ADI reclama vitória nas eleições autárquicas

O Presidente da Comissão eleitoral Nacional, que tinha anunciado a ADI como grande vencedor das eleições autárquicas, já fez marcha atrás, tendo anunciado que é o MLSTP/PSD o vencedor das autárquicas. Mesmo assim a ADI garante que é o vencedor das eleições de domingo, contrariando a Comissão eleitoral Nacional e o MLSTP/PSD.

As declarações do Presidente do MLSTP/PSD, Rafael Branco, anunciando desmentindo a vitória da ADI nas eleições autárquicas, forçou o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, a dar o dito pelo não dito. José Carlos Barreiros veio reconhecer a vitória eleitoral do MLSTP/PSD, depois de já ter anunciado na madrugada do dia das eleições que o grande vencedor era a ADI.

Diante da polémica a ADI veio desmentir tudo. «Das eleições passadas o partido vencedor foi o ADI. Há uma manipulação do MLSTP/PSD querendo confundir a opinião pública, desencorajar todo o povo que quer a mudança neste país, dizendo que eles é que venceram as eleições. Eles venceram sim no que concerne ao maior número de câmaras. As duas maiores câmaras juntas, com todos os eleitores inscritos correspondem a cerca de 51 mil eleitores. E a ADI é que venceu essas câmaras. A soma de todas as câmaras vencidas pelo MLSTP corresponde a volta de 24 mil eleitores. Logo em termos de eleitores a ADI venceu essas eleições», assegurou Levy Nazaré, membro da direcção da ADI.

Em Conferência de imprensa, a ADI, explicou que o povo são-tomense já conseguiu discernir eleições autárquicas das eleições legislativas. Nas eleições de domingo, segundo a ADI, o povo apostou nos concidadãos das suas comunidades. Mas no próximo domingo a escolha será entre Rafael Branco e Patrice Trovoada para o cargo de Primeiro-ministro. «O povo sabe que no próximo domingo a escolha é entre duas pessoas. O povo tem que decidir se quer o doutor Patrice Trovoada como Primeiro-ministro ou se quer Rafael Branco como Primeiro-ministro», precisou Levy Nazaré.

ADI diz que a Reacção de Rafael Branco na última terça – feira, anunciando a vitória do MLSTP/PSD, confirma o «medo da derrota. Estão aflitos e estão a procurar todas as formas para destabilizar a nossa opinião pública e destabilizar a ânsia de vitória que está no seio do povo que quer a mudança», reforçou Levy Nazaré.

Durante a conferência de imprensa, picou os olhos, aos militantes do PCD, no sentido de concentrarem o voto na ADI com vista a eleição de Patrice Trovoada como Primeiro-ministro, já no dia 1 de Agosto. Segundo Levy Nazaré, os militantes do PCD que representam a família da mudança, devem juntar-se a ADI, e não seguirem aqueles que venderem o poder para o MLSTP/PSD. Referência clara a actual liderança do PCD.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Manuel Jorge Responder

    Reflexão:
    Temos que ter muito cuidado com esses malandros do MLSTP, ou seja, PSD, porque não lhes importam meios para chegarem o fim, reparam só: no passado domingo, mesmo na hora da contagem dos votos, contou-se a energia eléctrica, ninguem diz nada, mas é grave ou muito grave; desde a segunda-feira para cá, cortam a energia das 19:30h até as 22:00h, ajudem-me a pensar porque ha qualquer coisa que não bate certo quando sabemos que a central de Santo Amaro ja esta a funcionar. Não sei si isso acontece na capital, mas aqui onde eu vivo sim.

    • img
      Pleto Responder

      Isto são manhas do passado, MLSTP sempre usou truques sujos.Eu me lembro nas primeiras eleições livres, quando o povo decidiu meter na rua o Pinto da Costa eu era garoto, na minha vila os gajos cortaram luz,distribuíram papeis com ameaças, tudo isso aproveitando da ignorância e para intimidar a minha gente humilde. A maior praga e maior dos pecados que existe no nosso país é o MLSTP e a sua cúpula.

    • img
      SN-FS Responder

      Caro Manuel Jorge, como Tens passado??

      Reconheço que tens um lado partidario, mas olha não podemos estar acusar partido XPTO de ter feito X acto, numa antivisão global do que é nossa politica…..digo e sem receio nenhum que tanto o partido do governo e partido da aposição, têm todos ansia de chegar ao poder e quando la chegam deficilmente irão sair, digo isso porque com a viatoria d MLSTP/PSD ou ADI um desses partidos não irá ter maioria absoluta com isso terá que haver coligação com grupos partidarios “Tristes” como MDFN ou PCD……sem isso nenhum desses partidos irão governar sem maioria no parlamento…..eu até sinto tanta revolta quando vejo comicios dos partidos todos a pedir mudanca mas na verdade sabemos que não irá haver mudanca… isto para mim é rediculo porque os candidatos….digo (todos candidatos) não têm argumentos nem conteudos para fazer uma politica credivel….

  2. img
    luisó Responder

    e agora há que convencer os votantes e militantes do MDFM e outros do PCD a fazerem o que se chama de ” voto útil “.
    juntarem-se na ponta final para acabar com os rafaeis e tinys do governo de STP porque em 35 anos nada fizeram senão encher os bolsos á custa da miséria dessas gentes de Caué, Lemba, stc, aue ainda vai atrás deles. Assim é a ignorância, mas também um dia vai acabar.

  3. img
    luisó Responder

    correcção: “que ainda vai atrás deles”

  4. img
    tagarela Responder

    Venceu as eleições quem teve maior número de eleitores/votos ou quem elegeu maior número de vereadores e conquistou maior número de Câmaras Municipais? A resposta a essas perguntas dar-nos-á, objectivamente, o vencedor.
    Subjectivamente, poder-a-á trazer a colação os resultados da eleição anterior e compará-lo com estes resultados e ver a evolução de cada um dos dois partidos.

    No entanto,creio ser de pouca importância essas politiquices. O que importante é que conquistaram-se Câmaras e agora terão que trabalhar e mostrar a população que foram/são merecedores de cada um dos votos que lhes deram. Viva STP!!!

  5. img
    Oldayr salgueiro Responder

    olha LEVY vc fez bem as contas não me parece mais por vista da duvida digo a vc pra voltar a fazer bem as contas e ver bem o que vc falou falta vc ainda alguma coisa sim ADI ganhou nas duas camaras na na eleição Autartica ganha-se pelo nº de camaras e mandatos e vc ai perdeu mesmo com vc total também vc perdeu ,mas espero que no dia 1 de agosto as coisa podem ser deferente e esclaressa tudo ,viva democracia mais pra melhor falta muito ,temos que melhor em muito aspecto .Felicidades pra todos Santomense

  6. img
    Yuri Peter Responder

    Sou estudante no estrangueiro apenas a dois anos atras na area de gestao e admnistração Turistica e o q tenho visto é q parece que esse nosso país nunca terá meios de sair desse tal “buraco negro” enquanto tivermos lideres da bancada MLSTP… Eles sim são os verdadeiros “peixes podres da gamela”… só faço uma pergunta!!! até quando continuaram os sambistas do MLSTP sambar se nem a PUITA que é a sua cultura sabem???? Por favor meu povo, Sr. doutores e Governantes deixemos o orgulho de lado e trabalhemos juntos…

  7. img
    Chayanov Responder

    N~~ao há minima dúvida, sou geração de 90, lutei para a instalação do regime pluripartidário, sou do PCD, na diaspora. O ADI é ganhador destas eleições a manter os resultados por si só a vitória é retumbante.
    O PCD deve coompreender que chegou a hora da mudança, desvinculação total. Pelomenos 10 anos de governação, ar fresco na terra, paz e qualidade de vida. É a hora, Já é hora.
    ADI + PCD(geração nova, os limpos).
    Cv limpo, sem mancha.

  8. img
    Chayanov Responder

    Na proxima conferencia de imprensa deste partido,será o agradecimento da victoria legislativa e a mesa terá a nossa agua engarrafada e não “Agua LUSO”.
    Uma pouca vergonha, 35 anos de independencia, não se conseguiu engarrafar agua no país para consumo domestico, temos que importar agua!!!!
    Credo imcopetencia!!
    Viva o ADI

  9. img
    Leopardo Responder

    ohhhh Patrice!!… não fiques sentado … tens que ir ao terreno e conquistar votos. Procure utiliza a mesma estrategia do MLSTP. O Povo esta consigo.

  10. img
    Chayanov Responder

    Nunca se deve voltar ao lugar onde se foi feliz, sabedoria chinesa!!
    Mais de duas décadas de mesma panela. As mulheres quando não gostam de um homem, fazem o quê? mudam de homem.
    ADI é homem novo!!!
    O MLSTP transformou o sao tomense em preguiçoso, Basta dizer viva MLSTP, Abaixo reaccionario, abaixo inimigo manso, viva comité, para ser chefe, director ministro, etc, etc
    Agora é viva o saber/fazer
    Viva a competencia
    Baixo a corrupção
    Abaixo ladrãozinho, Somos a força da mudança.
    PCD é poder geração nova

  11. img
    Thiago Responder

    Sou Thiago,estudante santomense nos EUA.É muito lamentável,chegar até essa situação.o Partido MLSTP/PSD,deveria deichar de existir juntamente com os seus líderes.O Rafael Branco deveria procurar outra coisa para fazer na vida.De tantas governações lideradas por ele desde a independência do País ,ele ainda se vê capaz de governar o País.Essa é de doer!!! Que lamentável!!!
    S.Tomé e Príncipe precisa imediatamente de novas caras,e ter essa fusão de profissionais jovens juntos com os mais velhos que tenham serienidade,competência e sobretudo respeito e acrerdito q o Rafael Branco não tem essa característica.Fico por aqui,e como mensagem ,espero que o povo Santomense fique mais espero e participativo,para que a gente não possa ter curruptos no poder.Até

  12. img
    jaka doxi Responder

    Chegou a hora de todos os santomenses no estrangeiro apelarem os seus familiares na terra para votarem em massa no ADI.
    Não se esqueçam que os nossos familiares ainda vivem graças ao pouco dinheiro que conseguimos enviar para eles todas as semanas.
    Já vimos que com o mlstp-psd,rafael Branco,Carlos Tiny e muitos outros nunca sairemos do fosso em que nos encontramos.
    Entre hoje e domingo vamos todos gastar uns euros,carregar o telemovel e apelar aos nossos familiares para votarem no ADI.
    Também aos militantes do PCD e do
    MDFM-PL apelo para que votem a favor do ADI,porque se não vai ser a nossa desgraça continuar-mos a ser governados pelos corruptos do MLSTP-PSD.

    Abraços.

  13. img
    O.Costa Responder

    Palhaçada!..objectivamente nestas eleições quem venceu foi o MLSTP/PSD, porque teve maior número de câmaras.
    Não sei onde está a dificuldade!

    Nas legislativas provavelmente será diferente. Aguardemos serenamente!..

    • img
      Fé zâua lêgado.. Responder

      Palhaçada da tua parte, estamos a falar em número dos votos, então veremos nesta semana..

  14. img
    Dasafrica Responder

    Ohhh, Patrice, Porque que nos teus comissios crias aparteide nas roupas de partido q vestis.Outros tu entregas camisolas e somente tu tens ixclusifidade na camisa do ADI.
    Ohhhh santolas abri olho, sem ter poder ainda na mao ele ja cria separação, imagina ele com poder…… ele é mesmo estrangeiro….

    • img
      Principe Tom'e Responder

      isto ‘e apenas um peca de roupa.

      deixa de ignorancia a uma hora dessas!

  15. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    DEVE DAR AO CESAR O QUE LHE PERTENCE,PENSO QUE O PATRICE TROUVADA NÃO CAIR NAS TRETAS DESSES CORRUPTOS,E TE ACONSELHO NÃO FICAR AI CALADO MEXER PORQUE OPOVO ESTA COM ADI E ESTA CONTIGO JA BASTA AGORA É A SUA VEZ EM MOSTRAR A SUA ALTA QUALIDADE E CAPACIDADE QUE TENS QUE JA É DO CONHECIMENTO DO POVO DE STP,PELA SUA PASSAGEM DE 3 MESES PORTO VIVA O ADI E VIVA OPATRICE TROUVADA…E FORÇA E CORAGEM RUMO A MUDANÇA….DR.AMADO(VULGO SACAPAPO)

  16. img
    Principe Tom'e Responder

    Desejo, como todos meus compatriotas no exterior, muito boa sorte as ilhas e aos que la estao a sobreviver.

    boa sorte, gente!

  17. img
    Zovirax Responder

    O país precisa de mudanças, 35 anos de MLSTP – disgusting!
    Força ADI! Abram os olhos do povo e façam mudança com consciência. Uma mudança assente no bem-estar social, económico e financeiro das populações com consequências no desenvolvimento sustentável das ilhas. O povo precisa de deixar de ser ignorante, o país precisa de ordem, o povo precisa conhecer os seus direitos e deveres, ter ética, moral e civismo.
    Não sejam abutres do poder, pensem no povo!

  18. img
    renancista Responder

    VIVA A MUDANCA O (ADI)UNICA FORCA DE DE MUDANCA MLSTP CREDO VOCES JA ROUBARAM Q CHEGA DEDSENVOLVIMENTO DE UM PAI N E SO 2 ORELHAS DE PESSOAS A UZUFURIR O BEM DE PAI MAIS SIM POVO SAUDAVEL COM EMPREGO ABAIXO CORUPCAO ………OS PSD DEIXA O NOSSO LINDO PAIS PARA NOS ……PATRICE ABRA OS OLHOS QUANDO FORES ELEITO TERA Q MOSTRAR Q ES COPETENTE PARA ACABARMOS COM OS CORUPTUS…….

  19. img
    A.G Brasil Responder

    ESTAMOS NOS MOMENTOS DICISIVOS, EU COMO ESTUDANTE SANTOMENSE NO BRASIL A 2 ANOS, TEMHO A DIZER QUE, NOS OS SANTOMENSES TEMOS K MUITO REFLETIR ANTES DE TOMARMOS UMA DICISAO,
    PERGUNDO EU, O PARTDO ADI DE PATRICE TROVOADA NAO MERECE GANHAR NADA EM SAO TOME E PRINCIPE, PRIMEIRO, O PATRICE TROVOADA NUNCA VEZ NADA PARA OS SANTOMENSES, O CARA SO KERO PODER , NEM PENSAR , UM HOMEM K SO APARECE NA EPOCA DE CAMPANHA KERENDO CONQUISTAR O POVO , ASSIM NAO DA, UMA PESSOA K KERO PODER , ELE TEM K DEMOSTRAR O K ELE TEM VONTADE , NAO ESTA ASENTADO DURANTE 4 A 5 ANOS A ESPERA DE CAMPANHA, UM CARA K NUNCA OFERECEU EMPREGO AS PESSOAS, SE É K ELE TEM TANTO DINHEIRO COMO SE FALA , DEVERIA TER FEITO ALGUMA COISA PARA O PAIS, NAO VEZ NADA TODO ESSE TEMPO AGORA QUEERO SER O PRIMEIRO MINISTRO NAO DAAAAAAAAAAAAA.
    POR ISSO NOS K ESTAMOS EM SANTOME COMO NO ESTRANGEIRO, POR FAVOR NESDE DOMINGO O FOTO TODINHO VAI PARA O MLSTP POR FAVOR ,VISTO K ELES JA TENHEM O PLANO PARA O FUTURO,
    <> POR ISSO APELO A TODA POPULACAO PARA K DEPOSITE TODO VOTO NO MLSTP PARA K ELES POSSAM TER A MAIORIA NO PARLAMENTO . VIVA O MLSTP,

    • img
      Jose Cristovao Responder

      Pelas tuas palavras acredito que és um dos privilegiados que anda a boleia do MLSTP e receia perder as regalias. Não consegues ver que o País tem sido sempre governado pelos mesmos indivíduos que nos têm afundado cada vez mais? Não vês que a desigualdade social é cada vez maior? Não vês que os pobres estão cada vez mais pobres enquanto os oportunistas que se enriqueceram a custa do poder estão cada vez mais ricos? Porque não se deve dar uma oportunidade a novas caras com ideias frescas a ver se algo muda, positivamente, neste País?

      • img
        Lobachevsky Responder

        Patrice Trovoada, lança um DJ para presidente de camara de STP, um recem licenciado inesperiente, isso cheira “bandalha”. este não é o momento certo para fazer do governo santomense um estagio para os recem licenciados, estamos em caos, não tenho nada contra um recem licenciado, porque sou um deles nesse momento, mas é claro que o senhor Patrice Trocvoada não está a pensar num futuro seguro para o país, porque alguém que queira garantir um bom futuro para o país não pode fazer do governo um estagio para recens licenciados. resumindo Patrice é outro corrupto da praça.

    • img
      Lobachevsky Responder

      O SR miguel Trovoada, ficou na presidencia durante 10 anos, e é do ADI, que ele fez?, a unica coisa que fez foi de encaminhar o Palerma Fradi. a presidencia para completar o destrago que começou. mudança mr….aaa, todos são a mesma mr…aa. cujo objectivo é vingar o poder que lhe foi negado. estão a jogar monopolio com os santomenses. politicos de mr…aaa. Viva São Tomé e Principe.

  20. img
    angela Responder

    olha vcs já se esqueceram que o pai dele tambem já governou o quê que ele fez para o nosso pais nada ñ tem olho pra ver que esse quer é afundar o nosso pais,os três meses que ele ficou lá quantas viagem de ele ñ fez, mal ele entro ele vendeu o espaso a onde era a feira do ponto quando é que o Patrice Trovoada vive em s.tomé para ter esse terreno em nome dele diz-me so no MLSTP/PSD é que existe malandro s.tomé pertence familia trovoada gente abre os olhos o pai dele já covernou 10 anos e vcs querem que ele vogerne mas 10 anos para fazer o que o Fradique esta a fazer ñ é

  21. img
    Santomense de origem Responder

    tenham vergonha, neste país não tem cura. todos os politicos querem roubar a riqueza do país. Até quando os nossos 4 maiores partidos politicos vão deixar de roubar o país.
    Não fui votar nem vou votar porque tenho vergonha de ser santomense………….

    • img
      Mayfer Responder

      Olá a todos!
      Quanto a questão do nosso amigo Santomense de Origem, respondo-lhe dizendo que isto só irá parar, quando a comunicação social for independente do governo, quando tiver uma policia seria que prende esses malandros todos, quando a justiça em geral for independente do governo, quando o tribunal de contas fiscalizar as coisas realmente no Pais, e dentre muitas outras coisas……

Deixe um comentario

*