Política

Supremo Tribunal de Justiça divulgou os resultados definitivos das eleições legislativas

A deliberação do Supremo Tribunal de Justiça, na qualidade do Tribunal Eleitoral, definiu o novo figurino para a Assembleia Nacional, com a ADI como a primeira força política com 26 assentos no hemiciclo parlamentar. Uma deliberação que abre portas para a formação do novo governo.

O novo figurino da Assembleia Nacional, é marcado pelas corres do partido ADI, que tinha 11 deputados na última legislatura e passa a ocupar 26 lugares no hemiciclo parlamentar de 55 assentos. O Supremo Tribunal de Justiça, anunciou quinta – feira, os resultados definitivos das eleições de 1 de Agosto.

Na deliberação lida pelo Juiz Presidente Silvestre Leite, o hemiciclo parlamentar será composto por 4 forças políticas. A ADI de Patrice Trovoada ocupa 26 assentos, o MLSTP/PSD 21, o PCD 7 e o MDFM-PL 1.

No total 55 mandatos atribuídos pelo povo nas urnas.

Uma fonte do Gabinete do Presidente da República Fradique de Menezes, assegurou ao Téla Nón , que após a publicação pelo Supremo Tribunal de Justiça dos resultados definitivos, ainda esta sexta – feira, o Chefe de Estado deverá convidar o Presidente da ADI para formar o décimo quarto governo constitucional.

Tudo indica que o futuro primeiro-ministro já tem o seu elenco composto. Intensos rumores circulam no país anunciado vários nomes para cargos ministeriais. Segundo a fonte do Téla Nón o novo executivo deverá ser investido o mais tardar na próxima semana.

Abel Veiga

    9 comentários

9 comentários

  1. Mé Súbà

    13 de Agosto de 2010 as 9:20

    Excelente!!!!!
    O Supremo Tribunal está de parabéns.

    Penso que é importante não se perder mais tempo em torno desse processo pois, o novo elenco governamental deverá iniciar os trabalhos o quanto antes.

    Será o tão desejado sinal da justiça?… espero que sim, que signifique dizer que a justiça também terá uma palavra a dizer no que concerne ao novo xadrez da política são-tomense.

    Assim, será sempre mais um importante elemento rumo à reposição da autoridade de Estado.

    Aos futuros deputados, muita seriedade e, por favor, não discutam interesses individuais pois, foram eleitos com objectivos claramente definidos e, colaborem sempre que forem endereçadas missivas a requerer levantamento da imunidade parlamentar, o Povo, que está atento, entenderá e apoiará a decisão.

    À oposição, que de uma vez por todas deixem o governo levar até ao fim o seu programa pois, os últimos acontecimentos constituem demonstração clara de que o juiz é o povo.

    Tentem apenas acompanhar a evolução do nível de implementação face ao previsto e, questionem, sempre que julgarem convenientes, enquanto porta-voz do povo.

    Porque é de todo pertinente, ao futuro Governo, muita coragem, profissionalismo e, que as medidas a serem implementadas em matéria de substituição de elementos de chefia tenha como base, além da confiança política, a competência e a idoneidade. Trabalhem com elementos afectos a todos os quadrantes políticos mas, estejam sempre atentos às movimentações.

    Viva STP.

    FUI

  2. FC

    13 de Agosto de 2010 as 10:18

    Alguém me sabe dizer se existe algum hemiciclo no nosso Palácio dos Congressos?

  3. JP

    13 de Agosto de 2010 as 16:04

    interessante, que eu saiba a expressão hemiciclo que é frequentemente utilizada por jornalistas portugueses ao abordarem o parlamento local deriva-se da forma como estão dispostas as diferentes bancadas parlamentares em forma do redondo ! pois este não é o caso de S. Tomé e Principe, façam a correção

    • FC

      13 de Agosto de 2010 as 17:15

      Pois é!

    • Osama bin Laden

      16 de Agosto de 2010 as 10:07

      Em STP o nome é rectângulo da corrupção. O que achas? Gostas desse nome?

  4. Manuel Amaral

    16 de Agosto de 2010 as 11:53

    Alguém poderá dizer de que nacionalidade é o Patrice Trovoada? Ele deve ser gabonês, maliano, Francês, Congolês,etc…
    Pediram ao Fradique que renuncia-se a sua outra nacionalidade, e também ao Manorafa! Vão ficar caladinhos com as nacionalidades do Patrice? Este povo é brincalhão, o supremo tribunal é incompetente, os juízes são incompetentes. Estamos a ser governados por um estrangeiro, a independência de nada valeu. Hoje somos governados por um estrangeiro africano que só sabe é fazer sala. Ainda bem, que o primeiro Ministro VERDADEIRO é o Afonso Varela, ESSE TRAIDOR!

    • Polvo Paul

      16 de Agosto de 2010 as 15:30

      Fica calmo jovem, credo, vive em STP tantos nigerianos não dizes nada, agora andas a perseguir filho de um cidadão ST. Pai de Patrice é Miguel Trovoada esqueceste?! Que coisa…

    • Polvo Paul

      16 de Agosto de 2010 as 15:31

      Varela é traidor porquê?.. podes explicar melhor….

    • peter

      17 de Agosto de 2010 as 13:34

      Caro Amaral.
      se es mesmo do nome, voce sim, deveria-se investigar de que nacionalidade es!!
      para esclarecer-te o Patrice e sao tomense como voce es, se es mesmo.
      o facto de patrice ter nascido em Gabao libreville e mais uma vez pra te dizer quao bom e importante e a historia da luta pela libertacao e e sera para os mais novos.
      sim .. amigo o Dr Patrce e saontomense e nasceu em Libreville gabao, porque o seus pais estavam na luta contra o colonialismo para libertar o nosso pais, libertar o teus pais que sao contratados de mocambique pelos colonos, e que voce hoje podece fazer uma pergunta dessa,
      nos conhecemos esses truques de chamar as pessoas de estrangeiros.
      para lhe imformar mais eu PLACIDO PETER NASCI EM gUINEA eQUATORIAL, mas servi sao tome quando mais precisava dos seus filhos para defender la, em 1982 foi militar servi o pais( s.tome) e voce que nasceu la estavas aonde?
      tambem Fui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo