Política

Presidente da ADI votou em Guadalupe

Patrice Trovoada denunciou ataques a pedrada contra viatura da ADI que transportava logística para os delegados na mesa de voto em Lucumy, arredores da capital São Tomé. O fenómeno banho, também foi denunciado pelo líder da ADI, que rejeitou qualquer possibilidade de coligação governamental com o MLSTP e o PCD. Assunto que vai ser detalhado brevemente aqui no Téla Nón.

    31 comentários

31 comentários

  1. PATRICIO

    1 de Agosto de 2010 as 13:58

    Obrigado Tela Non pelo Breaking News. Mesmo com tanta dificuldade estao sempre a subir.Sinto bem quando entro no site.

  2. Lobachevsky

    1 de Agosto de 2010 as 15:12

    Manuel Pinto da Costa “Presidente” e Patrice Trovoada “1º ministro”, esta é a solução para São Tomé. acredito que melhor dupla que essa já não há. pensem nisso.

    • Nelson Leite

      1 de Agosto de 2010 as 16:26

      Caros amigos…Concordo plenamente com aqueles que acreditam;pra um São tomé e Príncipe melhor;Pinto da Costa(presidente da rebública),Miguel Trovuada(negócio estranjeiros),Patricie Trovuada(primeiro ministro)……….É tudo uma questão de analisarmos a nossa história e verão que tenho razão…Abraço pra todos(as)…Que DEUS AJUDE SÃO TOMÉ E PRINCIPE

    • De peito Aberto por STP

      2 de Agosto de 2010 as 11:05

      Detesto os camaleões e tu es um deles Lobachevsky

  3. Rocky

    1 de Agosto de 2010 as 15:39

    Manuel Pinto da Costa já esteve na presidencia durante 10 anos! C’est suffisant!

  4. BLAGA PENA

    1 de Agosto de 2010 as 16:09

    Pinto da Costa e a melhor opçao a Presidente da republica
    Viva Pinto

  5. Principe Tom'e

    1 de Agosto de 2010 as 16:19

    Qualquer ex-presidente tem funcoes a cumprir como um dos mais altos responsaveis pela paria.

    O Pinto da Costa desaparece e apenas aparece nas alturas das eleicoes.

    Podem me odiar, mas o meu pais n ‘e um negocio.

    Se o homem ‘e bom ele tem que mostrar.

    Do nosso passado eu ja estou farto.

  6. quequa

    1 de Agosto de 2010 as 17:20

    hum…

  7. Oldayr salgueiro

    1 de Agosto de 2010 as 18:03

    Banho olha quem critica banho , mas eu sou de favor que isso tem que acabar.

  8. Dr.Amado(Vulgo Sacapapo)

    1 de Agosto de 2010 as 19:35

    CONCORDO ESSA DUPLA . PRESIDENTE DR.MANUEL PINTO DA COSTA E O 1ºMINISTRO O PATRICE TROUVADA ISTO SERIA MESMO UMA GRANDA DUPLA MEU POVO ISTO É UMA SOLUÇÃO IDEAL RUMO A UM STP RENOVADA,VIVA STP…

    • Manuel Jorge

      2 de Agosto de 2010 as 11:05

      Apenas uma curiosidade:
      O senhor Pinto da Costa é doctorado em quê? Pelo que eu sei, para se ter titulo de doctor, tem que se passar por Licenciatura (ciências sociais) ou Engenharia (ciências técnicas) (4 ou 5 anos), Mestrado (1 a 2 anos) e só depois o doctoramento(3 a 5 anos), portanto, si sou licenciado: Lic. Manuel Jorge, Enginheiro: Eng M.J. , Mst. M.J, Dr. M.J, excepção feita aos médicos que terminando MGI (medicina geral integral), ja são doctores, chamemos as coisas pelo seu nome s. Sinceramente, não sei se o Pinto da costa é doctor ou não, mas no nosso país todo mundo que sai de uma universidade é doctor e não é assim.

      • flafla

        2 de Agosto de 2010 as 14:35

        tu és muito burro e mal informado
        tens que saber mais sobre a história do nosso País, antes de sair e começar a comentar
        tente pequisar pela google

        • triste

          3 de Agosto de 2010 as 19:24

          sempre avera santolas malcriados? tenhao tento na lingua. o pais nao anda para frente com estas inguagen. tenho dito

  9. Lobachevsky

    1 de Agosto de 2010 as 19:44

    Patrice Trovoada, lança um DJ para presidente de camara de STP, um recem licenciado inesperiente, isso cheira “bandalha”. este não é o momento certo para fazer do governo santomense um estagio para os recem licenciados, estamos em caos, não tenho nada contra um recem licenciado, porque sou um deles nesse momento, mas é claro que o senhor Patrice Trocvoada não está a pensar num futuro seguro para o país, porque alguém que queira garantir um bom futuro para o país não pode fazer do governo um estagio para recens licenciados. resumindo Patrice é outro corrupto da praça.

    • Bela

      3 de Agosto de 2010 as 8:50

      É uma pena. ve-se logo que entendes pouco daquilo que si considera experiencia, uma pessoa nao tem que ter primeiro 100anos ou ter passado historico ligado ao governo ou politica depois para si dizer q ele tem experiencia. O futuro de STP será garantido por homens de boa fé e por pessoas com vontade de trabalhar. Bandalha será garantida por pessoas que pensam como tu, que de certo passaras toda a vida a estagiar, por teres ideas mediocres

  10. Octavio da Mata

    2 de Agosto de 2010 as 7:19

    parabens povo de STP, agora sim estamos no caminho certo. Tb concordo q a melhor dupla séra Patrice e Pinto,temos q contribuir para um novo STP onde possa haver efectivamente justiça social.

  11. Ayrton Dos Santos

    2 de Agosto de 2010 as 10:18

    Meus parábens Dr.Patrice Trovoada.Encontro-me fora do pais, mas se ai estivesse votaria no ADI devido a sua pessoa,faça com que este arqupelago não crie o que andou a criar todo esse tempo ricos, mas sim riqueza.O facto de ter lançado um jovem para dirigie a Camara de Agua-Grande, demostra que o Senhor quer investir nos jovens isso é importante, mas terá que agir como se estivesse numa partida do futebol aquele que cometer erro dê o cartão amrelo ou vermelho de acordo com a infracção cometida.
    O que querem no país! é ter homens que desde a independencia se encontram a frente deste país e pensam ser propriedade do mesmo!Acredito piamente no seu mandato.Muitos Sucessos Dr.

  12. Leopoldo Francisco Mariano (Pompilio)

    2 de Agosto de 2010 as 10:37

    Sinceramente não sei se Pinto da Costa seria uma boa aposta. Digo isso apartir da seguinte base: Eu me torno aposta se eu fizer algo para o país, como participar em eventos sociais, ter influencia na resolução de problemas do país, servir de lobby para angariar dinheiro para o país e por aí alem. O ex presidente Miguel Trovoada por exemplo, depois de deixar a presidencia, fez parte do grupo dos 5 sábios de Africa, actualmente é responsavel da algo que te a ver com o Golfo da Guiné, teve participação em colóquios, conferencias e por aí alem. Em suma é alguem que faz algo para que seja visto. O Pinto da desde que saiu não sei o que fez ou tem andado a fazer, talvés aqueles que estão em stp tenham uma visão melhor que a minha com relação so senhor Pinto da Costa. Mas como a todos deve-se dar sempre uma segunda chance, vamos la ver o que vai dar. Obrigado e que bem haja

    • marcos

      3 de Agosto de 2010 as 10:08

      Caro amigo, tanto o pinto da costa como o sr trovoada, ambos contribuiram para destruicao do pais. O Pinto da costa, homem arogante, pois mtos nao o conhecem, tem medo de aparecer.
      Sr trovoada, outro…esse mais inteligente, mais o que tem feito e so para proveito proprio, se achas que os cargos que ele ocupa e as medalhas recebidas sao beneficas pros santomenses, eu nao partilho do mesmo raciocinio.
      Precisamos de gente que faca algo para pais em pro do senvolvimento sustentado, e nao pessoas com caras bonitas e com passados desmostrado de corrupto.

  13. GD 100%Santola

    2 de Agosto de 2010 as 10:47

    Não sejam ridículo, e vemos si começamos a fazer um devido analise as coisas que si passam em STP….. O Pinto da Costa é uma figura que em condições normais não tem moral, repito, não tem moral para pensar em Governar STP mais uma vez, na medida em que, digo, que ele é o principal responsavel pelo situação politica, economica e também social que o país se encontra……………………..

    Foi presidente de STP num periodo em que não havia oposição, tinha td nas mãos pra dar esse país um outro destino, mas pronto……………………………..

    Ainda tem São tomense com vontade de viver a ditadura em STP???????????

    Os Santomenses penso que ainda estão muitos escurros nas formas de pensar,

    Fodasssssssssssse

  14. De peito aberto por STP

    2 de Agosto de 2010 as 11:16

    Apartir desta data todos teremos que acreditar que um STP melhor é notoriamente possivel… Viva a mudança, Viva a dialectica, viva o progresso e a esperança

  15. De peito aberto por STP

    2 de Agosto de 2010 as 11:20

    Esperemos que o MLSTP possa deixar-lhes trabalhar…

  16. Fina lelele

    2 de Agosto de 2010 as 11:35

    Eu aposto na geração nova. Muito obrigado, o Pinto é carta fora de baralho. Voces não conseguiram interpretar o resultado ainda do povo das ilhas? As ilhas são assim, a teoria da biogeografia das ilhas explica estes fenomenos. Os Paises Arquipelagicos não suportam mais de 10 anos de partido no poder. Veja o caso de Cabo Verde, 15 anos de partido único, 10 anos de MPD, agora ja os caboverdeanos pensam na nova mudança, o sinal vem das Câmaras Municipais. Não é preciso gastar dinheiro e meios. PAIGC/CV; MPLA ajudaram o MLSTP a perpetuarxa miséria no País. O resultado derrota. Viva Democracia.
    Pinto da Costa mandou o Trovoada a Cadeia lembram o que aconteceu? Penso que o queijo nos tem perdido a memória um pouco. Pinto tem lugar no Conselho de Estado(Fradique, Pinto e Trovoada)
    Geração nova!!
    Idéias novas!!!
    Vamos supera Cabo Verde, no IDH, objectivos de Milenio estão aoa nosso alcance. Podemos crescer a taxa de 2 Digitos, sim podemos.
    ADI + PCD(gente limpa) = Sucesso

    • Ossobo

      3 de Agosto de 2010 as 8:41

      Concordo com as declaracoes do Dr. patrice Trovoada ontem aos microfones do RTPAfrica – nao ha possibilidade de coligacao com o PCD nem com o MLSTP por razoes historicas. O PCD e um traidor e traiu bem recentemente o ADI. Ja que o povo assistiu quando o PCD se vendeu ao MLSTP por causa de meia duzia de dolares vindos de Angola, o futuro PM P.Trovoada nao devera pensar no MLSTP e tao pouco o PCD como ja disse ontem – FORA os TRAIDORES! Que chuchem o dedo ou o que quiserem chupar menos o dinheiro do povo novamente pois por causa do MLSTP, muitos interesses santomenses estao vendidos a Angola enquanto que em Angola o Santomense nao pode adquirir nada ao Estado. Chega de burrice. Obrigada Dr. Patrice por ter acabado com o ciclo de hipotecas do nosso pais.

  17. Aerton

    2 de Agosto de 2010 as 12:30

    Agora Drº Patrice é trabalhar para desenvolver o nosso país. Nada de perseguição, nada de cunhas para cargos públicos, pôr ordem na nossa administração pública e criar postos de trabalho para jovens licenciados e não só, promover iniciativas para desenvolver o nosso tecido empresarial, evitar criar grupos tipo STP Trading.
    Procurar saber quem irá pagar os 5 milhões de dólar a Brasil, dentre outras coisas.
    Ah! Água no hospital urgentemente…

    Boa sorte para si e a sua equipa!
    Viva STP
    Viva povo STP

    Po

  18. Aerton

    2 de Agosto de 2010 as 12:54

    Ah! Mais uma diga no Governo que está de saída, recupere o Drº Carlos Gomes (Ministro de trabalho e comunicação social) pareceu-me um homem com pulso e com alguma coragem a tomar decisões.

    • Aerton

      2 de Agosto de 2010 as 14:06

      Errata:
      palavra diga na verdade é dica

  19. lindo trindade

    2 de Agosto de 2010 as 22:55

    obrigado meus irmãos , td a de mudar no nosso s.t…

  20. pirilampo

    3 de Agosto de 2010 as 8:50

    meus carros compatriota
    estou passando pra vos abrir os olhos o ADI Tem copetencia , mais sei q nao irao deichar trabalhar , pelo orgulio mais nada esta terra NAO é de MLSTP mais sim de tds nos se queremos mesmo ver este sSTP MELHORANDO É AGORA , TBM SE ACHAREM Q ESTE PARTIDO NAO ESTA DANDO AI SIM SAIAM A RUA DE UMA FORMA CIVILISADA SEM PALAVRAS OUFENCIVAS , NEM AGREÇOES FISICAS PQ ESTAMOS NUMA TERRA ABNÇOUADA , STP AGORA MAIS Q NUNCA TENHO AS DO ESPERANÇAS Q TEM PERNAS PRA ANDAR SE DEICHAREM ADI TRABALHAR ,PQ UM PARTIDO RENOVADO JA ESTA DANDO PROVA EM DESENVOLVIMENTO . APOSTANDO NA JUVENTUDE COISA Q MTS NAO QUEREM RECLAMAM CHAMAM DE ECOPETENTE SE AINDA NAO O VIRAM TRABALHAR ,MAIS AGORA DOU 6 MESES NO MAXIMO Q O POVO IRA VER Q ADI ESTA SUBINDO RUMO A DESEMVOLVIMENTO DE STP .
    POIS JA LUTAMOS UMA VES E SAIMOS DE BAICHO DE BRAÇO DE COLONU , PRA Q LUTAR ENTRE NOS E NOS TEMOS SIM ESTAR JUNTOS PRA DESENVLVIMENTO DE STP COM COLABORAÇAO DE TDS OS PARTIDOS PILICOS Q DECHEM DE RECLAMAR SE ESTIVER MAAL AJUDA O OUTRO SE NA REALIDADE QUEREM VER STP RUMO A DESENVOLVIMENTO .VIVA STP

  21. Ossobo

    3 de Agosto de 2010 as 8:50

    Nao concordo com a candidatura do senhor Pinto da Costa, nem pensar. Outras ideias precisam-se. Este senhor esta ultrapassado e se o povo santomense correr o risco de o eleger, assistiremos ao que se tem assistido nos demais paises africanos em que os presidentes se aproveitam dos poderes que tem para emendar a constituicao de forma a que o seu mandato se torne vitalicio, ao exemplo do Presidente Mugabe ou Jose Eduardo dos Santos que emendou a constituicao e agora e eleito pela Assembleia que e o partido no poder. Sera que e isso que o Povo de S.Tome e Principe quer? NAO!!!! Nao corramos riscos desnecessarios. De mais a mais, correremos riscos de voltar a viver a Era da Ditadura pois o Pinto da Costa deixou de ser Presidente da Republica mas nao deixou de ser DITADOR! Abram bem os olhos por favor.

  22. Aerton

    3 de Agosto de 2010 as 13:14

    Dr. Patrice manda averiguar todos os processos que atribuiu nacionalidade São-tomenses ao Nigerianos que vivem nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo