Política

MDFM/PL na corda Bamba

O Partido de inspiração do Presidente da República Fradique de Menezes, acabou por ser a grande decepção nas eleições autárquicas. Detentora da câmara distrital de Mé-Zochi o segundo distrito mais populoso do país, o MDFM-PL conseguiu apenas 2114 votos num universo de 15744 votantes.

MDFM/PL, perdeu a câmara distrital de Mé-Zochi para a ADI, que arrecadou 5462 votos num total de 15744 votantes. O MLSTP/PSD ficou no segundo lugar com 4524 votos tendo eleito cerca de 3 membros para a Assembleia distrital composta por 11 membros.

O MDFM-PL, que ganhou as eleições legislativas de 2006 em parceria com o PCD, foi cilindrado nas eleições autárquicas. Por exemplo no distrito de Cantagalo com 7507 eleitores, o MDFM-PL só conseguiu arrecadar 800 votos. No distrito de Lembá ao norte de São Tomé, com 5844 eleitores o MDFM-PL só teve 502 votos. Em Lobata onde se regista 7880 eleitores o partido só conseguiu convencer 793 eleitores e no distrito de Água Grande com quase 40 mil eleitores, o MDFM mereceu confiança de apenas 1804 eleitores.

Um desastre eleitoral que começa a trazer para a superfície muitas verdades. O partido que perdeu grande parte dos seus membros de direcção acusados de traição, tem agora a oportunidade para reflectir e entender onde afinal de contas é que está o problema. Nos que abandonaram o barco, ou mesmo no barco é que está o problema, e por isso mesmo acabou por ser duramente sancionado pelo povo.

Para além da crise política interna profunda que terá destruído a credibilidade do partido, a nova direcção do MDFM-PL comandada por João Costa Alegre, terá segundo analistas cometido erros de palmatória.

Por exemplo, após o recenseamento eleitoral de raiz, o MDFM-PL, questionou o processo tendo apresentado alguns casos considerados ilegais e que foram tratados pela Comissão Eleitoral Nacional.

No entanto a forma como o partido, ou seja, a sua direcção abordou o assunto, acabou por provocar crispação em alguns círculos populacionais que desempenham papel determinante nos escrutínios eleitorais em São Tomé e Príncipe.

O MDFM-PL disse na altura que “ESTRANGEIROS” haviam recenseado em Monte Café e noutros círculos eleitorais do distrito de Mé-Zochi. Analistas consideram que tal designação do MDFM-PL em relação a são-tomenses de origem angolana que habitam a zona de Monte Café e suas dependências, bem como outros são-tomenses de origem cabo-verdiana, ou moçambicana que habitam zonas de Mé-Zochi, terá gerado no seio de tais comunidades o desejo de sancionar nas urnas o discurso estrangeirista do MDFM-PL.

Outras declarações dos dirigentes do MDFM-PL, com mesmo contorno, em determinadas zonas do país, terão reforçado o desejo dos alegados, “ESTRANGEIROS”, em provar o contrário a nova direcção do MDFM-PL, através do exercício do direito de voto. Se os mais idosos não o puderam fazer, os mais novos, os chamados descendentes, fizeram-no e de forma firme, adiantam diversas fontes ouvidas pelo Téla Nón.

MDFM-PL que tinha 12 deputados na última legislatura, está agora em corda Bamba, e arrisca-se a cair de 12 para zer0.

Abel Veiga

    34 comentários

34 comentários

  1. "Nós por cá e a nossa maneira"

    27 de Julho de 2010 as 15:34

    ………partido criado de acordo com as conviniencia e sem base solidas……..o resultado é este………….. desastroso……………………….

  2. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    27 de Julho de 2010 as 16:04

    TUDO ISSO JA ERA DE ESPERAR PORQUE O POVO POE E O POVO TIRA E QUANDO TIRA É UM CASTIGO PORQUE STP É UM SANTO VIVO ELE ESTA AI MAS NÃO ESTA ALI A DORMIR.ESPERO COM FORÇA E CORAGEM QUE NO DIA 1 DE AGOSTO SEJA OS ULTIMOS DIAS PARA PARTIDOS QUE NÃO CONSIGAM CADEIRA NA ASSEMBEIA OU SEJA UM DEPUTADO APROVEITO AINDA DIZER QUE SÃO ESSES PARTIDOS QUE DESESTABLIZAM O PAÍS DUMA FORMA ESPERO QUE,COM NOVO GOVERNO QUE SAIREM DESTA ELEIÇÃO DISCUTEM NOVOS ESTATUTOS REGULAMENTAR PARA BANIR PARTIDOS DESTES GENEROS PORQUE O PAÍS NÃO REUNE CONDIÇÕES PARA SUPORTAR TANTOS PARTIDOS,UNS POLITICOS E OUTROS POLITIQUEIROS,POR QUALQUER DIA VIRÁ APARECER AI EM STP CLASSES DE TRIBOS OU SEJA CADA FAMILIA COM SEU PARTIDO,SEJA O MLSTP/PSD OU ADI,APESAR DE TEREM MUITO QUE FAZER PELA NAÇÃO E AO NOVO ROSTO DA NOVA GOVERNAÇÃO DÁ POR FIM ESSA HISTÓRIA QUEREMOS UM STP,RENOVADO E RUMO A UMA RECONSTRUÇÃO TOTAL PARA UM DIA POSSAMOS VOLTAR A CALÇAR SANDALIA NA NOSSA CIDADE E VESTIR UM FATO BRANCO E EXPORTAR O NOSSO RICO MELHOR CACAU E CAFÉ DO MUNDO.AGRADEÇO A TODOS AQUELES QUE TIVERAM OPORTUNIDADE DE LER O MEU SENTIMENTO QUE VEIO DE ALMA E CORAÇÃO QUE NÃO TENHA MEDO E QUE DE MOMENTO NÃO É DE REZAR É DE VOTAR CONTRA TODOS AQUELES QUE DESVIARAM O CAMINHO O CACAU E DO CAFE QUE JANÃO SE FALA NA NOSSA ECONOMIA INTERNACIONAL,AGRADEÇO-VOS POR TER PERIDO UM MINUTO E COMIGO ESTOU VOLTA EM RENASCER UM STP NOVO E RENOVADO PARA QUE OS NOSOS FILHOS POSSAM ENCANTAR COM ALEGRIA VOLTAREM A CANTAR O SALALÉ TRÊS TRÊS,O BALÃO DO JOÃO SOBE PELO AR E NÃO ESQUECENDO O JOSE MARIA COMÉ PIXI,É DELES QUE QUE IREMOS VOLTAR A DELVOVER ESTE SORRIÇO PARA TODOS QUE HA 35 ANOS NÃO CONSEGUIRAM MAIS SORRIR.
    DR.AMADO(VULGO SACA PAPO )

  3. Agua colma

    27 de Julho de 2010 as 16:12

    O Verdadeiro partido PCD
    MLSTP para ser partido juntou PSD.
    Quem faz a diferença nestas ilhas é o PCD. Quer queiramos quer não.

    • Principe Tom'e

      27 de Julho de 2010 as 16:47

      Nao digas baboseiras a essas horas da tarde.

    • Pedro

      27 de Julho de 2010 as 19:51

      Lol! pois é! Esse deve viver num outro planeta, só pode ser.
      Fuiiiiiiiiiiiiii

  4. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    27 de Julho de 2010 as 16:14

    ACABEM COM ESTE PARTIDO NUNCA SERVIU OS INTERESSES DO POVO E NEM SERVIRA,JA BASTA…O POVO JA SABE O QUE É BANHO PORTANTO TODO O BANHO NÃO É LIMPO O QUE QUEREMOS É UM STP RENOVADO…FORÇA CORAGEM PARA QUE EM STP O POVO VOLTE A SORRIR…

    • Dr.Antonio Variacoes

      29 de Julho de 2010 as 11:43

      Caro amigo,

      Gostaria que me apontasses um unico partido em stomre que serve ou ja serviu os legitimos interreses desse povo que sofre e sempre sofreu.

      Permita-me salientar, que dos partidos politicos de stome, so muda a cara mais os ideais sao os mesmos. Gente loucamente apaixonada pela ma gestao da coisa publica, pois sabem que a justica nao funciona.

      No entanto tenho alguma fe na juventude, pois, essa e a esperanca de um futuro melhor.

      Take care
      ALL THE BEST
      LONDON

      All

  5. tagarela

    27 de Julho de 2010 as 16:24

    Palavras para quê? Está tudo dito.
    Nem a tão propalada popularidade do fundador deste partido terá ajudado. Isso demonstra claramente que o grosso da população iletrada, que na sua simplicidade e ignorância política é, na verdade, sábia. Viva STP!!!

  6. Principe Tom'e

    27 de Julho de 2010 as 16:46

    Acabem com esta palhacada.
    Podiam ter criado uma sociedade qualquer excepto politica. Isto ‘e um pais, oh PR.
    isto n ‘e um negocio.
    ha que ser responsavel. ha milhares de criancas e idosos dependendo das decisoes tomadas.
    Este senhores que tem este tipo de caracter sao piores criminosos a face da Terra. sao os que mat*am com canetas e pap’eis.
    Eu garanto-vos que estes homens deste partido vao comecar agora a evacuar pra outras sociedades politicas. O menino PR ja n deve por massa neste negocio.
    Este professor de educacao fisica ‘e meramente um gordo triste.

  7. nelson lima

    27 de Julho de 2010 as 17:16

    hoooo.. viva MDFM viva Sº FRADIQUE DE MENEZES grande senhor (responsavél pela morte da agente de policia nija) e agora vai dar ordem para matar mais alguns ou vai matar todo este ladrões do seu partido?

  8. Adriano Málé Bobo

    27 de Julho de 2010 as 17:25

    criação de partido é preciso ter base suscentável,e com militante de coração como o meu ADI,MDFM, está com muita furia de poder, mas não os meus irmão derrotados, niguem nasce o mesmo dia para andar mesmo, então obrigado
    fui,

  9. Filho de Deus

    27 de Julho de 2010 as 17:38

    SE NESSE PARTIDO TEM UM SECRECTÁRIO GERAL QUE ENQUANTO MINISTRO SÓ SABIA FASER ASNEIRAS UMA ATRA DA OUTRA, NEM TINHA CONHECIMENTO DAS LEIS NA QUAL CULMIVA COM AS SUAS ACTIVIDADE ( A LEI FLORESTAL ” O PERIODO PARA TRANSPORTAR MATERIAL ” TERMINA AS 18 HORAS E COM TOLERÃNCIA, E NAO AS 17 HORAS COMO ELE ENXIA O PAPO A DISER )
    O POVO VAI MOSTRAR A ESTE PARTIDO DO FEDERICO E COMPANHIA LIMITADA COMO É QUE SE FAZ A JUSTIÇA QUANDO SE TEM OPOTUNIDADE PARA Á FASER.
    VIVA POVO DE STP
    XUPO MDFM-PL

  10. Adriano Málé Bobo

    27 de Julho de 2010 as 17:45

    o senhor joão cavala, conveceu-se muito, mas chegou a hora de verdade para ir sentar em caso meu irmão, a vida não se faz de ilusão, o teu amigo mépombo, como é burro esperto, te avançou para balha, porque sabia que não tinha mais popularidade, neste momento o MDFM,está fragilizado, fica para proxima, fui

  11. Adriano Málé Bobo

    27 de Julho de 2010 as 17:52

    Fradiquinho, fosse inteligente o MDFM,não surgia,mas quem tudo quer tudo perde, andou só falar besteira, prometeu dois anos, agora estamos no rumo de dez anos,agora vai a favorita secar cacau como dantes irmão,
    fui

  12. Adriano Málé Bobo

    27 de Julho de 2010 as 18:01

    se o MDFM e o PCD, se tivessem pessoas capazes não vendia o voto expresso do povo, para partido MLSTP/PSD,mas como quem faz mal, paga mal, então meus irmãos, esperam, até o ano 2014, que até la já morrerão estes altrabões, o senhor bidão arumado em muito esperto, onde é que está a sua esperteza , ficou, na universidade, o senhor sempre maldisia do MLSTP/PSD, mas desde que o senhor engoliu os dollares do senhor Santinho,nunaca mais falou nada,ao povo,PCD,é especie de mulher vadia, não diferença, obrigado,
    fui

  13. Adriano Málé Bobo

    27 de Julho de 2010 as 18:07

    o maestro Rafa, aplicou o PCD,golpe de mestre,para isso os pcdista têm que ir de novo a escola para apresender bem a lição, para que na proxima não cometam bestera, pcd, partido de oportunista
    o senhor Bidão, Delfim, Albertino e companinhia Lda, so sabem cometer besteira

  14. suba

    27 de Julho de 2010 as 18:36

    esse ja esta bebado
    haha

  15. Só visto!!!!

    27 de Julho de 2010 as 19:07

    Esperavam oquê esses senhores??!!! Não têm gente competente, o fundador do partido é o que se vê e se ouve por ai, das pessoas que conheço desse partido, quando abri a boca so asneira, o povo pode ser burro, mas a burrice tem limite.
    Acabem com o partido e vão trabalhar, honrem ao menos as calças que vestem…

  16. Oldayr salgueiro

    27 de Julho de 2010 as 19:51

    Isso diz tudo, plantou tempestade esta colhendo vento e trovadas isso pode abanar, porque nao tem pilar solidos ,tchau era uma vez os costas alegres que mudam de cor como camalhão vai esta de volta atraz dos trovadas aonde ele nunca podia ter saido . Mais deixou o lugar perder para o Bala, não sei não! homem nao vai querer perder o lugar dele. Viva Bala você ganhou o João hahahahaha !

  17. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    27 de Julho de 2010 as 21:54

    ESTE PARTIDO VOLTO D DIZER-VOS QUE É UM PARTIDO CRIADO PARA INTERESE PESSOAL DO SR.FRADIGUE DE MENESES E MAIS OS SEUS ALIDOS,SE SERVIA O POVO NÃO ESTARIA AGORA ENTRE A CORDA BAMBA…FORÇA POVO STP…

  18. Alêdunha

    27 de Julho de 2010 as 21:55

    Os resultados das autárquicas demonstraram que o povo está farto das FRADIQUICES. Isso foi só um aviso, porque depois de 1 de Agosto a vergonha vai ser mair para João Cavalo e seus míseros comparsas!

  19. kikas araqujo

    27 de Julho de 2010 as 22:47

    NA minha opniao estou a ver que o povo de s.tomé já sabe onde castigar os maus fetoris os senhore que queriam acabar com nosco.
    E agora com o dinhero que eles roubaram do povo eles vam criar uma outra colonia no estrangeiro como o senhor presidente disse.
    Eu sei que este dinhero de muitos acordo com a libia ,nigeria ,guine-equatorial e muitos outros vai servir e muito porque com esta queda agora só daqui a 35ano é que eles poden voltar a ganhar uma camara distrital

  20. BLAGA PENA

    28 de Julho de 2010 as 6:00

    customa-se a dizer de que quem o comandante que perde o seu bastiao, perde a guerra, neste caso o MDFM/PL, perdeu os tachos, senhor Fradique de Menezes, voce so tem uma e unica saida, ja que o cavalo esta na dianteira, entao monta no cavalo

  21. Jorgek

    28 de Julho de 2010 as 8:45

    ja tinha dito antes que este homem enquanto estiver a frente do partido em campanhas nao conseguirão nada!

    DEMITA-TE E VÁ VENDER PEIXE!

  22. moreno

    28 de Julho de 2010 as 9:32

    claro que algum dia teria que chegar esse momento para este partido. um partido sem ideiais, um partido digamos criado ou fundado em detrimento de uma causa que nao e popular como podera manter se firme?este momento em si peca por ser tarde.cada coisa no seu sitio e acabemos com oportunismos .

  23. suba

    28 de Julho de 2010 as 10:37

    na minha opiniao, o partido A,B ou C se ganhar nao me importo, mas o que eu quero mesmo e ver nosso STP desenvolver.
    nos temos o pior GDP do continente africano minha gente, isso e uma vergonha.
    parabens pro partido vencedor

  24. Ginga po

    28 de Julho de 2010 as 10:54

    este partido composto por demagogos, sem nexo algum, totalmente vazio de ideias….
    mas com o Presidente Fradique é um Spient com certesa já tem em mente uma ideia inovadora, com por EX: arranja-vos tacho na Favorita, que acham?

  25. Fui eu que comi a mãe dele

    28 de Julho de 2010 as 12:18

    Ladrão vai trabalhar, deixa-nos em paz…
    Aposto que senhor vai mudar de partido outra vez, o proximo presidente de STP vai ter o João Cavalo ao seu lado… Camalhão….

  26. João Ceita

    28 de Julho de 2010 as 12:59

    Segundo informações postas a circular Raul Cravid fugiu para Cabo Verde com muita massa. A má lingua fala de 350.000.00 ( trezentos e cinquenta mil euros). Fradique mandou fechar a porta do partido e devolver a casa ao Tribunal Supremo Tribunal e policia esta tomar conta da QUINTA DE SOSSEGO em Santo Amaro. ACABOU MDFM-PL

  27. Fui eu que comi a mãe dele

    28 de Julho de 2010 as 15:35

    Conforme cita o João Ceita “Raul Cravid fugiu para Cabo Verde com muita massa. A má lingua fala de 350.000.00 ( trezentos e cinquenta mil euros). Fradique mandou fechar a porta do partido e devolver a casa ao Tribunal Supremo Tribunal e policia esta tomar conta da QUINTA DE SOSSEGO em Santo Amaro. ACABOU MDFM-PL”

  28. Adriano Málé Bobo

    28 de Julho de 2010 as 16:49

    todo sor de povo que eles roubam acaba assim até um dia Quinta de SOssego em Santo Amaro, MDFM-PL começou mal acabou mal, Fradiquinho

  29. Rutti Lima

    28 de Julho de 2010 as 20:00

    Com o João Cavalo como Vice Presidente e Director Nacional de Campanha do MDFM/PL, não se podia esperar outr coisa. Foi o próprio Fradique que traçou os DESTINOS deste Partido.

  30. A.G Brasil

    29 de Julho de 2010 as 23:11

    tudo isso é resposta de estar a enganar o povo na epoca de campanha,até deu pra ver mesmo k nos os santomenses estamos de olhos aberto, AGORA É ASSIM ISTO É PROVA K ESTE PARTIDO MDFM NAO TINHA COMPETENCIA PARA GOVERNAR, SEM VERGONHAAAA
    AO MESMO TEMO ISTO SERVE DE LICAO PARA MUITOS OUTROS PARTIDOS. FUIIIIIIII

  31. Filipe Samba

    31 de Julho de 2010 as 14:05

    O DISCURSO ESTRANGERISTA EM SÃOTOMÉ E PRÍNCIPE

    A política faz-se com homens sábios.
    A Direcção do MDFM-PL disse haver influência dos “Estrangeiros” de origem angolana, mas de cidadania são-tomense, que aproveitaram o momento oportuno para sancionar o partido nas eleições autárquicas.
    O facto de os mesmos terem nascido nas roças de São Tomé e Príncipe torna mais incompreensível a sua discriminação apenas por terem origem diferente. Sabe-se que o homem nunca escolhe o país onde nasce, o seu nascimento é fruto das circunstâncias e das leis naturais.
    O Partido deverá solucionar os seus problemas no seu seio e não nas roças.
    Eles são eleitores como todos os outros e têm direito ao voto e de votar consoante as suas aspirações.
    Se, de facto, vivemos num Estado de Direito podemos considerar a expressão utilizada (estrangeiros) como forma de segregação ou de discriminação.
    A identidade angolana nas roças está a desaparecer aos poucos uma vez que os mais jovens mal conhecem as línguas de origem – Imbundo e Kimbundo – e quase não se nota a promoção destas línguas nas roças. Porquê?
    Esta pergunta cabe aos políticos que, na altura, quando o Dr. Agostinho Neto, propôs a repatriação, garantiram pensões de reforma apenas a alguns.
    Os angolanos foram forçados deixar a sua pátria para irem para a ilha como escravos, em proveito dos colonizadores, desbastando as florestas num trabalho de animal.
    Se recordarmos um pouco os seus filhos que lutaram heroicamente com a PIDE nas ruas das cidades temos um exemplo – Cabangala – que seria bom recordar-lhes.
    Também podemos recordar o senhor Manuel Muhongo que, na altura do massacre de Batepá, durante a rusga da tropa, acolheu à noite na sua tenda de lenha como esconderijo muitos filhos da terra moradores nos arredores.
    Eles tiveram sempre um gesto de humanismo nos momentos de sofrimento, tal como aconteceu na aldeia de Monte Café.
    Agora, estes descendentes, que sofreram tantos danos morais, não fizeram mais que demonstrar passivamente, nas urnas, o seu descontentamento.
    Os vencedores devem enfrentar os desafios sem verem os defeitos dos outros.
    Agora pergunto: O que mudou?
    O que provocou a mudança?
    Com que resultados?
    Com que objectivos?
    Se hoje vivemos num mundo globalizado, porque será que algumas pessoas ainda demonstram tais preconceitos e bloqueios psicológicos?
    M.S.S.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo