Política

“O MLSTP/PSD foi o vencedor das eleições autárquicas “

A garantia é de Alcino Pinto, Director de Campanha do partido. Em declarações a Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, Alcino Pinto, afirmou que o seu partido que tinha apenas uma câmara distrital, a de Lembá, passou a controlar 4 após as eleições de domingo. Por isso, segundo Alcino Pinto o seu partido é o vencedor dessas eleições. O Director de campanha do MLSTP/PSD acrescentou ainda que a tendência da votação de ontem, aponta para uma vitória clara do MLSTP/PSD nas eleições legislativas. Alcino Pinto garante que se fossem as eleições legislativas com o resultado de ontem, o seu partido seria o vencedor indiscutível.

,

    58 comentários

58 comentários

  1. amorsinho

    26 de Julho de 2010 as 7:51

    sr director Alsino pinto ,pode ta descansado q o MLSTP/PSD vai ganhar a proxima elecao

  2. renancista

    26 de Julho de 2010 as 8:29

    podem ganhar e transformar em vossa propriedade.abaixo a corupcao
    lllllllaaaaaaaddddddddrrrrrrr……..

    • Antonio variacoes

      26 de Julho de 2010 as 8:38

      ainda bem que nao vivo em stome!Sempre a mesma coisa , as mesmas caras anseiosas por continuar com o que sabem melhor(roubar) isso so contratando uns talibans pra bonbardiar-los

  3. fiho de zé quenhe

    26 de Julho de 2010 as 8:34

    Este povo não tem vergonha. sobre tudo aqueles dos distrito + lezado do pais cantagalo,lemba, lobata e caue. Não obstante serem comprados as suas consiencia nunca irão abrir os olhos

  4. rochinha

    26 de Julho de 2010 as 8:55

    é mt cara d pau? mesmo cm tanta desgraça os santomense aida têm coragem d votar neste partido? o barco d arroz k foi a pic não diz nd aos santomenses? até quando esses srs vão tomar são tomé fazer sua propriedade?«povo vamos abrir os olhos e mandar essa escrumalia d jente d M/PSD pra casa ir descançar bocado

  5. Abel Martins

    26 de Julho de 2010 as 9:21

    que vergonha pra MLSTP pensar que continuara pra sempre a comprar os votos dos que nao conhecem os seus direitos.As pessoas de roca um dia hao de abrir os olhos

  6. Adriano Málé Bobo

    26 de Julho de 2010 as 9:22

    Não faça ilusões, meu caro amigos, tira-se
    a prova no fim de qualquer exercicio.
    obrigo,
    fui

  7. Boca de Mundo

    26 de Julho de 2010 as 9:39

    O MLSTP/PSD NÃO GANHOU NADA.

    OLHA SÓ AS CÂMARAS GANHAS, LEMBÁ, CAUÊ, P.EX. SÃO DISTRITOS ONDE OS NIVEIS DE POBRESAS SÃO ELEVADAS, SITUAÇÕES CAUSADAS PELA MÁ GOVERNAÇÃO E FALSAS PROMESSAS DO MLSTP/PSD, DURANTE TODOS ESSES ANOS.

    PORQUE QUE MLSTP/PSD NÃO GANHOU NO DISTRITO DE ÁGUA-GRANDE, MÉ-ZOCHI E REGIÃO AUTONOMA DE PRÍNCIPE. PERGUNTA-SE.
    A POPULAÇÃO DO PRÍNCIPE QUER MUDANÇA, POR ISSO VOTOU NO UMPP E PÔS STOP AO BANHO. A POPULAÇÃO TOMOU MUITO BANHO DO MLSTP/PSD E VOU NO UMPP. A CONSCIÊNCIA DA POPULAÇÃO CRESCEU, JÁ COMEÇARAM A FAZER A AVALIAÇÃO DOS POLÍTICOS, I.E, MANDAR PARA CASA QUEM NÃO FIZER NADA. BOM EXEMPLO PARA OUTRAS LOCALIDADES.
    O POPULAÇÃO DO DISTRITO DE MÉ-ZOCHE QUER MUDANÇA, POR ISSO VOTOU NO ADI, CERTO QUE NÃO VOTOU NO PCD PORQUE É A FARINHA DO MESMO TACHO QUE MLSTP/PSD.
    OS ELEITORES DO DISTRITO DE ÁGUA-GRANDE QUER A MUDANÇA POR ISSO VOTOU NO ADI. CERTO QUE NÃO VOTARAM NO MLSTP/PSD E PCD, PORQUE SABEM QUE OS SEUS DIRIGENTES SÃO ALTAMENTE COMPETENTES NA MÁ GESTÃO DE COISA PÚBLICA E SOBRETUDO NA COMPRA DE CONSCIÊNCIA DOS ELEITORES. A POPULAÇÃO É EXIGENTE, POR ISSO MANDOU PARA CASA O ACTUAL PRESIDENTE DE CÂMARA DE ÁGUA-GRANDE.

    A JUSTIÇA DO POVO ESTÁ A VISTA, SE O POVO PÕE E POVO TIRA, JÁ CHEGOU A HORA E O RESULTADO ESTÁ VISTA. O PCD E MDFM/PL FORA DAS CÂMARAS DISTRITAIS.
    AGORA QUE SÃO ELAS, AS IMUNIDADES COMEÇAM A ESTÁ AMEAÇADA.
    A HAVER VAMOS, É SÓ ESPERA.

    • Pleto

      26 de Julho de 2010 as 12:15

      Na democracia temos que respeitar a vontade do povo, neste caso o “povo põe povo tira”. De uma vez por todas a nossa população tem que ter consciência que não vale a pena receber “banho” e vender a consciência. Não entendo um distrito como o Cauê, que sempre vota MLSTP e é um dos distritos mais pobres do nosso País, mesmo assim o povo não vota na mudança e continua na merda.
      De uma vez por todas o nosso povo tem que exigir muito mais dos governantes municipais e governamentais, e no final do mandato fazer o julgamento.

    • Analista São-Tomense

      26 de Julho de 2010 as 12:48

      Meu compatriota,
      Muito boa avaliação da tua parte!!
      Essa conversa pra boi durmir de que o MLSTP foi o vencedor, não engana ninguém. Eles pensam que são tomé não tem pessoas que têm capacidade de pensar e avaliar as coisas.
      Abraços

    • António Veiga Costa

      26 de Julho de 2010 as 16:47

      Realmente,

      ganharam onde o povo não tem condições claras de raciocínio pois a barriga vazia fala mais alto.

      Sr. Alcino “se” não ganha eleição!

  8. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    26 de Julho de 2010 as 10:07

    DESEJO-VOS MUITA CORAGEM NA VITORIA CONQUISTADA NESTA EDIÇÃO DE VOTOS E QUE DEDICAM ESTA VITORIA AO POVO DE S.TOMÉ E PRINCIPE PORQUE ELES BEM MERECEM E QUE AS MESMAS TORNA SE NUM PONTO DE VIRAM PRA UMA MUDANÇA RADICAL PARA QUE S.TOMÉ E PRINCIPE,O POVO E A NAÇÃO POSSA VIVER COM TRANQUILIDADE,SEM CORRUPÇÃO E MISÉRIA QUE TEM ENROLADO O POVO E A NAÇÃO SANTOMENSE…FORÇA MLSTP/PSD.

  9. BLAGA PENA

    26 de Julho de 2010 as 10:09

    Esperemos que façam algo para o povo
    Viva democracia
    Viva STP

  10. tagarela

    26 de Julho de 2010 as 10:28

    Para quem na eleição anterior havia ganho apenas uma Câmara, não há dúvidas que ao conquistar mais três, num total de 4, foi uma vitória, independentemente de serem Câmaras pequenas.
    No entanto, está na hora do partido vencerdor por a mão na consciência e fazer algo por aquelas populações, que n obstante tanta pobreza e miséria vos deram um voto de confiança.
    Tenham alguma ombridade, honestidade e melhorem as condições de vida daquelas populações tão sofridas que merecem viver com dignidade, como qualquer cidadão. Viva STP!!!

    • Andrade Catanhede

      27 de Julho de 2010 as 12:50

      Caro Senhor Tagarela
      Com todo o respeito. Parece-me que o Senhor não conhece quem são os elementos da cúpula do MLSTP e os parasitas que gravitam a sua volta. Hombridade, honestidade? O senhor está a perder o seu precioso tempo. Acredita que o MLSTP/PSD vai fazer algo de diferente, com essas mesmas caras? Lamento, mas não acredito. Já foram dadas a esses homens e mulheres variadíssimas oportunidades. Porquê continuar? Por favor, ponha a sua mão na consciência e faça justiça. Mesmo que o Senhor seja militante ou simpatizante do MLSTP, vamos dar oportunidade a outros são-tomenses que demonstrem ter alguma competência para governar este País, que, em definitiva, a todos nós pertence. Se fizerem a mesma borrada, punamo-los nas próximas eleições. Assim actuam os democratas esclarecidos e inteligentes!
      Uma vez mais ficou demonstrado que os são-tomenses querem a mudança. Os Distritos de Água-Grande e Mé-Zochi onde o ADI açoitou os crápulas do MLSTP e as prostitutas do PCD, (não deixo de ter muito respeito pelos elementos honestos dos 2 partidos) aglomeram 80% da população das 2 ilhas. Por isso, está mais que evidente que o analfabetismo, a ignorância, a falta de informação o banho desmedido e o processo de desinformação montados pelas ratazanas do MLSTP, influenciaram, de forma significativa, os resultados, sobretudo em Lembá e Caué.
      O MLSTP/PSD se continuar no poder, tudo fará para que a ignorância perpetue naquelas paragens, para se manterem eternamente no poder. Por essa razão, os são-tomenses honestos e de boa vontade, os empresários com boas condições financeiras, as ONGs e as Agências do Sistema das Nações Unidas, o próprio Estado e não só, deverão de tudo fazer para que as emissões da RTP África, da TVS, da Rádio Nacional cheguem aos habitantes dessas recônditas zonas. Que sejam montados centros sociais munidos de livros vários e que se instale o sistema de internet para aumentar o nível cultural dos que lá habitam
      As condições terão que ser criadas para que o ensino atinja não apenas a 9ª como a 11ª classes e que os alunos não apenas frequentem as aulas como lá permaneçam até a conclusão do ciclo. Em suma, a ignorância terá de ser combatida, para que o processo de eleições em S.Tomé e Príncipe sejam realmente justas e transparentes.
      Viva a democracia. O nosso Povo vencerá, assim como venceram em Água-Grande e Mé-Zochi, pois o “golpe de misericórdia” será no dia 1 de Agosto

  11. Lima

    26 de Julho de 2010 as 10:34

    Pessoal de Roça ainda não abriu os olhos… foram enganados dessa vez com algumas dobras. Mas hão de dizer algo concreto um dia. Com o MLSTP este país não vai mais mudar. Está engatado, os parafusos perderam rosca. Mas uma vez a população de roça demosntrou que têm mente altamente pobre e irão continuar assim até a morte. Não têm espirito de inovação.

  12. Alberto Nascimento

    26 de Julho de 2010 as 10:43

    Meus caros, isto ‘e apenas publicidade.

    muita calma.
    ADI conseguiu 80% da populacao que votasse neles.

    vamos ter esperancas pelo menos na mudanca.
    qualquer mundanca ‘e optima pk as coisas n podem piorar mais.

  13. Democratico 1

    26 de Julho de 2010 as 11:52

    Olha só, mal ganharam já sai gritando victoria…MLSTP/PSD não ganhou nada, só vivem na espectativa…Viva ADI

  14. Agua colma

    26 de Julho de 2010 as 11:56

    É preciso ser -se parvo para dizer que estas eleições foram ganhas pelo MLSTP??
    Um governo que vive na capital, trabalha na capital, sendo a capital o principal centro de negocio do País, com aeroporto e porto, perde o povo ou seja o poder mais próximo, o Local, não pode exibir que ganhou!!!
    A estratégia ainda está ao lado do PCD. A soma dos votos, PCD + MLSTP deve ser maior que ADI!!!
    Mas nas legislativas, deve o PCD aumentar o seu peso, e o MLSTP deve ter mais votas que o ADI. Para não acontecer que um partido vence as eleições e não governa. A UMPP sendo rival do MLSTP, pode jogar um papel importante. Se ADI fizer as pazes com o PCD, o MLSTP vai a OPosição. Este cenário é quase impossivel. Haver vamos.
    O PCD e ADI são meio-irmãos. Tarde ou cedo se entenderão.

    • Mr D'oxi Luma!

      26 de Julho de 2010 as 18:50

      PCD ja os traiu. se ADI voltar a dormir com PCD ‘e porque ‘e memo uma kenga.

      Espero que ADI ganhe sozinho!

  15. comentador

    26 de Julho de 2010 as 12:02

    nao quero defender ninguém, mas nota-se claramente que o senhor Alcino Pinto é mau de matemática, pois sabe-se com toda a claridade que toda populacao santomense tem tendido a abandonar as rocas, portanto, se outro partido ganhou nos dois maiores distritos,: que evidencia dá a conquista de 4 reles camaras, a tao despropósitado comentario?

    de algo sim estou seguro, com essa má matemática, pois já que o senhor Alcino Pinto anda a estudar Direito por dirigido em s.tomé, certamente teve ou terá sérias dificuldades em entender quando lhe expliquem matéria relacionadas com Direito de Familia, especificamente a destribuicao de caudal hereditário, Direito Económico ou Fiscal. estou seguro disso!!!

  16. comentador

    26 de Julho de 2010 as 12:03

    pois tratam-se de conteudos pra quem tem e entende de lógica, ademais de saber calcular.

  17. Zovirax

    26 de Julho de 2010 as 13:27

    Custa acreditar, mas é verdade.
    O MLSTP ganhou 4 câmaras distritais em STP, isto só demonstra que o povo gosta da miséria em que vive. Estes resultados são indicativos de que o povo de STP adora miséria, adora ver o país com falta de luz, água, bens alimentares, adora ter líderes corruptos, adora ter bandidos no poder. O povo não tem ambição de viver melhor, querem e gostam de viver na pobreza, na lama. Curiosamente, as pessoas que vivem nos distritos mais pobres (sem água potável, sem cuidados de saúde, sem electricidade e sem saneamento do meio) votaram no MLSTP, sinal claro de que o povo é ignorante e continuará a viver na sua ignorância. Vamos continuar a beber a nossa cacharamba, e o nosso púmbu, pois a culpa da desgraça do país reside na ignorância da população. Existem pessoas que estão habituadas a viver nos esgotos e dos esgotos não querem sair. Os dirigentes do MLSTP adoram aqueles que respiram o ar dos esgotos!

  18. pereira

    26 de Julho de 2010 as 15:19

    VIVA MLSTP ISSO è que è viva a democracia espero que vamos vencer nas lesgislativas doi a quem doer a victoria è nossa deixem de criticar o mlstp e comecem a trabalhar querem mudança sem fazer esforços temos que trabalhar pra ver o nosso pais desenvolver por isso digo viva o MLSTP

  19. jakadoxi

    26 de Julho de 2010 as 15:45

    O povo de STP tem os governantes que têm porque os merece ter, inem gola ça uê tapado muntu, a ca d´inem mina loço tan inem ca bêndê mina, bêndê mém ,.
    Entao eles merecem tudo isso, Olha so pro rosta da senhora de Bandeira em punha, é uma pena , muita pena. kei zentxi , a bili uê fan, kê côlô kua ê ???
    Deçú zuda nón fan , kei,.
    até qd.

  20. luisó

    26 de Julho de 2010 as 15:55

    vamos fazer as contas:
    as 4 câmaras ganhas pelo mlstp prefazem cerca de 30.000 votantes e imaginemos que todos votaram mlstp;
    as 2 câmaras que ganhou a adi prefazem cerca de 50.000 votantes e vamos também imaginar que todos votaram adi;
    então é assim:
    O MLSTP ganhou 4 câmaras contra 2 da ADI e como são autárquicas pode-se dizer que quem ganha mais câmaras vence e neste caso foi o MLSTP.
    Mas vêm aí as legislativas e aí meus amigos ou há uma grande volta,o que numa semana será pouco provável, ou a ADI vai ganhar com pelo menos 20.000 votos de diferença e portanto irá ser governo e só falta saber se conseguirá a maioria ou não.
    Em conclusão:
    o MLSTP que não cante vitória porque quem governa sai das legislativas e não das autárquicas e pelo que eu saiba as câmaras distritais em S. Tomé não fazem nada nem têm poder algum porque simplesmente são ostracizadas pelos governos que têm havido em STP e quem dita os destinos é o governo.
    por isso o MLSTP que se cuide porque desta vez é de mudança e não de continuação porque já basta de 35 anos de asneiras e roubalheiras.
    a alternativa responsável é sempre de louvar e dos vossos governos já o povo está farto.

  21. HUGO LIMA

    26 de Julho de 2010 as 16:33

    Realmente MLSTP/PSD devia é ter vergonha e fazer análises antes de manifestar vitória.
    Ganharam no distrito onde o nível de escolaridade da população é muito baixa. As pessoas não têm visão, nem conhecimento suficiente do que se passa no país. Mas como referiu o Boca do Mundo o resultado está há vista nos maiores Distritos não venceram. Háver vamos. Quem sabe nas proximas Legeslativas não estejam mais atentos. Se bem k todos têm a mesma carapuça mas valeu.Abel devia ir as comunidades e abrir os olhos desse pessoal que muitos são filhos de caboverdianos e Angolares porque forro mesmo Nepia.

  22. Fala verdade

    26 de Julho de 2010 as 17:19

    Eu gosto do MLSTP e sou membro da comissão politica, mas digo sinceramente enquanto estiverem a frente deste partido os Srs. Rafael Branco, Alcino Pinto, Elsa Pinto,Jorge Amado,Marçal,,Dedinha,Ana Rita, Carlos Tiny,Maria das Neves,Maria do Rosário,Romão couto, Dionísio Dias,eu nunca votarei no MLSTP. Isso é um juramento k eu fiz a mim proprio.Estou cansado destas mesmas caras.Prefiro votar num outro partido para não disperdiçar o meu voto.
    Viva o MLSTP/PSD

  23. João Ceita

    26 de Julho de 2010 as 17:23

    Estruturas estavam montadas para comprar voto. A metodologia consistia em entregar o eleitor um telemovel com camara de fotografar ja activada e o mesmo vota e tira a fotografia do boletim DE VOTO como comprovativo que votou para o partido e depois vem receber dinheiro. Apaga-se a fotografia e segue o outro eleitor. Foi essa a estragEa utilizada pelo ADI e o MLSTP.

  24. Só visto!!!!

    26 de Julho de 2010 as 17:48

    O MLSTP/PSD não venceu coisa nenhuma… Nestes Distritos,o grosso dos residentes estão na capital e não so, por isso quem ganhou nos grandes circulos eleitorais é quem ganhou as eleições, nem com banho conseguiram ganhar em Água Grande ou em Mé-Zochi, por isso o vosso ciclo está caminhando para o fim, comecem a fugir porque a justiça das bandidagens que andaram a fazer todo esse tempo, há-de vir chamar-vos a responsabilidade…
    Viva o Povo de STP!!!
    A luta continua, a vitória é certa!!!

  25. Salvador da Pátria

    26 de Julho de 2010 as 18:55

    Espero que no dia 1 de Agosto, todos os eleitorados são-tomenses possam exercer a vossa cidadania, que significa votar.
    Não se esqueçam de votar com responsabilidade e consciência, porque o país carecem de governantes com novas mentalidades.Votar é poder!
    Viva Democracia!
    Viva a mudança!

  26. Mr D'oxi

    26 de Julho de 2010 as 18:58

    espero que ganhem juizo. isso sim!

  27. Guto

    26 de Julho de 2010 as 19:00

    É muita carra de pau deste sr.(Alcino Pinto) dizer que ganharam, aproveitando os limites de raciocino daquele povo ignorante dos tais Distritos.Seu camalhão, se a ignorancia mata-se voces não teriam nem já 1 voto.

  28. Antonio variacoes

    26 de Julho de 2010 as 21:36

    caros amigos,sinceramente, seja la qual for o vencedor” sa qua se me” e igual, sao todos familias ou melhor farinha do mesmo saco, os pobres continuaram a passar fome enquanto que os senhores feudais continuaram a enriquecer. NAO SE ILUDAM,,,o pais esta cercado de vampiros em forma de politicos

  29. um futuro melhor

    26 de Julho de 2010 as 23:33

    Meus caros em vez de estarem aqui a criticar o MLSTP/PSD põe a mão na conciencia e diz: qual dos partidos politicos fez alguma coisa para o país?Que eu saiba nenhum. O ADi tambem já estava no poder o que fez para stp? Nada. Então não critiquem o MLSTP/PSD façam melhor do que isso ajuda o partido a trabalha para melhorar as condições de vida da população só assim o país pode mudar.
    Meus caros não importa quem ganhe as eleições, vamos estar de olho aberto e ajudar na construção do nosso São tomé e Principe.
    Uma país com futuro só falta um empurãozinho, seremos nós a dar este empurão.

  30. Jose Cristovao

    27 de Julho de 2010 as 5:14

    O Senhor Alcino Pinto devia é ter vergonha na cara. Pois este fulano tem o descaramento de afirmar que o seu partido venceu as eleições quando os corruptos do seu partido apenas conseguiram, mais uma vez, enganar o eleitorado menos esclarecido que por escassez de informação foi induzido a votar no MLSTP.

    Não restam duvidas que o MLSLTP é o principal responsável pelo agravamento do nível de pobreza que se assiste hoje S.Tome e Príncipe.

    As presentes eleições deixaram transparecer que o eleitorado mais elucidado votou no partido da mudança, o ADI; estou certo que se registará uma vitória esmagadora do partido da mudança nas eleições Legislativas de Agosto.

    O povo de S.Tome e Príncipe tem obrigação moral de votar no partido da mudança, pois do MLSTP e seus seguidores estamos todos fartos, já tiverem tempo que sobra para mostrarem o que valem. Agora deixemos que o ADI mostre a sua força para o bem do povo destas maravilhosas ilhas.

    Apostemos todos no ADI, o partido cujos ideais se centralizam na melhoria das condições de vida do seu povo.

    A mais flagrante prova da falta de seriedade e de humildade do MLSTP é o facto deste partido ter, inclusivamente, concorrido na região autónoma do Príncipe onde o UMPP tem dado mostras de que está seriamente empenhado em tudo fazer para o bem-estar da sua população. No Príncipe o MLSTP não teve a humildade suficiente para apoiar os dirigentes locais, como fez o ADI, a ganância pelo poder fala tão alto que nem sequer conseguem ver que o UMPP merece um voto de confiança porque os seus dirigentes têm demonstrado dedicação, trabalho, honestidade e procurado tudo fazer na busca da melhoria das condições de vida da sua população.

    Ao se ter candidatado no Príncipe o MLSTP demonstrou, mais uma vez, que está exclusivamente interessado no poder, não estando minimamente interessado em ver o seu povo sair do marasmo da pobreza, que tal partido construiu ao longo de décadas em que está no poder.

    Não tendo o ADI concorrido no Príncipe também aí foi vencedor, dando uma lição ao MLSTP, pois, teve a humildade necessária para deixar o partido liderado por José Cassandra concorrer, sem intromissões, porque os dirigentes locais têm tido um excelente desempenho merecendo, por isso, um voto de confiança.

    Força ao ADI, o povo de S.Tome e Príncipe está contigo.

  31. Jose Cristovao

    27 de Julho de 2010 as 6:34

    O Senhor Alcino Pinto devia é ter vergonha na cara. Pois este fulano tem o descaramento de afirmar que o seu partido venceu as eleições quando os corruptos do seu partido apenas conseguiram, mais uma vez, enganar o eleitorado menos esclarecido que por escassez de informação foi induzido a votar no MLSTP.

    Não restam duvidas que o MLSLTP é o principal responsável pelo agravamento do nível de pobreza que se assiste hoje S.Tome e Príncipe.

    As presentes eleições deixaram transparecer que o eleitorado mais
    elucidado votou no partido da mudança, o ADI; estou certo que se registará uma vitória esmagadora do partido da mudança nas eleições Legislativas de Agosto.

    O povo de S.Tome e Príncipe tem obrigação moral de votar no partido da mudança, pois do MLSTP e seus seguidores estamos todos fartos, já tiverem tempo que sobra para mostrarem o que valem. Agora deixemos que o ADI mostre a sua força para o bem do povo destas maravilhosas ilhas.

    Apostemos todos no ADI, o partido cujos ideais se centralizam na melhoria das condições de vida do seu povo.

    A mais flagrante prova da falta de seriedade e de humildade do MLSTP é o facto deste partido ter, inclusivamente, concorrido na região autónoma do Príncipe onde o UMPP tem dado mostras de que está
    seriamente empenhado em tudo fazer para o bem-estar da sua população.

    No Príncipe o MLSTP não teve a humildade suficiente para apoiar os dirigentes locais, como fez o ADI, a ganância pelo poder fala tão alto que nem sequer conseguem ver que o UMPP merece um voto de confiança porque os seus dirigentes têm demonstrado dedicação, trabalho,
    honestidade e procurado tudo fazer na busca da melhoria das condições de vida da sua população.

    Ao se ter candidatado no Príncipe o MLSTP demonstrou, mais uma vez, que está exclusivamente interessado no poder, não estando minimamente interessado em ver o seu povo sair do marasmo da pobreza, que tal partido construiu ao longo de décadas em que está no poder.

    Não tendo o ADI concorrido no Príncipe também aí foi vencedor, dando uma lição ao MLSTP, pois, teve a humildade necessária para deixar o partido liderado por José Cassandra concorrer, sem intromissões, porque os dirigentes locais têm tido um excelente desempenho merecendo, por isso, um voto de confiança.

    Força ao ADI, o povo de S.Tome e Príncipe está contigo.

  32. moreno

    27 de Julho de 2010 as 7:52

    espero que o partido mlstp saiba reconhecer esta confianca que mais uma vez esse povo martir esse povo sofredor depositou nesta forca politica.creio ser uma oportunidade a ser aproveitada para realmente demonstrarem que sao capazes de garantir e proporcionar melhores condicoes de vida a populacao.o tempo dira…ha que respeitar a vontade do povo , forjada ou nao ha que se respeitar……

    • Andrade Catanhede

      28 de Julho de 2010 as 16:25

      Senhor Moreno
      Dar-lhe-ia toda razão se esses resultados reflectissem, realmente, a vontade popular. Pense um pouco e reconheça que enquanto o fenómeno “banho” continuar, nunca teremos umas eleições justas e transparentes.
      Meu caro, estas são as eleições mais fraudulentas desde que se iniciou o multipartidarismo em S.Tomé e Principe em 1991. Assim sendo, uma vez mais, iremos ter um parlamento e um governo ilegais.
      Todos sabemos o rio de dinheiro que as principais forças políticas gastaram e têm gasto, nomeadamente o MLSTP e o ADI, para induzirem que os eleitores votem neles. O coitadinho do PCD foi rasteirado pelos Angolanos que não os enviou dinheiro como tinham prometido. Senão, teriam feito o mesmo.
      É certo que eleitores há que recebem o dinheiro e votam no partido que querem. Mas, quando se usa o método do telemóvel, a coisa funciona, sobretudo quando se trata de avultadas somas de dinheiro.
      Para onde foi a dignidade do São-Tomense de outrora? Tenho saudades daqueles tempos em que não vendíamos por nada! Éramos pobres mas muito honrados!…Hoje, é o que se vê. Miséria mental generalizada!…De quem é a culpa?
      Deixo esta pergunta no ar.
      Viva S.Tomé e Príncipe

  33. rochinha

    27 de Julho de 2010 as 9:11

    meus senhores devagar cm a conversa…. então vcs esqueceram k os vs pais e avos sairam d roças, não estejam a falar mal das pessoas d roças elas não são culpadas d não terem TVS em suas casas,não saõ culpadas d internet não chegar as suas localidades, nem jornais então não a julguem pelo mal ds govrnantes santomenses, também em agua grande e mezoxi houve quem votou neste partido sera k essas pessoas também vivem n roça.
    eu sou d distrito d lobata onde em 100% d jovem 70% é habilitado não fala d conhecimento quando vcs n cidade so passam vida a passear, lá os jovens têm k trabalhar n campo ou roça pra conseguirem dinheiro pra pagar escola e comerem, lá não existe assalto a mão armada,lanvagem d dinheiro e trafico d droga..VIVA O POVO D ROÇA E ABAIXO O GOVERNO D SÃO TOMÉ…

  34. rochinha

    27 de Julho de 2010 as 9:28

    Vcs falam esquecendo k eleicões autarticas tem a vêr cm a figura e não mt a partido por isso depemde da figura k o partido apresentou como vereador. 1 cs é governo e outra cs é camara meus sabichonas

  35. Ginga po

    27 de Julho de 2010 as 9:34

    este meu povo não tem mesmo é vergonha, um partido que tanto retrocesso trouxe a s.t.p, ainda o povo elegem esses sinicos com dirigentes, locais….. santa paciência…hora essa

  36. Minu íhe

    27 de Julho de 2010 as 10:29

    As populações de Caué e outras que deram o seu voto por migalhas expalhadas pelo MLSTP/PSD devem ter consciencia que irão sofrer na pela. É mesmo uma verdade que muitas pessoas em sao tome ja conformaram com a miseria e nao querem mesmo seguir o exemplo do Príncipe…Abaixo os corruptos, abaixo os malandros, abaixo os escravos do Dinheiro do povo, VIVA STP

  37. Minu íhe

    27 de Julho de 2010 as 10:37

    Minha inteligentíssima ”rochinha”…
    deves lembrar que o elenco da assembleia está constituído por deputados dos partidos politicos com assento parlamentar, e estes estam destinados a descutir e defender os problemas sociais de cada canto ”distrito ou zona social que lhes competem” e é logico que sendo um presidente da camara do MLSTP ou ADI, PCD devem trabalhar em conformidade com as ideias e programas do seu partido. nunca ele violará os interesses colectivos do partido.

    • rochinha

      28 de Julho de 2010 as 10:01

      concordo ms 1 partido que quer ganhar teria k apresentar 1candidato serio a medida k a população gostasse e o candidato do ADI não erá grande coisa… msm assim eu votei no ADI porque sou membro d conselho nacional d partido, se nós queremos vencer esses malandros temos k lutar cm boas armas….

      • moreno

        30 de Julho de 2010 as 9:02

        senhora rochinha:tenho muito respeito pelo que esccreveu mas nao estou de acordo consigo em algumas coisas.a populacao nao tem que gostar do candidato em termos digamos de figura.mas sim a populacao tem que ver no candidato, caracter, boa conduta, pessoa honesta , politico coerente,inovador e com vontade de alterar o rumo das coisas, com vontade de garantir progressos progressos no tocante a sobrevivencia da populacao.agora gostar do candidato,isto nao relevante , o homem pode ser feio , ou sei la nao importa o que importa e o que e capaz de fazer de benefico para o povo.

  38. cidadadao do mundo

    27 de Julho de 2010 as 10:53

    Santomense people deserve the kind of governement they are. There is 35 years with mlstp in power doing nothing for the country, and always people give them another oportunity for carry on with curuption in this county.

    Like Martin Lutter King,” I HAVE A DREANS”, to see my country better where people can lives their live with dignity.

    B etter days wiil come

  39. chico mau

    27 de Julho de 2010 as 11:19

    inem qué muê nón mecê mudança fã quê………………
    déça nón tlaba punda dêço fãaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  40. Principe Tom'e

    27 de Julho de 2010 as 11:23

    quote:
    >78 796 eleitores escritos a nível nacional.
    >votado 65 110 eleitores: taxa de abstenção de 17, 4 %
    >MLSTP-PSD: 19.577 votos
    31 dos 59 mandatos
    >Acção Democrática Independente:19 321 votos
    17 mandatos autárquicos
    >Partido para da Convergência Democrática:
    12 599 votos e quatro mandatos
    >José Cassandra:
    obteve 2 042 votos dos 3 413 eleitores inscritos
    >Movimento Democrático Força de Mudança:
    8 864 votos
    Eu vejo um empate.
    O Trovoada mais o Cassandra ficaram ligeiramente a cima do MLSTP por pouco mais de 50 votos em 1 de Agosto. suf/ pra formar governo? Nao, nunca.
    Instabilidade? sim e como sempre, muita.
    e mais: Falta de caracter partidario.
    Facilmente PCD dormira com qualquer 1 e nao venham ca dizer que v6 sabem quem ‘e. PCD dormira com qualquer 1.
    O partido do PR tera um comportamento ligeiramente parecido com o de PCD.
    Conclusao:
    Lamento informar que mais do que metade da populacao sera governada por aqueles de que nao votaram. A estatistica pode continuar se introduzirmos o “o banho” ao jogo uma vez que muita gente tinha o voto em saldo.
    Mudanca? cabe aos senhores pensarem por si.
    Isto ‘e uma selva, salve-se quem puder.

  41. Jose Cristovao

    27 de Julho de 2010 as 11:32

    É no mínimo ridículo. O Sr Alcino Pinto tem o descaramento de afirmar que o seu partido venceu as eleições quando os corruptos do seu partido apenas conseguiram, mais uma vez, enganar o eleitorado menos esclarecido que por escassez de informação foi induzido a votar no MLSTP.

    Não restam duvidas que o MLSLTP é o principal responsável pelo agravamento do nível de pobreza que se assiste hoje em S.Tome e Príncipe.

    As presentes eleições demonstraram que o eleitorado mais elucidado votou no partido da mudança, o ADI; estou certo que se registará uma vitória esmagadora do partido da mudança nas próximas eleições Legislativas de Agosto.

    O povo de S.Tome e Príncipe tem obrigação moral de votar no partido da mudança, pois, do MLSTP e seus seguidores nada de bom se pode esperar, já tiverem tempo mais do que suficiente no poder para fazerem algo de jeito. Agora deixem que o ADI mostre a sua força para o bem do povo destas maravilhosas ilhas.

    Apostem todos no ADI, o partido cujos ideais se centralizam na melhoria das condições de vida do seu povo.

    A mais flagrante prova da falta de seriedade e de humildade do MLSTP é o facto deste partido ter, inclusivamente, concorrido na região autónoma do Príncipe onde o UMPP tem dado provas de que está seriamente empenhado em tudo fazer para o bem-estar da sua população. No Príncipe o MLSTP não teve a humildade suficiente para apoiar os dirigentes locais, como fez o ADI, a ganância pelo poder fala tão alto que nem sequer conseguem ver que o UMPP merece um voto de confiança porque os seus dirigentes têm demonstrado dedicação, trabalho, honestidade e procurado tudo fazer na busca da melhoria das condições de vida da sua população.

    Ao se ter candidatado no Príncipe o MLSTP demonstrou, mais uma vez, que está exclusivamente interessado no poder, não estando minimamente interessado em ver o seu povo sair do marasmo da pobreza, que tal partido engelhou ao longo de décadas em que está no poder.

    Não tendo o ADI concorrido no Príncipe também aí foi vencedor, dando uma lição ao MLSTP, pois, teve o bom senso necessário para deixar o partido liderado por José Cassandra concorrer, sem intromissões, porque os dirigentes locais têm tido um excelente desempenho merecendo, por isso, um voto de confiança.

    Força ao ADI.

  42. Agua colma

    27 de Julho de 2010 as 11:40

    Se MLSTP ganhou as eleições,temos que parabenizá-los. Mas nunca diria que o povo não sabe o que faz, sabe sim! é de proposito esta victoria. Portos de aguas profundas? Aeroporto moderno?
    Via rapida Cidade porto alegre, Cidade Ponta Furada(Lembá, Universidades…
    Agricultura familiar desenvolvida, Comboio Cidade/Neves, Cidade/ Angolares
    O pé Kan dá uê ca bê qua!!!
    Viva a Democracia, Viva ADI!
    A mudança vem do Príncipe, quando o funcionario publica da Ilha tiver a ganhar mais salario do que do “Continente”, vamos ver a maka. O MLSTP está a pagar pelo trabalho feito na Ilha. Tropas com AK47 a evitar que os mesmos se fixassem em colonias no exterior, um pouco a idéia do Presidente. Não era preciso violencia.
    Principe tem que tomar cuidado para não ser apelidado de Enclave do Principe.
    Eu tenho receios…

  43. Jose Cristovao

    27 de Julho de 2010 as 11:41

    Peço desculpas, como já devem ter notado estou farto de reenviar a mesma mensagem Acho estranho não publicarem o meu comentário. A que tipo de moderação vocês se referem?
    Espero que o meu comentário não tenha sido chumbado na censura….

    Jose Cristovao

  44. Agua colma

    27 de Julho de 2010 as 11:47

    O PCD é o fiel da balança???
    ADI pode ser governo!!
    Basta Tozé Cassandra + PCD darem indicação do voto aos seus militantes.
    Jogo bonito!!!
    Muito bonito!
    E agora???
    Passoooo!!!

  45. awa mato

    27 de Julho de 2010 as 12:25

    Não desejo ninguém mal, mais diz sagrada escritura ” quem acompanha o criminoso, o seu caminho sera tmbm a desgraça” este povo escolheu o seu caminho…

    A TRISTEZA É QUE ASSISTIMOS A NOSSA DESGRAÇA DE DENTES ABERTOS.QuidaLÊ sÔOO ÊEEEE

  46. Jojó

    27 de Julho de 2010 as 14:11

    Meus amigos do MLSTP

    A sensivelmente 2 anos entraram para o governo por acordo com o PCD.

    Agora vão pra casa porque o PCD não aceita críticas dentro do próprio governo.

    Agora vai ser ADI + PCD porque já se está a ver que o acordo é para prejudicar ao PCD.

    É o momento da mudança

    Maioria ADI + PCD

    As coisas mudam, fazemos umas contas e fazemos as provas e muitas vezes não estão correctas.

    Viva a Mudança

    Isso sim é STP, as coisas mudam.

    Viva STP!!!

    • "Nós por cá e a nossa maneira"

      27 de Julho de 2010 as 19:50

      ………porquê que PCD tem que juntar a ADI?????????…………………….

      ……..se fosse dirigente do ADI, não me associava a estes individuos da corrupção activa……………………….e só sujar e mais nada………………………….

      ………………..Povo abre olho…………..

  47. Agua colma

    27 de Julho de 2010 as 14:45

    São Tome e Principe
    País africano lusofono que dá lição de democracia e civismo.
    Porque razão os orgão de comunicação social não dão destaque ao nivel da afluência as urnas e taxa de abstenção.
    Somos o país que mais eleições democraticas realizamos, não obstante este fenomeno de banho que a CNE ja desvalorizou e muito bem, pois nada tem haver com os resultados.
    Ora vejamos, se o governo durante o mandato anda a delapidar os recursos que deviam estar disponiveis ao povo, e só nas campanhas o dinheiro aparece, a ser entregue, claro que recebem. Mas o voto é outro, depende das pessoas, consciência delas. Depois um dinheiro que nada dignifica, dizem 250 mil dobras? Menos de 20 Euros. Uma legislatura de 4 anos, se dividirem por 4, são 5 euros por ano. Pode se dizer que foi pago 10000 dobras por mês.
    Quem deu banho, gastou o seu dinheiro.
    Se a moda pega, Principe da lição.

  48. Agua Clara e Quime/ Quime

    28 de Julho de 2010 as 11:50

    Chegou a hora da verdade e de mudança. ADI + PCD são o rosto da mudança. Deixam o MLSTP e mais O seu PSD, governarem o rural, mato, aliás têm tradição de luta de libertação e viverem na clandestinidade, com os Distritos do interior. O ADi + PCD governam a urbe + o país.
    A gente mediocre, salvo raras excepções devem fazer repouso, reformar. Nunca vi a profissão Ministro. Obrigado MLSTP, foi guia, agora aguarda pelomenos 2 mandatos(8), na oposição. Podem instalar o quartel general de MPLA e PAIGC/CV, não ganham nada, apenas ganham o juizo. Passoooo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo