“Combate a corrupção” é um dos principais eixos do novo ciclo político

O novo ciclo político aberto pelo povo nas eleições legislativas do último domingo, tem o combate a corrupção como uma das principais prioridades. Patrice Trovoada, Presidente da ADI, que mereceu confiança do povo para liderar o novo ciclo político, já avisou que não vai conservar a cultura de amizades e cumplicidades na esfera política “mesmo quando os nossos amigos são corruptos”.

Numa conferência de imprensa, após a vitória eleitoral do seu partido a ADI nas eleições legislativas do último domingo, Patrice Trovoada, reafirmou o princípio de mudança que caracterizou a campanha da ADI. «Fizemos uma campanha na base da mudança e queremos que haja de facto mudança no país, e não podemos fazer a mudança com interlocutores que não são da mudança. No mínimo o que podemos exigir é que haja por parte dos nossos interlocutores uma vontade expressa de mudança e estamos a espera desses sinais para podermos de facto começar a discutir», referiu Patrice Trovoada a propósito da relação política entre a ADI e as outras forças políticas, nomeadamente o MLSTP/PSD e o PCD.

Tendo conquistado 26 mandatos nas eleições legislativas, a ADI precisa de mais dois assentos para ter maioria absoluta. «O MDFM e o PCD em coligação com 23 deputados, governaram cerca de 2 anos. Estamos a analisar todos os cenários, mas achamos que é de bom-tom os políticos começarem a por em primeiro lugar os interesses de São Tomé e Príncipe», sublinhou.

Para a sustentação parlamentar do próximo governo, Patrice Trovoada, tem apenas um parceiro, o MDFM-PL do Presidente Fradique de Menezes que se afundou nas urnas. MDFM-PL só conseguiu 1 deputado. «Dissemos já há muito tempo. Com a actual direcção do PCD e actual direcção do MLASTP não vemos possibilidade de aliança. Aliás o que existe hoje é uma aliança entre as direcções do MLSTP e do PCD», reforçou.

Em princípio com apoio do MDFM-PL o próximo Governo deverá ter 27 assentos no parlamento faltando apenas 1 para consolidar a maioria confortável. No entanto Patrice Trovoada manifesta-se esperançado de que após a realização de eleições em dois círculos do distrito de Mé-Zochi, onde a população boicotou as eleições de 1 de Agosto, o MDFM-PL possa conquistar o segundo mandato, e assim reforçar o novo ciclo político.

O líder do novo ciclo político, garante que a actuação do seu partido e do próximo terá bases em princípios. O trabalho é um deles, sem esquecer o combate a corrupção. «Conservar e cultivar amizades e cumplicidades na esfera política, mesmo quando os nossos amigos são corruptos, não se coaduna com os interesses públicos e político, se realmente pretendemos combater a corrupção e erguer um estado de direito democrático. Como se diz na linguagem popular, amigos, amigos negócios a parte», declarou, para depois acrescentar que «temos que nos perdoar uns aos outros, mas seremos firmes e intransigentes com os valores e princípios da transparência, direito a diferença, boa governação honestidade e trabalho», precisou.

O novo ciclo político não se compadece também com a politiquice, que tem marcado a cena política são-tomense. «A população não pode ficar com o sentimento de que os políticos são adeptos da politiquice e dos arranjos na base de interesses pessoais. Odiar, não gostar de Patrice Trovoada não pode ser um programa político e só nos faz perder tempo útil para podermos avançar. Espero encontrar realismo coerência e abertura suficientes, para formarmos um governo estável e empenhado em mudar para melhor São Tomé e Príncipe», frisou.

Patrice Trovoada deverá ser nomeado pelo Presidente Fradique de Menezes como Primeiro-ministro e Chefe do Governo, após a publicação pelo Supremo Tribunal de Justiça dos resultados definitivos das eleições legislativas de 1 de Agosto.

A crescente do partido é bastante evidente. Nos dois distritos mais populosos do país, e de onde saem 13 mandatos para a Assembleia Macional, nomeadamente Mé-Zochi e Água Grande, a ADI conquistou 7 mandatos em cada um.

No distrito de Lembá que parecia estar sob controlo do MLSTP/PSD, dos 6 mandatos a ADI conquistou 2. O mesmo aconteceu em Lobata. Na ilha do Príncipe com 5 mandatos ganhou 2 mandatos. No distrito de Cantagalo onde o MLSTP/PSD ganhou as autárquicas, ADI venceu nas legislativas com 4 mandatos sobre 7 em disputa. Caué outro distrito onde o MLSTP/PSD ganhou as autárquicas dos 5 mandatos ADI conseguiu 2.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    JP Responder

    Bom discurso para começar, mas há que ter muita cautela, pois haverá muitas pedras pelo caminho…..

  2. img
    Aerton Responder

    Dr. Patrice manda averiguar todos os processos que atribuiu nacionalidade São-tomenses ao Nigerianos que vivem nosso país.

  3. img
    Mayker Barreto Responder

    Quero parabenizar o ADI( assim como teria feito se fosse um outro partido qualquer). De facto qualquer victoria constitui um orgulho para o vencedor. Espero que essas palavras acima mencionadas pelo Presidente do ADI,nao fique apenas no acto das falas. Espero que elas sejam concretizadas de facto, e que cada Sao-Tomense contribua com as suas ideias para o bem-estar social de SAO TOME E PRINCIPE.

  4. img
    Aerton Responder

    Dr. Patrice manda averiguar todos os processos que atribuiu nacionalidade São-tomenses aos Nigerianos que vivem nosso país.

    • img
      Dasafrica Responder

      Meu caro….
      o k tens contra nigeriano

      • img
        Alberto Responder

        Regra geral não têm boa fama, claro esta, não se pode generalizar as coisas. Entretanto uma coisa é certa, é preciso ter muito cuidado… Os saotomenses que regra geral têm uma outra maneira de lidar com a coisas que não aprendam a seguir os exemplos menos aconselháveis.

      • img
        Aerton Responder

        Não tenho nada contra, mais não aceito que nacionalidade no nosso país seja atribuido de baixo da mesa. Tem que ser um processo claro posto ao alcance de todos estrangeiro que lá vive.

    • img
      rubem bonfim Responder

      aonde nasceu o sr patrice? quem e a sua mae? nao sera o sr patrice um nao santomense?

      • img
        Fé zâua lêgado.. Responder

        Nasceu em S.Tomé, filho da Dona Helena Trovoda, se calhar mais santomense do que o senhor…

      • img
        rochinha Responder

        deixa d intrigas os santomenses ja estão fartos d ouvir essas coisas, os santomenses querem 1ma boa governação e transparencias….ok….

        • img
          Santos Responder

          Gostei

      • img
        Balgúbua Responder

        Nesta campanha ouvi muitos ignorantes e mentecaptos usarem este discurso demagogista dizendo que o Dr. Patrice não era santomense. Agora pergunto eu, se não fosse o Dr. Patrice um santomense poderia ele a luz das leis santomenses candidatar? Tudo qto sei a sua candidatura cumpriu os requisitos legais. Posto isso nada haverá a acrescentar. Desejo-lhe a maior sorte do mundo e àqueles parasitas que hoje sentem o tapete fugir-lhes dos pés, a estes os aviso que o povo vai estar vigilante.
        Um bem haja!!

      • img
        Ossobo Responder

        E melhor voce ir estudar a Constituicao da Republica de S.T.P antes de comecar a fazer politiquice, impostor!

      • img
        José Afonso Responder

        Neste momento o que nos interressa é que ele é o filho de um santomense, que espero não coligar com os ditos verdadeiros filhos de S.Tomé e Principe que destruiram este país! espero sim que forme um governo com pessoas que amem S.Tomé e Príncipe. Querelas políticas e xenofobia não nos interressa.

    • img
      Tony Responder

      Olha meu caro, STP sempre foi um pais de misturas, é de facto k alguns nigerianos têm certo tipo de comportamento que em nada dignifica o seu pais, mais não podemos generalizar,têm gente boa…, o contrario de muitos nós… sera k em STP tem uma familia pura(genuína) se viemos de outros povos….

  5. img
    Caquenha Responder

    Sábias palavras, o nosso quadro politico tem que mudar, qem presta fica e os que não prestam ficam fora mesmo que seja amigo,primo, irmão ou quem quer que seja, essa de acobertar outro porque “esse é nosso” tem que acabar, responsabilisar os que cometem falcatruas.
    E que os da oposição vos deixem trabalhar, porque como não souberam fazer nada até então para o desenvolvimento desse pais, e aparece alguem com ideas e vontade de fazer, tudo faram para boicotar, como forma de amanhã dizerem “se fosse nos faziamos melhor” . E bom que os politicos param e pensam que esse país é de todos nós, se o pais estiver bem todos nos estamos bem, repara para a quantidade de jovens que estão a emigrar …
    Bem haja e que daqui por uns anos tenhamos mais orgulho ainda de ser santomense!

  6. img
    Aerton Responder

    Dr. Patrice faça um Governo minoritário e tome todas as medidas que julgar necessário para acabar com esse estado de coisa que se vive em STP, e por favor não tenha medo de nada, caso algum oportunista do poder tentar derrubar o seu Governo, ai sim terão resposta que bem merecem do povo STP.
    Estamos fartos de pequenos arranjos para governar, porque no fim é o que se vê.
    O nosso país não pode continuar assim…. Alguém tem que fazer algo de importante em prol de nosso STP.

  7. img
    Democratico 1 Responder

    Chegou a hora de agirmos com rigor e dignidade e deixar a emoção de parte…conforme apontado por Sr. “amigo, amigo, negocio à parte”, é disso que São Tomé e Principe precisa, só assim poderá duma vez por toda acabar com nepotismo exagerado nesse país,o que só tem contrubuido para o retrocesso do nosso STP…
    Um bem haja a todos…

  8. img
    Só visto!!!! Responder

    Ja faz tempo que não ouvia ou lia um discurso desse genero em S.Tomé e Principe, fiquei até emocionado com o discurso, so espero que eu daqui a mais algum tempo não me decepcione. mas quero acreditar que desta é pra valer.
    Força e coragem Patrice Trovoada…

  9. img
    Costa e Sousa Responder

    Finalmente acordamos, pois tomamos o nosso ” banho” e votamos onde a consciencia nos manda. Estou mesmo a ver a cara dum certo Sr. a espumar-se de raiva porque ha pessoas que ate parece que nao sabem fazer mais nada a nao ser estar no poder para se governarem. Ha gente que anda nessa vida desde os primordios. Tirem essa obsessao da mente e logo verao que sao capazes de coisas interessantes. Eu acredito que sao capazes. Tentem ao menos. UM BEM HAJA A TODOS.

  10. img
    José Silva Responder

    Meus renovados parabens.
    Acredito que esta é a altura certa; se realmente as suas ambições e do seu partido são para melhorias socio-economicas do País eis o momento para pôr em praticas os seus ideais e de certo que o Povo dar-lhe-a votos de confiança e o Poder sera do seu Partido por muitos anos. Força ADI, Viva STP.

  11. img
    Filho do Principe Responder

    Vamos mandar prender gente,maldosos é melhor perguntarem Fradique e joão Cavalo para onde vão e em que colonia. Passôôô…

    Antigo secretario Geral do MLSTP pensa que pode tomar conta do MLSTP, se passar o partido desaparece de vez.

  12. img
    Pajo Ceita Responder

    Meus sr. filho de peixe sai…peixe!!!! Pois, não esperariamos que sairá “salvador da Patria”. Afinal se bem me lembro esta familia já comandou destino deste País e sabem qual foi o resultado.=?? Aumento de riquezas proprias,etc. Alias, como temos assistido desde 12 de Julho de 1975, todos que lá passam, no poder, nunca mostram quanto valem em termos de capacidade/competencia governativa. Os que lá passam, entram Pobres e sai uns dos mais ricos do País. Questina se: Como se combate a corrupção entre outros crimes se o detentores de certos orgãos de soberania, como o tribunal, etc, também o praticam=?? Será que um dia este País não será vendido=?? O aumento galopante da corrupção faz nos temer isso.
    Obrigado!!!!

    • img
      Pinto Responder

      se não pode ajudar, não atrapalha. temos que desligar do passado para podemos constuir o futuro.
      Nenhum homem só, poderá muda o destino de uma nacção se nos todo não pomos a nossa quarta parte independentemete de conviqueções politica.

      Dr. Patricio espero que faça bom uso da confiança que o povo depositou em si. porque actualmente em STP há uma boa parte da população que não tem convicção politica, estão atenta a politica e politicos com o cartão vermelho pronto para sancionar os que não sabem fazes bom uso da confiança depositada nele.

      • img
        PARTIDARIO Responder

        é verdade que temos que deligar do passado, mas o passado serve como objecto de alnálises. veja series policiais, o historial do homem conta bué, mas não é suficiente para o condenar. seja prudente pra não queimares. vamos dar os nossos contributos para o país avançar.

      • img
        Ossobo Responder

        Caro leitor, reveja o seu artigo. A palavra conviqueções NAO EXISTE! Existe SIM, a palavra convicções CERTO?? Obrigada por aceitar esta autocritica, pois e assim que se aprende.

  13. img
    Bruno Mendes Responder

    a reciclagem realomente traz resultados perfeitos começou com a nossa mãe natureza agora com o nosso pais deixem os jovens governarem e os velhinhos temos pena chichi cama….

  14. img
    Zovirax Responder

    Espero que ADI traga esperança de viver ao povo de STP. Que os dirigentes de ADI e o seu líder apostem numa política sustentada de desenvolvimento, assente num combate sério a corrupção e aos larápios que se instalaram na sociedade santomense. Antes mesmo de tomar o poder, ADI deverá na minha opinião levar a cabo uma sindicância ao nível de todas as instituições do Estado com objectivo de apurar, verificar e tornar público as anomalias cometidas pelo governo cessante.

  15. img
    Vladi Responder

    Prezado Sr.Patrice, venho assim felicita-lo por esta maravilhosa vitoria, que representa o grito do povo, povo esse que está como se fosse um vulcão adormecido e, fico feliz pelas suas ideias e vejo de extrema importância o combate a corrupção,investimento na educação da população, pois sem ela dificilmente sairemos dessa desgraça, temos o exemplo do Japão que não tem o tal do ouro negro que muitos anseiam mas é uma potencia económica, RH é o que precisa-se e não de petróleo e porto de aguas profundas, o santomense precisa afastar-se do governo e procurar outras coisas p fazer e por ultimo a nossa querida agricultura que anda muito triste (o solo é o único bem inesgotável que o homem tem). Att Hedilberto Segundo

  16. img
    Rocky Responder

    Espero que mudem a Directora da Cultura que lá está há desde que me conheço por gente (ou seja, há muitos anos) e não faz nada. São Tomé e Príncipe não candidatou o TCHILOLI a património imaterial mundial por pura incompetência da senhora Nazaré Ceita, que está completamente convencida que faça ela ou não faça ela o que fizer, o lugar dela está sempre garantido. Está na hora de pôr um jovem com visão e dinâmico no lugar dela. Ninguém é insubstituível!
    Vai para casa Rafael Branco!

    • img
      Osama bin Laden Responder

      Manuel Dendê também deve ser posto a correr da Federação São-tomense de Futebol

  17. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Eu tenho pena dos meus familiares que vivem em s.tomé isto com um 1ºministro rancoso não vamos a lado nenho as pessoas que votaram nesse jovem têm que lhe pedir para ir a igreja mundial poder de deus

    • img
      Adriano Málé Bobo Responder

      A questão não é porque o 1ºMinistro vai se vingar, mas sim mandar um grupo de parasitas que estão no poder que não fazem nada e que só querem governar,õ vivi no estrangeiro, fosse bom que viesse ca´para nos ajudar resolver problemas que assolam esta ilha, obrigado
      fui

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Sr. Adelino, está preocupado com seus familiares??? Será que eles fazem parte da ala corrupta do país? Então se preocupe mesmo.

      Se fazem parte da ala honesta, então coopere para o sucesso do ADI e para o avanço do país!

      Deixe a religião de lado, pois as religiões católica e evangélica não conseguiram impedir os antecessores de tanta corrupção.

  18. img
    hugo Responder

    Parabéns ADI, mas uma vez as esperanças surgem no fundo do túnel. Dizem que filho de peixe sai peixe lógico não poderia sair outra coisa.
    Mas contudo o povo preferiu dar uma segunda oportunidade ao Dr Patrice, porque se a memoria não me esta passando ele nunca fez parte do governo quando o seu pai era Presidente. O destino do país esta em suas mão durante 4 anos, o senhor para candidatar possivelmente já tinha feito planos agora a decisão é sua daqui a 4 anos será outra vez do povo, o nosso povo já não está tão dê…. como pensam os políticos. A muito que dizer mas o melhor é esperar.
    Sucessos ADI

    nunca vez parte do Governo

  19. img
    hugo Responder

    Esse sorriso é constante! será uma característica? felicidades? é um dos politicis santomenses que mais sorri…. o que proporciona tanto esse sorriso? simpátia?. será a Vitória?

    ??????

  20. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    ……..só espero que não seje de boca para fora…………..que se tomem atitudes e deixe de compadrinhagem…………………

    ………e que este lema também sirva para os membros do seu partido e que na hora da verdade não se refugiem atraz da imunidade parlamentar ………….

    ………..as leis de um estado é unica e validade para todos e de todos os estratos sociais……………

    • img
      "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

      ….quiz dizer “valida”…..

  21. img
    rubem bonfim Responder

    compatriotas bom dia
    aproveito para felicitar o sr. patrice pela vitoria.
    na democracia tem que haver alternacia de poder. ninguem deve querer ser dono de sao tome e principe. cada partido derrotado deve prteparar para daqui a 4anos disputar o poder. interrogo, como pode alguem que sobe ao poder de forma corruptar pode querer resolver a corrupcao. como santomense sinto vergonha dos politicos do meu pais. vergonha de so os ver ter vontade de os vomitar. nos precisamos moralizar a sociedade precisamos de homens e mulheres que nao se compram nem se vendem. ontem hoje e provavelmente amanha em sao tome nao se ganha quem tiver melhor programa mas sim quem der melhor banho. que vergonha. o pais precisa de um lider. por isso acho que em 20 minutos resolveriamos o problema de sao tome. um golpe de estado com objectivos definidos. decapitar toda elite politica santomense sem olhar para cor partidaria e em seu lugar proporcionar aparecimento de jovens politicos tecnocratas com vontade de fazer o pais avancar. tenho dito. saudacoes

    • img
      Pinto Responder

      Sinto necessidade de responder-te porque pareces que nao vivis em STP. Por quem esta em STP e segueu atentamente essas eleções, esta claro que o banho não foi determinante, Visto que, nao é quem mas gastó que venceu estas eleções leslativa.

      • img
        rubem bonfim Responder

        sr pinto na democracia o dto a resposta tem que sr um facto, por isso quero lhe dizer que mesmo que viva ou nao em stp foi claro a forma corrupta como essa campanha se desenvolveu. nao me refiro somente ao partido do sr.trovoada. refiro a todos os partidos sem excepcao.creio que esta na hora que as pessoas votem em consciencia. dou um exemplo claro ao sr. sou militante de um partido. a dada altura o meu partido nao me escolheu para sua lista de candidatos nem para as autarquicas nem para as legislativas entretanto fui sondado por alguem ligado ao ADI para fazer parte da sua lista epara tal receberia usd 5mil recusei pq nao me identifico com o ADI um camarada meu aceitou e hj ele faz parte do executivo camarario de agua grande.a que o sr. chama a isto????? so tem um nome corrupcao.por isso advogo uma revolucao radical em stp em que quem tiver que morrer que morra,mas temos que limpar a escumalha de politicos que temos.que funcionario publico em stp ganha 5mil dolares? nenhum, mas as mansoes que teem no campo de milho e noutros sitios sao de milhoes.vais ver o que vai acontecer daqui alguns dias, alguns srs que nao conseguiram nada junto de seus partidos ou que os seus partidos sairam derrotados vao saltar automaticamenta para ADI. E dirao eu sou do ADI desde pequenino. se eles teem dinheiro para banho ninguem os tirara do poder, por isso tem que ser uma revolucao popular encabecada pelas forcas armadas a fim de limpar toda escumalha. diz me o que faz sr. patrice para ter tanto dinheiro e esbanjar? se nao for durante as campanhas aonde eu posso ver esse sr. a trabalhar? sera que so sabe ser primeiro ministro? revolucao ja para moralizar a sociedade. viva as forcas armadas nossa unica esperanca.

        • img
          Blagúbua Responder

          O seu ódio cego ao ADI e a pessoa do senhor Dr. Patrice Trovoada, não o deixa enxergar um milímetro a sua frente. Não sei quais os interesses que o movem mas verdade seja dita, essa clubite aguda e crónica de que padece o leva a misturar as águas qual rei a beira de perder o seu trono. Um São Tomé e Príncipe de todos e para todos!!
          Bem haja!!

        • img
          António Veiga Costa Responder

          Sr. Rubem Bonfim, pq o sr. não deu esse brado de revolta durante os anos de governo do MLSTP/PSD?

          • img
            rubem bonfim

            sr. veiga saudacoes.como nao nos conhecemos e quase impossivel o sr fazer juizo de valor qto as minhas convicoes. apesar de ser membro de um partido politico jamais deixarei de ser santomense. aminha indignacao e contra todo tipo de demagogia.~desde o fim do monopartidarismo que luto contra td isso. detesto politicos populistas e infelizmente o nosso pais esta cheio deles a comecar pelo PR. OBDO

  22. img
    FiaGlésa Responder

    Caros compatriotas, Amigos e leitores deste espaço,
    é do nosso dever felicitar a nossa adolescente democracia e os passos que têm sido dados. A nossa democracia ja é adolescente, ja pode andar sozinha embora necessitasse de acompanhamento para que torne adulta. Contudo apesar de termos observado com as ultimas eleiçoes legeslactivas uma verdadeira aprendizagem da população sob a forma como sanctionar o homem dirigente e o seu respectivo partido, não nos esqueçamos que dificil sera eliminar homens oportunistas cuja ambição é governar e tirar proveito quando no poder se encontram. Não so do pão vive o homem, néao bastam palavras bem formuladas para nos induzir a cegueira. O ADI ganhou, mas vai ter que andar sobre as brazas, vai ter que coligar, mas o fundamental é definir traçar linhas directrizes ao desenvolvimento durante o tempo em que vai governar e expô-las a população. Transperente vai ter que ser o modo como os fundos vão entrar ou sair.
    A RESPONSABILIDADE – os novos dirigentes terão que declarar os seus bens, moveis e imoveis para evitar ambiguidade entre o bem publico e privado. Os digirentes e os impostos terão que ser amigos. Amigos e compadres, é hora de dar provas que erros cometidos não serão repetidos. Ao representante do partido que ganhou, caças as bruxas não podera ser maneira de dar lugar aos “que me ajudaram”, mas o fundamental é o reconhecimento da competencia.

    “Obrigado camaradas”

  23. img
    maria chora muito Responder

    “Combate a corrupção”. Esse sologam faz me rir. Quem não conhece os trovoadas é que os compram. Os diversos acordos assinados foram em troca de muito dinheiro ( aordo com Taiwain, acordo da zona de exploaração conjunta) etc. A familia trovoada recebeu muito dinheiro. Agora querem combater a corrupção? São os maiores corruptos.

    • img
      Fé zâua lêgado.. Responder

      Vc se calhar é da familia do MLSTP, barco afundado…

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Maria Chora muito,

      o “senhor’ é PCD – agora sim terá muito a chorar!

      Esse slogan não deveria fazê-lo rir, e sim chorar muito muito ao Senhor e aos seus pares do partido.

  24. img
    Joimilte Bonfim (RJ) Responder

    Boa sorte ao ADI. Espero que façam diferença como dizem. E que o nosso pequeno país possa conhecer dias melhores, visto que este povo já sofreu demais sempre esperando um dia melhor. Agora que o povo foi um pouco mais inteligente e vos entregou o poder, esperemos que você ofereçam o que todos nós sempre desejamos desde que nos tornamos independentes. Saudações

  25. img
    João gonçalves Responder

    Por muito que esperava por esta oportunidade de felicitar o ADI,na pessoa do seu Líder máximo Dr.Patríce Trovoada,vulgarmente conhecido por”Ronaldinho Gaúcho2″, pela victória agora consagrada pelo bem da Democracia e Gestão Sustentada da coisa Pública.É doce esta victória, pois que é o resultado de muitos anos de aturânços das mais variadas vicissitudes que por passou tanto o ADI como o seu Líder Dr.Patríce Trovoada, por isso é bom lutar de forma abnegada e desapaixonada pelo triunfo dos valores mais elementares da Democracia e do Estado do Direito.Sei que não foi nada fácil esta victória, que ao meu ver começou a ser desenhada faz tempo, quando reunimos em “Workshops”no Hotel Club de Santana, os demais Quadros Técnicos do Partido para fazermos o devido Rastreio da STP, indiciando perspectivas para o Desenvolvimento do País.É por essas e outras razões mais que nos alimentamos e movemos para inverter o emaranhado de enfermidades com que padeçe o STP.
    Caro Dr.Patríce Trovoada, espero que as expectativas que hoje afloreçem aos olhos dos Sãotomenses sejam efectivamente o semelhante ao que espelham os seus olhos e rosto de alegria e satisfação, pois acreditaram muito no Projecto de Sociedade apresentada ao eleitorado, e que muitos se aperceberam e deram aval nas urnas no passado domingo.É o domingo 1ºde Agosto, que muito gosto e satisfação trás ao Povo de STP, por isso não há nada a temer, forme o seu executivo dedicado, competente, trabalhador,consciente e consequente e não se enverede por nenhuma e qualquer coligação de Tachos imprevisíveis e incomensuráveis, pois o povo estará firme e combativo junto a Si de modo que cada um assuma as suas responsabilidades, quer o Governo como a Oposição, e caso está for desmedida, inconsequente, destabilizadora, o Povo estará sempre do seu lado para junto punirmos mais uma vez esses que nada querem fazer senão importunar.Desde o passado dia 01/08, que STP mudou de cores, é agora toda ele Azul/Amarelo, logo não iremos permitir que haja perturbações Governativas, uma vez que agora Ganhou quem o Povo quis, mesmo sem a maioria absoluta, há uma outra maioria por detrás da Bancada Parlamentar que é o Povo de STP.
    Mais uma vez Dr.Patríce Trovoada não se embarque em coligações que viram lhe trazer desabores futuros na Governação de STP, por isso cinja o Seu Elenco apenas aos Quadros do Partido e lhes peça Responsabilidade, Honestidade,Competência, Diálogo, Abertura,Tolerância, e Solidariedade por um STP acima de tudo Melhor e Próspero, que o Povo estará também intrincheirado junto a Si.Não haverá lugar para impunidades sejam de que lado for assim como para etérno convívio de Corrupção.O Poder agora emanado pelo Povo ao ADI e o seu Líder é para ser executado em toda sua plenitude, por isso as demais perturbações terão o seu tratamento prévio em instâncias vocacionadas para tal e se quiserem que vamos de novo as Urnas.Viva o ADI, Viva a Democracia, Viva STP.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Sr. João Gonçalves,

      vou pedir-lhe autorização para plagiar sua frase : “Ganhou quem o Povo quis, mesmo sem a maioria absoluta, há uma outra maioria por detrás da Bancada Parlamentar que é o Povo de STP.”
      e mandar confeccionar adesivos auto-colantes para automóveis.
      Distribuirei o máximo que puder entre a população.
      Servirá de aviso a quantos ousarem usar de maquinações para atrapalhar o governo eleito pelo povo.

      O povo estará atento! Dessa vez não permitirá!

  26. img
    Cidadao nacional(Leyde) Responder

    Sr. Patrice! Para me é com muita honra, usar o termo “Excelência” para com a Sua Pessoa. Parabens, Força, Coragem, Sucesso, são Votos do meu desejo para si, como futuro Primeiro-Ministro de STP. e para terminar, espero que o Discurso de Sua Excelência, nao seja simples/te lindo no papel; mas sim que realmente se torne realidade para conduzir o nosso STP, rumo ao DEsenvolvimento, despois dos Grandes 35 Anos da Vida da população abaixo de 1Dolár.

  27. img
    camelioao Responder

    ok, força Dr. Patrice

  28. img
    Vera Cruz .. .. .. Responder

    a pergunta é como que alguém corrupto consegui acabar com a corrupção???, até que pode ser, mas primeiro ele tem que deixar de ser corrupto pra depois acabar com o tal. espero que O proximo governo a ser criado seja um governo de boa fé e pense no futuro do nosso país mas pra isso têm que deixar as rivalidades de lado e o sentimento de vingaça pra trás, digo isso para ambos lados tanto para o futuro governo como a oposição. não sou muito de acreditar em discursos politicos, acredito em factos, vamos esperar pra ver, antes de dar o mérito e depois ser decepcionado, espero não. “heróes”, “nosso Deus”, “nosso salvador”, só em lendas e contos para crianças, já não existem, o que existe é a união e mão de obras de todos e produto e desenvolvimento de todos. Não iludam com discursos porque isso todo mundo sabe fazer ou se não sabe pede para alguém lhe fazer, um verdadeiro politico é aquele que sabe mentir no momento certo. acredite em factos. vamos deixar os partidos de lado e vamos conciencializarmos para um futuro melhor. “viva STP”.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Vejo muitos falando em corrupção de Patrice Trovoada, mas nunca vi ninguém apresentar alguma prova concreta. Se existe apresentem!

      Muito ao contrário de atuais dirigentes do MLSTP/PSD e PCD – para os quais existem provas de fato.

  29. img
    Espírito Santo Entrou na terra Responder

    Em curtas palavras felicito ao Dr.Patrice Trovoada pela victória. O seu partido teve uma Victória relativa,mas é o Sr.quem recae a confiança do povo.Os 35 anos são visíveis a corrupão em que todos se falam e veem,portanto deichemos de questionar que filho de peixe sai peixe,que o Dr.não é Santomense, porque são questões irrelevantes.As questões relevantes,os sinais visíveis dos 3 meses do seu mamdato,isto sim deve ser pronunciado.Só os amigos do MLSTP querem que o sistema continue,porque é a forma que encontram para o enriquecimento individo.A injustiça,a pobreza,a não transparência na gestão dos bens públicos reina no seio da nossa sociedade,e o Dr,quer dar uma viragem a isto.Resumindo quem questiona esse principio do Dr.Patrice Trovoada é enemigo deste povo e desta nação Santomense e quer continuar na boleia da corrupão.Dr.PATRICE, tome todas as medidas que tiver que tomar,faça uma reforma geral na admistração pública porque é necessario mudar de dirigentes visto que têm outros pensamentos,vícios que se acomodaram desde a indepêndencia,portanto isto não é vingança,mas sim é justiça para um rumo democrático.
    Mas uma das primeiras medidas que tem que tomar é uma auditoria em todas as instituições do país,para que os bens públicos sejem salvaguardados.Fundamentalmente as viaturas do estado.Portanto tome todas as medidas que o povo está do seu lado e antes de tudo deve publicitar as suas medidas ao público.
    Força ADI,utilize todas as armas necessarias para o bem estar da nação.

  30. img
    ZUMBAKUÊ Responder

    É de felicitar o partido vencedor das legislativas em S.Tomé e Princípe.
    Com 35 anos de independência, é hora de haver uma mudança no nosso país. Estamos esperançados de que a mudança traga algumas melhorias a nossa população.No que concerne a escolha dos novos quadros dirigentes, seria bom que contenplassem pessoas com capacidades e isentas de sede de crescer sem olhar a meios para atingir o fim. A população está ansiosa para ter mais escolas,, serviços de saúde funcionáveis,serviços públicos isentos de subornos,água potável e electricidade sem cortes, mais emprego,servidores de estado com boa formação e assertivas.Enfim uma panóplia de necessidades.É claro que o trabalho vai ser árduo,mas será necessário alguns sacrifícios. Os velhos do Restelo que me perdoem, é necessário injectar sangue novo. Novo não só na idade, mas com outro tipo de pensamento e atitude. Dir-me-ão “mais um armado em chico esperto”, não se trata disso. Mas sim, S.Tomé e Príncipe precisa de todos os seus filhos, independentemente do sítio onde estão.Basta vermos o exemplo de Cabo Verde.Os seus dirigentes estão atentos, observando o mundo, e aproveitando todos os filhos com objectivo de dignificar e fazer crescer o país.
    Viva S.Tomé e Príncipe

  31. img
    DJ Responder

    Gostaria de realçar um ponto muito importante ao partido ADI.Nós o povo é que demos a vitória ao partido e espero que não nos decepcione neste 4 anos e façam tudo em prol deste povo amado.obrigado STP.

  32. img
    NIVALDA CORREIA Responder

    VOCES SAO FARSANTES FALSOS PROFETAS DEMAGOGOS MDFM SO SE LEMBRAM DOS VOSSOS INTERESSES PROMETEM E NADA AGORA O VOSSO DESTNO FOI DECIDIDO PELO POVO.
    AGORA O MDFM PARECE CASA DE COMADRES NINGUEM SE ENTENDE UM FOGE COM DINHEIRO OUTRO VAI PARA PORTUGAL EM “TRATAMENTO” SERÁ?
    FOI UMA VIAGEM MUITO CONVENIENTE SR.TINY NÃO ESTEVE NOS COMICIOS NAO VOTOU PORQUE? TAMBEM TEM MUITA RESPONSABILIDAE NISTO TUDO 4 ANOS COMO VICE DA ASSEMBLEIA SUBSTITUI O TITULAR VARIAS VEZES,SUBSTITUI O PRESIDENTE DA EPUBLICA VARIAS VEZES.
    A VAIDADE ACABOU,SABEM É SEDUZIR MENINAS NOVAS E DESFILAREM COM ELAS PELA CIDADE,DNAO NOS ESQUECEMOS DE UMA QUE GIRAVA PELA CIDADE DE SUZUKI FAZENDO DELAS VOSSA CONCUMBINAS E AMANTES ESPALHANDO FILHOS POR AI,CORROMPENDO ASSEDIANDO SEXUALMENTE AS NOSSAS JOVENS.
    COMPATRIOTAS A BARRA DO TRIBUNAL COM ELES

  33. img
    NIVALDA CORREIA Responder

    O POVO É JUIZ E SENHOR DO SEU PROPIO DESTINO
    E AGORA DISSE BASTA BASTA BASTA,MAS ESTE É SO UM DOS SINAIS QUE NÓS O POVO NÓS QUE SOMOS O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE SAO TOME NÓS O POVO MALTRATADO DESPREZADO ENGANADO E ROUBADO POR ESSA CORJA DE VERDADEIRAS AVES DE RAPINA QUE SAO ALGUNS POLITICOS MUITO POUCOS MAS POUQISSIMOS MESMO ESTÃO COM OS OLHOS VIRADOS PARA OS INTERESSES DA NAÇAO.
    MAS ACAUTELAI-VOS QUE A HORA DO JUIZO CHEGOU.
    AGORA MAS NINGUEM NOS VAI CALAR CHEGAAAA.
    TODOS OS POLITICOS SAO ECONIMICAMENTE DONOS DE SAO TOME DE TANTO NOS ROUBAREM DE TANTO VENDEREM O NOSSO PAIS HOJE É O QUE SE VE A IMAGEM DO NOVO RICO TODOS PREPOTENTES ARROGANTES QUE IGNORAM DE ONDE VIERAM ATE GUARDA PESSOAL JA TÊM PRAIAS PRIVADAS E SABES LA QUE MAIS.
    VOU ME FOCAR NO MDFM PARA EXEMPLIFICAR E MAIS PROPRIAMENTE NO SENHOR VICE PRESIDENTE EUGENIO TINY QUEM NAO O CONHECE????
    EU PESSOALMENTE CONFESSO QUE TENHO QUESTOES PESSOAIS COM ELE QUE O TEMPO A JUSTIÇA RESOLVERAO.
    DE ONDE VEM A SUA RIQUEZA?
    AS SUAS EMPRESAS?SEU PATRIMONIO?
    É FILHO DE PAI RICO E HERDOU UMA FORTUNA?
    QUEM NAO SABE QUE ELE QUE DEVERIA SER O EXEMPLO DE CARACTER PELO CARGO QUE OUCUPA NO MAIS ALTO ORGAO LEGISLATIVO DO PAIS É UM AUTENTICO PREDAROR DAS NOSSAS JOVENS MENINAS ESTRAGANDO-LHES O FUTURO E FAZENDO-AS PERDER A NOÇAO DE DIGNIDADE PORQUE AS ALICIA COM PODER DINHEIRO E PROMESSAS ELAS QUE NO MEIO DE TANTA CARENCIA ACABAM SE SUJEITANDO.
    QUEM NAO SE LEMBRA DA MENINA DE AGUA GRANDE QUE CIRCULAVA DE SUZUKI PELAS NOSSAS RUAS QUE ELE LHE DESTRUIU UM NAMORO USOU-A NUNCA A RECONHECEU COMO ESPOSA DEIXO-LHE COM UM FILHO E QUEM FALA DESTA FALA DE OUTRAS QUANTAS MULHERES NAO ENTRAM E SAEM DA CASA DELE,QUE EXEMPLO DE LEGISLADO NOS TEMOS SE NÃO RESPEITA O FUTURO DAS MULHERES SAO TOMENSES PORQUE AS TORNA DESCARTAVEIS MULHERES OBJECTO.
    TERA ESTE SENHOR MORAL E FALAR EM NOME DAS FAMILIAS DE SAO TOME?
    NAO NOS ACOBARDEMOS IRMAOS DENUNCIEMOS TODAS ESTAS FORMAS DE ABUSO DE PODER DE PREPOTENCIA DE CORRUPÇAO DE ATE CORRUPÇAO SEXUAL ASW NOSSAS JOVENS.
    COM ESTE SENHOR NO TRIBUNAL NOS ENCONRAREMOS E A JUSTIÇA DO POVO NAO FALHA TARDA MAS NAO FALHA.
    NAO SE PREOUCUPEM NÃO SOU NENHUMA DAS CONCUMBINAS DELE NEM MENHUMA REJEITAD POR ELE PORQUE SEI ME PROTEGER DESSE TIPO DE NDIVIDUOS E SITUAÇOES,FAÇO ISTO PORQUE ANSEIO POR JUSTIÇA QUEM ELE DESTRUIR O NAMORO É ALGUEM QUE ME É MUITO QUERIDO,E A RAPARIGA EM CAUSA TAMBEM ME É MUITO QUERIDA NAO LHE TIRO PARTE DA RESPONSABILIDADE MAS ELAS NAO ESTAO SUFICIENTE PREPARADAS PARA ESTE TIPO DE ASSEDIO.
    AGORA É ALTURA DE PARARMOS COM ESTE PREDADOR COM 60 E TAL ANOS FILHAS CRESCIDAS E A FAZER DAS FILHAS DOS OUTROS SUAS PRESAS… NAO NAO E NAO.
    SENHOR EUGENIO NO TRIBUNAL NOS ENCONTRAREMOS JA NAO EM IMUNIDADE
    VIVA SAO TOME VIVA A JUSTIÇA VIVA ESTE POVO HEROICO

    • img
      luis Responder

      Cara Nivalda,

      Depois de ler o teu comentario,sobscrevo-me, e felicitou-a pela coragem, pois conheco a pessoa em causa e condeno assim todos aqueles que nao respeitam o proximo e usam as nossas jovens como escravas sexuais.
      Infelizmente, esta e uma pratica comum de mtos que deviam dar o exemplo…
      Forca

      • img
        NIVALDA CORREIA Responder

        LUIS OBRIGADO PELAS SABIAS PALAVRAS.
        NÓS TEMOS DE EDENUNCIAR ESSAS PRATICAS,NINGUEM NOS PODE CALAR OU FALAMOS DENUNCIAMOS OU SOMOS CUMPLICES DESSES SENHORES QUE USAM AS NOSSAS JOVENS COMO ESCREAVAS SEXUAIS COMO SE ELAS FOSSES DESCARTAVEIS DESSA DO SUZUKI SEI QUE LHE DEIXOU COM UM FILHO QUANTAS MAIS VIRAO A SER SEDUZIDAS USADAS E ABONDONADAS A DEUS DARÁ.ELES (EUGENIO TINY E TODA A CORSA DE PREDADORES) NAO SAO INTOCAVEIS SE O FORAM ATE AGORA NÃO MAIS SERAO,PORQUE NINGUEM CALA A VOZ DO POVO NINGUEM CALA A VOZ DE SÃO TOME A NOSSA VOZ.
        NÓS OS SENTIMOS ENOJADOS COM TUDO ISSO.
        MAS A FANFARRA ESTA A MUDARA DE MÃOS CMO DISSE ANTERIORMENTE SR.EUGENIO TINY ENCONTRAR-NOS-EMOS NA BARA DO TRIBUNAL MUITO MAISCEDO DO QUE O SR.JULGA.
        AINDA BEM QUE AGORA VAI INICIAR A SUA CAREIRA JURIDICA.

  34. img
    CT Responder

    Não espero o salvador da pátria!!! Mas mostre sentido de mudança e querer ver desenvolvimento, é isso que espero do senhor.
    Afirmo cate´goricamente sou do MLSTP mas desde que foste eleito, temos que aceitar e ajudar-te a dirigir os destinos de STP rumo a desenvolvimento. VIVA STP

  35. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    PRA COMEÇAR ADOREI ESTE SE DISCURSO COMO O PRINCIPAL FACTOR QUE O SENHOR FUTURO 1ºMINISTRO TEM AO LONGO DA CAMINHADA PARA RESOLVER…MAS QUERO-TE TE DAR UM CONSELHO PRIMEIRO POR EM DIA AS FINANÇAS PUBLICA DE STP,FAZER ALI UMA GRANDA REVOLUÇÃO AO COMEÇAR DO DIRECTOR SEM TEM QUE INCLUI O MINISTRO DAS FINANÇAS QUE NÃO IRA FAZER PARTE DA SUA ELITE SE FOR O CASO TEMOS UM STP DE PÉ…CRIAR UMA BASE DE TODOS OS CONTRIBUINTES E SEGURANÇA SOCIAL SEJA DE QUE COR,RAÇA DESQUE EXERCE FUNÇOES EM STP TEM QUE SER INSCRITO NAS FINANÇAS…EM SEGUNDO PLANO,ESTRUTURAR O MINISTÉRIO DE TRANSPORTES DE STP PARA PODER CONTROLAR TODAS ENTRADAS E CIRCULAÇOES CA AUTOMOVEIS E PRINCIPALMENTE MOTOS QUE TEEM CIRCULADO E CRIANDO MUITOS ACIDENTES MORTAIS,ELIMINAÇÃO DE MOTOQUEIROS TAXI E CRIAR PRAÇAS DE TAXIS EM TODAS FREGUESIAS PARA EFEITO PARA QUE OS MESMO POSSAM EXERCER AS SUAS FUNÇOES A QUEM DE DIREITO NO PAIS TAO PEQUENO E CRIAR CENTRO DE INSPECÇÕES RIGOSOSOS AFIM DE NÃO HAVER MUITOS EM DIEITOS DE CIRCULAÇÃO PARA QUE A POLICIA POSSA TER FORMA DE PODER EXERCER SUAS FUNÇOES PELA OBRIGAÇÃO DA LEI PORTANTO SE COMEÇARES POR AI PODEMOS AINDA CANTAR VITORIA A UM STP RENOVADA NA LUTA CONTRA CORRUPÇÃO…

  36. img
    foot 69 Responder

    Os que apresentaram a moção de censura a alguns anos atráz com o objectivo de roubarem a vontade estão com os dias contados, e vamos ver se não vão abandonar o país um a um.

  37. img
    Edgar Faustino Responder

    Breves palavras para dar os parabens à ADI pela vitória nas eleições de 01/08 e deixar também um apelo, aos futuros governantes, e que não é mais do que levarem a legislatura com vontade política para resolverem, de facto, os problemas com que o País se debate.
    Não se esqueçam de penas e sonhos por cumprir daqueles que cruzaram todo este tempo,de pé e firmes sem nada e agora têm direito a tudo o que lhes foi prometido.

  38. img
    katia Responder

    Há se a inveja matasse…..

  39. img
    Mario Pinto Responder

    SE ALGUEM AQUI NAO TIVER ALGO DE BOM PARA FALAR AGORA MELHOR E FECHAR A BOCA.
    FUI

    • img
      NIVALDA CORREIA Responder

      O POVO É JUIZ E SENHOR DO SEU PROPIO DESTINO
      E AGORA DISSE BASTA BASTA BASTA,MAS ESTE É SO UM DOS SINAIS QUE NÓS O POVO NÓS QUE SOMOS O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE SAO TOME NÓS O POVO MALTRATADO DESPREZADO ENGANADO E ROUBADO POR ESSA CORJA DE VERDADEIRAS AVES DE RAPINA QUE SAO ALGUNS POLITICOS MUITO POUCOS MAS POUQISSIMOS MESMO ESTÃO COM OS OLHOS VIRADOS PARA OS INTERESSES DA NAÇAO.
      MAS ACAUTELAI-VOS QUE A HORA DO JUIZO CHEGOU.
      AGORA MAS NINGUEM NOS VAI CALAR CHEGAAAA.
      TODOS OS POLITICOS SAO ECONIMICAMENTE DONOS DE SAO TOME DE TANTO NOS ROUBAREM DE TANTO VENDEREM O NOSSO PAIS HOJE É O QUE SE VE A IMAGEM DO NOVO RICO TODOS PREPOTENTES ARROGANTES QUE IGNORAM DE ONDE VIERAM ATE GUARDA PESSOAL JA TÊM PRAIAS PRIVADAS E SABES LA QUE MAIS.
      VOU ME FOCAR NO MDFM PARA EXEMPLIFICAR E MAIS PROPRIAMENTE NO SENHOR VICE PRESIDENTE EUGENIO TINY QUEM NAO O CONHECE????
      EU PESSOALMENTE CONFESSO QUE TENHO QUESTOES PESSOAIS COM ELE QUE O TEMPO A JUSTIÇA RESOLVERAO.
      DE ONDE VEM A SUA RIQUEZA?
      AS SUAS EMPRESAS?SEU PATRIMONIO?
      É FILHO DE PAI RICO E HERDOU UMA FORTUNA?
      QUEM NAO SABE QUE ELE QUE DEVERIA SER O EXEMPLO DE CARACTER PELO CARGO QUE OUCUPA NO MAIS ALTO ORGAO LEGISLATIVO DO PAIS É UM AUTENTICO PREDAROR DAS NOSSAS JOVENS MENINAS ESTRAGANDO-LHES O FUTURO E FAZENDO-AS PERDER A NOÇAO DE DIGNIDADE PORQUE AS ALICIA COM PODER DINHEIRO E PROMESSAS ELAS QUE NO MEIO DE TANTA CARENCIA ACABAM SE SUJEITANDO.
      QUEM NAO SE LEMBRA DA MENINA DE AGUA GRANDE QUE CIRCULAVA DE SUZUKI PELAS NOSSAS RUAS QUE ELE LHE DESTRUIU UM NAMORO USOU-A NUNCA A RECONHECEU COMO ESPOSA DEIXO-LHE COM UM FILHO E QUEM FALA DESTA FALA DE OUTRAS QUANTAS MULHERES NAO ENTRAM E SAEM DA CASA DELE,QUE EXEMPLO DE LEGISLADO NOS TEMOS SE NÃO RESPEITA O FUTURO DAS MULHERES SAO TOMENSES PORQUE AS TORNA DESCARTAVEIS MULHERES OBJECTO.
      TERA ESTE SENHOR MORAL E FALAR EM NOME DAS FAMILIAS DE SAO TOME?
      NAO NOS ACOBARDEMOS IRMAOS DENUNCIEMOS TODAS ESTAS FORMAS DE ABUSO DE PODER DE PREPOTENCIA DE CORRUPÇAO DE ATE CORRUPÇAO SEXUAL ASW NOSSAS JOVENS.
      COM ESTE SENHOR NO TRIBUNAL NOS ENCONRAREMOS E A JUSTIÇA DO POVO NAO FALHA TARDA MAS NAO FALHA.
      NAO SE PREOUCUPEM NÃO SOU NENHUMA DAS CONCUMBINAS DELE NEM MENHUMA REJEITAD POR ELE PORQUE SEI ME PROTEGER DESSE TIPO DE NDIVIDUOS E SITUAÇOES,FAÇO ISTO PORQUE ANSEIO POR JUSTIÇA QUEM ELE DESTRUIR O NAMORO É ALGUEM QUE ME É MUITO QUERIDO,E A RAPARIGA EM CAUSA TAMBEM ME É MUITO QUERIDA NAO LHE TIRO PARTE DA RESPONSABILIDADE MAS ELAS NAO ESTAO SUFICIENTE PREPARADAS PARA ESTE TIPO DE ASSEDIO.
      AGORA É ALTURA DE PARARMOS COM ESTE PREDADOR COM 60 E TAL ANOS FILHAS CRESCIDAS E A FAZER DAS FILHAS DOS OUTROS SUAS PRESAS… NAO NAO E NAO.
      SENHOR EUGENIO NO TRIBUNAL NOS ENCONTRAREMOS JA NAO EM IMUNIDADE
      VIVA SAO TOME VIVA A JUSTIÇA VIVA ESTE POVO HEROICO

  40. img
    maria chora muito Responder

    Se vocês querem prova, põem a questão ao departamento de Estado Americano.

    • img
      Osama bin Laden Responder

      Ès tu que foste amante do outro que fugio com dinheiro da campanmha do MDFM/PL? Cuidao que Fradique anda a vossa traz…

  41. img
    maria chora muito Responder

    Ola, senhor Bin Ladem,pois o falso claro, cuidado com as amantes. Os serviços secretos obtêm informações das dignidades através das amantes, aquilo que voces foros chamam de boquita. Em tempos lidava com um general Americano destacado no golfo da Guiné, o homem pois a vida do Patrice a nu. Vocês vão ver!!! Não em vão que militares americanos estão a circular em grandes geeps nas ruas de São Tomé. Será porque vocês têm olhos bonitos!! Eles estºao a procura de brasileiras na ponte de Agua Grande?
    Os americanos, contrariamente a aquilo que disse o Abel Veiga não está somente a fazer cercado no aeroporto. A estratégia é muito mais ampla…. Sobretudo, porque o tal dr., grande LIDER, com falsos tiques aristocrata circula muito pelas terras islamicas e pode ser um forte alido do Bin Ladem, o verdadeiro. Abre olho!!!

    • img
      Osama bin Laden Responder

      Deixa de intrigas, os americanos não podem é sentir cheiro de petróleo, parece macaco com banana e galinha com barata.
      Tu também andas sempre a lidar com gente que tem massa, vê lá tu o que andas a fazer. Cuidado que qualquer dia descobre-se quem és. Poderás levar um selo de elefante branco. Se não souberes o que eu quero dizer com isso por favor faça uma pesquisa na net através da Google.
      Cá para me andas ao serviço de mestre Rafael Branco esse sim grande mafioso e Mestre Carlos Tiny que até já fugiu para Portugal porque sabe que vai ter que devolver o dinheiro de compra de acções da ENCO.

      Americanos deviam preocupar com a terra deles e as coisas que se passa em Las Vegas em grandes edifícios disfarçados de casino e deixar que de STP cuida os São-tomenses.

  42. img
    yo Responder

    E ela continua a chorar…

Deixe um comentario

*