Política

Secretário-geral do MDFM-PL pôs-se em fuga?

É a questão de momento nas ruas da cidade de São Tomé e não só. Informações seguras indicam que Raul Cravid, secretário-geral do MDFM-PL, deixou São Tomé na tarde de terça – feira no voo da TAAG com destino a Cabo Verde. O Vice-Presidente do partido diz que cada um deve responder pelos seus actos.

Com apenas a roupa do corpo, e uma mochila nas costas. Foi assim segundo testemunhas que o Secretário-geral do MDFM-PL, Raul Cravid, abandonou São Tomé na tarde de terça-feira no avião da TAAG que liga o arquipélago e Cabo Verde.

A saída sorrateira de Raul Cravid, acaba por ser notícia porque acontece num momento crucial da campanha do MDFM-PL para as eleições legislativas. No seio da estrutura directiva do MDFM-PL, alguns membros contactados pelo Téla Nón dizem que desconhecem as razões da viagem repentina do secretário-geral.

O vice-presidente João Costa disse a imprensa que cada um deve responder pelos seus actos. «A única explicação que posso dar, é que cada um responde pelos seus próprios actos. João Costa Alegre não responde pelos actos do senhor Raul Cravid. Pelas informações que temos, ele tem problemas de saúde e foi tratar do seu problema de saúde», referiu o Vice-Presidente João Costa Alegre.

No entanto várias fontes indicam que as relações entre João Costa Alegre e Raul Cravid, deterioraram bastante nos últimos dias. O Vice-Presidente desmente que tivesse tido rixas com o seu secretário-geral.

Ainda a digerir a derrota eleitoral, o MDFM-PL tem mais um problema para resolver. A viagem surpresa e sem explicações do seu Secretário-geral.

Abel Veiga

    59 comentários

59 comentários

  1. Fui eu que comi a mãe dele

    28 de Julho de 2010 as 15:23

    Esse sempre foi mafioso.
    Isso mostra bem a forma como está estruturado esse partido-zinho. Por gente mafiosa a começar de Fradique e acaba no último militante. Esse grupo foi formado para destruir STP e roubar o ultimo cêntimo do tesouro público.
    Haverá mais fuga, deixa o brother Patrice assumir o lugar de 1º Ministro. Rafa também vai fugir para Lisboa, Delfim Lisboa, Os Monteiros também vão sair em fuga. Armando Correia, Osvaldo Santana…

    E os preguiçosos:

    OS 10 MAIS PREGUICOSOS DE S.TOME E PRINCIPE (Não gostam de trabalhar)

    1- Albertino Bragança – copiador de poesias

    2- António Quintas (ex-ministro)

    3- José Viegas

    4- José Luís (da FDC)

    5- Dionísio Dias

    6- Guilherme Neto (da TVS) – o gordinho

    7- Mimi (medico filho de Sr.Leovigildo )

    8- Arlindo Bala (rapaz do Patrice), vais ter que bulir bala Patrice já está farto de preguisosos….

    9- Eugerio Amado Vaz

    10- Pires Neto (rapaz do MDFM)

    Vão começar a bulir ou terá que abandonar STP…

    • Principe Tom'e

      29 de Julho de 2010 as 10:40

      muito bem.
      mt boa materia.
      agora, sff, faz uma maior descricao desses senhores.

    • sum muclúclú

      29 de Julho de 2010 as 16:34

      Meu amigo,tens toda a razao.Nunca na vida ninguém faz-se rico com 0 trabalho,mas sim……………………..Pode ser que depois de tanta roubalheira,os filhos aproveitam da riqueza.

  2. Fui eu que comi a mãe dele

    28 de Julho de 2010 as 15:36

    Conforme cita o João Ceita “Raul Cravid fugiu para Cabo Verde com muita massa. A má lingua fala de 350.000.00 ( trezentos e cinquenta mil euros). Fradique mandou fechar a porta do partido e devolver a casa ao Tribunal Supremo Tribunal e policia esta tomar conta da QUINTA DE SOSSEGO em Santo Amaro. ACABOU MDFM-PL”

  3. luisó

    28 de Julho de 2010 as 15:47

    Sinceramente não acredito.
    Conheço-o pessoalmente e tenho boas referências dele.
    A ser verdade seria uma grande desilusão.
    Esperemos mais alguns dias e a verdade saber-se-á.

    • Mané Petema

      29 de Julho de 2010 as 0:59

      Jesus conhecia bem os Seus discípulos e Judas! Mesmo assim deu em Pizza! Eu e outros 90% dos Santolas conheçemos (visualmente)pessoalmente Fradique Menezes mesmo assim nada impede que ele afunde essa Nação Gloriosa. O dogma nunca foi solução sim as dúvidas do que era contado como verdade.
      Afinal não são as respostas que resolvem o problema do Mundo, sim as perguntas.

      • PATRICIO

        29 de Julho de 2010 as 13:13

        Poderiam muda o titulo desta noticia, pelo ki li essa noticia baseia-se na lingua do povo, nao ha nada de concreto, se o TELA NON quiser manter com a sua credibilidade acho ki deveriam basiar-se em factos mas, “cada um sabe de se” dizem os Tuga.

        • Pintacabra

          29 de Julho de 2010 as 20:46

          Primeiramente seria melhor aprenderes a escrever portugues e depois opinares.

          • adilson

            5 de Agosto de 2010 as 13:24

            olha, ja estou com medo de escrever porque puedo escribir mal el portugués, podemos llamar a nuestras profesores de idioma para que nos chequee lo que escribimos… seu mal criado..

  4. tagarela

    28 de Julho de 2010 as 16:27

    (…) Para cabo verde, de mochila às costas, nessa altura dos acontecimentos políticos em STP??!! Isso está a cheirar mal. Muito mal. Viva STP!!!

    • Filho de Diabo

      6 de Agosto de 2010 as 10:33

      Ha mtos santomenses em Cabo verde. K tb precisavam de “banhos” e p haver banhos era necessario alguem p os dar e tb meios materiais como a agua k é indispensavel. E claro k p aquisicao de materiais é preciso uma mochila cheia.

  5. Filho de Deus

    28 de Julho de 2010 as 16:28

    POR TUDO QUE ESTE HOMEM JÁ FEZ NESTE PAÍS MELHOR ELE NÃO VOLTA CA MAIS. OLHA DEPOIS DIZ-ME O QUE ESTAVA NA TUA MUCHILA TA ( como disia o outro nesta altura circula muito dinheiro solto , sem dono para prestar conta )

    • Filho de Diabo

      6 de Agosto de 2010 as 9:43

      “como disia o outro…” DIZIA com Z e nao S. Claro k foi um lapso e nao erro.

  6. Pleto

    28 de Julho de 2010 as 16:58

    Acho que isso não é notícia que nos interessa, se a viagem for privada ninguém tem nada a ver com isso. Por favor senhor jornalista há factos e notícias mais importantes sobre o nosso país para informar aos leitores. Ja agora uma nota, compreendo que o seu trabalho no terreno não seja fácil mas por favor vê se tentas diversificar as notícias, porque a maior parte das noticias que aqui publicas é na maioria sobre política. Ora tenho certeza que ha muitas matérias sobre economia,finanças,comercio,falta de luz etc… coisas do dia dias que precisa ser publicado.
    Entenda isso como uma humilde opinião e crítica, só assim podemos evoluir para melhor.
    Obrigado

    • taralega

      28 de Julho de 2010 as 22:36

      humm, é familia já a se intrometer. É noticia sim. nao deixa de ser estranho e deve ser comentado.

      • Pleto

        30 de Julho de 2010 as 11:22

        Nao sou família,nem amigo nem conhecido do sr em questao. O jornalismo sério tem que se basear em factos virídicos e concretos.De suposiçoes ja bastamos nós cidadaos comuns,quém tem a tarefa de informar tem que ser responsável naquilo que publica. O jornalista tem que investigar e publicar notícias bom base verdadeira, por exemplo a viagem sem fim do presidente e a sua cumitivapara exterior etc…
        Ja agora por curiosidade, como é que uma pessoa pode sair do país com uma mochila cheio de notas… nao foi barrado no aeroporto!!!! até pode passar no nosso aeroporto mas em CaboVerde…. duvido
        Fui

        • António Veiga Costa

          30 de Julho de 2010 as 23:28

          Concordo,

          penso q o motivo da viagem urgente foi em caráter de precaução, por causa do incidente dos tiros disparados em Agostinho Neto.
          O Sr. Cravid poderia correr perigo nas ruas e, para apaziguar os animos, O Fradique pediu a ele q viajasse.

    • Mané Petema

      29 de Julho de 2010 as 1:05

      Parabens amigo Pleto, noticias sobre avanço educacional, sucesso profissional dos agricultores e médios empresários, Professores que saem de casa com intuito de Passar conhecimento. Trabalho de Equipe montado por estudantes da Capital com objetivo de trocar experiências com os longínquos.

      Afinal Ser Sãotomense não tem nada a ver com Fracasso dos políticos sanguessugas. Ser Sãotomense é mais solidário, é passivo, amável é está no Centro do Planeta Terra.

    • Filho de Deus

      29 de Julho de 2010 as 11:41

      TU DEVES SER MAIS UM QUE JOGA NA MESMA EQIUOPA DELE.

    • triste

      29 de Julho de 2010 as 19:02

      o pior sego e aquele que nao quer ver. pois nao e primeiro que foge assim de stp a registo de criminoso que sai com roupa de mecanico roupa de praia e etc.pensao que roupa (fato e gravata) ja nao estava plantado no aviao? pois eu digo,em STP e so aldrabons pois em Somos Todos Piratas se nao roubas nao es honesto.GOSTARIA QUE O SENHOR NACIONALISTA COMENTACE ESTE ACTO DE NACIONALISMO PRATICARO POR MAIS UM ELEMENTO DO PAIS.TENHO DITO

  7. Leopardo

    28 de Julho de 2010 as 17:07

    Fizeste bem em tirar férias em Cabo Verde … não preocupes muito com o partido….és quadro do Banco Central …

  8. Chayanov

    28 de Julho de 2010 as 17:09

    O homem ja aterrou desde ontem,em terras caboverdeanas. Quem se atreve a dizer que ele desviou 100 mil dolares??
    Quem?
    O homem está em terra de liberdade e garantias.
    Vai viver a sua vida piano piano.
    Onde é que ele viu grana, então fradique tem banco em casa? joão cavalo está com dor de cotovelo, aguenta a buxa, buxa estica. Da qui a pouco estará em sam Tuga, deve ter poassaporte de serviço ou diplomata. “Vumba Kuê, Vumba kue…

  9. Chayanov

    28 de Julho de 2010 as 18:04

    Bunhé. O homem está bunhé.
    A viravolta das legislativas vai se ver. Tabua rasa. Dr João Costa Alegre deve preparar o seu fato de treino, calção e camisolas, tenis para retomar as suas actividades profissionais. O senhor foi professor de educação fisica. Se calhar ficou pior do era. Na altura, 90 nem um salto triplo fazia, atletismo nada, drible nada. voleibol nunca o vi a jogar, só paleio, e agora ´!!!
    transformou-se em politico de meia tigela, imcompatibilizou com o Miguel Trovoada, por amor a moeda de Fradique e agora??. Agora mama Buxa. O ADI se quiser vingar como governo não deve alimentar ódio e vigarice.
    João ! será nomeado professor em Ponta Furada, Lembá. Com um bom salario de (900000$00) NOvecentas mil Dobras.

  10. Taa-Sossegado

    28 de Julho de 2010 as 19:19

    Dá Demónio cara dele!
    hahaha……Essa é boa!Grandas politicos, os da minha terra!
    Espero que não tenha sido cozinhado no seio deste grupo, e se for, quem será o próximo fugitivo?
    taa-sossegado!

  11. Rutti Lima

    28 de Julho de 2010 as 19:34

    Senhor Abel Veigas.
    Entendo que os Jornalistas devem informar aos seus leitores tudo quanto seja verdade, com verdade e nunca basear-se nas Conversas de Rua.O que terã de tão importante a saida desse Cidadão para o País? Não acha que existem muitas outras coisas sobre as quais o Sr devia trabalhar para informar o Povo e não meter-se em coisas privadas?! Conheço muito bem o Raúl e não acredito nisto. QUEREM SIM, TENTAR ENCONTRAR UMA JUSTIFICAÇÃO PARA OS MAUS RESULTADOS DO MDFM/PL.

    • Filho de Deus

      29 de Julho de 2010 as 11:50

      TU COMO GUARADES DA EQUIPA, ESTAIS EM BOA FORMA.
      KIKIKI
      VÃO PIDIR BÉNÉ DINHEIRO DESTA VEZ, PORK O MAN FRÁ JÁ NÃO TEM

      • Filho de Diabo

        6 de Agosto de 2010 as 17:20

        Tu na escrita, é uma vergonha para a lingua Portuguesa. Como o homem nao te deu o “banho” falas e até escreves mal do homem.
        “ESTAIS” = ESTàS
        “GUARADES” = GUAR DA RE DES.
        “PIDIR” = PE DIR.
        Se o homem robou, robou ao Fradik/MDFM e nao a STP.

  12. Medeiros

    28 de Julho de 2010 as 20:39

    Em STP tudo é possivel … estou a começar a crer que a igreja do 7 Dia tem razão ..quando afirmava que vai chegar tempo ..que tudo vai piorar até ao extremo ,.
    Robem tudo depois ajusta conta com Deus.

  13. salupetupena

    28 de Julho de 2010 as 21:15

    Mais um lacaio sem comentário

  14. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    28 de Julho de 2010 as 21:53

    AGORA É QUE SÃO ELAS?EU JA VOS TINHA AVISADO QUE A LUTA DA BRASAS ACABAM MAL QUANTO OS OUTROS FICAM SEM BRASAS E AGORA É ESSA.MAS POVO DE STP DEIXEM OS PEIXES GORDOS PROCURAREM PRAIA PRA SE ENCALHAR ESPERO QUE ENCALHAEM NA AREIA PARA QUE NÃO POSSAM FICAR NO MAR PARA SER COMIDO POR PEIXES PEQUENOS…FORÇA E CORAGEM PORQUE SO FALTAM UMAS HORAS PRA MUDANÇA VIVA STP…A MUDANÇA É CERTA..

  15. ABDULAY silva

    28 de Julho de 2010 as 22:10

    eu só quero contrariar parcialmente o pleto quando ele diz q essa noticia não poderia ser publicada pelo jornalista,trata-se sim de um secretario geral de um partido com uma certa relevancia no seio político e nessa altura do campionato essa viajem repentina é de certeza absoluta motivo suficiente para q essa noticia foce publicada, é com certeza uma noticia muito importante porq gestos como essemostra evidencia na falta de responsabilidade por parte de alguns políticos do nosso pais………

    • Pleto

      30 de Julho de 2010 as 11:34

      Nota: sr Abdulay leste e percebeste bem aquilo que eu escrevi certo!! entao se percebeste, nao confunda as minhas palavras. eu nunca disse que aquilo nao poderia ser publicado, apenas disse que aquilo nao tem relevancia, ja imaginaste se o jornalista publicar noticias sobre a saída/viagem de todos dirigentes e ex dirigentes do país!!
      Relativamente ao Sr Raul Cravid, essa noticia se for viridica so poderá interessar aos militantes do seu partido e nada mais. Se o individuo for la fora fugido ou nao, isso é problema dele e da sua familia política.
      Temos coisas mais importantes para se preocupar.

  16. Jose Cristovao

    29 de Julho de 2010 as 8:24

    Nao se preocupem, acho que ele saiu e ja volta; apenas deu uma fuga para desanuviar…

  17. maria chora muito

    29 de Julho de 2010 as 10:46

    Vocês acham que Raul é algum parvo.Eu ja foi amante dele no tempo da EMAE e o ele tinha subsidio para puta, iamos sempre para ilheu Bom-Bom passar fim de semana. Se ele encontrou dinheiro proveniente daquele Banco que se chama FAVORITA ele come mesmo. Ferro MALA BOI é para ser comido.Não ha registo, não ha nada. A tempos tinha também um meu boquito que foi para Angola buscar dinheiro para campanha de 2006 ele chegou no areporto e disse que perdeu a mala e ponto final. O meu amigo Raul deveria comer ferro e dizer ao Fradique que o dinheiro foi distribuido na campanha e ponto final. Ninguem tem controlo de nada. Se ele fugiu ele fez mal. FERRO é para ser comido.

    • Dr.Antonio Variacoes

      29 de Julho de 2010 as 12:29

      ahhhhhhhhhh…eu ja foi amante dele….M QUE GENTINHA

      • Filho de Diabo

        6 de Agosto de 2010 as 17:30

        Real/te Antonio. ” QUE GENTINHA”.
        Ha pessoas k nao perdem a oportunidade. Como se diz em STP, parecem Tongas, só têm esperteza.

    • BM

      29 de Julho de 2010 as 14:57

      Boca ferro dele, está defedendo troco.
      Calma querida, que ele vai te trazer tangas de cabo-verde.

    • moreno

      30 de Julho de 2010 as 8:23

      sem comentarios.. haja pachorra

  18. Principe Tom'e

    29 de Julho de 2010 as 10:50

    o Fradique e o pior movimento santomense de sempre!

  19. Zovirax

    29 de Julho de 2010 as 11:11

    Cada um pagará a sua culpa.

  20. Osama Bin Laden

    29 de Julho de 2010 as 13:28

    Estou disponivel para trazer este homem de volta a STP vivo ou morto ou eu não me chamo Osama Bin Laden… seja aonde ele estiver, este antigo agente da KGB é muito fraquinho para me…

    • Filho de Diabo

      6 de Agosto de 2010 as 10:17

      Tu deves estar +preocupado com os bens do Fradik/MDFM do k proprio STP. O Abel Veigas diz k a mochila continha dinheiro do MDFM. Bem, tu tb es um dos militantes activo desse partido, daí o “dor de cotovelos”. Da proxima tenta ser tb esperto, pk STP foi feito p esses.

  21. João Ceita

    29 de Julho de 2010 as 13:40

    Fradique só esta a rogar praga e a gritar ” eu sou cristão, eles comeram meu dinheiro, eles vão pagar”. Os gajos ( joão Cavalo e Raul) comeram mais de um milhão de dolares e agora estão a correr para outros partidos (PCD, ADI e MLSTP). Basta ver que o tal ODAIR, ninja, segurança do Raul ja saltou pra MLSTP e estava ontem a dar banho ao João Cavalo com agua de LUCUMI.
    São Tomé e Principe por esse andar corre o risco se Patrice Trovoada ganhar as eleições de se tranformar em HAITI. De resto temos a mesma estrutura social esclavagista.Somos decentes de escravos.

    • António Veiga Costa

      30 de Julho de 2010 as 23:41

      São Tomé já eh um Haiti, a mesma miséria, trabalho escravo, separatismo social.
      Deus nos proteja de um terremoto.

  22. João Ceita

    29 de Julho de 2010 as 13:42

    correcção “decendentes” de escravo. Ok

    • luisó

      30 de Julho de 2010 as 10:09

      permita-me:

      – ” descendentes ” e não como está esccrito.

      • João Ceita

        31 de Julho de 2010 as 9:56

        Neste espaço a velocidade do pensamento é superior a capacidade da escrita. Doutor Luisó corrige “Esccrito” por favor.Eu sou Tomga. Só falo pretuguês.

  23. BM

    29 de Julho de 2010 as 14:49

    Isso é que é banho, 35o mil erros. – MDFM dá bom banho.
    PCD dá banho de 5000 mil dobras novo-esticado.
    Corruptos.

  24. DLima

    29 de Julho de 2010 as 16:10

    Partido da treta…

  25. Chayanov

    29 de Julho de 2010 as 17:21

    Este truque é velho.
    Trata-se de uma corrida de estafeta. O João Cavalo e Raul Cravid estão na corrida e Têm o dinheiro se calhar a mão. Resta saber quem arrancou em 1º lugar? Raul ou joão?
    Não podemos ser falsos!!
    O Fradique não tem legitimidade para fazer uma denuncia as autoridades. Onde é que ele viu este dinheiro? devia ser num banco comercial!!
    Passooo!!

  26. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    29 de Julho de 2010 as 22:27

    O RAUL SÓ FEZ BEM,SE ELE NA REALIDADE DESVIOU O O AGUA DO BANHO PRA MIM FOI O MELHOR POLITICO QUE VI ELE ´Q UE É HOMEM INTELIGENTE,PEÇO A DEUS QUE LHE AJUDE DÊ-LHE SORTE NA VIDA EM PODER INVESTIR ESTA AGUA PARA QUEA MESMA POSSA VOLTAR A CORRER NOS TANQUES DA TERRA,PORQUE.POVO AONDE ANDARAM TODO DESSE TEMPO ESTE DINHEIRO SABENDO QUE NEM HA MEDICAMENTOS,AGUAS VIVAS NAS TORNEIRAS,PRODUTOS ALIMENTARES,FALTA DE MATERIAS PRIMARIOS PARA UM BOM FUNCIONAMENTO NO NOSSOS HOSPITAIS SERA QUE AINDA CONSEGUEM TER NATUREZA PROPRIO PARA PODEREREM DAR VOTO NESTE DOMINGO A ESTE PARTIDO?COM O DOCUMENTARIO JA VISTO?FUGA DO SECRETARIO GERAL?E AGORA?DESISTEM O POVO DE STP, NO DOMINGO FARÁ JUSTIÇA…

  27. lvingada

    31 de Julho de 2010 as 9:48

    Quem será o próximo?Na próxima segunda,no voo da TAAG,teremos que estar atentos,pois depois do resultado…have´ra mais fugas milionárias?

    • Faustão

      1 de Agosto de 2010 as 9:58

      É verdade esse jornalismo fraco e ao serviço dos políticos, é isso que estamos a ver e nada mais. è isso que é STP

  28. Dr.Amado(Vulgo Sacapapo)

    1 de Agosto de 2010 as 19:47

    DESTA VEZ NO PROXIMO VOO DEVE SER O CAVALO CASO CONTRARIO PODERÁS IR DE BURRO NÃO SEI SE O BURRO VAI CONSEGUIR TRANSPOTAR O SACO E AS MALAS…HAVERA DENTRO DE DIAS MUITAS FUGAS MELIONARIAS AGORA É QUE SÃO ELAS AS BRASAS ESTAO SE APAGAR HOJE DIA 1 DE AGOSTO…

  29. ajudar stp

    2 de Agosto de 2010 as 10:38

    O SR PIRES NETO que não sabe ler nem escrever agora com um deputado que o MDFM conseguio nestas eleições ele vai faser o quê tirar vinho porque ele era viantero e não teve tempo pra estudar ou conduzir o caminhão do ADI porque ele antes pra ir pro MDFM era motorista do ADI talvês agora ele vai deixar de ser arrogante atrazado.

  30. Sum Pimbi

    3 de Agosto de 2010 as 10:02

    MDFM, é o pior partido politico do País…Olha só o que lhe aconteceu…Em vez de dár Banho à população para obter votos como outros fizeram…Dá Banho apenas aos seus Próprios Membros…
    Isto justificou a sua derrota, independentemente, dá instabilidade que ja existe no seio do próprio partido…Acham que seria possível governa o país????

  31. quequa

    4 de Agosto de 2010 as 9:26

    hum…350 mil euros ???

    • adilson

      5 de Agosto de 2010 as 13:26

      si for verdade, é muito dinheiro, muita pasta como dizem os espanhois, beaucoup d’argent em francês,

  32. Filho de Diabo

    6 de Agosto de 2010 as 17:40

    Nao tenham duvidas que qualquer dia em STP, a palavra de ordem serà:
    “VIVA OS CORRUPTOS E SABOTADORES DO ESTADO”.
    Pk akilo é um país dos espertos. Se fores honesto/sincéro es burro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo