As projecções do MLSTP/PSD e da ADI em relação a decisão eleitoral de 1 de Agosto

MLSTP/PSD aposta na maioria absoluta, mas reconhece que é muito difícil. ADI acredita na maioria absoluta e considera que o voto dos militantes do PCD e do MDFM-PL no partido de Patrice Trovoada vai garantir tal maioria. MLSTP/PSD admite criar governo de coligação se assim o povo decidir nas urnas. ADI afasta tal possibilidade.

ADI, está confiante que a chamada família da mudança, que envolve os partidos que nasceram após a instalação da democracia pluralista, vai garantir a maioria absoluta que deseja nas eleições de domingo. «Acreditamos que sim. Porque ao contrário das eleições autárquicas o que está em causa é a figura que concorre para o cargo de Primeiro-ministro. Estamos a apelar a toda a família da mudança para votar na ADI. Se eles votarem Adi teremos a maioria absoluta sem dúvidas», referiu Levy Nazaré, Membro da direcção da ADI.

ADI diz que a conquista dos eleitores que habitualmente votam no PCD, é a tarefa urgente desenvolvida na campanha dos últimos dias. O eleitorado do MDFM-PL, já está conquistado. «A maioria do eleitorado do MDFM vai votar ADI».

MLSTP e ADI, são os favoritos a vitória nas eleições de domingo. Alcino Pinto, anunciou a certeza do partido liderado por Rafael Branco na vitória eleitoral. No entanto a maioria absoluta continua a ser uma dificuldade. «Acreditamos na vitória eleitoral. Achamos que a maioria absoluta é um cenário difícil, mas não impossível. Se o povo dizer que não há maioria absoluta é porque o povo quer que se governe em parceria», afirmou Alcino Pinto.

MLSTP/PSD admite a possibilidade de criar um governo de coligação, caso vença as eleições de domingo com uma maioria simples. «Se o povo assim o determinar, o partido vencedor terá obrigação de analisar a situação e criar um governo estável. Teremos mais um governo minoritário, e sem sustentabilidade. Assim teremos que negociar», realçou.

Já a ADI não admite a possibilidade de criação de governo de coligação caso vença as eleições de domingo. «Não vamos fazer acordos com nenhum partido», precisou Levy Nazaré. A ADI avisa que está a lutar pelo poder em nome das populações mais desfavorecidas do país. Por isso, segundo Levy Nazaré, num cenário de maioria simples, após as eleições de domingo, a ADI vai governar sem sustentabilidade parlamentar. No entanto se a vida do governo for ameaçado por outros partidos, a ADI pedirá ajuda ao povo. «Vamos pedir ao povo para nos defender caso haja tentativa de derrubar o governo na Assembleia. Governaremos mesmo com uma maioria simples. Mas estamos crentes que ganharemos com uma maioria absoluta», concluiu.

Cenário político renhido para as eleições de domingo, mas não só. Tudo indica que após as eleições o ambiente político em São Tomé e Príncipe, continuará a ser bastante quente.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Oldayr salgueiro Responder

    Eu não entendo de politica mas, a coisa que podemos ver sem ser bom analitico polico. Se não ganharmos com maioria absuluta vamos governar sozinho sem nenhuma parceria qualquer coisa o povo ajudanos. “Levy” sabe enganar bem o povo sem sustentabilidade na ,”Assembleia” nao passas. E como o povo vai te ajudar a governar? Ou ganhas com mioria ou tens que negociar para haver sustentabilidade governamental , estabilidade polica não venha com mais teoria porque o pais precisa de suluções rapidas pra isso precisa de estabilidade. Vamos “zuntá nón fêssû bassôlá , unir para “GOVERNAR” sem odios e demandas de campanha politica.Parabens para quem ganhar mais , espero que essa vitoria seja de todos santomenses .

  2. img
    vava Responder

    VIVA ADI , VIVA ADI , VIVA ADI

  3. img
    J.B Superfino Responder

    Nao sou politico,nao pertenco a nenhum partido politico,em suma nao entendo muito de politica sobretudo no tocante a politica/politiquice de S.tome e Principe.Porem entendo o suficiente para prever os cenarios que viram apos o dia 1 de Agosto,seja qual for o partido vencedor.Os partidos politicos em STP infelizmente nao tenhem a ideologia politica definida dai que nao se sabe quem eh da direita,esquerda,do centro etc e com isto fazem e defazem coligacoes com qualquer um.
    Na eventualidade do ADI sair vencedor preve-se os seguintes:
    1-Porque o partido do senhor Fradique nao tenha alcancado os seus objectivos e desejos,este certamente ira fazer de tudo para que seje criado um governo de Unidade Nacional para agregar os parisitas do MDFM/PL.
    2- O presidente do ADI(Trovoada),num gesto de agradecimento e comprometimento com o Fradique certamento que tera que cumprir ou sbmeter aos caprichos do Fradique.
    Pois nao podemos esquecer que o Fradique ofereceu ao Trovoada o cargo de ministro de Negocios Extrangeiros,cargos na comissao de petroleos,conduziu negociatas para que o Patrice Trovoada fosse PM mesmo nao tendo ganho as eleicois como forma de cumprir um pedido de um dos seus homologos.
    Mesmo contra todos ou a maioria da direccao do MDFM a verdade eh que o Fradique conseguiu comprir ou realizar os seus planos e o Patrice Trovoada chegou a ser PM embora por poucos meses.
    Portanto perante tanto comprometimento da parte do Patrice Trovoada seria imponssivel ou muita ingratidao o mesmo nao fazer as vontades do Fradique e do seu MDFM,a ver vamos.
    Na hipoteses do MLSTP vir a ser o vencedor,preve-se os seguintes:
    1- Tera o mesmo cenario citado no numero 1 do cenario do ADI
    2- Porque o PCD que como disse uma das suas figuras na altura de apresentacao da sua candidatura ao tribunal,de que estavam fartos de dar Boleias.
    3- Atendendo que o MLSTP foi um dos que recebeu boleia,sera e com tota logica o momento de retribuirem uma vez que o PCD deixou de ter meios para dar boleias.
    Resumindo,qualquer que vier a ser o partido vencedor,todos os chamados de grande ( MLSTP,ADI,PCD,MDFM),todos sairao a ganhar alias como sempre e o perdedor sempre foi o povo sofredor.
    Queremos uma mudanca sim mas desses partidos politicos todos,qual deles tenhem pessoas serias ou que ja deram provas de fazer alguma coisa para o povo Saotomense? Diria que nenhum,mas acredito eu sou apolozista na mudanca.
    Apostamos na mudanca nas primeiras eleicoes livres e demos voto ao PCD.O que fizeram?
    Apostamos na mudanca e demos votos de confianca ao Miguel Trovoada.O que ele fez?
    Apostamos na Coligacao MDFM/PCD.O que fizeram? Apostamos no Fradique. O que ele fez ou tem feito para alem das babuzeiras cada vez que abre a boca.
    Que papel activo desempenhou o ADI durante o tempo que esteve na oposicao? Onde tem estado ou esteve o Patrice antes da marcacao das datas das eleicoes?
    Bem que ganhe o melhor e que pensem um pouco neste povo sofredor que so eh em parte lembrado de 4 em 4 anos. Digo em parte porque mesmo com os banhos acredito que nem todos tiveram a sorte de tomar enquanto que outros certamente ate nem conseguem fazer conta de tantas vezes que tomaram o refrido banho. Fui

  4. img
    jaka doxi Responder

    DE ACORDO COM OS COMICIOS DE FINAL DA CAMPANHA ADI PODE VENCER COM MAIORIA ABSOLUTA.
    PARA ISSO BASTA QUE O POVO COLABORE.
    VIVA STP.

  5. img
    PATRICIO Responder

    TEM QUE SE COLIGAR CASO SEJA MINORITARIA, CASO CONTRARIO SERA MAS UMA PALHACADA COVERNAMENTAL E KEM PERDERA SERA O PAIS. O LEVY AINDA E NOVO NA POLITICA VAI APRENDENDO COM TEMPO, CONTUDO VIVA O ADI MESMO SABENDO KI SERA A MESMA M***A.

  6. img
    António Veiga Costa Responder

    Já está delineado pelo MLSTP – se vencer com maioria simples vai haver coligação.

    E, lógico, o parceiro será o PCD.

    CONCLUSÃO: Vai continuar tudo na mesma!!!

  7. img
    Medeiros Responder

    Eu sou da opinião que ADI se ganhar e Deus faça que ganhe !! não imescui nada com nenhum partido ..principalmente partido dos politiqueiros …
    Até parece que stp não consegue da passo sem OS politiqueiros”MLSTP/PSD.
    Deixem os jovens trabalharem .. e coloque cada peso na tua medida .. porque não se admite um pais ..que a pessoa faz formação de agronomia e trabalha como gestor de uma empresa … não é normal alguem formar em medicina e ser Minitro de negocio estrangeiros … formar em agronomia e ser embaixador ..
    Mais que organização e que potica é essa .. Somos tão imcapazes ao ponto de não haver pessoas capacitadas para desempenhar o seu verdadeiro papel ??
    VCS já roubaram que chega ..deixem o povo viver ultimos dias em paz ..
    VIVA DEMOCRACIA ..VIVA A LIBERDADE SANTOMENSE .

  8. img
    CT Responder

    LI com muita atenção o artigo de jornal “O Parvo” e o “Télá Non”, e quero dizer que não sou analista, mas mesmo um mão enetendedor percebe que esses artigos são incomendas de certos partidos politicos.
    Todos atacam literalmente o MLSTP.Isso é mal no jornalismo Ambrósio e Abel, eu que vos adimiro bastante. Praticam um jornalismo com isenção e maturidade, só assim podemos ganhar no futuro próximo.
    Viva STP

  9. img
    lvingada Responder

    Sou do mdfm,mas neste cenário vou votar no adi.

  10. img
    JP Responder

    eu vou votar no ADI

  11. img
    Jose David Castro Responder

    Caros saotomenses, sendo independente e apartidário, apelo-vos, a todos, que votem no ADI.

    Creio que de todos os partidos concorrentes a estas eleições apenas os dirigentes do ADI não me parecem envolvidos nos inúmeros escândalos financeiros que têm abalado o Pais nos últimos tempos.

    Não permitamos que o MLSTP que já esteve todos estes anos no poder e nada fez em prol do nosso pais continue a brincar com as nossas vidas voltando novamente a formar governo.

    Não permitamos que o PCD forme Governo porque os seus dirigentes são suspeitos de estarem envolvidos em graves fraudes financeiras refugiando-se na imunidade parlamentar.

    Apelo-vos a todos que contribuam para que o ADI forme um governo forte para ver se arrumamos esta nossa linda casa que é S.Tomé e Príncipe.

  12. img
    Alberto Responder

    Atenção caros eleitores

    Ouvi dizer (sem confirmação oficial) que as eleições em S.T.P estão sendo acompanhadas muito atentamente pela Administração Obama que quer ver o ADI formar governo.

    Pelos vistos acreditam nas capacidades do líder do Partido e querem que o ADI saia vencedor das eleições o que ira contribuir, seriamente, para o reforço da cooperação bilateral com a maior potencia mundial que são os Estados Unidos da América.

    Atenção, todos nos sem excepção, devemos encarar estas eleições como sendo das mais importantes da nossa história e que estas irão ditar o nosso futuro.

  13. img
    Zequente (Non com'e mina) Responder

    viva MLSTP!

  14. img
    cidadao atento Responder

    Caro Patrice Trovoada,
    Eu apoiei-te nas Autarquias, mas nao te perdou por tu teres apostado no garoto Kiney para dirigir a mior camara do país. Eu Apoio a mudunca e caras novas, mas é inádmissivel esta falta de maturidade da parte do ADI e apostar nalguém que de experiecia nao tem nada. Um recém licenciado que só entende da profissao de DJ. Com esta imaturidade, está assinada a sentenca de ADI para eleicoes de 01 de Agosto. Nem eu nem os meus familiares vamos votar em algum partido político amanha, porque já nao sabemos em quem cunfiar

  15. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    MEUS CAROS LEITORES COMO JA TINHA INTERFERIDO NAS MINHAS ESCRITAS DOS DUAS ANTERIORES QUE DE MOMENTO NÃO TENHO MESMO GEITO NEM PALAVRAS DE ANALISAR CRITERIOS POLITICOS TENDO EM CONTA QUE O PAÍS,O POVO NESTE MOMENTO ESTA CRITICAMENTE E CONTURBADO POR TUDO QUE SE DIGA,E É PRECISO ACREDITARMOS,COMO DIZEM O O POVO STP,ESPERO PRIMEIRO VER PRA ACREDITAR…VIVA O POVO E A NAÇÃO SANTOMENSE PORQUE O MOMENTO É DE REFLEÇÃO…

  16. img
    Dr.Amado(Vulgo Sacapapo) Responder

    Viva Democracia com dgnidade e Respeito pela Cidadania Nacional e Internacional…

  17. img
    Lobachevsky Responder

    Manuel Pinto da Costa “Presidente” e Patrice Trovoada “1º ministro”, esta é a solução para São Tomé. acredito que melhor dupla que essa já não há. pensem nisso.

  18. img
    peter Responder

    VIVA, VIVA , VIVA A VERDADEIRA GOVERNACAO EM STP.
    A JUVENTUDE DA ANC EM PRETORIA CONGRATULA A VICTORIA DO DR PATRICIO TROVOADA.
    VIVA ADI… VIVA!!!

  19. img
    Y.Q Responder

    Eu nasci em são tomé e vivi maior parte da minha vida em angola, agora estou em portugal contra a minha vontade,por porcaria de governo do mlstp desgraçados sem competencia,e numca apostei em nenhum ministro nem presidente mais desta vez apostei 100% no partido ADI mais concretamente Patricio trovoada.Só espero que o patrico não nos deixe mal,roba mais por favor faça faça porque são tomé precisa de alguem que faça algo,o nosso pais é muito pequeno para viver estas situações,e eu quero voltar ao meu pais para poder contribuir para o desemvolvimento do meu pais,viva S.T.P,viva PATRICIO TROVOADA.E ja agora tambem sou de opniao de Pinto da Costa como presidente e Patricio Trovoada como ministro,boa dupla para levar o nosso pais muito longe,tenham exemplo de angola por favor.

Deixe um comentario

*