“É uma grande vitória para o partido Acção Democrática Independente”

O anúncio da grande vitória da ADI nas eleições autárquicas em São Tomé, foi feito na última madrugada pelo próprio Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, José Carlos Barreiros. O partido de Patrice Trovoada(na foto), que não tinha qualquer representação nas autarquias nacionais, após as eleições de 2006, ganhou as câmaras dos dois distritos mais populosos, Água Grande e Mé – zochi, onde vivem cerca de 80% da população do país. Mais do que isso conseguiu conquistar mandatos noutros distritos, onde o MLSTP/PSD foi vencedor.

Por volta das 3 horas da manhã, o Presidente da Comissão eleitoral Nacional, José Carlos Barreiros, anunciou a vitória da ADI nas eleições autárquicas em São Tomé. «O ADI conseguiu a maioria nos dois grandes distritos do país, o que quer dizer que a ADI pode ser considerada como o vencedor dessas eleições. Para além de ter conseguido ganhar as maiores câmaras do país, também conseguiu alguns mandatos noutros distritos. Não tendo nada nas eleições anteriores, e ter agora esse resultado é uma grande vitória para o partido Acção Democrática Independente», afirmou José Carlos Barreiros.

O PCD que detinha 4 das seis câmaras de São Tomé, perdeu todas. Em Caué no sul do país, o MLSTP/PSD foi o vencedor. Conquistou 6 dos 7 mandatos em disputa. O PCD conseguiu um mandato.

No distrito de Lembá ao norte de São Tomé, onde estavam em disputa 7 mandatos para a Assembleia Distrital, o MLSTP conquistou os 7 mandatos, vencedor absoluto em Lembá.

Em Lobata, o MLSTP/PSD foi também o vencedor. Dos 9 mandatos em jogo para a Assembleia Distrital, o MLSTP/PSD elegeu 6 membros para a Assembleia distrital, a ADI elegeu 2 e o PCD elegeu 1.

No distrito de Cantagalo também estavam em disputa 9 mandatos, o MLSTP/PSD venceu com 6 mandatos, o PCD ficou com 2 mandatos e a ADI com 1 mandato.

O MLSTP/PSD conquistou assim 4 câmaras distritais em São Tomé. Mas a vitória conforme anunciou o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, acabou por sorrir a ADI. O partido de Patrice Trovoada, foi demolidor no distrito de Mé-Zochi. Um distrito fundamental, que tradicionalmente decide as eleições nacionais. Dos 11 mandatos em disputa para a Assembleia distrital, a Comissão Eleitoral diz que a ADI conquistou 6 mandatos e o MLSTP/PSD 3. No entanto segundo José Carlos Barreiros faltam ainda 2 mandatos por apurar em Mé-Zochi. A CEN, garante que o resultado final em Mé-Zochi será conhecido nas próximas horas após apuramento de algumas mesas de voto. Mesmo assim acredita que os dois mandatos em falta serão repartidos entre o MLSTP e o ADI.

No distrito de Água Grande, o mais populoso, a ADI elegeu 8 membros a Assembleia Distrital, e o MLSTP/PSD 3, num total de 11 mandatos em jogo.

Os resultados das eleições autárquicas, indicam que tudo está em aberto para as eleições legislativas do próximo domingo. ADI e o MLSTP/PSD são os dois grandes adversários para as eleições legislativas de 1 de Agosto.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Manuel Jorge Responder

    Reflexão:
    Nos ultimos tempos (35 anos) temos vindo a ser governados por apenas um partido politico, o PSD, tambem chamado de MLSTP, mas os JOVEM da geração “REVOLUCIONARIA” que somos todos os jovens de stp, resolvemos MUDAR e assim será no próximo 1 de Agosto. Vamos dar um voto de confiança ao senhor Ptrice Trovoada e ahi ele terá a oportunidade de ser um HERÓE ou um FRACASSADO. Sabemos que serám tempos difícies porque os productos alimentares serám escondidos por quem ja sabemos, para provocar instabilidade, havera muita sabotagem e outras coisas, por isso, não tenha medo, mão dura com os gajos porque nós os JR estamos contigo e porque os jovens são o motor da revolução.
    JR

    • img
      SN-FS Responder

      Eu fiquei chocado como os politicos santomenses abusam d analfebitismo do povo santomense……” eu não defendo nenhum partido” realmente temos de olhar pela logica e sermos um pouco mais inteligentes…..eu sou a favor de introdução de jovens recem formados na politica para trazer novas ideias para o país, realmente não compreendo a eleição do jovem DJ para camara de Agua Grande é icompreensivel……derigir uma Camara não é gerir um negocio ou ter um negocio proprio, é preciso ter competencia, unestidade, seriedade e experiencia na area, este jovem tem tudo que é preciso para aprender a ser politico e não um presidente da Camara….o ADI não tem suporte politico para manter este jovem sem experiencia na camara…”o que aconteceu na eleicão do jovem DJ foi como tivesse nomeado um recem-Licenciado para presidencia do BISTP ou BCSTP” acham isso correcto??…. não é assim que se faz mudanças ou uma revolução……para as eliçoes legislativas espero que vença o partido que tenha melhor estofo para governar sem polemica e que olhem para o povo santomense, e que tenha coerencia para ouvir o grito de desespero deste humilde povo……one love para todos santomenses STP 4ever

      • img
        amaro Responder

        deixa dessa forma de pensar porké k axas k um jovem não consegue governar uma camara deixa o jovem em paz és jovem si vosse tu la no lugar dela não consiguias pã vamos ser solidarios com Adi k ta a dar opurtunidades a nosso jovem de mostrar kanto eles são bons sabes kantos anos é k SR Alcino pinto tinha kando era presidente de JMLSTP

        • img
          SN-FS Responder

          Caro Amaro,

          Não é forma de pensar, mas sim a realidade do nosso país, e ser solidario não é pôr fanatismo a frente de boas causas e não olha para seu lado politico mas sim pela credibilidade das pessoas porque a pensar como pensas o país não irá sair do burraco financeiro em que está mergulhado….e digo-lhe outra coisa os bons não está na politica…..os bons não querem estar na politica eu garanto-lhe isso……

      • img
        tagarela Responder

        Apraz-me ler esse comentário. Concordo integralmente consigo. Viva STP!!!

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Manuel Jorge,

      vc está enganado: nos últimos tempos o país tem sido governado pelo MLSTP e PCD.

      No fundo, no fundo, quem manda mesmo é o PCD.

      STP precisa da força jovem. Só voces podem mudar a realidade do nosso país, pois os mais velhos já estão contaminados
      muitos pela corrupção e outros pelo amor fanático ao partido que os deixa cegos para as evidencias.

      UM BEM HAJA A ESSE NOSSO PAÍS!

      • img
        Manuel Jorge Responder

        Senhor SN-FS eu concordo plenamente consigo, apesar de ser joven não concordo com a elecção deste joven DJ que por acaso somos colega, é muito prematuro pr’a ele, o tempo dira, mas a culpa é da nossa lei eleitoral em que votamos sem saber em quem tamos a votar e as pessoas votaram no partido e não nele. Eu ate achava que iam reeleger o senhor João viegas que na minha opnião tem feito melhor do que os seus antecessores.
        Com relação ao senhor Antonio Veiga costa, é verdade que stp precisa de força jovem, mas como? Temos que unirnos todos, tanto formados como os não formados e encontrar a solução e talvez seja o principio de uma nova era para todos nós porque sei amamos a nossa pátria, por isso é que estamos aqui a “discutir”
        JR

        • img
          SN-FS Responder

          claro também sou jovem, e acho injusto que os politcos abusam da onestidade do nosso povo….mas agora só temos que dar oportunidade a quem la está, e como manda a democracia ” se está mal povo tira”….

      • img
        SN-FS Responder

        Meu Caro Manuel Jorge,

        Não se faz a mudança elegendo um inexperiente para presidencia, cito Presidencia……eu não tenho nada contra o jovem DJ….temos de ser coerentes, e agora repara nesta situção e diz-me..o kiney esteve na camara a trabalhar com o anterior presidente, porque motivo o kiney “apunhalou” o senhor que o pôs na camara para anunciar a sua propria candidatura contra seu tutor….Achas que o kiney mostrou ter credibilidade???? achas que a ganancia irá acabar com a corupção????? ele mostrou que ja está contaminado pelo ” Sistema e a cede pelo Poder “ect….lembro novamente que não defendo nenhum partido…eu só não acho correcto da forma como acreditam que o discurso pela mudança é verdadeiro…A MUDANÇA FAZ-SE PELA SUCESSÃO PELO MERITO E COMPETENCIA NÃO NA BASE DO FACTOR “C”…..É ISTO QUE TEM QUE ACABAR INDEPENDENTEMENTE DO PARTIDO A,B,C,D………ENTENDEU MEU CARO MANUEL JORGE!!!!!

  2. img
    Leopardo Responder

    ADI vcs têm que impenhar mais para ganhar as legislativas …. Têm que encontrar uma estrategia urgente para ganhar votos nos Distritos que perderam.

    • img
      tagarela Responder

      Que estratégia? Só se for mais banho. Pois como é sabido nestas eleições todos partidos (principalmente os dois que conquistaram as Câmaras em ST) estabeleceram a estratégia de banho. Quem dá mais banho, ganha. Viva STP!!!

    • img
      Mr D'oxi Luma! Responder

      Assim ja tao a dizer o povo ‘e sujo.

  3. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    Senhor Patrice Trouvada desejo ao Senhor e sua massa Colaborador por essa Vitoria em relação aos anos anteriores e espero que ADI consiga os seus objectivos.Que o seu Partido torne Primeiro ou Segundo Partido mais votados em S.´Tomé e Principe para que o Senhor mostre desta vez as suas capacidades de lhes dizerem públicamente assim:NÃO VIM CÁ PARA PODER SUBSTITUIR NINGUÉM MAIS SIM FUI ELEITO POR POVO DE S.TOMÉ E PRINCIPE,relembrado o caso acontecido no passado.MUITO OBRIGADO.FORÇA ADI…DR.AMADO

  4. img
    José Silva Responder

    Parabens ADI, votos que vençam também as legislativas e com maioria absoluta.
    Quero deixar claro que sempre fui do MLSTP/PSD tal como a maioria dos Santomenses, não estou vinculado a nenhum partido politico, mas dizer que enquanto este partido não sofrer uma remodelação de fundo este é e sera um partido perdido. Falar do MLSTP é mesmo que falar do PCD, afundaram o País em prol dos seus proveitos, meninos que vieram de nada (estaca zero) hoje são considerados donos da Terra, tudo a custa da corrupção, ganãncia, enfim só Deus sabe o quê mais q provavelmente ainda não se tornou publico.Viva STP, viva a democracia e abaixo os corruptos.

  5. img
    maria chora muito Responder

    O presidente da Comissão eleitoral não comenta os resultados. Deve pura e simplesmente anunciar os resultados, sem tecer qualquer comentario. OK

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Sra. Maria Chora muito,

      a sra vai chorar ainda muuuuuuuuiiiito mais!

  6. img
    Alberto Nascimento Responder

    Eu espero que o ADI venca e grite a voz da mudanca.
    ‘E com muito gosto que n oico falar no nome do partido do Fradique.

  7. img
    tagarela Responder

    Não há dúvidas que foi uma vitória retumbante, a conquista das duas maiores Câmaras do país.
    Demonstra a vontade de mudança da população, cujo anseio e a concretização do mesmo não deve ser defraudado.
    Espero que correspondam a essa vontade popular e façam com que se vivam melhores dias.Viva STP!!!

  8. img
    Lima Responder

    Força,força, força, iremos conseguir. Primeiro: a justiça deverá funcionar e chama-los todos a urna do tribunal comprar cadeia.

  9. img
    Miller Responder

    força sempre em frente deixa-nos trabalhar………

  10. img
    Vladimir Luis Responder

    A melhor e a maior vitória será no dia 1 de Agosto.O ADI pode contar connosco!Nós esperamos e apelamos que o ADI faça o bom uso da confiança que estamos depositando nele.
    Que a derrota nessas eleições sirva de exemplo para todos aqueles que querem brincar na governação do país. Nós temos que educar os nossos políticos!Com a dignidade dos cidadãos não se brinca.
    Se o ADI vier a brincar ,fica já a saber que a porta da rua será a serventia da casa nas próximas eleições.Que isso fique bem claro!
    Vamos apostar num São Tomé e Príncipe melhor!!!
    Viva o ADI !

  11. img
    Zovirax Responder

    Meus parabéns ao povo de Água Grande e Mezochi pela maturidade, e pelo espírito de acreditar no desenvolvimento. O desenvolvimento só é possível com mudança, renovação e dinâmica que quer mais e melhor. Espero que esta maturidade se consolide e contribua para mudança de mentalidade noutros distritos. Temos que combater a entropia criada pelos aldrabões do poder. Abaixo os corruptos!

  12. img
    JP Responder

    Espero que a ADI assuma a sua responsabilidade e comece a tornar na alternativa ao MLSTP/PSD….. Os restantes partidos devem rever as suas situações, porque acho que não haverá espaço para mais de três partidos….

  13. img
    Gelson Mendes Responder

    Nunca é tarde, por isso hoje, estamos quase conseguindo que um novo partigo gonerve STP. Mas o problema é que se o PCD, obtver deputados a um nível consirado, de certeza que irão coligar com o MLSTP, destruindo assim o ADI, que provavelmente irá vencer as efeições legislativas do proximo um de agosto. Evitem votar nos dois partidos que têm a ganância de governar (MLSTP/PSD e o PCG/GR)

    Assinado: GM

  14. img
    nissley Responder

    sinceramente,tantas oportunidades foram dadas aos homes do mlstp-psd q até hje nada feito.sempre a mesma confersa ,tenho pena deste povo demente de stp q nao qer dxpertar .cmo jvem q sou prefiro outros cminhos,se todos sao de stp,entao temos q dar oportunidades.so o adi ainda n governou,as vezes qem tanto estuda n faz nada na pratica mas sim ,so ladainha ,nessa altura ja nem sei ,do jeito q vai stp até um burro pode mandar ,mas desde q consegue politica em beneficio do povo,q fique la a vidA toda e q os sabios se fodam (desculpem-me as expressao)pq nada têm feito….

  15. img
    moreno Responder

    creio y gostaria que o ADI ganhasse as eleicoes legislativas.Mas o senhor Patriuce Trovoada se ganha tera para alem dos problemas de arrumar a casa,desenvolver o pais,terra outros problemas com outros partidos que ficaram na oposicao , principalmente o MLSTP,porque em africa as vezes nao fazem politica mas sim desencadeiam lutas , odios rancores , inveja e nao faciltam e nem cooperam em nada.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      É soh mandar os corruptos para a cadeia e governar com o povo. O poder é do povo. Nós elegemos e destituímos.

  16. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    Povo de São Tomé e Principe,venho hoje fazer um apelo muito especial em vontade de todos o Santomenses que depois de 35 anos de sacrificio peço a VOCES TODOS UNIDOS,de Lembá a Cauê e de Cauê a Paguê que não teêm MEDO que no dia 1 de AGOSTO de 2010,será o dia da Mudança,Novo ROSTO NO GOVERNO E UM PARTIDO NOVO…REPITO DE NOVO PEÇO A QUE NINGUEM FIQUEM EM CASA VAMOS TODOS VOTAR PARA QUE ESTE DIA ENTRE NA HISTORIA PARA TODOS SANTOMENSES,VAMOS APOIAR COM TODA DIGNIDADE AO SENHOR PATRICE TROUVADA E HONRAR O PAÍS E NÃO ESQUECENDO A NOSSA BANDEIRA NACIONAL…FORÇA ADI…E ESPERO ERGUER COM TODA HONRA O SIMBOLO DO ROSTO DA MUDANÇA…VIVA O SENHOR PATRICE TROUVADA

  17. img
    nissley Responder

    eis -me aqi + 1 vez implorando ao povo de stp q acordem de 1 vez p toda ou seremos condenados ao sofrimento até a morte,num pais rico de recursos onde uma meia duzia fzem disto a herança dos seus antepassados e passando de geraçao a geraçao fazendo d nox autenticos otarios.terra onde a densidade populacional cabe num estadio de futebol.uma csa é certa pobre precisa de dinheiro ms tbm voto é secreto, se vos dão dinheiro a influenciarem a vossa consiência «comem dinheiro mas votem pela consiencia»governantes q vos maltratam,roubam,sem palavra e q ja teve no poder n vezes pq votar neles?dpx dizem q país tal mal?qem governou n deu nada ruaaaaaa seja ele qem for.ningem deve ter partido mas sim deve ser amante de boa politica q ajuda a ter emprego,mlhor saude,salario,oportunidades a juventde,melhor estrada ,+ energia barrata,mais e mlhor edcação…

    nlp-portugal

  18. img
    São Tomense Responder

    Não consinto!
    Nem sempre a razão está com a maioria, a vitoria nem sempre está ao lado dos bons e honestos, nem tão pouco dos que julgam competentes como ADI.
    “O POVO QUER MUDANÇA”
    Na minha óptica creio que existe duas mudanças: para MELHOR ou para PIOR.
    Qual das estamos nos dirigindo?
    Se ADI que mesmo mudar porquê não faz diferente? Pára Banho!
    Creio que a vitoria destas eleicões não são justas.
    o povo votou sim, mas não onde ditou a consciência, isto sim onde foram estimulados(banho) a votar e não há mérito, nem para o povo nem para estes nossos políticos.
    Os politicos sim, tirarão proveitos de nós( povo pobre pequeno penado).
    Lamentávelmente o povo, mais um partido que circula em torno dos interesses de um homem.
    Não corram atrás do dinheiro do PT, mas questione de onde vem.

  19. img
    Mr D'oxi Responder

    Vamo ver! isto s’o funciona com banho. vamo ver quem tem mais agua. Espero que ADI va a frente.
    Ladrao por Ladrao, que me roube o novo!

  20. img
    Ginga po Responder

    forçaaaaaa, têm é que ganhar as legislativas, pk esses gatunos do MLSTP.PSD, destruiram o país, agora é tempo de reconstruir….. viva ADI.

  21. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    o Senhor Patrice Trovoada, pessoa interessada para desenvolver stp,mas esta sendo dificil, porque uma elite que fizeram este pais da herença dos seus bisavos

  22. img
    Mario Pinto Responder

    Meus parabéns ao povo de Água Grande e Mezochi pela maturidade, e pelo espírito de acreditar no desenvolvimento. O desenvolvimento só é possível com mudança, renovação e dinâmica que quer mais e melhor. Espero que esta maturidade se consolide e contribua para mudança de mentalidade noutros distritos. Temos que combater a entropia criada pelos aldrabões do poder. Abaixo os corruptos!

  23. img
    Mario Pinto Responder

    Meus parabéns ao povo de Água Grande e Mezochi pela maturidade, e pelo espírito de acreditar no desenvolvimento. O desenvolvimento só é possível com mudança, renovação e dinâmica que quer mais e melhor.

    • img
      cidadadao do mundo Responder

      O ADI, MLSTP-PSD, PCD, MDFM…e todos os partidos de stome e principe, sao todos uma cambada de ladoes e de gente corrupta, talvez a unica esperanca passa pelos jovens, principalmente, filhos de pessoas humildes, porque estes sabem qto custa a vida e nao tem de eranca a mente corrupta dos pais.

      Esta e a verdade

  24. img
    Pleto Responder

    Abel Veiga gostaria que publicasse a lista dos eleitos paras as camaras municipais/distritais. É uma forma de sabermos quém é quém nos nossos distritos de origem e também ter uma visao geral do nosso País.Assim podemos contribuir melhor com as nossas opinioes.
    Obrigado

  25. img
    Matabala Responder

    Isto não é nada mais do que um sinal de que as coisas poderão mudar…a população apesar de estar ainda dependente da boa vontade dos “nossos” políticos, ja começaram a reflectir sobre o estado da Nação…agora, seria bom que aqueles que receberam o voto de confiança, façam multiplicar essa mesma confiança com acções concretas e objectivas em prol do desenvolvimento durável na nossa Nação…caso contrário o banho vai prevalecer e São Tomé continuará a afundar-se como tem acontecido com os diversos barcos de arroz, etc…

  26. img
    Fui eu que comi a mãe dele... Responder

    Ninguem fala do MDFM?.. Aonde andas esses senhores?
    Aonde anda o João Cavalo? Será desta que João Cavalo vai voltar a dar aulas de educação fisíca?

    Patrice carrega até ao fundo. Ganha as eleições e mete esses preguisos a trabalhar, olha o primeiro preguiso:
    Albertino Bragança
    2º Deonisio Dias
    3ºCosme Rita
    4ºJoão Cavalo e outros,sei conheces eles mais do que eu…
    E por favor faça uma limpeza no banco central de STP..
    Dá lugar a jovens licenciados para trabalhar.
    Viva o trabalho..
    Abaixo a preguisa…

  27. img
    Fui eu que comi a mãe dele... Responder

    Brother Patrice, faça limpeza também na ENASA, ENAPORT, Os CTT(anda parado), CST.
    Há muito roubo nas finanças na ilha do Principe.
    Muitos funcionarios publicas fantasma na ilha do principe bem como em S.tomé.
    Eu sei o que estou a dizer.
    Depois vou dar mais diga…

    Coloca a maquina a trabalhar

  28. img
    João gonçalves Responder

    Felizmente as coisas estão mesmo a direcçionar rumo ao triunfo final do ADI.É com mestria e valência acrescida que se faz erguer e vencer uma Nação.Vamos todos acreditar na capacidade do ADI para fazer valer o grito dos Povos de Água-Grande e de Mé-Zóchi que muito souberam perceber a verdade das coisas, pois é preciso mudar e mudar para valer.Igualmente uma palavra de apreço aos nossos irmãos da Região Autónoma e ao seu Carismático Líder Tózé Cassandra, acreditar e fazer valer a dignidade do seu/nosso Povo,daí que pedimos rogadamente que exortem a toda a População desta Nobre Região em mais uma vez votar na mudança,Mudança para valer é no ADI no próximo dia 01/08 das 7:00horas às 19:00horas, levantem com cabeça erguida e firme para darmos todos uma victória retumbante ADI de modo a fecharmos o círculo com veemente sucesso.
    É importante referir de que muitas e muitas maquiaveliçes irão surgir para despistar o eleitoral da necessidade de Mudar e Mudar é tão sómente no ADI, e que o façam sem ressentimentos, pois o ADI e o seu Líder em curto espaço de tempo soube brindar aos Sãotomenses nesses escassos 90 dias da última governação que o Sr.veio, vem e virá para servir e melhorar em conjunto com os demais a Vida deste Marterizado Povo, por isso encorajamos todos de Caué à Pagué no voto certo ADI.E se quisermos ver já basta ver o rsultado da passada semana,Povo de Agua-Grande, Mé-Zóchi em particular e os demais Distritos façam valer esta proeza demonstrada da passada semana nesta que agora avizinha e se afigura rumo a um Futuro mais Risonho, façam-no porque STP precisa de gente com competência e mais valia já demonstrada.Viva o ADI, Viva a Democracia, Viva STP, e Viva Patríce Trovoada.O futuro está a espreita daí que não vamos nos iludir tão sómente, pois queremos um Futuro na Harmonia e na Conveniência.

  29. img
    Faustão Responder

    Meus parabens ao povo de Água Grande e Mezochi. Aqueles que verdadeiramente sofrem, votam na mudança. É peciso novos rostos no Governo, mas pessoas que vão ao Governo e governar a sério sem medo. Se o povo ñ teve medo, então… Nas legislativas, desejo que ADI ganhe, pois é a única força que ainda não governou o País. Então… vamos dar esse voto de confiança, ñ atrazemos mais o Pais, com o pessoal do MLSTP PSD. e outros amigos. já estão ricos “sónó sónó”. Não importa que são jovens, então o país só se faz com velhos. Trabalhando adquira-se experiencia e nada mais.
    O POVO DE CANTAGALO, somos da mudança, não vão na fita, vota na mudança para fazermos algo, ou já esqueceram. Nada está perdido. sei que penalisaram o Partido que governou a Camara.
    As camaras poderão estar como estão, mas o Governo terá de ser outro e CANTAGALO deve levantar e fazer a mudança.
    MAS MEUS SONHORES,O AMINAL ESTÁ FERIDO E FURIOSO E VAI FAZER DE TUDO PARA ….voc~es já sabem. Por isso muita atenção a contagem dos actuais votos e tambem das legislativas proximas. Será que depois de 4 anos algo mudou, SINCERAMENTE Ñ ACREDITO.

  30. img
    ivo santos Responder

    meus parabens para o ADI especialmente para o DR.PATRICIO TROVUADA.VIVO EM ANGOLA E SEMPRE APOIO O ADI ,e espero a vitoria no dia 1de agosto.omeu contc:00244925932390 /00244912353444 e isantos@live.com . obrigado

  31. img
    peter Responder

    deiam de aldrabices!!! o M e sempre e cheios de bandidos, o vencedor das eleicoes de domingo foi o ADI. o man Raf tem medo que as promessas que ele fez a Ze Du nao forem compridos ele nao tera mais apoios, porque mesmo o Cota Ze Du esta cansado com os Mdo santome, sao todos bandidos estao a procura do poder com lanterna, mas desta vez o Man PAT e o vencedor de todas.
    VIVA O ADI! VIVA

  32. img
    Ayrton Dos Santos Responder

    O Man Rafa está a garantir 10.000 empregos é mentirá, são mais 10.000 milhões de doláres para a conta dele.Como sempre fizeram dão banho agora no momento das campanhas e deixam com o corpo sujo durante 4 anos.Vamos abrir os olhos.O maior demagogo é ele deveria até sair no Guiness Book.OHHHHHHHHHHH é recordista.

  33. img
    vedilson pinto Responder

    espero k tudo k passa no nosso pais seja publicado ou melhor sem qualquer medo de devulgação dos nosso jornais digitais….

  34. img
    vedilson pinto Responder

    agora deixo os meus comentarios au ADI e Dr Emeri patrice trovoada k estamos de parabens tanto senhor e todos k junto au senhor foram capases de afastar de poder o ensistente MLSTP/PSD k n~coseguem engravidar uma mulher em 35 anos e pessa a ela mais 4.
    PArabens agora basta Dr. trabalhar esses 4 anos nos dar a sua confiança para k 2015/2016 possamos te dar presidencial.
    Nos sabemos k toda gente é vaidoso mas temos k ir com muita cama nesse momento
    Mais um apelo meu não deixa de lovar a DUEs k deu a todos a maoria por teu lado mais lova-o todo poderoso k é muito bom…

  35. img
    Fernando Pontes Responder

    LOGE DO PAIS DESEJO PARABENS AO ADI QUE MUITO LUTOU E CHEGOU MOMENTO DE SORRIR E ,OBRIGADO SUCESSOS

  36. img
    Nodabakatxi Responder

    Parabéns a quem ganha e sentimentos para quem perde nestas eleições. Sem dúvida o povo de STP saíu mais uma vez a perder, infelizmente! A perder porque o banho continua a “engravidar” os resultados que nesta altura seriam bem mais proveitosos, caso não houvesse maiorias, quer absolutas quanto relativas, porque a experiência tem demonstrado que para STP esta opção por enquanto não serve, pois com tanta falta de cultura política, a oposição num contexto de maiorias resulta em perda de tempo com respostas a provocações políticas e lavagem de “roupa suja”. A trabalhar, ninguém fica! Quando não há maiorias,legislativas ou autárquicas, torna-se possível “testar” as capacidades de negociação do partido que forma o governo. É sempre uma oportunidade para o desenvolvimento, quando os governos são minoritários o que proporciona um ambiente sem arrogâncias e os erros cometidos tornam-se menos graves para a politica e economia do país. Embora haja muita gente que pense exactamente o contrário, para um país como o nosso, que há 35 anos procura afirmar-se como estado, torna-se imperioso que os políticos encontrem uma fórmula de entendimento capaz de catapultar sinergias tão necessárias ao desenvolvimento do país. Num país, em que as maiorias têm significado ERHC’s, STP-Tradings’s, GGA’s, ENCO GATES, TAIWAN POLITICAL TRADE AND CHINA REPULSE, bem como outros “affaires”, está soubejamente demonstrado que as maiorias eleitorais não é produto para consumo no arquipélago, pois elas interessam apenas aos que a detêm: Os que dão ” banho” aos eleitores na urna ou muito próximo delas, atestando aos menos informados uma estupidez demente a troco de bens materiais de curtíssima duração. É impressionante pensar que, a única vez em que os demagogos políticos fazem realmente alguma coisa pelas pessoas é nesses dias que antecedem o veredicto eleitoral. Será escusado pensar, que quando os financiadores se cansarem e as fontes esgotarem-se , as armas em punho substituirão as notas à boca da urna!
    Bem, eu não posso imaginar até onde isto poderá nos levar, mas posso prever que de bom não traz nada, pois a experiência já demonstrou isso mesmo. A ver vamos!
    Como os trunfos dos políticos santomenses estão com os dias contados, quem sabe não será desta vez o franco CFA a moeda corrente de STP, e o “leve-leve” passará a ser Laisser faire, laisser passer! Bienvenu , monsieur President Miguel Trovoada! Wellcome back!
    Bem, ainda bem que Fradique de Menezes é perito em absolver e absorver GOVERNOS legítimos e ilegítimos. Para alguma coisa há-de prestar, concerteza!

Deixe um comentario

*