“ADI não ganhou em nenhuma categoria. Perdeu em todas”

A declaração é do Presidente do MLSTP/PSD Joaquim Rafael Branco. Aborrecido com as notícias veiculadas pela comunicação social com base nas declarações do Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, José Carlos Barreiros que anunciou a ADI como sendo o grande vencedor das eleições autárquicas, Rafael Branco, desmentiu e mostrou números que provam a vitória do seu partido.

Antes de detalhar os números que confirmam a vitória do seu partido nas eleições autárquicas do último domingo, o Presidente do MLSTP/PSD, considerou de manipulação, as informações que apontam a ADI como o grande vencedor das eleições autárquicas.

No entanto foi o próprio Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, José Carlos Barreiros quem anunciou na madrugada da última segunda feira a vitória da ADI nas eleições autárquicas. «O ADI conseguiu a maioria nos dois grandes distritos do país, o que quer dizer que a ADI pode ser considerada como o vencedor dessas eleições. Para além de ter conseguido ganhar as maiores câmaras do país, também conseguiu alguns mandatos noutros distritos. Não tendo nada nas eleições anteriores, e ter agora esse resultado é uma grande vitória para o partido Acção Democrática Independente», garantiu o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, com base nos resultados provisórios por ele divulgados.

Rafael Branco chamou a comunicação social esta terça – feira para desmentir a notícia e consequentemente o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional. «Para as eleições autárquicas houve um partido vencedor de forma clara e indiscutível, o MLSTP/PSD. Mas se quisermos outros critérios, em termos de votos em todo o território nacional incluindo Água Grande Mé-Zochi, e o Príncipe, o partido que obteve mais votos dos eleitores foi o MLSTP /PSD com 21 mil 692 votos. Isto é que é o dado concreto», afirmou o Presidente do MLSTP/PSD.

Por isso Rafael Branco, diz não entender como é que se diz que a ADI foi o grande vencedor. «ADI não ganhou em nenhuma categoria. Perdeu em todas. Em termos de câmara, em termos de votos expressos e em termos de mandatos possíveis para o parlamento. E não estamos a trabalhar com projecções. Estamos a trabalhar com números da comissão eleitoral nacional», sublinhou.

O próprio Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, José Carlos Barreiros, já deu o dito pelo não dito, reconhecendo a vitória do MLSTP/PSD, tendo-se redimido em declarações a imprensa.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    tagarela Responder

    Teria ficado melhor ao presidente da CEN eximir-se de comentar os resultados, limitando-se somente a anunciar os resultados parciais de que dispunha.

    Em todo caso, não me parece correcto transpor os resultados obtidos nas eleições autárquicas últimas e projectá-las num cenário hipotético das legislativas do próximo domingo.
    São eleições distintas e com peso no cenário Nacional e no destino da Nação diferente. Pelo que convém aos dois partidos mais votados muita calma e concentração no próximo embate eleitoral, que julgo, aguardar-nos-ão algumas surpresas. Até lá, muita coisa pode acontecer e mudar completamente o cenário político, daí a necessidade de cautela aos dois partidos e não desprezar os outros dois que tiveram menos expressividade nas urnas.

    Por outro lado, muito mais que se arrogar este ou aquele como vencedor, devem trabalhar e corresponder as espectativas e confiança que cada eleitorado lhes depositou. Viva STP!!!

    • img
      Povo Sofredor Responder

      RAFAEL BRANCO KIDALÊOOOOOOO. RUA. RUA . RUA .RUA.
      JÁ CHEGA DE SOFRIMENTO.
      BASTA.
      CHEGA DE MLSTP.
      ELEIÇÃO DEVERIA SER 6ª FEIRA, DIA DE….

  2. img
    Principe Tom'e Responder

    Este senhor esta a ficar como o PR.
    apenas diz baboseira!

    >78 796 eleitores escritos a nível nacional.
    >votado 65 110 eleitores: taxa de abstenção de 17, 4 %
    >MLSTP-PSD: 19.577 votos
    31 dos 59 mandatos
    >Acção Democrática Independente:19 321 votos
    17 mandatos autárquicos
    >Partido para da Convergência Democrática:
    12 599 votos e quatro mandatos
    >José Cassandra:
    obteve 2 042 votos dos 3 413 eleitores inscritos
    >Movimento Democrático Força de Mudança:
    8 864 votos
    Eu vejo um empate.
    O Trovoada mais o Cassandra ficaram ligeiramente a cima do MLSTP por pouco mais de 50 votos em 1 de Agosto. suf/ pra formar governo? Nao, nunca.
    Instabilidade? sim e como sempre, muita.
    e mais: Falta de caracter partidario.
    Facilmente PCD dormira com qualquer 1 e nao venham ca dizer que v6 sabem quem ‘e. PCD dormira com qualquer 1.
    O partido do PR tera um comportamento ligeiramente parecido com o de PCD.
    Conclusao:
    Lamento informar que mais do que metade da populacao sera governada por aqueles de que nao votaram. A estatistica pode continuar se introduzirmos o “o banho” ao jogo uma vez que muita gente tinha o voto em saldo.
    Mudanca? cabe aos senhores pensarem por si.
    Isto ‘e uma selva, salve-se quem puder.

  3. img
    haja coração Responder

    O Senhor é um megalomaniaco de primeira categoria…

  4. img
    jakadoxi Responder

    DERRAME cu nançê larapios

  5. img
    jakadoxi Responder

    acham que vão ficar eternamente nisso , usurpando de td e deixando vossos seguidores com fome,mas, fizeram eles de escravos e eternos serviçais, e os filhos deles eternos burros, sem escola nem nd, assim continuarão manipulando esses coitados, mas td tem seu tempo de validade , seus carrascos.
    Não como é q esses angolanos conseguem ainda vos financiar qd na verdade quem mais sofre ai nesse país são os filhos e descendentes desse país,.
    Pois é tb la n tem democracia,….. seja como dor depois da guerra , eles têm tentado mudar as coiss ali

  6. img
    Jose Cristovao Responder

    Entendo que os eleitores que exerceram o seu poder de voto fizeram-no, tendencialmente, a favor do partido da mudança, o AID; estou certo que tal tendência será indubitavelmente reforçada a 1 de Agosto.

    O MLSTP que continue a reclamar que teve a melhor votação a nível nacional, certo é que, desta vez, o povo de S.Tome jamais se deixará enganar pelas suas artimanhas.

    Os Saotomenses estão fartos de serem guiados sem rumo, sempre pelos mesmos dirigentes, que nunca se preocuparam com os verdadeiros problemas que enfrentam as populações das ilhas ao longo de décadas de governação.
    ADI, força politica recheada de talentos altamente qualificados, cheios de vontade e de ideias e tudo irão fazer para inverter a situação económica e social de S.Tome Príncipe, relançando igualmente a credibilidade internacional das ilhas.

    Força ao ADI.

  7. img
    moreno Responder

    afinal que se passa ? se realmente o povo elegeu de novo essa forca politica em maioria entao nao ha nada a fazer. podemos tirar muitas ilacoes. ou forjaram os resultados reais das votacoes , ou das duas uma o povo adora viver assim , na miseria, no martirio no sofrimento…ja nao sei em quem acreditar … haja paciencia

  8. img
    Boca de Mundo Responder

    Isso só demonstra que a justiça stp só pune os ladrões de banana e galinha.
    Pergunta-se, o país tem Ministério Público?
    Qual é a função do Ministério Público quando ocorre denúncia dessa natureza? O Presidente do MLSTP/PSD e Primeiro-Ministro da República Democrática de São Tomé e Príncipe afirmou que tanto o seu partido, como as outras forças política do país deu banho nas Eleições autárquica e regional do passado dia 25 de Julho de 2010.
    Por outro lado, o Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe, Líder do UMPP, pessoa idónea, denunciou a boca de urna praticada pelo partido MLSTP/PSD na eleição Regional do passado dia 25 de Agosto de 2010.
    Acho que o Ministério Público tem elemento bastante para promover o processo-crime contra os infractores.
    O Procurador-geral da República não faz porque não quer.
    Por último, os partidos como CDN, CODO, UDD deveriam pegar nessas denuncias e impugnar tanto a participação como os resultados obtidos pelo MLSTP/PSD, ADI, PCD e MDFM/PL nessas eleições.
    Viva tela non!

    • img
      Jose Cristovao Responder

      Caro Boca de Mundo

      Estou plenamente de acordo com o teu comentário mas permita-se que diga o seguinte:

      Concordo, sim, que diante de factos concretos o Ministério Publico deve actuar, sem contemplações, punindo exemplarmente os infractores de modo a que as pessoas se consciencializem e passem a levar estas coisas a sério e deixem de ser manipuladas a troco de uns tostões que não lhes leva a lado nenhum.

      Impugnar as eleições não nos convém, pois seria gastar os poucos recursos que ainda nos restam penalizando-nos ainda mais…

  9. img
    Nega Responder

    Man Rafa esta com medo que MLSTP perda as eleições… pela declaração do presidente de CEN deixa claro que existe uma grande possibilidade de ser o ADI o vitorioso da eleições Autarticas, mas em nenhm momento ele afirma que ADI é o ganhador das eleições… Espero que a eleições do sabado proximo MLSTP saia chorando como o PSD… Vamos dar uma chance ao novo, ADI.

    • img
      Ginga po Responder

      Este homem anda doente, por sentir que o seu tacho está a fugir,e isso está a deixar o gajo num estado de fustração….

      • img
        Faustão Responder

        Pois e ele vai fazer de tudo para mudar. Recordemos as outras eleições, em 2001 e em 2006. Vão ver o que vai passar.

  10. img
    atencao!!!!! Responder

    http://www.cstome.net/oparvo/Hemodialise.htm

    cnvido-vos tambem a lerem esse sentido artigo do colega de profissao do abel veiga, o petter boucas.

    pois tambem fui incorporado no projecto de junta médica existente entre sao tomé e portugal a efeitos de tratamento diferente ao que costumeiramente causa a evacuacao de pessoas a lisboa, que é o caso da: INSUFICIENCIA RENAL.

    e ao ler dito artigo, pude me relembrar desses momentos e experiencias amargas as quais fui testemunha ocular de pessoas que chegavam ao aeroporto e ninguem os recebia, de pessoas que só tem familiares influentes é que pelo menos a embaixada atendia dando o dinheiro apenas pra o transporte nos autocarros del isboa, de pessoas que nao tinham onde morar, de pessoas que eram relegadas na embaixada duranthuma atencao….t….

    pois a d. pascoa, o senhor peneta, e todos os corruptos (excluindo apenas o senhor edgar torres) que trabalham naquela embaixada fazem as pessoas. a unica embaixadora que por la passou e fazia ao menos algo, pois foi a senhor Alda Melo.

    os doentes enfermos viviem vidas miseraveis em portugal, enquanto que o governo nao desenvolve condicoes médicas pra os atender em proprio sólo patrio…

    fui e sou amigo de muitos deles, que há 9 anos já nao os avisto por ausencia do territorio portugués, mas sinto-me comovido ao ler dito artigo, porque é apenas um pequeno vislumbre, da realidade que é ser doente de junta médica em protugal.

    • img
      dede Responder

      que ganda artigo boa continue assim petter ganda jornalista. UMA CHAMADA DE ATENÇAO AOS GOVERNANTES . CRIAR CONDIÇOES EM STP PRA HOMODIALSIE

  11. img
    atencao!!!!! Responder

    correcao:

    de pessoas que só tendo familiares influentes…

  12. img
    atencao!!!!! Responder

    desculpem os erros, pois há muitos, é que escrevo a pressa por ter de ausentar-me em seguida.

  13. img
    Fui eu que comi a mãe dele Responder

    Têm calma que no domingo vais ter o que mereces. Não sei qual motivo do Senhor ainda estar a trás do poder já deste cabo do nosso país a favor dos teus filhos a da tua mulher e dos teus amigos deixa-nos em paz vem vai viver para Portugal aonde tens todo o nosso dinheiro investido em casas, acções da PT, da GALP dentre outras empresas. Que raio de ganmacia aé tua será que filho que nasceram na barriga de outas mães de STP tambem não pode usufruir do bem estar desse país. Por favor ninguem vota nesse senhor no domingo…
    Viva STP

  14. img
    luisó Responder

    Estou muito feliz por STP e pelos Santomenses!
    Porque :
    - vamos ter 10.000 novos empregos;
    - vamos ter um porto de águas profundas;
    - vamos ter um novo aeroporto;
    - vamos ter uma zona franca;
    - vamos ter uma estrada nova da capital a
    porto alegre e outra para neves;
    - o governo vai submeter-se ao tribunal
    de contas e apresentar contas;
    - alguém vai pagar os 5 milhões dólares ao
    brasil;
    - vai-se saber quem ficou com os 900 mil
    dólares da ENCO;
    - quem deixou afundar os barcos de pesca
    que estavam na fernão dias?
    - como foi comprado o “principe” e quem
    ofereceu os iates e porquê;
    - porque é que não estão acabados os
    passeios na cidade capital;
    - porque não há água no hospital há 20
    anos;
    - quem desviou essa água e se pagou por
    ela;
    - e mais…

    agora vai saber-se tudo porque este governo, porque em 35 anos ainda não teve tempo, agora sim vai ser possivel.

    Como é possivel que as gentes tão pobres de STP, caué, lembá, cantagalo, que em 35 anos de liberdade não viram nada nem lhes deram nada, continuem a trilhar o mesmo caminho sem fim e sem futuro ?
    Será que não vem que é mais do mesmo ?
    Pobres dos ignorantes pois eles sempre serão enganados pelos falso profetas que lhes dizem: agora é que é…
    onde está a água?
    as estradas?
    os empregos?
    a escola com condições?
    a energia em casa sem cortes?
    o suficiente na mesa para todos em casa?
    mudar algo que está mal é sempre bom, porque o que está, e se é mau, já nós sabemos e não é novidade.
    Que sejamos todos felizes um dia…

    • img
      Antonio variacoes Responder

      caro luiso,

      Tens toda razao, parece mentira mais e pura realidade, essa gente nao aprende.

      As vezes me pergunto o que faz as pessoas que sofrem e sofreram desde a independencia, nas maos de pessoas como o rafael branco e o seu partido MLSTP( e nao so), voltarem a dar o voto de confianca.
      Enfim, cada um tem o que merece. Ate os cegos vem as malandragens dessa gente, por isso nao acredito que stome consiga sair do buraco rumo ao desenvolvimento.

      • img
        luisó Responder

        estamos juntos…

    • img
      moreno Responder

      caro luiso:o seu comentario e muito explicito.as vezes penso que o povo de stp , a maioria, o que sofre,o que anda de maos dadas com a miseria com a penuria, se acomodou a situacao e pronto prefere manter assim.nao e preciso ser se intelectual,para se ter nocao do certo e do errado …enfim e o pais que temos haja paciencia

  15. img
    luisó Responder

    A ADI perdeu em todas ?
    Mas então quem ganhou em água Grande e Mé-zochi ?
    Pelo que li sr. ainda PM, o seu partido teve mais 700 votos que a ADI no total da contagem…
    os srs. estão mesmo agarrados ás cadeiras e estão com medo de as perder !
    mas assim será e quem nunca governou que possa mostrar o que pode ou não fazer e mais tarde o povo cobrará.

  16. img
    salupetupena Responder

    Temos uma grande oportunidade para punirmos este Rafael Branco em que ao longo dos tempos nunca nos degnificou antes pelo contrario, devia ter vergonha com a sua incompetencia desde os 22 anos até entao. Tenhamos orgulho Santomense…

  17. img
    salupetupena Responder

    Desde os 22 anos que este Sr. tem como profissao Secretáro, Ministro, e negociante do poder. se fosse para criar 10 mil empregos como referiu na campanha ja o teria feito. Siceramente o Sr. nao tem moral para com este povo.Lacaio e numigo manso.

  18. img
    Zovirax Responder

    Muita cara de pau!
    O senhor tem que ser mais humilde e respeitar o sofrimento das populações enganadas.
    A culpa dessa sua arrogância é da grande maioria do povo que votou no seu partido. Certamente este povo foi muito bem manipulado e enganado pela máquina do seu partido. Tive a possibilidade de ver as imagens de pessoas que estavam nas campanhas eleitorais carregando bandeiras dos partidos e com os rostos revelando sofrimento e miséria. Pessoas que passam fome, defecam no mato, bebem água do rio, usam candeeiro de petróleo (cafúca), não têm cuidados de saúde, quando as doenças são graves ficam condenadas à morte porque não têm acesso à junta médica. As populações estão de tal forma massacradas pelas políticas do MLSTP e vendem a sua dignidade a qualquer preço para sobreviverem. É uma pena! A culpa não é vossa. Pena dos mais desfavorecidos!

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Zovirax,
      o problema é sério.

      A população está tão pobre, tão carenciada que se vende por pouco. Por qualquer 100.000,00 dbs.

  19. img
    A VOZ DO CEITA Responder

    Quem é o Empresario Aurelio Martins ?

    R: É um Empresario de que não consegue para salario dos Trabalhores em Angola ?

    A empresa Gibela em Angola deve ou tem atrasado 8 meses de Salario dos Trabalahadores

    Aurelio Martins que muitos falam ca em S.tome e Principe é o Marioneta ” MINÁ QUIÁ” ou dos Empresario em Anfgola como: Hegino Carneiro ” Ex ministro de Obra Publica de Angola ” e outros em Angola

    Acredito que este Politiqueiro e nao politico esta em S.tome e Principe como a Oportunista ” a Procura de meio Facil para ser Alguem”

    AURELIO quem não te conhece que te compra o bom Preço ……

    CONSELHO PARA MEUS IRMÃO CA EM S.TOME E PRINCIPE
    ……..

    - Não votam pela ilusão gosto de fulano e cicraneo….

    - Não votam pelo banho de 2 Euros ou mais

    - Votam sim pelos vosso bens Estar Social e Economicamente

    - Votam Bem Estar dos seus filho

    - Votam pela vossa conciência

    - Votam fazendo Balanço de 35 Anos

    - Votam pela Mudança de S.tome e Principe

    - Votam para Desenvolvimento de S.tomé E Principe.

  20. img
    Fé zâua lêgado.. Responder

    Meu caro 1º Ministro……..
    Temos cerca de 78 mil eleitores, e no distrito onde o ADI ganhou, tem cerca de 52 mil eleitores e o senhor ganhou 4 distristos, com cerca de 26 mil eleitores….
    Vamos fazer as contas…Por isso que essa terra não anda…
    Engraçadinho do Rafael…

  21. img
    Medeiros Responder

    O politico mais sabio da nossa ilha .. hehehe esse foi estudar politica por isso sabe enganar bem o povo …

  22. img
    AMIGOS Responder

    COM O BRASIL SE NEGOCIA O BRASIL É MUITO GRANDE E SABE OQUE É SER POBRE [EUROPEUS SÓ EXPLORAM A AFRICA]

Deixe um comentario

*