“O partido ADI é o vencedor das eleições legislativas”

Com esta frase, o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, José Carlos Barreiros, anunciou as 2 horas da manhã o novo ciclo político em São Tomé e Príncipe. A ADI de Patrice Trovoada, faz história. Ganhou as eleições legislativas conquistando 26 mandatos para a Assembleia Nacional. O MLSTP/PSD de Rafael Branco foi derrotado tendo conquistado 21 mandatos. O PCD de Albertino Bragança em queda livre assegurou 7 lugares na Assembleia Nacional, o MDFM-PL do Presidente Fradique de Menezes confirmou a sua morte política, arrecadando apenas 1 assento no parlamento. O Téla Nón conta toda história em detalhes dentro de instantes.

  1. img
    A MUDANÇA Responder

    Os Santomenses já sabiam deste final, era só uma questão de tempo. Gostaria de ver a cara do Rafael branco neste momento. Acho boa altura para ires de ferias “Branco”. Também estou feliz com o PCD de ter arrecadado pelo menos os 7 mandatos. Feliz mesmo, fiquei com o resultado do MDFM, é mesmo a morte política. Dr. Patrice, ontem os santomenses mostraram que já não são os mesmos, sabem escolher com a consciência, sabem o que querem, e nós queremos dar oportunidade ao Dr Patrice de mostrar o que é e o que sabe fazer para STP. Dr Patrice, hoje o Povo Santomense vai comemorar a sua vitoria. Parabens ADI, parabens Dr Patrice Trovoada e parabens aos Santomenses.

    • img
      SN-FS Responder

      desde sempre o ADI esteve na oposição,e com isso povo santomense deu um cartão vermelho a MLSTP e Volto a insistir que não podemos ajuelhar perante a Sr. Patrice porque promessas todos fazem, discurso de mudança todos fazem,Mas o que não fazem é mostrar trabalho e isso nimguem faz….. contudo espero que ele faça uma boa governação, Gostaria que o nosso ilustre jornalista Abel Veiga vizesse uma intrevista ao Senhor Patrice para todos os santomenses terem uma ideia da pessoa que irá conduzir o distino do nosso paíse que projectos para nos proximos 4 anos…..

    • img
      NEFERTITIS Responder

      De verdade acham que um politico que paga um milhão de dobras por voto é uma boa alternativa para o nosso São Tomé, vocês ainda são bebes!!!!!!!!!!!!!!!; não se dão conta que esse capital investido, ele vai recuperar. Agora a pergunta é… DE ONDE…?
      O povo santomense escolho a Patrice Trovada, então, o mesmo povo vai tirar. VOCÊS NÃO PERDEN POR ESPERAR, boa sorte ADI, vocês vão precisar de isso, SORTE.

  2. img
    Dynka Amorim Responder

    Parabéns ao ADI, temos agora que construir o nosso país com resposabilidade,

  3. img
    Dr.Amado(Vulgo Sacapapo) Responder

    É COM TODA SATISFAÇÃO EM MEU NOME PESSOAL DESEJO AO SR.PATRICE TROUVADA E SEUS MILITANTES BOA SORTE PELA VITORIA CONQUISTADA NESTA EDIÇÃO ELEITORAL E ESPERO MUITA DEDICAÇÃO,EMPENHO E QUE VOLTEM A DEVOLVER GRANDAS SORRISOS A ESTE POVO QUE NÃO SORRIA HÁ 35 ANOS…FELICITAÇÕES…DR.AMADO

  4. img
    Berna Responder

    O povo fez a sua justiça ao contrário de outros momentos.Convém recordar que foi durante o mandato do ADI no governo do país que se conheceu uma melhoria. É claro que será um governo frágil. Mesmo numa hipotética coligação, o ADI será traído, salvo se formarem um governo alargado. Mesmo assim dúvido tendo em conta a ganância do poder do MLSTP/PSD.
    De qualquer forma, espero que o próximo PR seja alguém que possa ajudar o ADI governar.

  5. img
    Afonso Responder

    Bom dia, alguem me pode informar quais foram os resultados em Lembá. Quem é que ganhou lá as autarquicas. Sou português e não consigo encontrar os resultados na internet

    • img
      farda Responder

      atarquicas foi o MLSTP que consquistou

    • img
      Andrade Catanhede Responder

      Relativamente ao Distrito de Lembá, quer as Autárquicas quer as Legislativas foram ganhas pelo MLSTP/PSD.
      Nas Autárquicas o MLSTP/PSD obteve a maioria absoluta conquistando os 7 mandatos dos 7 para a Assembleia Distrital em disputa.
      Nas Legislativas, o MLSTP/PSD elegeu 3 deputados e o ADI 2.

  6. img
    Afonso Lima Responder

    Moralita e legalita diz:
    Parabéns ao Dr. Patrice Trovoada, a sua equipa e a ADI por essa vitória que tanto esperavamos.
    A sua missão, enquanto Chefe do fututro Governo de STP, não será fácil. Os seus detractores tudo farão para o destruir.
    Há 35 anos que vivemos num Estado de total impunidade. Sistematicamente somos confrontados com casos de má gestão da coisa pública e ninguém é punido. Vivemos num Estado que condena “incocentes” e absolve os delinquentes e a Assembleia Nacional transformou-se no esconderijo para criminosos. Temos que acabar com esse estado de coisas! A ruptura com o passado passa necessariamente pelo primado da justiça sobre os demais valores. Embora, a prioridade do futuro Governo passe pela melhoria das condições de vida da população, enquanto medida de curto prazo, também não é menos verdade de que os casos STP TRADING, A VENDA DAS ACCOES DA ENCO e outros devem constituir prioridade. Estamos ansiosos pelo desfecho desses casos. Embora a nossa Constituição estabelece a liberdade de circulação, mas aos cidadãos envolvidos na má gestão da coisa pública devem ser impedidos de viajar até a conclusão do inquérito. Vigilância no aeroporto e no porto!
    Abaixo o “banho”, viva a democracia e viva ADI.
    Acabemos com a exploração do homem pelo homem.

  7. img
    isidoro carvalho Responder

    MEUS PARABÉNS ADI, AGORA E MOMENTO DE GOVERNAR O PAIS.
    E UMA GRANDE ESPERANÇA PARA O POVO DE S.TOMÉ E PRINÇIPE.
    A LUTA CONTINUA.

  8. img
    Miguel pensador Responder

    O MLSTP é e será sempre o maior partido político de Sao Tome e Principe. Contudo as coisas estavam mal dentro do MLSTP e o próprio país aclamava pela mudanca.Assim é que se constroi a democracia. Um bom pai é aquele que tem coragem de sancionar o filho quando ele o merecer, e assim fez o povo. Rafael Branco foi e é o maior culpado pelo desire do MLSTP. Por isso senhor Rafael Branco, cometa pelo menos um acto digno na vida. Dimita-se da liderenca do partido e deixe que outras pessoas com amor a terra e menos manchado pelas suspeita de corupcao
    assuma o destino deste grande partido e futuro de país daqui há uns anos. Com esta possilga em que o MLSTP se transformou, os melhores quadros de Sao Tomé e Principe, que sao na sua maoiria simpatizantes do MLSTP tem optado por nao dar a cara pelo partido.Pois estes ainda tem alguma vergonha na cara.
    Agora é o tempo de verdadeira reflexao interna dentro do MLSTP. Viva democracia, viva o MLSTP viva Sao Tomé Príncipe
    Parabéns ao ADI e boa Sorte. Eu sou do MLSTP, mas em nome de Sao Tomé e Príncipe desejo boa sorte ao ADI. O MLSTP jamais morrerá!Mas é necessário que se expulse os maus e deixe que os bons tome conta do MLSTP.Viva democracia, viva o MLSTP renovado e mais forte, viva Sao Tomé Príncipe. A vitória é do povo. Pois o povo é quem mais ordena! Até mais

    • img
      Faustão Responder

      Até que enfim, vejo que dentro de MLSTP existe gente com cabeça.É o que digo, dentro de todos os partidos existe gente boa, que gosta de STP, mas como o Pais está merculhado…. esses santomenses ñ têm lugar. O MLSTP tem de ir pra oposição, dar ideias e deixar os outros governarem pra o bem do Pais. Mas acontece que os grandes desse partido ñ sabem fazer outra coisa, senão estar no poder para avançar os seus negócios. Muitos casos terão de ser revistos, pra o bem de STP, mas será que o ADI terá a capacidade para fazê-lo? Será que estamos, em condições? Ñ vira o ADI vir dizer que” meus senhores ñ temos outra alternativa senão continuar aquilo que mano Rafa fez, pois temos que ser coerentes com os contratos assinados?” Respeitar as empresas estrangeiras que assinaram. Pois , nós os santomenses já não somos nada, ñ temos nada, somos a tal galinha que está debaixo do cesto a espera que o dono venha nos cortar o pescoso para um bom almoço. Espero bem que não. Senão senhores do ADI, dentro de 4 anos o povo tem o cartão vermelho ma mão. Lembrem-se que em 2006 o povo deu a possibilidade a MDFM/PCD o poder nas autarquias, governo e presidencia. Hoje receberam o cartão vermelho.
      Bom por detraz de diversos interesses penso que o ADI poderá soltar, pois penso que não está envolvido neles, mas o mais importante são os Paises que estão por detraz desses negócios, pois o Mano Rafa não é nenhum parvo.
      Que viva STP, que se faça mudanças reais na maneira de fazer politica, gerir a coisa pública.
      STP em 1º lugar

  9. img
    awa mato Responder

    O povo pede a mudança, cabe ao ADI ter maturidade política para não ser bloqueado na assembleia pelo MLSTP/PL, que é um martido mt manhoso e astuto em materia de travar o desenvolvimento do país, Saudações ao ADI…
    Espero, Sr.Patrice Trovoda, que seja desta vez que veremos a tão aguardada mudança.

  10. img
    Lima Responder

    Viva, viva, viva ADI. Fomos fortes. Gastamos menos e ganhamos mais. Entendo que deve-se repetir as votações em Belém e Riba Mato. Embora o PCD em queda livre, são conhecidos como bloqueadores do bem estar da população ou seja criadores de instabilidades ( o passado me fez ter este juizo). Todavia o PCD tem a ultima alternativa. Caso não ajudem a aprovar o programa do governo, o povo com os olhos abertos irá decidir o destino de PCD ( zero deputado e desaparecimento na vida politica) e ADI ( maioria absoluta, nba necessidade de eelições antecipadas. O Dr. Patrice que certamente irá responder as necessidade pontuais fundamentalmente, desta populações maioritária descontentada, ira permanecer em 2 mandatos no governo seguidos de 2 nas presidenciais. Terminará a sua trajectória aos 70 anos.

  11. img
    Mimi Responder

    Parabéns ao ADI! Peço que, para começar, faça tudo para por ordem no transito. Já se torna uma catástrofe o número de mortos e mutilados vítimas das motorizadas que, de forma IRRESPONSAVEL, foram e continuam a ser introduzidas neste país. Há que fazer qualquer coisa mesmo que seja com medidas IMPOPULARES, NAO POLITICAS, pelo bem-estar do povo e por um S. Tomé e Príncipe melhor!

  12. img
    Li bila da quebla Responder

    Parabens pela victória alcançada ADI, tenha consciencia que o trabalho vai começar.
    Tenha também consciencia que o povo de São Tomé não votou apenas no ADI, mas votou em mudança e esperança de uma vida melhor. Então senhores futuros ministros e directores, tenham juízo e não cometam os mesmos erros.

  13. img
    Pleto Responder

    Agora é hora de trabalhar. Fazer todas as reformas possíveis,resolver de uma vez por todas os problemas urgentes, o país tem que andar para frente.
    Auditoria as contas públicas, saber quantos funcionários e empresas o estado tem. Saber quém é quém e que competencia tem,arrumar a casa e projectar o fututo.
    Ja agora nao cair no erro de colocar as pessoas por causa da cor partidária ou outra coisa qualquer. Criar condiçoes para atrair investimentos,comércio fluir naturalmente, estimular as pessoas a serem empreendedoras etc….
    O País precisa de recuperar a credibilidade nacional e internacional, é possível mudar as coisas, vamos a isso.
    Força STP

  14. img
    Alberto Nascimento Responder

    boa sorte STP!

  15. img
    Fala verdade Responder

    Já não era sem tempo

  16. img
    Fala verdade Responder

    Sr. Patrice não esqueça de rever os membros dos conselhos de administração de diversos sectores do estado santomense. Não esqueça de dar uma olhadela na direcção da Emae,CST e AGER. Caras novas

  17. img
    Margarida Gomes Responder

    Sinto um orgulho imenso da minha terra! A alternância política é o símbolo de que a nossa democracia, embora ainda com algumas lacunas , funciona.
    Lamento, no entanto, que o fenómeno “banho” continue a manchar de forma deplorável e vergonhosa o processo eleitoral no nosso país.
    Por isso, exorto os partidos políticos santomenses a trabalharem no sentido de erradicar este mal que não é digno da nossa nação.

    Viva São Tomé e Principe !

  18. img
    ailton torres Responder

    O SR PATRICE TRVOADA sempre pediu esta confiança do povo e o povo o deu esperamos que ele cumpra com o prometido e fasa a diferensa prova que nós desta vêz acertamos que não fizemos como das outras vezes que nos achavamos que estavamos a fazer a mudança e mantemos com a mesma figura dos trinta anos .

  19. img
    Leoter Responder

    Com este resultado, esteremos diante de mais uma crise política anunciada a curto prazo. O MLSTP e o PCD juntos têm maioria absoluta. Logo, e considerando que o Presidente do ADI ja disse que não fará coligação com o MLSTP e o PCD, teremos um governo com maioria simples no Palarmento sujeito a ser derrubado a qualquer momento. Por isso, e volto a frisar, com este resultado, não sei qual será o futuro do nosso S.Tomé e Príncipe.

    Leoter

    • img
      Margarida Gomes Responder

      A sociedade civil santomense deve lançar um apelo ao MLSTP e ao PCD para exercerem uma oposição construtiva e responsável pois, antes de tudo deve primar a estabilidade política do país, o bem estar do povo e a concretização de projectos que permitam elevar o nível de vida da nossa população.
      Não é o momento para ajuste de contas entre os partidos políticos mas sim para uma verdadeira tomada de consciência de que o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe depende da boa vontade de cada um de nós.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Leoter,

      eu sei qual será o futuro de STP:

      Se o Patrice fizer um bom Governo, trabalhando para o povo e, principalmente, combatendo a corrupção terá o apoio pleno do povo.

      Se os partidos agora de oposição se coligarem e tentarem manobras para a derrubada do Patrice, aí o bixo vai pegar!

      Haverá derramamento de sangue!
      A massa empobrecida, cansada e ultrajada pelos anos de desmandos dos governos anteriores sairá às ruas em massa, na defesa do candidato eleito por eles!

      E eu, como homem esclarecido que sou, estarei junto!

    • img
      Manuel Jorge Responder

      Si assim for, nós temos que sair a rua e acabar de uma vez por todas com toda essa palhaçada, mas eu acho que o PCD com essa chicotada que acaba de tomar, deve tomar juizo e fazer as coisas politicamente correcto, porque a população ja atingiu a maturidade. Deixem o homem governar os quatro anos que a população volta a ditar si continua ou se sai.

  20. img
    rochinha Responder

    que o MLSTP/PSD saiba fazer 1 boa oposição e deixa o ADI governar para 1 melhoria do país.Viva o ADI e Viva São Tomé e Princípe

    • img
      SN-FS Responder

      ADI fez uma boa Campanha e como é na democracia aceita-se a vitoria que é justa….Nós não podemos ajuelher perante ADI com ideia que irão fazer uma boa governação….povo de STP por favor a que despetar para realidade….ADI irá dar seguimento da politica do senhor rafael, não podemos confiar cegamente porque o ADI não tem suporte politico e tenho muito medo que a governação de patrice não seja um fracasso, mas enfim, espero que ponha motor da economia santomense a funcionar……agora só um a parte para Tela Nón : gostaria que o nosso ilustre jornalista Abel Veiga vizesse uma intrevista ao Senhor Patrice para todos os santomenses terem uma ideia da pessoa que irá conduzir o distino do nosso país nos proximos 4 anos…..

  21. img
    tagarela Responder

    Congratulações ao partido vencedor.

    O povo Santomense decidiu por aquele que deverá conduzir o seu destino nos próximos anos, de uma forma inequívoca, embora relactiva. Espero que o partido vencedor honre o voto popular expresso nas urnas e conduza os destinos deste povo sofredor por caminhos de unidade, desenvolvimento, progresso económico e social.
    Considerando a maioria relactiva alcançada, espero que saibam ouvir e negociar com a oposição, de forma a viabilizar a governação que deverá ser sozinha.

    Aos partidos vencidos, faço votos que estejam atentos e saibam intervir dentro do quadro constitucional, em defesa dos supremos interesses da Nação, fazendo uma oposição construtiva, deixando, no entanto, o partido vencedor concluir o seu mandato, salvo situações extremas que por ventura o próximo governo venha a preconizar em prejuízo irreversível para a soberania do Estado Santomense. Viva STP, Viva Democracia!!!

  22. img
    C. Santos Responder

    Viva mudança!!!
    Chega de Corrupção e de roubos descarados.
    O povo cansou de ser usado e despresado, mesmo com tanta compra de consciencia, Deus proferiu a favor desta nação que a anos sofre com a politiquice orgulhosa e mafiosa.
    Novo rumo novas politicas, mudança!!!
    Vida nova e democracia em alta.

  23. img
    Só visto!!!! Responder

    O povo foi soberano e escolheu o ADI… Agora so espero que haja bom senso dos que fazem politica para que deixe o ADI governar… Mas, pelo que antevejo dos resultados publicados, vai ser dificil governar com os abutres na bancada porque eles não vão ficar sossegados… Vão sempre criar problemas. Desse jeito vai ser dificil pôr a maquina da responsabilização e do desenvolvimento em marcha…
    Enfim, vamos ver como as coisas irão se passar.

    • img
      Jose Cristovao Responder

      Os justos merecem ser abençoados. Vamos acreditar…

  24. img
    spencer Responder

    ISSO TAMBEM SOU A TUA OPINIÃO : “SÓ VISTO”

  25. img
    Jose Cristovao Responder

    Parabéns para o povo de STP.

    Parabéns ao ADI pela excelente campanha.
    Desta vez a voz do povo foi tão poderosa que até conseguiu derrotar o banho.

    Estas eleições confirmam que, de certa forma na hora da votação, o povo decidiu votar em consciência.

    Agora são horas de se por em ordem esta
    nossa linda casa STP.

    Parabéns STP

  26. img
    Wilson Rodrigues Responder

    Depois de muitos anos de governação, dos governos de MLSTP e PCD, finalmente uma mudança…para melhor! Pergunta o povo, a meu ver será a pergunta mais colocada hoje na cabeça de um santomense, não esquecendo daquele perguntado de que foi feito (MDFM-PL…)
    Será que finalmente vamos ter progresso, desenvolvimento, aposta em turismo…
    Ou vamos continuar a comprar carros (topos de gamas) para adaptar as degradadas estradas que abundam em S, Tóme e Príncipe, ou melhor vão comprar helicópteros, para andarem lá em cima, porque vendo bem ate é melhor, deixavam de si misturarem com essas( gentinhas), que circulam de (motoqueiros), táxis…estas mesmas (gentinhas que os colocarão a governar o pais, que eles só si lembram que existem nas campanhas eleitorais…Espero bem que não,
    Consenso entre os políticos santomenses, para o bem-estar do pais, para que finalmente as ilhas maravilhosas possa conhecer progresso, depois de tantos anos da independência.
    Boa sorte ADI, espero ter saudades de MLSTP um dia,era sinal que as coisas mudarão positivamente.

    Wsassy

  27. img
    Santos José Responder

    O povo decediu e esta decedido,agora o povo pede ao partido derrotado para aceitar a derrota e deixar o ADI governar,se tiver que procurar sutentação parlamentar procure sempre os partidos da MUDANÇA pk é isso a vontade da maioria da população, força e muito trabalho honesto ADI. O povo vai ficar atento as manobras destruidora da oposição.

  28. img
    Wilson Rodrigues Responder

    Depois de muitos anos de governação, dos governos de MLSTP e PCD, finalmente uma mudança…para melhor! Pergunta o povo, a meu ver será a pergunta mais colocada hoje na cabeça de um santomense, não esquecendo daquele perguntado de que foi feito (MDFM-PL…)
    Será que finalmente vamos ter progresso, desenvolvimento, aposta em turismo…
    Ou vamos continuar a comprar carros (topos de gamas) para adaptar as degradadas estradas que abundam em S, Tóme e Príncipe, ou melhor vão comprar helicópteros, para andarem lá em cima, porque vendo bem ate é melhor, deixavam de si misturarem com essas( gentinhas), que circulam de (motoqueiros), táxis…estas mesmas (gentinhas que os colocarão a governar o pais, que eles só si lembram que existem nas campanhas eleitorais…Espero bem que não,
    Consenso entre os políticos santomenses, para o bem-estar do pais, para que finalmente as ilhas maravilhosas possa conhecer progresso, depois de tantos anos da independência.
    Boa sorte ADI, espero não vir a ter saudades de MLSTP um dia,era sinal que as coisas mudarão positivamente.

    Wsassy

  29. img
    bro Responder

    Viva STP!!!!

  30. img
    Fina lelele Responder

    O ADI VENCEU e Convenceu que vai governar o país. Não queremos ouvir desculpas, contem com a oposição também. Num regime democratico a oposição governa. Nada de deixar cair o governo no parlamento com a moção de censura. O MLSTP tem dessas coisas. Quando perde, 1991,foi assim, tentou e conseguiu com ajuda do Trovoada, PAi, derrubar o PCD.
    VIDA ADI, sou do PCD e vamos dar combate, para o desenvolvimento do País.
    DR Rafael é o grande perdedor destas eleições, por favor demita do presidente do Partido, fica a vossa excelencia muito bem se demitir.

    • img
      PATRICIO Responder

      Comecas te a falar bem e estragas te tudo no fim. Segundo o PR. dos Estados unidos de America nao ixiste perdedor na na politica democratica. Porki sentindo como perdedor ele fara tudo para derrubar o vencedor. como o MLSTP tem sentindo nesses ultimos anos.

  31. img
    Medeiros Responder

    Mais o problema sera sempre o mesmo se o MLSTP/PSD imescuir com PCD vão fazer de tudo para não deixar o governo de ADI trabalhar .. mas vamos ver para crer
    Viva a Democracia

    • img
      Lobachevsky Responder

      isto chama-se democrocia man. essa é a parte negativa da democrecia, mas as positivas pesam mais.

  32. img
    De peito aberto por STP Responder

    O desafio maior agora será a luta contra os abutres no parlamento. Por isso sempre digo: … o nosso maior problema até não está nos partidos politicos, mas sim no próprio sistema politico. Enquanto permitirmos que os abutres possam boicotar parlamentarmente uma acção anticurrupção, por exemplo, nunca chegaremos lá… Referendum já… Avante STP.

  33. img
    Madalena Responder

    Basta ver os resultados da Autarquia, para ver que ja era poder o ADI, só tinha dúvida as pessoas que não conhecem a Biogeografia das Ilhas de Sao Tome e Principe.
    A Ilha de Principe deu um grande Sinal de mudança, Lembraram as palavras da Minitra Elsa Pinto, dirigindo palavras injuriosas ao Toze. O povo deu resposta.
    Pelomenos 2 mandatos é o minimo para o ADI e PCD governar este país. Devem blindar as tentativas de derrube, fraudulentos que são arquitetados no gabinete. Patricio Trovoada, O Carneiro nasce com Lã.
    Viva o ADI, a geração esperança tem força!

    • img
      Lápis & Borracha Responder

      Dona Madalena, BIOGEOGRAFIA??? o que é que isto quer dizer??? Palavra que gostava de saber. Obrigado.
      PS.: será que quereria dizer “BIOGRAFIA” ???

  34. img
    Fala verdade Responder

    Sr. Patrice Trovoada eu sou do MLSTP mas nas proximas eleições o Sr. pode contar com o meu voto se :
    1º Acabar com a corrupção
    2º Ir buscar processos mortos no tribunal dos ditos senhores e por em cima da mesa.
    3º Exonerar todos os directores nacionais e nomear-los por concurso público.
    4º Recolher todas as viaturas do estado dispersas por todo o país e sem controlo da direcção do património.
    Aí sim estarei consigo até a vitória final.
    O povo esta cansado.
    Faz alguma coisa por nós santomenses Sr. Patrice.

    Viva STP

  35. img
    A VOZ DO CEITA Responder

    SOU A VOZ DE CEITA COMO SABEM E FAÇO A VOZ DE CEITA A VOZ DO POVO, TENDO EM CONTA QUE FOI OU É O POVO QUEM FEZ A ESCOLHA RESTA-ME DESEJAR FELICIDADE O ADI E PARABENS A ESSE MATIRES POVO ….

    TAMBEM APROVEITO A OPORTUNIDADE QUE DIZER ADI QUE MUDANÇA QUE OS ESPIRARAM NA VOSSA PROPAGANDA NÃO FICA SÓ NO DITO,… SEJAM UMA MUDANÇA PARA BEM ESTAR DO POVO E PARA POVO EM TODAS DIREÇÕES

    VIVA DEMOCRACIA
    VIVA DESENVOLVIMENTO
    VIVA S.TOME E PRINCIPE

  36. img
    Ciosmy Power Responder

    Benvindo ao novo ciclo político de STP.,
    Um Concelho ao Dr. Patrice, muita força de vontade e coragem para toda a sua Equipa porque a oposição vai ser tarefa facíl.
    peça a Deus Sabedaria porque com isso se consegue ultrapassar todo o obstáculo possível.
    QUE ESTA MUDANÇA SEJA PARA FRENTE A NÃO PARA RETAGUARDA, PORQUE O CARRO ESTÁ PARADO E PRECISA DE MOVER…

  37. img
    Assuncao Responder

    O previsivel parece consumar-se. Que seja ADI. O MLSTP que se coloque ‘a altura dos novos tempos e faca uma oposicao fincada, substitua ‘aqueles seus deputados “ab’ubes” de k nos obrigou a aturar e pela experi^encia acumulada e com gente capaz que sabemos ainda ter, d^e o seu contributo e stop em politiquices, podem fazer melhor, e melhor rumo ‘e o que precisa este rico pa’is k alguns insistem em destruir. Quer ADI, quer outras forcas politicas, unam esforcos restruturam o leque nas vossas composicoes de acessorias com quadros qualificados e dignifiquem as Instituicoes existentes, criando outras absolutamente necessarias, para inicio de uma nova “Era” ‘as nossas ilhas. Viva democracia e viva o povo. Esperanca renova-se para dias melhores, acredito, pk nos todos ja mereciamos.
    Com cumprimentos.

  38. img
    Victor Neves Responder

    só sei que quero mucanças, força ADI

  39. img
    Herlander Stock Responder

    É realmente asombroso o resultado mas ao mesmo tempo podia-se dizer esperado, se realmente a população votou sabendo o que significa este resultado. Agora a pregunta é está realmente o ADI capacitado de elementos para assumir as pastas de Ministros, não pondo em causa a Capacidade do futuro Primeiro Ministro, mais nos restantes que completaram o Governo, o MLSTP tem que reconhecer que não estiveram a governar bem e nunca foram transparente na sua governação, por isso este cartão vermelho é bem dado. Agora devem pensar em governar para o povo e não para os seus bolsos que já estam mais que cheio. Esperemos que os contractos com as empresas não comecem a desaparecer e que teremos que renovar contractos como sempre tem sucedido.
    BOA SORTE AO ADI E BOA SORTE PARA STP.

  40. img
    Aerton Responder

    Agora Drº Patrice é trabalhar para desenvolver o nosso país. Nada de perseguição, nada de cunhas para cargos públicos, pôr ordem na nossa administração pública e criar postos de trabalho para jovens licenciados e não só, promover iniciativas para desenvolver o nosso tecido empresarial, evitar criar grupos tipo STP Trading.
    Procurar saber quem irá pagar os 5 milhões de dólar a Brasil, dentre outras coisas.
    Ah! Água no hospital urgentemente…

    Boa sorte para si e a sua equipa!
    Viva STP
    Viva povo STP

  41. img
    Aerton Responder

    Ah! Mais uma diga no Governo que está de saída, recupere o Drº Carlos Gomes (Ministro de trabalho e comunicação social) pareceu-me um homem com pulso e com alguma coragem a tomar decisões.

    • img
      Aerton Responder

      Errata:
      palavra diga na verdade é dica

      • img
        raposo Responder

        tava a ver q alguma coisa nao batia bem

      • img
        Faustão Responder

        Nada disso, já se começa com pedidos, deixa o homem escolher pessoas novas e da confiança dele, junto aos partidos outros e sociedade civil, se assim pretender.

  42. img
    Henry Responder

    Sera que é desta?espero que sim…Força Patrice..
    Mostra que podes fazer melhor

  43. img
    foot 69 Responder

    Muita calma nestas horas, espero que o Tibério e a sua corja sinta a vergonha e vão colher cacau na favorita, o senhor Rafael Branco e sua corja voltam pra Portugal pedir o rendimento minimo, e que o Patric Trovoada começa a aconselhar os politicos que têm dois ou três tachos a ficarem com só um, dar oportunidades aos que querem na realidade trabalhar, resolver o problema de energia, água, barco, avião, saúde, estradas, passaportes na embaixada de STP em portugal, urbanização racionalizada, etc etc……..
    Tibério you can run, but you can not hide
    your time to rest is came. See you on favorita.

    • img
      PATRICIO Responder

      Tens um ingles pessimo. (is com”e” ing e see you at em vez de on) akele abraco.

  44. img
    Wilson Rodrigues Responder

    Só teho que desejar a Srº Patrice Trovada boa sorte e que tenha olhos aberto com os senhores da opusição porque eles querem acabar com o nosso país . mas uma vez boa sorte e que a Luta continua .

    Wilson R.

  45. img
    Wilson Rodrigues Responder

    Força ADI só com Patrice vamos mudar isso .

    W.R.C

  46. img
    Nelson Alamô Responder

    Parabéns ADI e a população de s. Tomé e príncipe, votaram na mudança, mas infelizmente o ADI terá que coligar com uns desses partidos por exemplo PCD(partido dos comi e dormi)para ter estabilidade, enfim… mas vamos acreditar que não,coligando com MDFM que poderá ter mais um deputado na zona que ainda não votou(belem) o ADI poderá ter 28 deputados, também sou da opinião que deveria ter caras novas neste governo pessoas sem cadastro ou que tenha menos… pessoas com vontade de levar o pais a frente, e não caímos neste erro de sempre que só MLSTP ou PCD tem quadros competente e formados. Há muitos bons quadros no pais precisando de oportunidades. Dr Patrice o momento é este ……

  47. img
    JACADOXI Responder

    ESSA NOTICIA ME ENVADIU A ALMA, MAS MAIS DO QUE O PRÓPRIO RESULTADO DAS ELEÇÕES QUE DA VITÓRIA AO ADI DE QUEM TAMBÉM NÃO ESPERO GRANDES FEITOS , FOI A MATURIDADE COM O MEU POVO DEMONSTROU NESSAS ELEIÇÕES, VINCANDO DESSE MODO AOS SENHORES DO MLSTP E PCD DE QUE ESTAO ATENTOS E QUE DEPOIS DE 35 ANOS ALGUMA MATURIDADE TERIA QUE SOBRESSAIR.
    VIVA A DEMOCRACIA , VIVA OS SANTOMENSES,VOLTE PRA CASA RAFAEL , VOLTE PRA CASA TINY, USEM O VOSSO DINHEIRO PRA FAZEREM ALGUMA CARIDADE COM ESSE POVO

  48. img
    Madalena Responder

    Senhor Editor do Jornal Tela Non!
    REsta imagem que acaba de publicar era do vosso arquivo, pode o leitor saber por que razão só agora ela é publicada?
    O Comicio do ADI, foi censura a foto. O Jornal foi um pouco Parcial, sim!
    Se calhar estam a pensar numa victoria do outro partido.

  49. img
    SAMAMGWANA Responder

    É mais um que há de ter a vida difícil no parlamento. Acho que o grande vencedor desta eleição é o PCD por ser o partido que irá dar as cartas… encontra-se numa posição de até pedir a pasta do primeiro ministro… porque não? Aliás o proprio Patrice ja foi Primeiro Ministro sem ter ganho eleições. Quem com ferro mata, com ferro poderá ser morto… esperemos. Com este resultado quem perdeu é o povo, que acaba de prorrogar o seu sofrimento por mais 4 anos.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      PCD que tente derrubar esse governo e terá a ver com o povo. Com todos os que votaram no ADI.
      Dessa vez não aturaremos as armações dos srs. do PCD!!!!

      • img
        Diogo Darnen Responder

        Viva,

        O PCD ou o MLSTP/PSD que tente fazer uma brincadeiras destas, tenho a certeza que o ónus será muito caro, iremos as eleições antecipadas e o ADI sairá vencedor com maioria clara mesmo com toda a compra de consciência que MPLA ou outro País possa patrocinar…

  50. img
    Madalena Responder

    Quem vai para o governo?
    Meus carissimos amigos do ADI, o vosso juizo e a vossa orelha!
    escolhem gente com perfil,competente, se possivel os manda formar em França, pequeno estagio para serem mais amigo da nação e da patria.
    Criar uma Escola superior de Democracia /Cidadania e governação só para gente que pretende ser politico Dirigente.
    Não é antiga loja do povo, nem é a loja do dirigente. Se O PCD não aceitar entrar no governo de ADI e apoiar no Parlamento todas as propostas razoaveis, pode assim ser poder, depois de um mandato. Deixem o ADI governar sozinho, deixa-o. O PCD fica atento, é o fiel da balança

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Não é o PCD que não aceitará entrar no governo do ADI – é o ADI que não quer!

      Vcs ainda pensam que o PCD está podendo?
      O reinado deles já acabou!
      PCD pode esquecer!
      Vao ter que se reestruturar para conseguirem alguma coisa no futuro.

  51. img
    DEMOCRATICO Responder

    PARABENS ADI , STP, PATRICE TROVOADA E OS SEUS MILITANTES …. AGORA É NECESSÁRIO MUITA VONTADE E DEDICAÇÃO DE FAZER , E FAZER BEM , COLOCAR PESSOAS CERTAS NO LOCAR CERTO , COBRAR DOS TEU ELENCO GOVERNAMENTAL. POVO PÓS E POVO TIRA , O POVO ESCOLHEU MUDANÇA E CONFIOU NO ADI , ENTÃO FAÇA ALGO PARA PARABÉNIZAR O POVO , PRINCIPALMENTE OS NOSSOS AVOS , A NOSSA CIDADE ALGO DIFERENCIAL , ABRI O PAIS , O PAIS FICOU FECHADO POR MUITOS ANOS . FALASTE EM COLOCAR QUADROS QUALIFICADOS NOS SECTORES , ISSO É BOM MAIS MUITO CUIDADO COM OS INFILTRADO QUE PODEM ESTAR AI PARA BOICOTAR O SEU TRABALHO. OUTRA É PRECISO REAJUSTAR A FUNÇÃO PUBLICA , FUNÇÃO PUBLICA NECESSITA DE UMA REMODELAÇÃO E REAJUSTE NOS SALÁRIOS , NO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO. SÃO ALGUNS PONTOS QUE EU ACHO QUE SÃO INTERESSANTES PARA DAR UM TOQUE MÁGICO COMO DIZ O NOSSO EMBAIXADOR CULTURAL JOÃO CARLOS SILVA . FICO POR AQUI. MAIS ANTES VOU DEIXAR AI O MEU DESEJO DE BOAS FERIAS PARA O RAFAEL BRANCO , CARLOS TINI , OS MAIS LADRÕES DO MLSTP E OS OUTROS QUE ESTAVÃO A ESPERA DESSA PARA OCUPAR UM TACHO .

  52. img
    Miborges Responder

    Parabéns ao ADI, que não defraude as expectativas do povo que confiou neles, que a mudança seja para o bem de todos os santomenses. VIVA STP

  53. img
    Zovirax Responder

    Meus parabéns ao ADI.
    Maior parte da população de STP deu um voto de confiança ao ADI para governar e impulsionar o desenvolvimento de STP. Espero que ADI saiba honrar os compromissos assumidos com o povo de STP e por o progresso e bem-estar social do país acima dos seus interesses particulares, doa a quem doer. É fundamental que ADI aposte numa política séria de desenvolvimento económico, social de STP, baseada numa lógica de inclusão cultural e intelectual de todos os santomenses, independentemente de seremos todos angolares, forros, tongas ou gabão. Certamente, o impulsionamento de qualquer política de desenvolvimento deve passar por combate sério e feroz aos larápios e corruptos, mascarados de políticos e militantes partidários que infestam a sociedade são-tomense. Bem haja mudança! Viva STP, viva povo de STP.

    • img
      Zovirax Responder

      Correcção: sermos

  54. img
    Fia Luxinga Responder

    Meus caríssimos membros do ADI, olha o que vão fazer, pediram e povo vos respondeu, este povo triste, pobre no que diz respeito aos bens, mas rico em Espírito e confiante ao futuro, apesar das dificuldades que vão encontrar na vossa governação, faça algo para esta gente que precisam muito, muito, muito mesmo.
    Não esqueçam de escolher pessoas que tem capacidade, dinâmica e fácil em dialogo para governar, se for possivel recorre a outros quadros mesmo que sejam de outro partido,e procuram esclarecer ao povo onde entraram os 5000000 Dólar assim como causa da falência da caixa geral, Reestruturar administração Pública assim como dar atenção aos que Emigraram principalmente os nossos doentes radicado em Portugal.
    As minhas saudações

  55. img
    Salvador da Pátria Responder

    A victória do ADI no pleito eleitoral reflecte uma considerável maturidade do eleitorado são-tomense, uma vez que apercebeu que se devia dar o benefício da dúvida ao Dr Patrice Trovoada.
    Nesta óptica, cabe o Dr. Patrice Trovoada interpretar da melhor forma as reais necessidades do país ao curto, médio e longo prazo,de modo que possamos trilhar pelo caminho do desemvolvimento.
    Só me resta, desejar a si e toda a sua equipa sucessos e felicidades.
    Viva a Democracia e viva o Povo de STP.

  56. img
    MÉ PÓ Responder

    Venho congratular-me com esta bela escolha dos santomenses, isto demonstra que o povo de s.tome e Principe estao fartos destes ambiciosos do poder (os do MLSTP/PSD)obcecados com (Des)governaçao, o que levou este belo pais ao fundo do poço. Nao sei se o ADI ira aguentar ate ao fim do mandato, mas espero que S.Tome Poderoso e santo Antonio do Principe protejam o sr Patrice Trovoada para aguentar de modo que este povo humilde de STP sintam o verdadeiro sabor da liberdade que lhes foram concedidos desde 1990/91. os uê xá cubiçoso irao fazer de tudo para criar a instabilidade desnecessaria neste pais como ja é o habito porque pensam que o pais é deles. VIVA ADI

  57. img
    Fernando Lima de Pina Responder

    Parabéns ADI e filicito-vos pela vitória conseguida e que não defraudem a confiança depositada em vós pelo povo são-tomense, e espero que não os desiluda. Mantem firme nas vossas convicções e que São Tome e Principe conheça dias melhores.

  58. img
    Madalena Será Cidade(2015) Responder

    A Casa nova !
    A casa nova é a única infraestrutura que o MLSTP/ PSD, construiu durante 35 anos de independencia.
    Casa Nova funciona como serviço, secretaria administrativa. Uma sala grande, uma arrecadação, uma casa de banho.
    Só numa vila.
    Correios Venderam
    Escola sempre existiu Boto Machado
    Igreja, tempo colonial
    Precisamos de paços de concelho Obra de raiz
    Um polidesportivo, coberto.
    Centro para juventude, Hospital com serviço de enternamento, Escola secundaria Basica(até 9 ano), Casa de cimena, biblioteca jardim infantil, um centro comercial, electrificação geral publica madalena a santa margarida. Posto Policial edificio proprio.
    criação de Juntas de Freguesia(Cidade de MAdalena e Vila de Santa Margarida)

  59. img
    Madalena Será Cidade(2015) Responder

    Nem os 214 Mil euros prometidos, nem o anuncio do arranque das obras com financiamento da empresa, por parte do embaixador Frances, foi suficiente para travar a onda de vitoria do ADI. Toda a maquina do PAICV, MPLA etc. Tirem as vossas conclusões.
    o Povo e quem mais ordena.
    Onde está o Barco, saotome cABO VERDE?
    oNDE ESTA´OS PRODUTOS PARA SEREM LEVADOS A CABO VERDE. as promessas, bobo bobo bobo só.
    Os saotomenses filhos de caboverdeanos não burros, muitos vão a acbo verde regressam logo. Deve o ADI criar Embaixada em Cabo Verde.

  60. img
    Pinto Responder

    Antes de mais gostaria de felicitar o ADI, pela victória nestas eleicões. Para também dizer que o problema de S.Tomé e Principe não está no Partido mas sim em pessoas. Enquanto todos os segnatários da política em S.Tomé e Principe não abandonarem essa vida e dar oportunidade ao outros, nunca isto vai melhorar. Já ouví falar na mudança desde 1990, e atá agora nada. Mesmo assim continuam a falar em 35 anos. Ñão acham que os primeiros 4 anos do Governo de PCD, com o SR.Trovoada (pai).

  61. img
    clima Responder

    O povo fez a sua escolha e banho em pouco influenciou o resultado. É que o povo santomense näo täo burro como os politicos pensam.Hoje já sabem descirnir o que querem. Há que haver alternância política para se fazer uma “distribuiçäo mais abrangente de riqueza”, deixem outras famílias comerem também; assim haverá menos “frustrados”.
    Daí queremos que o

  62. img
    raposo Responder

    E sempre a mesma coisa! ganham uns perdem outros, mas ninguem faz nada, a situacao degradante em que se encontra o pais continuara a mesma, ou ate que me provem o contrario…nao acredito, mas como filho da nacao gostaria de acreditar, contudo, resta-me esperar que apareca o verdadeiro salvador da patria ou uma nova especie do nosso rei amador.

    All the best
    london

  63. img
    Oldayr salgueiro Responder

    Viva STP mais uma vez mostrou que somos um povo com uma grande responsabilidade e temos sentido de paz e união correu tudo bem ganhou um força politica e vai governar os 4 anos espero que tudo corra bem para esse proximo governo. Sou da defesa que um povo tem direito a democracia e em STP aceitamos , e respeitamos esse direito de cidadão . Parabens a vitoria é nossa de todos os Santomenses.

  64. img
    helmer dias Responder

    ola eu sou do mlstp.psd e estou feliz que adi tenha ganho agora ja nao tenhem desculpa que santomens so escolhem meu partido.mais tambem espero que essa vitoria faça o sr patrice entender que ele tem que fazer a diferença.o mlstp realmete ja deu o que tinha a dar tem que abrir as portas a gente nova.quem perdeu tem a obrigaçao de ajudar o novo governo pensado em nos santomense.espero piamente que agora com os pequenos roubos sao-tome e principe vencera.parabens adi e que os verdadeiros vencedores sejamos nos santomenses e sao tome e principe.

  65. img
    yuelio Responder

    Humbah tinha previsto uma provavel vitoria de MLSTP, mas parece k se enganou…

  66. img
    Andrade Catanhede Responder

    Parabéns ao POVO de S.Tomé e Príncipe, parabéns ao ADI, parabéns ao seu líder Patrice Trovoada , militantes e simpatizantes deste partido.
    Em primeiro lugar, peço ao ADI e seu líder que, durante o vosso mandato, procurem ser justos na medida do possível em todas as vossas acções. Abram bem os olhos e não se deixem enganar pelos falsos amigos.
    Sabemos que não é fácil a vossa tarefa. Mas é possível fazerem muito melhor do que os vossos antecessores. Foi para isso que o povo vos elegeu. Por favor, não o defraudem. Evitem favorecer este ou aquele apenas porque foi um grande mobilizador durante as campanhas, evitem dar tachos aos amigos ou familiares, evitem os compadrios, etc.. Em vez disso, seleccionem para a governação gente trabalhadora, competente, honesta, zelosa, exigente (consigo próprio e com os demais), dinâmica e com uma certa experiência em relação ao sector que irão liderar. Rodeiem-se de bons e competentes conselheiros.
    Não tenham medo de perder as próximas eleições. Actuem com justiça sempre que as circunstâncias assim o exigirem. Se o vosso parente, amigo, sócio, camarada falharem, ele ou ela também comerão. Não castiguem apenas os pobres, deixando os ditos ricos à solta, ou encobertos pela imunidade parlamentar, quando os mesmos prevaricarem. Actuando assim, em vez de perderem, ganharão as próximas eleições. O Povo continuará a apostar no ADI.
    Os são-tomenses não exigem que acabem de um dia para o outro com tudo o que está mal neste País, pois há males que estão tão enraizados que torna-se muito difícil removê-los a curto prazo. Mas, comecem a tomar medidas…julguem e mandem para a cadeia os que já lá deveriam estar. Continuem a formar jovens e a criar novos postos de trabalho. Não mintam dizendo que irão criar 10.000 postos de trabalho. Disciplinem a função pública, enfim, tratem de cumprir o vosso programa com a ajuda de todos os são-tomenses de boa vontade e interessados na mudança.
    Viva ADI, viva S.Tomé e Príncipe. Chegou a hora.

  67. img
    Judylay Borges Responder

    manos e manas Santomenses, nesses próximos quatro anos nós iremos assistir á mais um capitulo dessa novela da politica Santomense , e se nós, os jovens nao nos unirmos para acabar ou radicalizar de uma vez por todas essas palhaçadas dos nossos politicos tamos todos com o pé na cova, pk nunca vams ter oportunidades no nosso proprio país…mas eu ainda acredito que o Dr. Patrice Trovoada poderá fazer alguma coisa por São Tomé e Príncipe…..se tiver o contributo de todos!

    esperemos que desta vez a coisa arranque como deve ser…!!

    :)

  68. img
    edmilson Responder

    vejm lá o que vão fazer nao embarrilam a infalibilidade que o povo depositou em vós. De qualquer forma remanesço muito afortunado; trabalhão com muita garra e decência ñ importa o que advém detrás. Força e ADI!

  69. img
    Helves Santola Responder

    Pois é, meus parabéns tbem pela vitória ADI. Eu diria isto para qualquer partido que ganhasse essas eleições! O facto é que muitas pessoas como eu já perderam alguma esperança em dias melhores para STP e acreditam que vai ser mto difícil que exista alguém que consiga reverter o quadro em que a população vive actualmente. Mas há sempre uma esperança no fim do túnel e espero que o novo partido tenha a sabedoria de projectar um futuro são-tomense com base no passado. Ou seja, que consiga ter os erros do passado como exemplo para as futuras acções! O mais importante é que consigam criar uma boa convivência com os outros partido porque sem AMIZADE e PAZ, nenhum partido irá conseguir melhorar o rumo do país………..ESPERO MUITO QUE ESTA MINHA MENSAGEM SEJA CONHECIDA PELOS FUTUROS DIRIGENTES DO PAÍS……..ABRAÇOS!

  70. img
    Jacinto Responder

    Parabéns ADI. Parabéns Dr. Patrice, e parabéns à todos aqueles que acreditaram em Dr. Patrice e no ADI.

    Agora Dr. Patrice, nada de coligações. Forme o seu governo com homens e mulheres capazes de mostrar trabalho e dedicação, que os Sres. “Rafaéis Brancos” terão que “engolir” o facto do Dr. Patrice é, desta vez o seu legítimo Primeiro Ministro. Se houver alguma tentativa dos Sres. “Rafaéis Brancos” para fazer cair o seu governo, faça como prometeu o Dr. Levy Nazaré – deixem que o povo faça o seu julgamento.

    Tenha certeza de uma coisa Dr. Patrice. O povo santomense está consigo e com ADI. Viva Dr. Patrice Trovoada, viva ADI, viva o povo de Sao Tome e Principe, via a democracia.

    Um bem haja à todos.
    “Por um S. Tome e Principe melhor”

  71. img
    ZUMBAKUÊ Responder

    Parabéns ao povo de S.Tomé e Príncipe.
    O povo soube reflectir e optar pela mudança. Esperemos que o novo governo esteja ao nível dos anseios do povo.
    O povo soube mostrar o “cartão vermelho” aos partidos que têm minado a sociedade de S.tomé e Príncipe. Agora resta-nos esperar e ver no terreno o desenvolvimento das promessas feitas pelo partido vencedor.Estamos ansiosos,…..
    S.tomé e Príncipe é de todos nós…
    Seja na diáspora ou no terreno.
    VIVA S.TOMÉ E PRÍNCIPE.

  72. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    até agora eu não seio porquê, que o senhor Armindo Tomba continua na Radio Nacional,a falar besteira, mas o senhopr tem razão, muito confiança que o forro deu gabão, nós todos somos camradas eis a razão, obrigado, fui

  73. img
    Ginga po Responder

    meus parabéns ADI, agora espero que vocês
    façam sacrifícios e demostram o povo de s. tomé e príncipe que fizeram a escolha certa no momento certo.

  74. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    Nós acreditamos na pessoa do Sr.Dr.Patrice Trovoada, por amor de leite que a mãe lhe pois na boca,os senhore que fazem parte do PCD,são individuos mais trasueiros que esse pais já conheceu, primeiro, são parasitas, não fazem nada , so querem ganhar dinheiro, cuido com aldrabisse deste malandros

  75. img
    quequa Responder

    Rafael Branco não ficará desempregado, não se esqueçam que ele tem 10.000 empregos no novo porto de aguas profundas, o que lhe dará certamente para viver em Paz com a derrota…

  76. img
    buta uê Responder

    Para se construir uma boa casa é preciso construir muito bem a base da mesma.temos começar pelos alicerces….ENERGIA,JUSTIÇA(tribunais,Leis e….etc),SAUDE(mais hospitais e…etc),SEGURANÇA SOCIAL,FINANÇAS,…etc.A nossa casa que é S.Tomé e Príncipe ou seja o nosso querido Estado Santomense se encontra muito doente em agonia,em coma,a beira da morte.Contudo ainda há no fundo um restinho de esperança.Tudo se move com energia: o mundo,as maquinas,as pessoas….etc.Neste contexto para se conseguir tirar S.TOMÉ E PRÍNCIPE da situaçao em que se encontra deve-se pensar em primeiro lugar Energia.Não se pode pensar em desenvolver o sector da saúde depois o sector do turismo(ambos intimamente ligados),zona Franca…etc sem energia.Um país as escuras nao atrai investidores mas sim corruptos e malfeitores.Espero que a comitiva do sr Patrice Trovoada resolva bem esse gravíssimo entrave ao desenvolvimento.Meus senhores invistam em energias alternativas e renováveis.Abandonem por favor a ideia de energia dos geradores que já se encontram ultrapassados para o século em que vivemos e tem servido apenas aos oportunistas e nao ao povo santomense.
    Parabéns ADI.Têm agora uma boa oportunidade para mostrarem o que valem.
    Viva S.TOMÉ E PRÍNCIPE

  77. img
    Santomé Poderoso Responder

    Parabens ADI
    ADI não tem que formar governo com a coligação de outras forças, para tal tem que e deve levar uma governação, onde as informações são passadas constantemente a população. Claro esta que pelo facto de não ter maioria absoluta no parlamento a oposição muitas vezes fará tudo para bloquear as politicas e procedimentos claros e objectivos que trará beneficios para o pais e a população de maneira geral. De aí, que o povo deve estar sempre informado, dessas politicas e procedimentos, se for o caso de uma eleição antecipada, o povo lhe dará sem margem para dúvida uma maioria absolutíssima.

  78. img
    Madalena Será Cidade(2015) Responder

    Senhor moderador! o que se passa consigo?
    Pretende subsidio para moderar?
    Vá! Modere sem canhenhe!
    O vosso jornal é a verdadeira relações exteriores.

  79. img
    Madalena Cidade(2015) Responder

    Apelo!
    Em democracia o poder não é vitalicio. Todos aqueles colegas e amigos que ocupam os cargos de confiança politica, devem pôr o cargo à disposição. Não esperem o convite, se forem reconduzidos é outra coisa. E nada de comentarios, tipo” Eu ja sabia que o ADI iria ganhar!!!” Este truque é velho.
    Sabias que o ADI iria ganhar mas torcias para o outro.
    Eu sou da Diaspora, 3ª maior Ilha do País.

  80. img
    Navio MiCau Responder

    O afundamento do navio Micau com arroz, 750 toneladas, (750 kgs?), Ai é? Em vespera de eleições foi um azar muito grande para o MLSTP. Com esse arroz e com as promiscuidade aí existente, podia ser a agua do banho. Pena são as crianças que os papas habituaram a comer só o arroz e na falta dele dizem que não há comida. NÃo comem banana, inhame, mandioca,Fruta pão, milho, batata doce, izaquente,etc. Só se fala no arroz.
    Este assunto do Navio Micau não foi tratado neste jornal, falta de tempo?
    O que se passa com o NAvio Micau, só Deus pai todo Poderoso sabe.
    “Tela non”

  81. img
    João Ceita Responder

    Parabens senhor dr. Patrice pela vitória. ainda é muito cedo para avaliar o seu desempenho. Então força e muito trabalho. Ola gente! Todo mundo chama o rapaz de DOUTOR. Eu como ando fora de São tomé há muitos anos gostaria de saber doutor em quê? Em medicina, em economia, em direito? E, em que faculdade obteu o grau de doutor?

  82. img
    Fábio Pereira Responder

    Olá bom dia a todos,

    Na minha perspectiva, a opinião do povo são-tomense não mudou desde as últimas eleições em 2006 em MLSTP/PSD teve 20 deputados, os dois partidos da mudança MDFM/PL e PCD não souberam manter o casamento e o povo disse basta, tendo concentrado o seu voto no ADI nestas eleições de 2010, por isso parabéns ao povo de S. Tomé e Príncipe e parabéns ao ADI, seja feita a vontade do povo soberano.
    Um bem-haja a todos.

  83. img
    Fábio Pereira Responder

    Olá bom dia a todos,

    Na minha perspectiva, a opinião do povo são-tomense não mudou desde as últimas eleições em 2006 em que o MLSTP/PSD teve 20 deputados, os dois partidos da mudança MDFM/PL e PCD não souberam manter o casamento e o povo disse basta, tendo concentrado o seu voto no ADI nestas eleições de 2010, por isso parabéns ao povo de S. Tomé e Príncipe e parabéns ao ADI, seja feita a vontade do povo soberano.

    Um bem-haja a todos.

  84. img
    Tio Castro Responder

    Minha gente!!! Onde está o pai do MLSTP? O Sr. Pinto da Costa? Ele tem que por ordem, nesse Partido que ele já governou um dia e ajudou a fundar. Senão não sabemos o que será desse povo e desse país. É certo que com banho ou não o ADI ganhou e parabéns para ele e que saibam fazer as coisas para bem desse povo sofredor. Mas, qual será o destino do nosso MLSTP com o tipo de governação que está tendo? Sr. Pinto da Costa, sou seu fã nº 1 Caso não decida tomar dianteira desse partido e tentar dar outro rumo às coisas, muitos vão perder fé nesse velho e que já foi carismático partido. É momento p+ara reflexão Viva MLSTP viva S. Tomé e Príncipe.

  85. img
    suspeito d sempre Responder

    la ganhar não é complicado certo, agora é ver com olhos de ver o trabalhos que prometeram, e cumprilas já k tanto pedio há mudança k o povo deu agora emoçiona o povo com o k prometeram…..

  86. img
    Aerton Responder

    Dr. Patrice manda averiguar todos os processos que atribuiu nacionalidade São-tomenses aos Nigerianos que vivem nosso país.

  87. img
    João Responder

    EMBORA O PARTIDO ADI E O PATRICE TROVOADA NÃO SEJAM FLORES QUE SE CHEIRE,
    O POVO MOSTROU A ESSES PILANTRAS QUE ESTÃO NO PODER QUE O POVO NÃO TEM MEMORIA CURTA COMO PENSAM.

    GOSTEI DO AÇOITE. QUE ISSO SIRVA DE LIÇÃO.
    AO SENHOR JOÃO CARVALHO, QUE NÃO TEM VERGONHA (VIR A IMPRENSA JUSTIFICAR A SUA DERROTA COM A COMPRA DE VOTO POR OUTROS PARTIDOS),
    ORA SR. JOÃO CARVALHO,
    TALVEZ TENHA MEMÓRIA CURTA.
    O SENHOR ENCABEÇOU A COMPRA DE VOTO EM VÁRIOS BAIRROS A ANOS ATRÁS, DEIXE DE DEMAGOGIA BARRATA.
    O QUE FOI QUE SEU PARTIDO FEZ DESDE 2002 ATÉ A PRESENTE DATA A NÃO SE ENRIQUECER?.

    E O SENHOR EM SI, FEZ O QUÊ A FRENTE DO COMITÉ OLIMPICO SANTOMENSE, ALÉM DE VIAJAR?
    ELENQUE AS MELHORIAS FEITAS E AS VITÓRIAS ALCANÇADAS POR SÃO TOMÉ E PRINCIPE NOS JOGOS OLIMIPICOS DE 2004 E 2008?
    NÃO TEM.
    PORTANTO, DEIXE DE LADO A MÁSCARA DE BOM MOÇO.
    João Pedro.
    Santo Amaro.

  88. img
    Costa e Sousa Responder

    Finalmente parece que acordamos, pois tomamos o banho e votamos onde a consciencia nos manda. Estou a ver a cara dum certo Sr. a espumar-se de raiva. Va fazer outra coisa qualquer e nao vire apenas para o poder, pois ha muito por fazer em STP e acredito que ha gente capaz. Torna-se necessario a certas pessoas abandonarem essa obsessao pelo poder e logo descobrirao que sao capazes doutras coisas. UM BEM HAJA A TODOS.

  89. img
    Madalena Responder

    Meu caro leitor, agradecemos a sua pertinência em saber se o termo escrito por mim se trata de Biografia ou Biogeografia?
    Caro amigo ou amiga lapis ou borracha, pois trata-se de BIOGEOGRAFIA. A teoria de Biogeografia da ilhas é um termo técnico. Esta teoria explica, por exemplo a ocorrencia de especies em Ilhas como a nossa. Veja o nosso país, de reduzida dimensão, ser possivel encontrar muitas especies endemicas(Flora e Fauna).
    Mais uma vez agradecemos, o jornal está de parabens, outros colegas seus, ficariam na ignorancia, foi bem perguntar. Quando tiver duvidas, vai ao http://www.google.com.
    Madalena Cidade, Ville ou Vilage?
    CIDADE

  90. img
    NIVALDA CORREIA Responder

    PARABENS ADI
    QUE GOVERNEM O NOSSO PAÍS COM HONESTIDADE PATRIOTISMO E SABEDORIA.
    QUANTO AOS DERROTADOS “DOS FRACOS NÃO REZA A HISTORIA”
    OS GRANDES SENHORES CAIRAM
    MLSTP MDFM E OUTROS TAIS

    QUE SERA SEITO DESSES SERNHORES???
    SO SABEM SEDUZIR MIUDAS NOVAS QUEM NAO SABE CASOS COMO DO SENHOR VICE-PRESINDENTE EUGENIO TINY QUEM NAO SE LEMBRA DA SUA AMANTE ADESFILAR NAS NOSSAS ESTRADAS DE SUZUKY,RAPARIGAS NOVAS QUEM NAO SABE DEOUTROS CASOS DE CASANDRA E OUTROS VELHOS BABOES O VOSSO TEMPO ACABOU
    VIVA SAO TOME VIVA O POVO QUE JULGOU OS POLITICOS E FEZ A SUA ESCOLHA
    TRIBUNAL COM ELES

  91. img
    Santomense de origem Responder

    Espero que os melhores dias chegarão para os santomenses.é o povo quem manda, o povo põe e tira. espero mudança do ADI, partido jovem e forte.vamos construir o nosso país, unidos venceremos. Viva S.Tomé e viva Patrece Trovoada.

Deixe um comentario

*