honestidade, seriedade e tranquilidade, valores estes que não existem no vosso vocabulário do dia a dia logo se percebe razão porquê da colagem ao PCD.É do trabalho honesto que s faz um País.

  6. JACADOXI

    20 de Julho de 2010 as 15:35

    PALHAÇADAAAAAAAAAA, O SENHOR ESTA MAIS PREOCUPADO COM SEU BOLSO E COM SUA VINGANÇA PESSOAL DO QUE COM INTERESSE COLETIVO, POIS É NO MINIMO BIZZARO E DESAVERGONHADO DA SUA PARTE , VIR AI PEDIR APOIO PARA ESSES DOIS PARTIDOS QD ELES SO DELAPIDARAM OS BENS PUBLICOS, OU SERÁ QUE A CADEIA TE FEZ BURRO, DEVIAS TER USADO SEU TEMPO ENQUANTO ESTIVESTE LA PRA LER UM POUQUINHO MAIS E ESTAR MAIS ATENTO AOS JORNAIS E O QUE SE PASSAVA COM OS BENS PUBLICO. AI SIM SABERIAS Q O MLSTP E PCD COM A FIGURA DE RAFAEL BRANCO DEVEM SER BANIDOS

  7. Oldayr salgueiro

    20 de Julho de 2010 as 16:16

    Isso diz tudo, umas das minha planagem eu sitei algo que dizia que temos que refletir somos 200 mil e temos e tpartido para cada 15 mil Santomense isso é brincadeira pra min só haveria 2 ou 3 partidos como eu tinha escrito que são, MLSTP-PSD ,PCD e ADI . É suficiênte ou melhor já é bom dimais

  8. Zoze love

    20 de Julho de 2010 as 16:50

    Como observador atento acho que essa foi uma pessima decisao.

    Nao sei como um lider depois de tanta contravercia, ainda confia em algum partido politico nessa terra.

    O k que tens na cabeca irmao…

    Daqui a pouco vais descobrir que eles tambem conspiraram contra vc. E como e que vai ficar.

  9. cesarjesus

    20 de Julho de 2010 as 21:30

    E muito natural que os pequenos partidos, aqueles que sabem que nao vao conseguir acentos parlamentares, dos chamados pequenos comecem a associarem-se aos grandes Partidos…Com o numero de eleitorados que temos como e possivel 11 partidos politicos em STP…se o Ministerio Puplico levar acerio esta medida de averiguar os fundos e origens de verbas dos partidos Politicos, muito dos outros pequenos seguirao os mesmos rumos!!!
    Julgo que em STP a profissao mais facil e fazer Politica…porque qualquer esperto procura logo juntar um grupo de pessoas e formar um Partido Politico, e andar para cima e para baixo com nome de representante Politico de Partido…e no minimo ridiculo esta situacao, e esta de uma forma geral destruir e atrazar mais STP!
    Ha que tomar medidas serias neste sentido de forma a termos elementos com minimo de formacao e com poder de dialogo e uma expressao facil e com poder de analises e defender teses que lhes aparecem!Existem elementos Politicos que quando sao entrevistados nao conseguem exprimir nada de nada! Como poderemos sair de buraco que estamos com pessoas deste nivel no nosso comando! Nao e por falta de quadros, temos muito quadros formados em STP, as oportunidades sao escassas para estes quadros…a que saber colocar pessoas certas em lugares certos, so assim sairemos deste desnivel!!!

    Forca Povo STP

  10. PATRICIO

    20 de Julho de 2010 as 22:03

    Desiste somente, nao vem queima PCD com vossas brincadeiras.Maindole.

  11. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    20 de Julho de 2010 as 23:33

    JA ERA TEMPO,VOCES BEM SABIA QUE NEM TINHAM CONDIÇÕES,ESTAVAM DESCONTROLADO E DESORGANIZAÇÃO SEM COMO CONCORRER PORTANTO PONDO UM PONTO FINAL NESTE, E ESSE VOSSO PARTIDO DEVERIAM É ESPERAR OU SEJA PROCURAR OUTRO RUMO E COM MESMO OBJECTIVO É UM E OUTRO PENSAR E EM MILITARIZAR EM OUTROS PARTIDOS DE PREFERENCIAS E ELIMINAR ESTE PARTIDO E CASO QUEIRA BEM DO PAIS E BEM DO POVO COMO BEM SEI EU QUE VOCES SEMPRE PREOCUPARAM E RECORDO FOI UM DOS PRIMEIROS A PRESSIONAR COM RIGOR E SEM MEDO ENFRENTOU O PARTIDO UNICO NO PODER PARA QUE S.TOME E PRINCIPE,ESTEJA ASSIM TODOS COMO BARCO SEM COMANDANTE E QUEREM GOVERNAR.ACHO SE VOCES PÔR A MINHA IDEOLOGIA POLITICA REORGANIZAR,SENSIBLIZAR,ENGAJAR,PRA PRESENTE E FUTURO,CRIAR UMA ESTRURA BEM MONTADA E ORGANIZATIVA LOCAIS DE BASE SEM ARGUMENTOS NEGATIVOS TODOS COM UM SO OBJECTIVO,SR.ARLÉCIO,CARO PODRÉCO VOCES PODERÃO SONHAR MUITO COM AJUDA DE AQUELES QUE ESTÃO DESCONTENTES COM A GOVERNAÇÃO E PORQUE O PAÍS AINDA NECESSITAM DE VOSSAS PARTES POSITIVAS…FORÇA NÃO DESISTEM,DESISTIR É UM FRACASSO TOTAL VOCES MERECEM UM DIA TER UM ASSENTO PARLAMENTAR OU SEJA UM DEPUTADO NA ASSEMBLEIA..FORÇA FDC…O HOMEM NUNCA VAI A GUERRA SO UMA VEZ…

  12. BLAGA PENA

    21 de Julho de 2010 as 5:51

    Ha muitos preguicosos e vagabundos despersos por ai
    AHH, fui

  13. R.vargas

    21 de Julho de 2010 as 9:22

    Olha isto ja começa a cheirar mal, que o FDC na tinha e nem tem condicoes de se candidatar toda a gente sabia, mas virar repentinante o seu credulo de apoio ao outro partido que esteve ligado a sua prisao meses atras, so mostra que um espirito de vingança vem ai atras, o que é, eu nao sei. perguntem aos que se demitiram do partido, de certeza sabem..

  14. lvingada

    21 de Julho de 2010 as 10:14

    Entao nao sabiam que nao tinham condicoes?
    O PCD esta tramado com esse apoio.Que militantes ainda tem o FDC?
    O pcd que se cuide.Entao nao chega os escandalos?(tranding,passeios,doca,etc,etc?

  15. h da silva

    21 de Julho de 2010 as 14:15

    oh oldayr,essa de somente 3 partidos polico num pais em plena democracia nao funciona.bom e k os msm estejam bem organizados e capacitados pra fazer frente e ajudar no desenvolvimento,k nao e o caso de muitos k ali existem.eles so formam mais 1,e sem projectos e programa do desenvolvimento.palhacada geral

  16. Democratico 1

    21 de Julho de 2010 as 15:12

    O Senhor Arlécio Costa sempre foi um palhaço… deveria ter ido ao Príncipe pedir ao Tozé Cassandra para ser o seu segurança…
    fui

  17. Moreno

    22 de Julho de 2010 as 8:59

    Creio que fazer politica e algo de muito serio. e este partido nao tem estruturas para no minimo ser oposicao nem em STP nem em parte alguma.

  18. Cidadão

    25 de Julho de 2010 as 9:54

    Só pode ser mesmo o PCD, partido igual ao FDC.Diz que não precisa de moletas, e hoje não reagem públicamente o apoio oferecido por um partido político conotado de tantas asneiras, desde o assalto a mão armada ao pais, torturas cometidas no seio dos seus dirigentes, ultimamente detidos e presos por tentativa de criação de grupos de malfeitores.Enfim, ser poder significa à qualquer custo ou forma, caros cidadãos. por favor não deêm o vosso voto a esses tipos de organizacão como o PCD que quer votos com esse tipo de gentes
    Bem haja à todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo