MLSTP/PSD pela frente mais uma longa travessia no deserto

Os resultados das eleições legislativas de 1 de Agosto, provam que o MLSTP/PSD – partido da independência está em franco declínio. Em 2002 empatou com a coligação MDFM-PCD. Em 2006 perdeu com a coligação MDFM-PCD, em 2010 mais uma derrota com a ADI.

Analistas são unânimes em considerar que o MLSTP/PSD, não conseguirá recuperar a confiança da maioria da população são-tomense, enquanto não foram operadas reformas profundas na estrutura partidária. Reformas que implicam a injecção de sangue fresco. Rosto jovem para a política, ideias renovadas para São Tomé e Príncipe.

Muitas das vozes do MLSTP/PSD que ecoam nos ouvidos dos são-tomenses desde a independência, insistem em continuar a falar política. A mensagem pode ser nova, mas o som da voz acaba por ser rotineiro, porque os ouvidos conhecem tais timbres desde tempos antigos.

Cansaço, casos de justiça mal esclarecidos, e envolvendo figuras importantes do partido, são dentre outras razões que segundo analistas justificam o declínio do MLSTP/PSD como força política dominante em São Tomé e Príncipe.

Os distritos mais populosos do país, Mé-Zochi e Água Grande, foram os primeiros a sancionarem os novos rumos que o partido prometeu na campanha eleitoral. Mé-Zochi por tradição resiste bastante as propostas do MLSTP/PSD. Dos 13 mandatos, o partido só ganhou 4. Água Grande mais flexível deu ao MLSTP 5 mandatos do total de 13 em disputa.

Em Lembá ao norte de São Tomé, onde o partido parecia ter domínio total, os eleitores deram 3 mandatos num total de 6 em jogo. Caué outro distrito que parecia feudo do MLSTP, decidiu pelo empate com a ADI, conferindo a cada um dos partidos 2 mandatos, num total de 5 em disputa.

Cantagalo, com 7 mandatos, só aceitou 2 mandatos para o MLSTP. Lobata deu a metade dos mandatos ao MLSTP, no caso 3. Num total de 6.

O partido de Rafael Branco que contou com apoio forte dos seus parceiros estratégicos, como o partido socialista de Portugal e o MPLA de Angola, ficou enfermo com o resultado das eleições legislativas.

Os próximos 4 anos serão difíceis. Uma longa travessia no deserto. Segundo o líder Rafael Branco, o congresso já está previsto para os próximos meses. Pode ser o fim da cação política de Rafael Branco como líder do partido, que antes mesmo das eleições legislativas já estava profundamente dividido.

Muitos militantes do MLSTP/PSD, votaram na ADI de Patrice Trovoada, como forma de sanção contra o líder Rafael Branco.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    JP Responder

    O MLSTP/PSD precisa de renovar pura e simplesmente….

  2. img
    BOMBASTICO Responder

    Sr RAFA fassa um grande favor aos militantes, amigos e simpatizantes do MLSTP ñ pense nunca em concorrer pras proximo mandadto do partido nem vc nem o seu conselheiro Tiny pk nos keremos sangue novo novas filosofia k possa engrandecer o partido, por favor meus caros proximos congrecista vamos fzr como o PSD de portugal vamos numear uma pessoa k ñ tem cadastro na politica de do paiz e k seja jovem com ideias de renovar o partido e podermos no proximo 4 ano desputar o poder, pk se apresentarmos figura gasta nunca mais nunca mais vamos liderar S.Tomé e principe, teremos k fazer uma escolha valida pk esse nosso pecado vem desde 1991. Os k ñ trabalharem pra reforma do partido podem ir descansar pk o MLSTP esta a afundar por causa deles.

    • img
      Manuel Jorge Responder

      O PSD de Portugal, ha pouco tempo votou contra uma moção de censura apresentada por BLOCO de ESQUERDA ao governo de PS para promover a estabilidade no país. Granda PSD. Oxala que o PSD de são tomé seja como o de Portugal.

  3. img
    Power Responder

    O QUE STP PRECISA PRIMEIRO É DE UMA REFORMA POLÍTICA, NÃO SÓ NA PESSOA FÍSICA, MAS TAMBÉM NA MENTALIDADE.
    TEM QUE HAVER A CONSCIENCIA POLÍTICA E A PROMOÇÃO DO FENÓMENO FINANCEIRO DO ESTADO.
    ALGO QUE NEM PASSA PELA CABEÇA DESTES POLÍTICOS QUANDO RECEBEM AS PASTAS.

  4. img
    Navio MiCau Responder

    A Minha familia sofre muito!!
    Mentira!!
    Sofre com muito recurso a volta, sofre de ter que escolher ferias em Londres ou Madrid, de comer veado ou pernas de rã.
    Quando os senhores estão no poder têm tempo para tudo, basta perder para procurar desculpas de mau pagador. Aguenta a buxa, ajuda a recuperar o país, vai ao parlamento trabalhar, se possivel invista o seu Dinheiro na criação de empresas e cria emprego. Fica no país para governar, a oposição tbém governa no regime democratico , com idéias.
    Quem é o primeiro a se demitir??? Do cargo de função?
    “Podem correr o mato”, “boló minjam blocê” Qua é dá é dá!!!

  5. img
    MiCau Responder

    Uma formação politica como o MLSTP, embora tivesse uma costela de PSD, não sabemos de onde, se é falsa ou verdadeira essa costela.
    Deve o partido, ao invésde expulsar os membros, retalhar com pressão de todo tipo, procure convergencia e dialogo. Abra o Partido. Mais fortes são os poderes de Deus.
    A juventude do partido precisa-se, com inovação clareza. MLSTP inove!!!
    Esta idéia dos historicos!!
    Ter Gente nas Embaixadas porque são veteranos de guerra, é retrograda.
    Nucleos de base!!!
    Acabem com estas designações!
    Qual será o tema do congresso!
    Com o MLSTP, não se falava de petroleo !
    O Pais ia ao fundo, decada de 70 a 90.

  6. img
    Democratico 1 Responder

    Não consigo entender como este Senhor gosta tanto de poder…será que só de poder pode viver o homem?

  7. img
    Democratico 1 Responder

    Aguardo a sua resposta Sr.Rafael Branco.

  8. img
    Leopardo Responder

    Rafael Branco foi a derrota do MLSTP … o Sr. não tem perfil para ser 1.º Ministro nem lider do MLSTP. Faça o favor de demitir da liderança do Partido. A Sr.ª Elsa Pinto seria a pessoa Ideal para liderar o partidos nos proximos anos. “INOVAÇÂO”

    • img
      Emilio Pontes Responder

      Não sei se é esse o seu nome proprio. Mas vamos ao que interessa. A Dra. Elsa Pinto é uma grande proposta e eu Aprovo.

      Gente fina.

      • img
        Francisco Lima Responder

        Olimpia

        Camaradas façam favor de não utilizarem este espaço nobre para se auto_promoverem ou promoverem caras cansadas para a liderança do MLSTP. A sr. Elsa Pinto está no poder desde 2004 e nada vez em prol deste pais senão exibir_se como se fosse a melhor e a mais ilumonada de todos. Façam o favor de deixar os jovens do partido trabalhar e vão descançar…

      • img
        potó Responder

        hahahah mano muê um na concê bô fa magi niguê tamé nós tempo tê unwa cuá cu inêm ca fla fossá de zagê sá axá San Elsa sa muala de kênguê? ne elê nê homè dê sá cuà sé mé bamu zunta fogo de sá safú ixi cu ca nguènta só ca fica ni uê de patchido nó, bamu caluma uanga xinja sócegado

    • img
      PARTIDARIO Responder

      Estou de acordo consigo. Rafael Branco é o responsavel pela derrota do MLSTP/PSD, devido a sua pressa pelo poder armado em muito estratega, “armousse em deus da páz e da tranquilidade”, deu no que deu, o meu conselho é que o SR. Rafael Branco fique na rectagurda do partido e não assuma mais nehum cargo no partido tanto como em nome do partido ou seja esconda a cara e deixe os outros que ainda têm a cara limpa, porque o MLSTP é e será sempre o maior partido deste país e existe muita gente com cara limpa e bom senso la dentro. não estou a dizer que abandone o partido porque seria injusto, de qualquer forma contribuiu para o partido mas sim que esconda a cabeça e fique só nos bastidores, que não venha mais ao palco, que ajude os outros a se prepararem para futuras eleições. viva MLSTP/PSD

    • img
      Adazilza Costa Responder

      Aurélio Martins,Achas q podes liderar o partido?Cuá li.
      E pinto? Durante esses anos todos estive calado. Agora, abre a boca e nada sai. O rafael fará muito bem em deixar o msltp/psd. Deixe para o Adelino Izidro, O osvaldo que irá um dia ser presidente da república, para o Gika que ira ser ministro dos negocios estrangeiros, e para, para quinta que ira ser ministro de Infraestruturas, para o Jose maria Barros que ira ser de telecomunicações, para o maricas do borboleta (deve levar n c do quintas e do Adelino) para ministro de tecnologias.

  9. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    o Senhor confiou num grupo de bandidos pensando estava no caminho certo, mas afinal de contas estava no caminho errado,sobre tudo o camarada carlos tina, arrogante, sabichão, pensando que sabe tudo, mas a vida não é assim meu caro companheiro, agora vais ter ir a hospital execer a sua função de médico, e não como deplomático,
    obrigado
    fui

  10. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    O Rafa preto, quando no combate estais perder o principais comandos é preciso muita coragem, ou continua a combater ou entrega ou quanto não teras hipose, foi isto que aconteceu meu amigo, até 2014, se tiveres a viver, nunca se sabe, cruelidade é demais, se perdeste na tua zona já é motivo de fazer a leitura de quem é senhor

  11. img
    A MUDANÇA Responder

    A verdade é esta como referiu o telanon: “Muitos militantes do MLSTP/PSD, votaram na ADI de Patrice Trovoada, como forma de sanção contra o líder Rafael Branco.”. MLSTP não é de Rafael, ele sim contribuiu para destruir o MLSTP, que é considerado o maior partido politico de STP. Os militantes estão cansados das caras que la estão a muitos anos. O partido precisa de mudar. ADI pareceu que escutou o grito desesperado dos militantes do MLSTP, e transformou o partido num partido jovem, com esperança, e mudanças. Era isso que o povo precisava. O MLSTP ja foi muitas vezes criticado para fazer mudança das principais figuras, mas fizeram o pior, fizeram a campanha com a “cara” do homem considerado como o “politico mais detestado e criticado de STP”, o proprio Rafael Branco. O povo ja esta cansado desta cara, e agora em cada esquina la esta um cartaz com a cara do Rafael, pedindo um voto. Com tudo isso, “Muitos militantes do MLSTP/PSD, votaram na ADI de Patrice Trovoada, como forma de sanção contra o líder Rafael Branco.”. ADI conseguiu cativar o povo para a mudança, e o povo assim votou. Desejo boa sorte ao ADI, que consiga concretizar todos os projectos para bem de todos nos, para um STP mais feliz, cheio de esperança, saúde e emprego. Bem haja ao ADI, a esperança de STP. Agora vejamos o futuro…

  12. img
    Alberto Nascimento Responder

    Isto ‘e um pais. Nao ‘e um negocio particular.
    Cambardas de Ricos a custa de crimes de papel e caneta.

  13. img
    O censurado está blochido Responder

    Eu desde k fui censurrado parei de escrever.A critica k fiz a ideia do Senhor Fradique,em propor que deviam ser responsáveis mássimos da C P L P, os k já tivessem ocupado cargos de chefe de estado ou de 1º Ministro, o meu cumentário não passou! Mas fiquei feliz pk no domingo seguinte houve um comentador africano k quase me tirou as palavras da boca.Bem haja.Meus senhores! Estmos no períudo de mudança,a vós do povo deve falar bem alto. Temos k chamar as coisas pelos seus próprios nomes, sem medo ,com respeito e responsabilidade.Quem rouba é ladrão incompetente é incopetente, corrupto é corrupto e se o senhor Fradique estava a preparar tacho com essa ideia temos k dizer sem medo pora.Quanto a esse devasso Rafaiel , esse nunca mais devia aparecer na cena política santomense. Nunca hove tanta contradição, criticas e desistências no seio do M L S T P como se assiste agora ! Tudo por causa deste Sínico. Viva a mudança viva a juventude para k viva o povo de S.Tomé e Príncipe Fiu

  14. img
    Miguel solitario Responder

    MLSTP é e será sempre o maior partido político de Sao Tome e Principe. Contudo as coisas estavam mal dentro do MLSTP e o próprio país aclamava pela mudanca.Assim é que se constroi a democracia. Um bom pai é aquele que tem coragem de sancionar o filho quando ele o merecer, e assim fez o povo. Rafael Branco foi e é o maior culpado pelo desire do MLSTP. Por isso senhor Rafael Branco, cometa pelo menos um acto digno na vida. Dimita-se da liderenca do partido e deixe que outras pessoas com amor a terra e menos manchado pelas suspeita de corupcao
    assuma o destino deste grande partido e futuro de país daqui há uns anos. Com esta possilga em que o MLSTP se transformou, os melhores quadros de Sao Tomé e Principe, que sao na sua maoiria simpatizantes do MLSTP tem optado por nao dar a cara pelo partido.Pois estes ainda tem alguma vergonha na cara.
    Agora é o tempo de verdadeira reflexao interna dentro do MLSTP. Viva democracia, viva o MLSTP viva Sao Tomé Príncipe
    Parabéns ao ADI e boa Sorte. Eu sou do MLSTP, mas em nome de Sao Tomé e Príncipe desejo boa sorte ao ADI. O MLSTP jamais morrerá!Mas é necessário que se expulse os maus e deixe que os bons tome conta do MLSTP.Viva democracia, viva o MLSTP renovado e mais forte, viva Sao Tomé Príncipe. A vitória é do povo. Pois o povo é quem mais ordena! Até mais

    • img
      PARTIDARIO Responder

      estou de acordo. MLSTP tem muita gente boa e muita gente que nunca envolveu em corrupção mas como esses mais corruptos são os que querem ganhar mais eles dão a cara e as pessoas generalizam a dizerem que MLSTP é só corruptos, esquecem que todos outros que estão nos outros partidos vieram da escola do MLSTP, é sem duvida que o MLSTP e o partido com mais experiencia e mais inteligência de STP reconhecida internacionalmente. é hora de deixar as pessoas limpas com historial limpo e novos quadros ( os novatos, malta jovem do partido) liderarem o Partido e conduzir para o melhor do país e do partido.

  15. img
    quequa Responder

    Rafael Branco, pense nestas curiosidades que poderão servir-te de referências para o teu livro de memórias:

    1º Falta de agua no Hospital de STP
    2º 10.000 empregos no fundo do mar
    3º Lembra-se da frase do seu Ministro: Quem mandou o senhor, quem, quem… (arrogância do Tiny) e agora…
    4º Aqui se faz e aqui se paga com 4 anos para meditação…

  16. img
    helmer dias Responder

    sim MLSP/PSD PRECISA URGENTEMENTE DE CARAS NOVAS MENTALIDADES sou do partido mais tenho que reconhecer que o mesmo ja nao tem ideias para levar sao tome e principe para um grau elevado de evoluçao total e bem estar de santomenses.Por isso desejo que atuais diregentes perceba isso e que nao ve só o seus poleiros e pensa no partido.gostei como perdemos e podia ter sido por mais,seria uma forma de os senhores perceberem que cabou.mais so espero que PCD nao vai ajuda-los agora.estou fora mais preocupado com a nossas pequenas mais maravilhosas ilhas e gostaria de ve-las desenvolvidas e os meus conteranios satisfeito e com empregos.UM bem aja a todos nos beijinjos e abraços.Peço aos senhores do meu partido abri as portas as pessoas jovem porque existem em ai.se nao sabem mais demitem-se.obrigado

  17. img
    Zovirax Responder

    O MLSTP tornou-se nos últimos tempos num partido que coabita e da protecção aos corruptos, larápios com envolvência em muitos escândalos e desvios de verbas. Os dirigentes do MLSTP não se preocuparam com o desenvolvimento de STP e bem-estar do povo. Preferiram tratar das suas vidas e dos seus familiares, e esqueceram-se do povo. Alguns dirigentes do MLSTP disfarçados de políticos vivem como abutres a custas de um povo sofrido. É muito triste, um partido como MLSTP que abriu caminho para a independência de STP, ter no seu seio dirigentes malfeitores, desonestos, com falta de carácter e desrespeito pela dignidade e vida humana. O Senhor Rafael Branco com muita má fé e muita ingratidão subestimou o povo de STP. Rafael Branco cometeu um erro crasso, um erro que poderá custar muito caro ao valor histórico do MLSTP. Costuma se dizer cá se faz, cá se paga.

  18. img
    hugo Responder

    Aqui se faz a que se paga. É o que Rafa fez com Pinto, recebeu do povo. Depois de tanto trabalho para o bem estar do povo podes ir a Londres, Portugal, ou África do Sul passar ferias.Agora esta com cara de bébé chorão.
    Boas ferias

  19. img
    Jojó Responder

    Meus Senhores!!

    Não venham agora com esta de que os militantes do MLSTP/PSD votaram no ADI.

    Só para verem que aumentaram de deputados de 20 para 21.

    Os que votaram no ADI foram os militantes do MDFM e PCD, façam as contas

    Menos 11 do MDFM e menos 4 do PCD somam 15. Fazendo as contas os 11 do ADI de 2006 e os 15 conseguidos do PCD e MDFM totaliza 26 deputados alcançados pelo partido ADI nestas eleições de 2010.

    Não venham com demagogia depois da derrota vis a vis ADI.

    Os militantes do MLSTP são fiéis a esta força na pobreza e na riqueza.

    Bem haja STP!! Viva a mudança..

    • img
      Francisco Lima Responder

      Olimpia

      Não o conhenço, mas tenho pena da sua fraca inteligência jójó. O MLSTP só ganhou mais um deputado comparativamente a 2006, mais não se esqueça que esta foi a eleição mais cara do MLSTP, onde houve muito dinheiro como nunca se viu, onde a corrupção no poder era descarada, com meios e maquinas a seu favor, para passar de 20 a 21, tenha santa paciência, o que fizerem durnte estes 3 anos de presidência do partido?
      contentam com pouco..

  20. img
    Leopardo Responder

    Rafael … vai prometer agora 10.000 empregos a tua … ???? Corrupto

  21. img
    Madalena Responder

    As figuras do MLSTP que passarm pelo governo, com insultos as pessoas, caso Toze Cassandra e as antenas, revela falta de humildade e respeito. O MLSTP do meu ponto de vista, aliás nem tinha nada a dizer , pois não sou dessa formação politica, precisa de uma personalidade amiga de todos os quadrantes, respeita os pobres como os ditos ricos, pode conviver com angolares, filhos do Criolo, foro, mino ie, filhos dos estrangeiros nascidos no país(Nigerianos, etc). Por conseguinte estão prestes a votar.

  22. img
    disiludido Responder

    Meu carros compatriotas, não concordo com a declaração feita pelo Sr Jojó (Os militantes do MLSTP são fiéis a esta força na pobreza e na riqueza),iisto não esta serto porque n se pode ver um partido politico como um clube de futebol onde as pessoas são fanaticos desse clube mesmo perdendo ou ganhando é o clube de corração.A mentalidade dos santomenses ainda esta a quem da espectativas e se n mudarmos essa mentalidade, continuaremos a ser enganados pelos politicos, todos sabemos que em STP não existe nenhum partido sério, mais ha sempre um menos curruptos que outros, então temos que da sempre oportunidade aquele que é menos curruptos ou será menos envolvido no escandalo de pais.O MLSTP ja teve a sua oportunidade e n fizeram nada,agora é vez de ADI mostrar se merece confiança de povo ,caso não tmbm daremos oportunidade a outros vindores.

  23. img
    disiludido Responder

    Ha uma palavra de um antigo chefe de estado de Moçambico que diz assim. VAMOS TIRA GENTE E POR GENTE ATÉ ANCONTRAMOS GENTE.

  24. img
    Claudino Monteiro Tavares Responder

    Muito obrigado povo das ilhas maravilhosa por escolher inteligentimente os seus dirigentes para os governar nos proximos 4 anos e que os mesmo governem tambem com a inteiligencia, tendo enconta a vontade do povo expresada no dia 1/08/2010.
    conheço s.tomé estudei lá até a nona clase, e erstive lá em 2005, a maioria parte para não dizer todas as minhas familias (a minha mãe e as minhas irmães) vivem naquela terra ,em (Porto, Alegre) é por estas e outras razões , que eu desejo um S.Tomé e Principe cheio de prosperidade e que dará muitas nações invejas , porque tenho S.Tomé no meu coração. Sou caboverdiano/santomense

    • img
      PARTIDARIO Responder

      Epa mas quem te garante que essa é uma escolha inteligente, acho que já es o suficientemente culto para não cair nas labias dos politicos, o meu conselho é esperar, para ver se é verdade igualmente fazer a tua parte, que é contribuir também.

  25. img
    Zovirax Responder

    O MLSTP é um partido histórico que no passado marcou o caminho para a independência de STP, com força de muitos jovens quadros activos que acreditavam na liberdade do povo santomense, no bem comum, no progresso e no desenvolvimento de uma nova nação. Perto das multidões, gritavam palavras de ordem “unidos venceremos”, e “pelo povo e pela nação lutaremos”. Anos volvidos, os jovens quadros do MLSTP tornaram-se em adultos preguiçosos e crentes na exploração dos mais fracos, na desgraça comum, no subdesenvolvimento e retrocesso de STP. Actualmente, estes entoam gritos de ordem “pelos nossos bolsos lutaremos” e “pelas nossas famílias lutaremos” . Nós que lutamos pela independência, temos que tirar o proveito das nossas lutas.
    É de lamentar o lema do Senhor Rafael Branco e demais dirigentes do partido histórico!

  26. img
    Bilá Cabá Fono Pele Responder

    Rafael Branco
    Por favor deixe a Presidência do MLSTP/PSD e Vá para a casa.
    Senhor sabe perfeitamente que a maioria dos dirigentes e Militantes do MLSTP/PSD sabe que é um grande Bandido.
    Muitos estão no seu lado fingidamente. Por favor reconhece isso e pede a sua Demissão para não complicar a sua carreira política que já está no fim.
    Não odeia aqueles que dizem verdade na sua cara.
    Senhor também já criticou publicamente o Dr. Manuel Pinto da Costa
    Vá para casa descansar e deixa os jovens dirigir o MLSTP/PSD

  27. img
    Nair Responder

    olá
    Por favor Sr. Rafa deixe a liderença pra quem a mereça, o senhor já deu provas que consigo o MLSTP nunca alcançará os seus objectivos, o partido precisa de inovações, gente nova, temos muitos quadros novos no partido não deixe que o MLSTP afunde por causa da sua ganância, o MLSTP precisa de idéias e é o que o sr não tem tido ultimamente, nós só perdemos por sua causa, será q n~qo entende isso?
    Deixe o Sr Gabdulo, o sr Diyalo trabalharem dê-lhes oportunidades.

  28. img
    MARIO PINTO Responder

    Quem derrubou patrice? Veja no link em baixo

    http://www.youtube.com/watch?v=R9h4dlfR3Qg

  29. img
    Os donos da terra Responder

    O Sr.Rafa nos seus discursos se pronunciou que o país está mal.Ele mesmo deveria ter a consciência de afirmar que o país está mal devido a nossa forma de praticar política,que é sufocar os pobres e beneficiar a classe política.Deiche pelo menos a sua hipocresía de lado e confessa para este povo,sobe a balança e pesa a sua consciência e diga para este povo donde veio tanta riqueza dos membros do seu partido e do PCD.Estamos no inicio do ajuste de conta,o povo certeiramente elegiu a pessoa certa,visto que O Sr.Patrice Trovoada tomou medidas durante os 3 meses do seu mandato que o Sr.RAFA nunca fez.Sr.Rafa,a vossa política de concurso de carro é política? Com o povo a passar fome,pessoas sem ter um pão que comer,vivendo em condições miseráveis,jovens frustados sem emprego,sem casa e os senhores a viverem no luxo,com as jovens raparigas armando-se em donos da terra.Isto é política,Rafa?
    Vocês ajustaram uma primeira conta com o povo,mas falta ajustar a conta com Deus,que vos mandará para o inferno.Assim seja RAFA.

  30. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    O Sr.Rafael preto se tivesse vergonha, não deveria dar nenhuma conferencia de imprensa,o sr.chorou perante o gastigo que o seu povo lhe deu, como forma de aprender,o Sr. estava muito confiante nos dollares do josé Eduardinho, mas dinheiro não é tudo na vida

  31. img
    Osama bin Laden Responder

    Se inferno faz parte do teu mundo então estamos conversados, pensei que é o lugar onde ia parar os corruptos, os bruxos, gatunos dentre outras espécie de STP.
    Se faz parte dessas corjas opa o teu destino vai ser fogo de inferno.
    E se a minha performance académica causo-lhe impressão, só tens uma hipótese fazer mesmo, também sei que isso não está ao alcance de qualquer um, nem do outro que mandou-me estudar, sem saber que por acaso eu estudo muito.

  32. img
    Hernâne dos Prazeres Ferreira Responder

    EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE FELICITAR AO NOVO GOVERNO E A CAMARADA DR EMERI PATRICE TROVADA PELA MERECIDA CHANCE DE MOSTRAR AOS SANTOMENSES A IPOTSES DE SI VIVER MELHOR.. QUANTOS AOS PARTIDOS DE GENTES MESQUINHAS QUE SO PENSAM NELES QUERIA QUE ELS FOSSEM A CASA REFLETIRN NA SEGUINTES PALAVRAS. QUANTO MAIS BATEM NUM TLO MAIS ELA SI ASSUSTA, U DIA ABRE OS OLHOS E PODE TAMBEM TI EMFRETA… MEUS SENHORES DEIXA DE PATETICE POLITICAS E TRABALHEM PRA O DESMVOLVIMENTO DE UM SANTOMÉ E PRINCIPE MAIS SOSIDO E MAIS LINDO, COM UMA ECONOMIA ESTAVEL UM PAIS LIVRES PRA TODOS SOU ESTUDANTE DE ARTES VISUAIS EM MINDELO PRAIA…..

  33. img
    Hernâne dos Prazeres Ferreira Responder

    KIS DIZER UM DIA , OUTRO QUIS DIZER TOLO, OUTRO SERIA REFLETIR

Deixe um comentario

*