Política

“A minha vida tem muitos horizontes que não passam só pela política”

Os novos horizontes que Rafael Branco propôs ao eleitorado durante a campanha eleitoral, foram rejeitados, mas o líder do MLSTP/PSD, garante que a sua vida continua a ter muitos horizontes. Na última declaração como Primeiro-ministro cessante, Rafael Branco, considerou que cumpriu a sua missão e apresentou resultados.Apesar da rejeição das suas propostas pelo povo nas urnas, Rafael Branco, diz que a sua missão foi cumprida enquanto Primeiro-ministro. Primeiro conseguiu garantir estabilidade governativa durante 2 anos, coisa que considera singular tendo em conta a história recente marcada por várias instabilidades. Segundo Rafael Branco, o Presidente da República Fradique de Menezes jogou papel decisivo na garantia da estabilidade governativa de Junho de 2008 até Agosto de 2010.

A nível económico e financeiro, o Primeiro-ministro cessante, mostra números que provam o sucesso da sua acção governativa. «Quando assumimos o governo o País tinha uma inflação de cerca de 35. Neste momento a inflação deste ano está entre 3 a 4,5% e a acumulada está a volta de 11%. Para além disso as nossas reservas externas saíram de cerca de 3 milhões de dólares para 5 milhões de dólares», explicou.

Com tais reservas externas, segundo Rafael Branco o país tem capacidade de garantir durante 6 meses a importação de bens e serviços, quando anteriormente as reservas externas nacionais, só garantiam 3 meses de importação.

A ancoragem da moeda nacional, a dobra, ao euro é outra acção estratégica importante segundo no Primeiro-ministro cessante, e que ajudou a reduzir a inflação e a estabilizar os preços no mercado nacional.

Estabilidade macroeconómica que se junta a várias dezenas de projectos sociais implementados nos últimos anos, com destaque para construção e reabilitação de estradas e adopção de água potável as populações.

O sector da energia, foi de acordo a Rafael Branco, o que mobilizou maior atenção do seu governo. «Quando chegamos ao governo o país tinha uma capacidade de geração de energia de 13 mega watts. Nesses dois anos aumentamos a capacidade de geração de energia, duplicamos. Temos projectos já em execução que visa melhorar a rede de transmissão que vem desde a central de contador até a cidade de São Tomé e Angolares», sublinhou.

Através da sociedade financeira internacional, Rafael Branco, garantiu que estava a ser implementado outro projecto para reforçar a produção de energia eléctrica. «Tínhamos um projecto para reestruturação da empresa EMAE e a melhoria da produção energética através em primeiro lugar da construção de mini-hídricas e energia solar. Este projecto está em estado avançado de diagnóstico e de preparação. Não tomamos medidas em relação a este projecto, porque o relatório final chegou em Junho e não era muito aconselhável que nós pudéssemos dar continuidade», frisou.

O Primeiro Ministro Cessante que apresentou ao eleitorado novos horizontes para São Tomé e Príncipe durante a campanha eleitoral, avisou que vai continuar na vida política. «A minha vida tem muitos horizontes que não passam só pela política. Certamente continuarei a dar a minha contribuição a política são-tomense quer como deputado quer como cidadão», esclareceu.

A continuidade na liderança do MLSTP/PSD depende o congresso que será marcado brevemente. O futuro a deus pertence. Rafael Branco ainda não sabe se vai continuar a ser Presidente do MLSTP/PSD. «É uma decisão que pessoalmente ainda não tomei. Ainda não tomei qualquer decisão sobre esta matéria», concluiu.

Abel Veiga

    57 comentários

57 comentários

  1. osvaldo paquete

    11 de Agosto de 2010 as 18:03

    o senhor rafael branco devia aprender com os politicos portugueses e os treinadores de selecções. já devia ter pedido a sua demissão do cargo de presidente do mlstp 24 horas após as eleições

    • Puppet

      12 de Agosto de 2010 as 10:56

      Tomar os politicos portugueses como referência era o pior dos exemplos. Futebol não é politica. E outra, pensa antes de escrever.

      • lvingada

        12 de Agosto de 2010 as 11:44

        Olha,nao e so os politicos portugueses,mas sim todos os politicos demacratas.Perdeu,deixa o comando para outros.

  2. mario pereira

    11 de Agosto de 2010 as 18:08

    Os meus compatriotas mostraram que o mais importante é resolver os problemas agora. Quem não é capaz de resolver os problemas do presente, não pode falar de futuro. Seria um erro grave continuar a deixar o senhor Rafael branco e Carlos tini enriquecerem com negócios ilícitos…

  3. didier costa

    11 de Agosto de 2010 as 18:08

    Povo põe, povo tira. O senhor branco usurpou o cargo de primeiro ministro sem vencer as eleições e teve o troco.
    Só espero que não esteja a espreitar uma nova aliança com o PCD para afastar o ADI da governação.

  4. antonio gabriel

    11 de Agosto de 2010 as 18:10

    O povo santomense tem maturidade. Não acreditou nas mentiras do senhor Rafael, dizendo que ia dar dez mil postos de emprego.
    Que tamanha sem vergonhice!

    • antonio fernandes

      11 de Agosto de 2010 as 18:11

      concordo. era uma mentira que nós não podiamos aceitar. se ele nem foi capaz de pagar os marinheiros e desempregados em dois anos…

      • Osama bin Laden

        12 de Agosto de 2010 as 16:24

        Mentira? Credo esse homem não mente, sempre falou verdade.
        A pior mentira está na nossa embaixada em Lisboa, ou seja estou a falar do filho do homem que é uma autêntica mentira, não se sabe o que esse rapaz anda fazer lá, perguntei uma vez alguém da embaixada, só respondeu assim:
        “Dizem que ele é engenheiro informático,”.
        Só que na embaixada não têm mais de 4 computadores, não entendo a presença do engenheiro que não é engenheiro na nossa embaixada, como vês vale a pena ser filho do desse senhor, emprego (tacho) é garantido,

        Viva trabalho…

  5. FC

    11 de Agosto de 2010 as 18:16

    O Sr. JRB na sua última comunicação à imprensa, fez um discurso sonolento (aliás a sua marca registada), aborrecido, repetitivo e pouco esclarecedor.
    Como não disse nada de novo, cabia aos jornalistas presentes o preenchimento das lacunas, como ele mesmo disse, que o seu discurso tivera.
    Mas a verdade é que os jornalistas, todos eles, também foram repetitivos e submissos. Estes pareciam adormecidos pelo discurso do Sr. JRB ou até manietados, não se compreendendo bem porquê.
    Apesar de ter comentado anteriormente que o Sr. JRB não precisava de nos dizer mais nada, tinha uma pequena esperança que desta comunicação surgisse algum dado novo, não porque esperasse que o Sr. JRB pudesse ter algo de novo para dizer, mas porque contava que os nossos jornalistas pudessem por em prática as qualidades do tanto falado “4º poder”. Mas não se viu nada. Infelizmente, as pessoas continuarão desinformadas e enganadas.
    Se eu fosse jornalista, haveria de perguntar o Sr. JRB o seguinte:
    1- Quais foram os objectivos da venda da empresa ENCO?
    2- Como é que depois da venda da ENCO, o Sr. JRB, se se mantivesse no poder, conseguiria resolver outro grande problema que é a EMAE e as suas dívidas para com a ENCO, sabendo que a ENCO já não é uma empresa de capitais nacional?
    3- Como será STP daqui para diante, sabendo que um sector estratégico como é o sector de combustíveis, está entregue a uma multinacional como a SONANGOL através da ENCO, e quando sabemos que somos 100% dependentes do combustível que vem de fora?
    4- Como resolver a progressão galopante das dívidas do estado para com estas empresas, sabendo nós o que somos? Será que iremos pedir a outro estado para comprar as nossas dívidas e depois perdoá-las?
    5- Quais os destinos dados, ou previstos para as verbas arrecadadas com esta transacção? Servem a educação? Saúde? Pagamento de dívidas?
    6- Na reforma militar que o Sr. JRB tanto fala como se fosse algo que veio mudar a vida das populações, o que esperava o anterior governo com a criação de novos postos no ranking militar?
    7- Porque a meu ver se não temos, em termos orgânicos, um quadro programático que estipula a formação de unidades iguais ou acima do batalhão, para quê ter brigadeiros ou coronéis? Não terá sido esta medida apenas um rebuçado nas bocas das nossas chefias militares, uma jogada de bastidores para acalmar os ânimos?
    8- Se for como a Sr. ministra EP disse que os nossos militares se sentem inferiorizados quando participam em eventos fora do país, é porque assim tem que ser. Os outros países possuem homens e unidades adequadas as suas dimensões, e como tal estes comandantes estão preparados para comandar estas unidades. E não se pense isto irá mudar muito, porque uma coisa é ser e outra é parecer. O que dirão os nossos futuros brigadeiros, quando os seus homólogos lhes perguntarem, então como vai a sua brigada?
    9- Ou se num cenário hipotético, como se faz nos cursos de promoção à oficial superior, os nossos militares forem colocados a comandar uma força multinacional, como hoje em dia se faz muito, já imaginaram a vergonha que seria, sem querer claro ofender as nossas chefias militares?

    Muitas outras perguntas gostaria de fazer ao Sr. JRB, mas estou sem tempo e não quero roubar o tempo dos outros leitores.

    A todos um bem haja!

    • Zovirax

      12 de Agosto de 2010 as 12:45

      Ola FC! Excelente comentário. Gostei das questões levantadas, até vais ao problema dos militares. As forças armadas de STP é uma imagem clonada da sociedade santomense. Até ouvi dizer que alguns militares enfileirados no MLSTP andaram a praticar de forma clara o “banho”.

  6. jaka doxi

    11 de Agosto de 2010 as 19:15

    O MAN RAFA SÓ ESQUECEU DE DIZER QUE ELE É O POLITICO QUE MAIS INSTABILIDADE CRIA AO PAÍS. QUANDO ESTÁ NA OPOSIÇÃO SABE E MUITO BEM DESESTABILIZAR.NOS TAIS MUITOS HORIZONTES QUE O MAN RAFA EXIBE EXISTEM MUITOS QUE ELE NUNCA FALA:DELAPIDAR,DESESTABILIZAR,CRIAR INTRIGAS,FOMENTAR A PREGUIÇA,ENCORAJAR A BUFARIA,DISSE QUE NÃO DISSE ETC ETC.
    O MAN RAFA DISSE QUE DURANTE DOIS ANOS O PAÍS ESTE ESTAVEL.MAS ELE ESQUECEU DE DIZER QUE ESSA ESTABILIDADE DEVEU-SE AO BOM COMPORTAMENTO DA OPOSIÇÃO LIDERADA POR PATRICE TROVOADA.
    AGORA VAMOS VER SE ELE NA OPOSIÇÃO VAI COLABORAR PARA QUE O PAÍS SEJA ESTAVEL.
    SE O FIZER,TENHO A CERTEZA QUE SERA APENAS POR ALGUNS MESES.QUANDO O BICHINHO DO PODER COMEÇAR A ROER-LHE A BARRIGA O INDIVIDUO COMO É ESPECIALISTA EM DESESTABILIZAR VAO DE NOVO VOLTAR AO ATAQUE.
    O PATRICE TROVOADA E OS OUTROS QUE SE CUIDEM.
    FUI.

  7. jaka doxi

    11 de Agosto de 2010 as 19:18

    NB:QUIZ DIZER:
    O PAÍS ESTEVE ESTAVEL.
    VAI DE NOVO VOLTAR AO ATAQUE.

  8. Democratico 1

    11 de Agosto de 2010 as 20:23

    O ser sabe porque houve estabilidade no seu governo?
    Olha Ser Rafale, não me faça rir…sãotomense não é tão ignorante quanto o senhor pensa…simplismente houve estabilidade politica no seu governo porque outros politicos não são iguais ao senhor, outros partidos politico nunca teve interesse em assaltar poder, até porque sabiam perfeitamente que isso só provocaria mais instabilidade e a população já estava farto disso, daí que o senhor se sente orgulhoso pensando que teve qualquer merito, quando afinal outros partidos politico tambem contribuiram para que houvesse a tal estabilidade…só pra ver como o senhor é mau caracter….fui

  9. O Próprio

    11 de Agosto de 2010 as 20:27

    Estava a espera de um discurso onde fosse acusar, aqueles que desencadearam uma “campanha” denigrindo a sua imagem em praça publica, por difamação, exigindo que os mesmos apresentassem as provas das acusações proferidas. Como quem cala consente, os militantes do MLSTP só podem é estar mais frustados, porque o que aconteceu em S.Tomé foi a escolha de um mal menor entre as diversas alternativas disponíveis.

  10. Pleto

    11 de Agosto de 2010 as 21:43

    As palavras do sr Rafael Branco só revelam uma profunda idiotice e muita falta de vergonha. O indivíduo acha que fez muito em aumentar de 13 mega watts para o dobro.Eu não sou economista, alguém pode me ajudar a entender como é possível reduzir a inflação de 35% para 4,5% em 2 anos!!? Numa altura de crise em que os países mais ricos a inflação aumentou, como é possível o sr Rafael Branco foi capaz de fazer o milagre de diminuir a inflação de 35 para 4,5%? Acho que o sr tem que dizer aos país mais ricos a receita que usou para reduzir a tal inflação hahaha.
    É mesmo fala barato, o sr calado é um poeta, e ja agora diz quanto é que os seus amigos do governo meteram no bolso ehheeh
    ai ai ai meu STP nas mãos desses idiotas, agora vai gozar a sua reforma em paz porque no país de impunidades tu és um rei sr RB.
    STP foverever

  11. Zovirax

    11 de Agosto de 2010 as 21:44

    Senhor Rafael! Antes de tomar uma decisão sobre a sua continuidade, procure fazer uma análise comparativa entre a situação de STP em 1975 e a situação actual. De igual forma, faça também uma análise sobre quantidade e qualidade de bens que possuía quando começou a exercer cargo de ministro a partir de 1975 até a data presente. Claramente chegará a conclusão de que o país STP está mais degradado e ganhou um retrocesso de 50 nos últimos 35 anos ficou. Do lado pessoal, irá constatar que a sua conta bancária, certamente esta mais cheia, e os seus bens incrementados e valorizados. Faça uma análise profunda do estado em que vive grande parte do povo de STP.

  12. fer12

    12 de Agosto de 2010 as 2:35

    Podes crer que me senti como se fosses jornalista FC , pois como tal acredito que jamais deixaria de fazer tais perguntas!Acredito também que muitos dos meus colegas que ali estiveram queriam ter a resposta dessas perguntas , ou seja te-las feito e passando assim as informações devidas a população , só que feliz ou infelizmente não tiveram “chances” para isso ,pois se era uma colectiva , o senhor JRB deve ter aproveitado muito bem o momento e o tempo da imprensa para fazer o seu discurso , e com certeza não seria fácil interrompê-lo, senão deixaria de ser uma colectiva e passaria a ser um debate …

  13. Digno de Respeito

    12 de Agosto de 2010 as 3:05

    Parecendo que não, mas tudo parece-me melhar quando há mudança de mentalidades e princípio ético se faz prevalecer. No meu ponto de vista é saudável quando qualquer Executivo dá satisfações ao seu sucessor. E o antencessor, também poderá manifestar a sua disponibilidade para possíveis exclarecimentos e ou dúvidas. E, para o bem da “coisa pública” todos merecem uma satisfação.

    Seria bastante elegante e com efeito bastante positivo se se fosse apresentado em público o Relatório e Contas associado ao balanço de acvtividades realizados em ao longo dos tempos. Ai, o efeito seria (de alguma maneira) “singular” pois, parece-me não ser a prática corrente no País. Aliás, teria um efeito multiplicador para os sucessivos governos e obviamente, mudaria a “Opinião Pública” mas, talvez com os preparativos para a recepção do futuro seja o indício de ” boas práticas” e novas “culturas” no nosso STP.

    Entendo que apartir do momento que se resolva a situação energética no país, teremos desenvolvimento (rápido) em vários domínios sme esquecer a saúde, saneamento básico e do meio e o urbanismo. Quem sabe a cidade aspirará mesmo Cidade do “aroma” que todos anseiam alcançar….

  14. mario cabral

    12 de Agosto de 2010 as 7:49

    senhor joaquim rafael branco já fez o balanço do seu governo.
    agora nós os militantes do mlstp/psd estamos a espera que ele, primeiro, preste conta aos órgaos competitentes do partido, e segundo lugar ponha o cargo a disposicao. quando a equipa perde, o treinador deve colocar o cargo a disposicao. esta eh uma regrea elementar, senhor branco.
    o pinto da costa fez-lhe ministro aos 30 anos. esta na hora do senhor dar lugar aos jovens quadros.
    os portugueses da GRANDEVENTO enganaram-lhe com a sondagem que dava maioria absoluta ao mlstp/psd. só um louco como o senhor podia acreditar nesta miragem.
    o feitiço virou contra o feiticeiro. rua, senhor joaquim rafael branco. e diga a anita e o didier para devolverem o dinheiro do nosso partido tambem. diz ao didier para devolver o gerador que ele tomou…

  15. GINGA PO

    12 de Agosto de 2010 as 8:19

    Hahahaha,que granda conferência que o senhor deu sinceramente, o povo de S.T.P não quero saber o que senhor tenciona fazer, ser 1º M de s.tomé e P e que senhor não vai ser com certeza……. o melhor conselho que tenho a lhe dar é um reforma antecipada, faria muito bem ao menino….. FUIIIIIIIIIIIIIIII

  16. Blagúbua

    12 de Agosto de 2010 as 8:45

    Costuma-se dizer que quem não tem não pode dar. O Sr. JRB não tem perfil de PM ainda que fosse da Concochina. O seu discurso é sonolento, fala como se estivesse a morrer. Falta-lhe traquejo político. Por isso e por muitas outras insuficiências, não consegue transmitir confiança e segurança aos seus demais. Eu nunca acreditei em nenhuma das suas palavras. Tem o currículo tão ou mais sujo do que a sujidade nauseabunda e pestilenta do mercado municipal. Agora digam-me vocês, que valor acrescentado traria este senhor a política santomense?? ZERO!!

  17. Peixe

    12 de Agosto de 2010 as 8:58

    Coitado do homem, esta a levar tanto chicote. Parece que o povo acordou agora, e quer tirar o que estava engasgado todos esses anos, mas é mesmo assim, todos têm o seu dia. Isto fica como chamada de atenção a todos outros politicos que não querem dar lugar aos mais novos e continua ai a enganar o povo. Quanto ao JRB, como ja disse, “tem outros horizontes”, mas que não seja no horizonte de STP, vai enganar pra outro lado. E o nosso futuro PM Dr Patrice Trovoada, poderia começar a investigar a nossa embaixada em Portugal, onde tem la também o filho do JRB, esse que até tem carro com matricula diplomatica da embaixada, tem la muitos negocios de vistos e bolsas de estudos. Atenção também na Educação aqui, onde tem a sua “Esposa”. Mas o que precisa mesmo é uma reforma aos sectores do estado, onde tem muito lixo pra tirar nesses ministérios, etc. Existe quadros mais capazes que os que la estão. E porque não aproveita e veja no ministério da saúde? Lá sim, tem um grande buraco, onde esta o “Rato” como alguem ja havia comentado aqui no telanon.

  18. Peres

    12 de Agosto de 2010 as 9:07

    Muito bem senhor Rafael branco bem falado
    Espero que pense muito bem ao respeito da presidência do partido MLSTP/PSD

  19. Bilá Cabá Fono Pele

    12 de Agosto de 2010 as 11:19

    Todo o povo estava a espera que Sr. Rafael Branco anunciasse o se pedido de demissão do cargo do Presidente do MLSTP/PSD nesta conferencia de impressa, para o bem do Partido MLSTP/PSD e de S.Tomé e Príncipe de modo a abrir o caminho para novo líder do partido.
    Ele não pediu a demissão. Está agarrado ao poder até que será morto politicamente.
    O Rafael branco não percebe que só faz mal ao seu partido a si próprio com a sua atitude de querer continuar como presidente do partido?

    • fernando costa

      12 de Agosto de 2010 as 17:35

      concordo com Bilá. o senhor rafael deve pedir demissão do cargo de presidente do Mlstp. ele tbm foi sancionado pelos militantes do seu próprio partido, por diversas razões que não quero aqui enumerar.
      insistir em continuar na liderança é tentar afundar levando o partido consigo. espero que as pessoas sensatas do mlstp não caiam neste erro.

  20. Abel Martins

    12 de Agosto de 2010 as 11:45

    ja sabia que JRB nao iria ganhar estas eleicoes,desde o momento que ele tinha tanta pressa em ser primeiro ministro.Desde o momento em que ele submeteu-se a proposta do PCD de la que tudo mudou,mas se ele tivesse deixado MDFM/PCD continuar na governacao ate completar 4 anos, aqui se MLSTP teria um tempo suficiente pra marcar a diferenca pra com quem estava a governar, a culpa so foi dele.Ele nao e democrata se fosse teria demitido da lideranca desde 2 de Agosto apos o resultado optido.Digo mais mais que PCD e MLSTP continuarem a derubar o governo e a aliar-se cada vez mais, menos que estes dois partidos terao a confianca do povo.Pouca palavra basta pra um sabio.

  21. tagarela

    12 de Agosto de 2010 as 12:21

    Falar à Nação, era obrigação do 1º Ministro cessante, ainda que essa mesma Nação já não o quisesse voltar a ver e ouvir.
    Fez bem em discorrer os feitos do governo liderado por si nos últimos 2 anos, onde a paridade da dobra ao euro e a diminuição da inflacção foram ganhos importantes e dignos de realce.
    No entanto, a crescente corrupção, situações não esclarecidas, dúbias envoltas em nebulosidade na gestão dos bens públicos, terão suplantado o que conquistou de bom.
    O facto de não ter conseguido travar a onda crescente de corrupção,com uma das bandeiras da sua governação, a inércia perante situações que demandavam uma actuação firme, ditou a sua derrota e fez com que a população deixasse de acreditar nas suas palavras e valorisasse o pouco de bom que foi feito.
    Viva STP!!!

    • António Veiga Costa

      12 de Agosto de 2010 as 23:21

      Isso, isso, isso!!!
      Disse tudo em poucas palavras.

  22. JACADOXI

    12 de Agosto de 2010 as 13:27

    SÓ QUE O SENHOR RAFAEL BRANCO SE ESQUECEU QUE O PAÍS GANHOU ESTABILIDADE PORQUE ELE E SEU COMPARSA JORGE AMADO JA TINHA ALCANÇADO O QUE TANTO PROCURAVAM. ” O COVIL DA ROBALHEIRA”. E A PROPÓSITO MANDE UM ABRAÇO TAMANHO DO MUNDO PRA TEU AMADO CARLOS TINY E CONVIDE ELE A SE RETRATAR, POIS NÃO CREIO Q VCS TERÃO UMA NOVA CHANCE

    • gilberto mascarenhas pinto

      15 de Agosto de 2010 as 12:16

      EU TBM QUERO MANDAR UM ABRAÇO AO CARLOS TINY, ESTE GATUNO DE CONVERSA FIADA. AGORA É TEMPO DE FAZERMOS O BALANÇO DAS VERBAS QUE ELE GASTOU EM VIAGENS, SOBRETUDO AS VERBAS DE APOIO INSTITUCIONAL DE TAIWAN. DR.PATRICE, MANDE FAZER UMA AUDITORIA AOS FUNDOS DO MINISTÉRIOS DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS. E FIQUE ATENTO COM O SALVADOR DOS RAMOS, PORQUE ELE É BOM RAPAZ, MAS É AMIGO DO PINTO DA COSTA, DO RAFAEL BRANCO E DO TINY. ATÉ FOI ACONSELHAR-SE COM ELES, QUANDO O SENHOR CONVIDOU-LHE PAR AO GOVERNO.
      CUIDADO, CONFIAR É BOM, MAS CONTROLAR É MELHOR.

  23. GINGA PO

    12 de Agosto de 2010 as 13:33

    QUERIA DIZER UMA REFORMA

  24. Alberto Nascimento

    12 de Agosto de 2010 as 14:38

    Este senhor ‘e um bisneiro de novel profissional.
    Graças a Deus ta de saida. muito bem

  25. Madalena

    12 de Agosto de 2010 as 14:38

    Meus carissimos!
    O Dr Rafael vai dar aulas na faculdade, pelo menos isso. Não se pode admitir que uma figura desta, com tanta inteligencia, aliás permaneceu no poder mais que o Pinto, deixe os seus creditos em mãos alheias.
    Sempre teve bons tachos, sempre. Ministro, Embaixador, Secretario Executivo Adjunto na CPLP, etc. Sempre na maior. Agora venha cá nos ensinar o truque, como conseguiste fazer esta trajectoria?

    • Osama bin Laden

      12 de Agosto de 2010 as 16:08

      Para dar aulas numa faculdade é preciso ter curso superior ou em STP não é assim.

  26. A.MENDES

    12 de Agosto de 2010 as 14:44

    JRB SENHOR ESQUECEU QUE N SE DEVE PISAR NOS OUTROS PARA SUBIR,,AQUI ESTA’ GRANDE FOI A ALTURA E A QUEDA FOI FORTE MERECIDA

  27. Madalena

    12 de Agosto de 2010 as 14:54

    Miseria de discurso
    Este senhor sempre teve linguagem medieval.
    Fala de duplicação de potencia de energia, como se tratasse de uma grande descoberta. O senhor está a inventar polvora!!
    Desde contador até Angolares!! Grande distância!!
    Em Angola percorre-se 500 a 600 Km/dia. Está a brincar! A dormir! Um País sem gente, sem massa critica , sem infraestrutura, sem coisas para pensar é o nosso Sao tome e principe.
    menos que 80 mil eleitores, bobo.
    Podiamos ser o País do mundo com maior estatista. Tudo é possivel.

  28. São Tomense

    12 de Agosto de 2010 as 16:54

    Olha irmãos!
    sei que tudo o que temos passado cá em STP, por causa dos nossos politicos( porque os escolhemos)é triste e desastroso levando-nos a situações de inconformismo por fer tão grande disparidade social entre o nivel de vida que levam e que a maioria leva. Mas sabemos que somos todos falhos e que quase sempre teimamos em não reconhecer…, como creio que todos gostariamos talvez de ouvir o Senhor RB, assumir os erros que cada um de nós ajuizamos..
    Mas trata-se de um de nós, tenhamos um pouco de consideração, sabendo que todos esses comentarios ferem, desmotiva, levando a uma situação de …, podem imaginar porque creio que todos já passamos pelo pior.
    O que queremos afinal?
    A Bandeira ao meio haste?
    Sejemos patriotas, e amemos so nossos mesmo apesar dos seus erros. Povo já fez a sua ( que seja bendita)escolha.

  29. disiludido

    12 de Agosto de 2010 as 16:57

    Claro que o Sr Rafaela Branco não pode abandonar a politica, porque não sabe fazer mais nada a não ser desviar o bem publico. Se o Sr. fosse preso por currupção ja teria abandonado o poder politico, essa seria a unica forma de o fazer deichar de malandrisse.

  30. Adriano Málé Bobo

    12 de Agosto de 2010 as 16:57

    Se o Sr.Rafa tivesse vergonha , nem chama a impresensa para falar tanta asneira que falou, porque quando está na oposição sabe tudo, mas quando esta a governar so fazer besteira, com o seu comprade tiny,
    fui,
    obrigado

  31. cesarjesus

    12 de Agosto de 2010 as 17:00

    O sr Rafael Branco perdeu uma grande oportunidade de anunciar a sua retirada da vida politica…acho que um bom politico sabe e deve tomar em conta o indice de popularidade e afecto perante o seu eleitorado…quando se encontra numa situacao desta a melhor opcao e retirar logo apos a derrota eleitoral!!! Todo este seu palavriado neste discurso nao vai alterar em nada as intensoes da massa popular, ja andamos cansados das exibicoes de promessas e conversas para fazer boi dormir! Pedimos ao MLSTP/PSD que deixe o ADI governar assim como eles vos deixaram governar durante estes dois anos!!!

    FORCA POVO STP

  32. Costa e Sousa

    12 de Agosto de 2010 as 17:26

    ” AMINHA VIDA TEM MUITOS HORIZONTES QUE NAO PASSAM SO PELA POLITICA”. CLARO COM TANTOS BENS ACUMULADOS, NAO ADMIRA NADA QUE TENHA MUITOS HORIZONTES. JA AGORA, CONTINUACAO DE BOAS COMPRAS SR. RB. HAJA SAUDE E CORDIALISSIMAS SAUDACOES.

  33. JP

    12 de Agosto de 2010 as 17:41

    So se pode deduzir destas palavras do senhor Rafael Branco duas coisas:
    1. Dor de “cotovelo”
    2. Mau perder

    Ora gostaria de o perguntar só agora descobriu que pode fazer outras coisas além de estar na politica ?…. Creio que mais uma vez o senhor Rafael demonstra que não serve para São Tomé e Príncipe enquanto dirigente.

  34. peter

    12 de Agosto de 2010 as 17:44

    FOI DE MAIS PARA MAN RAFA SOZINHO, ATE FIQUEI CANSADO DE LER TUDO ISSO, AFINAL ELE COITADO NAO TINHA MESMO KAMBAS NO PAIS?? OLHA SELA BO VIAJA OO!!!MAN RAFA. VAI SO DISCANSAR MAN RAFA, MAS TAMBEM TEMOS QUE SABER SE O KAMBA DELE JORGE DESAMADO CONTINUA LA ONDE ESTA?? MAN PAT CUIDADO!

  35. Mé Súbà

    12 de Agosto de 2010 as 18:24

    Ufffff!!!!!!

    Depois de ter lido tantos comentários, gostaria apenas de dizer o seguinte:

    1. Que o Dr. JRB tenha de facto aprendido que as medidas devem ser tomadas em prol de um objectivo global, ainda que a nível particular implique a perca desta ou aquela amizade, ou mesmo queda de alguma parceria estratégica ao nível governativo pois, explicando devidamente ao Povo, este compreenderá. Ex: STP Trading; Caso ENCO; DOCA e os Passeios.

    2. Que a falha gritante verificada, sirva de exemplo para todos os órgãos de decisão, a montante e a jusante do Governo.
    3. Que se comece a pensar na premente necessidade de implementação da figura de secretariado permanente de governo, quem sabe por esta via se conseguirá assegurar alguma continuidade governativa e o consequente verificar das acções desenvolvidas pelos governos anteriores.
    4. Que a nossa querida população esteja de facto atenta à evolução dos projectos que, no meu entender, embora respeitando os termos do segredo de Estado, sejam do conhecimento público, sobretudo os de carácter estrutural.

    Sinceramente, torço para que o próximo Governo tenha força para efectiva implementação de algumas políticas de teor educativo, … sim, pois punir os infractores implica, em última instância, educar os nossos meninos.

    Viva STP.

    FUI

    • Francisco Lima

      13 de Agosto de 2010 as 0:21

      Olimpia

      Caros santomenses, o problewma do rafa é um só: ELE É MAU E PÉSSIMO LIDER.
      Senão como pode ele agora atribuir as culpas da derrota do MLSTP aos criticos da sua idelogia partidária? era mais fácil unir o partido antes das eleições, se calhar achava que com patos bravos com Justino Veiga e outroa que cairam de para-quedas no partido poderia ganhar. Como podia o MLSTP ganhar as eleições com uma lista de deputados como essa? como podia ganhar o MLSTP se a Jmlstp não estava organizada? o man rafa pensou que era um super sumo, ele e a sua familia e os seus suburdinados directos…enganou-se…coitado. Enfim, com essa preprotência acabou com um partido, tirou oportunidade aos jovens quadros do MLSTP, que hoje têm na sua maioria quase 40 anos, muitos já ultrapassaram. Man rafa esquece que com 25 anos já era ministro…o que fez pelo mais…enriqueceu. Por isso camarada vá para casa o partido não é seu é de todos, e agora é daqueles que ainda podem fazer algo por esse povo. Ao Patrice Trovoda, tenho a dizer” trabalhe que o MLSTP dos novos quadros não querem complicar”.
      Viva o Patrice trovoada!

  36. Fia Luxinga

    12 de Agosto de 2010 as 20:38

    Seu discurso é como senhor Sonso, senhor diz que o país melhorou durante ao seu mandato, Isto é para enganar os santomenses, meu caro amigo lá vai tempo na qual todos os dirigentes de s. Tomé e príncipe todos eram Doutores sem passarem pela faculdades hoje todos terão que lá ir, e mostrar bem ou mal que aprendeu alguma coisa,porque no seu tempo ser doutor era título dado a todos que fazem parte do governo, por isso país durante estes 35 anos País transformou- se numa chocadeira de galinha,como senhor e os demais sua cúpulas não enxergam esta tudo bem.
    Porque termos ministros que não sabem redigir um relatório, para si é muito bem, mas para mim é considerar este mesmo Ministro de Analfabeto.

    é Bom que Sr esclarecesse aos Santomenses as seguintes questões.

    1- De onde veio o dinheiro que lhe roubaram em casa?
    2- Como ficou a resolução do dinheiro desaparecido com venda da ENCO?
    3- Será que este negócio é bom para STP e em que condições?
    4-Porque que o contrato assinado com Dobai, foi anulado depois de ser denunciado por Líder do ADI?
    5- Sabendo que partido que dirige não possui nenhum negócio, que possa produzir lucro anual, de onde consegue tanto dinheiro para distribuir durante as campanhas?
    6- quem é responsável do desaparecimento da livrança efectuada por Brasil ao Governo de STP?
    7- Porque que não apresentam contas dos 2 anos de mandato ao tribunal de contas?

  37. Ganso

    12 de Agosto de 2010 as 22:48

    Fazendo uma analise dos resultados;
    o povo quis punir os partidos que estiveram no poder durante estes 4 anos de mandato elegendo o ADI como a solução dos seus problemas.

    A questão que faço, em quem devemos confiar?

    MLSTP – É o partido histórico de STP. Responsável por nos dar alegria de sermos independentes e termos voz, mas concluindo foi o partido que tem cerca 70% da responsabilidade de o nosso Pais estar na situação degradante em que se encontra.

    PCD – É um partido coxo, Teve no poder no período de transição da ditadura para a democracia e não consegui governar devido as constantes quedas de governo provocadas pelo fundador do partido ADI, Miguel Trovada. Sem fontes económicas como do MLSTP (Angola) e da ADI (Líbia), o PCD mesmo tendo muitos quadros capazes perdeu personalidade. Recorreu alianças políticas para chegar ao poder e talvez nunca mais chegue.

    ADI- É um partido sem história mas com muito dinheiro, esteve fora do poder durante este últimos 4 anos e não teve o desgaste politico que os outros partidos tiveram. O seu presidente é uma incógnita não trabalha e tem mais dinheiro metade população Santanense. Mas repito este senhor é uma incógnita. Com isso quero dizer que este senhor pode roubar STP ate osso e não dar nada ao povo q não acredito. Acho que suficientemente inteligente de roubar muitíssimo e fazer alguma coisa. O povo São-tomense esta abrir os olhos mas é um povo carente e vai aceitar estas migalhas como uma dádiva assim sendo este SR Patrice poderá ficar no poder eternamente se for inteligente e ficar podre de rico como seu amigo Kadafi. Se estiver enganado, e for a intenção do homem de transformar STP numa nação organizada e com prosperidade, eu serei profundamente grato e serei militante do ADI.

    STP no coração

  38. Antonio josé

    13 de Agosto de 2010 as 8:56

    Chegou o final DO CONSIDERADO DUKE PAU DO STP. DESTA VEZ O DUKE DE ESPADA SALTOU O SOLFÃO. ESPERO QUE TENHAS CONCIÊNCIA RAFAEL DE AMENOS DAR OS POBRES TODO O DINHEIRO QUE TENS NO TEU BANCO CASEIRO. SANTOMENSES, O RAFAEL É O UNICO POLITICO QUE NÃO TEM CONTAS NOS BANCOS DE STP, TUDO É QUARDADO EM CASA.A JUSTIÇA FOI FEITA. SOMENTE PEÇO OS DO PCD E DO MLSTP QUE DEIXA O PATRICE GOVERNAR, E O SANTOMÉ PODEROSO ILUMINARÁ A TODOS SANTOMENSES QUE DERAM O VOTO DE CONFIANÇA AO PATRICE.
    PARA QUE OS NOSSOS POLITICOS SINTÃO QUE A POLITICA TEM ESPINHAS. VIVA ADI, VIVA O POVO DE STP, VIVA A DEMOCRACIA SANTOMENSE.

  39. Boca com SEGURO

    13 de Agosto de 2010 as 12:11

    Oh Rafael!
    Pensa noutra vida,vai pra bem longe e deixe este país em paz.
    E aproveite e renucie ao cargo de Presidente e Deputado do MLSTP/PSD.

    • gabriel simão

      15 de Agosto de 2010 as 12:22

      concordo este rafael esteve mais tempo no poder do que o manuel pinto da costa que lhe pos la, ainda miudo. se tivesse tanta inteligencia e gostasse tanto do trabalho, como tem dito, o nosso pais estaria diferente.
      por favor, rafael, renuncie o cargo de deputado e coloque a liderança do MLSTP a disposição. seria o caminho mais digno para quem foi rejeitado pelos santomenses.

  40. Jorgek

    13 de Agosto de 2010 as 12:33

    2 ANOS DE ESTABILIDADE E RETROCESSO!
    JA AGORA QUEM ERA A OPOSIÇÃO?
    R: ADI

    ADI é uma força que sempre quis estabilidade pelo que, deixou que o vosso governo trabalhasse…

  41. Adriano Málé Bobo

    16 de Agosto de 2010 as 16:31

    o partido mlstp, pertence a todos santomense, o psd

  42. Adriano Málé Bobo

    16 de Agosto de 2010 as 16:38

    o sr.Rafa se tivesse caracter ja devia pedir a sua demissão no mlstp/psd e que não preciso de passar tanta vergonha porque eles não precisam de ti, porque es muito sinico ,isto caracteristica de mulato, não viu como é Fradique permaneceu o inviduo casta como, sem haver instabilidade no pais, se fosse outro 1º primeiro ministro, havia instabilidade

  43. Kimposso

    16 de Agosto de 2010 as 18:16

    Se o MLSTP-PSD perdeu as legislativas, o sr.Rafael Branco tera que pedir a sua demissao como Presidente do Partido.
    Esta na hora de dar oportunidades a novos talentos.
    Sao sempre os mesmos….que historia ….

  44. fernando

    18 de Agosto de 2010 as 12:21

    Oh, Senhor Rafael Branco, como politico astuto e experiente que diz ser, ponha seu lugar do líder do MLSTP/PSD à dispo-sição. Assim as coisas ficariam mais claras e no Congresso tudo seria esclarecido. A sua liderança perdeu, então saia de cara “levantada”.
    Nos vemos no Cogresso..aceita?

  45. Adriano Málé Bobo

    20 de Agosto de 2010 as 10:14

    Desta vez o doque de pau não funcinou para kota Rafa, que acha que é muito esperto, mais inteligente no pais, o Patrice tinha terno de Pau,
    obrigado,
    fui,

  46. Adriano Málé Bobo

    20 de Agosto de 2010 as 10:22

    Qualquer mal que os politicos fazem no pais, são castigado nas urnas, como foi o caso do Rafa, que não contou com esse tal castigo, o povo soube aplicar-lhe o cartão vermelho, voce e teus camaradas Tiny e comadres

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo