Política

PCD reconhece sanção popular e felicita ADI

Albertino Bragança, Presidente do PCD, deu o rosto para felicitar o seu arqui-rival Patrice Trovoada. O PCD, é uma das forças políticas que saiu fragilizada das eleições autárquicas e legislativas.

Perdeu as 4 câmaras distritais que dominava, cai do governo onde controlava 6 pastas ministeriais, e perde força no parlamento porque dos 11 deputados que tinha nas legislativas de 1 de Agosto só conseguiu eleger 7.

Derrotas que não tiram ao PCD a disponibilidade para conversar com as outras forças políticas no sentido de promover a estabilidade governativa em São Tomé e Príncipe. Albertino Bragança Presidente do PCD, que felicitou a ADI e o seu líder Patrice Trovoada pela vitória eleitoral, promete também contribuir para a estabilidade e a boa governação.

Não há dúvidas que muitos eleitores tradicionais do PCD, apostaram desta vez na ADI. Assim se justifica também a ascensão surpreendente do partido de Patrice Trovoada. As relações entre o PCD e a ADI azedaram bastante depois da aprovação pelo PCD da moção de censura que em 2008 matou o governo tripartido chefiado por Patrice Trovoada.

A travessia no deserto não parece ser fácil para o PCD, que ainda terá que batalhar para não perder um mandato em mé-zochi. O boicote das eleições nas localidades de Belém e Motalvão, ambas do distrito de Mé-Zochi, obrigam a realização já no próximo domingo das eleições nos dois círculos eleitorais. Segundo fonte partidária o partido terá que trabalhar, para não perder um mandato a favor do MDFM-PL.

Segundo os resultados provisórios da comissão eleitoral nacional, dos 13 mandatos em disputa no distrito de Água Grande, o PCD conseguiu apenas 1. Em Mé-Zochi também com 13 mandatos, o partido ficou com 1 mandato. Em Cantagalo dos 7 mandatos em jogo, o PCD somou 1. Em Caué dos 5 mandatos arrecadou 1. Em Lembá 6 mandatos em jogo, PCD agarrou 1. Em Lobata onde o cabeça de lista é o secretário geral Delfim Neves, são 6 mandatos e o PCD ganhou 1. Na ilha do Príncipe 5 mandatos em disputa, PCD salvou-se com 1.

Abel Veiga

    12 comentários

12 comentários

  1. Abel Martins

    3 de Agosto de 2010 as 15:19

    Aqui que se faz aqui que se paga toda a arrogancia de PCD acabou.Como o seu porta voz dizia acabou a boleia ficamos a saber agora que quem na realidade estava na boleia dos outros era bem o PCD.Gostei isto e pra tomar a licao que a politica nao se faz com o odio nem com interesse pessoal.Delfim recusou de ser ouvido pelo tribunal escondeu se atraz de imunidade, o povo ja deu mais uma vez a licao de que os politicos estao a ser bem acompanhados por que no fim serao julgados nas urnas.

  2. JP

    3 de Agosto de 2010 as 15:51

    O senhor Albertino está a piscar os olhos ao ADI para uma possivel entrada no governo do ADI esteja atento Dr. Patrice, nada de coligações com esses malandros do PCD, se quiserem garantem a estabilidade da governação abstendo no parlamento pura e simplesmente porque sabemos que o MLSTP-PSD irá votar sempre contra

  3. Adriano Málé Bobo

    3 de Agosto de 2010 as 16:29

    tudo nhe cu ca fê malé ê guada male,
    so mundo sa ji decu

    fui, bindo cada gunê tê ôla dê

  4. Manuel Jorge

    3 de Agosto de 2010 as 16:48

    Se o PCD pensa realmente em contribuir para a estabilidade e a boa governação é muito bom para eles e só assim terão algo a ganhar dentro de quatro anos porque senão corre o risco de acabar. O povo está atento. Já não somos tão ignorantes assim.

  5. laurindo cruz

    3 de Agosto de 2010 as 18:29

    que o PCD socumba por muito e muito tempo.
    Esses malandro….bem se pode dizer todos eles…oportunistas….ignorantes e comerciantes sobretudo.
    O sr Delfim e companhia…..só mesmo em s tomé podemos ver individuos com perfil tão baixo a decidir e a governar um pais que se quer com evolução. Não são capazes…sobretudo porque para muitos deles a escola é curta. Andaram a partir ás canetas e lápis na escola , quando tinham que aprender para serem competentes. a escola faz falta a muitos deles. Só mesmo comercio. e mesmo nisso é preciso estar se bem atentos. Não sao justos. todos malandros. fora com eles para sempre.

  6. Alberto Nascimento

    3 de Agosto de 2010 as 18:47

    Partido dos traidores. Pior coisa que um homem pode ser ‘e traidor.
    Esses nao queriam saber do povo quando desestabilizaram politicamente o Pais por beneficio poprio.

  7. António Veiga Costa

    3 de Agosto de 2010 as 19:18

    É a única opção que lhes resta: contribuir para a estabilidade e a boa governação – ou então, coligar-se com o MLSTP (como sempre). Mas, dessa vez o povo estará de olho!

  8. Zovirax

    3 de Agosto de 2010 as 23:59

    Depois de trazerem comida estragada do Brasil para matar o povo, estavam a espera que o povo votasse em vós. Francamente, o povo mostrou-vos que não está morto. Muita pena, tenham vergonha e olhem para o espelho, procurem descortinar o que fizeram ao povo de STP. Desavergonhados e sem escrúpulos.

  9. BLAGA PENA

    4 de Agosto de 2010 as 7:27

    PCD so vive a pala dos outros partidos, seus tubaroes da areia

  10. Edson Assunção

    4 de Agosto de 2010 as 15:23

    Pela barra PCD, passaste a tangente, esperemos que vos sirva de lição e pense em mudar de vida e redimir dos seus pecados durante os 4 anos que o ADI governará.

  11. Voz da Verdade

    5 de Agosto de 2010 as 12:27

    O PCD pegou o ladrão e depois soltou-o, foi incoerente ao associar ao maior culpados da degradação das nossas vidas(o mlstp). Agora é por o mlstp no chão, porque só querem tudo para seu grupo.Mesmo os seus tradicionais eleitores, estão a ser enganados com o dinheiro, ou seja aqueles que votam no mlstp recebem dinheiro dos barões,em vez de receberem um posto de trabalho. Sou militante do PCD, continuarei a ser, porque somos pela mudança, não podemos ter a mesma mentalidade do mlstp. Eles deviam mudar de nome, porque muitos estão amarados ao nome, deviam ser chamados PSD (Partido Social Democrata), na medida em que o MLSTP pertence a todos, os de PCD,ADI,MDFM e outros.
    Considero que o pais precisa de todos os partidos, como o maior partido da oposição, deve fazer reformas profundas na maneira de fazer politica,deixarem de fazer mal aos outros.
    Também acho, que o PCD fez muitas coisas boas no pais, em breve o povo irá reconhecer. O povo penalizou-nos por estarmos com eles, isto é um facto.
    Para concluir, agora nos do PCD, temos que fazer uma oposição construtiva sozinhos.
    Que DEUS nos Abençõe e Abençõe o Povo de STP.

  12. Adriano Málé Bobo

    10 de Agosto de 2010 as 10:19

    O PCD, do sr.Delfim Neves, teve uma chance pela proxima vai mesmo para casa analisar e corrigir os erros que cometeram, Albertino Bragança, Preguisçoso, aldrabão, vadio,arrumado em escritor e que não faz nada no pais, mas com o ADI, no poder vais ter que aprender trabalhar,engoliram as migalhas do senhores José Eduardinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo