Política

Rafael Branco fala pela última vez a nação na qualidade de Primeiro Ministro

O Primeiro Ministro e Chefe do Governo cessante Joquim Rafael, fala esta manhã a nação numa conferência de imprensa. O balanço dos 2 anos de mandato é um dos pontos na agenda do encontro com os jornalistas. A nação ficará a a saber o que foi feito nos últimos 2 anos, e o futuro político de Rafael Branco.

    52 comentários

52 comentários

  1. Berna

    10 de Agosto de 2010 as 9:01

    Faço votos que nas suas declarações diga como conseguiu adquirir tanta riqueza em bens fungíveis e infungíveis. E, também espero que ele diga que jamais se retomará a vida política porque este povo já está cansado dessas caras na vida política são-tomense. Tal-qualmente espero que ele diga de devolverá ao Estado todos os bens que apoderou do povo.
    Vá pela sombra!

    • Poquimi

      11 de Agosto de 2010 as 9:47

      ESSA RIQUEZA Q TANTO FALAS SEM SABER CONSEGUE-SE COM UMA COISA QUE MUITA GENTE EM STP E MM FORA N SABEM…CHAMA-SE TRABALHO E DEDICAÇÃO…CASO CONHEÇAS COMO O PATRICE CONSEGUIU TD ISSO Q ELE TEM…AVISA-ME….POIS CUSTA ENTENDER ALGUEM Q PASSA O TEMPO A VIAJAR E SEM EMPRESAS REGISTADAS EM SEU NOME CONSIGA TER CASAS, BRUTOS CARROS…ETCC..ETC… TB DESAFIO O PATRICE QD ASSUMIR O GOVERNO TER CORAGEM DE FAZER A LISTA DE DOS SEUS BENS PARA Q POSSAMOS SABER…

      • FC

        11 de Agosto de 2010 as 19:44

        Poquimi,
        Pelo menos a tão propalada riqueza do Sr. Patrice Trovoada que se saiba, não foi conseguida com o dinheiro do país, a enganar as pessoas cá em STP. O homem (Patrice)até pode lá ter os seus podres mas quem assim fala como o senhor, não não passa de um ***** ou não sabe o que anda neste mundo a fazer. Acha mesmo que o Sr. JRB, trabalhou assim tanto para conseguir a riqueza que o Sr. parace bem conhecer? Deve ser dos grandes lucros da Divertur, hehehe … sinceramente!

  2. FC

    10 de Agosto de 2010 as 9:59

    Só Agora o Sr. PM quer falar?
    Teve todo o tempo para explicar, consultar e decidir sobre as opções que tomou, para todo o país. Não o fez. Agora, na certa, vem usar a sua habitual táctica de vitimização para ver se colhe alguma simpatia, de forma a causar instabilidade no país.
    Acho que já não precisamos de mais explicações, está tudo dito. Sai com alguma diginidade, Sr. PM, e não diga mais nada. O Sr. PM hipotecou o futuro do país, agora é só ver as empresas estrangeiras vir colher o fruto dos seus esforços. O Sr. Teotónio Torres tinha razão.

    • FC

      11 de Agosto de 2010 as 9:25

      O Sr. JRB na sua última comunicação à imprensa, fez um discurso sonolento (aliás a sua marca registada), aborrecido, repetitivo e pouco esclarecedor.
      Como não disse nada de novo, cabia aos jornalistas presentes o preenchimento das lacunas, como ele mesmo disse, que o seu discurso tivera.
      Mas a verdade é que os jornalistas, todos eles, também foram repetitivos e submissos. Estes pareciam adormecidos pelo discurso do Sr. JRB ou até manietados, não se compreendendo bem porquê.
      Apesar de ter comentado anteriormente que o Sr. JRB não precisava de nos dizer mais nada, tinha uma pequena esperança que desta comunicação surgisse algum dado novo, não porque esperasse que o Sr. JRB pudesse ter algo de novo para dizer, mas porque contava que os nossos jornalistas pudessem por em prática as qualidades do tanto falado “4º poder”. Mas não se viu nada. Infelizmente, as pessoas continuarão desinformadas e enganadas.
      Se eu fosse jornalista, haveria de perguntar o Sr. JRB o seguinte:
      1- Quais foram os objectivos da venda da empresa ENCO?
      2- Como é que depois da venda da ENCO, o Sr. JRB, se se mantivesse no poder, conseguiria resolver outro grande problema que é a EMAE e as suas dívidas para com a ENCO, sabendo que a ENCO já não é uma empresa de capitais nacional?
      3- Como será STP daqui para diante, sabendo que um sector estratégico como é o sector de combustíveis, está entregue a uma multinacional como a SONANGOL através da ENCO, e quando sabemos que somos 100% dependentes do combustível que vem de fora?
      4- Como resolver a progressão galopante das dívidas do estado para com estas empresas, sabendo nós o que somos? Será que iremos pedir a outro estado para comprar as nossas dívidas e depois perdoá-las?
      5- Quais os destinos dados, ou previstos para as verbas arrecadadas com esta transacção? Servem a educação? Saúde? Pagamento de dívidas?
      6- Na reforma militar que o Sr. JRB tanto fala como se fosse algo que veio mudar a vida das populações, o que esperava o anterior governo com a criação de novos postos no ranking militar?
      7- Porque a meu ver se não temos, em termos orgânicos, um quadro programático que estipula a formação de unidades iguais ou acima do batalhão, para quê ter brigadeiros ou coronéis? Não terá sido esta medida apenas um rebuçado nas bocas das nossas chefias militares, uma jogada de bastidores para acalmar os ânimos?
      8- Se for como a Sr. ministra EP disse que os nossos militares se sentem inferiorizados quando participam em eventos fora do país, é porque assim tem que ser. Os outros países possuem homens e unidades adequadas as suas dimensões, e como tal estes comandantes estão preparados para comandar estas unidades. E não se pense isto irá mudar muito, porque uma coisa é ser e outra é parecer. O que dirão os nossos futuros brigadeiros, quando os seus homólogos lhes perguntarem, então como vai a sua brigada?
      9- Ou se num cenário hipotético, como se faz nos cursos de promoção à oficial superior, os nossos militares forem colocados a comandar uma força multinacional, como hoje em dia se faz muito, já imaginaram a vergonha que seria, sem querer claro ofender as nossas chefias militares?

      Muitas outras perguntas gostaria de fazer ao Sr. JRB, mas estou sem tempo e não quero roubar o tempo dos outros leitores.

      A todos um bem haja!

  3. Mé Súbà

    10 de Agosto de 2010 as 12:48

    Berna!!!
    Ninguém o fez até hoje e, não acredito que alguém o fará. Devemos canalizar a energia para que instituições como o Tribunal de Contas continue a exercer a sua função e, de forma transparente.

    Acredito sinceramente que o círculo está fechando a cada dia pelo que, que cada um deverá responder pelos seus actos.

    Nisso tudo, existe algo que em momento algum poderá ser retirado ao Sr. PM, numa fase inicial do seu mandato trouxe alguma tranquilidade ao país, assegurou o barco em momentos de agitação marítima, nisso faço.lhe as devidas vénias.
    … o problema todo está no depois, altura em que algumas coisas ficaram por explicar, enfim continuo a espera do trabalho do Tribunal de contas no caso particular do Dossier ENCO.

    Viva STP e, sinceramente muita força caro Dr. Patrice Trovoada e, acima de tudo cumpra com o estipulado no manifesto eleitoral, o POVO está atento.

    FUI…

  4. Sindra

    10 de Agosto de 2010 as 12:48

    va sr malandro, vc descaminharam o nosso PCD. parabens ADI.

    • António Veiga Costa

      10 de Agosto de 2010 as 18:20

      PCD nunca esteve no caminho da decência e da moral.
      Ele se descaminhou sozinho, via atos dos dirigentes e do silêncio/conivencia dos militantes.
      Deixem de fazer-se de santinhos e vítimas!!!

  5. Osama bin Laden

    10 de Agosto de 2010 as 12:57

    Abel o comentário não passou diz-me porquê? Como podes reparar não diverge muito dos foram publicado. Olha deixa desse mau feitio que fica-lhe muito mau.

  6. Osama bin Laden

    10 de Agosto de 2010 as 13:10

    Meu Deus, por favor, faz com que de qualquer lado, caía um calhau e acerte em cheio na cabeça do senhor RF., de maneira a que ele fique tão grogue, que nem se lembre de contestar nada, aceita e vai embora de STP o mais rápido possível.
    Se não for pedir muito esse calhau podia fazer ricochete e acertar também na cabeça do Senhor CT que o fizesse seguir viagem com senhor RF.
    Obrigado. Amém

  7. Osama bin Laden

    10 de Agosto de 2010 as 14:10

    Abel dá olhada neste site
    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=181400&tab=community aqui não faz-se censuras de comentários, qualquer dia ninguém vai comentar mais nada no tela nón. Tenha juízo rapaz ..tenha juízo….

    • Téla Nón

      10 de Agosto de 2010 as 16:51

      Há uma nota de ética para este espaço na página ACERCA. Se for para manter a onda de insultos neste espaço é melhor mesmo que não haja comentários senhor Bin Laden.

      • FC

        10 de Agosto de 2010 as 17:30

        hahahahaha

      • Osama bin Laden

        11 de Agosto de 2010 as 8:31

        Não me faça rir, és muito engraçado.
        Diz-me e publique o insulto que fiz, não deves saber fazer distinção entre insulto e falar verdade. Já reparei que quando qualquer comentário faz referencia ao rapaz dono da CST genro do Rafael Branco, não publicas, deixa de coisas, já vi tanto insultos aqui mais enfim….É por vossa causa que STP não avança, tens medo que o moço mande suspender o teu site?

        Deves pensar que és a pessoa mais bem-educada de STP, engano teu… Cuidado jovem esse espaço é de comentário, não cabe a ti torna-lo um espaço de educação achando que és a pessoal mais bem comportada do país.
        È basta ver as coisas que teu irmão andou a fazer enquanto ministro logo veras a educação que vocês têm, não metas comigo pá….

      • FC

        11 de Agosto de 2010 as 19:03

        Estou a ver que o Osama faz juz ao seu nome! Homem de convicções fortes. Caro Osama, esquece isso e releva pá! Não há necessidade, para a próxima há mais. Este espaço é de todos e penso que deves agradecer ao Abel por isso, não o tornes num espaço de questões pessoais. Vamos discutir ideias e não ódios pessoais. Vá lá eu compreendo-te mas esquece isto pá! lol

    • FC

      10 de Agosto de 2010 as 18:27

      Deixem-se disso pá!
      O Telanon só faz bem em censurar comentários insultuosos e com palavras obscenas. Tem um nome e uma marca a defender. Neste momento, tem servido como veículo de opinião, livre para todos que têm algum sentimento por STP. E esperemos que assim continue. Acho que o Telanon não se devia dar-se ao trabalho de responder à provocações.

      • Osama bin Laden

        11 de Agosto de 2010 as 8:36

        Viste o comentário? Como é que sabes que houve insultos?
        Chover no molhado é muito feio. Diz o Abel para publicar o meu comentário logo verás que papel anda cá o Abel a fazer…. Não insultei ninguém, e nunca o fiz.

  8. Zovirax

    10 de Agosto de 2010 as 14:12

    Peça desculpas a nação santomense pelo seu mau desempenho como político desde 1975 até a data presente. Ocupou vários cargos ministeriais de relevo e mesmo assim, continua a ser um desastre autêntico como dirigente, coabitando clamorosamente com a corrupção e semeando a intriga entre militantes do MLSTP. O senhor constitui um dos rostos do estado de degradação em que vive STP, com incremento da miséria social e económica dos santomenses. Se tem vergonha na cara e se tem remorsos do que fez durante esses 30 anos como dirigente de STP, peça reforma da vida política. Vá cuidar das casas das fazendas que herdou e gerir os dólares que desviou do cofre do Estado Santomense. De oportunidade aos mais jovens do MLSTP, esses sim, têm muito para dar ao país e ao MLSTP.

  9. Bilá Cabá Fono Pele

    10 de Agosto de 2010 as 14:18

    Sr Rafel Branco

    Quem acredita nas tiuas palavras?
    Este povo não lhe quer ver nunca mais no poder.
    Com diz FC, o Sr hipotecou o futuro do nosso povo.
    Diga o povo a quantidade de divida que o seu governo deixou nestes 2 ano da giovernação.
    Os militantes do MLSLTP/PSD quero saber quanto dinheiro que senhor recebeu em nome do MLSTP/PSD, quanto gastou na Campanha e o saldo da Conta do Partido que está no seu Banco particular ( Sua Casa e conta da Sua Familia).

    • Pablo

      11 de Agosto de 2010 as 14:49

      Senhor Bilá, antes de acusares o senhor Rafael, pense noutros partidos que arruinou o país, nenhum dos tem moral não.Portanto não atribua culpa só no senhor não.Muita coisa mudou sim, ou seja povo quer que ele faça milagre onde MDFM/PL também teve culpa vcs só devem rezar para ADI mudar isso , tanto é q as pessoas estão convictas, se ñ for vcs vão dizer valeu Rafael !

  10. fernando

    10 de Agosto de 2010 as 15:23

    É chegado o momento a que os politicos como o sr. Rafael Branco, dêm prova de coragem e hombridade e digam a Nação quanto receberam, como administraram estes fundos e que ficará feito para o futuro deste país. Ah, ía-me esquecendo, não é este o palco, mas ponha a disposição o cargo que exerce no Partido; dê a cara e diga falhei…Adeus.

  11. GINGA PO

    10 de Agosto de 2010 as 16:26

    o seu despertador tocou muito tarde, tava a dormir man RAFA, ou ta a perparar mais um asalto ao poder, VOCÊ não cansa de mendigar o poder, foguuuuuuuuuuu.
    vai para casa..

  12. Chicodesperto

    10 de Agosto de 2010 as 17:07

    Caros estou comovido com o anúncio do senhor ex-primeiro ministro coitado desde o anúncio que eu não paro de chorar. As razões das minhas lágrimas são o facto do senhor RB ter deixado o país melhor. Os sãotomense estão hoje melhor em termos de nível de vida. Ultrapassamos Cabo verde. Temos um país a crescer com taxa de desemprego abaixo de 0 por cento. Construi-se escolas e liceus e hospital e centros de saúde em todo país. O barco Príncipe é o melhor barco do mundo. Temos água potável e saneamento básico e energia para 80 por cento da população. E quem disse que o hospital Aires de Menezes não tem agua. Quem disse que o barco de arroz foi a pique. São sempre os contra-revolucionários e invejosos de sempre inimigos do povo.

  13. Chicodesperto

    10 de Agosto de 2010 as 17:22

    Concordo com Abel Veiga liberdade de expressão não é sinónimo de libertinagem de expressão. Liberdade sim mas com responsabilidade. Eu também utilizo o anonimato mas não posso sob a capa de anonimato ofender acusar quem quer que seja. Penso ate que o Abel tem sido tolerante pois usar pseudónimo que nada tem a ver com a realidade saotomense e ainda por cima o nome de um terrorista inimigo do Ocidente num site de um país pacífico como nosso não me parece ser muito criativo. Peço desculpa mas é minha opinião.

    • Osama bin Laden

      11 de Agosto de 2010 as 10:50

      Tudo o que passa em STP é um autêntico terror, foi desse terror que fui buscar o nome em causa.
      Não achas que os senhores do STP Trading são autênticos terroristas, tiveram coragem de importar alimentos impróprios para o consumo ao nosso país. Como vês estamos rodeados de terroristas, a única diferença é que não têm nomes árabe.
      Deixar um povo com fome é um autêntico terror, não achas?

      • FC

        11 de Agosto de 2010 as 18:40

        Nunca ouvi falar de fome em STP!

        • Osama bin Laden

          12 de Agosto de 2010 as 15:59

          A fome não se ouvi sente – se.
          Faça um inquérito chegaras a uma conclusão.

  14. Voz da Verdade

    10 de Agosto de 2010 as 18:28

    O PCD caiu na vossa cantiga e foi penalizado. No entanto, acredito no PCD e meu PCD não tem nada a ver com a vossa mentalidade, voces pegaram nas ideias do PCD para fazer a vossa campanha. Por outro lado, como patriota, o pais precisa do MLSTP, mais com caras novas e competentes, pensar menos no dinheiro, trabalhar mais, com honestidade, sem fazer mal aos outros.
    Que DEUS ABENÇÕE O POVO DE STP e o meu PCD.

    • Osama bin Laden

      11 de Agosto de 2010 as 13:00

      STP Trading não foi nem musica nem cantiga, foi sim uma realidade, liderada pelo magnata do PCD senhor Delfim Neves, já esqueceste disso?! Podias dizer-nos quem irá devolver a Brasil 5 Milhões de dólar?
      Pense nisso…
      Na minha opinião as autoridades deviam pegar nas 14 carinhas que foram compradas pelo PCD da forma que já sabemos e vende-las porque não pode ser o povo a levar com essa gatunagem toda….

    • António Veiga Costa

      11 de Agosto de 2010 as 13:31

      Sr. Voz da verdade,

      o sr está enganado, o país não precisa de partidos como PCD e MLSTP. Não desse MLSTP/PSD e PCD – corruptos imiscuidos no poder a 35 anos – nem de um Presidente da República MDFM/PL omisso, sem voz ativa. Precisa de elementos com seriedade, caráter e capacidade governativa, associados em um partido que tenha ideologia voltada para o bem da coletividade e da nação.

      A memória dos amantes do PCD está muito curta – esqueceram muito rápido de todos os casos de corrupção que estão por investigar. Quase todos eles têm os nomes de Delfim Neves, Nino Monteiro, Rafael Branco,enfim… a lista é grande.

      O povo não esqueceu e esses nomes estão bem vivos nas memórias e nos gritos por justiça.

  15. jaka doxi

    10 de Agosto de 2010 as 18:35

    QUE VERGONHA MAN RAFA.
    VOCÊ TEVE A CORAGEM DE NA HORA DA DESPEDIDA QUERER DE NOVO ENGANAR O POVO?
    VOCÊ FALOU QUE DURANTE DOIS ANOS MUDOU A AGRICULTURA E A ENERGIA? É PRECISO MUITA CORAGEM PARA DIZER O QUE DISSE.VOCÊ JA ESQUECEU QUE O SEU GRANDE PROJECTO ERA A CONSTRUÇÃO DO PORTO DE AGUAS PROFUNDAS E O DOSSIER PETROLEO?
    O QUE FOI FEITO A CERCA DESTES DOIS GRANDES TEMA.PELO QUE VEMOS NADA.APENAS SERVIU PARA ENRIQUECER-TE E OS TEUS AMIGOS MAIS PRÓXIMOS.NEM O TEU PARTIDO BENEFICIOU COM ESTES PROJECTOS.
    A ÚNICA COISA QUE O MLSTP-PSD E O POVO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE GANHOU FOI A DESTRUIÇÃO DO MONUMENTO FERNÃO DIAS CONSTRUIDO EM HONRA DOS QUE LUTARAM PARA QUE VOCÊ E TANTOS OUTROS PUDESSEM ROUBAR E DELAPIDAR O PAÍS.
    FUI

  16. Guadalupe

    10 de Agosto de 2010 as 22:05

    como emigrante,devo dizer q. em 19985 quando iniciei o segundo ciclo ,eu ja conhecia o s.Rafael Br. como ministro de educação, daquela data até o fim desta governação a sua qualidade é a mesma,ele tem tido entrevistas na comunicação social que é de envergonhar a qualquer Santomense e como governante ha mas da sua qualidade como o caso do nosso presidente da Republica, são pessoas sem formação .foi eleito o novo primeiro ministro que formação academica tem?vamos esperar para vermos.

    • Osama bin Laden

      12 de Agosto de 2010 as 15:56

      em 19985?

  17. Alberto Nascimento

    10 de Agosto de 2010 as 23:52

    Este ja nos comeu a todos e agora ainda ta a se exibir.
    Tudo a custa da bandidagem.

  18. Medeiros

    11 de Agosto de 2010 as 0:40

    Jaka doxi tem toda razão cota RF não tem sentimentos de um ser humano . tem coração de pedra. Ainda quer engendrar o povo com o seu palavriado hehehe
    Seja feita Cota RF.
    Não fizeram stp com teu nome não !!!

  19. peter

    11 de Agosto de 2010 as 6:53

    MAN PAT sera o novo primeiro ministro do pais dentro de dias, Sr PM peca conta dos acordos dos negocios da ENCO, STP Trading, e outros casos de corrupcao do governo cesante, para amanha as coisas sairem bem claro, ja disseste amigo amigo negocio aparte, nao e vinganca, mas o povo e a nacao quer saber melhor como que ficou esses casos.
    E FIQUE MUITO ATENTO COM MAN FAFA ELE E ASSALTADOR DO PODER COM O MAN DEFA DO PCD.
    VIGILANCIA REDOBRADA MAN PAT.

  20. voz do povo

    11 de Agosto de 2010 as 11:05

    vai pelas sombras Mano Rafa

  21. Jorgek

    11 de Agosto de 2010 as 14:32

    É MELHOR FICAR CALADO!
    GATUNOS

  22. Blagúbua

    11 de Agosto de 2010 as 14:45

    É preciso ter muita lata para em horário nobre, esse camarada vir encher-nos os ouvidos de mentiras e falsidades. Esse excesso de falta de vergonha só tem paralelo com o seu silêncio perante casos de polícia como o STP Trading e ENCO. Man Rafa devia nos ter poupado destes seus choramingos lamentáveis. O pior de tudo é que chora de barriga cheia ($$$$$). O povo é que não esteve para meias-medidas, correu com as aves de rapina do poder!!
    Tenho dito!

  23. Pleto

    11 de Agosto de 2010 as 15:39

    Falou e nao disse nada, melhor dizendo conversas para boi dormir. Governo tem que apresentar números,coisas com bases verdadeiras. Situaçao das nossas finanças, numero de desemprego etc….
    Também num país como o nosso, é fácil falar sem apresentar contas porque o tribunal de contas nao tem poder e nao fiscaliza as contas do estado, parlamento nao fiscaliza governo como deve ser, e nessas condiçoes fica dificil acreditar.

  24. JP

    11 de Agosto de 2010 as 17:15

    Desde à sua história São Tomé e Príncipe nunca teve um filho tão mau quanto o o Rafael Branco…..

  25. quequa

    11 de Agosto de 2010 as 23:49

    O pai pergunta santolas pergunta ao seu filho de 6 anos:

    – O que é que queres ser quando fores grande?

    – Estrangeiro.

  26. quequa

    12 de Agosto de 2010 as 0:56

    O pai santolas pergunta ao seu filho de 6 anos:

    – O que é que queres ser quando fores grande?

    – Estrangeiro.

    -Porquê?

    Se calhar é a unica forma que terei para sobreviver no meu País.

  27. Arlindo Pereira

    12 de Agosto de 2010 as 10:53

    É notorio o anonimato de muitos que participam neste espaço. Desta maneira, significa que estão com receios e que possa dar lugar a represarias. Considero legitimo e cauteloso.Por outro lado, considero tambem que desta forma não irá contribuir para mudar o rumo das coisas no nosso STP, ou seja, falar cara cara não é consideravel. Significa que a nossa DEMOCRACIA não é jovem de 20 anos, mais sim, uma criança bebe.
    GOD nos proteja a todos.

  28. Tony

    12 de Agosto de 2010 as 15:17

    Caros compatriotas!
    não devemos parar no tempo, não limitemos a insular uns aos outros, creio k o sr RB esta nas tintas pelas nossas openiões, sabemos k o país esta de rastos…, devemos sim, fazer criticas construtivas, prespectivando sempre um futuro melhor para o país e para as nossas crianças, estando culpar este ou aquele não mudara nada, não sera diferente, porque somos todos culpados para que o país esteje desta maneira, obviamente que cada um contribuiu da sua maneira, outros menos. sera o sr RB culpado do estado que esta a nossa cidade, enquanto o cidadão comum vandaliza as ruas?; sera ele culpado dentre outras e outras coisas, pode ser que sim; ou mesmo que não… voçê meu caro/a que esta lendo nesse momento farias diferente???
    sinceramente acho que não, so se muda os figurinos a peça será sempre a mesma, enquanto o povo não saber o que realmente quer e mude de atitude,( minha umilde opinião)

  29. Osama bin Laden

    13 de Agosto de 2010 as 8:23

    Claro que tens outros horizontes, depois de gamar tanta massa durante esses 2 anos quem não teria outros horizontes?
    Vê-se mesmo que este homem só pensa nele e os seus filhos.
    Espero que o teu novo horizonte não passe por criar instabilidade de novo no nosso país de forma a voltares a poder.
    Desta vez isso não ficará assim vai haver guerra, quem viverá verá.
    Volta a Portugal viver no teu belo apartamento, usufruir dos dividendos das acções que tens em quase todas empresas Portuguesas tudo adquirido as nossas custa, deixa-nos em paz de Deus.
    Em STP diz assim “Bem de água, água leva” um dia esse todo dinheiro servirá apenas para comprar medicamentos, ganância é pecado.
    Todos os seus filhos estão bem na vida sem fazer nada por isso, tudo a nossa pala, achas isso certo? Mundo é de Deus.
    O que anda o teu filho a fazer na nossa embaixada em Lisboa, entra a hora que quer e sai quando lhe apetece, quem arranjou lugar na TAP para sua filha? Quando ela só tem um curso profissional e muitos São-tomense com curso superior nem conseguem dar aulas!
    O seu genro que agora é dono da CST quem o pôs lá… E agora diz-me quantos posto de trabalho criaste em STP, para outros jovem poderem trabalhar e ter o seu próprio sustento?
    Devias explicar de onde veio 500 mil dólares que foram furtados em sua casa, dinheiro das acções da ENCO, 5 milhões do Brasil, contar historia dos passeios da cidade de ST, barco Príncipe quanto realmente custou?

    Senhor Rafael deixa-nos vai sua vida.
    Senhor Tiny deixa-nos vai sua vida.

    Vou adicionar mais coisas:

  30. F.Lima

    13 de Agosto de 2010 as 14:22

    Boa tarde ou bom dia!!!Conforme a hora!!!Escrevo só para alertar sobre um equívoco!!!Há pessoas se calhar com o mesmo nome e apelido “Francisco Lima” a fazer comentários que não têm nvvvvvdver comigo!!!Não tenho nada a ver com os comentários que andam a circular na net sobre A ou B !!!

  31. helder afonso

    13 de Agosto de 2010 as 15:51

    Em nome de Stp, deixemos de criticas que de todo sao positivas. PECO AO SR. NOVO PM Patrice que nao tenha medo nem vergonha de ser honesto. E com muita pena e tristeza que vejo a nossa ilha maravilhosa no estado em que esta. Gostaria que os nossos filhos, os filhos da terra possam usufruir nao so da beleza da nossa terra mas tb da educacao, saude, saneamento basico, energia. O sorriso inocente das nossas criancas so por si nao mudam a nossa triste situacao.NECESSITAMOS URGENTEMENTE DE UMA GRANDE VONTADE POLITICA, SOCIAL E ACIMA DE TUDO INDIVIDUAL. Com ajudas exteriores que SAO MUITAS,ja poderiamos efectuar grandes progressos,o nosso poais esta a ficar desacreditado perante a falta de transparencia. E ISTO MEUS IRMAOS E O QUE DENIGRE A NOSSA MARAVILHOSA IMAGEM NO EXTERIOR… TODOS JUNTOS E POSSIVEL.COM AMOR E DEDICACAO.

  32. joão santos

    30 de Janeiro de 2011 as 4:02

    Ja era tempo dos historiadores escreverem a verdadeira historia e todo percurso político do Dr Ayres Sacramento de Menezes.
    Toda a sua actividade política deveria ser publicada nos paises lusófonos.
    A sua dinâmica tanto em Angola ,são Tomé ,Mocambique e Portugal deveriam ser escritos por pessoas competentes.
    Porque razão pessoas desta dimensão são pouco faladas no mundo lusófono?
    Se ele pertencesse ao mundo Anglófono ou Francófono ele teria muito mais notoriedade.
    Mesmo toda guerra que lhe foi movida até a sua deportação para Angola onde ele foi envenenado pouco se sabe.
    Nenhum historiador competente surgiu para escrever sobre a sua luta de erradicação contra as injustiças sociais,raciais e igualdade do homem.
    Tão pouco os intelectuais lusófonos falam da sua actividade como médico ginecologista e obstetra.
    A sua figura até é silenciada por intelectuais em são tomé que até certo ponto quizeram retirar o seu nome ao hospital.
    Mas tal intenção foi travada na altura por um nacionalista muito bem conhecido na praça.
    é altura que as novas gerações questionarem sobre a verdadeira dimensão que certas figuras históricas sãotomenses deveriam merecer a dimensão a semelhança de outras figuras marcantes do nacionalismo mundial.
    A LUSOFONIA DEVERIA DESCOMPLEXAR-SE E PROJECTAR OS VERDADEIROS GIGANTES DO NACIONALISMO.
    tAMBÉM DEVERIA SE SABER AO CERTO ALGO SOBRE A SUA MORTE OU ENVENENAMENTO.

  33. Ayres Guerra Azancot de Menezes

    25 de Janeiro de 2012 as 21:11

    Ayres Sacramento de Menezes estava para ser deportado para ilha do Sal quando o Senhor Monteiro de Mendonça, ricalhaço que vivia numa vivenda da Rua Tomas da Fronteira em Lisboa e que alterou o percurso do navio que o levaria para a ilha do Sal.
    Ele mandou alterar a rota do navio que levava o Ayres Sacramento de Menezes para deportação para ilha do Sal.
    Ayres Sacramento de Menezes veio para Portugal aos 11 anos mandado pelo seu tio, sócio do Henrique de Mendonça que vivia na Rua Marquês da Fronteira no topo de El Corte Inglês.
    Ayres Sacramento de Menezes foi discípulo do professor Francisco Gentil com quem praticou cirurgia depois de ter regressado de Moçambique onde foi médico miliciano.
    Ayres Sacramento de Menezes é indicado pela população para deputado e essa opinião é desacordada pelo governador e é encerrada a liga e foi nomeado um governador para São Tomé.
    Ayres Sacramento de Menezes promoveu a formação de uma escola de enfermagem para muitos nacionais.
    Portugal deveria pedir desculpas aos descendentes do Dr. Ayres Sacramento de Menezes pelas barbaridades cometidas na sua própria terra.
    O governador é colocado a bordo pela população nativa e Ayres Sacramento de Menezes é colocado para ilha do Sal.
    E a bordo Ayres Sacramento de Menezes consegue contactar o padrinho Henrique de Mendonça economista e sócio da Companhia Nacional /Colonial que alterou o rumo/rota do barco que vem primeiro acostar a Lisboa em vez da Ilha do Sal no cais de Lisboa.
    O senhor Henrique de Mendonça vem espera-lo a bordo e desembarca-o.
    Ayres Sacramento de Menezes ficou sem vencimento e trabalha durante dois anos.
    Depois de várias exposições e influências é mandado para Angola e impedido de descer em São Tomé que lhe preparava uma recepção.
    Estávamos em 1931 e que só tiveram permissão para ir a bordo a mãe do Dr. Ayres Sacramento, Maria Alves, a esposa Aida Azancot de Menezes, filhos Manuel Pedro Azancot de Menezes, Jacob Azancot de Menezes, Maria Antonieta Azancot de Menezes e Hugo José Azancot de Menezes que tinha 4 anos naquela altura.
    A esposa Aida Ramos Azancot de Menezes e os filhos juntaram-se seis meses depois ao Dr. Ayres Sacramento de Menezes n Chibia que ficava a 40 km do Lubango na província da Huila.
    Ayres Sacramento de Menezes ministrava ginástica e treinava futebol e iniciava a formação de atletas.
    Escrito aos 25/02/2012 por:
    Ayres Guerra Azancot de Menezes

  34. Ayres Guerra Azancot de Menezes

    16 de Fevereiro de 2012 as 22:36

    RELEMBRAR O NACIONALISTA, AFRICANO, UNIVERSALISTA E UM DOS FUNDADORES DO MPLA, Dr. HUGO JOSÉ AZANCOT DE MENEZES.
    Aos 11de Maio de 2000 faleceu o Dr. Hugo José Azancot de Menezes com 71 anos e faria 83 aos 02-02.2012.
    Foi um benfeitor da humanidade, progressista e justiceiro em todo o seu percurso e nunca optava pelas situações radicais e pugnava pela reposição de valores, igualdade e sempre em prol dos desfavorecidos.
    Era efervescente para ideais progressistas para a qual sempre norteou o seu percurso de vida fundamentalmente política nacionalista Africana e universalista.
    O seu sonho foi sempre a emancipação de África por valores de consenso nacional e progresso social que herdou e desenvolveu ao longo de décadas.
    Envolveu -se sempre desde os primórdios do nacionalismo ao qual participou na criação e fundação de associações políticas e posteriormente na fundação de partidos como MPLA, CLSTP, PDG NAS FASES embrionárias das suas existências.
    Nos países Africanos onde praticou as actividades políticas e exerceu medicina conseguiu galvanizar muito apoio dos respectivos nacionais e governantes desses países Africanos que se tornariam independentes não só pelo seu desempenho e criatividade relativamente ao MPLA mais por iniciativas locais.
    Esta data nunca passara despercebida para os seus familiares e amigos e camaradas de lutas em todas latitudes tanto em África como Europa onde ele trilhou o caminho da libertação e dignidade do homem Africano apesar dos novos valores e preocupação dos tempos modernos.
    E que a África não te esquecera.

    ESCRITO AOS 02-02-2012 POR:
    Ayres Guerra Azancot de Menezes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo